cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA F

F
 Colocado após o símbolo dos horizontes A, B e C, indica concentração localizada (segregação) de constituintes secundários minerais ricos em ferro e/ou alumínio, em qualquer caso, pobre em matéria orgânica em mistura com argila e quartzo; exemplo Bf, Af. (Pedologia)

f  Símbolo que na classificação de Koppen, designa um clima sempre úmido e com chuva todo o ano. (Climatologia)

F1, F2, Fn  Símbolos que representam, respectivamente: primeira geração filial proveniente do acasalamento de progenitores homozigóticos; segunda geração filial proveniente do intercruzamento ou autofecundação de indivíduos da geração F1; enésima geração proveniente da autofecundação de indivíduos da geração Fn - 1. (Genética)

fábrica  Denominação utilizada para indicar a orientação espacial primária dos componentes de um sedimento; corresponde a um dos aspectos da textura. (Sedimentologia)

face de pirâmide  Face que corta todos os eixos cristalográficos. (Cristalografia)

face de praia  Porção submersa da praia, sendo que sua superfície é constituída de barras e canais longitudinais , paralelos à costa. Ver praia.

face de prisma  Denominação aplicada a face que corta dois eixos cristalográficos, sendo paralela ao terceiro. (Cristalografia)

fácies  Conjunto de caracteres de ordem litológica e paleontológica que permite conhecer as condições em que se realizam os depósitos. (Geologia)

facies de uma formação  Parâmetros particulares dentro de uma paisagem vegetacional que se destacam fisionomicamente, como por exemplo: tipo de dossel que domina na floresta, formas de vida específicas que se destaca pela presença ou ausência de floresta-de-galeria dentro das formações campestres e outros. (Fitogeografia)

fácies metamórfica  Conceito que designa um grupo de rochas caracterizadas por apresentar um conjunto definido de minerais formados em condições metamórficas particulares. (Geologia)

fácies sedimentar  Conceito que designa as mudanças laterais das características litológicas e paleontológicas dentro de uma unidade estratigráfica, como resultado das variações que existem naturalmente dentro dos ambientes sedimentares. (Geologia)

facólito  Corpo magmático intrusivo que possui forma convexa – côncava; mostra em seção um aspecto que lembra uma foice, estando localizado geralmente na parte superior das anticlinais. (Geologia)

fadiga  Diminuição lenta e gradual da resistência de um material, tendo em vista o uso contínuo com repetidas solicitações; tendência à ruptura sob carga inferior ao limite de resistência à tração, quando o material é sujeito a ciclos repetidos de tensões.

fago  Ver bacteriófago. (Virologia)

faiscação  Trabalho individual em que são utilizados instrumentos rudimentares, aparelhos manuais ou máquinas simples e portáteis, para a extração de metais nobres nativos em depósitos eluvionares ou aluvionares, fluviais ou marinhos, e que recebem a designação genérica de faisqueiras. (Mineração)

faixa de plasticidade  Faixa de percentagem de umidade por peso, dentro da qual uma pequena amostra de solo exibe plasticidade. (Pedologia)

faixa intertropical  Região da Terra compreendida entre os Trópicos de Câncer, situado no hemisfério norte, e o de Capricórnio, no hemisfério sul. (Geografia)

faixa móvel  Região crustal, em geral estreita e alongada, caracterizada por intensa atividade tectônica associada geralmente a magmatismo e metamorfismo regional. (Geologia)

faixas de retenção  Faixas de gramíneas ou outra vegetação resistente à erosão, utilizada para retardar o fluxo de enxurrada, causado pela deposição do material transportado e portanto, reduzindo o fluxo de sedimento. (Agronomia)

faixas de vegetação permanente  Ver cordões de vegetação permanente. (Agronomia)

faixa-tampão  Faixa de contorno ou de nível mais ou menos permanente, de largura variável ou não, plantada com capim ou alguma outra vegetação resistente à erosão, que não faz parte da rotação regular de culturas de uma propriedade e que pode ser colhida ou não. (Agronomia)

falda  Denominação usada nas descrições das paisagens acidentadas referindo-se, apenas à parte da base das montanhas ou das colinas, ou mesmo das serras; sopé. (Geomorfologia)

falésia  Termo usado indistintamente para designar as formas de relevo litorâneo, abruptas ou escarpadas ou, ainda, desnivelamento de igual aspecto no interior do continente; escarpa originada pela erosão fluvial ou marinha e que se encontra, ainda, sob a influência destes agentes, implicando necessariamente na existência de porções continentais soerguidas e/ou rebaixamentos eustático para sua formação. (Geomorfologia)

falésia marinha ativa  Falésia que está atualmente sendo atacada pelas ondas, isto
é, encontra-se ainda em formação; falésia marinha viva. (Geomorfologia)

falésia marinha viva  Ver falésia marinha ativa. (Geomorfologia)

falésia morta  Rebordo costeiro, íngreme ou suavizado, resultante da erosão marinha que não mais está atuando no local, em virtude da formação de uma planície marinha ou fluviomarinha; paleofalésia. (Geomorfologia)

falha  Fratura ou cisalhamento presentes em blocos de rochas que sofreram deslocamentos um em relação ao outro, ao longo de planos. (Geologia)

falha de empurrão  Descontinuidade na crosta terrestre originada por esforços compressivos, normalmente envolvendo feições de baixo ângulo; os limites das massas em movimento são as rampas, sendo que as rampas frontais apresentam um ângulo de mergulho > 450, as rampas oblíquas um mergulho intermediário e movimentação oblíqua e as laterais, um ângulo de mergulho > 450 e movimentação transcorrente. (Geologia)

falha inversa  Falha gerada por movimentação compressional em que a capa sobe e a lapa desce. (Geologia)

falha normal  Falha cujo teto aparentemente desceu em relação ao muro, e originada por movimentação extensional. (Geologia)

falha transcorrente  Falha em que o movimento preferencial ocorreu paralelamente à direção de seu plano, e cujos campos de tensões apresentam os tensores compressivo e extensional, horizontais ou próximos da horizontal. (Geologia)

falha transformante  Tipo particular de falha transferente que se desenvolve para acomodar a movimentação divergente das dorsais meso-oceânicas; o deslocamento ao longo da falha acompanha o deslocamento das placas oceânicas. (Geologia)

falhamento distributivo  Falhamento em que o movimento diferencial é caracterizdao através de deslocamentos sistemáticos, de pequena grandeza, ao longo de numerosas fraturas pouco espassadas. (Geologia)

falhas lístricas  Falhas normais que se apresentam curvadas com a forma de pá ou colher, e que separam cunhas, lascas ou escamas acunhadas que se aplainam horizontalmente em direção à zona de deslocamento, produzindo uma concavidade voltada para cima. (Geologia)

falhas pivotantes  Ver falhas rotacionais. (Geologia)

falhas rotacionais  Falhas cujos blocos giram segundo um eixo de rotação que é perpendicular à falha; falhas pivotantes. (Geologia)

falhas transferentes  Falhas transcorrentes cujos trends são praticamente perpendiculares (700-900) à direção geral da faixa tectônica em que se situam, interligando falhas normais ou falhas de empurrão; tais falhas transferem de um ponto da bacia para outro a movimentação de blocos divergentes ou convergentes, relacionados a falhas interligadas; desenvolvem-se para acomodar a deformação compressiva ou distensiva. (Geologia)

família  É a unidade sistemática das classificações por categorias taxonômicas, compreendendo um conjunto de gêneros que possuem diversas características. (Botânica)

família  Grupo de indivíduos diretamente relacionados entre si em virtude de descenderem todos de um ancestral comum. (Genética)

família de solos  Corresponde ao 50 nível categórico na estruturação das classes de solos do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e é utilizado para atender funções pragmáticas; na classificação desse nível categórico deve ser priorizado o emprego das características e propriedades que afetam o uso e o manejo do solo. (Pedologia)

família radioativa  Sequência de elementos radioativos, em que cada nuclídeo é resultante da desintegração do anterior.

