cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA J

J
j  Colocado após o símbolo dos horizontes H, A, B e C, indica a presença de materiais palustres, permanente ou periodicamente alagados, de natureza mineral ou orgânica, ricos em sulfetos (material sulfídrico); exemplo: Cj. (Pedologia)

jacaré (Caiman yacare)  Nome é de origem tupi-guarani que designa todos os representantes brasileiros da família Alligatoridade; alimentam-se de todo e qualquer tipo de animal e é tido como principal inimigo das piranhas, que são seu prato predileto; colocam em terra (ou na areia), de 20 a 90 ovos em ninhos feitos de folhas secas; no Pantanal, os jacarés são alvo de caçadores atraídos pela beleza do couro, que é utilizado na confecção de inúmeros artigos luxo como bolsa, cintos, sapatos e outros; a matança indiscriminada desse animal vem provocando um desiquilíbrio biológico no ambiente em que vive.

jacaré-açu (Melanosuchus niger)  Réptil que vive em lagos, rios remansosos e pântanos da Bacia Amazônica; dentre os jacarés brasileiros é considerado o que atinge maior tamanho e também o mais perigoso para o homem e os outros animais; na natureza, alimenta-se de mamíferos, aves e peixes; devido ao tamanho e o alto valor comercial, este réptil foi muito caçado no passado.

jacaretinga (Caiman crocodilus)  Réptil que, quando adulto, pode medir até 2 m de comprimento; vive em lagoas, riachos, pântanos e rios da Guiana, Venezuela, Trinidad, Colômbia, Peru e no Brasil, nas bacias dos rios Amazonas e Parnaíba; ocasionalmente é encontrado em estuários, freqüentemente associado com outras espécies; alimenta-se de peixes, crustáceos e insetos aquáticos; sua carne é muito apreciada pelos nativos e seu couro comercializado para confecção de bolsas, cintos e sapatos, o que estimula a caça ilegal do animal.

jacinto  Variedade de zircão que cristaliza no sistema tetragonal, e coloração acastanhada ou laranja-vermelho e composição Zr(SiO4); é utilizado como gema.

jade  Denominação genérica que inclui tanto a nefrita- Ca2Mg5(Si8O22 )(OH)2 - um anfibólio monoclínico, quanto a jadeíta - NaAl( Si2O6) - um piroxênio monoclínico.

janela atmosférica  Região do espectro eletromagnético em que a atmosfera é transparente à radiação eletromagnética proveniente do Sol.

japiim (Cassicus cela)  Aves geralmente encontradas em árvores perto de caixas de vespas; cientificamente, isso é explicado porque as vespas comem as fêmeas das moscas quando se aproximam dos ninhos para pôr ovos nos filhotes de japiim; é um excelente imitador de sons de outras aves e seu repertório varia conforme a composição da avifauna local.

jaraqui (Semaprochilodus sp)  É o primeiro peixe a subir o rio durante a piracema, quando é facilmente capturado pelos pescadores; pode atingir até 35 cm de comprimento e sua carne é muito apreciada.

jararaca-do-norte (Bothrops atrox)  Cobra que tem um veneno que se iguala a da cascavel; sua picada provoca hemorragia pelo nariz e ouvidos, além de outros sintomas; sem aplicação do soro antiofídico a pessoa morre em pouco tempo.

jardim botânico  Unidade de conservação que visa à preservação e propagação de espécies da flora e também a educação do publico visitante; atua na manutenção dos processos ecológicos e sistemas vitais essenciais, preservação da diversidade genética e apoio à utilização sustentável das espécies vegetais e dos ecossistemas onde ocorre.

jarosita  Mineral do sistema cristalino hexagonal, de composição KFe3(OH)6(SO4)2; é constituinte comum de horizonte sulfúrico de solos.

jaspe  Denominação aplicada ao sílex vermelho ou preto, constituído de quartzo criptocristalino colorido por hematita.

jatobá (Hymenaea courbaril Árvore da família Leguminosae, de grande porte, fuste retilíneo cilíndrico, com diâmetro um pouco superior a 1,0 m, casca acinzentada, lisa, contendo goma, com 1,5 cm de espessura; madeira muito pesada; cerne castanho-vermelho a castanho-avermelhado apresentando às vezes manchas escuras; alburno branco-acinzentado; grã direita a oblíqua; textura média; cheiro e gosto indistintos.

jatuarana  Peixe da família Characidae, assim como o pacu, a saranha e o assacu pirarara, que engloba o maior número de espécies de peixes de água doce da Amazônia.

