cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA A

A

a  Colocado após o símbolo dos horizontes A, B e C, indica propriedades ândicas, ou seja, que a constituição do horizonte é dominada por material amorfo, de natureza mineral, oriundo de transformações de materiais vulcanoclásticos; por exemplo: Ba. (Pedologia)

A  Ver horizontes do solo; horizonte A. (Pedologia)

A antrópico  Ver horizonte A antrópico, horizontes do solo. (Pedologia)

A chernozêmico  Ver horizonte A chernozêmico, horizontes do solo. (Pedologia)

A fraco  Ver horizonte A fraco, horizontes do solo. (Pedologia)

A húmico  Ver horizonte A húmico, horizontes do solo. (Pedologia)

A proeminente  Ver horizonte A proeminente, horizontes do solo. (Pedologia)

aa  Ver lava aa. (Geologia)

aba  Parte mais baixa de uma montanha ou de um anticlíneo, não devendo ser confundida com os flancos da montanha. (Geomorfologia)

abajeru  Planta da família das Rosaceae (Coupeia canomensis), que tem fruto tipo drupa, comum em algumas áreas da Amazônia; guajuru, gajiru.

abalo  Estremecimento, trepidação ou tremor do solo devido a um sismo ou explosão. (Geologia)

abaxial  Localizado no lado oposto das nervuras; inferior, fosca e com nervuras salientes; exemplo: a superfície inferior de uma folha. (Botânica)

abelhas indígenas  Abelhas sociais e sem ferrão, da família Apidae, subfamília Meliponinae; no Brasil são encontradas cerca de 450 espécies (ex: uruú, mandaçaia, jataí, abelha-limão, etc); criadas pelos povos indígenas há longa data. (Zoologia)

aberração cromática  Efeito luminoso de uma lente que apresenta índices de refração diferentes para os distintos comprimentos de onda da luz. (Física)

abeto  Designação comum às espécies dos gêneros Abies e Picea, plantas de regiões frias, constituindo parte da vegetação típica da tundra. (Botânica)

abioceno  Lugar desprovido de seres vivos. (Ecologia)

abiogênese  Suposta formação de organismo vivo a partir de matéria não viva; geração expontânea.

abiótico  Lugar ou processo sem seres vivos; literalmente significa não biológico; elemento abiótico diz respeito a uma característica física ou química de um ambiente ou ecossistema.

abioto  O que é incompatível com a vida; o que mata; designação dada à cicuta por sua qualidade mortífera.

abissal  Relativo às profundezas marinhas onde não há mais vegetação verde; um depósito marinho abissal é aquele localizado a uma profundidade superior a 1.000 m.

abiu  Árvore de pequeno porte (Pouteria caimito), com 4 a 10 m de altura e copa, às vezes, ao alcance da mão; o fruto é uma baga globosa, de casca inteiramente amarela quando maduro; é comumente encontrado em estado silvestre por toda a Amazônia.

abiurana-abiu (Pouteria guianensis)  Árvore da família Sapotaceae, de porte médio, fuste cilíndrico, de diâmetro superior a 60 cm, casca sulcada, avermelhada, com 0,5 cm de espessura; madeira pesada; cerne castanho-escuro; alburno amarelo-escuro; grã direita; textura média; sem cheiro e sem gosto.

ablação  Degelo das partes superficiais de uma geleira, por ação da radiação solar (insolação), do ar quente e da chuva.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade civil sem fins lucrativos de utilidade pública; desde 1940, elabora normas técnicas no país, com o objetivo de facilitar as trocas de bens e serviços, promovendo o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da indústria e do comércio; integra o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, criado pela Lei Federal 5966/73; é reconhecida como o único Fórum Nacional de Normalização pela Resolução 7/92 do Conselho Nacional de Metrologia.

aborígene  Originário do país onde vive; nativo; habitante primitivo de uma região; indígena.

abrasivo  Material duro e mecanicamente usado em abrasão ou corte; comumente feito de material cerâmico. (Metalurgia)
abrolho  Acidente do relevo submarino constituindo um rochedo que por vezes aflora próximo aos litorais, formando ilhas; encontrado também no leito dos rios, dando origem a pequenas corredeiras.

abscesso  Uma coleção ou aglomerado localizado de pus. (Medicina)

absinto  Erva aromática européia, da família das Compostas (Artemisia absinthium), dotada de propriedades amargas e cujas flores são empregadas na preparação de um licor de teor tóxico.

absoluto  Termo utilizado para designar uma substância quimicamente pura, por exemplo: álcool absoluto. (Química)

absorção  Processo físico no qual um material coleta e retém outro, com a formação de uma mistura; pode ser acompanhado de uma reação química; processo pelo qual a água ou fluído (com sais, se houver), penetra no corpo através de um tecido celular poroso.

absorção ativa  Movimento de íons e água para dentro da raiz da planta como resultado de processos metabólicos.

absorção de nutrientes  Processo de incorporação de material líquido, gasoso ou em estado iônico a um sólido; entrada do nutriente no citoplasma celular.

absorção passiva  Movimento de íons e água para dentro da raiz da planta como resultado de difusão ao longo de um gradiente de atividade.

absortância  Propriedade apresentada por um objeto de absorver a energia.

abunã  Alimento, tipo de pirão feito na Amazônia, utilizando ovos de tartaruga e farinha de mandioca, comumente com adição de açúcar.

abundância  Termo que indica o número de indivíduos presentes num biótopo ou numa área determinada; é o número total de indivíduos de uma espécie numa determinada população ou comunidade. (Fitossociologia)

açacu  Árvore de grande porte da família das euforbiáceas (Hura crepitans), comum na Amazônia, de látex muito venenoso; sua madeira esbranquiçada e leve é utilizada como matéria-prima nas serrarias.

açafrão  Corante de origem vegetal extraído dos estigmas dissecados das flores do Crocus sativus L.

açaí  Palmeira (Euterpe oleraceae) de cujo fruto se faz o chamado vinho de açaí, consumido pela população da Amazônia, principalmente em Belém, Estado do Pará; ultimamente tem sido muito utilizado como fornecedor de palmito, fato que está causando a destruição dos açaizais nativos.

acamadamento  Arranjo paralelizado de corpos litológicos de forma lenticular, mais ou menos alongada, produzida por movimentos não-coaxiais dúcteis e desmembramentos dos litotipos seguidos de deslocamentos e deformação das porções. (Geologia)

ação antrópica  Qualquer atividade desenvolvida pelo homem sobre o meio ambiente, independentemente de ser maléfica ou benéfica.

ação bioquímica  Modificação química resultante do metabolismo de organismos vivos.

ação capilar  Ação devida a capilaridade, por exemplo: retenção da água num solo contra a força de gravidade.

ação civil pública de responsabilidade  Procedimento jurídico com respaldo na Lei no 7347 de 24.07.1985, que confere ao Ministério Público Federal e Estadual, órgãos e instituições da Administração Pública e às associações com finalidade protecionistas a legitimidade para acionar os responsáveis por danos ao meio ambiente, ao consumidor e aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. (Direito)

ação de contato  Aquela que se dá pela penetração de uma substância química através do revestimento externo (pele ou tegumento) de um organismo.

ação de limpeza  Remoção de substâncias indesejáveis através da utilização de processos físico-químicos.

ação de tamponamento  A resistência de uma solução à mudança de seu pH.

ação fumigante  Penetração de uma substância química volátil no organismo, através das vias respiratórias.

ação mutagênica  É aquela capaz de provocar uma alteração comossômica não detectável, conhecida como mutação genética, a qual é transmitida às gerações sucessivas de células. (Genétia)

ação popular  Direito constitucional de qualquer cidadão para obter a invalidação de atos ou contratos administrativos lesivos ao patrimônio federal, estadual e municipal ou de órgãos e pessoas jurídicas subvencionadas com dinheiro público; o cidadão a promove em nome da coletividade, no uso de uma prerrogativa cívica que a Constituição da República lhe outorga. (Direito)

ação residual  Aquela em que é pretendido um efeito relativamente longo, posterior ao momento de aplicação de uma substância química para uso específico. (Química)

ação sistêmica  Propriedade de uma substância química em ser absorvida por uma planta e deslocar-se em quantidades suficientes para exercer sua ação tóxica.

ação teratogênica  Anormalidades congênitas produzidas por alguns agentes químicos que possuem a capacidade de afetar células do embrião ou feto em desenvolvimento.

acapú  Árvore da família das leguminosas (Vouacapoua americana) comum na Amazônia, que pode atingir mais de 20 metros de altura; fornece madeira escura de elevada duração, muito utilizada em cercas e para fazer tacos e tábuas para assoalhos.

acápua  Lenha seca , que não deixa fumo.

acari tamanco (Panaque nigrolineatus)  Peixe que juntamente com as outras variedades de acaris, representam uma proporção expressiva na produção pesqueira em toda a região do Baixo Tocantins; existem espécies exclusivamente ornamentais. (Ictiofauna)

acaricida  Qualquer substância letal a ácaros.

acariquara  Árvore da família das oleraceas (Minquartia punctata e Mguianensis), de madeira muito resistente e utilizada como postes, moirões, esteios e dormentes; acariúba, acaximba.

ácaro  Designação geral dos aracnídeos da ordem Acarina, na qual se incluem também os carrapatos e os micuins. (Zoologia)

acarofilia  Simbiose de uma planta com os ácaros, com vantagens mútuas. (Biologia)

acárpico  Vegetal sem fruto, que não gera fruto; acarpo. (Botânica)

acasalamento ao acaso  Sistema em que cada fêmea tem chance igual de se acasalar com qualquer reprodutor durante uma estação de monta; acasalamento ao acaso é necessário para testes de progênie precisos. (Melhoramento Genético)

acasalamento associativo  Sistema de acasalamento de indivíduos fenotipicamente semelhantes; embora o fenótipo seja produto tanto do genótipo quanto do meio ambiente, tais indivíduos têm maiores chances de carregar os mesmos alelos para genes que determinam a morfologia. (Melhoramento Genético)

acaule  Denominação aplicada a uma planta que não apresenta caule visível. (Botânica)

aceiro  Procedimento utilizado no combate e prevenção de incêndios florestais; consiste numa faixa de terra aberta em volta da área que está sendo queimada ou que se quer proteger, mantida livre de vegetação, com capina ou poda, a qual impede a invasão do fogo.

aceitabilidade  Disposição com a qual os animais selecionam e ingerem uma forragem; algumas vezes é usado de modo trocado para significar ambos palatabilidade ou consumo. (Zootecnia)

aceleração  Variação da velocidade em função do tempo. (Física)

acelerador  Sistema destinado a elevar a energia cinética de partículas carregadas como elétrons, prótons, dêuterons, etc; os mais comuns são ciclotron, sincrodiclotron, betatron, acelerador linear. (Física Nuclear)

acelerógrafo  Instrumento de registo da aceleração.

acenafteno  Hidrocarboneto cristalino, incolor, obtido do alcatrão da hulha; fórmula C12H10.

acesso  Amostra de germoplasma representativa de um indivíduo ou de vários indivíduos da população; em caráter mais geral, qualquer registro individual constante de uma coleção de germoplasma, por exemplo: uma plântula, uma maniva. (Genética)

achuá  Árvore com até 18 metros de altura, (Sacoglottis guianensis), cujo fruto é uma drupa de cor amarela; dispersa em toda a região amazônica, e mais frequentemente encontrada no Baixo Amazonas e no Tapajós; floração de julho a setembro e frutificação até dezembro ou janeiro.

aciaria  Usina ou parte de uma usina siderúrgica destinada à produção de aço.

acidente  Acontecimento ou série de acontecimentos com a mesma origem, de que resulta, ou possa resultar numa situação de emergência ou seja susceptível de provocar danos pessoais, materiais ou ambientais. (Defesa Civil)

acidente de Bhopal  Vazamento de substâncias químicas ocorrido em uma fábrica de agrotóxicos, matando mais de mil pessoas na cidade de Bhopal, região central da Índia; ainda hoje existem pessoas sofrendo com as seqüelas e efeitos duradouros dos produtos tóxicos.

acidente de Goiânia   Vazamento de césio 137 ocorrido em Goiânia, Estado de Goiás, região Centro-Oeste do Brasil, em setembro de 1987, quando um cilindro de ferro e chumbo é quebrado, liberando uma cápsula de césio. Em decorrência, 22 pessoas morrem e mais de uma centena fica com seqüelas; o lixo altamente tóxico desse acidente foi armazenado em barris lacrados na cidade de Abadia de Goiás.

acidez  Presença de ácido, ou seja, de um composto hidrogenado que, em estado líquido ou dissolvido, se comporta como um eletrólito; a concentração de íons H+ é expressa pelo valor do pH.

acidez ativa  Refere-se à concentração dos íons H+ presentes na solução do solo; pH do solo. (Pedologia)

acidez da água  Quantidade de ácido, expressa em miliequivalentes de uma base forte por litro de água, necessária para titular uma amostra a um determinado valor do pH.

acidez livre  Quantidade de ácidos fortes contida na água, geralmente expressa em miliequivalentes de base forte, necessária para neutralizar um litro dessa água, utilizando-se, por exemplo, o vermelho de metila como indicador.

acidez não trocável  Refere-se à quantidade de íons hidrogênio que o solo é capaz de liberar pela extração com uma solução de sal tamponada, geralmente a pH 7,0; é obtida por diferença entre a acidez potencial e a trocável. (Pedologia)

acidez potencial  Relacionada aos íons H+ e Al³+ ainda combinados com moléculas e colóides do solo e que poderão se dissociar delas, influenciando seu pH e, portanto, seu poder tampão; extraída com a solução de acetato de cálcio 0,5M a pH 7,0 ou por processo indireto. Ver método SMP. (Pedologia)

acidez total  Quantidade de ácidos fracos e fortes, expressa em miliequivalentes de uma base forte necessária para neutralizar esses ácidos, utilizando-se, por exemplo, a fenolftaleína como indicador.

acidilas  Ver  acilas.

acidimetria  Processo para determinar a composição química de uma solução ácida mediante uma solução básica de normalidade conhecida; oximetria.

ácido  Composto químico que doa prótons; substância que tem mais prótons do íon hidroxila em solução; solo deficiente em bases trocáveis; possui pH inferior a 7.

ácido abiético  Ácido monocarboxílico derivado dos terpenos, cristalino, extraído da resina das coníferas.

ácido acético  Líquido claro, viscoso, de cheiro picante e solúvel em água, sendo que quando resfriado em uma temperatura abaixo de 16,70 C, solidifica-se formando cristais brilhantes, incolores e transparentes com aspecto de gelo; é utilizado na preparação de perfumes, corantes, acetona, etc, sendo ainda encontrado como principal constituinte do vinagre; fórmula: CH3COOH.

ácido acetilsalicílico  Substância sólida, incolor, cristalina, derivado do ácido salicílico, usado como antipirético e analgésico, cuja fórmula é: C9H8O4; aspirina.

ácido acrílico  Ácido monocarboxílico não-saturado, líquido, incolor, utilizado na fabricação de resinas acrílicas, de fórmula CH2COOH; ácido vinilfórmico.

ácido ascórbico  Substância existente em vários frutos cítricos, cristalina e muito importante para o metabolismo do organismo, cuja fórmula é: C6H8O6.

ácido barbitúrico  Substância derivada do ácido malônico e da uréia, cristalina e incolor, cuja fórmula é: C4H4O3N2; utilizado em farmacologia.

ácido benzóico  Derivado de benzeno, cristalino, incolor, usado como preservativo de bebidas e como corante; fórmula C6H5COOH; é também anti-séptico.

ácido carbônico  Ácido fraco que se forma pela dissolução do dióxido de carbono em água, cuja fórmula é: H2CO3.

ácido carboxílico  Composto orgânico que apresenta  grupo funcional - COOH (carboxila), ligado diretamente à cadeia carbônica.

ácido carmínico  Substância sólida, cristalina, vermelho, encontrada nas cochonilhas, de fórmula: C22H20O13. Ver cochonilha-do-carmim, cochonila.

ácido cianídrico  Ver ácido prússico.

ácido cítrico  Ácido tricarboxílico, cristalino, incolor, presente no suco das frutas cítricas, de fórmula: C6H8O7.

ácido clorídrico  Solução de gás clorídrico, de cheiro muito forte e sufocante, e que apresenta importantes usos industriais, cuja fórmula é: HCl; no estômago trabalha em conjunto com enzimas como a pepsina para digerir proteínas. (Medicina)

ácido de Arrhenius  Substância que libera íons hidrogênio (H+) quando se dissolve em água.

ácido desoxirribonucléico – ADN ou DNA  É a substância responsável pela herança biológica de todos os seres vivos, à exceção de muitos vírus, nos quais esse papel é representado pelo ARN; a molécula de ADN é formada por duas cadeias que se enrolam, compondo uma hélice dupla, semelhante a uma escada em caracol. As cadeias, o corrimão da escada, são constituídas por moléculas de fosfato e carboidratos que se alternam. As bases nitrogenadas citosina: timina, adenina e guanina, dispostas em pares, representam os degraus. (Genética)

ácido esteárico  Ácido graxo existente nas gorduras animais e vegetais e cujos sais de sódio e potássio formam os sabões; fórmula: C17H35COOH.

ácido fúlvico  Termo de uso variado, mas geralmente referindo-se à mistura de substâncias orgânicas que permanece em solução após acidificação de um extrato do solo, usando um alcali diluído; distingue-se do ácido húmico principalmente devido ao menor peso molecular e maior teor de grupos carboxílicos. Ver ácido húmico.

ácido giberélico  Hormônio natural dos vegetais, branco, cristalino, usado para provocar o crescimento das plantas, cuja fórmula é: C19H22O6.

ácido glutâmico  Aminoácido resultante da hidrólise de proteínas, cristalino, com sabor de carne, usado como condimento; fórmula: C5H9O4N.

ácido hipúrico  Ácido orgânico normalmente encontrado na urina dos herbívoros.

ácido húmico  Fração do húmus do solo de cor escura, que pode ser extraída com solução diluída de álcali e após, precipitada por acidificação.

ácido láctico  Líquido incolor, xaroposo, encontrado no organismo humano e que apresenta importante função metabólica, cuja fórmula é: CH3CHOHCOOH.

ácido Lewis  Substâncias que podem receber um ou mais pares de elétrons.

ácido linoléico  Ácido graxo não-saturado, líquido, encontrado em diversos óleos vegetais, cuja fórmula é: C18H32O2.

ácido lisérgico  Produto derivado da hidrólise de certos alcalóides vegetais, cristalino e que possui propriedades alucinógenas; fórmula: C16H16O2N2.

ácido melíssico  Ácido graxo encontrado na cera de abelhas, de fórmula: C30H60O2.

