cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA R

APRESENTAÇÃO

A uniformização e divulgação da terminologia utilizada em ciências naturais é hoje uma constante necessidade, em decorrência das características dinâmicas e inter-relacionadas dos componentes ambientais e da ampliação significativa do saber humano que, a cada dia, gera novas palavras, conceitos e definições. Engajado há mais de trinta e oito anos em levantamentos de recursos naturais e estudos ambientais, venho colecionando, catalogando e pesquisando os termos utilizados nestas atividades. Investiguei uma ampla bibliografia, tanto em fontes convencionais como na Internet. Nesta obra, procuro consolidar uma relação, a mais abrangente possível, das palavras e expressões que fazem parte da comunicação científica atual relacionada às pesquisas e estudos da Natureza. Vale salientar que, dentro do enfoque holístico adotado, não poderiam ser omitidas algumas palavras definidoras de situações e procedimentos específicos das ciências que, por estarem indiretamente relacionadas à ecologia, geralmente não constam nos vocabulários, glossários e dicionários especializados em termos ambientais e ecológicos. Aqui, estão reunidos mais de 6.400 verbetes e expressões que pertencem aos mais variados campos do saber, tais como, biologia, ecologia, palinologia, agronomia, biotecnologia, genética, botânica, zoologia, meteorologia, cartografia, mineralogia, climatologia, pedologia, geomorfologia, paleontologia, geologia, agricultura, fitopatologia, virologia e tantas outras ciências que estão, correlacionadas com o meio ambiente e os recursos naturais, sem esquecer que o contexto multidisciplinar e globalizado não permite excluir termos de áreas que, tradicionalmente, não são contempladas quando se faz uma relação como esta. Assim, palavras no âmbito da medicina, astronomia, socioeconomia, metalurgia, engenharia, estatística, tecnologia, robótica, cibernética, comunicação e informática, entre outras áreas do conhecimento humano, estão inclusas aqui.


R
r  Colocado após o símbolo do horizonte C, indica camada de rocha subjacente, intensamente ou pouco alterada, desde que branda ou semibranda, em qualquer caso permanecendo bastante preservadas características morfológicas macroscópica inerentes à rocha original; o material pode ser cortado com uma pá; exemplo: Cr. (Pedologia)
raça  População que apresenta uma ou mais características peculiares que a distingue de outras populações da mesma espécie; raças geralmente não são enquadradas sob categorias taxonômicas.
raça ecológica  População ou conjunto de populações com distribuição restrita e que está estritamente adaptada às condições de um habitat local; na prática, pode ser difícil caracterizar uma população como ecótipo ou raça ecológica, especialmente na ausência de testes de cultivo experimental. Ver ecótipo; genecologia.
raça edáfica  População adaptada para as condições físicas e químicas do solo local; é uma modalidade de raça ecológica e geralmente seus indivíduos apresentam características morfológicas peculiares; a especiação edáfica é vista hoje como preeminente no grupo das angiospermas.
raça geográfica  População ou populações de uma espécie que ocorre numa determinada região geográfica da distribuição da espécie; geralmente, são populações alopátricas isoladas e que mostram uma diferenciação fenotípica para um ou mais caracteres, habilitam-se como categoria taxonômica formal; de modo geral, a subespécie em botânica corresponde à raça geográfica em zoologia.
raça local  Forma antiga e primitiva de um cultivo agrícola, cultivada em sistemas agrícolas tradicionais por agricultores, indígenas e populações rurais, e cuja evolução é principalmente direcionada pela seleção artificial que o homem lhe impõe.
radar  Técnica, ou equipamento, para localizar objetos móveis ou estacionários, medir-lhes a velocidade, determinar-lhes a forma e a natureza que utiliza a emissão de microondas moduladas e a detecção e análise do pulso refletido pelos objetos.
radar layover  Feição semelhante a um ferro de engomar que aparece nas imagens de Radar de Visada Lateral, e que ocorre comumente no canal próximo, devido a maior  proximidade do topo da feição, do que à sua base, em relação a antena. (Sensoriamento Remoto)
radar-altímetro  Instrumento que determina a altura de vôo de um avião sobre o terreno (altímetro), através da medida de intervalos de tempo entre a emissão e a devolução de impulsos eletromagnéticos. (Sensoriamento Remoto)
radargeologia  Técnica utilizada na interpretação geológica em imagem de Radar de Visada Lateral (RVL), em qualquer banda, tanto orbitais como aerotransportados. (Sensoriamento Remoto)
radiação  Emissão e propagação de energia eletomagnética (calor, luz, raios X, raios gama, etc) e partículas subatômicas (eletrons, neutrons, partículas alfa, etc), através do espaço; qualquer dos processos físicos de emissão e propagação de energia, seja por intermédio de fenômenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética.
