cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA N

N
 Colocado após o símbolo dos horizontes H, A, B, e C, indica acumulação de sódio trocável expresso por 100.Na./CTC >8%, acompanhada ou não de acumulação de magnésio trocável; exemplo: Bn. (Pedologia)

nadadeiras actinopterígias  Nadadeiras pares que possuem base larga, sendo que seu esqueleto consiste de uma série de barras (raios) ósseos ou cartilaginosos paralelos, relativamente curtas. (Zoologia)

nadadeiras crossopterígias  Nadadeiras pares que possuem a forma de uma folha, sendo que seu esqueleto consiste de um eixo central com ramos laterais dispostos simetricamente. (Zoologia)

nadir  Ponto da esfera terrestre situado diretamente abaixo do observador; ponto na esfera celeste oposto ao Zênite. (Astronomia)

nafta  Fração de destilação do petróleo, constituída por hidrocarbonetos de baixo ponto de ebulição; utilizada como matéria-prima na indústria petroquímica, fornecendo, através de craqueamento, uma grande variedade de produtos.

nanofanerófitas  Categoria de vegetais fanerófitos cujos caules se ramificam a partir da base, como se verifica com os arbustos de até 2 m; exemplo: Cordia leucocephala, Wedelia scaberrima, Dioclea rostrata, Senna cana, Cleome spinosa, etc. (Botânica)

nanotecnologia  A ciência que constrói máquinas e robôs.

nappe de charriage  Feição que se caracteriza pelo adelgaçamento do flanco inverso de uma dobra recumbente, promovendo um rompimento através de uma superfície de cisalhamento subhorizontal, denominada carreamento. (Geologia)

nascente  Ver cabeceira, fonte.

nativa  Denominação utilizada para indicar espécies vegetais ou animais de ocorrência natural em dada região. (Biologia)

neblina  Formação atmosférica constituída de pequeníssimas partículas líquidas, em suspensão no ar, originadas de um processo mecânico de subdivisão, como a nebulização. (Meteorologia)