ácido mirístico  Ácido graxo encontrado em muitos óleos vegetais, incolor, cristalino, cuja fórmula é: C14H28O2.

ácido nítrico  Líquido incolor, fortemente ácido, muito reativo, oxidante, com numerosíssimas aplicações industriais.

ácido pantotênico  Líquido viscoso, de fórmula C9H17O5N, fator de crescimento de certos organismos.

ácido prússico  Ácido que só existe em solução, muito venenoso, de fórmula HCN; produto tóxico produzido como um glicosídio por várias espécies de plantas, especialmente sorgos; ácido cianídrico.

ácido ribonucléico – ARN ou RNA  Substância sintetizada pela ação de diversas enzimas a partir de um filamento de ADN que lhe serve de guia, no processo conhecido como transcrição; é constituído pela pentose (ribose), pelo ácido fosfórico e pelas bases citosina, uracila (ausente do ADN), adenina e guanina; compõe-se de uma só cadeia helicoidal e apresenta três classes, cada uma das quais cumpre uma função específica na célula; ácido nucléico envolvido na transferência da informação genética e na sua decodificação em uma cadeia polipeptídica; em alguns vírus ele é o material genético primário. (Genética)

ácido sulfônico  Composto orgânico que apresenta o grupamento funcional - SO3H (sulfônico) diretamente ligado à cadeia carbônica.

ácido úrico  Substância cristalina, pulverulenta, incolor, existente em pequenas quantidades na urina humana; fórmula: C5H4O3N4; seu excesso no organismo causa a doença denominada de gota.

ácidos biliares  Ácidos fracos formados pelo fígado a partir do colesterol que ajudam na digestão das gorduras. (Medicina)

ácidos graxos  Compostos que contêm uma cadeia com 14, 16 ou 18 átomos de carbono, não ramificada, saturada ou insaturada, com um grupo carboxílico em uma ponta da molécula; quase todos os ácidos graxos encontrados na natureza encerram um número par de átomos de carbono, incluindo o carbono no grupo carboxílico.

ácidos graxos totais  Conteúdo normalmente expresso em porcentagem, das matérias graxas que compõem os sabões.

ácidos nucléicos  São as substâncias (ADN, ARN) responsáveis pela transmissão da herança biológica, constituindo as moléculas que regem a atividade da matéria viva, tanto no espaço (coordenando e dirigindo a química celular por meio da síntese de proteínas), como no tempo (transmitindo os caracteres biológicos de uma geração a outra, nos processos reprodutivos; são moléculas longas e complexas, de elevado peso molecular, constituídas por cadeias de unidades denominadas mononucleotídeos. (Genética)

acidulante  Substância capaz de comunicar ou intensificar o gosto ácido (azedo) dos alimentos e bebidas.

acilas  São radicais derivados dos ácidos monocarboxílicos pela retirada do grupamento hidroxila contido na carbonila e representados genericamente por Ac.

aclive  Inclinação de um trecho de uma superfície, como a encosta de um morro, o reverso de uma cuesta, a vertente de uma serra, etc., considerada de baixo para cima.

aço  Ver aço carbono. (Metalurgia)

aço acalmado ao alumínio  Aço desoxidado com alumínio para evitar reações entre o oxigênio e o carbono durante a solidificação. (Metalurgia)

aço carbono  Liga de ferro-carbono contendo de 0,008% até aproximadamente 2,0% de carbono, e outros elementos residuais, resultantes do processo de fabricação, como fósforo, enxofre, manganês e silício; a maior parte do aço produzido no mundo é do tipo aço carbono. Em regra geral, quanto maior o teor de carbono, maior a dureza e menor a dutilidade do aço. (Metalurgia)

aço especial  Aço produzido em menor escala e de acordo com as necessidades do consumidor, tem propriedades muito diferentes dos aços carbono, graças à adição de elementos de liga. (Metalurgia)

aço hipoeutetóide  Aço com teor de carbono menor que 0,8%. Ver aço. (Metalurgia)

aço inoxidável  Aço contendo, no mínimo, 11,5% de cromo, com grande resistência à corrosão; pode ser encontrado com diversas microestruturas e propriedades sob as formas: martensítico, ferrítico, austenítico, ou duplex. (Metalurgia)

aço liga  Ver aço ligado. (Metalurgia)

aço ligado  Aço com propriedades modificadas graças à adição de outros elementos ao ferro e ao carbono; a gama de elementos de liga é grande e suas proporções podem variar, sendo, assim, os aços ligados uma família de materais extremamente diversificada. (Metalurgia)

acondicionamento  Ato ou efeito de embalar os resíduos, para transporte e ou disposição final. (Saneamento)

aços de baixa liga  Aços contendo quantidades baixas de elementos de liga. (Metalurgia)

acre  Medida de superfície agrária, utilizada em países como a Inglaterra e Estados Unidos, equivalente a 4.000 metros quadrados ou a 0,4 hectare.

acreção  Fenômeno que consiste no aumento do tamanho de partículas por um processo de adições externas; acrescência.

ácricos  Solos onde predominam cargas positivas, de fertilidade natural muito baixa.

acridofagia  Hábito de comer gafanhotos, apresentado por certos índios do Brasil, entre eles os camaiurás e quicuros, do rio Xingu; este hábito é também observado em outros povos, como os africanos.

acritarcos  Microfósseis unicelulares ou aparentemente unicelulares que consistem em uma testa constituída de substâncias orgânicas de forma e ornamentação variadas; ocorreram do Pré-cambriano até o Terciário.

acrófita  Planta que vive nas regiões alpinas. (Botânica)

acrografia  Arte de gravar em relevo, através da utilização da água-forte.

acromobacteriáceas Família de bactérias baciliformes cujas células são imóveis ou providas de flagelos; podem viver na água ou no solo, poucas sendo parasitas. (Biologia)

acronecrose  Morte das extremidades das plantas quase sempre causada por vírus. (Fitopatologia)

actinógrafo  Aparelho que registra a radiação solar direta. (Climatologia)

actinolita  Mineral do grupo dos anfibólios monoclínicos e que se diferencia da tremolita - Ca2Mg5(Si8022)(0H)2- pela presença de ferro em quantidades superiores a 2%.

actinomicetáceas  Família de bactérias que transitam para os fungos em virtude das colônias filamentosas e radialmente ramificadas; o gênero-tipo, muito rico em espécies é o Actinomyces, produtor de antibióticos e pigmentos.

actinomicetos  Bactérias filamentosas , geralmente ramificadas , e que formam micélios semelhantes aos dos fungos; vVivem, principalmente, no solo e quando proliferam na água causam problemas de sabor e odor.

açúcar  Qualquer elemento do grupo de compostos carbohidratos solúveis em água, com peso molecular relativamente baixo e que apresenta um típico sabor doce; é um sacarídeo.

açude  Construção destinada a represar águas, em geral para consumo humano e irrigação, entre outros fins; barragem.

acúleo  Estrutura de origem epidérmica, com aspecto de espinho, encontrado em caules, como por exemplo, na roseira, e folhas. (Botânica)

acunhamento  Denominação aplicada ao aspecto apresentado por uma camada quando ela se adelgaça lateralmente até o seu desaparecimento, passando a outra de natureza diferente. (Geologia)

acupuntura  Técnica milenar que utiliza estímulos em pontos do corpo capazes de despertar recursos de harmonização psicofísica; tradicionalmente são aplicadas agulhas para a estimulação, mas hoje em dia estão sendo substituídas por estímulos luminosos ou sonoros.


acurácia de seleção  Correlação entre o valor genético real (desconhecido) de um animal e um valor genético calculado. (Genética)

ad hoc  Método de avaliação de impacto ambiental através de reuniões de especialistas, para obter respostas com base no conhecimento individual de cada participante; fornece uma orientação mínima para avaliação de impactos ambientais. Ver AIA.

adaptabilidade  Potencial para adaptação; com sentido genérico e evolutivo. Habilidade de se ajustar com a variação ambiental; pode ser um produto da adaptação, mas está associada a custo metabólico e não precisa ser inevitavelmente um resultado da evolução; capacidade do organismo adaptar-se a níveis de variações ambientais. (Genética)

adaptação  Processo pelo qual um organismo tornar-se ajustado ao ambiente, dinâmica esta que pode exigir mudanças morfológicas, bioquímicas, fisiológicas ou comportamentais no indivíduo e que o tornam mais capacitado para sobreviver e reproduzir-se, em comparação com outros membros da mesma espécie. Ver característica adaptativa, adaptabilidade.

adenosina difosfato  Coenzina que intervém no transporte da energia nos organismos vivos.

adenosina trifosfato  Coenzina nucleótica que fornece a energia necessária para as diversas atividades desenvolvidas pelas células, além de intervir em numerosas reações químicas dos organismos vivos.

adensador de lodo  Unidade onde é processado o adensamento do lodo.

adensamento  Redução na porosidade, que se reflete no aumento da densidade global, de uma camada do solo; tem causas naturais, ligadas à gênese do solo, diferenciando-se de compactação, que tem causas antrópicas. (Pedologia)

adensamento do lodo  Aumento da concentração de sólidos do lodo nos tanques de sedimentação e digestão; geralmente a redução do teor excessivo de umidade dos lodos não digeridos , com diminuição do seu volume, é efetuada em tanques especiais (adensadores), através de uma agitação conveniente, sem que haja adição de reagentes químicos, ocorrendo então uma liberação de parte da água, em consequência da floculação pela aglomeração dos sólidos. (Saneamento)

adiabático  Processo termodinâmico em que não há troca de calor entre o sistema considerado e seu ambiente; nos processos adiabáticos o aquecimento e o arrefecimento do ar ocorrem apenas por efeito da pressão, expansão ou compressão; na atmosfera tais variações de pressão ocorrem pela ascensão do ar (expansão) que produz resfriamento, ou descida do ar (compressão) que produz aquecimento; aquecimento e resfriamento adiabáticos, são também denominados aquecimento e resfriamento dinâmicos. (Meteorologia)

adiabático úmido  Processo adiabático em que ocorre a diminuição da temperatura na razão de 0,6C para cada 100 m de altura. (Meteorologia)

adição eletrofílica  Reação de adição na qual a primeira etapa é o ataque de uma parte da molécula com excesso de elétrons por um íon positivo, eletrófilo.

adição nucleofílica  Reação de adição na qual a primeira etapa é a ligação de um nucleófilo (substância com elétrons disponíveis) a uma parte positiva (deficiente em elétrons) da molécula.

adições  Acréscimo ao solo de materiais adicionados pela água, pelo ar ou pelos organismos. (Pedologia)

aditivo  Substância química adicionada a alimentos para dar melhor aparência, mudar espessura, gosto, prevenir a decomposição rápida, etc; a maioria dos aditivos é proveniente de materiais sintéticos.

ádito  Termo empregado em lavra subterrânea representando uma galeria sensivelmente horizontal, que apresenta uma extremidade na superfície destinada exclusivamente a ventilação ou drenagem, ou servindo a uma função secundária no tocante ao transporte e acesso. (Mineração)

adobe  Pequeno bloco semelhante ao tijolo, feito de uma mistura de barro cru, areia em pequena quantidade, estrume e fibra vegetal. (Engenharia Civil)

adsorbato  Material retido por adsorção; adsorvato.

adsorção  Fase da multiplicação onde as partículas virais colidem, casualmente, com a superfície celular, resultando em aproximadamente uma adsorção a cada 103 colisões. (Virologia).

adsorção  Processo através do qual átomos, moléculas e íons são retidos na superfície de sólidos por intermédio de ligações físicas ou químicas; concentração de íons por atração eletrostática na superfície dos colóides do solo (argilas e húmus).

adsorvente  Material sólido na superfície do qual ocorre a adsorção.
adubação  Processo de adição ao solo de substâncias, produtos ou organismos ,que contenham elementos essenciais ao desenvolvimento de plantas que são cultivadas.

adubação verde Incorporação de biomassa vegetal ao solo para elevar o conteúdo de matéria orgânica; as plantas utilizadas nesta prática agrícola devem apresentar crescimento rápido e cortadas jovens, ainda verdes; são preferidas aquelas da família das leguminosas, que além da matéria orgânica, incorporam nitrogênio ao solo.

adubo  Qualquer substância aplicada no solo ou em qualquer outro substrato para torna-lo mais produtivo; pode ser orgânico (folhas, estrume) ou inorgânico (cal, fosfato. etc.); fertilizante.

adubo mineral  Material inorgânico, geralmente de origem industrial, que se adiciona ao meio em que a planta é cultivada para fornecer determinados nutrientes.

adubo misto  Mistura de fertilizantes simples em proporções adequadas para obter as concentrações de nutrientes desejadas; formulado.

adubo orgânico  Adubo constituído essencialmente por elementos naturais (matéria orgânica decomposta, esterco, dentre outros), isto é,  sem o acréscimo de produtos químicos.

adubo químico  Ver  adubo mineral.

adubo verde  Ver adubação verde.

adulária  Variedade incolor, translúcida e transparente do ortoclásio - K Al Si3 O8 - que se apresenta habitualmente em cristais pseudo-ortorrômbicos, apesar de pertencer ao sistema monoclínico.

adutora de água  Conjunto de canalizações dos serviços de abastecimento público, destinadas a conduzir água potável aos sistemas de distribuição, ou água não potável dos mananciais às estações de tratamento

advecção  Processo de transferência de calor por movimento horizontal do ar atmosférico mediante fluxos ou massas de ar; a transferência de calor das latitudes baixas para as latitudes altas é um típico exemplo. (Meteorologia)

aeração  Ato ou efeito de arejar, especialmente a ventilação do solo; aeragem; penetração do ar; nas plantas é a troca de gases entre os tecidos internos e a atmosfera.

aeração da água Reoxigenação da água com a ajuda do ar; a taxa de oxigênio dissolvido, expressa em porcentagem de saturação, é uma característica representativa de certa massa de água e de seu grau de poluição.

aeração do solo  Processo através do qual é efetuada a troca de gases entre o ar do solo e o ar atmosférico. Solos bem arejados apresentam ar de composição semelhante ao da atmosfera logo acima da superfície, sendo que solos com arejamento deficiente, geralmente apresentam taxa muito elevada de CO2, e em consequência uma baixa percentagem de oxigênio, em relação à atmosfera; a velocidade de aeração depende, em muito, do volume e da continuidade dos poros do solo. (Pedologia)

aeração prolongada  Modificação do processo de lodo ativado que realiza a digestão do lodo no interior do sistema de aeração.

aerênquima  Parênquima que apresenta espaços intercelulares grandes, aeríferos, com célula de fina membrana; encontrado em algumas partes de plantas flutuantes. (Botânica)

aeróbio  Organismo para os qual o oxigênio livre do ar é imprescindível à vida.

aerobiose  Vida em um meio onde ocorre oxigênio livre.

aerodispersóide  Ver aerossol.

aerófito  Vegetal que apenas se ampara em outro, sem contudo parasita-lo.

aerofotogrametria  É a fotogrametria a partir das fotografias aéreas; método de obtenção de informações através de fotografias aéreas.

aerógrafo  Instrumento que projeta a tinta por meio de ar comprimido , sendo utilizado para colorir mapas, cartazes, etc; é igualmente empregado no preparo de originais destinados à reprodução por via fotomecânica. (Cartografia)

aeromagnetômetro  Sensor destinado a medir a intensidade do campo magnético terrestre.

aeroplancton  Conjunto de microorganismos que flutuam no ar.

aerossol  Conjunto de finíssimas partículas em suspensão no ar ou em outro gás, podendo ser sólidas (poeira, gelo, fumo, pólen e alguns minúsculos animais) ou líquidas(nevoeiros, vapores, nuvens, etc.); geralmente os aerossóis estão carregados eletricamente e formam a base do núcleo de condensação; podem afetar os raios de luz provocando reflexão, refração e difusão.

aerossol monodisperso  Aerossol constituído por partículas de mesmo tamanho.

aerotriangulação  Ver fototriangulação.

afanítica  Denominação utilizada para indicar uma textura, na qual os constituintes minerais não são visíveis à vista desarmada. (Geologia)

afecção  Processo mórbido encarado nas suas manifestações atuais, abstraindo-se, de suas causas e consequências.

afélio  Ponto da órbita de um planeta que se afasta mais do Sol. (Astronomia)

afetação de uso  Destinação especial dada a um determinado bem público. (Direito)

afídio  Qualquer um de um grupo de pequenos insetos homópteros e alados, de 1 a 5 mm, que sugam a seiva das plantas; vulgarmente são chamados de pulgões. Produzem uma secreção adocicada que atrai as formigas; exemplo: o pulgão das orquídeas (Cerataphis lataniae), que assemelha-se às cochonilhas, e o Cerataphis orchidearum, encontrado nos trópicos e estufas da Europa e América do Norte. (Zoologia)

áfilo  Vegetal desprovido de folhas , tal como a Euphorbia tirucalli, conhecida na região nordeste com o nome vulgar de avelós, ou que apresenta folhas muito reduzidas, quase imperceptíveis, como a cuscuta; em ecologia se considera o caráter áfilo como uma adaptação xerofítica, pois que limita a evapotranspiração. (Botânica)

afloramento  Exposição em superfície, de rocha ou mineral, bem como, qualquer exposição acessível à observação humana, tais como: corte de estradas, túneis, galerias subterrâneas , poços, etc.

afloramentos de rochas  Quando as rochas se encontram à superfície do terreno, em contato direto com o ar atmosférico. (Pedologia)

aflotoxina  Substância polinuclear derivada de fungos; cancerígena; produzido por fungos encontrados em amendoim, milho e outras plantas, especialmente grãos.

afluências  Volumes de água que passam numa dada seção durante um período de tempo determinado. (Hidrologia)

afluente  Denominação aplicada a qualquer curso d'água, cujo volume ou descarga contribui para aumentar outro, no qual desemboca. (Hidrologia)

aftermath – Resíduo e ou rebrota de plantas usada para pastejo após colheita de uma cultura.

agamospermia  Formação assexuada de semente. Ver apomixia; reprodução assexuada. (Genética)

agar-agar  Substância de natureza gelatinosa obtida de algas marinhas e que é largamente utilizada em microbiologia, como base sólida dos meios de cultura; é utilizada por alguns povos como condimento.