radiação nuclear  Energia resultante de desintegração atômica.
radiações ionizantes  Aquelas que têm energia suficiente para liberar elétrons da estrutura atômica, como, por exemplo; os raios gama, raios X, partículas beta, partículas alfa, etc.
radiância  Fluxo radiante por unidade de ângulo que deixa uma fonte em uma determinada direção, por unidade de área perpendicular a direção considerada.
radiante. É uma grandeza adimensional , com valor variando de 0 a 1.
rádio telescópio  Telescópio que observa as ondas rádio do espaço e transforma-as em imagens. (Astronomia)
radioatividade  Características de alguns átomos instáveis como o urânio e o césio, de se trasnformarem em outros elementos através da expulsão de partículas ou raio do núcleo, com liberação de energia; a radiação pode causar mutações e outros danos, como câncer e morte aos organismos que a ela ficam expostos; entretanto, a radioatividade pode ser benéfica em algumas situações em que é controlada, como mutações para melhoramento genético de algumas plantas, na esterilização de material, na esterilização de insetos e na medicina, para eliminar algumas formas de tumores cancerígenos; variação nuclear expontânea caracterizada pela emissão de uma radiação; é a transformação de um nuclídeo em outro, a qual independe de condições físicas e químicas.
radioativo  Que tem radioatividade.
radioisótopo  Isótopo radioativo obtido artificialmente de um elemento não radioativo. Ver isótopo.
radiolarios  Protozoários exclusivamente marinhos, predominantemente planctônicos, sendo seus depósitos conhecidos como vasas de radiolários; suas conchas variam de 0,1 a 0,5 mm, sendo constituídas predominantemente de sílica (opala) podendo, contudo, ser de acantina de sulfato de estrôncio.
radionuclídeo  Ver nuclídeo radioativo.
raio  Clarão de luz que acompanha uma descarga de eletricidade atmosférica. (Climatologia)
raio de luz  Percurso que uma onda de luz segue ao se deslocar de um ponto a outro em um determinado meio; um raio não é a energia luminosa que percorre um caminho linear, mas sim o percurso seguido por ela.
raio extraordinário  Raio, que nos cristais não uniaxiais, apresenta velocidade que varia com a direção de propagação, mostrando deste modo diferentes índices de refração. (Cristalografia)
raio ordinário  Raio, que nos cristais uniaxiais, se desloca com a mesma velocidade em qualquer direção. (Cristalografia)
raios cósmicos  São partículas altamente energéticas, principalmente sob a forma de mésons, neutrinos e núcleos leves, do hidrogênio ao ferro, provenientes do espaço cósmico. (Astronomia)
raiz  Órgão normalmente subterrâneo, de que o vegetal se serve para fixação ao solo, absorver água e substâncias nutritivas transportando-as para as partes superiores, onde a seiva bruta se transforma em seiva elaborada; quanto à sua origem podem ser normais e adventícias. (Botânica)
raiz pivotante  Raiz mestra de uma árvore, que penetra diretamente no solo, com ou sem ramificações, até alcançar uma camada impermeável ou uma profundidade em que falta o oxigênio ou umidade, impossibilitando seu crescimento. (Botânica)
rajada  Representa o rápido aumento na intensidade do vento em relação à sua intensidade média; a variação entre a intensidade do vento e os seus picos ocasionais são de pelo menos 10 nós.
rampa  Descontinuidade que constitui os limites das massas em movimento em um cinturão compressivo, desenvolvida para acomodar a movimentação compressiva; as rampas podem ser frontais, laterais e oblíquas. (Geologia)
rampa de erosão  Feição topográfica que apresenta declividade bastante suave, associada a áreas de baixa encosta.
rápido  Ver corredeira.
raque  Eixo maciço de uma pena, de onde partem as barbas e que separa os dois vexilos. (Zoologia)
rastreamento  É a medida da posição e velocidade de um objeto em movimento num período de tempo.