nebulosidade  Proporção do céu coberto por qualquer tipo de nuvens, sendo expressa em décimos de céu coberto; cobertura de nuvens. (Meteorologia)
neck  Forma de relevo testemunho de uma antiga chaminé vulcânica; é o conduto de um vulcão preenchido por lava solidificada, exposto e topograficamente realçado pela erosão seletiva que desgastou as rochas que constituíam o cone. (Geomorfologia)
nectário  Estrutura glandular, principalmente da flor, onde é produzido o néctar, substância rica em açúcares que além de atrair as aves, atrai também insetos e morcegos. (Botânica)
nectarívoros  Animais que se alimentam preferencialmente de néctar. (Zoologia)
nematóidios  Vermes não segmentados que podem viver na matéria orgânica do solo; são predadores das bactérias, fungos ,algas e de outros nematóidios e sua entrada na planta facilita a entrada de outros patógenos.
neodarwinismo  Teoria da evolução que combina seleção natural com genética de população, e na qual o conceito darwiniano de variação expontânea é explicado em termos de mutação e recombinação gênica. (Genética)
neoformação  Processo de formação de minerais por precipitação direta de componentes da solução.
neontologia  Ramo da biologia voltada ao estudo dos organismos modernos, isto é, ainda viventes.
neopalinologia  Ciência voltada ao estudo dos grãos de pólen e esporos de briófitas e pteridófitas de plantas atuais.
neoplasia  Qualquer crescimento anormal no corpo humano; conforme suas características clínicas e microscópicas, as neoplasias são divididas em dois grupos: neoplasias (tumores) malignas e neoplasias benignas; somente a neoplasia/tumor maligno é chamado de câncer. (Medicina)
Neossolo  Compreende solo constituído por material mineral ou por material orgânico pouco espesso com pequena expressão dos processos pedogéneticos em conseqüência da baixa intensidade de atuação destes processos, ainda insuficientes para originar modificações expressivas no material originário; as características do próprio material, pela sua resistência ao intemperismo ou composição química, e do relevo, podem impedir ou limitar a evolução desse solo; anteriormente designados por Litossolos, Aluviais, Litólicos, Areias Quartzosas e Regossolos; termo da nova classificação brasileira de solos. (Pedologia)
Neossolo Litólico  Classe do novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solo; corresponde, no antigo Sistema, à classe dos Solos Litólicos; são solos muito rasos, não alagados, onde a rocha de origem está a menos de 50 cm da superfície; suas propriedades são inteiramente dominadas pelas da rocha de origem, possuindo sequência de horizontes A-C-R, onde R representa a rocha; são semelhantes aos Entissolos da Taxonomia de Solos (classificação americana). (Pedologia)
Neossolo Quartzarênico  Classes do novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solo,.correspondendo, no antigo Sistema, à classe das Areias Quartzosas; são solos profundos, muito bem drenados e constituídos quase que inteiramente por grãos de quartzo do tamanho areia; tipicamente, possuem sequência de horizontes A-C; são semelhantes aos Quartzipsamentes da Taxonomia de Solos (classificação americana). (Pedologia)
neotectônica  Ramo da tectônica relacionado com os movimentos atuais da Terra, podendo representar uma continuidade dos movimentos do passado; as estruturas neotectônicas desenvolvem-se no regime tectônico corrente, abrangendo o estado de deformação que prevalesce dentro de uma região intraplaca.
neotropical  Região zoogeográfica que se estende do sul do México até o sul da Argentina, portanto incluindo as Américas Central e do Sul; apresenta espécies de plantas e de animais características que não ocorrem em outras regiões da Terra.
neotrópico  Reino florístico compreendido entre o sul da América do Norte (México) e a Patagônia. (Fitogeografia)
nereites  Tipo de rastro meandriforme  presente em turbiditos depositados em águas ainda mais profundas que aquelas que abrigam os zoophycos. (Paleontologia)
nervo  Porção da rocha encaixante que subsiste englobada no corpo do minério. (Mineração)
nervo vago  Nervo que entra na cavidade gástrica junto do esôfago que tem papel importante na produção de ácido do estômago e na regulação da motilidade do tubo digestivo. (Medicina)
nesossilicatos  Silicatos cujos tetraedros de SiO4 apresentam-se isolados, estando unidos entre si através das ligações iônicas, pelos cátions intersticiais.
netunismo  Crença, a partir dos estudos do alemão Abraham G. Werner, um dos fundadores da geologia, de que todas as rochas da Terra se formaram na, ou da água.
neurotoxina  Presença de toxina nos nervos ou tecido nervoso.
neuston  Microorganismo que vive e nada em contato com a película superficial da água.
neutrino  Partícula fundamental supostamente produzida em números maciços por reações nucleares nas estrelas; são difíceis de serem detectadas, uma vez que uma expressiva maioria delas passa através da Terra sem interagir. (Astronomia).