ágata  Agregado bandado de calcedônia disposta em camadas concêntricas e/ou paralelas, submilimétricas a milimétricas e como tal, constituídas de fibras de quartzo orientadas de modo aproximadamente radial, separadas uma das outras por camadas igualmente orientadas de fibras mais espessas ou com elongação contrária às anteriores.

agência de bacia  Instituição prevista na Lei de Recursos Hídricos (Lei Federal 9433/97) como órgão criado na área de atuação de um ou mais Comitês de Bacia Hidrográfica; deve cuidar da cobrança pelo uso da água, administrar os valores arrecadados, medir a disponibilidade de recursos hídricos, realizar pareceres sobre projetos de obras, elaborar o Plano de Recursos Hídricos do Comitê de Bacia e cadastrar os usuários.

agenda 21  Documento aprovado na Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992, que tem como objetivo traçar estratégias para implantar os princípios da Carta da Terra; de seus 40 capítulos, oito tratam de questões econômicas e sociais; 14, da conservação e gestão dos recursos naturais; 7 descrevem o papel dos grupos sociais; e 11 tratam das políticas para garantir a qualidade de vida das próximas gerações. Ver Carta da Terra.

agente alergênico  Substância que, após um ou vários contatos subseqüentes com a pele ou mucosa, desencadeia uma reação inflamatória na área do contato e em outras áreas distantes do contato primitivo; essa reação inflamatória envolve mecanismo imunológico e independente da duração do contato e da concentração do agente.

agente biológico de controle  Organismo vivo, natural ou que pode ser obtido através de manipulação genética, que é introduzido no ambiente para promover o controle de uma determinada população, ou das atividades biológicas de outro organismo considerado como nocivo.

agente de floculação  Ver agente floculante.

agente dispersante  Substância química que reduz a atração entre as partículas.

agente do modelado  O que contribui para a modificação da paisagem física. (Geomorfologia)

agente etiológico  Substância, cuja presença ou ausência pode iniciar ou perpetuar um processo mórbido; pode ser nutricional, física, química ou parasítica.

agente etiológico animado  Ver agente infeccioso.

agente extintor  Qualquer matéria utilizável no combate eficaz de um foco de incêndio.

agente fitotóxico  Substância capaz de produzir danos aos vegetais.

agente floculante  Substância coagulante que, quando acrescentada à água residuária, forma um precipitado flocoso que conterá material suspenso, promovendo a sua sedimentação.

agente infeccioso  Bactéria, protozoário, fungo, vírus ou helminto (verme), capaz de produzir infecção que, em circunstâncias favoráveis, no que se refere ao hospedeiro e ao meio ambiente, pode causar doença infecciosa; agente etiológico animado.

agente irritante  Todo e qualquer agente físico ou químico que produza, quando em contato com mucosas, lesão ou reação inflamatória na área de contato; essa lesão ou reação inflamatória não envolve mecanismo imunológico, mas depende apenas da duração do contato ou da concentração do agente.

agente mutagênico  Substância ou radiação que provoca alterações genéticas nos organismos vivos, as quais podem ser transmitidas para gerações subseqüentes; agente físico ou químico que pode aumentar a freqüência com que as mutações podem ocorrer. (Genética)

agente patogênico  Agente capaz de provocar doenças.

agente polinizador  Ave ou inseto que fecunda a flor. (Zoologia)

agente sensibilizante  Substância que, através de mecanismo imunológico, precondiciona o organismo de modo que posteriores contatos com tal substância provocam alterações na saúde.

agente tenso-ativo  Qualquer substância ou composto que seja capaz de reduzir a tensão superficial, quando dissolvido em água ou solução aquosa, ou que reduza a tensão interfacial entre dois líquidos ou entre um líquido e um sólido.

agente teratogênico  Substância ou radiação que pode provocar má-formação durante o desenvolvimento embrionário.

agente tóxico  Qualquer substância exógena em quantidade suficiente que, em contato com o organismo, possa provocar uma ação prejudicial, originado um desequilíbrio orgânico.

aglomeração  Ver floculação.

aglomerado  Placa prensada, composta de serragem compactada com cola e fechada com duas lâminas de madeira.

aglutinação  Células reunidas em aglomerados devido à reação imunológica superficial.

agônica  Linha ao longo da qual a declinação é zero. (Cartografia)

agradação  Processo que leva a construção de uma superfície devido a fenômenos deposicionais. (Geomorfologia)

agregação  União de partículas primárias do solo (areia, silte e argila) para formar partículas secundárias ou agregadas; tal união é realizada por forças naturais e substâncias derivadas exsudadas de raízes e atividade microbiana. (Pedologia)

agregação a seco  Agregação do solo que não é quebrada por determinadas condições de peneiragem a seco efetuada no laboratório. (Pedologia)

agregado  É o material mineral (areia, brita, etc.) ou industrial que entra na preparação do concreto. (Engenharia Civil)

agregado  Grupo de partículas do solo (areia, silte e argila) aderidas de tal modo que se comportam mecanicamente como uma só unidade estrutural; quando formado artificialmente é denominado de torrão e se formado naturalmente é denominado ped. (Pedologia)

agreste  Zona geográfica entre a mata da encosta e a caatinga do Nordeste brasileiro, com a vegetação associada; um tipo mais robusto de caatinga fechada junto ao litoral. (Geografia)

ágrico  Ver horizonte ágrico. (Pedologia)

agricultura  Atividade produtiva integrante do setor primário da economia. caracteriza-se pela produção de bens alimentícios e matérias-primas decorrentes do cultivo de plantas e da criação de animais; na produção agrícola temos de considerar três fatores: o trabalho, a terra e o capital. (Agronomia)

agricultura alternativa  Métodos alternativos que normalmente dispensam usos de insumos químicos ou mecanização, visando a conservação do solo, bem como a sua fauna e flora; nestes sistemas, as policulturas estão adaptadas à vocação do solo e às condições climáticas locais, enquanto as pragas e as plantas invasoras são contidas através do controle biológico; a produtividade é condizente com a manutenção do equilíbrio natural do sistema; conjunto de técnicas agrícolas baseadas em conceitos de conservação de energia e matéria, reproduzindo processos ecológicos naturais e aproveitando a economia da natureza, inclusive de organismos vivos do ambiente, como decompositores parasitas e predadores existentes; agricultura ecológica. (Agronomia)

agricultura biodinâmica   É uma das formas de agricultura orgânica que buscam harmonizar a relação do homem com o campo; ela segue a ideia de que o conhecimento, a sabedoria e a humildade estão implícitos no trabalho agrícola diário, que deve ser exercido solidariamente, para gerar alimentos sadios, preservar o ambiente e contribuir com o bem estar das futuras gerações. (Agronomia)

agricultura biológica   Conjunto de técnicas e de métodos com o objetivo de preservar a qualidade biológica e respeitar  os equilíbrios naturais durante a fase de produção de alimentos. (Agronomia)

agricultura ecológica  Ver agricultura alternativa. (Agronomia)

agricultura extensiva  Quando o fator predominante é apenas a terra; geralmente é praticada com pouco investimento e muita mão-de-obra familiar. (Agronomia)

agricultura intensiva  É quando há predomínio de investimentos de capital: dinheiro empregado em salários, tecnologia, máquinas e produtos químicos (fertilizantes e agrotóxicos). (Agronomia)

agricultura itinerante  É uma agricultura rudimentar, onde se pratica a queima do mato, com o intuito de limpar o terreno. Planta-se nesta terra récem-desbravada para, após duas ou três safras, ter de mudar de sítio  reiniciando-se o processo; sistema de rodízio de terras de cultivo. (Agronomia)

agroecologia  Ramo da ecologia que estuda as condições ambientais abióticas, bióticas e noóticas, dos agroecossistemas.

agroecossistema  Sistema ecológico natural, transformado em espaço agrário, utilizado para produção agrícola ou pecuária, segundo diferentes tipos e níveis de manejo; em muitos casos funciona como sistema monoespecífico, para monoculturas, provocando diversos problemas ambientais. (Agronomia)

agroflorestal  Ver agrossilvicultura.

agroflorestas  São povoamentos permanentes, de aspecto florestal, biodiversificados, manejado pelo homem de forma sustentada e intensiva, constituídas de espécies perenes (madeiráveis, frutíferas, condimentares, medicinais etc.), para gerar um conjunto de produtos úteis para fins de subsistência e/ou de comercialização.

agroindústria  Conjunto de setores industriais que fornecem insumos à agricultura (fertilizantes, agrotóxicos, sementes, etc.) e aos que beneficiam, processam e/ou comercializam os produtos agrícolas; indústria que beneficia matéria prima oriunda da agricultura.

agrologia  Ramo da ciência que trata do conhecimento da terra nas suas relações com a agricultura.


agronomia  Especificação da agricultura que trata da teoria e da prática do cultivo de plantas incluindo o manejo técnico cientifico do solo; a ciência da agricultura e do manejo do solo.

agrosilvicultura  Sistema produtivo no qual a produção de bens florestais está associada à produção de alimentos para o homem.

agro-silvo-pastoril  Sistema de uso da terra, no qual árvores perenes desenvolvem com culturas agrícolas, culturas forrageiras e produção animal.

agrotóxicos  Defensivos agrícolas utilizados para combater pragas e doenças agrícolas; todos, em princípio, são tóxicos e sua utilização requer cuidados especiais.

água  Bem mineral encontrado na natureza em estado líquido, sólido ou em forma de vapor, formado por uma substância química composta por duas moléculas de oxigênio e uma de hidrogênio (H2O), sendo responsável pela existência e pela manutenção de toda a vida na Terra.

água adsorvida  Água fixada na superfície dos sólidos por forças moleculares de adesão. Forma uma película de uma ou mais camadas de moléculas de água; ocorre tanto na zona saturada como na não - saturada. Normalmente é de baixa qualidade química.

água agressiva  Água naturalmente ácida e que apresenta uma ação corrosiva, devido principalmente ao conteúdo de anidrido carbônico dissolvido.

água alcalina  Água que apresenta pH superior a 7 (sete).

água boricada  Solução límpida, incolor e inodora, com 3% de ácido bórico.

água branda  Água predominantemente livre de íons de cálcio (Ca+2) magnésio (Mg+2).

água bruta  Água que se encontra em fonte de abastecimento, antes de receber qualquer tipo de tratamento.

água capilar  Água fixada entre superfícies sólidas pouco distanciadas (mm), devido ao balanço entre as forças de coesão/tensão superficial das moléculas do líquido, adesão entre líquido e sólido, e peso do líquido; ocorre tanto na zona saturada como na não - saturada. No topo do aqüífero livre forma a zona capilar.

água conata  Água retida nos interstícios de uma rocha, quando no momento de sua formação. Água congênita.

água congênita  Ver água conata.

água continental  Corpo e fluxo de água localizado no interior de continentes; presente em rios, lagos, represas, charcos, lagoas, pequenos tanques e corpos de água temporários.

água de barita  Solução aquosa de hidróxido de bário - Ba(OH)2 - que apresenta caráter alcalino, sendo utilizada em análises qualitativas para identificação de gás carbônico e carbonatos.

água de constituição  Água que faz parte da composição química de um mineral, tal como a água dos minerais hidratados.

água de desidratação  Água que estava em combinação química com certos minerais e que, posteriormente, ficou livre devido a ações químicas.

água de fundo  Água da parte mais profunda de uma coluna de água, sendo caracterizada geralmente por uma densidade mais elevada do que a água de superfície, principalmente devido a sua temperatura mais baixa.

água de retenção  Água contida nos interstícios de um meio poroso, e não mobilizável pela ação da gravidade.

água diagenética  Água que foi expulsa das rochas em função de compressão, por processos litogenéticos ou metamórficos; normalmente apresenta baixa qualidade química.

água disponível  Teor de umidade que se encontra retido no solo e disponível para ser utilizado pelas plantas; sua capacidade é limitada pela quantidade de água armazenada entre a capacidade de campo e o ponto de murcha.

água do solo  Água contida no meio poroso situado próximo à superfície topográfica; ocorre como água pelicular.

água do telhado  Superfície inclinada do telhado por onde escorre a água da chuva. (Engenharia Civil)

água doce  Água que possui baixas concentrações de matéria dissolvida (salinidade inferior a 2 000 ppm) principalmente cloreto de sódio - NaCl.

água dura  Água que apresenta concentrações de Ca e Mg (poucas centenas de miligramas por litro - mg/l) capazes de provocar o aparecimento de um resíduo insolúvel ao contato com sabão ou ao ser fervida.

água fóssil  Água contida em um aqüífero e que se infiltrou em uma época geológica com condições climáticas e morfológicas deferentes das atuais.

água furtada  Encontro de duas águas do telhado. (Engenharia Civil)

água gravitacional  Água que foi retirada de uma massa rochosa ou de solo, na zona de saturação, pela ação direta da gravidade, sem que haja alimentação.

água higroscópica  Água do solo em equilíbrio com o vapor d'água atmosférico; é, essencialmente, a água que a atração molecular pode reter, contrariando a evaporação.

água incrustante  Água saturada em material dissolvido, normalmente bicarbonato, e que gera precipitados.

água interior  Ver água continental.

água juvenil  Água que entra no ciclo hídrico pela primeira vez, através de fenômenos magmáticos.

água lêntica  Denominação genérica para indicar toda água parada, como a dos lagos.

água lótica  Denominação utilizada para as águas correntes, como a dos rios.

água mineral  Água subterrânea que apresenta características especiais, físicas e/ou químicas, naturais, com possibilidades terapêuticas e/ou gosto especial.

água mole  Água doce que apresenta baixas concentrações de sais alcalinos-terrosos (Ca; Mg), isto é, poucas dezenas de miligramas por litro - mg/l.

água pelicular  Água aderida como filme à superfície dos sólidos, podendo ocorrer tanto na zona saturada como na não saturada.

água potável  Água que se destina ao consumo humano, devendo ser incolor e transparente a uma temperatura compreendida entre 8 e 110 C, além de não poder conter nenhum germe patogênico ou substância nociva à saúde .

água produzida  É a quantidade de água que sai das estações de tratamento de água e entra no sistema de distribuição.

água profunda  Denominação aplicada a um corpo de água que apresenta uma profundidade superior à metade do comprimento das ondas superficiais normais.

água residuária bruta  Água residuária antes de receber qualquer tratamento. Ver água residuária.

água residuária decantada/clarificada  Água residuária em que, parte dos sólidos, foram removidos por sedimentação.

água residuária oxidada  Água residuária em que a matéria orgânica foi estabilizada.

água residuária Qualquer despejo ou resíduo liquido com potencialidade de causar poluição.

água residuária séptica  Água residuária em estado de putrefação sob condições anaeróbicas. 

água salgada  Água em que a quantidade de matéria dissolvida é sensível ao paladar, ou seja, que apresenta concentrações acima de 1.000 mg/l.

água salobra  Água que apresenta salinidade compreendida entre 1,5% e 3,0%.

água superficial  Água que ocorre em corpos cuja superfície livre encontra-se em contato direto com a atmosfera, isto é, acima de superfície topográfica.

água superfundida  Água que foi submetida a resfriamento abaixo do ponto de congelamento, sem que tenha havido solidificação ou cristalização.

água supersaturada  Água que apresenta concentrações de matéria dissolvida acima da constante de equilíbrio , e normalmente causada pela queda da temperatura e/ou pressão; é uma situação instável que tende a provocar precipitação.

água termal  Água subterrânea naturalmente quente quando da sua surgência; ou seja, acima de temperatura média da região.

água tratada  Água a qual tenha sido submetida a um processo de tratamento, com o objetivo de torná-la adequada a um uso específico. 

água utilizada  Água que após cumprir determinada função ou uso, sai do sistema de abastecimento e não torna mais a ingressar no mesmo. Inclui tanto a água utilizada racionalmente pelos usuários quanto os desperdícios.

água vadosa  Água superficial que ocorre na zona de aeração sob a influência das forças moleculares e, portanto, fixa.

aguaceiro  Queda repentina e extremamente forte de chuva, produzida por nuvens do tipo cumulus.

água-forte  Processo de gravação química que transforma em cavo os traços da imagem por mordedura de um ácido em uma chapa de metal.

água-marinha Variedade de berilo (Be3Al2Si6O18) de coloração azul-esverdeado pálido, transparente e que cristaliza no sistema hexagonal; o berilo de coloração verde intensa e transparente recebe a denominação de esmeralda.

água-mestra  Termo que designa as duas águas de forma trapezoidal, nos telhados retangulares de quatro águas. (Engenharia Civil)

aguapé  Plantas aquáticas que medram na superfície da água, especialmente e Eichhornia, da família Pontederiaceae.

aguarrás  Líquido oleoso, extraído da resina do pinheiro, contendo pineno, C10H16 e outros terpenos; utilizado principalmente como solvente.

águas eutróficas  Aquelas que apresentam uma elevada concentração de nutrientes.

águas oligotróficas  Aquelas que apresentam uma baixa concentração de nutrientes e, por isso, suportam menos biomassa.

águas particulares  As nascentes e todas as águas situadas em terreno que também o sejam, quando as mesmas não estiverem classificadas entre as águas comuns de todos, as águas públicas ou as águas comuns.

águas públicas de uso comum  Os mares territoriais, incluindo os golfos, baias, enseadas e portos; as correntes, canais, lagos e lagoas navegáveis ou flutuáveis; as fontes e reservatórios públicos; os braços de quaisquer correntes públicas, desde que os mesmos influam na navegabilidade ou flutuabilidade.

águas públicas dominicais  São todas as águas situadas em terrenos que também o sejam, quando as mesmas não forem do domínio público de uso comum, ou não forem comuns.

agudo  Processo rápido ou de curta duração. (Medicina)

agulha  Elevação proeminente constituída de lava solidificada, e que se apresenta em forma de pontão. (Meteorologia)

agulhas de gelo  Denominação utilizada para a precipitação de finos cristais de gelo formados por sublimação na atmosfera.

AIA  Ver avaliação de impacto ambiental.

ajuru  Pequena árvore ou arbusto (Chrysobalanus icaro), com frutos de coloração variável (róseo, branco-creme, púrpura, quase-preto), tipo drupa; a parte comestível é o mesocarpo brancacento, adocicado ou algo insípido. Comum no litoral bragantino, no Pará.

alabastro  Variedade de gipsita (Ca2SO42H2O) finamente granulada ou maciça, utilizada quando pura e translúcida para fins ornamentais, em virtude de sua cor muito branca.

albedo  Capacidade de reflexão; relação de energia radiante refletida e recebida por uma superfície, expressa geralmente em porcentagem, sendo que uma aplicação mais comum é a luz refletida por um  corpo celeste.

albufeira  Ver laguna.

albumina  Uma proteína encontrada em todos os tecidos animais.

albuminóides  Substâncias semelhantes às proteínas verdadeiras, tais como a queratina e o colágeno; quaisquer das classes de proteínas simples.

alburno  Parte externa da madeira, de espessura variável e de consistência menos dura; situa-se entre o cerne e a casca e à medida que as células envelhecem transforma-se em cerne; borne.

alcalinidade  Capacidade das águas em neutralizar compostos de caráter ácido, propriedade esta devido ao conteúdo de carbonatos, bicarbonatos, hidróxidos e ocasionalmente boratos, silicatos e fosfatos; é expressa em miligrama por litro ou equivalentes de carbonato de cálcio.

alcalinidade à fenolftaleína  Medida do teor de hidróxidos e de carbonatos alcalinos em uma amostra, sendo expressa em termos de CaCO3.

alcalino  Qualidade de soluções que apresentam pH acima de 7,0; denomina os solos cujo pH determinado pelos processos convencionais está acima de 7,0.

alcalóides  Substâncias orgânicas nitrogenadas, de origem vegetal, caracterizadas principalmente pela enérgica ação fisiológica, em geral, sobre o sistema nervoso central.

alcanos  Compostos binários de carbono e hidrogênio de fórmula geral Cn H2n+2, também denominados hidrocarbonetos saturados, por apresentar somente ligações simples entre seus átomos.

alçaponamento  Ver trapa.

alcatrão  Denominação utilizada para qualquer das várias misturas semi-sólidas de hidrocarbonetos e de carbono livre, produzidas por destilação destrutiva de carvão ou por refino do petróleo.

alcenos  Hidrocarbonetos insaturados apresentando uma ligação dupla na molécula; fórmula geral CnH2n; alquenos.

alcinos  Hidrocarbonetos insaturados apresentando uma ligação tripla na molécula e com fórmula geral CnH2n-2; alquinos.

alcoílas  Radicais monovalentes derivados dos alcanos através da substituição de um átomo de hidrogênio.