ravina  Sulco produzido na superfície da terra, em que o agente responsável pela erosão é a água da chuva. (Geomorfologia)
rawinsonde  Radiossonda rastreada por dispositivo de radiogonometria para determinar a velocidade do vento nas alturas. (Meteorologia)
rbv  Sistema instalado a bordo dos satélites Landsat I e II, consistindo de três câmeras de televisão com resolução de 185 km x 185 km, a mesma do sensor do escaner multiespectral (MSS); como o sistema não continha filme, as imagens eram armazenadas em uma superfície foto sensível instalada no interior da câmara, esta superfície era então escaneada na forma de raster  por um feixe de elétrons produzindo um sinal de vídeo. (Sensoriamento Remoto)
reação  Influência sofrida por um biótopo, por parte de uma biocenose; pode ser construtora como quandono meio terrestre se acumulam folhas e cadáveres de animais que acabam constituindo o húmus; uma reação destruidora se caracteriza pelo ataque ao biótipo, como fendas abertas nas rochas por vegetais, e na terra por organismos animais como termitas e minhocas; as reações modificadoras são as que ocorrem inicialmente. (Ecologia)
reação de Mehler  Consiste na transferência de elétrons no final da cadeia de transporte de elétrons fotossintético da NADP-Ferredoxina redutase para o O2; essa reação produz uma espécie de radical livre altamente reativo, o superóxido (O2); através das enzimas ascorbato superóxido dismutase e catalase, o O2- é transformado em O2 e H2O; tem importância fundamental nos processos fotoinibitórios.
reação do solo  Grau de acidez ou alcalinidade de um solo, usualmente expresso como um valor de pH. (Pedologia)
reação irreversível  Reação que termina quando foi consumido, pelo menos, um dos reativos. (Química)
reação paradoxal  Ver efeito rebote.
reação reversível  Reação na qual os produtos formados podem reagir entre si para reconstituirem o reagente primitivo; na reação reversível a transformação química é incompleta. (Química)
reações triplo alfa  Processo pelo qual o hélio (também conhecido como partícula Alfa) é convertido em carbono; este processo ocorre em elevadas temperaturas e com altas densidades de hélio, de modo que, 3 átomos de hélio se combinam formando carbono. (Astronomia)
realce  Abertura subterrânea decorrente da lavra, geralmente com dimensões muito mais avantajadas que as de uma galeria. (Mineração)
realimentação  Ver recarga. (Hidrologia)
reambulação  Processo de verificação e identificação, em campo, de detalhes fotográficos que não puderam ser interpretados na restituição (nomes de ruas e prédios públicos, detalhes encobertos por sombras). (Cartografia)
rebaixamento  Distância vertical entre o nível estático e o nível dinâmico, em um dado instante do bombeamento. (Hidrogeologia)
recalque  Movimento vertical de uma estrutura, provocado pelo próprio peso ou devido à deformação do subsolo por outro agente, tal como remoção do confinamento lateral, efeito de bombeamento de água e efeito do rebaixamento generalizado do lençol freático.
recarga  Quantidade de água recebida por um aqüifero durante um ano, na sua área de afloramento, diretamente a partir da precipitação pluviométrica, ou a partir da rede hidrográfica; realimentação. (Hidrologia)
recessão  É uma fase em que a atividade econômica se encontra em contração; os principais indicadores de que um país está em recessão são: queda da produção, aumento do desemprego, diminuição das taxas de lucro e crescimento do número de falências e concordatas. (Economia)
recessivo  Tendência de um alelo não expressar fenótipo a não ser que pareie com um do mesmo tipo; gen que não se manifesta devido à ação predominante de outro, seu alelo (Genética)
reciclagem  Processo pelo qual os produtos que eram considerados lixo, ou matéria desperdiçada no sistema de produção, são transformados em novos produtos ou matéria prima; vidros, plásticos, papéis, resíduos orgânicos residenciais e agrícolas, ferros velhos, óleos de despejos e metais como o chumbo, cobre e zinco, podem ser reciclados.
reciclagem primária  Reciclagem de um resíduo dentro do mesmo processo industrial que o gerou; exemplo: reciclagem de embalagens plásticas na indústria de embalagens.
reciclagem secundária  Reciclagem de um resíduo como matéria prima para outro processo industrial; exemplo: reciclagem de embalagens plásticas como material de construção civil.
recife  Formação rochosa localizada próximo da costa marítima, sendo os mais comuns os de arenito ou de corais; rochedo próximo da costa, submerso ou pouco acima do nível do mar.
recife de baixio  Recife que se apresenta em forma de manchas irregulares, e desenvolvido entre baixios submersos de detritos de calcários.