fanerófito  Planta lenhosa que apresenta gemas e brotos de crescimento protegidos por catafilos situados acima de 0,25 m do solo; de acordo com suas alturas médias são classificados em Macrofanerófitos (30 a 50 m); Mesofanerófitos (20 a 30 m); Microfanerófitos (5 a 20 m) e Nanofanerófitos (0,25 a 5 m). (Botânica)

fanerófitos suculentos  Vegetais caracterizados pela falta de folhas e pela presença de tecidos que armazenam água ou acumulam reservas, sendo carnosos ou suculentos. São representados pelas cactáceas em geral (CereusjamacaruPilosocereus gounelleiMelocactus bahiensis) e por algumas espécies de Euforbiáceas e de Asclepiadáceas. (Botânica)

fanerógama  Planta que tem órgãos sexuais aparentes; grande grupo do reino vegetal que inclui todas as plantas que produzem flores: Angiospermas e Gimnospermas. (Botânica)

fanglomerado  Brecha que apresenta alguns componentes arredondados, e depositados nas partes superiores dos cones aluviais das regiões semi-áridas.

faretrone  Esponja que apresenta espículas calcárias predominantemente constituídas por calcita e raramente aragonita com parede espessa e espículas anastomosadas, formando um esqueleto rígido; calcisponja.

farinha  Produto intermediário para a produção de clínquer, composto basicamente de carbonato de cálcio, sílica, alumina e óxido de ferro, obtidos a partir de matérias primas, tais como: calcário, argila e outras. Ver clínquer.

farinha de falha  Rocha cataclástica incoesa, que contém menos de 30% de porfiroclastos. (Geologia)

fase extremamente pedregosa  Quando calhaus e/ou matacões ocupam mais de 90% da superfície do terreno. Ver calhaus , matacões. (Pedologia)

fase extremamente rochosa  Quando afloramentos de rochas  e/ou matacões ocupam mais de 90% da superfície do terreno; nesse caso, os solos são considerados tipos de terreno. Ver afloramentos de rochas, matacões. (Pedologia)

fase muito pedregosa  Quando calhaus e/ou matacões ocupam de 25 a 50 % da massa de solo e/ou da superfície do terreno (distanciando-se por menos de 0,75 m) tornando completamente inviável o uso de qualquer tipo de maquinaria ou implemento agrícola manual; solo classificado nessa fase de pedregosidade são viáveis somente para preservação da  vegetação natural.. (Pedologia)

fase muito rochosa  O solo contém afloramentos rochosos, matacões e/ou as manchas de camadas delgadas de solos sobre rochas que se distanciam menos de 3 m (cobrindo 50 a 90% da superfície), tornando inviável a mecanização; solos classificados nessa fase de rochosidade são viáveis apenas para preservação da vegetação primária. (Pedologia)

fase pedregosa I  O solo contém calhaus e/ou matacões ao longo de todo o perfil ou nos (s) horizonte (s), até profundidade maior que 40 cm. (Pedologia)

fase pedregosa II  O solo contém calhaus e/ou matacões na parte superficial e/ou dentro do solo até à profundidade máxima de 40 cm; solos com pavimento pedregoso que não pode ser facilmente removido incluem-se também nesta fase. (Pedologia)

fase pedregosa III  O solo contém calhaus e/ou matacões a partir de profundidades maiores que 40 cm; nesta fase estão incluídos tanto os solos que apresentam intercalação de uma seção de pedregosidade, como aqueles nos quais a pedregosidade é continua em profundidade, porém a partir de 40 cm abaixo da superfície do solo. (Pedologia)

fase rochosa  Refere-se a solos com afloramentos de rochas suficientes para tornar impraticável a mecanização, com exceção de maquinas leves; os afloramentos rochosos, matacões e/ou manchas de camadas delgadas de solos sobre rochas se distanciam 3 a 10 m e cobrem de 25 a 50% da superfície do terreno; solos classificados nessa classe de rochosidade são recomendados como área de preservação da flora e da fauna. (Pedologia)

fases de pedregosidade  É uma subdivisão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos com critérios para distinção de fases de unidades de mapeamento que qualificam áreas em que a presença superficial ou subsuperficial de quantidades expressivas de calhaus e matacões interfere no uso das terras, sobretudo no referente ao emprego de máquinas e equipamentos agrícolas; essa qualificação abrange as seguintes fases de pedregosidade: pedregosa I, II e II, muito pedregosa e extremamente pedregosa(Pedologia)

fases de relevo  É uma subdivisão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos com critérios para distinção de fases de unidades de mapeamento que qualifica condições de declividade, comprimento de encosta e configuração superficial dos terrenos, que afetam as formas de modelado (formas topográficas) de áreas de ocorrência das unidades de solo. (Pedologia)

fases de rochosidade  Refere-se a exposição do substrato rochoso, lajes de rochas, parcelas de camadas delgadas de solos sobre rochas e/ou predominância de boulderes com diâmetro médio maior que 100 cm, na superfície ou na massa do solo, em quantidades tais, que tornam impraticável o uso de maquinas agrícolas; essa qualificação abrange as seguintes fases de rochosidade: rochosa, muito rochosa e extremamente rochosa. (Pedologia)

fases de solos  É uma subdivisão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos com critérios para distinção de fases de unidades de mapeamento, para tornar ainda mais homogênea as classes de solos, com o intuito de refletir condições que interferem direta ou indiretamente no comportamento e nas qualidades dos solos; podem ser utilizadas em qualquer nível categórico, sendo as mais utilizadas: fases de vegetação primária, fases de relevo,fases de pedregosidade e fases de rochosidade. (Pedologia).

fases de vegetação primária  É uma das subdivisão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos utilizada como critério para distinção de fases de unidades de mapeamento, com o intuito de revelar a existência de relações entre a vegetação primária e determinadas condições edafoclimáticas, mormente referentes a regimes hídricos, térmicos e de eutrofia e oligotrofia. (Pedologia)

fatia de falha  Denominação genérica aplicada a blocos de rocha que foram aprisionados entre  as paredes da falha; a denominação horse é utilizada quando a falha aprisionante é de gravidade; estrangulamento. (Geologia)

fator ambiental  É o elemento ou componente ambiental que exerce uma função específica ou influi diretamente no funcionamento do sistema ambiental. (Ecologia)

fator de capacidade  Relação entre a carga própria de energia e a capacidade instalada de uma instalação ou conjunto de instalações. (Energia)

fator de carga  Relação entre o consumo num intervalo de tempo determinado (ano, mês, dia, etc) e o consumo que resultaria da utilização contínua da carga máxima verificada, ou outra especificada, durante o período considerado. (Energia)

fator de escala  Ver coeficiente de deformação.

fator ecológico  Aquele que determina as condições ecológicas no ecossistema. (Ecologia)

fator limitante  Aquele que estabelece os limites do desenvolvimento de uma população dentro do ecossistema, pela ausência, redução ou excesso desse fator ambiental. (Ecologia)


fator limitante  Tipo de restrição ou limitação das condições agrícolas; utilizado no sistema de avaliação da aptidão agrícola das terras. (Pedologia)

fatores climáticos  Condições físicas ou geográficas que influenciam habitualmente no clima e interagem nas condições atmosféricas, tais como a latitude, altitude, as correntes marítimas, a distribuição das terras e mares, a topografia, a cobertura vegetal, etc.

fatores de formação de solo  São os agentes naturais variáveis que são responsáveis pela formação do solo; são geralmente inter-relacionados e são os seguintes: rocha matriz e relevo (agentes passivos) e clima e biosfera (agentes ativos), além do tempo. (Pedologia)

fatores topoclimático do solo  São os fatores que influenciam o clima do solo, relacionados com o relevo; exemplos: a inclinação e a convexidade.

fauce  A parte interior do labelo de uma orquídea. (Botânica)

fauna  Conjunto de animais que habitam determinada região.

fava-bolacha (Alexa grandiflora)  Árvore da família Leguminosae, de médio porte, o fuste na maioria das espécies são tortuosos/espiralados, com diâmetro superior a 80 cm, casca cinza/amarelada internamente, lisa em placas com 0,5 cm de espessura; madeira moderadamente pesada; cerne e alburno creme-amarelado, grã ondulada, textura média, figura ausente, cheiro indistinto e gosto amargo.

febre amarela  Doença febril aguda transmitida pelo mosquito Aedes aegyptii, o mesmo que transmite a dengue; o período de incubação é de 3 a 6 dias após a picada do mosquito; tem curta duração, de no máximo 12 dias; é uma virose de gravidade variável que pode levar à morte; os principais sintomas são: febre, dor de cabeça icterícia, calafrios, náuseas, vômitos, dores musculares e abdominais, hemorragias, problemas renais, dentre outros; existem dois tipos: a silvestre (o único hospedeiro é o macaco, e acidentalmente o homem), e a urbana (o único hospedeiro é o homem); existe vacina de aplicação subcutânea, em única dose, que imuniza por 10 anos; os desmatamentos estimulam o deslocamento dos mosquitos para as cidades. Ver dengue.