álcool  Qualquer composto orgânico que contenha, pelo menos, uma hidroxila (íon OH-) ligada diretamente a um átomo de carbono.

alcool 96GL  Ver álcool etílico hidratado.

álcool etílico  Derivado do etano, composto por dois átomos de carbono, cinco átomos de hidrogênio e um íon OH; fórmula: C2H5OH. Líquido incolor com cheiro característico, volátil, inflamável e solúvel na água. Solidifica a menos 115C e entra em ebulição a 78C; etanol.

álcool etílico anidro carburante - AEAC  Comumente chamado de álcool anidro; utilizado em mistura com a gasolina, com o objetivo de aumentar o poder antidetonante em motores de Ciclo Otto; a quantidade de água encontrada no álcool anidro deve ser ínfima.

álcool etílico hidratado  Mistura constituída de 96% de etanol (álcool etílico) e 4% de água, sendo uma solução azeotrópica; álcool 960 GL.

álcool etílico hidratado carburante - AEHC  Comumente chamado de álcool hidratado; utilizado no Brasil como combustível em motores de Ciclo Otto; também utilizado para fins industriais; contém pequeno percentual de água.

álcool metílico  Derivado do metano; composto por um átomo de carbono, três de hidrogênio e um íon OH-; fórmula: CH3OH; metanol.

alcoolismo  Ato de ingerir bebida alcoólica de maneira crônica, excessiva e compulsiva que interfere com a vida social e econômica do indivíduo; o álcool afeta particularmente em maior intensidade o sistema nervoso e o sistema digestivo

aldeído  Composto que apresenta um grupo funcional carbonila e de fórmula geral RCHO, onde R é um átomo de hidrogênio, um grupo alquila ou um grupo arila.

aldose  Monossacarídeos que apresentam como base um grupo aldeídico, como a glicose.

aléia  Caminho presente em jardins, parques e mesmo nas florestas, que é utilizado tanto por pedestres como para transporte de produtos.

alelo letal  Aquele que causa a morte do indivíduo que o possui em estado homozigótico. (Genética)

alelo neutro  É aquele que permanece na população com alta freqüência independente de diversas condições ambientais. (Genética)

alelo raro  É aquele que aparece na população em uma freqüência inferior a 5%; neste caso são requeridas grandes amostras para a permanência desse alelo na nova população. (Genética)

alelopatia  Influência positiva ou negativa de uma planta sobre uma outra devido a secreção de substâncias química.

alelos  São estados diferentes de uma mesma unidade genética, ou seja, gene que tem mais de uma possibilidade de expressão nos descendentes; os genes que determinam o fator Rh do sangue, por exemplo, são os alelos R e r; nas experiências genéticas observou-se que, nos alelos originais, pode produzir-se uma sucessão de alterações ou mutações que originam os chamados alelos múltiplos; alternativas de um gene situadas em um mesmo loco em cromossosmos homólogos e responsáveis pelas diferentes manifestações fenotípicas de um caráter. (Genética)

alelos múltiplos  Quando um gene possui mais de dois alelos. (Genética)

alergênicos  São proteínas que causam reação na população alérgica.

alérgeno  Substância capaz de produzir reações alérgicas.

alergia  Hipersensibilidade a determinados agentes físicos ou químicos.

aléssio  Método de determinação da hora local através da observação das passagens meridionais de 4 estrelas, sendo duas na posição direta e duas na posição inversa.

alexandrita  Variedade de cor verde-esmeralda do crisoberilo (BeAl2O4) que cristaliza no sistema ortorrômbico, classe bipiramidal e que exibe a cor vermelha quando submetida a luz transmitida.

Alfissolo  Ordem do sistema americano de classificação de solos (Soil Taxonomy); engloba a classe de solos que possuem um horizonte argílico ou nátrico acompanhado de alta saturação por bases acima de profundidades críticas, mas não apresentando nem epipedon mólico nem horizontes diagnósticos característicos de regime pedoclimático demasiadamente seco; alfisol. (Pedologia)

algas  Organismos pertencentes ao Reino Protista, em sua grande maioria aquáticos, tanto de águas salgadas quanto doces; são em sua grande maioria unicelulares, havendo contudo espécies multicelulares, com as células apresentando pouca divisão de trabalho; plantas primitivas, uni ou pluri celulares, capazes de elaborar seus alimentos pela fotossíntese.

algas azuis  Algas que constituem a divisão Cyanophycophyta, multiplicando-se por divisão simples, e cujos pigmentos azuis da ficocianina mascaram a cor verde da clorofila; são geralmente filamentosas, envolvidas por bainhas gelatinosas e vivem sobretudo em águas doces, podendo ser encontradas em águas salgadas, fontes termais, solo, etc.

algicida  Substância química utilizada para controlar ou destruir o crescimento das algas.

algodão de vidro. Ver algodão silicatado.

algodão silicatado  Substância com aspecto e consistência de algodão, formada por inúmeros fios capilares de vidro; algodão de vidro.

alicerces Apoios que o terreno recebe para suportar a estrutura a ser construída; fundações. (Engenharia Civil)

álico  Denominação dos solos que apresentam teor de alumínio trocável maior que 0,3 cmolc/dm³ e saturação de alumínio na C.T.C. efetiva (m%) maior que 50%; solos de baixa fertilidade, necessitando de calagem para a obtção de boas produtividades das culturas; a saturação por alumínio trocável é calculada pela expressão m (%) = 100 Al3+ / (Al3+ S), onde S é a soma de cátions básicos trocáveis; para efeito de classificação do solo, a saturação por alumínio trocável é considerada em uma seção de controle de 100 cm de espessura, contada a partir dos 25 cm superficiais, ou menos profunda, quando presente contato lítico ou litóide antes dos 125 cm. (Pedologia)

alimentos geneticamente modificados  São alimentos que contém organismos geneticamente modificados ou derivados destes; são produtos criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais ou vegetais; alimentos transgênicos.

alimentos transgênicos  Ver alimentos geneticamente modificados.

alíquota  Porção de uma amostra que é tomada para os procedimentos analíticos.
alísios  Ventos que sopram durante todo o ano em direção às calmarias equatoriais, que são as áreas de baixa pressão. (Meteorologia)

Alissolos  Solos com alto teor de alumínio e horizonte B textural, anteriormente conhecidos com Rubrozem, Podzólico Bruno Acinzentado, Podzólico Vermelho-Amarelo; termo da nova classificação brasileira de solos. (Pedologia)

almanaque astronômico  Publicação periódica contendo as coordenadas astronômicas, que são úteis a navegação; apresenta menos informações que uma efeméride e com valores menos precisos. Ver efeméride. (Astronomia)

almocântara  Círculo da esfera celeste paralelo ao horizonte, e que une todos os pontos que apresentam a mesma altura; paralelo de altura. (Astronomia)

almofada de neve  Instrumento constituído de um colchão pneumático cheio de uma solução anticongelante e dotado de um manômetro, utilizado para indicar o equivalente em água da neve.

aloclásticos  Fragmentos de natureza vulcânica, produzidos pela disrupção de rochas vulcânicas preexistentes, devido a processos ígneos que ocorrem abaixo da superfície, com ou sem a intrusão de um novo magma. (Geologia)

alocromático  Mineral que se apresenta incolor quando em estado puro, mas que pode se mostrar colorido devido ma presença de inclusões submicroscópicas ou então pela presença de um elemento químico que, sem ser essencial em sua composição, se tornou parte de sua estrutura cristalina.

alóctone  Que se encontra fora do seu meio natural; material de natureza orgânica ou não, transportado para ambientes deposicionais ou tectônicos não coincidentes com seu local de origem; alotígeno.

alofana  Mineral de argila, amorfo, com proporções indefinidas de alumínio, sílica e água.

alogamia  Fertilização cruzada; numa população panmítica é o transporte e fusão do gameta masculino de um indivíduo com o gameta feminino de outro indivíduo. Ver autogamia. (Genética)

alometria  Aumento em tamanho de um determinado órgão sob uma taxa diversa daquela do  resto do corpo. (Biologia)

alopatia  Combate das doenças através dos meios contrários a elas, baseado no conhecimento das etiologias, procurando tratar as causas das enfermidades; a palavra foi inventada pelo homeopata Samuel Hahnemann como um termo para designar os que não são homeopatas. Ver homeopatia. (Medicina)

alopatria  Isolamento geográfico entre populações de uma mesma espécie, de modo que interrompe-se o fluxo gênico entre as mesmas e, como conseqüência, pode dar- se o isolamento reprodutivo entre elas, assim possibilitando a formação de nova espécie. (Genética)

alopecia  Ausência congênita ou não dos cabelos ou dos pelos do corpo; falacrose. (Medicina)

alopoliplóide  Poliplóide formado por conjuntos de cromossomos geneticamente diferentes, isto é, conjuntos provenientes de duas ou mais espécies diferentes. (Genética)

alossomo  Cromossomo que difere de um para outro sexo, em tamanho, forma, número ou comportamento. (Genética)

alotígeno  Ver alóctone.

alotropia  Propriedade apresentada por certos elementos de existirem sob mais de uma forma estável.

alpaca  Liga metálica de cobre, zinco, níquel e prata; metal branco. (Metalurgia)

alpaca  Mamífero artiodáctilo, família dos camelídeos, Lama pacos, menor que a lhama, de pescoço muito longo, pelagem lanosa e longa, de cor variável, sendo mais comum a marrom-escura; frequente em estado doméstico no Peru e Bolívia; a forma selvagem já foi extinta. (Zoologia)

alqueire  Unidade de medida de área utilizada no meio rural brasileiro, equivalente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás a 4,84 hectares (alqueire goiano), mas o mais comum é o alqueire paulista de 2,42 hectares (São Paulo e Paraná).

alqueive  Terreno lavrado deixado em pousio, para recuperar a força produtiva.

alquenos  Ver alcenos.

alquil benzeno  Compostos orgânicos que apresentam um grupo alquila ligado a um anel benzênico, como o metil-benzeno (tolueno) com fórmula C6H5CH3; podem ser obtidos através da reação de Friedel-Crafts.

alquil benzeno sulfonato - ABS  Detergente aniônico. Ver detergente.

alquimia  A química desenvolvida na Idade Média e Renascença que procurava, principalmente, pela fórmula secreta que transformaria metais em ouro. Ver pedra filosofal.

alquinos  Ver alcinos.

alta  Denominação utilizada para indicar uma área de alta pressão atmosférica ou um anticiclone. (Meteorologia)

alta pressão  Região da atmosfera onde a pressão é relativamente alta no centro, em relação à região circunvizinha no mesmo nível; os ventos sopram para fora e ao redor deste centro; no hemisfério sul, os ventos giram contra o sentido horário e no hemisfério norte, no sentido anti-horário. Ver anticiclone. (Meteorologia)

alta salinidade  Termo aplicado a solos com condutividade elétrica do extrato de saturação maior que 15 mmhs/cm a 25C, em alguma época do ano. (Pedologia)

alta tensão  Tensão cujo valor entre fases é igual ou superior a uma tensão dada, variável de país para país. (Energia)

alteração ambiental  É o remanejamento, induzido ou espontâneo, funcional ou físico, dos fatores ambientais da região de influência da atividade transformadora, em decorrência de uma ou mais intervenção ambiental.

alteração sialítica  Processo de intemperismo que conduz à formação de solos constituídos por argilominerais aluminossilicatados e sendo significativamente lixiviados de metais alcalinos e alcalino-terrosos.

altimetria  Processo de medição de elevação de pontos da superfície; diz-se do conjunto formado pelas curvas de uma carta ou mapa. (Cartografia)

altímetro barométrico  Instrumento que indica valores de altitude ou diferenças de altitude entre pontos.

altitude  Distância na vertical obtida a partir de um datum, geralmente o nível médio do mar, até um ponto ou objeto situado na superfície da Terra; já a altura ou elevação são referidas a pontos ou objetos que estão situados acima da superfície terrestre.

altitude relativa  Distância vertical de um ponto da superfície da terra em relação a um nível de referência considerado.

alto montano  Relativo aos ambientes situados em altitudes superiores a 1.500 m.

altostratus  Nuvem que se apresenta em camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a altocumulus, sendo constituídas por gotículas superesfriadas e cristais de gelo. (Meteorologia)

altura d'água  Altura da superfície líquida de um curso d'água ou lago, referida a um plano arbitrário conveniente.

altura de mistura  Altura que se estende desde o nível do solo até a base de uma camada estável; é uma região onde ocorre vigorosa mistura vertical.

altura de nuvem  Altura da base de uma nuvem em relação ao solo; de acordo com a distância da base em relação ao solo podem ser classificadas em nuvens altas, nuvens médias e nuvens baixas. (Meteorologia)

altura de precipitação  Espessura da camada de água que se acumula sobre uma superfície horizontal, como resultado de uma ou mais quedas de precipitação pluviométrica, na ausência de infiltração ou evaporação. (Meteorologia)

altura geoidal  Ondulação do geóide; distância do geóide ou elipsóide de referência. (Geodésia)

altura hidrométrica  Ver cota fluviométrica.

aluimento  Colapso de uma superfície de terra considerável, devido à remoção de líqüidos ou sólidos do seu interior ou remoção de material solúvel através da água.

álula  Conjunto de 2 a 7 penas rígidas, as rêmiges alulares, que se inserem na região do dedo I (pólex) da mão; tem mobilidade e pode ser utilizada por certos anatídeos durante a natação; é usada, principalmente pelosFalconiformes, para canalizar o ar durante o vôo; através da fenda formada entre a álula e o restante da asa, o ar desloca-se rapidamente sobre a superfície dorsal dela, o que evita o estol. Ver estol. (Zoologia)

alúmen  Denominação comercial do sulfato de alumínio, utilizado no tratamento da água de abastecimento ou residuária, e obtido pela combinação de bauxita com ácido sulfúrico.

alumínio residual  Alumínio que permanece na forma dissolvida, na água, em meio ácido ou alcalino.

aluminisação intensa  Refere-se a condições em que os materiais constitutivos do solo se encontram em estado fortemente dessaturado e caracterizado por superveniente elevado teor de Al extraível. (Pedologia)

aluvial  Pertinente a processos em materiais associados com o transporte ou deposição por água corrente. Ver solos aluviais. (Pedologia)

aluvião  Designação genérica para englobar depósitos detríticos recentes, de natureza fluvial, lacustre, marinho, glacial ou gravitacional, constituídos por cascalhos, areias, siltes e argilas, transportados e depositados por corrente, sobre planícies de inundação e no sopé de montes e escarpas.

alúvio  Ver aluvião.

alvará de aprovação  Documento emitido pela prefeitura caracterizando a aprovação de um projeto arquitetônico, conforme a lei de parcelamento, uso e ocupação do solo. (Engenharia Civil)

alvará de execução  Documento emitido pela prefeitura liberando a execução da obra, segundo projeto aprovado no alvará de aprovação. (Engenharia Civil)

alvejante  Qualquer substância com ação química, oxidante ou redutora, que exerce uma ação branqueadora.

alvenaria  Conjunto de pedras, de tijolos ou de blocos, com argamassa ou não, que formam paredes, muros e alicerces; quando esse conjunto sustenta uma casa, ele é designado como alvenaria estrutural. (Engenharia Civil)

álveo  É a superfície que as águas cobrem, sem transbordar para o solo natural ordináriamente enxuto; leito, calha.

amaciantes   Substâncias ou formulações que ao serem adsorvidas sobre as fibras dos tecidos, aumentam a lubrificação entre elas, tornando-as macias ao tato.

amálgama  Solução sólida de prata e mercúrio.

amalgamação  Processo de extração do ouro da areia ou rocha que o contenha (depois de triturada e lavada), por amálgama.

amaparana  Planta característica e exclusiva das matas pluviais Atlântica e Amazônica (Thyrsodium spruceanum); comum no interior de matas primárias e secundárias tanto em terra firme quanto em várzeas inundáveis; sua madeira é indicada para a construção civil e para a marcenaria leve, já que é de baixa resistência e moderadamente durável; serve à arborização paisagística e seus frutos são muito procurados por pássaros; mututurana, manga-brava ou tutuzuba-da-várzea.

amarelão  Parasitose causada por Ancylostoma duodenales ou Necator americanus, cujas larvas são encontradas em terras úmidas e quentes, e penetram através dos pés descalços ou via oral; esses vermes se alojam nos intestinos, coração e pulmão, causando ferimentos, pelo sugamento de sangue.(Medicina)

amarilidácea  Família botânica, a qual pertence entre outras espécies, as açucenas.
Amazônia Legal  Área do território nacional que tem sua abrangência definida pela Lei nº 55.173, de 27/10/66, formada atualmente pelos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso, e Tocantins e, parte do Estado do Maranhão a oeste do meridiano de 44º. WGr.