recife de barreira  Recife formado a grandes distâncias da costa, da ordem de vários quilômetros, apresentando-se como uma barreira ou quebra-mar protegendo uma laguna interior, que mostra um fundo relativamente chato, e com pouca profundidade.
recife de franja  Recife que se apresenta como uma platorma de coral, com largura superior a 500 m, construída na borda de uma massa de terra e que se encontra em continuidade com a costa, como pode ser observado por ocasião da maré baixa.
recife suspenso  Recife orgânico situado acima do nível do mar, indicando que o nível do mar alcançou uma posição mais elevada.
recife tabular  Recife que se apresenta com pequenas dimensões, com forma tabular, e desprovido de uma lagoa interior.
recombinação genética  Mistura aleatória de genes de dois gametas, óvulo e espermatozóide, proporcionada pela reprodução sexuada; contribui para a seleção natural, onde o ambiente é seu principal agente, já que proporciona um número muito maior de fenótipos do que a mutação genética; formação de novas combinações de genes através dos mecanismos de troca de partes e segregação durante a meiose no ciclo sexual de organismos; o fenômeno de segregação dos cromossomos, com sua inclusão nos gametas masculino e feminino, é o responsável por tornar esta variação genética disponível para a fase posterior de fecundação; reorganização do sequenciamento de genes e partes de cromossomos como resultado do sobrecruzamento ocorrido na meiose. (Genética)
recombinação gênica  Ver recombinação genética. (Genética)
recristalização  Mudanças na estrutura cristalina dos minerais, inclusive com neoformação, para que possam se adaptar à imposição de condições de pressão e temperatura diferentes daquelas em que foram formados.
rectriz  Pena de vôo da cauda que além desta função principal possuem outras, como servir de apoio ao corpo da ave quando posicionada na vertical em troncos de árvores (pica-paus e arapaçus), em exibições de corte (pavões) e na produção de sons instrumentais (narceja). (Zoologia)
recuperação  Tempo necessário, após o término do bombeamento, para que o nível da água de um poço volte a alcançar o nível estático original. (Hidrogeologia)
recurso explotável  Volume de água que pode ser economicamente extraído, sem provocar exaustão ou degradação do aqüífero como meio de armazenamento natural ou artificial de água; em escala regional adota-se como correspondendo de 1/3 a 2/3 das reservas reguladoras, ou no máximo, um volume anual equivalente a essas reservas. (Hidrogeologia)
recurso fitogenético  Corresponde ao recurso genético vegetal. Ver recurso genético.
recurso genético  Representado pela variabilidade de espécies de plantas, animais e microrganismos integrantes da biodiversidade, de interesse sócio-econômico atual e potencial para utilização em programas de melhoramento genético, biotecnologia e outras ciências afins.
recursos hídricos  Constituídos pela água superficial ou subterrânea disponível para uso humano; segundo a ONU, não passa de 1% da água total do planeta, já que 97%  formam os oceanos e o resto está preso nos gelos polares; desses recursos, a agricultura consome 70%, desperdiçando com a irrigação mal feita. Indústrias usam 25% de água e poluem mais.
recursos naturais  São todos os suprimentos de alimentos, materiais de construção e vestimenta, minerais, água e energia, obtidos da Terra, necessários à manutenção da vida e da civilização
red beds  Assembléia de rochas sedimentares caracterizadas pela coloração vermelha, resultado de sua formação em um ambiente altamente oxidante; a coloração é devida mais ao ferro férrico do que ao ferro ferroso. (Geologia)
rede alimentar  É o conjunto formado por várias cadeias tróficas que, por forças de suas estruturas, naturezas e disposições no ecossistema, se sobrepõem e se interligam, apresentando-se como uma trama sem início nem fim, em razão de sua complicada aparência, imposta pelas relações entre seus níveis tróficos; rede trófica, teia alimentar. (Ecologia)
rede de drenagem  Disposição de canais naturais de drenagem produzido pelas águas de escorrência que modelam a topografia. (Geomorfologia)
rede de poligonação  Ver rede geodésica. (Geodésia)
rede de transmissão  Rede ou sistema utilizado para transmissão de energia elétrica entre regiões ou entre países, para alimentação de redes subsidiárias. (Energia)
rede de triangulação  Ver rede geodésica. (Geodésia)
rede elétrica  Conjunto de linhas e outros equipamentos ou instalações elétricas, ligados entre si, permitindo o movimento de energia elétrica. (Energia)
rede geodésica  Rede de pontos levantados e monumentados sobre a superfície terrestre; a localização destes pontos é estabelecida segundo padrões nacionais de precisão; os pontos estão ligados entre si e referem-se a um mesmo datum geodésico, formando uma malha de pontos que se estendem por todo o país. (Geodésia)
rede hidrológica  Conjunto de estações hidrológicas e de postos de observação situados em uma determinada área, que pode ser a bacia de um rio ou uma região administrativa e instalado de modo a permitir o estudo do regime hidrológico.