fecundação  Fusão do núcleo do gameta masculino com o núcleo do gameta feminino.

feição  Um objeto ou aspecto da superfície da Terra.

feições artificiais  Características artificiais da superfície terrestre, ou seja, tudo aquilo que foi criado e modificado pelo homem como estradas, cidades, barragens, edificações, áreas cultivadas, etc.

feições naturais  São as características naturais da superfície terrestre como rios, lagos, morros, montanhas, matas e florestas nativas.

feldspatóides  Nome dado a vários minerais, aluminossilicatados de Na, K ou Ca, que são sililares em composição aos feldspatos porém contém menos sílica que o feldspato correspondente; leucita e nefelina são os mais comuns.

feldspatos  Um dos grupos minerais mais importantes, e constituídos por silicatos de alumínio com potássio, sódio e cálcio e, raramente bário; formam três grupos principais; os feldspatos potássicos, os feldspatos calco-sódicos e os feldspatos báricos, e cristalizando nos sistemas monoclínico ou triclínico.

felogênio  Camada meristemática responsável pela produção da periderme. (Botânica)

félsicos  Denominação aplicada a minerais, magmas e rochas que contêm porcentagens relativamente baixas em elementos pesados e, consequentemente, enriquecidos em elementos leves tais como sílica,oxigênio,alumínio e potássio; são comumente claros e possuem peso específico inferior a 3, sendo os mais comuns o quartzo, a muscovita e o ortoclásio.

fenética  Qualquer característica de ordem morfológica, fisiológica ou bioquímica apresentada por um organismo no momento da observação; relativo à aparência, ao fenótipo; classificação fenética é aquela que se baseia apenas em características morfológicas, agrupando indivíduos pela sua semelhança, sem atentar muito para a ancestralidade.

fenologia  Estudo da aparição de fenômenos periódicos no ciclo natural de organismos; na prática é a monitoração e o registro das mudanças sazonais por que passa um indivíduo ou população ao longo das quatro estações para fenômenos tão variados quanto caducidade foliar, evapotranspiração, floração, frutificação, etc; há geralmente uma relação direta entre estas manifestações e seus valores com o clima e o fotoperiodismo. (Botânica)

fenótipo  Aparência final de um indivíduo como resultado da interação de seu genótipo com um determinado ambiente abiótico; características observáveis de um organismo; o conjunto dos caracteres plenamente manifestos de um organismo.

feoderma  De pele parda.

fermentação  Processo pelo qual as bactérias desmancham substâncias, formando álcoois, ácidos e gases; no intestino grosso as bactérias desmancham pedaços de comida que não foram digeridos liberando hidrogênio e dióxido de carbono (CO2). (Medicina)

fermentação  Transformação química anaeróbia induzida pela atividade de enzimas de microorganismos tal como levedura que produz dióxido de carbono e álcool a partir de açúcares.

feromônio  Qualquer substância secretada por um animal e liberada no ambiente causando uma resposta específica num indivíduo receptor da mesma espécie; pode ter várias funções, como por exemplo para aproximação dos sexos; neste caso é chamado de feromônio sexual, sendo produzido por um sexo para atração do outro; outras funções dos feromônios são: causar agregação, marcar caminhos, causar alarme, etc; quando produzidos para o uso no controle de pragas, normalmente servem como iscas.

ferrita  Ferro que apresenta estrutura cúbica de corpo centrado ou liga de ferro baseada nesta estrutura; com boa dutilidade. (Metalurgia).

ferro férrico  Ferro que se apresenta no estado trivalente.

ferro ferroso  Ferro que se apresenta no estado bivalente.

ferro fundido  Liga de ferro-carbono com teores de carbono acima de 2,0%; dependendo da microestrutura (presença de grafita ou não, forma da grafita), variam as propriedades e apelações do ferro fundido: branco, cinzento, maleável, nodular. (Metalurgia)

ferro fundido branco  Sem a presença de veios de grafita, a superfície fraturada do ferro fundido apresenta-se com cor branca, daí o nome de ferro fundido branco; o elevado teor de cementita torna o ferro branco um material não-dúctil, muito frágil e com superfície resistente à abrasão, devido a estas partículas muito duras. (Metalurgia)

ferro fundido cinzento  Ferro fundido com grafita lamelar formada durante a solidificação. (Metalurgia)

ferro fundido maleável  Ferro fundido obtido através de um tratamento térmico que provoca a formação da grafita, a partir da dissociação do Fe3C; a microestrutura resultante apresenta alguma dutilidade. (Metalurgia)

ferro fundido nodular  Ferro fundido com grafita esférica na microestrutura. (Metalurgia)

ferro gama  Ver austenita. (Metalurgia)

ferro gusa  É a principal matéria prima para obtenção de aços e ferros fundidos, um produto de primeira fusão, originário de alto forno, apresentando 93% de ferro e 4% de C mais impurezas normais, provenientes do combustível e minério. (Metalurgia)

ferro liga  Trata-se de ligas de ferro com outros metais que tomam parte como matéria-prima no processo de fabricação do aço. (Metalurgia)

ferro livre  Ferro que não se encontra ligado à rede cristalina dos argilominerais, mas forma vários compostos secundários contendo ferro, comogoethita (FeOH) e a hematita (Fe2O3)

ferro magnesiano  Grupo de minerais que contêm ferro e mafnésio; são de extrema importância na formação dos solos, sendo minerais essenciais nas rochas bácicas.


fertilidade do solo  É a capacidade de produção do solo devido a disponibilidade equilibrada de suprir de nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e da conjunção com alguns fatores como a água, luz, ar temperatura e da estrutura física da terra.

fertilização  Processo de se adicionar ao solo, nutrientes para as plantas, a fim de auxiliar seu desenvolvimento.

fertilização cruzada  Fecundação do óvulo de um indivíduo pelo grão de pólen de outro indivíduo; a fusão de seus núcleos dando origem ao zigoto; a fertilização corresponde ao estádio pós-zigótico, aplicável ao novo organismo em formação; a literatura especializada considera também como fertilização cruzada aquela decorrente do fenômeno de geitonogamia, proque envolve duas flores; contudo, pelo fato de ambas as flores estarem no mesmo indivíduo, parece mais aconselhável considerar esta forma de reprodução um tipo especial de autofertilização, uma vez que os efeitos genéticos da geitonogamia se aproximam daqueles da autofertilização.

fertilizante  Qualquer substância, mineral ou orgânica, natural ou sintética, capaz de, quando aplicada ao solo fornecer um ou mais nutrientes para as plantas; adubo

fetch  Área onde se formam as vagas nos oceanos, lagos ou reservatórios, sob a ação do vento. Sua extensão é medida na direção do vento.

fibra indigesta  Porção fibrosa da planta, tal como celulose, que são parcialmente digestíveis e relativamente baixa em valor nutricional; na análise química seu resíduo é obtido após fervura do material da planta com ácido diluído e então com alcali diluído.

fibras ópticas  Tecnologia que utiliza feixes de vidro ou plástico para transmissões diversas, por exemplo: de luz e imagens.

fíbrico  Material orgânico do solo menos decomposto; possui grande quantidade de fibras identificáveis quanto à sua origem botânica; tem comumente densidade muito baixa e alto teor de água saturada. (Pedologia)

fibrocimento  Material que resulta da união do cimento comum com fibras de qualquer natureza. (Engenharia Civil)

fibrose cística  Doença genética que afeta a porção exócrina (secreção externa) das glândulas, incluindo as mucosas e sudoríparas; afeta o pâncreas, causando problemas digestivos, e problemas respiratórios, levando a dificuldade de respirar e susceptiblidade a infecções; atinge também as glândulas sudoríparas , sendo que no verão pode levar a depleção de sal no corpo. (Medicina)

ficomicetos aquáticos  Fungos cujo habitat natural é a água; são geralmente saprófitos, podendo contudo apresentar algumas espécies que são parasitas de plantas e outras que causam doenças em peixes; apresentam sempre esporângios, que são órgãos de reprodução assexual, podendo produzir esporos móveis, flagelados ou esporos desprovidos de movimento, sem flagelos.

filão  Zona de fissuras aproximadamente paralelas, espaçadas, e preenchidas por minério e rocha parcialmente substituída.

filarenito  Arenito lítico com mais de 50% das partículas de rochas constituídas de ardósia, filito e micaxisto, isto é, rochas nas quais predominam os filossilicatos.