âmbar  Resina fóssil amorfa com cor geralmente amarelada, muito dura, semitransparente , sendo que sua origem é atribuída a um pinheiro do Período Terciário (Pinus succinites); em algumas situações são encontradas em seu interior delicados fósseis de insetos.

ambientalista Pessoa interessada ou preocupada com os problemas ambientais e a qualidade do meio ambiente ou engajado em movimentos de defesa da natureza; também usado para designar o especialista em ecologia humana.

ambiente  É a soma das condições que atua sobre os organismos através dos fatores ambientais de ordem físico-química, edáfica, climática, hídrica, biótica e social.

ambiente antrópico  Ambiente natural modificado pelo ser humano; ambiente onde vive o ser humano.

ambiente biológico  Ambiente natural representado pela presença dos seres vivos, animais e vegetais. (Ecologia)

ambiente de alta energia  Ambiente aquático caracterizado por uma turbulência que não permite que partículas finas assentem e portanto sejam acumuladas.

ambiente de baixa energia  Ambiente aquático caracterizado por águas tranquilas que propiciam a deposição de partículas finas.

ambiente euxínico  Ambiente marinho ou lacustre, no qual a presença de H2S incorporado à água inibe a vida.

ambiente físico  Ambiente natural representado pelos fatores químicos e físicos, como o ar, água e solo. (Ecologia)

âmbito  Campo de ação ou de ocorrência de uma planta; contorno. (Ecologia)

ameba  Protozoário sem membrana, unicelular, que se move por pseudópodes. (Biologia)

amensalismo  Denominação utilizada quando uma espécie tem seu crescimento inibido ou sua sobrevivência ameaçada por uma outra que em nada é afetada. (Biologia)

ametista  Variedade de quartzo (SiO2) que apresenta cor purpúrea ou violeta, devido a presença de ferro-férrico, e que cristaliza no sistema hexagonal-R, classe trapezoédrica.

amianto  Denominação comercial para um grupo heterogêneo de minerais facilmente separáveis em fibras da família da serpentina – crisotila, e do anfibólio - crocidolita, amosita, antofilita, actinolita e tremolita; asbesto.

amidas  Compostos orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos pela sua substituição da hidroxila contida na carboxila pelo grupamento - NH2.

amidificação  Reação química que permite obter amidas, pela ação do amoníaco, aminas primárias ou secundárias - sobre ácidos, seus halógenos ou seus esteres.

amido  Substância de reserva característica dos vegetais em geral; é um polissacarídeo constituindo órgão formados de camadas concêntricas ao redor de um núcleo, depositado, em geral, nas folhas, bem como nas sementes das plantas superiores; assim, a parte nutritiva das sementes (arroz, trigo, etc), como de alguns tipos de caule (batatinha), ou de raízes especiais (mandioca), é constituída principalmente de amido.

amígdalas  Denominação utilizada para indicar as cavidades preenchidas por minerais deutéricos ou secundários, tais como:opala, calcedônia, clorita, calcita e as zeólitas. (Mineralogia)

amilopectina  Polissacarídios do amido, de alto peso molecular, no qual, além das ligações a 1-4 ocorrem também ligações do tipo a 1-6 nos pontos de ramificações; são mais facilmente dissolvidas e digeridas que amilose; o conteúdo de amilose e amilopectina nos grãos é controlado geneticamente.

amilose  Polissacarídios do amido no qual as ligações são exclusivamente do tipo a 1-4; enquanto as fórmulas representativas são usualmente apresentadas numa forma linear, as moléculas têm uma forma espiralada.

aminação  Reação química que permite introduzir numa molécula um ou mais radicais aminos.

aminas  São compostos orgânicos derivados teoricamente do gás amoníaco pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio por radicais alcoílas ou arilas.

aminoácido  Substância orgânica em cuja molécula figuram os grupos básicos aminos (NH2) e carboxílico (-COOH). São os componentes das proteínas e constituem a base da vida.

amônia  Gás incolor com fórmula NH3, odor  forte e picante, muito solúvel em água e álcool; a solução de amoníaco, amônia líquida, apresenta algumas semelhanças com a água devido ao fato de ter pontes de hidrogênio.

amonificação  Processo bioquímico no qual o nitrogênio amoniacal é formado a partir de compostos orgânicos contendo nitrogênio.

amônio  (NH4)  Grupamento básico produzido na decomposição, assimilável ás plantas; fonte de importante de nitrogênio .

amorfa Substância desprovida de qualquer estrutura interna ordenada; as substâncias amorfas, de ocorrência natural, são denominadas mineralóides. (Mineralogia)

amostra  Uma pequena porção representativa de um conjunto para exame ou prova, por exemplo: 1 m2 de vegetação; 500 g do solo tomado a 0-20 cm de profundidade. Subconjunto de uma população através do qual se estimam as propriedades e características dessa população.

amostra base  São amostras obtidas através dos procedimentos de multiplicação da amostra inicial ou diretamente dos procedimentos de coleta ou intercâmbio de germoplasma, quando seu tamanho é adequado para evitar ou diminuir a ocorrência de perdas de variação genética durante os procedimentos de multiplicação e regeneração. (Genética)

amostra composta  Amostra  de solo representativa de uma área homogênea, formada pela mistura de várias amostras tomadas ao acaso em diferentes pontos dentro da área. (Pedologia)

amostra inicial  São amostras obtidas através de procedimentos de coleta e intercâmbio de germoplasma ou de melhoramento genético. (Genética)

amostra sintética  Amostra de germoplasma representativa da variação genética suposta de existir em uma espécie, resultante de uma mistura de genótipos de várias procedências, com condições mesológicas uniformes;composite. (Genética)

amostrador  Instrumento utilizado com ou sem medida de fluxo, com a finalidade de conseguir uma porção representativa de água, ar ou despejos, com objetivo analítico.

amostrador de fita  Equipamento destinado à amostragem do ar, dotado de uma fita de papel, sobre a qual se retém material para análise; a fita se desloca a intervalos de tempo regulares e as amostras são normalmente tomadas consecutivamente mediante dispositivo automático; geralmente a análise se realiza por técnica ótico-analítica.

amostrador de grandes volumes  Equipamento destinado à amostragem do ar projetado para coletar material particulado em suspensão através da filtração de grandes volumes de ar respirado.

amostrador de poeiras respiráveis  Amostrador de vários estágios, que separa a fração respirável do material particulado em suspensão.

amostrador de vários estágios  Equipamento destinado à amostragem do ar no qual o material é retido seletivamente em elementos colocados em série.

amostrador dicotômico  Amostrador projetado para coletar material particulado em suspensão, abaixo de um certo diâmetro de corte, e para separá-lo, conforme um outro diâmetro de corte, em dois filtros independentes.

amostrador eletrostático  Equipamento destinado à amostragem do ar no qual as partículas de aerossóis são precipitadas e coletadas através de forças eletrostáticas.


amostragem  Sistemática de efetuar-se a amostra; as técnicas de amostragem variam, conforme as necessidades da demanda; pode-se ter amostragens seletivas ou casualizadas; o número ideal de indivíduos a ser amostrado varia de cultura para cultura e a abordagem geralmente leva em consideração o sistema de cruzamento da espécie, se autógama, alógama ou intermediária. (Genética)


amostragem atmosférica  Atividade que consiste em retirar uma fração representativa de região da atmosfera ou de mistura de gases e outros componentes para fins de análise, com ou sem separação de componentes previamente selecionados.

amostragem contínua  Amostragem realizada sem interrupção durante um determinado intervalo de tempo.

amostragem cumulativa  Amostragem em que o ar coletado durante o tempo de amostragem, ou apenas um de seus componentes é retido em um recipiente único; tal tipo de amostragem não apresenta indicação relativa a variações de concentração.

amostragem de chaminé  Termo utilizado para a amostragem de fonte, quando a fonte em consideração é uma chaminé ou duto de exaustão.

amostragem de fonte  Amostragem de emissões atmosféricas oriundas de uma fonte de poluentes sem mascaramento do processo.

amostragem instantânea  Amostragem realizada em um período de tempo que é relativamente breve, em comparação ao período de tempo em estudo.

amostragem intermitente  Amostragem realizada por períodos sucessivos e limitados durante um tempo predeterminado; a duração dos períodos de amostragem e dos intervalos entre eles não é necessariamente regular e especificada.

amostragem isocinética  Amostragem realizada em condições tais que velocidade e sentido de captação são idênticas à velocidade e sentido do fluxo gasoso que se quer medir.

amostragem por condensação  Amostragem em que ocorre a separação de um ou mais componentes de uma corrente gasosa através de resfriamento.

amostragem sequencial  Amostragem em que ocorre a separação de porções de ar, ou de um de seus componentes, durante intervalos de tempo parciais e sucessivos; permite a determinação de variações de concentração durante a amostragem.

amplitude de maré  Diferença de altura alcançada pela maré entre os níveis da preamar e da baixa mar consecutivos.

amplitude térmica  Oscilação ou diferença entre as temperaturas máximas e mínimas, ou entre temperaturas médias, a mais elevada e a mais baixa, no decorrer de um intervalo de tempo; sua medição pode ser diária, mensal ou anual. (Climatologia)

amplitude total  É a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de dados. (Estatística)

anabolismo  É um metabolismo construtivo, no qual os componentes simples são transformados em compostos mais complexos, com absorção da energia armazenada.

anaeróbio  Organismo que vive em ambientes livres de oxigênio livre.

análise custo-benefício  Técnica que tenta destacar e avaliar os custos e os benefícios sociais de projetos de investimento, para auxiliar a decidir se os projetos devem ou não ser realizados. (Sócio-economia)

análise de ativação  Método de análise química, não destrutiva, usada especialmente para medir quantidades mínimas de um material, baseado na detecção de radiações características emitidas por radionuclídeos, formados após bombardeio nuclear da amostra.

análise foliar Determinação dos elementos químicos presentes nas folhas de uma planta.

análise granulométrica  Análise realizada para indicar as proporções relativas das partículas do solo de diferentes tamanho (areia, silte e argila), visando determinar a classe textural do solo; análise textural, análise mecânica. (Pedologia)

análise mineralógica Determinação qualitativa ou quantitativa dos minerais constituintes do solo ou rocha. (Pedologia)

análise modal Quantificação dos minerais presentes em uma rocha, obtida através de estudos petrográficos em lâmina delgada, sendo utilizada a contagem de pontos com a platina mecânica, em intervalos constantes; os resultados são expressos em % por volume.

análise multivariada  Parte da estatística que cuida da análise de duas ou mais variáveis aleatórias simultaneamente. (Estatística)

análise química total  Determinação dos elementos, geralmente expressos na forma de óxidos, que estejam presentes em teores superiores ao limite de precisão do método, com finalidade de caracterizar solos e rochas.

anamórfica  A fase assexuada dos fungos; a maior parte das leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento ou gemulação e por fissão binária. (Micologia).

anaplasia  Processo de diferenciação incompleto onde a célula resultante apresenta características semelhantes às células embrionárias; perda da especificidade absoluta.

anãs castanhas  Estrelas que possuem menos de 0,08 massa solar, e por isso não têm condições no seu núcleo para a fusão nuclear; como são aquecidas principalmente pela contração gravitacional da sua matéria que vai gerando calor, são geralmente pouco brilhantes e por isso difíceis de detectar. (Astronomia)

anãs vermelhas  Estrelas menos maciças que o Sol, mas como têm mais que 8% da massa solar, já conseguem produzir reações de fusão nuclear. (Astronomia)

anastomose  Confecção cirúrgica de uma passagem entre dois espaços ou vísceras ocas. (Medicina)

ancestral  Na disciplina de origem das plantas cultivadas é a espécie nativa que deu origem ao estoque a partir do qual se domesticou a cultura hoje integrante da agricultura; éspécies ancestrais podem ainda existir na natureza ou serem consideradas extintas. Ver cultígeno, indigen. (Genética)

ancoragem  Processo através do qual é possível sustentar porções de solo ou maciços de rocha, bem como melhorar a união de obras de engenharia aos maciços de apoio, sendo utilizadas barras de união, atirantadas ou não. (Engenharia Civil)

andaime  Plataforma utilizada para alcançar pavimentos superiores das construções. (Engenharia Civil)

andar Unidade básica da cronoestratigrafia de categoria relativamente pequena na hierarquia convencional, representando intervalo de tempo geológico relativamente pequeno; seu equivalente geocronológico é a idade, que leva o nome do andar correspondente. (Geologia)

andiroba (Carapa guianensis)  Árvore da família Meliaceae, de porte médio, com sapopemas baixas, casca avermelhada, longitudinalmente fissurada formando estreitas tiras, com descamação, espessura de até 1,0 cm; madeira moderadamente pesada; cerne marrom-avermelhado; alburno castanho-pálido; grã direita e entrecruzada; textura média; figura pouco destacada; cheiro e gosto distintos.

Andissolo  Ordem do sistema americano de classificação de solos (Soil Taxonomy); engloba a classe de solos que possuem um epipedon hístico ou sofreram períodos de saturação e redução, dentro de profundidades especificadas; andisol. (Pedologia)

androgênese  Desenvolvimento haplóide de um óvulo fecundado, sem que o núcleo feminino se desenvolva; o zigoto permanece haplóide e de constituição hereditária, com o núcleo masculino. (Genética)

andróide  Denominação de um tipo de autômato que tem a forma humana, criado para executar tarefas como andar, tocar música, escrever ou desenhar. Ver autômato. (Nanotecnologia)

androstilo  Ver ginostêmio. (Botânica)

aneis de Liesegang  Feições caracterizadas pela difusão as bandas coloridas, devido a um fluxo oxidante que atua de fora para dentro, ocorrendo em planos de acamamento e superfícies de juntas; mostram cores variegadas, principalmente entre tons amarelados e avermelhados; halos de Liesegang.

anelamento  Processo de retirada da casca de uma árvore, com a forma de um anel, até alcançar os vasos condutores da seiva, levando a planta a morte.

anemia  Condição na qual o número de células vermelhas do sangue ou a hemoglobina estão abaixo dos níveis da normalidade. (Medicina)

anemógrafo  Instrumento utilizado para medição e registro de velocidades e de direção do vento. (Meteorologia)

anemômetro  Instrumento utilizado para medição de velocidade e de direção do vento; também usado para medição de fluxos gasosos. (Meteorologia)

aneuplóide  Organismo cujo número de cromossomos somáticos não é múltiplo perfeito do número haplóide. (Genética)

anfibólios  Grupo de minerais que cristalizam nos sistemas ortorrômbico e monoclínico, e raramente no triclínico; diferem dos piroxênios por conterem hidroxila e apresentarem um ângulo de clivagem com valores de 560 e 1240; engloba três subgrupos.

anfíclise  Bacia que apresenta fundo chato e acolheu um volume significativo de produtos vulcânicos e subvulcânicos, aliada a um embasamento de história geológica simples.

anfidiplóide  Poliplóide cujo complemento cromossômico é constituído pelos dois complementos somáticos completos de duas espécies. (Genética)

anfótero  Denominação utilizada para indicar substâncias químicas que apresentam propriedades tanto ácidas quanto básicas.

angelim-da-mata (Hymenolobium excelsum)  Árvore da família Leguminosae, de porte bastante avantajado, fuste retilíneo com diâmetro superior a 1,10 m, casca acinzentada com placas soltas, com 2,0 cm de espessura; madeira pesada; cerne vermelho-castanho sobre fundo amarelo-pardacento, com estrias claras; alburno amarelo-acinzentado; grã revessa; textura grossa; cheiro e gosto indistintos.

angelim-pedra (Hymenolobium pulcherrimum)  Árvore da família Leguminosae, de porte gigantesco, chegando a 60 m de altura, com diâmetro chegando a 2 m; casca avermelhada, espessa, com placas soltas (caducas); madeira pesada; cerne castanho-amarelado com manchas castanho-escuro; alburno creme; grã revessa; textura grossa; figura atrativa; cheiro desagradável quando úmida, porém ausente quando seca; gosto amargo.

angelim-rajado (Pithecelobium racemosum)  Árvore de porte mediano, fuste normalmente se apresenta tortuoso, casca acinzentada; com descamação em placas, com 1,0 cm de espessura; madeira muito pesada; cerne amarelo-claro com longos veios regulares de cor castanho-claro, de aspecto fibroso inconfundível; alburno amarelado com espessura média de 5,4 cm; grã revessa; textura média a grossa; figura atrativa; cheiro e gosto indistintos.

angiodisplasia  Deformidade dos tecidos vasculares causada por um desenvolvimento anormal; dilatação degenerativa dos vasos sanguíneos. (Medicina)

angiogênese  Processo de desenvolvimento dos vasos sanguíneos. (Medicina)

angiospermas  Vegetais que apresentam seus óvulos contidos em ovários fechados, e as sementes encerradas em frutos; possuem flores verdadeiras, geralmente dotadas de cores vivas. Seus fósseis mais antigos remontam ao início de Período Cretácico, vindo a florescer no Albiano e Cenomaniano (Cretáceo Médio); consistem atualmente em um grupo extremamente diversificado, tanto quanto a forma quanto ao habitat. (Botânica)

anglesita  Mineral de origem supérgena que cristaliza no sistema ortorrômbico, classe bipiramidal, e composição PbSO4, brilho adamantino e coloração branca quando puro.

angra  É uma enseada ou baía formando uma reentrância com ampla entrada na costa, cuja tendência natural é para retificação.

angstrom  Unidade de comprimento que vale 10-18 cm, muito utilizada em ótica e técnicas de raio X.

anidrita  Mineral que cristaliza no sistema ortorrômbico, classe bipiramidal, apresentando suas três clivagens em ângulo reto; de composição CaSO4, ao absorver umidade transforma-se em gipsita, com aumento de volume.

anilha  Anel de uma liga metálica leve que é adaptado ao tarso-metatarso das aves; no Brasil, as anilhas são fornecidas pelo Centro de Pesquisas para a Conservação das Aves Silvestres - CEMAVE.

anilhamento  Ë o ato de colocar anilhas em indivíduos da fauna. São cintas de plástico ou metal, em geral com numeração para identificação, com o objetivo de marcar o animal para que, com uma posterior captura, sejam obtidas informações sobre a distribuição geográfica da espécie.

aninga  Planta da família das Aráceas, Montrichardia arborescens, com veneno potente que bastam 3 ou 4 gramas para matar um homem; em contato com a pele provoca a sensação de uma queimadura forte e sobre a língua chega a impedir a fala; pode, no entanto, ser usada como planta medicinal apropriada para casos de angina, inflamações na pele, úlceras e moderdura de cobra.