rede trófica  Ver rede alimentar. (Ecologia)
redes de interação  Consiste no tipo básico de método de avaliação de impacto ambiental; estabelecem a seqüência de impactos desencadeados a partir de cada ação do projeto que se avalia, através de gráficos ou diagramas, permitindo retraçar, a partir de um impacto, o conjunto de ações que o causaram, direta ou indiretamente.
redução  Aquisição de elétrons, ou aumento do número negativo de valência ou diminuição do positivo.
reengenharia  Projeto de novos processos empresariais, geralmente em conjunção com sistemas digitais, para melhorar a resposta da empresa a mudanças de condições nos negócios.
referência de nível - RN  Ponto de controle vertical, estabelecido num marco de caráter permanente, natural ou artificial, cuja altitude foi determinada acima ou abaixo de um datum; é em geral, gravado com o com o nome, o número de RN, a altitude e o nome do órgão responsável; materialização no terreno da altitude de pontos, por meio de placas de bronze, de forma circular, chumbadas em blocos de concreto. (Topografia)
refinação  Conjunto de processos destinados a transformar o petróleo bruto em produtos adaptados às necessidades dos consumidores.
reflorestamento  Processo que consiste no replantio de árvores em áreas que anteriormente eram ocupadas por florestas; restabelecimento de uma vegetação florestal em uma área previamente desmatada. (Silvicultura)
refratário  Material que pode resistir a altas temperaturas como as cerâmicas usadas nas paredes de panelas e fornos, como dolomita, magnesita e sílica.
refulgor  Fenômeno provocado pela reflexão da luz nas camadas internas de uma gema. (Gemologia)
região  É uma área caracterizada por gêneros endêmicos como por exemplo todos os tipos de vegetação do Brasil (floresta, savana, etc.); porção do território contínua e homogênea em relação a determinados critérios, pelos quais se destingue das regiões vizinhas. (Geografia)
região árida  É aquela onde a precipitação pluviométrica é escassa ou nula, ou região onde a evaporação é superior às precipitação pluviométrica. (Climatologia)
região ecológica  É um conjunto de ambientes marcados pelo mesmo fenômeno geológico de importância regional que foram submetidos aos mesmos processos geomorfológicos, sob um clima também regional que sustentam um mesmo tipo de vegetação. (Ecologia)
região equatorial  Região da terra situada próximo à linha do Equador e antes dos trópicos. (Geografia)
região geomorfológica  Grupamento de unidades  geomorfológicas que apresentam semelhanças resultantes da convergência de fatores de sua evolução. (Geomorfologia)
região industrial  Região reservada ao uso industrial, sem que necessariamente tenha uma estrutura natural de recursos que propicie o desenvolvimento industrial.
região natural  Área com características geográficas e ecológicas precisas, constituindo um complexo edafo-climato-biótico. (Geografia)
região periglacial  Região vizinha das áreas continentais, ocupada permanentemente por geleiras, na qual é notada, claramente, a influência do gelo.
região uropigiana  Região onde se situa a glândula uropigiana, responsável pela produção de substância oleosa que é utilizada pela ave para impermeabilizar e dar elasticidade às penas. (Zoologia)
regime  Termo usado para caracterizar a distribuição sazonal de um ou mais elementos de um dado lugar. (Climatologia)
regime fluvial  É a variação de nível das águas de um rio, durante o ano, devido a derretimento de neve ou gelo ou pelas águas das chuvas; regime hidrólogo.
regime hidrográfico  Ver regime fluvial
regime hidrológico  Comportamento do leito de um curso d’água durante um certo período, levando em conta os seguintes fatores: descarga sólida e líquida, largura, profundidade, declividade, forma de meandros, etc.