filete  Parte do estame que sustenta a antera; são elásticos e pegajosos, ligando as políneas à coluna. (Botânica)

filético  Ver evolução filética.

filler  Ver pó de pedra.

filme de água  Camada de água circundando as partículas de solo, com espessura variável de uma a mais de uma centena de camadas moleculares, para efeitos práticos, considera-se nessa categoria a água que permanece no solo após o término da drenagem. (Pedologia)

filme de argila  Revestimento de argila visto macroscopicamente nas superfícies dos peds e microscopicamente também nos grãos dos minerais do solo ou nos poros dos solos. (Pedologia)

filme falsa-cor  Filme que apresenta os objetos com cores diferentes das que possuem na natureza. (Fotogrametria)

filme negativo  Imagem fotográfica formada ao ser  impressionado diretamente um filme , chapa ou papel , e na qual os tons claros ou escuros do objeto aparecem invertidos. (Fotogrametria)

filme pancromático  Filme que é sensível a toda a porção de espectro visível. (Fotogrametria)

filo  Categoria taxionômica mais elevada do reino animal , e que corresponde a um grupo de animais que obedecem a um plano similar de construção, resultante de uma descendência comum; em Botânica, sua congênere é a divisão; grande divisão na classificação dos organismos, situada logo abaixo de reino e subdividida em classes.

filogenia  História das linhas de evolução em um grupo de organismos; a história evolutiva de categorias como espécie, gênero ou família.

filosfera  Superfície das partes da planta que estam acima do solo.

filossilicato  Silicato com estrutura constituída de grupos tetraédicos ligados bidimensionalmente entre si, num arranjo hexagonal contínuo, para formar folhas de composição (Si4O10)4; os argilominerais resultam da combinação dessa folha silicato tetraédica com a folha hidróxido octaeédrica

filozona  Ver zona de linhagem.

filtração  Processo adotado para o tratamento da água que é destinada ao abastecimento, e que consiste na utilização de um leito artificial, usualmente de areia e pedra, sobre o qual a água bruta ou a água decantada é distribuída, havendo a retenção de partículas finas e/ou flocos na passagem por esse meio filtrante.

filtração biológica  Processo que consiste na utilização de um leito artificial constituído de material, tal como pedra britada, escórias de ferro, ardósia, tubos, placas finas ou material plástico, sobre os quais às águas residuárias são distribuídas, constituindo filmes, favorecendo a formação de limos (zoogléia) que floculam e oxidam a água residuária. Ver filtro biológico.

filtro  Meio poroso que permite a separação e a retenção de partículas sólidas ou líquidas de um fluido.

filtro biológico  Leito de areia, cascalho, pedra britada ou outro meio, através do qual a água residuária sofre filtração biológica.

filtro de nitrificação  Filtro biológico que é empregado para proporcionar maiores condições de tratamento do efluente de uma estação de lodos ativados ou de um filtro biológico, com a finalidade de completar a oxigenação do nitrogênio amoniacal para nitrato.

filtro dedal  Filtro que apresenta forma cilíndrica, sendo fechado em uma das extremidades e construído geralmente de material cerâmico ou celulósico, e utilizado em poluição do ar.

filtro ecológico  Barreira ambiental que possui permeabilidade parcial e cuja efetividade varia naturalmente no decurso do tempo e de acordo com os organismos que se considera.

filtro molecular  Ver filtro-membrana.

filtro-membrana  Filtro de malha rígida, de material polímero na forma de uma película, com poros de tamanho uniforme e preciso; filtro molecular.

fiorde  Termo norueguês aplicado a baías estreitas de um sistema montanhoso, que adentram profundamente em terra firme, com extensões que podem alcançar até 10 vezes a sua largura; as encostas são abruptas, onde são reconhecidas antigas linhas de costa, dispostas em várias séries; encontrado somente em altas latitudes.

fisiologia ambiental  Ver ecofisiologia.

fissão nuclear  É a quebra do núcleo de um átomo através do bombardeio com nêutrons; esta quebra ou fissão do núcleo libera novos nêutrons que irão fissionar outros núcleos, e assim sucessivamente, originando uma reação em cadeia. Interação na qual os núcleos antes unidos em um núcleo atômico são separados, liberando energia.

fissura  Uma rachadura profunda. (Medicina)

fístula  Orifício anormal de comunicação entre dois órgãos internos ou entre um órgão interno e o meio externo através da pele. (Medicina)

fiterisia  Processo de migração e competição entre os vegetais.

fitocenologia  Ver fitossociologia.

fitoecologia  Ramo da ecologia voltado ao estudo das relações entre os vegetais e o ambiente ou entre as diferentes espécies de uma comunidade sem referência ao ambiente.

fitófago  Denominação utilizada para animais que comem plantas, sendo geralmente aplicado aos insetos.

fitofármacos  Ver fitomedicamento.

fitomandinos  Animais protozoários, fitomastiginos, da ordem Phytomonadina, que vivem isolados ou em colônias, geralmente em água doce. (Zoologia)

fitomastiginos  Subclasse dos protozoários mastigóforos ou flagelados, incluindo os protozoários flagelados que possuem cloroplastos. (Zoologia).

fitomedicamento  Qualquer extrato de planta ou substância isolada utilizada como medicamento remédios feitos a partir de plantas medicinais; fitofármacos.

fitômetro  Planta que serve como indicadora das condições predominantes em determinado ambiente, através da avaliação da transpiração, crescimento, etc.

fitônia  Nome popular de duas plantas herbáceas amazônicas, Fittonia argyroneura e F. vershaffeltti, da família das Acantaceas, muito utilizadas em jardins em conseqüência de suas folhagens.

fitonomia  Parte da botânica que estuda a origem e o desenvolvimento dos vegetais.

fitonose  Termo que designa as doenças dos vegetais.

fitopaleontologia  Estudo dos vegetais fósseis.

fitopatologia  Patologia vegetal.

fitoplâncton  Denominação utilizada para indicar organismos vegetais que vivem no corpo de águas marinhas; os responsáveis pela produção e acúmulo do O2 na atmosfera terrestre. Ver zooplâncton.

fitossociologia  Ciência voltada ao estudo das comunidades vegetais, envolvendo a investigação de todos os fenômenos relacionados com a vida das plantas dentro das unidades sociais; retrata o complexo vegetação-solo-clima; estudo da estrutura de um tipo de vegetação, isto é, como os indivíduos de cada espécie de planta se distribuem dentro de uma comunidade, em relação a outros indivíduos da mesma espécie e a indivíduos de outras espécies, correlacionando às características individuais como densidade, biomassa, freqüência e estratificação.

fitotaxia  Ver fitotaxionomia.

fitotaxionomia  Taxionomia vegetal. Ver taxionomia.

fitoteca  Lugar onde se guarda as exsicatas; herbário.

fitotecnia  Arte de cultivar e multiplicar as plantas. Ver agricultura.

fitoterapia  É um método terapêutico de domínio médico que utiliza plantas medicinais em seu estado natural ou tecnicamente processadas; é considerada como um método natural preventivo, conservador, regenerador e curativo para o tratamento (terapia) das doenças; é a terapêutica mais antiga da Humanidade, berço da farmacologia química que hoje sintetiza as substâncias que ocorrem naturalmente nas ervas, mas que é incapaz de reproduzir sua natureza energética intrínseca, a qual confere-lhes, segundo alguns, qualidades que vão além de suas propriedades químicas; assemelha-se mais ao tratamento convencional do que ao modelo homeopático. Ver homeopatia.

fitoterápicos  Ver fitomedicamentos.

fixação  Processos que ocorrem no solo, pelos quais certos elementos químicos essenciais ao desenvolvimento vegetal são convertidos a uma forma praticamente insolúvel; exemplo: fixação do fósforo em solos ricos em Fe2O3.

fixação de fósforo  Reação química que ocorre no solo fazendo com que o P fique fixado às partículas do solo; uma vez fixado, o P não pode mais ser absorvido pelas plantas.

fixação de nutrientes  Processo que ocorre no solo pelo qual certos elementos químicos nutrientes são convertidos de uma forma solúvel ou trocável para uma forma menos solúvel ou não trocável, tornando-se não disponível para as plantas; ocorre com o nutriente fósforo (com mais intensidade em solos ácidos) e com o potássio (em solos com argilas 2:1).