ánions  Íons carregados negativamente, e sendo assim denominados pelo fato de durante o processo de eletrólise se deslocarem em direção ao ânodo.

ankerita  Mineral que cristaliza no sistema hexagonal-R, classe romboédrica e composição CaFe(CO3)2; é o membro final de uma série isomórfica em que o outro membro é a dolomita- CaMg(CO3)2 - com o ferro ferroso substituindo o magnésio; a dolomita presente na maioria dos sedimentos calcários mostra-se algo ankerítica, com superfícies intemperizadas mostrando uma coloração canela ou amarelada, devido a oxidação do ferro.

ano hidrológico  Período contínuo de doze meses durante o qual ocorre um ciclo anual climático completo; sua adoção deve-se ao fato de permitir que haja uma comparação mais significativa entre os dados meteorológicos; período de um ano baseado em critérios de hidraulicidade. (Hidrologia)

ano luz  Unidade de comprimento que é igual à distância que a luz consegue viajar num ano (cerca de 10 trilhões de quilômetros ou 6 trilhões de milhas). (Astronomia)

ano médio  Ano fictício cujas características hidráulicas correspondem à média de uma série coerente do maior número de anos possível; a série em que se baseia o ano médio ou normal, deve ser especificada em cada caso. (Hidrologia)

ano seco  Ano baseado em critérios estatísticos, em que o curso de água tem afluências inferiores à média. (Hidrologia)

ano úmido  Ano baseado em critérios estatísticos, em que o curso de água tem afluências superiores à média. (Hidrologia)

anodizado  Superfície metálica revestida por uma camada de óxido; é conseguida fazendo-se, do componente, o anodo em um banho eletrolítico. (Metalurgia)

anodo  Eletrodo no qual ocorrem reações de oxidação; no anodo há uma tendência em aumentar o número de íons do metal em solução.

anódromo  Peixe que na época da desova, sai do mar e desloca-se para os rios.

anofelino  Inseto do gênero Anopheles responsável pela transmissão da malária, doença que provoca ataques periódicos de febre, suor e tremedeira e, em alguns casos, pode ser fatal; este mosquito prefere águas limpas e procura as suas vítimas pouco antes de anoitecer; são as fêmeas que sugam o sangue porque precisam dele para depositar os ovos.

anortoclásio  Denominação que é conferida ao microclínio (KAlSi3O8) quando o sódio substitui o potássio, excedendo-o; pertence ao grupo dos feldspatos potássicos.

anóxia  Falta de oxigênio.

anóxico  Ambiente permanente ou temporariamente sem oxigênio; encontrado por exemplo, no hipolímnio anóxico (em lagos), em praia marinha, pântano, ou qualquer local redutor.

anquilossauro  Dinossauro herbívoro que viveu no Cretáceo e apresentava o corpo revestido por uma carapaça óssea.

anta (Tapirus terrestres)  Mamífero terrestre, solitário, de hábitos noturnos; embora nade e mergulhe muito bem, só procura a água para se refugiar; faz muito barulho quando corre na mata porque abaixa a cabeça e vai arrebentando galhos e cipós que encontra pela frente; temcarne apreciada pelos povos da floresta..

antéclise  Feição que ocorre nas bordas ou no interior das sinéclises, e cujas dimensões podem alcançar centenas de quilômetros, sendo que sua característica fundamental é um comportamento passivo ou apresentar uma menor subsidência. (Geologia)

anteduna  Duna em geral pouco desenvolvida, situada logo atrás da praia, e apresentando dimensões reduzidas.

antefossa  Depressão crustal que se apresenta de forma estreita e alongada, margeando uma faixa orogênica dobrada ou arco insular no seu lado convexo, em geral no lado que corresponde ao oceano aberto.

antepraia  Conjunto de partes submersas, que se estendem desde a superfície mais elevada, sempre coberta pelas águas, até a profundidade onde cessa ou diminui sensivelmente o movimento do material da praia; os estratos mergulham suavemente em direção ao mar.

antera  Porção dilatada sacular no ápice do filete do estame e que contém, em seu interior, os grãos de pólen; é formada por duas tecas unidas pelo conectivo, cada uma delas composta de dois sacos polímicos; as anteras abrem-se por fendas ou por poros para dar saída ao seu produto - os grãos de pólen. (Botânica)

ante-recife  Declive mais abrupto voltado para o lado do mar aberto, de um recife orgânico.

antese  Estágio no desenvolvimento floral quando o pólen é desprendido. (Botânica)

anti-ácido  Medicação que neutraliza os ácidos do estômago. (Medicina)

antialísios  Ventos em altitude, de oeste, que sopram acima dos ventos alísios de superfície, dos trópicos. (Meteorologia)

antibiose  Forma de resistência de plantas a insetos através da liberação de substâncias químicas tóxicas ao predador.

anticiclone  Distribuição da pressão atmosférica na qual existe uma pressão central mais alta com relação às adjacências; caracteriza-se em uma carta sinótica como um sistema de isóbaras fechadas, envolvendo uma pressão central alta; é normalmente chamado de centro de alta. Ver alta pressão (Meteorologia)

anticiclone continental  Anticiclone situado sobre um continente geralmente na estação fria; é causado principalmente pelo resfriamento prolongado da superfície da terra e com baixas temperaturas associadas nas camadas da atmosfera inferior. (Meteorologia)

anticiclone estacionário  Anticiclone semipermanente, considerando-se a pressão alta. (Meteorologia)

anticiclone frio  Anticiclone que é frio em relação às áreas circunvizinhas em determinados níveis; usualmente são considerados os níveis inferiores. (Meteorologia)

anticiclone migratório  Áreas de alta pressão que, de tempos em tempos, percorrem as regiões temperadas, modificando a circulação geral dos ventos. (Meteorologia)

anticiclone permanente  Região onde predominam largamente as altas pressões através de todo o ano e onde aparece um anticiclone sobre a carta de pressão média anual. (Meteorologia)

anticiclone quente  Anticiclone que é quente em relação às áreas circunvizinhas em determinados níveis; em geral são considerados os níveis inferiores. (Meteorologia)

anticiclone subtropical  Séries de células de alta pressão alinhadas, aproximadamente, ao longo de uma linha de latitude em ambos os hemisférios; o eixo do cinturão se localiza nos níveis baixos a cerca de 35o de  latitude, em média, e tem uma pequena flutuação meridional anual. (Meteorologia)

anticlinal  Dobra que mostra fechamento para cima, apresentando as rochas mais antigas em seu núcleo.

anticlinório  Anticlinal complexo, constituído de vários anticlinais e sinclinais subsidiários, tanto ao longo dos flancos como da crista.

antideposição  Propriedade exibida por certas substâncias de manter em suspensão os resíduos removidos, evitando sua redeposição.

antídoto  Substância que neutraliza o efeito de substâncias venenosas, como os agrotóxicos.

antiduna  Onda de areia que se desloca corrente acima devido à erosão na encosta a jusante e deposição na encosta a montante; essas ondulações no leito se formam em fase com as ondulações da superfície da água, e em regime de fluxo superior, isto é, quando o número de Froude é superior a 1.

antiespasmódico  Medicação que diminui a contratilidade dos músculos intestinais  ou cólicas. (Medicina)

antiforme  Dobra que mostra fechamento para cima, sendo porém desconhecidas as relações estratigráficas entre suas rochas. (Geologia)

antigorita  Variedade de serpentina- Mg6(Si4O10)(OH)8- que ocorre em placas e cujas propriedades se harmonizam com as dos filossilicatos, e cristalizando no sistema monoclínico.

antraceno  Substância cristalina, incolor, com leve fluorescência, obtida do alcatrão da ulha.

antracito  Carvão que apresenta uma densidade entre 1,4 e 1,7 e fratura brilhante do tipo conchoidal , aspecto vítreo, com 90% a 93% de carbono; seu poder calorífico é superior a 8.000 cal/g , é pobre em voláteis e juntamente com a hulha é conhecido como carvão mineral.

antracnose  Termo que designa várias moléstias das plantas superiores, causadas por vários fungos da ordem das Melanconiales; as folhas apresentam manchas escuras, às vezes amareladas, que posteriormente se tornam ulcerações. Importante para agricultura pelos prejuízos que podem causar.

antracose  Pneumoconiose por carvão. Ver pneumoconiose.

antraquinona  Substância resultante da oxidação do antraceno - C14H8O2 - cristalina, amarelo-pálida, usada na obtenção de corantes. Ver antraceno.

antrópico  Relativo às atividades humanas - sociais, econômicas e culturais - no meio ambiente. Ver ambiente, meio antrópico.

antropoceno Termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra. Ainda não há data de início precisa e oficialmente apontada, mas muitos consideram que começa no final do Século XVIII, quando as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima da Terra e no funcionamento dos seus ecossistemas.

antropogenia  Estudo da origem e da evolução do homem.

antropogênico  Em sentido restrito, diz-se dos impactos sofridos pelo meio ambiente, gerados por ações do homem.

anuros  Grupo de anfíbios pertencentes à ordem Anura que, entre outras características, apresenta adaptações para saltar. Ex: sapos, rãs e pererecas.

apapá (Pellona castelnaena)  Peixe muito magro com espinhas bifurcadas e carne não é muito apreciada que vive em cardumes e desova durante as enchentes em locais rasos e com corrente fraca;. sardinha de água doce; sardinha branca. (Ictiofauna)

apara  Denominação genérica que é dada aos cavacos que resultam de aplainamento manual ou mecânico da madeira.

apatita  Denominação geral utilizada para um grupo de minerais que cristalizam no sistema hexagonal, classe prismática, dureza 5, e nos quais estão incluídas a fluorapatita- Ca5F(PO4)3, a clorapatita- Ca5Cl(PO4)3, e a hidroxilapatita- Ca5(OH)(PO4)3, sendo que o cloro, o flúor e a hidroxila podem ser substituídos mutuamente; a carbonato-apatita é produto da substituição do PO4 pelo CO3.

apex  Abertura inferior do hidrociclone, através da qual a fração grossa é separada da polpa alimentada. Ver também hidrociclone. (Mineração)

ápice caulinar  É o domo apical envolto por, pelo menos, um par de primórdios foliares; quando cultivado in vitro apresenta a capacidade de originar um indivíduo semelhante à planta-mãe. (Genética)

apicoada  Superfície submetida a desbastamento do qual resulta uma textura rugosa, antiderrapante. (Engenharia Civil)

apicum  Termo com conotação regional utilizado para designar as áreas mais internas do manguezal, que apresenta pouca vegetação e com elevada concentração de sal produzido pela evaporação das águas provenientes das inundações das marés.

apiranga  Arbusto ou árvore pequena (Mouriri apiranga) cujo fruto é uma baga arrendondada de cor vermelha quando madura, doce, de sabor agradável; é originária do sudeste da Amazônia e muito frequente em Santarém-PA, em habitats de beira de rio, praias arenosas e campos alagados.

apófises  Diques ou corpos tabulares que se apresentam intrudidos em outras rochas, mas que são claramente provenientes de uma mesma rocha.

apogeu  Distância máxima entre a Terra e a Lua, que é de 406.700 quilômetros. (Astronomia)

apomixia  No sentido amplo, engloba os vários tipos de reprodução assexuada em plantas e animais; no sentido restrito, representa o modo de reprodução em que ocorre a formação assexuada de sementes em angiospermas, quando então é sinônimo de agamospermia; a apomixia se divide em apomixia gametofítica e embrionia adventícia. Ver poliembrionia. (Genética)

apomixia gametofítica  Formação de semente agâmica (assexuada) em que o saco embrionário se origina de uma sinérgida ou antípoda e ocorre o desenvolvimento partogenético da oosfera; a prole é do tipo materno; a apomixia gametofítica compreende a aposporia e a diplosporia. (Genética)

aposporia  Desenvolvimento de sacos embrionários, sem divisão redutiva prévia da célula arquespórica, a partir de células somáticas, geralmente células do nucelo. (Genética)

apotécio Tipo de ascocarpo aberto, em forma de cálice onde se localizam os ascos. Ver ascos, ascosporos. (Micologia)

aprofundar  Termo que significa diminuição da pressão no centro de um ciclone ao longo do tempo. (Meteorologia)

apterygota  Subclasse dos insetos primariamente desprovidos de asas, sendo que seus fósseis remontam ao Período Devoniano.

aptidão - Estado de estar adaptado; é a capacidade do indivíduo prosperar e reproduzir-se indefinidamente num tipo particular de ambiente. (Ecologia)

aptidão agrícola das terras  Adaptabilidade da terra para um tipo específico de utilização agrícola, pressupondo-se um ou mais distintos níveis de manejo.

aptidão genética  Contribuição para a próxima geração de um genótipo numa população relativamente às contribuições de outros genótipos; é um processo de seleção natural que tende a favorecer os genótipos com maior aptidão genética.

apuí  É um cipó (Ficus sp) que cresce na copa das árvores e, para alcançar o chão, emite raízes que vão envolvendo o tronco da hospedeira; à medida que se tocam, as raízes já enrijecidas, soldam-se e sufocam a árvore até a morte; a estranguladora sobrevive então como uma árvore independente atingindo, às vezes, porte colossal.

aquecimento adiabático  Descida do ar com o conseqüente aumento de pressão e que provoca aumento de temperatura.

aquecimento global  É uma hipótese de aumento da temperatura da atmosfera, considerando o aumento da emissão de gases estufa, principalmente CO2, pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis em veículos e fábricas; o aumento da emissão de gases estufa aumenta a capacidade da atmosfera aprisionar calor; baseia-se em observações da temperatura global do ar nos últimos 150 anos, no aumento da concentração de CO2e em simulações com modelos de circulação geral da atmosfera.

aquicludo  Unidade geológica que pode conter água e até mesmo absorve-la lentamente, contudo apresenta uma permeabilidade tão reduzida que não permite que haja um fluxo significativo.

aquífero  Unidade geológica que contém e libera água em quantidades suficientes, de modo que pode ser utilizado como fonte de abastecimento.

aquífero confinado  Aqüífero situado entre duas camadas impermeáveis, e que apresenta a água contida , sob uma pressão maior do que a atmosférica.

aquífero livre  Aqüífero no qual a superfície da água encontra-se submetida a pressão atmosférica.

aquífero semiconfinado  Aqüífero que apresenta partes de sua camada sobreposta por outra camada, de permeabilidade muito baixa ou até mesmo impermeável.

aquífero suspenso  Aqüífero que resulta do aprisionamento da água da zona de aeração por camadas periféricas que são impermeáveis.

aquífugo  Unidade geológica impermeável, que não absorve e nem transmite água.

aquitardo  Unidade geológica que apresenta baixa permeabilidade, e que portanto retarda mas não impede que receba água de aqüíferos adjacentes ou  veicule água para aqüíferos adjacentes.

ar  Mistura de gases que formam a atmosfera. (Meteorologia)

ar antártico  Massa de ar originária do Continente Antártico; é fria e seca em todas as estações do ano. (Meteorologia)

ar ártico  Massa de ar que tem sua origem sobre os campos de gelo e neve do ártico ou do antártico.

ar claro  Ar destituído de quaisquer partículas sólidas ou líquidas que reduziriam a visibilidade; condição excepcional de clareza e transparência da atmosfera, sendo que os objetos distantes se destacam com relevos e detalhes completos, havendo grandes contrates e nitidez em relação ao fundo e sem qualquer esmorecimento da visibilidade antes de 10 km.

ar continental  Massa de ar que esteve diversos dias sobre um continente, e que assim, apresenta um conteúdo de umidade relativamente baixo.

ar continental polar  Massa de ar proveniente de áreas terrestres ou oceânicas polares e que se caracteriza por apresentar baixa temperatura, baixa umidade específica e acentuada estabilidade vertical.

ar do solo  Atmosfera, ar ou fase gasosa do solo que preenche o volume não ocupado por sólidos e líquidos; sua composição é qualitativamente semelhante à composição do ar atmosférico livre, mas, quantitativamente pode variar bastante. (Pedologia)

ar equatorial  Massa de ar úmida e instável da circulação equatorial. (Meteorologia)

ar frio  Ar que apresenta uma temperatura interior mais baixa que a temperatura da superfície subjacente ou mais baixa que a temperatura de outro ar. (Meteorologia)

ar polar  Massa de ar originária das altas latitudes, mais frias, que se move em direção ao equador; as massas de ar originárias do Ártico e da Antártica recebem os nomes das próprias regiões. (Meteorologia)

ar saturado  Ar que a uma determinada temperatura e pressão, contém todo o vapor  d’água possível, ou seja, 100% de umidade relativa. (Meteorologia)

ar seco  Camada de ar que não contém condensação do vapor d’água visível, ou seja, ar de baixa umidade relativa. (Meteorologia)

ar tropical  Massa de ar originária das baixas latitudes, normalmente nas Altas Subtropicais, nas latitudes de 30º a 35º.(Meteorologia)

ar úmido  Ar de alta umidade relativa em que há condensação de vapor d’água visível. (Meteorologia)

araçá  Espécie vegetal de porte variável (Psidium guineensis), cujo fruto é uma baga globosa branco-amarelada, ácida, com sementes numerosas; floresce de junho a dezembro e frutifica de outubro a março.

araçá-boi  Pequeno arbusto (Eugenia stipitata) pertencente à família das Mirtáceas, com frutos tipo baga que pode atingir até 12 cm de diâmetro e peso máximo de 750 gramas, de cor amarelada quando maduro; a polpa é mole-sucosa, brancacenta, de sabor ácido; é frutífera nativa da Amazônia Peruana e apresenta excelente potencial econômico devido suas qualidades.

araçá-d'água  Ver camu-camu ou caçari.

araçá-de-anta  Pequena árvore (Bellucia grossularoides) com fruto tipo baga amarelada, polpa brancacenta, gelatinosa, adocicada, sementes numerosas; dispersa por toda a Amazônia, ocorrendo geralmente na vegetação secundária; é tipicamente silvestre, tendo possibilidade de ser utilizada como planta decorativa em logradouros públicos.

araçá-pera É uma fruteira encontrada em forma silvestre ou cultivada na Amazônia (Psidium acutangulum); seus frutos, em geral, ácidos, normalmente são consumidos na forma de refresco; a floração ocorre praticamente durante o ano todo, com menores emissões florais nos meses de janeiro, fevereiro e março; a frutificação concentra-se no segundo semestre de cada ano, com maiores produções nos meses de outubro, novembro e dezembro.

aracnídeos  Animais que pertencem à classe Aracnida do filo Arthropoda; tem 4 pares de patas articuladas, não possuem antenas e apresentam o corpo dividido em duas regiões distintas, cefalotórax e abdômem; exemplo: aranhas, escorpiões e carrapatos.

aracu (Leporinus fasciatus)  Peixe que pertence a uma grande família com mais de 110 espécies; é encontrado, normalmente, em lagos e áreas marginais; tem uma carne muito saborosa e é, particularmente, apreciado pelo pescador amador porque quando morde o anzol oferece resistência, não se entrega com facilidade.

aragem  Vento muito brando que encrespa a superfície do mar durante uma calmaria; corresponde à brisa leve terrestre.

aragonita  Mineral que cristaliza no sistema ortorrômbico, classe bipiramidal, composição CaCO3 e apresentando uma cristalização piramidal acicular, tabular ou como geminados pseudo-hexagonais; polimorfo instável da calcita, nas condições normais de temperatura e pressão; é o mineral formador de muitas conchas e esqueletos.