regolito  Manto inconsolidado de rochas intemperizadas, de qualquer origem, que recobre extensas áreas da superfície terrestre; o termo inclui resíduo do intremperismo, colúvio, depósito glacial e eólico; primeiro manto de intemperização das rochas em cuja parte superior adjacente à atmosfera, biosfera e hidrosfera formam-se os solos. (Pedologia)
regressão  Medida da relação entre duas variáveis; o valor de uma característica pode ser predito sabendo o valor da outra variável. (Estatística).
rejeito  Um dos produtos do tratamento de minérios, que contém maior proporção de ganga ou minerais de valor secundário em relação aos demais produtos obtidos em uma dada operação.
relação Ki  Ver Ki. (Pedologia)
relação Kr  Ver relação Kr. (Pedologia)
relação silte argila  Relação entre a percentagem de silte total e a percentagem de argila total de uma amostra de solo. (Pedologia)
relações tróficas  Relações existentes entre os animais e vegetais, dentro da cadeia alimentar. (Ecologia)
relatório de impacto ambiental - RIMA  Documento exigido para o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente e deverá refletir as conclusões do estudo de impacto ambiental – EIA; deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão; as informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqüências ambientais de sua implementação. Ver AIA.
relatório Nosso Futuro Comum  Ver comissão Brundtland.
relevo  Configuração geral de uma paisagem; diz respeito às formas de terreno que compõe a paisagem. (Geomorfologia)
relevo cárstico  Formas de relevo desenvolvidas em regiões calcárias, caracterizadas principalmente pela ocorrência de dolinas e cavernas. (Geomorfologia)
rêmige  Pena de vôo da asa; são longas e mais ou menos rígidas, sendo subdividas em, primárias, que se relacionam com os ossos da mão da ave (carpo, metacarpo e dedos), e secundárias, relacionadas aos ossos do antebraço (rádio e ulna); as rêmiges primárias mais externas apresentam uma assimetria acentuada de seus vexilos, nas aves que voam bem; este fato favorece a canalização do ar durante o vôo, evitando o estol; existem também as rêmiges alulares, que formam a álula, relacionando-se com o dedo I da mão. (Zoologia)
renda nacional  Soma de todas as remunerações pagas aos proprietários dos fatores de produção num determinado período; é igual ao produto nacional líquido, menos os impostos indiretos e subsídios. (Economia)
renda per capita Resultado da divisão da renda nacional pelo número de habitantes de um país, e que é indicador imediato e geral de um processo de desenvolvimento; renda por pessoa. (Economia)
rentabilidade  É uma medida do retorno de um investimento; calcula-se dividindo o lucro obtido pelo valor do investimento inicial. (Economia)
repetibilidade  Representa a fração da variação fenotípica que se deve a fatores genéticos e a fatores de ambiente permanente. (Genética)
repicagem  Transplante das mudas da sementeira para os recipientes aonde irão se desenvolver.
replicação  Termo que designa o processo segundo o qual o genoma viral dá origem a novos genomas que são acoplados à proteína viral; em geral, a replicação tem início algum tempo após a transcrição, prolongando-se por todo o ciclo de multiplicação viral. Ver transcrição. (Virologia)
represa  Grande depósito formado artificialmente fechando um vale mediante diques ou barragens e no qual se armazenam as águas de um rio com o objetivo de as utilizar na regularização de caudais, na irrigação, no abastecimento de água, na produção de energia elétrica, etc.
reprodução assexuada  Aquela que ocorre sem a participação de gametas, isto é, não acontece o fenômeno de fertilização entre os gametas masculino e feminino; a reprodução assexuada compreende dois tipos básicos: apomixia e propagação vegetativa.
reserva biológica  Unidade de conservação visando a proteção dos recursos naturais para fins científicos e educacionais; possui ecossistemas ou espécies da flora e fauna de importância científica; em geral não comportam acesso ao público, não possuindo, normalmente, belezas cênicas significativas ou valores recreativos; seu tamanho é determinado pela área requerida para os objetivos científicos a que se propõe, garantindo sua proteção.
reserva biológica do Abufari  No Estado do Amazonas, é composta por floresta densa, floresta aluvial próximo aos igarapés, e por Formações Pioneiras, que nas regiões de lagos mantêm-se inundadas a maior parte do ano; na reserva, há um grande número de quelônios, principalmente de tartarugas-da-amazônia, que se acasalam nas praias do rio Purus; mas lá também são encontrados o peixe-boi, a onça-pintada, o macaco-cualá, o macaco-barrigudo, a ariranha, o mutum, os maguaris, as garças, os cararás, as aribambas e o jacaré-açu, a maioria ameaçada de extinção.