flagelados  Ver mastigóforos. (Zoologia)

flanco  Região látero-ventral do corpo. (Zoologia)

flare  Súbita erupção de energia no disco solar, com duração de alguns minutos ou horas, da qual são emitidas radiações e partículas. (Astronomia)

flaser  Estrutura em que lentes e cristais estirados, geralmente constituídos por quartzo, muitas vezes com extinção ondulante, encontram-se separados por bandas de material que se apresenta finamente cristalizado, comumente puro; cristais ovóides, normalmente de feldspatos ou máficos, podem ocorrer na matriz sob a forma de megacristais facoidais, em torno dos quais a foliação se acomoda.

flexão  Curvatura ou arqueamento imposto a um corpo devido à atuação de forças verticais perpendiculares ao eixo ou à superfície desse corpo; pode ser considerada também, como causada por tração e compressão simultâneas agindo desigualmente em partes diferentes de um corpo.

flint  Variedade dura de chert, que apresenta fratura conchoidal, cor cinza ou preta, sendo constituído por calcedônia ou quartzo criptocristalino, porém ser a presença de opala.

floculação  Método destinado ao tratamento de esgotos industriais, mais precisamente a sua parte não biodegradável, através da adição de produtos químicos ao esgoto, com o intuito de provocar a formação de flocos que retém os poluentes.

floema O tecido condutor da seiva elaborada ou orgânica nos vegetais vasculares; formado por elementos crivosos, células parenquimentosas, fibras e esclerócitos; pode ser primário ou secundário e acha-se localizado para fora do lenho (xilema). (Botânica)

flogopita  Mineral do grupo das micas, que cristaliza no sistema monoclínico, classe prismática, de composição KMg3(AlSi3O10), e apresentando-se normalmente em cristais prismáticos cônicos ou em placas hexagonais com lâminas flexíveis e elásticas e coloração frequentemente parda-amarela; contém usualmente cerca de 3% de fluor substituindo a hidroxila e algum ferro ferroso no lugar do magnésio.

flora  Expressa o conjunto de plantas de uma área geograficamente definida, possibilitando a identificação das plantas ali ocorrentes, bem como sumariza um conjunto de dados que contempla a distribuição geográfica, habitats, nomes populares, entre outros, relativos à cada espécie.

flora adventícia  Conjunto de vegetais, presentes em uma determinada região, cuja introdução deve-se ao homem.

flora intestinal  Nome dado as bactérias e fungos que crescem normalmente e fazem parte do intestino. Sua principal função é ajudar na digestão. (Medicina)

floração  Denominação aplicada ao desabrochamento dos botões florais. (Botânica)

florais  Conjunto de extratos de flores, que agem sobre o corpo sutil das pessoas; florais de Bach, desenvolvidos pelo médico Richard Bach, são feitos a partir das essências de 28 flores.

floresta  Conjunto natural de plantas e de animais, com predominância de árvores, que protegem o solo contra o impacto direto do sol, dos ventos e das chuvas; importantes para seres humanos, por oferecem produtos e garantirem o equilíbrio ambiental, reduzindo por exemplo o perigo do aquecimento global; conjunto de sinúsias dominado por fanerófitos de alto porte,e apresentando quatro estratos bem definidos: herbáceo,arbustivo,arvoreta e arbóreo; deve ser também levada em consideração a altura, para diferencia-la das outra formações lenhosas campestres.

floresta de araucária  Zona de vegetação ocupada pela Araucaria angustifolia  situada entre o paralelo 29º 30' sul, no Rio Grande do Sul (a partir de 400 m de altitude), e o paralelo 20º sul, em Minas Gerais (altitudes superiores a 1000 m); a araucária já existia na terra desde a era dos dinossauros, há mais de 200 milhões de anos, e era distribuída por todo o planeta; hoje restam apenas 19 espécies restritas ao Hemisfério Sul, sendo uma delas encontrada no Brasil: a araucária, também conhecida como pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-paraná

floresta equatorial  Vegetação pluvial de grande porte com vários estratos, muito rica em. espécies, apresentando diversas combinações florísticas, situada via de regra entre 10N e 10o S de latitude; constituem as florestas pluviais de distribuição zonal (Amazônia) por oposição às florestas tropicais de distribuição norte-sul (Mata Atlântica do Brasil).

floresta homogênea  Formação florestal plantada, constituída de apenas um gênero florestal. (Silvicultura)

floresta latifoliada  Aquela em que predominam espécies arbóreas cujo aparelho foliar é formado por folhas largas; ocorrem tanto em regiões tropicais, corno em regiões subtropicais, ou mesmo temperadas quentes.

floresta nacional, estadual ou municipal  Unidade de conservação com área extensa, geralmente bem florestada e que contém considerável volume de madeira  e biomassa vegetal em combinação com o recurso água, condições para sobrevivência de animais silvestres; os objetivos de manejo nestas unidades são os de reproduzir, sob o conceito de uso múltiplo, um rendimento de madeira e água, proteger os valores de recreação e estéticos, proporcionar oportunidades para educação ambiental e recreação ao ar livre

floresta natural  Formação florestal composta por espécies de ocorrência típica de determinada região, cuja composição obedeça às características próprias da sucessão vegetal.

floresta ombrófila  Aquela que apresenta característica ombrotérmica, ou seja, está condicionada aos fatores climáticos tropicais de elevadas temperaturas (médias de 25C) e de alta precipitação bem distribuída durante o ano (de 0 a 60 dias secos). (Botânica)

floresta plantada  Formação florestal composta por espécies exóticas e/ou nativas, plantadas com objetivos específicos. (Silvicultura)

floresta ripária  Floresta adjacente a corrente ou cursos d’água e cujas raízes estão próximas da zona de saturação, devido à proximidade de água subterrânea; floresta que orla um ou dois lados de um curso d’água, numa região onde a vegetação característica não é florestal (cerrados,  caatinga, etc.); floresta de galeria, mata ciliar, floresta marginal.

floresta tropical  Situada na faixa equatorial, onde há muita chuva e umidade; contém pelo menos metade das espécies vivas do Planeta, muitas das quais ainda desconhecidas pela ciência, mas que podem ter qualidades medicinais, alimentares ou servir como matérias-primas; além disso, ajudam a retirar gás carbônico da atmosfera pela fotossíntese, o que reduz o aquecimento global; são ameaçadas pela cobiça em torno da madeira nativa, e pelos novos usos do solo para a expansão agrícola, a pecuária ou urbanização.

florestamento  Constituição de uma floresta onde não existiam formações arbóreas precedentemente. (Silvicultura)

flotação  Processo de elevação de partículas existentes na água, por meio de aeração, insuflação, produtos químicos, eletrólise, calor ou decomposição bacteriana, e respectiva remoção, sob a forma de escuma; explora diferenças nas características de superfície entre as várias espécies minerais existentes; a seletividade do processo é baseado no fato da superfície das espécies minerais, poder apresentar diferentes graus de hidrofobicidade.

flotação em óleo  Processo de concentração mineral por flutuação na presença de bolhas de ar, água e óleo; as partículas finas aderem inicialmente às gotas de óleo dispersas na fase aquosa, e os agregados óleo/partículas são então coletados pelas bolhas de ar.

fluência  Fenômeno pelo qual os metais e ligas tendem a sofrer deformações plásticas, quando submetidos por longos períodos a tensões constantes, porém inferiores ao limite de resistência normal do material; normalmente ocorre a altas temperaturas; deformação lenta causada por tensões inferiores ao limite de escoamento normal na presença de temperatura e a uma tensão constante. (Metalurgia)

fluidização  Processo pelo qual os gases, passando através de um depósito ou camada de partículas, misturam-se as mesmas, promovendo seu fluxo como líquido, facilitando sua reação química e abrasando-as.

fluido  Designação comum a líquidos e gases.

flúor  Elemento altamente tóxico para plantas, animais e homens; em doses controladas, é um poderoso preventivo das cáries dentárias, e está presente no tratamento de águas e em cremes dentais.

fluorescência  Propriedade apresentada por alguns minerais de se tornarem luminescentes durante a exposição à luz ultravioleta, raios-X ou raios catódicos.

fluorita  Mineral que pertence à classe química dos halóides e cristaliza no sistema isométrico, possuindo hábito cúbico, mas também podendo ocorrer na forma maciça, colunar, de granulação grossa ou fina; em geral é transparente a translúcida, com brilho vítreo e cores bastante variáveis, apresentando dureza 4, clivagem perfeita , composição CaF2 e densidade 3,18; pode apresentar o fenômeno da flourescência.