arandela  Todo e qualquer aparelho de iluminação apoiado em paredes. (Engenharia Civil)

arapaçu-de-bico-de-cunha (Glyphorynchus spirurus)  Ave típica da floresta amazônica, mede 14 cm e usa o seu bico em forma de cunha para talhar a madeira como um pica-pau; tem um piado estridente.

arapaçu-de-bico-torto (Campylorhamphus trochilirostris)  Ave que apresenta um curioso bico adaptado para catar pequenos animais como larvas de mosquitos, libélulas e girinos que se desenvolvem na água acumulada na base das folhas de bromélias

arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus)  É o maior psitacídeo do mundo, podendo atingir até 1,15 m de comprimento; é a única família que usa os pés para segurar a comida e levá-la ao bico; essas aves não andam em bandos, geralmente estão solitárias ou em casais; nidificam em árvores ocas, aproveitando-se das fendas formadas pela decomposição

arara canindé (Ara ararauna)  Aves de ampla distribuição no Brasil, mas é especialmente abundante na Amazônia; elas se distribuem em casais pela floresta na época reprodutiva, mas durante o restante do ano se concentram em grandes poleiros comunais para passar a noite; a chegada dessas aves no final da tarde é um dos mais belos espetáculos da natureza da região; come, sobretudo, frutas de casca duríssima, que ela tritura com facilidade.

ararajuba  Ave psitaciforme de coloração predominantemente amarela, com penas verdes nas pontas das asas; encontrada nos Estados do Pará e Maranhão; guaruba, aiurujuba, guarajuba, marajuba, tanajuba.

arara-piranga ou arara-canga (Ara macao)  Ave que gosta de viver em florestas próximas de rios desde o México à Amazônia até o norte do Mato Grosso, sudeste do Pará e Bolívia; alimentam-se de frutos, sementes e grãos e o vozear do bando logo as denuncia; a ave adulta mede entre 85-89 cm.

arara-vermelha (Ara chloroptera)  Ave que costuma voar aos gritos e em bando. Constrói seu ninho, geralmente, em troncos ocos; em cativeiro, consegue dizer algumas palavras, mas não reproduz os sons tão bem como o papagaio.

arbonitretação  Tratamento termoquímico em que se promove o enriquecimento superficial simultâneo com carbono e nitrogênio; utiliza-se para peças que necessitem de alta dureza superficial, alta resistência à fadiga de contato e submetidas a cargas superficiais moderadas. (Metalurgia)

arboreto  Jardim contendo coleções de plantas, normalmente restritas a árvores e outras espécies lenhosas, mantidas e ordenadas cientificamente, em geral documentadas e identificadas, e aberto ao público com as finalidades de recreação, educação e pesquisa.

arbúsculo  Vegetal lenhoso munido de profusas ramificações herbáceas, ao longo de todo o seu sistema caulinar, ou por vezes, cespitoso, isto é, com vários eixos de sustentação resistentes, partindo da base, formando moitas ou touceiras; sua altura varia entre 0,5 e 3 m; subarbusto

arbusto  Vegetal lenhoso possuidor de um pequeno tronco, com ramificações desde a base, e apresentando altura compreendida entre 3-5 m.

arbusto arborescente  Quando mostra um tronco curto, com poucos ramos de primeira ordem.

arbusto ramoso  Quando dotado de ramificações numerosas ao longo de seu eixo simples, a partir de suas porções inferiores

arco continental  Arco magmático desenvolvido em zonas de convergência de placa oceânica sob continente, e localizado no interior do continente, à semelhança dos Andes, Arco do México e Arco da Turquia; arco montanhoso.

arco de ilhas  Cadeia de ilhas que se afiguram com uma forma curvilínea - semelhante as ilhas Aleutas - geralmente com o lado convexo voltado em direção ao oceano, e bordejada por uma profunda fossa submarina e também envolvendo uma profunda bacia marinha.

arco marinho  Testemunho rochoso que se apresenta com a  forma de um arco, resultante de erosão diferencial provocada pelas ondas.

arco montanhoso  Ver arco continental.

arcósio Arenito que apresenta geralmente granulação grosseira, seleção regular, e constituído, em sua maior parte, por quartzo e feldspatos, sendo presumivelmente derivado de rochas granitóides de textura granular; a quantidade mínima de feldspatos deve ser próxima de 12,5%, enquanto que no subarcósio os feldspatos não podem ultrapassar os 5%.

ardósia  Rocha proveniente do metamorfismo de grau incipiente de rocha sedimentar argilosa; a sua principal característica é a partição perfeita, chamada de clivagem ardosiana , conferida por um único conjunto de planos S, com acentuada orientação preferencial das lâminas de mica e clorita.

área basal  De uma árvore: seção transversal do tronco medido a uma altura determinada (geralmente à altura do peito, ou seja, 1,5 m acima do chão); de uma taxon: soma da área basal por hectare ocupada por troncos de um taxon. Trata-se de uma medida quantitativa de dominância.

área de drenagem Parte do relevo drenada por uma rede hidrográfica; bacia hidrográfica.

área de influência  Área que sofre impactos ambientais diretos e indiretos em decorrência da manifestação de atividades transformadoras existentes ou previstas, sobre as quais serão desenvolvidos os estudos qualitativos e quantitativos. Ver AIA.

área de influência direta  Área que sofre impactos ambientais direto em decorrência da implantação da atividade transformadora, isto é, impactos ambientais oriundos de fenômenos diretamente decorrentes de alterações ambientais que venham a suceder. Ver AIA.

área de influência indireta  Área que possui limites com a área de influência direta, e potencial para sofrer impactos ambientais, proveniente de fenômenos secundários. Ver AIA.

área de inundação  Parte baixa do relevo que sofreu ou pode sofrer inundação.

área de proteção ambiental - APA  Área pertencente ao grupo das unidades de conservação de uso direto, sustentável e regida por dispositivos legais; constitui-se de área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana dotada de atributos abióticos , bióticos , estéticos ou culturais, especialmente importantes para a qualidade de vida  e bem estar da população residente  e do entorno; tem por objetivo, disciplinar o uso sustentável dos recursos naturais e promover, quando necessário, a recuperação dos ecossistemas degradados.

área de relevante interesse ecológico - ARIE  Unidade de conservação de características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional.

área de sedimentação  Área ou seção com pastagem, arbusto ou outro tipo de vegetação, usada com o propósito de provocar o depósito de silte, pedras pequenas e outros materiais que as correntes de água possam arrastar; em geral, encontra-se situada acima de um tanque de armazenamento, campo de cultura, ou área que necessite proteção contra sedimentos.

área irrigável  Área que se apresenta com condições de terreno apropriadas para permitir a instalação de um sistema de irrigação.

área mínima mapeável  As menores dimensões que podem ser legivelmente delineadas num mapa, sem prejuízo da informação gerada nos trabalhos de campo, o que corresponde, na prática, a uma área de 0,4 cm2 (0,6 cm x 0,6 cm); a equivalência desta área no mapa, com a área correspondente no terreno, é função da escala de apresentação final do mapa. (Pedologia)

área ótima  Extensão da superfície na qual um animal ou vegetal encontra as condições favoráveis para o seu desenvolvimento. (Ecologia)

área proglacial  Parte proximal de uma região periglacial em relação as geleiras.

área verde  É toda área de domínio público ou privado, em solo natural, onde predomina qualquer forma de vegetação, distribuída em seus diferentes estratos: arbóreo, arbustivo e herbáceo /forrageira, nativa ou exótica.

área verde per capita  Expressa o número de metros quadrados de área vegetada para cada habitante de uma cidade; é um dos parâmetros para avaliar a qualidade de vida nas grandes cidades.

áreas metropolitanas  Formas de aglomeração urbana onde as conurbações são hierarquizadas por uma metrópole. Ver conurbações.

areia  Partícula do solo sem coesão e cujos grãos ou elementos do arcabouço são constituídos por partículas com granulação compreendida entre 0,05 e 2 mm de diâmetro. (Pedologia)

areia  Sedimentos constituídos por partículas com granulação compreendida entre 0,062 e 2 mm , de acordo com a escala de Wentworth. (Geologia)

areia de fundição  Areia utilizada para confecção de molde de fundição de peças metálicas. Suas características dependem do aglomerante empregado (ex. silicato de sódio, resinas poliméricas, etc.) (Metalurgia)

areia fina  Uma das subdivisões da areia, com diâmetro entre 0,2 e 0,05 mm. (Pedologia)

areia grossa  Uma das subdivisões da areia, com diâmetro entre 02 e 0,2 mm. (Pedologia)

areia movediça  Depósito de natureza arenosa ou areno-argilosa, saturado de água, que devido a ação da pressão hidrostática, é capaz de escoar como um fluido; pode ser injetada em fissuras, originando os diques de areia.

areia negra  Areia que apresenta elevada concentração de minerais pesados de cor preta, em geral ricos em ferro e magnésio, tais como hematita, magnetita, ilmenita, etc.

areia quartzosa  Areia essencialmente constituída por quartzo. (Pedologia)

Areia Quartzosa  Grafada com iniciais maiúsculas, refere-se a unidade taxonômica que agrupa solos profundos, não hidromórficos, de textura arenosa (classes texturais areia e areia franca), com permeabilidade rápida ao longo de todo o perfil, o qual é formado por material essencialmente quartzoso e virtualmente destituído de minerais primários facilmente intemprizáveis (Pedologia)

Areia Quartzosa Marinha  Grafada com iniciais maiúsculas, refere-se à uma unidade taxonômica, de ocorrência na faixa costeira, que agrupa solos arenosos, não hidromórficos, com cores claras ou esbranquiçadas, muito profundos, de textura arenosa (classes texturais areia e areia franca), com permeabilidade rápida ao longo de todo o perfil. (Pedologia)

areia verde  Areia cuja coloração verde é devida a elevada presença de glauconita, sendo geralmente de origem marinha.

arenito  Termo descritivo utilizado para designar um sedimento clástico consolidado, cujos constituintes apresentam um diâmetro médio que corresponde a granulação da areia; por não apresentar uma conotação mineralógica ou genética, são considerados arenitos todas as rochas sedimentares que apresentam granulação do tamanho areia.

arenito lítico  Arenito caracterizado por conter mais de 25% de partículas detríticas representadas por fragmentos de rochas em sua fração areia, e apresentar pouca ou nenhuma matriz.

arenoso  Denominação do solo com predominância de areia; classe textural dos solos com teores de argila+silte menores que 150 g/kg (15%); nos solos brasileiros o mineral predominante na fração areia é o quartzo. (Pedologia)

argamassa  Mistura de cal, areia e cimento que serve para assentamento e revestimento de paredes. (Engenharia Civil)

argila 1:1  Argila do tipo duas camadas; sua estrutura é em lâminas compostas de unidades alternadas de tetraedros de silício e octaedros de alumínio; exemplos são a caolinita e haloisita; são argilas de carga superficial (capacidade de troca de cátions) baixa e dependente do pH; são as mais comuns em solos tropicais. (Pedologia)

argila 2:1  Argila do tipo 3 camadas; sua estrutura é em lâminas compostas de duas camadas de tetraedros de silício e uma central de octraédro de alumínio; exemplos são a montmorilonita, ilita e vermiculita; possuem carga superficial elevada e fixa (não dependente de pH); são comuns em solos pouco intemperizados. (Pedologia)

argila alóctone  Argila que sofreu transporte, originando um depósito argiloso.

argila aluvial  Argila que foi depositada pela água, usualmente em associação com rios ou correntes.

argila arenosa  Uma classe textural do solo. Ver textura do solo (Pedologia)

argila autóctone  Argila formada in situ. (Pedologia)

argila bauxítica  Argila que contém uma mistura de minerais de alumínio, tais como gibbsita e diásporo, com argilominerais do grupo da caulinita, estando os primeiros constituintes abaixo de 50 % do total (o oposto seria um bauxito argiloso); corresponde ao termo brasileiro argila aluminosa ou altamente aluminosa aplicada às argilas utilizadas na fabricação de materias refratários.

argila calcária  Argila que contém os minerais calcita e/ou dolomita em quantidades suficientes para produzir uma visível efervescência com HCl diluído.

argila coluvial  Argila que foi movida para a parte baixa da encosta, principalmente por efeito da gravidade, e assentada em sua base; argila coluvião

argila coluvião  Ver argila coluvial.

argila de atividade alta - Ta  Ver atividade das argilas. (Pedologia)

argila de atividade baixa - Tb  Ver atividade das argilas. (Pedologia)

argila de delta  Argila que se acumulou no delta do rio, são as argilas aluviais.

argila de estuário  Argila que foi depositada no estuário de um rio e na desembocadura
de um rio, no mar.

argila de terraços  Argila usualmente impura, depositada nos terraços aluviais que ocorrem ao longo dos vales, bacias ou baixadas de outros tipos; qualquer argila que recobre a planície de inundação ou de enchente de um rio, isto é, a parte do vale de um rio que se cobre de água durante inundações.

argila de várzea  Ver argila de terraços.

argila dispersa em água  É a argila determinada em análise granulométrica, utilizando-se apenas a água como dispersante. (Pedologia)

argila lacustre  Argila que foi depositada em um lago.

argila marinha  Argila que foi acumulada como um sedimento no fundo do oceano.

argila natural  Ver argila dispersa em água. (Pedologia)

argila pesada  Designação imprópria para a classe textura muito argilosa Ver textura do solo(Pedologia) 

argila refratária  Argila cuja temperatura de fusão se iguala pelo menos, à do Cone de Seger 26 (16500 C).

argila residual  Argila que resultou da ação do intemperismo sobre uma rocha e permaneceu no lugar de origem.

argila sedimentar  Argila que após ser transportada, geralmente por água, mas também pela ação de ventos ou geleiras, foi depositada em camadas como um sedimento.

argila siltosa  Uma classe textural do solo.  Ver  textura do solo(Pedologia)

argilas  Família de minerais, a maioria constituída de silicatos hidratados de alumínio, finamente cristalinos ou amorfos e que cristalizam no sistema monoclínico; distinguem-se três grupos: o do caulim (caulinita, nacrita, dickita, anauxita, halloysita e alofana); o da montmorillonita (montmorillonita, beidellita, nontronita e saponita); e o das hidromicas ( hidromuscovita); em pedologia, são as partículas minerais com tamanho menor que 0,002 mm.

argilito  Rocha sedimentar produzida pela compressão das argilas, clivando-se, segundo os planos de estratificação, o que a diferencia da ardósia.

argilização  Conjunto de processos de transformação de feldspato, micas e outros silicatos aluminosos em argila.

argilomineral  Silicato de alumínio hidratado, podendo conter elementos como Mg, Fe, Ca, Na, K, Li e outros, com estrutura cristalina constituída de camadas ou fibras.

argilosa  Textura do solo cuja composição granulométrica apresenta teores de argila entre 350 e 600 g/kg (35 e 60%); denominação de solos com predominância de minerais do tamanho argila na parte sólida. (Pedologia)


argipã  Camada densa, compacta, presente no subsolo, contendo um teor de argila bem mais elevado do que o material sobrejacente, e do qual encontra-se separado por um limite claramente definido; apresenta-se geralmente dura quando seca, e plástica e pegajosa quando molhada. (Pedologia)

Argissolo  Uma das classes do novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solo; corresponde, no antigo Sistema, às classes dos Podzólico Vermelho-Amarelo, parte das Terras Roxas Estruturadas e similares, Terras Brunas, Podzólico Vermelho-Escuro; são solos relativamente profundos e bem drenados; a característica principal é um horizonte B textural - Bt. Esse horizonte é obrigatoriamente mais argiloso que os horizontes acima e abaixo dele; tipicamente, possuem sequência de horizontes A-Bt-C; são semelhantes aos Ultissolos da Taxonomia de Solos (classificação americana). (Pedologia)

aridicultura  Prática de condução de cultura em área de baixa precipitação, sem irrigação. (Agronomia)

Aridissolo  Ordem do sistema americano de classificação de solos (Soil Taxonomy). Engloba os solos de regiões bastante secas e que possuem um epipedon ócrico ou antrópico, acompanhado de um horizonte câmbico ou de alguma forma de acumulação que resulte em horizonte argilico, nátrico, cálcico ou gípsico; Aridisol. (Pedologia)

arilo  Saliências observadas na superfície de muitas sementes (mamona, nóz moscada), e que pode ser piloso como no algodão. (Botânica)

ariranha (Pteronura brasiliensis)  Mamífero aquático, nadador e barulhento; vive em pequenos grupos; para refúgio e procriação, escava tocas nos barrancos próximos à água; embora pareça amistoso é um bicho carnívoro e extremamente perigoso; é muito perseguido pelos caçadores por sua pele. (Zoologia)

armazenabilidade  Capacidade em água do aqüífero, ou seja, é o parâmetro hidráulico que expressa o volume de água que um aqüífero, é capaz de receber/ceder, em função de uma variação unitária da superfície potenciométrica; está associada à porosidade e a fenômenos elásticos, tanto da água quanto das litologias presentes. (Hidrologia)

armazenamento  Guarda de acessos, sob a forma de sementes, pólen, cepas, etc; o termo é livremente intercambiado por conservação, especialmente no caso de sementes. Ver conservação. (Genética)

armazenamento de água no solo  Quantidade de água em um perfil (ou camada) de solo de espessura pré-determinada, expressa em termos de uma altura, medida em centímetros; trata-se, na verdade, de um volume de água (cm3) por unidade de área (cm2), resultando em uma altura (cm); uma relação importante é 1 litro/m2 = 1 mm. (Hidrologia)

armazenamento específico  Capacidade em água do volume unitário do aquífero, ou seja, é o parâmetro hidráulico que expressa o volume de água que um volume unitário de um aqüífero é capaz de receber/ceder, em função de uma variação unitária da superfície potenciométrica, tanto da água como das litologias presentes, sendo menor em aquíferos confinados. (Hidrologia)

armazenamento inativo ou volume morto  Volume retido na represa abaixo do nível mínimo de exploração. (Energia)

arquipélago  Agrupamentos de ilhas que se encontram concentradas em certas áreas dos oceanos; na foz dos rios deltáicos também se formam arquipélagos de natureza sedimentar; grupo de ilhas próximas entre si, e que apresentam a mesma origem e estrutura geológica, podendo ser continentais, coralíneas ou vulcânicas. (Geografia)

arquitetura  É a arte de compor e construir edifícios para qualquer finalidade, tendo em vista o contorno humano, a realidade social e o sentido plástico da época em que se vive.

arraia de fogo (Potamotrygon motoro)  Este peixe é um dos mais perigosos da Amazônia; vive no fundo do rio camuflada na areia; na cauda pode ter mais de um ferrão com as pontas recurvadas, o que torna a extração difícil e dolorosa; quando é retirado o ferrão rasga a carne; costuma atacar a planta ou o dorso do pé; para evitá-lo, é preciso entra no rio arrastando os pés, pois ela foge com o movimento. (Ictiofauna)

arraste  Movimento vagaroso da massa e do material do solo, declive abaixo, primariamente sob a influência da gravidade, mas auxiliado por saturação com água, por congelamento e degelo alternados.

arrasto  Atividade de pesca em que a rede é lançada e o barco permanece em movimento; é uma prática considerada predatória quando a malha das redes é pequena, fora dos padrões fixados oficialmente, pois nestes casos há captura de peixes e outros organismos aquáticos jovens; outro prejuízo causado pelo arrasto é o revolvimento do fundo do mar, o que prejudica sensivelmente o ambiente e a fauna bentônica .

arredondamento  Grau de agudeza ou curvatura dos cantos e arestas de uma partícula; depende da intensidade de abrasão sofrida durante o transporte e da natureza da partícula; podem ser distinguidos cinco graus de arredondamento: angular, subangular, subarredondado, arredondado e bem arredondado.

arrêico  Relativo a áreas  que se apresentam quase completamente desprovidas de drenagem superficial. (Geomorfologia)

arroio  Denominação dada aos pequenos rios do Sul do Brasil. (Geografia)

arsenopirita  Mineral metálico, principal fonte de arsênio, que cristaliza do sistema monoclínico, classe prismática e composição FeAsS; quando o cobalto substitui parte do ferro , recebe a denominação de danaíta; mispíquel.