jazida  Qualquer massa individualizada, de substância mineral ou fóssil, de valor econômico, aflorando à superfície ou existente no interior da terra.

jazida vulcanogênica  Todo depósito mineral cuja gênese está diretamente relacionada a qualquer manifestação vulcânica.

jejuno  Segmento do intestino delgado logo após o duodeno e antes do íleo. (Medicina)

jequitiranabóia  Inseto homóptero, da família dos fulgorídeos, que apresenta cabeça com aspecto de lagarto, que o faz ser repudiado pelas pessoas; apesar de ser inofensivo dizem que sua picada pode fazer secar uma árvore ou matar um homem; cigarra-cobra, cobra-de-asa.

jet stream  Faixa de ar que apresenta alguns milhares de quilômetros de comprimento, centenas de quilômetros de largura e alguns quilômetros de espessura, com velocidade mínima de cercade 120 km/h; são reconhecidos dois tipos principais de jet stream: o subtropical e o de frente polar, sendo ambos encontrados bem abaixo da tropopausa. (Meteorologia)

jibóia (Boa constrictor)  Cobra de cauda afilada, pupila na vertical, cabeça triangular e hábitos noturnos; tem todas as características de uma cobra venenosa mas não é uma delas; mata suas presas por estrangulamento; no interior da Amazônia, os caboclos criam as jibóias dentro de casa para que ela mantenha a área livre de ratos e morcegos; bem alimentada, não oferece perigo ao homem mas como é temperamental, de vez em quando tem atitudes imprevisíveis; sua mordia dói muito e pode causar infecção.

jigue  Aparelho de concentração mineral densitária, no qual as forças de separação são produzidas por correntes verticais geradas pelo movimento de pulsação da água e pela ação do leito na estratificação das espécies minerais. (Mineração)

jigue de diafragma  Jigue cujas pulsações são produzidas por movimentos alternados em uma parte elástica da própria caixa.

jigue de pistão  Jigue cujo movimento de pulsação é produzido por um pistão mergulhado em um tanque de água contínuo à caixa. (Mineração)

jigue pulsador  Jigue que trabalha apenas com a pulsação do leito, movendo-se para cima de um ponto de referência, sem sucção. (Mineração)

joborandi  Planta arbustiva da família das RutáceasPilocarpus jaborandi e outras espécies, da qual se extrai a pilocarpina. Ver pilocarpina.

joint-venture  Associação de empresas de mesmo ramo de produção, mas de nacionalidades diferentes, que se articulam para operar no mercado. (Economia)

joule - J  Unidade de trabalho, de energia e de quantidade de calor; é o trabalho produzido por uma força de 1 newton cujo ponto de aplicação se desloca 1 metro na direção da força.

junção tripla  Denominação aplicada aos locais onde três placas tectônicas possuem um ponto em comum; as junções podem ser constituídas pelas combinações de cadeia (R), fossa (T) ou falha transformante (F), promovendo diversas configurações tais como RRR, RRT, RRF, etc. (Geologia)

junta  Plano ou superfície de fratura que divide as rochas e ao longo do qual não ocorreu ou foi mínimo o deslocamento das paredes; diáclase. (Geologia)

junta de acamamento  Junta cuja atitude é paralela à atitude do acamamento das rochas sedimentares. (Geologia)

juntas de tração  Juntas que se formam em ângulo reto, segundo a direção dos esforços trativos, sendo que entre aquelas oriundas do decréscimo de volume estão presentes as juntas de resfriamento e as de dissecação. (Geologia)

juntas sigmoidais  Juntas de partição que adquirem a forma de um sigma (perfil em S) devido à rotação progressiva em uma zona de cisalhamento. (Geologia)

jupará (Potos flavus)  É um animal mamífero noturno e tem hábitos bem parecidos aos dos macacos; vive nas árvores e é muito brincalhão além de exibido, porque gosta de ser observado e mimado; tem 30 cm de corpo e outro tanto de cauda que vive enrolada nos galhos das árvores; com dentes fortes e garras compridas e afiadas ele caça aves e pequenos mamíferos; também come insetos que ele retira das gretas das árvores com sua língua bem comprida; gosta de comer mel.

jurássico  Compreende os terrenos mesozóicos situados entre o Triássico e o Cretáceo. Ver eras geológicas.

jusante  Rio abaixo; direção que acompanha o mesmo sentido de uma corrente.

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?