fluoroscópio  Aparelho ligado ao raio-X utilizado para visualizar os órgão internos. (Medicina)

fluvial  Referente a rio.

fluxo bifásico  Fluxo simultâneo de dois fluidos em estados físicos diferentes; por exemplo: petróleo (líquido) e gás natural (gasoso).

fluxo de lama  Fluxo de fragmentos de origens diversas, lubrificado com grande quantidade de água, e usualmente seguindo o curso principal de uma drenagem.

fluxo energético  Quantidade de energia que é acumulada ou passa através dos componentes de um ecossistema, em um determinado intervalo de tempo.

fluxo laminar  Tipo de fluxo em que as partículas de fluido deslocam-se em camadas paralelas lisas; ou seja, as linhas de fluxo não se entrecortam; as perdas de carga são proporcionais às velocidades; é o fluido típico das águas subterrâneas.

fluxo superplástico  Deformação extensiva que se verifica em resposta a uma tensão aplicada, anômalamente pequena.

fluxo turbulento  Fluxo no qual as linhas de fluxo se cruzam de maneira confusa, através da mistura heterogênea das correntes, tanto na vertical quanto na horizontal.

fluxos gravitacionais  Depósitos formados pelo transporte de sedimentos paralelamente ao substrato, por efeito da ação da gravidade, onde as partículas são mantidas dispersas; existem quatro tipos de fluxos gravitacionais, diferenciados com base no modo como os grãos são sustentados: corrente de turbidez; fluxo granular; fluxo fluidificado e fluxo de detritos.

fluxoturbidito  Depósito sedimentar formado por mecanismo intermediário entre o deslizamento submarino e as correntes de turbidez.

flysch  Potente sequência de areia e argila interestratificadas, com os arenitos mostrando em geral base erosiva e seleção dos grãos, e as argilas encerrando uma fauna marinha; definido pela primeira vez nos Alpes, tem sido aplicado a rochas similares dos cinturões geossinclinais de quaquer idade e de todas as partes do mundo.

foco sísmico  O ponto sob a superfície da terra onde se inicia a ruptura sísmica e de onde irradiam as ondas sísmicas; ponto situado no interior da Terra onde é liberada a energia sísmica por ocasião dos terremotos.

fogo  Denominação utilizada para as cintilações que apresentam as cores do espectro refletidas pelas facetas de uma gema lapidada, e devida à dispersão da luz. (Gemologia).

fogo abafado  Fogo que se propaga vagarosamente, sem fazer chama.

fogo controlado  Técnica que utiliza o uso deliberado do fogo com o intuito de queimar detritos agrícolas ou florestais em uma determinada área.

fogo de encontro  Fogo que é lançado em oposição a um incêndio, objetivando impedir sua propagação.

fogo rasteiro  Fogo que se propaga lentamente, geralmente com chamas pequenas.

folga  Distância vertical entre o coroamento da barragem e a cota máxima que atinge a água na represa. (Energia)

folha bandeira  A folha inserida mais alta no colmo de gramíneas em estágio reprodutivo; a folha imediatamente abaixo da inflorescência. (Botânica)

folha caduca  Folha que dura menos de um ano, fazendo com que a árvore se apresente sem folhagem durante um determinado período. (Botânica)

folha de flandres  Chapa fina de aço (0,30 mm a 6,0 mm de espessura) recoberta de estanho.

folheação  Denominação aplicada ao desabrolhar das folhas, que se processa em geral no início da primavera. (Botânica)

folhelho betuminoso  Rocha de granulação fina,normalmente laminada, contendo matéria orgânica, na qual quantidades apreciáveis de petróleo podem ser extraídas por aquecimento; a maior parte do conteúdo orgânico desse folhelhos encontra-se na forma de querogênio.

folhelho oleígeno  Folhelho que apresenta um teor de matéria orgânica superior a 10%.

folhosa  Espécie florestal que apresenta madeira dura e fibra curta.

foliação  Denominação aplicada para todas as feições planares presentes nas rochas metamórficas; corresponde a vários tipos de estruturas tais como: xistosidade; clivagem de crenulação; bandamento composicional; clivagem de transposição e foliação milonítica.

foliação milonítica  Arranjo paralelizado de minerais e agregados minerais produzido pelo fluxo plástico durante a deformção não-coaxial dúctil.

fonte  Surgência natural de água, em superfície, a partir de uma camada aqüífera; nascente, olho d'água.

fonte de energia  É a capacidade que certos recursos naturais tem de gerar força; podem ser de dois tipos: renováveis -relacionadas às forças da natureza, como os ventos; as águas correntes dos rios e dos mares; o Sol; os vulcões e gêiseres, ou aos seres vivos animais e vegetais (fontes bióticas como o biogás, o etanol, o metanol), e não- renováveis ou minerais (como o carvão mineral, o petróleo, o folhelho, o urânio).

fonte de inóculo Insetos ou plantas voluntárias portadoras de microorganismos patogênicos.

foraminíferos  Organismos dotados de pseudópodes muito finos, anatomosados, e que elaboram uma testa, isto é, um tipo de concha, secretada pelo citoplasma ou constituída por aglutinação de material estranho captado pelos pseudópodes, os quais tem a função de locomoção, fixação e captura de alimentos; são predominantemente marinhos e bentônicos, sendo que um grupo relativamente restrito é plantônico; são em geral microscópicos. (Zoologia)

força corporal  Força que atua através do espaço, prescindindo do contato direto com o corpo, sendo proporcional à sua massa, e definida em função da magnitude  e do sentido da posição do corpo no campo de força; força de ação à distância.

força de ação à distância  Ver força corporal.

força de adesão  Atração que as partículas do solo exercem sobre as moléculas de água. (Pedologia)

força de contato  Ver força superficial.

força nuclear forte  Força fundamental da natureza que mantém unidos os quarks, e mantém os núcleons (compostos de quarks) junto com os núcleos dos átomos.

força nuclear fraca  Força fundamental da natureza que governa o processo de radioatividade; é geralmente explicada pela teoria eletrofraca.

força superficial  Força que exerce uma ação direta na superfície do corpo, isto é, em contato direto com o mesmo; força de contato.

forças de coesão  Atração que as moléculas de água ou as partículas de solo exercem entre si. (Pedologia)

forésia  Hábito apresentado por um animal em fazer-se transportar deliberadamente  por outro de maior porte, como observado entre alguns artrópodes. (Zoologia)

forma Face ou grupo de faces que possuem relações iguais para com os eixos cristalográficos. (Cristalografia)

formação Conjunto de formas de vida de ordem superior composto por uma fisionomia homogênea, apesar da sua estrutura complexa. (Fitogeografia)

formação propriamente dita  Termo criado por Ellemberg & Mueller-Dombois (1965/6) como a quarta subdivisão hierárquica da formação; foi conceituada como a fase ambiental da mesma. (Fitogeografia)

formação Unidade fundamental da classificação litoestratigráfica; trata-se de um corpo rochoso caracterizado pela relativa homogeneidade litológica, forma comumente tabular, geralmente com continuidade lateral e mapeável na superfície terrestre ou em subsuperfície. (Geologia).

formas de vida  Também referidas como formas de crescimento, forma biológica; expressam o hábito natural que o organismo de uma planta manifesta, como resultado de seu ajustamento às condições mesológicas no seu limite genético.

formicida  Qualquer substância usada na eliminação de formigas, especialmente saúvas.

fórmula de fertilizantes  Quantidades de N, P2O5 e K2O contidas numa mistura de fertilizante; outros elementos, se presentes, podem ter suas quantidades descritas na embalagem

forno rotativo de produção  Cilindro rotativo, inclinado e revestido internamente de material refratário, com chama interna, utilizado para converter basicamente compostos de cálcio, sílica, alumínio e ferro, proporcionalmente misturados, num produto final denominado clínquer. Ver clínquer.

forragem  Outras partes comestíveis das plantas além dos grãos, que servem de alimento para animais; geralmente o termo refere-se ao material mais digestível.

foscorito  Minério fosfático de afiliação magmática, constituído por uma mistura de apatita, serpentina e magnetita.

fosfatagem  Aplicação de adubação fosfatada, geralmente a lanço com o objetivo de incorporar fósforo ao solo.

fosfogesso  Gesso residual da produção de fosfato ou da dessulfuração de gases; gesso químico.

fosfonação  Reação química ou sequências de reação química que permitem introduzir em uma molécula um ou mais radicais fosfônicos, pela ligação direta carbono/fósforo.