nêutron  Partícula com carga elétrica nula, constituinte do núcleo do átomo e cuja massa de repouso corresponde a aproximadamente 1,008 UMA (unidade de massa atômica); fora do núcleo é uma partícula instável que se dissocia espontaneamente, em 12 minutos; de acordo com suas energias os nêutrons são classificados em : térmicos, intermediários, rápidos e relativísticos.
neutropenia  Queda do número de neutrófilos (um dos tipos de célula de defesa) do sangue abaixo do normal. (Medicina)
neviza  Estado intermediário entre a neve e o gelo; é uma substância mais antiga e mais compacta que a neve, porém não sendo ainda totalmente uma massa de gelo; a neve se transforma em neviza após o degelo do verão e se forma quando a permeabilidade se reduz a zero, devido a recristalização e compactação da neve, o que conduz a uma diminuição da porosidade e aumento da densidade.
névoa  Denominação utilizada para as partículas líquidas formadas na atmosfera pela condensação de líquidos vaporizados; as partículas da névoa variam de 40 a 200 micra, enquanto as da neblina são menores que 40 micra. (Meteorologia)
névoa fotoquímica  São produtos de reação foto químicas, geralmente combinados com um valor de água; as partículas são geralmente menores que 1,5 micrometros. Ver smog.
névoa seca  Denominação genérica utilizada para os materiais particulados secos em suspensão, quando a visibilidade horizontal é superior a 1.000 m e a umidade relativa é inferior a 80%; obstrução da visibilidade nas camadas superficiais da atmosfera, causada por partículas sólidas muito pequenas e não aquosas em suspensão; dá ao ar uma aparência opalescente. (Meteorologia)
névoa úmida  Fenômeno meteorológico semelhante a um nevoeiro tênue, no qual as partículas são mais dispersas e em geral menores, enquanto a visibilidade horizontal é superior a 1.000 m; obstrução da visibilidade nas camadas superficiais da atmosfera, causada por gotículas de água em suspensão. (Meteorologia)
nevoeiro  Fenômeno meteorológico caracterizado pela presença de partículas de água muito pequenas , produzidas próximo à superfície terrestre, e que reduzem a visibilidade horizontal a menos de 1.000 m; pode ser de radiação quando formado a partir do resfriamento de uma superfície em noites límpidas e calmas, com ar úmido; de advecção , formado quando o ar quente, úmido e estável se desloca sobre uma superfície mais fria; de montanha que se forma em vertentes de montanhas de barlavento devido ao resfriamento provocado pela ascenção forçada do ar úmido e estável; e de evaporação que se forma pela evaporação da água relativamente quente em meio a ar frio; obstrução da visibilidade nas camadas superficiais da atmosfera, causada por gotículas de água em suspensão. (Meteorologia)
nevoeiro advectivo  Ver nevoeiro de advecção. (Meteorologia)
nevoeiro de advecção  Nevoeiro formado pela passagem lenta de uma massa de ar relativamente quente, úmida e estável sobre uma superfície fria. (Meteorologia).
nevoeiro de montanha  Ver nevoeiro de vertente. (Meteorologia)
nevoeiro de radiação  Nevoeiro que se forma sobre a terra, em noites límpidas e calmas, com ar úmido. (Meteorologia)
nevoeiro de radiação  Nevoeiro que se forma sobre terra em noites caracterizadas por ventos fracos, céu limpo e ar úmido nos baixos níveis da atmosfera. (Meteorologia)
nevoeiro de vertente  Nevoeiro que se forma em vertentes de montanhas de barlavento, pela subida forçada de ar estável e úmido até que seja atingida a saturação, como resultado do resfriamento adiabático por expansão; nevoeiro de montanha. (Meteorologia)
newton - N  É a força que, quando aplicada a um corpo tendo a massa de 1 quilograma, transmite uma aceleração da gravidade de 9,806 m/s2, tem-se 1 N = 0,102 kg.
newtoniano - Refletor onde o espelho principal que está no fundo do tubo joga a luz para um espelho secundário que a desvia na perpendicular ao tubo do telescópio onde fica a ocular, próximo a objetiva. (Astronomia)
nexina  Parte interna, geralmente não esculturada, da exina. (Palinologia)
nicho ecológico  Espaço ocupado por um organismo no ecossistema, incluindo também o seu papel na comunidade e a sua posição em gradientes ambientais de temperatura, umidade, pH, solo e outras condições de existência; é o papel que determinado ser executa dentro do seu habitat: predador, produtor, etc); local restrito de um habitat onde existem condições especiais de ambiente. (Ecologia)
nictigamia Fenômeno vegetal no qual a flor se abre à noite e se fecha durante o dia.
nidícola  Indivíduo que nasce totalmente dependente dos pais; nasce nu e com os olhos fechados, permanecendo no ninho durante certo tempo, período em que é alimentado e aquecido pelos pais. (Zoologia)
nidífugo  Indivíduo que ao nascer já possui plumagem, os olhos abertos, podendo caminhar e procurar alimento, com a proteção dos pais. (Zoologia)
ninfas  Estágio pré-adulto nos insetos que não possuem o estágio de pupa. (Entomologia)