reserva biológica do Guaporé  Localizada em Rondônia, é constutuida por áreas de florestas e cerrados, além de um ambiente semelhante ao Pantanal, com extensos sítios inundáveis; nas águas do rio Guaporé são encontrados peixes como o tucunaré e o tambaqui, e ao longo das praias desovam as tartarugas amazônicas; no mesmo ambiente são vistas aves aquáticas, como o socó-boi, tachã, biguá, o maguari e o jaburu; na reserva vivem ainda veados, porcos-do-mato e capivaras e outros mamíferos ameaçados de extinção como os cervos-do-pantanal e as onças-pintadas.
reserva biológica do Jarú  Fica em Rondônia, e tem gigantescas castanheiras, cerejeiras e mognos; a principal característica da reserva é a flora exuberante, que compõem a Floresta Amazônica, existindo também manchas isoladas de cerrado; tal composição permite a existência de uma fauna muito diversificada com elementos característicos dos dois biomas; da região amazônica, há a lontra e a ariranha, e mamíferos como veados, porcos-do-mato, macaco-barrigudo e macaco-prego; os rios são habitados por aves pernaltas, como o maguari, ao lado dos cabeças-secas, dos socós e das sucuris; nos mananciais vivem tartarugas-da-amazônia que utilizam as praias para desova.
reserva biológica do Lago Piratuba  Fica no Amapá, e é constituída por terrenos litorâneos, com mangues, campos de planícies, campos inundáveis e manchas de floresta tropical densa; a diversidade dos habitats permite a existência de diferentes tipos de animais; camarões, peixes e ostras buscam abrigo no mangue; as tartarugas-marinhas utilizam-se das praias para a desova; há também aves, como o maçarico, que utilizam os mangues como pontos de apoio em suas migrações; das espécies ameaçadas de extinção, além das tartarugas-marinhas, há na reserva o jacaré-açu, o guará, o flamingo, a ariranha, o peixe-boi, a lontra e o tatu-canastra.
reserva biológica do Poço das Antas  Unidade de conservação situada no Estado do Rio de Janeiro, criada para preservar os últimos remanescentes florestais, habitats do mico-leão-dourado (Leonthopitecus rosalia), uma vez que estão restritos à Floresta Atlântica e suas populações foram drasticamente reduzidas pela caça, devido ao seu valor comercial; nos trechos florestais preservados são encontradas espécies como o jequitibá-branco, o pau-brasil, o vinhático, o jacatiá, as figueiras-bravas, o mulungu e os ipês; diante da variedade de ambientes preservados, a fauna também encontra abrigo nesta área, inclusive espécies ameaçadas de extinção, como a lontra, a ariranha, a preguiça-de-coleira e o jacaré-de-papo-amarelo.
reserva biológica do Rio Trombetas  Fica no Pará, banhada pelo rio Trombetas e seus afluentes; a vegetação é típica floresta de terra firme repleta de castanheiras e babaçu; floresta de várzea com açaí, buriti e genipapo; e ainda a floresta de igapó com arapari e caranaí, onde vivem várias espécies ameaçadas de extinção como o tatu-canastra, o cachorro-do-mato-vinagre, o peixe-boi, o gavião-pega-macaco e o jacaré-açu; há também cetáceos como o boto-branco  e o boto-tucuxi, roedores, como o ouriço-cacheiro e a capivara e primatas, como cuxiú; existem aves como o paturi, o papagaio e as araras, répteis como os lagartos e cobras como a cascavel e a surucucu; uma das muitas vantagens da existência da Reserva é que ela tem permitido a preservação da tartaruga-da-amazônia constantemente ameaçada pela caça e apanha dos ovos.
reserva da biosfera  Área constituída por amostras de biomas naturais; comunidades únicas ou áreas naturais de excepcional interesse; exemplos de uso harmonioso da terra; exemplos de ecossistemas modificados ou degradados, onde seja possível uma restauração a condições mais naturais; pode incluir unidades de conservação como parques nacionais ou reservas biológicas; o programa Homem e Biosfera, das Nações Unidas, iniciou um projeto de estabelecimento de reservas da biosfera em 1970; essas reservas devem preencher um ou mais dos seguintes critérios: conter exemplos significativos dos principais estágios da evolução da Terra; conter exemplos significativos de processos geológicos, evolução biológica e interação humana com o ambiente natural; conter únicos, raros ou superlativos fenômenos naturais, formações de excepcional beleza; conter habitats onde populações de espécies raras ou ameaçadas de extinção possam ainda sobreviver.