ART - Anotação de Responsabilidade Técnica  Documento emitido pelo CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, toda vez que um profissional executar um projeto; visa garantir a responsabilidade técnica perante os serviços a serem executados por esse profissional.

artéria  Vaso sangüíneo com estrutura histológica característica que transporta sangue para longe do coração. (Anatomia)

arteriografia  Procedimento diagnóstico usado para detectar doenças em vasos sangüíneos ou órgãos sólidos (pâncreas, fígado e baço); também serve para detectar pontos de sangramento; um tipo especial de contraste é injetado nas veias ou artérias para que estes possam ser visualizados no raio - X. (Medicina)

artroconídios  Taloconídios formados por fragmentação das hifas em segmentos retangulares; são encontrados nos fungos do gênero Geotrichum, em Coccidioides immitis e em dermatófitos. Ver taloconídios. (Micologia)

artrópodes  Filo Arthropoda que congrega cerca de ¾ do reino animal e que encontra-se presente desde o Período Cambriano; apresentam o corpo segmentado , bilateralmente simétrico e revestido por um esqueleto de quitina que é substituído quando da muda; os segmentos do corpo denominados somitos ou metâmeros possuem um par de apêndices articulados , responsáveis pela designação do filo; nas formas especializadas os apêndices estão ausentes em muitos somitos; são geralmente pequenos, contudo os extintos euripterídeos tinham cerca de 3 m de comprimento e o atual caranguejo japonês poder atingir até 4 m; exemplo: aranhas, escorpiões, camarões, caranguejos, insetos, centopéias, etc. (Zoologia)

árvore  Vegetal lenhoso dotado de tronco robusto, via de regra com um sistema de ramos divaricados de primeira ordem, a partir de um certo nível, de onde se dispõem as ramificações da copa.

árvore biliar  Sistema de canalículos e ductos que drenam a bile produzida no fígado; ao raio - X lembram uma árvore. (Medicina)

árvore filogenética  Representação diagramática de supostas linhas de descendência baseadas em evidências paleontológicas, morfológicas ou de qualquer outra natureza.

asbesto  Ver amianto.

ascensão capilar  Elevação da água acima da superfície freática, sob o efeito da tensão superficial; elevação capilar(Pedologia)

ascite  Acúmulo de líquido na cavidade abdominal. (Medicina)

ascocarpos  Corpos de frutificação que contém ascos. São de três tipos: cleistotécio, peritécio e apotécio. Ver ascos, ascosporos. (Micologia)

ascos  Estruturas em forma de saco onde se formam os esporos sexuados; podem ser simples, ou se distribuir em lóculos ou cavidades do micélio. Ver ascostroma. (Micologia)

ascosporos  São os esporos sexuados internos e se formam no interior dos ascos. (Micologia)

ascostroma  Lóculos ou cavidades que abrigam os ascos. Ver ascos. (Micologia)

asfalto  Mistura de hidrocarbonetos obtida como resíduo de destilação do óleo bruto e usada principalmente na pavimentação de estradas.

áspide  Área aproximadamente circular, em forma de escudo, localizada acima da superfície geral do grão de pólen, na qual está situada a abertura. (Botânica)

assentamento humano  Qualquer forma de ocupação organizada do solo, quer urbano ou rural, onde o homem vive em comunidade.

assintomático  Que não tem indicação ou sintoma de doença.

assoalho oceânico  Região circunvizinha às cadeias mesoceânicas, onde ocorre a expansão de crosta oceânica, e de composição basáltica.

associação  Agrupamento de classes de solos, associadas geográfica e regularmente em um padrão de arranjo definido; é constituída por classes de solos distintos, com limites nítidos ou mesmo pouco nítidos entre si.(Pedologia)

associação  Menor unidade de uma comunidade vegetal, delimitada pela relação espécie/área mínima  e que corresponde à unidade espacial básica da classificação fitossociológica; comunidade vegetal caracterizada por uma composição florística definida, muitas vezes chamada pelo nome da(s) espécies(s) mais importante(s) que a compõe(m); termo fitossociológico com vários sentidos. (Fitogeografia)

associação complexa de solos  Associação de solos formada por duas ou mais unidades taxonômicas de formas muito intricadas, quando não é possível a determinação da proporção dos componentes na escala do trabalho de campo. (Pedologia)

associação geoquímica  Conjunto de elementos quimicamente afins, reunidos no mesmo depósito mineral e, quase sempre, polimetálicos.

associação petrotectônica  Conjunto litoestrutural indicativo de ambientes tectônicos e sua evolução. (Geologia)

assoreamento  Depósito de sedimentos transportados pela água nos leitos das correntes, lagos, reservatórios ou nos campos de inundação, geralmente em conseqüência do decréscimo da velocidade da água; processo de obstrução por areia, lama ou outro sedimento do leito do rio, canal ou desembocadura em consequência da erosão natural ou provocada pelo homem.

astenosfera  Camada situada abaixo da litosfera e cujo topo está situado a profundidades variáveis que podem alcançar 200 km- em média 100 km- e com a base, a 400 km; é o sítio provável dos mecanismos propulsores responsáveis pela dinâmica das placas litosféricas, dos aspectos isostáticos, e da principal geração de magma. Individualiza-se da litosfera em função do contraste térmico (1.200 0C - 1.400 0C), refletindo-se na mudança das condições mecânicas.

asteriacites  Estrutura que pela sua forma lembra estrelas do mar, sendo  desse modo considerada como marca de repouso devida a esse equinodermo.

asterismo  Propriedade apresentada por certos minerais, principalmente aqueles que cristalizam no sistema hexagonal, de quando observados na direção do eixo vertical mostrarem raios de luz que lembram uma estrela. (Mineralogia)

astroblema  Forma estrutural que se apresenta com um aspecto grosseiramente circular, e originado pelo impacto de meteoritos.

astroquímica  Estudo das interações químicas entre os gases e as poeiras dispersas entre as estrelas. (Astronomia)

ataque sulfúrico  Método utilizado nos levantamentos de solos no Brasil, para se estimar a composição química total da fração argila do solo; envolve o tratamento da fração terra fina por ácido sulfúrico, determinando-se no extrato os teores de alumínio, ferro, titânio, fósforo e manganês; a sílica é determinada a partir do resíduo, após solubilização com carbonato de sódio. (Pedologia) 

aterro controlado  Aterro para lixo residencial urbano, onde os resíduos são depositados recebendo depois uma camada de terra por cima; na impossibilidade de se proceder a reciclagem do lixo, pela compostagem acelerada ou pela compostagem a céu aberto, as normas sanitárias e ambientais recomendam a adoção de aterro sanitário e não do controlado. Ver compostagem. (Saneamento)

aterro sanitário Aterro para lixo residencial urbano com pré-requisitos de ordem sanitária e ambiental; deve ser construído de acordo com técnicas definidas, como: impermeabilização do solo para que o chorume não atinja os lençóis freáticos, contaminando as águas; sistema de drenagem para chorume, que deve ser retirado do aterro sanitário e depositado em lagoa próxima que tenha essa finalidade específica, vedada ao público; sistema de drenagem de tubos para os gases, principalmente o gás carbônico, o gás metano e o gás sulfídrico, pois, se isso não for feito, o terreno fica sujeito a explosões e deslizamentos. Ver chorume. (Saneamento)

atitude  Termo geral utilizado para indicar a orientação de uma linha ou plano estrutural no espaço; posição de uma superfície, que pode ser uma camada, plano de falha, etc., em relação e um plano horizontal, expressa quantitativamente pelas medidas de direção e mergulho. (Geologia)

ativação de lodos  Obtenção sob condições aeróbicas, de organismos capazes de metabolizar a matéria orgânica da água no processo de tratamento de esgotos por lodos ativados. (Saneamento)

atividade biológica  Refere-se à ação de organismos como minhocas, cupins, formigas, etc., na massa do solo. (Pedologia)

atividade das argilas  Refere-se à capacidade de troca de cátions da fração mineral do solo; atividade alta corresponde a valores iguais ou superiores a 27 centimol (cmolc)/ 100 g de argila, e atividade baixa indica valores situados abaixo de 27 centimol (cmolc) / 100 g de argila, após correção referente ao carbono, ou seja, após dedução da capacidade de troca de cátions da matéria orgânica. Ver Ta, Tb. (Pedologia)

atividade ótica  Capacidade apresentada por certas substâncias de desviarem o plano da luz polarizada em um determinado ângulo; tais substâncias são denominadas oticamente ativas, sendo dextrógiras quando desviam o plano para a direita, e levógiras quando desviam o plano para a esquerda.

atividade poluidora  Qualquer atividade utilizadora de recursos ambientais, atual ou potencialmente, capaz de causar poluição ou degradação ambiental. (Ecologia)

atividades transformadoras  É qualquer processo, em decorrência da atividade humana ou não, capaz de alterar o ambiente, em qualquer nível. (Ecologia)
ativos  Conjunto de bens, valores e créditos que formam o patrimônio da empresa; existem três tipos principais de ativos: circulante: é o dinheiro em caixa, os saldos bancários e os valores que podem ser transformados em dinheiro imediatamente; fixo: é tudo que é essencial para ao funcionamento da empresa - como imóveis, patentes, ferramentas, máquinas; financeiro: são os bens que a empresa detém no mercado financeiro, como títulos públicos, certificados de depósitos bancários, debêntures etc. (Economia)

atlas  Conjunto de mapas agrupados num livro.
atmosfera  Camada fina de gases, sem cheiro, sem cor, e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade; compreende uma mistura  mecânica estável de gases, sendo que os mais importantes são o nitrogênio, o oxigênio, o argônio, o bióxido de carbono, o ozônio e o vapor d'água; outros gases estão presentes, porém em quantidades muito pequenas, tais como o neônio, o criptônio, o hélio, o metano , o hidrogênio, etc.; a atmosfera está estruturada em três camadas relativamente quentes, separadas por duas camadas relativamente frias. (Meteorologia)

atmosfera inferior  Parte da atmosfera composta pela troposfera e pela estratosfera. (Meteorologia)

atmosfera superior  Parte da atmosfera a partir da estratopausa e terminando onde a atmosfera se funde com o espaço exterior; a atmosfera superior geralmente é subdividida em mesosfera, termosfera, exosfera. (Meteorologia)

atol  Construção elaborada por corais ou outros tipos de invertebrados, que apresenta forma circular e envolve uma laguna geralmente com profundidade compreendida entre 30 m e 100 m e cujo diâmetro bastante variável pode alcançar até 60 km. coroa de coral erigida sobre um pilar vulcânico, e que aparece como uma ilha muito rasa com uma laguna central.

átomo  É a menor quantidade de um elemento que contêm as propriedades desse elemento. (Astronomia)

atresia biliar  Doença congênita na qual a bile produzida pelo fígado não consegue chegar ao intestino porque os ductos biliares se formaram de maneira incompleta ou não se formaram. (Medicina)

atualismo  Ver uniformitarianismo.

auditoria  Análise completa e minuciosa da contabilidade de uma empresa ou instituição; é feita por peritos que analisam as operações contábeis do começo até o balanço final e apontam correção ou incorreção delas; as auditorias podem ser feitas por funcionários da empresa ou instituição (interna) ou por uma empresa prestadora de serviços (externa). (Economia)

auditoria ambiental  Análise da situação ambiental de um projeto ou empreendimento, com a finalidade de indicar os pontos geradores de possíveis impactos, apontando responsáveis e conseqüências.

aurícula  Um apêndice da folha; adjacente ao colar entre a lâmina e a bainha. (Botânica)

aurora boreal  Fenômeno causado pela interação entre o vento solar, o campo magnético da Terra e a camada superior da atmosfera, e que se observa no Hemisfério Norte; efeito similar ocorre no Hemisfério Sul, onde é conhecido como aurora austral. (Astronomia)

austêmpera  Tratamento isotérmico composto de aquecimento até a temperatura de austenitização, permanência nesta temperatura até completa equalização, resfriamento rápido até a faixa de formação da bainita, permanência nesta temperatura até completa transformação; utiliza-se para peças que necessitam de alta tenacidade. (Metalurgia)

austenita  Forma estável de ferro (910C - 1400C) de estrutura cúbica de face centrada, apresenta uma estrutura de grãos poligonais irregulares; fase do aço cúbica de face centrada, com boa resistência mecânica, apreciável tenacidade, amagnética, com solubilidade máxima de carbono de 2%; ferro gama. (Metalurgia).

autecologia  A ecologia das espécies individuais, e não das comunidades.

autóctone  Formado in situ; originário do próprio lugar onde habita atualmente.

autodepuração  Capacidade apresentada por um corpo de água que, após receber uma carga de agentes poluidores, recupera através de processos naturais, de caráter físico, químico e biológico, as suas qualidades ecológicas e sanitárias.

autofecundação  Reprodução sexuada onde os gametas masculinos e femininos originam-se do mesmo indivíduo; predominantemente em vegetais; fecundação do óvulo pelo grão de pólen de uma mesma flor, dando origem ao zigoto; autofertilização, autogamia, fertilização cruzada.

autofertilização  Ver autofecundação.

autófita  Qualquer planta que produz seu próprio alimento de matéria inorgânica, ou seja, através da fotossíntese. (Botânica)

autogamia  Ver autofecundação.

auto-imunidade  Condição na qual são produzidos anticorpos contra as próprias células do organismo. (Medicina)

auto-incompatibilidade  Adaptação fisiológica que impede a ocorrência de autofertilização.

automação Compreende o conjunto de fenômenos e meios tecnológicos destinados a substituir o esforço humano pelo trabalho realizado por mecanismos cujo funcionamento está submetido a controles externos.

automático  Próprio de autômato; maquinal; inconsciente; que se realiza por meios mecânicos.

autômato  Termo que se aplica a uma série de objetos mecânicos que imitam os movimentos dos seres animados; abrange ainda uma classe de dispositivos eletromecânicos (virtuais ou reais) que transformam a informação com base em instruções ou procedimentos predeterminados.

autopolinização  Transporte do grão de pólen ao estigma da mesma flor. Fenômeno característico das flores hermafroditas. Ver polinização cruzada.

autopoliplóide  Poliplóide formado pela multiplicação de um conjunto completo haplóide de cromossomos de uma espécie. (Genética)

autossomo  Todos os cromossomos de um organismo que não estão diretamente relacionados à determinação sexual. (Genética)

autotoxidade  Um tipo específico de alelopatia onde a presença de plantas adultas interfere na germinação e desenvolvimento de suas próprias sementes e plântulas.

autótrofo  Organismo que se mostra capaz de sintetizar sua própria matéria orgânica, seja através da fotossíntese (plantas clorofiladas) ou da quimiossíntese.

auxina  Hormônio regulador do crescimento das plantas superiores, produzido pelas extremidades do caule e da raiz, e que migra do ápice para a zona de alongamento; a auxina produzida no ápice desloca-se com uma velocidade de cerca de 1cm/h quando a temperatura é normal.

avalancha  Tipo de movimento de massa  rápido , no qual  um grande volume de material (gelo ou fragmentos de rocha) é transportado pelo efeito da gravidade para regiões mais baixas.

avaliação  Registro e aferição, sob as condições de um determinado ambiente, de características influenciáveis por fatores bióticos e abióticos; normalmente, estas são as características de valor agronômico (ex.: rendimento da cultura) e geralmente estão sob o controle de poligenes para sua expressão. Ver caracterização. (Genética)

avaliação de carcaça  Técnicas para medir componentes de qualidade e quantidade em carcaças de animais. (Zootecnia)

avaliação de impacto ambiental – AIA  Instrumento de política ambiental, formado por um conjunto de procedimentos capaz de assegurar, desde o início do processo, que se faça um exame sistemático dos impactos ambientais de uma ação proposta (projeto, programa, plano ou política) e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao público e aos responsáveis pela tomada de decisão, e por eles considerados; além disso, os procedimentos devem garantir a adoção das medidas de proteção do meio ambiente, no caso de decisão sobre a implantação do projeto; ação executada através de métodos estruturados visando coletar, avaliar, comparar, organizar e apresentar informações e os dados sobre os prováveis impactos ambientais de um empreendimento.

aventurescência  Fenômeno ótico que consiste em reflexos metálicos brilhantes, fortemente coloridos, produzidos por certas inclusões presentes em alguns minerais translúcidos, quando observados através de luz refletida.

aves  Nome geral dado aos representantes da classe Aves (filo Chordata, subfilo Vertebrata); como importante característica diferencial deste grupo, a mais evidente é a presença de penas; apresentam uma série de adaptações anátomo-fisiológicas dos órgãos e esqueleto, que lhes permitem voar; existem cerca de 9000 espécies e ocupam as mais distintas regiões geográficas do planeta. (Zoologia)

aves de arribação  Qualquer espécie de ave que migre periodicamente. (Zoologia)

aves migratórias  Ver aves de arribação. (Zoologia)

avifauna  Conjunto das espécies de aves que vivem numa determinada região. (Zoologia)

avulsão  Processo que consiste no abandono relativamente rápido de parte do conjunto de meandros, passando então o rio a mover-se em um novo curso, situado em um nível mais baixo da planície de inundação. (Geomorfologia)

azimute  Direção horizontal de uma linha, medida no sentido horário, a partir do norte magnético de um plano de referência, normalmente o meridiano; distância angular, medida sobre o horizonte, variando de 0º a 360º, a partir do norte por leste (azimute topográfico) ou a partir do sul por oeste (azimute astronômico). (Cartografia)

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?