Nitossolo  Solo constituído por material mineral, com horizonte B nítico de argila de atividade baixa, textura argilosa ou muito argilosa, estrutura em blocos subangulares, angulares ou prismática, moderada ou forte, com superfície dos agregados reluzentes, relacionada a cerosidade e/ou superfícies de compressão; correspondendo a Terra Roxa Estruturada e Similar, Terra Bruna Estruturada e Similar, alguns Podzólicos Vermelho-Escuros; termo da nova classificação brasileira de solos. (Pedologia)
nitrificação  Processo de conversão da amônia em nitratos, passando por nitritos como etapa intermediária, pela atuação de bactérias aeróbicas denominadas nitrobactérias; este processo é utilizado como indicador de poluição, sendo que a presença de nitritos indica poluição recente, enquanto a de nitratos indica poluição mais remota.
nitrilas  Compostos orgânicos que apresentam o grupamento funcional cianogênio diretamente ligado à cadeia carbônica, sendo derivadas teoricamente do HCN, pela substituição do átomo de hidrogênio pelo radical alcoíla ou arila.
nitrofenois  Pesticidas orgânicos sintéticos que contém em sua molécula, átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio.
nitrogênio  Constituinte universal da matéria viva (proteínas), principal gás do ar (78%), intervém na biosfera através de um complexo ciclo que envolve trocas entre atmosfera/solo/seres vivos.
nitrossomona  Bactéria autotrófica quimiossintetizante, que oxida amônia a nitrito, para obtenção de energia necessária à síntese orgânica.
níveis independentes de descarte  Método de seleção para mais de uma característica que consiste em estabelecer níveis mínimos de desempenho que os animais devem atingir em cada característica incluída no programa de melhoramento genético. (Melhoramento Genético)
nível alimentar  Ver nível trófico. (Ecologia)
nível crítico de nutriente  Concentração do nutriente na planta, ou em partes especifica da planta, abaixo da qual o nutriente se torna deficiente para uma taxa ótima de desenvolvimento.
nível de base  Nível abaixo do qual não pode ocorrer erosão pelas águas superficiais; o nível de base final é considerado como sendo o nível do mar.
nível de energia  Energia cinética relativa a um ambiente aquático devido a ação das ondas e/ou correntes; de acordo com esse nível, os ambientes aquáticos são classificados em ambientes de alta energia e ambientes de baixa energia.
nível dinâmico  Posição do nível da água dentro da área de influência de um poço submetido a bombeamento.
nível estático  Posição do nível da água de um poço, quando este não está sendo submetido a bombeamento, e que alcançou o eqüilíbrio com a pressão atmosférica.
nível freático  Limite superior do lençol freático. (Hidrologia)
nível máximo de exploração  É o nível mais alto permitido normalmente numa represa (sem ter em conta as sobreelevações devidas a cheias); corresponde ao nível de pleno armazenamento da represa; maior nível admissível em caso de cheias.
nível mínimo de exploração  É o nível mínimo admitido para a exploração de uma represa, medido num local determinado; abaixo deste nível pode ser feito o esvaziamento da represa até ao nível da descarga de fundo.
nível ótimo de desempenho   Níveis de desempenho mais lucrativos ou favoráveis em características economicamente importantes em determinado ambiente e sistema de manejo. (Melhoramento Genético)
nível piezométrico  Nível determinado pela água num tubo piezométrico colocado em um determinado ponto do lençol freático. (Hidrologia)
nível trófico  É a posição ocupada por um organismo na cadeia alimentar; os produtores ocupam o primeiro nível; os consumidores primários, o segundo nível; e os secundários, o terceiro nível e assim por diante; os decompositores podem atuar em qualquer nível trófico. (Ecologia)
  Região caulinar, em geral dilatada, de onde saem as folhas. (Botânica)
  Unidade de velocidade utilizada em navegação e que corresponde a 1 milha náutica (1.852 m) por hora.
nódulo algálico  Nódulo constituído por carbonato de cálcio com diâmetro inferior a 20 cm, forma discoidal ou esferoidal, originado por atividade vital de algas verdes.
nódulos  Glébulas com organização interna indiferenciada, de óxidos de ferro, de manganês, de calcita, etc; neles pode ser reconhecida a estrutura de materiais herdados da rocha de origem mais ou menos alterada (litorrelíquias), de depósitos superficiais (sedirrelíquias) e de estruturas pedológicas pretéritas ou pedorrelíquias. (Micromorfologia do Solo)
norma  Segundo definição da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas "é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para o uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto".
normal climatológica  Valor médio de dados referentes a qualquer elemento meteorológico calculado para períodos padronizados de trinta anos, correspondente aos seguintes períodos consecutivos: 1901-1930; 1931-1960; 1961-1990; a normal serve como um padrão para que valores de um dado ano possam ser comparados, a fim ser conhecido o seu grau de afastamento da normal. (Climatologia)