fosforado  Ver organofosforado.

fosforescência  Propriedade apresentada por alguns minerais de continuarem luminescentes mesmo pós a interrupção dos raios excitantes.

fosforito  Rocha fosfática sedimentar de natureza marinha , que apresenta mais de 10% em volume de grãos individuais de fosfato de Ca, Al ou Fe e pertencentes a série da apatita.

fossa  Tanque de armazenamento de esgotos.

fossa negra  Escavação, em geral sem revestimento, que recebe esgotos.

fossa oceânica  Maior depressão da superfície terrestre, situada entre a placa subductante e a placa superior; o preenchimento sedimentar depende da velocidade de suprimento de detritos, existindo situações de fossas sem assoreamento, enquanto outras estão quase atulhadas por sedimentos hemipelágicos e depositos de correntes de turbidez.

fossa sanitária  Escavação no chão, para coletar esgotos de uma casa, não ligada a nenhum sistema de drenagem.

fossa séptica  Tanque de sedimentação e digestão, no qual é depositado o lodo constituído pelas matérias insolúveis das águas residuárias que passam pelos mesmos, sofrendo decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas.

fóssil  Vestígio ou resto petrificado ou endurecido de seres vivos que habitaram a Terra antes do holoceno e que se conservaram sem perder as características essenciais.

fossildiagênese  Denominação que abrange todos os eventos pós-deposicionais ligados à preservação de restos de organismos ou dos vestígios deixados por esses restos.

fóssil-guia  Organismo que gozou de larga distribuição geográfica, embora tenha tido curta duração geológica, e cujos restos não apenas se conservaram em abundância como também são fáceis de serem identificados.

fossilização  Conjunto de processos naturais que permitem a conservação dos restos ou vestígios de fósseis.

fotodissociação  Consiste na separação de um átomo de oxigênio da molécula H2O, devido à radiação ultravioleta; teorias sustentam que o oxigênio, ou pelo menos a maior parte dele, teve origem inorgânica, a partir da fotodissociação da molécula de água; entretanto, as evidências fósseis e geológicas indicam que o oxigênio teve mesmo origem orgânica nos oceanos.

fotografia aérea  É a fotografia de uma porção da superfície terrestre obtida por câmara fotográfica transportada em aeronaves. (Fotogrametria)

fotografia aérea oblíqua  Quando o eixo ótico está orientado obliquamente em relação à superfície terrestre. (Fotogrametria)

fotografia aérea vertical  Quando na sua tomada o eixo, ótico da câmara fotográfica é aproximadamente vertical à superfície terrestre. (Fotogrametria)

fotogrametria  Ciência da elaboração de cartas, mediante fotografias aéreas, utilizando-se aparelhos e métodos estereoscópicos; técnica de determinação das curvas de nível, nos levantamentos cartográficos, por meio de pares de fotografias; aerofogrametria.

fotoíndice  Reprodução fotográfica, em redução, de um conjunto de fotografias aéreas montadas ordenadamente, para permitir a identificação de cada foto representativa de uma área, através de um número.

fotointerpretação  Determinação da natureza e descrição de objetos através de suas imagens fotográficas; são aplicadas em levantamento de recursos naturais; o ato de examinar e identificar objetos ou situações em fotografias aéreas ou outros sensores, determinando o seu significado.

fóton  Partícula com massa em repouso nula constituída por um quantum de radiação eletromagnética; pode também ser visto como uma unidade de energia igual a hf, onde h é a Constante de Planck e f é a frequência da radiação em hertz; viaja à velocidade da luz. (Astronomia)

fotoperíodo  Período em que planta é diariamente exposta à luz.

fotorespiração  Atividade respiratória devido a reação de O2 ao invés de CO2 na via fotossintética que ocorre em plantas C3 durante o período de luz; não há produção de energia aproveitada pela planta.

fotosensibilização Doença não contagiosa resultante da reação anormal de uma pele despigmentada, após um agente foto-dinâmico ter sido absorvido pelo sistema animal; pastejo de certos tipos de vegetação ou ingestão de certos fungos sob condições específicas causam fotosensibilização.

fotosfera  Superfície solar com uma espessura de cerca de 200 km. (Astronomia)

fotossíntese  Processo bioquímico associado às plantas verdes (clorofiladas), em que a energia obtida graças à luz é transformada em energia química, a partir de substâncias simples como o dióxido de carbono e a água; a clorofila dos cloroplastos serve como captador de energia que é utilizada para a fragmentação da água (fotólise); o hidrogênio liberado no processo, serve para a redução do C02  a hidrato de carbono; a substância orgânica obtida da fotossíntese é o componente alimentício fundamental para quase todos os seres vivos; no processo existe a liberação do oxigênio, fundamental para a oxigenação do ambiente.

fotossistemas  São os complexos responsáveis pela conversão da energia luminosa em energia química; nos organismos que realizam fotossíntese oxigênica, existem dois fotossistemas agindo em série, segundo o modelo em Z de Hill e Bendall: o fotossistema I (PSI) e o fotossistema II (PSII).

fototaxia  Movimentos de deslocamento apresentados por determinados organismos quando estimulados pela luz; pode ser positiva quando o organismo se aproxima da luz, ou negativa quando se afasta.

fototriangulação  Processo da extensão do controle horizontal ou vertical, por meio do qual as medições de ângulo ou de distâncias em fotografias estereoscópica têm relação com uma solução espacial, usando-se os princípios da perspectiva das fotografias; este processo implica, em geral, no uso de fotografias aéreas, recebendo a denominação de aerocaminhamento.

fouling  Formação gelatinosa que algumas vezes é observada nas canalizações de água potável, em decorrência da ação de microorganismos.

foz  Boca de descarga de um rio; este desaguamento pode  feito num lago, numa lagoa, no mar ou mesmo num outro rio; a forma da foz pode ser classificada em dois tipos: estuário e delta.

frações de solo  Partículas minerais de solo variando entre limites de tamanho especificados. (Pedologia)

fragilidade ambiental  Diz respeito à susceptibilidade do meio ambiente a qualquer tipo de dano, inclusive à poluição ambiental. (Ecologia)

fragipã  É um horizonte mineral subsuperficial, com 10 cm ou mais de espessura, usualmente de textura média ou algumas vezes arenosa ou raramente argilosa, que pode, mas não necessariamente, estar subjacente a um horizonte B espódico ou horizonte álbico; tem conteúdo de matéria orgânica muito baixo, a densidade alta em relação aos horizontes sobrejacentes e é aparentemente cimentado quando seco, tendo então consistência dura, muito dura ou extremamente dura. (Pedologia)

fragmento florestal  Pequena floresta plantada, constituída de apenas um gênero florestal.

fragmento grosseiro  Rocha ou partículas minerais maiores que 2 mm de diâmetro, também conhecidos como esqueleto do solo. (Pedologia)

fragmento hidroclástico  Variedade de piroclástico formado pela explosão de vapor que ocorre na interface magma-água,e também devido à fragmentação mecânica, causada pelo rápido resfriamento resultante do contato da lava com a água ou com sedimentos saturados de água. (Geologia)

fragmentos bioclásticos  Fragmentos constituídos por restos orgânicos, sendo mais frequentes as conchas de moluscos

franja capilar  Parte inferior da zona de aeração nos solos, e que contém água em maior grau de saturação. (Pedologia)

fratura  Descontinuidade que aparece isoladamente em uma massa rochosa, não correspondendo portanto nem a uma junta e nem a uma falha. (Geologia)

fratura de tensão  Plano de partição presente em uma rocha, o qual não envolve deslocamento, encontrando-se preenchida, característica esta indicativa de dilatação ou distensão; no campo forma um sistema de veios cônicos paralelos e frequentemente com disposição escalonada; desenvolve-se, em geral, perpendicularmente ao tensor extensional. (Geologia)

fratura inferior  Fratura formada por esforço divergente dentro do bloco continental; as feições dominantes são horsts e grabens. (Geologia)

freatomagmática  Erupção vulcânica de carater explosivo resultante da interação da água superficial ou subterrânea com o magma.

frente  Superfície de descontinuidade que se forma quando do encontro entre duas massas de ar com características diferentes. (Meteorologia)

frente antártica  Frente que se desenvolve e persiste ao redor do Continente Antártico, aproximadamente entre as latitudes 60º e 65º S, e separa a Massa de Ar Antártica da Massa de Ar Polar Marítima (Pm), mais ao norte. (Meteorologia)

frente de onda  Superfície que passa por todos os pontos que estão na mesma fase, nas ondas geradas em um instante determinado.

frente fria  Frente cujo movimento é tal que uma massa de ar mais fria substitui uma mais quente; a passagem de uma frente fria normalmente caracteriza-se na superfície da Terra por queda de temperatura e mudança na direção do vento; provoca chuva na maioria dos casos; pode provocar, também, pancadas de chuva forte com trovoadas. (Meteorologia).

frente polar  Frente que separa a Massa de Ar Polar da Massa de Ar Subtropical. (Meteorologia)

frente quase estacionária  Frente cuja posição permanece quase que inalterada ao longo de um certo período de tempo. (Meteorologia)

frente quente  Frente cujo movimento é tal que uma massa de ar mais quente substitui uma mais fria; a passagem de uma frente quente normalmente caracteriza-se na superfície da Terra por aumento de temperatura e mudança na direção do vento; precipitação geralmente ocorre na aproximação desta frente. (Meteorologia)

frequência  Propriedade de uma onda que descreve quantas vezes um ciclo da onda passa num período de tempo; é normalmente medida em Hertz (Hz), onde uma onda de 1Hz nos informa que 1 ciclo da onda passa em 1 segundo. (Astronomia)

frequência cardíaca  É o número de batimentos do coração na unidade de tempo, geralmente expressa em batimentos por minuto (bpm). (Medicina)

frequência gênica  Proporção de um alelo de um par ou série presente em uma população ou amostra, ou seja, o número de loci que um determinado gene ocorre, dividido pelo número de loci que ele poderia ocorrer, expresso como um número puro entre 0 e 1. (Genética)

friagem  Súbito e significativo abaixamento da temperatura que ocorre na Amazônia Ocidental, em consequência da atuação de frentes frias mais intensas que se originam nas zonas antárticas. (Climatologia)

friável  Termo de consistência do solo, quando úmido; diz respeito à facilidade de esborroamento do material de solo. (Pedologia)

frontogênese  Processo responsável pela formação de uma frente ou da intensificação de uma frente já existente. (Meteorologia)

frontólise  Dissipação de uma frente. (Meteorologia)

fructan  Carboidrato de armazenamento; polímeros de frutose que inclui uma molécula de glicose; sintetizado a partir da sacarose o polímero é solúvel em água e armazenado no vacúolo.

frugívoros  Animais que se alimentam preferencialmente de frutos ou partes deles; incluem-se aqui aqueles que se alimentam de sementes e grãos. (Zoologia)

fruto carnudo  Fruto que apresenta o pericarpo volumoso, carregado de substâncias sucosas variáveis sendo constituído por três partes provenientes da parede do ovário: o epicarpo, o mesocarpo e o endocarpo. (Botânica)

fruto múltiplo  Fruto que se origina nos diversos ovários livres da mesma flor.

fruto Órgão gerado pelos vegetais floríferos, e que conduz a semente; resulta do desenvolvimento do ovário em seguida à fecundação; carpo; o ovário maduro de uma planta florífera, junto com seus conteúdos e qualquer parte intimamente relacionada. (Botânica).

fruto seco  Fruto que apresenta o pericarpo seco e delgado. (Botânica)

fruto simples   Fruto proveniente de um único ovário de uma só flor. (Botânica)

fulgurito  Pequeno tubo de material vítreo,  formado pela fusão da areia pela ação de raios, podendo alcançar 40 cm de comprimento por 5 a 6 cm de diâmetro.

fumaça  São partículas, geralmente mas não obrigatoriamente, sólidas em suspensão no ar, e oriundas da combustão incompleta de materiais orgânicos; as fumaças industriais de importância são formadas por partículas com diâmetros inferiores a meio mícron. Ver fumos.

fumarola  Emanação de gases vulcânicos, com temperaturas compreendidas entre 800C e 250C, contendo H2O, SO2 e HCl e que produzem depósitos principalmente de NaCl, Fe2O3 e FeCl3.

fumigação do solo  Tratamento do solo com substâncias voláteis ou gasosas, as quais eliminam total ou parcialmente a microfauna e microflora do solo

fumigante  Substância química ou mistura de substâncias apresentando propriedades de volatilização e capazes de exterminar insetos ou roedores, devendo ser utilizada em ambientes que possam ser fechados de maneira a reter o produto resultante da fumigação.

fumos  São partículas sólidas com diâmetro inferiores a um mícron, formadas pela condensação de vapores de materiais sólidos, geralmente metais, e consequente solidificação. Normalmente este mecanismo é acompanhado de oxidação; são inorgânicos; exemplo: Fumos de óxidos de chumbo, de zinco, etc. Ver fumaça.

fundente  Agente limpador de ferro, reagente que carrega a escória para o topo, permitindo purificar o ferro. (Metalurgia)

fundo marinho  Região dos oceanos situada abaixo da linha média da baixa-mar e constituída por duas unidades maiores: margem continental e fundo oceânico.

fundo monetário internacional - FMI  Criado em 1944, com sede em Washington, Estados Unidos, com o objetivo de promover a cooperação monetária internacional, a estabilidade cambial, fomentar crescimento econômico e elevar o nível de emprego; suas atribuições incluem ainda a prestação de assistência financeira temporária a países em dificuldades; atualmente, o FMI tem 182 países-membros e acumula uma carteira de empréstimos que soma 64 bilhões de dólares. (Economia)

fundo oceânico  Região da crosta oceânica situada abaixo da isóbata de 4.000 m, sendo dividida em: planície abissal, dorsal oceânica e fossa oceânica. Ver  fundo marinho.

fungicida  Qualquer substância química aplicada às plantas cultivadas para matar fungos, ou prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.

fungos  Protistas superiores que produzem esporos, não possuem clorofila, sendo incapazes de sintetizar seu próprio alimento, dependendo portanto de outros organismos para completar sua nutrição; com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores; seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso; são heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta, sendo sua nutrição feita por absorção de nutrientes graças a presença de enzimas que são por eles produzidas e que degradam produtos como, celulose e amido; suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros; são ubíquos, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral.; podem viver de matéria orgânica morta, ocasionando ou auxiliando na sua decomposição; podem ainda parasitar outros seres vivos, alimentando-se do protoplasma das células hospedeiras e também formar associações com seres como as algas ou raízes de vegetais superiores. (Micologia)

fungos do solo  Ver geofungos.

furacão  Vórtice extremamente intenso, de pequena extensão horizontal, geralmente menor do que 500 m, e que se estende por baixo a partir de uma nuvem tempestuosa, com velocidades muito elevadas de cerca de 100 km/h; a circulação do vento em torno de um furacão se dá geralmente em um direção anti-horária.

fusão nuclear  Processo nuclear pelo qual vários núcleos pequenos se combinam para formar um núcleo maior cuja massa é ligeiramente menor que a soma dos núcleos pequenos; a diferença de massa é convertida em energia segundo a famosa equação de Einstein (E=mc2); essa é a fonte da energia solar e, em última instância, de quase toda energia da Terra. (Física)

fusão parcial  Principal processo de formação de magma provocado por fluxo de calor na crosta ou no manto, calor este produzido por radioisótopos e/ou descompressão adiabática; o magma assim produzido origina um sólido residual que corresponde a enclaves ou xenólitos (geralmente rochas ultramáficas) que podem ser trazidas, pelo próprio magma, até a superfície terrestre. (Geologia)

fusênio  Substância similar ao carvão vegetal, formada por madeira carbonizada e responsável pelo aspecto sujo do carvão mineral comum, pois é extremamente friável e portanto facilmente reduzida a um pó fino; ocorre principalmente como manchas ou lentes.

fuso UTM  Zona de projeção delimitada por dois meridianos cuja longitude difere de 60 e por dois paralelos de latitude 800, Norte e Sul.

fusos horários  Convenção internacional criado para determinar uma hora mundial, como um referencial planetário, tendo como ponto de partida o GMT (Greenwich Meridien Time), ou seja, a hora de Londres; sabendo-se que a circunferência tem 3600 e o movimento de rotação da Terra é realizado em 24 horas, divide-se 360 por 24 e chega-se a 150; este espaço de 150 é o fuso horário, onde ocorre a hora legal tanto ao norte como ao sul do Equador.

fuste  Parte da árvore que emerge do solo e cresce em direção oposta à das raízes, e compreendida entre o colo e as primeiras pernadas; tronco. (Botânica).

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?