núcleo  Subdivisão da Terra que se estende desde 2.900 km, limite com o Manto Inferior, até cerca de 6.700 km; sua massa representa 32,4% da massa total de Terra; divide-se em Núcleo Externo, que se apresenta em um estado físico líqüido e alcança até 5.200 km, sendo que a partir dessa profundidade está presente o Núcleo Interno, sólido.
núcleo metalogenético  Área mineralizada de forma isométrica ou irregular, e cuja mineralização está situada em torno de um centro magmático, ou está confinada a uma feição tectônica local bem definida, com ou sem presença de magmatismo.
nucleocápsidio Conjunto ácido nucléico/invólucro protéico. (Virologia)
nucleoma  O conjunto do material nuclear de uma célula. (Citologia)
núcleon  Termo que genericamente designa as partículas que constituem o núcleo atômico, isto é, o próton e o nêutron; núcleo.
nuclídeo  Átomo caracterizado por determinado número de massa e número atômico, que possui um tempo longo de vida média, permitindo a sua identificação como um elemento químico.
nuclídeo estável Aquele que não apresenta radiatividade. Ver nuclídeo.
nuclídeo radioativo  Aquele que apresenta radiatividade; radionuclídeo. Ver nuclídeo.
nuculâneo  Termo que designa um fruto que possui muitas sementes distintas, a exemplo da nêspera. (Botânica)
nudicaule  Aquela planta que não possui folhas no caule. (Botânica)
número de graus de liberdade  De uma soma de quadrados de desvios ou resíduos é o número pelo qual ela deve ser dividida para que o quociente (chamado quadrado médio) tenha, quando válida a hipótese de nulidade, esperança matemática igual à variância. (Estatística)
número de massa  Número de prótons e nêutrons (núcleons) presentes no núcleo de um elemento.
número efetivo de progênie  Uma indicação da quantidade de informação disponível para estimação da diferença esperada na progênie de um reprodutor; é função do número de progênies, ajustado para suas distribuições entre os rebanhos e para o número de contemporâneos de outros reprodutores. (Melhoramento Genético)
nunatak  Nome esquimó utilizado para indicar a parte alta, rochosa, que sobressae do manto de gelo e neve, comportando-se como se fosse uma ilha rodeada de gelo.
nutrição parenteral  Alimentação por via venosa. (Medicina)
nutrição parenteral total  Infusão endovenosa de todos os nutrientes através de um cateter colocado em uma veia de grosso calibre que passa no pescoço; é utilizada em pacientes com desnutrição severa que tem algum tipo de comprometimento do tubo digestivo, desta forma não podendo ingerir alimentos. (Medicina)
nutricêuticos  Alimentos funcionais, alimentos com funções terapêuticas.
nutriente essencial  Elemento químico que pela sua participação insubstituível no metabolismo vegetal, exercendo funções metabólicas essenciais à vida da planta; são eles: C (carbono), O (oxigênio), H (hidrogênio), N (nitrogênio), P (fósforo), K (potássio), Ca (cálcio), Mg (magnésio), S (enxofre), Fé (ferro), Cu (cobre), Mn (manganês), Zn (zinco), B (boro), Cl (cloro), Mo (molibdênio).
nutrientes disponíveis  Nutrientes, sob a forma de íons ou compostos, que podem ser absorvidos para promover o desenvolvimento das plantas.
nuvem  Agregado de pequenas partículas de água, cristais de gelo, ou a mistura de ambos, com sua base acima da superfície da Terra; pode ser classificada de acordo com a altura de sua base (baixa, média ou alta) ou quanto ao tipo de seu desenvolvimento, que pode ser horizontal (estratiforme) ou vertical (cumuliforme). (Meteorologia)
nuvem ardente  Massa volátil constituída de gases vulcânicos e material sólido, parcialmente incandescente; em sua base se encontra uma zona de alta temperatura, com domínio de material sólido; toda a massa é de alta mobilidade e se comporta de modo semelhante a uma massa líqüida. (Meteorologia)
nuvem cirriforme  Nuvem constituída por cristais de gelo e que se apresenta com aparência fibrosa. Inclui os Cirrus, os Cirrocumulus e os Cirrostratus. (Meteorologia)
nuvem cumuliforme  Nuvem que se apresenta empilhada , mostrando desenvolvimento vertical, grande extensão, surgem isoladas e apresentam precipitação forte, em pancadas e localizadas, como os Altocumulus. (Meteorologia)
nuvem de desenvolvimento vertical  Nuvem que pode se estender a partir da superfície terrestre até uma altura de 6.000 m, como os Cumulus e os Cumulonimbus. (Meteorologia)
nuvem de Oort  Nuvem esférica que se crê rodear todo o nosso Sistema Solar a cerca de um ano luz a partir do Sol; contém restos da formação desse sistema. (Astronomia)
nuvem de trovoada  Expressão popular para Cumulonimbus, a nuvem associada a tempestades. (Meteorologia)
nuvem estratiforme  Nuvem estável que se apresenta em camadas mostrando desenvolvimento horizontal, pouca espessura e cobrindo grande área, sendo representada  pelos  Stratus e Altostratus. (Meteorologia)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?