reserva ecológica  Unidade de conservação que tem por finalidade a preservação de ecossistemas naturais de importância fundamental para o equilíbrio ecológico.
reserva ecológica de Mamirauá  Protege toda uma floresta inundada, onde durante seis meses por ano, as águas sobem de 7 a 15 m; a adaptação de plantas e animais a essa variação do ambiente gerou uma riqueza biológica inestimável; é o habitat natural do macaco Uacari branco, que se tornou o símbolo do lugar mas, em Mamirauá; aí existem cerca de 400 espécies de aves, 300 espécies de peixe entre elas, 35 tipos de peixe-elétrico e ainda é habitat de muitas espécies raras ou ameaçadas de extinção como o peixe-boi e o jacaré-açu, o maior predador da Amazônia que pode atingir até 5m de comprimento.
reserva extrativista  Unidade de conservação destinada à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis por uma população com tradição extrativista, como os seringueiros por exemplo, baseada na experiência do extrativismo do látex na região de Xapuri, Acre; o projeto de assentamento extrativista se materializa pela concessão de uso de áreas com potencial a populações que se ocupam ou venham a se ocupar do extrativismo de forma economicamente viável e ecologicamente sustentável; surgiu a partir da proposta do seringalista e líder sindical Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1989.
reserva genética  Unidade dinâmica de conservação da variabilidade genética de populações de determinadas espécies para uso presente e potencial; tem a finalidade de proteger em caráter permanente as espécies ou comunidades ameaçadas de extinção, dispor de material genético para pesquisa e determinar a necessidade de manejo das espécies-alvo, dentre outras. (Genética)
reserva indicada É aquele depósito mineral onde não puderam ser efetuadas medidas em numero desejável para estabelecer com segurança a quantidade de minério e seu conteúdo em elemento útil. (Mineração)
reserva indígena  Área caracterizada por possuir sociedades indígenas; geralmente são isoladas e remotas e podem manter sua inacessibilidade por um longo período de tempo; os objetivos de manejo são proporcionar o modo de vida de sociedades que vivem em harmonia e em dependência do meio ambiente, evitando um distúrbio pela moderna tecnologia e, em segundo plano, realizar pesquisas sobre a evolução do homem e sua interação com a terra.
reserva inferida  É aquele depósito mineral onde a estimativa para estabelecer a quantidade de minério e seu conteúdo em elemento útil se baseia em inferências e na experiência geológica; seu grau de precisão é baixo.
reserva medida É aquele depósito mineral que apresenta todas as informações necessárias para estabelecer com exatidão a quantidade de minério e seu conteúdo em elemento útil. (Mineração)
reserva particular do patrimônio ambiental  Unidade de conservação de uso indireto reconhecida pelo poder público, por iniciativa expressa de seu proprietário; os critérios para seu reconhecimento são: significativa importância para a proteção da biodiversidade; aspecto paisagístico relevante; e características ambientais que justifiquem ações de recuperação ou conservação de ecossistemas frágeis e ameaçados
reserva particular do patrimônio natural - RPPN  Área de domínio privado onde, em caráter de perpetuidade, são identificadas condições naturais primitivas, semiprimitivas, recuperadas ou cujo valor justifique ações de recuperação destinadas à manutenção, parcial ou integral, da paisagem, do ciclo biológico de espécies da fauna e da flora nativas ou migratórias e dos recursos naturais físicos; deve estar devidamente registrada; esta categoria de unidade de conservação foi criada pelo Decreto nº. 98.914, de 31 de janeiro de 1990; compete, contudo, ao IBAMA, reconhecer e registrar a reserva particular do patrimônio natural, após análise do requerimento e dos documentos apresentados pelo interessado; o proprietário titular gozará de benefícios, tais como isenção do Imposto Territorial Rural sobre a área preservada, além do apoio e orientação do IBAMA e de outras entidades governamentais ou privadas para o exercício da fiscalização e monitoramento das atividades desenvolvidas na reserva.
reserva permanente  Volume de água referente a porção do aqüífero que se encontra situada abaixo da zona de flutuação anual ou estacional. (Hidrogeologia)
reserva reguladora  Representa o volume de água que se encontra na faixa de flutuação anual ou sazonal do nível de saturação do horizonte ou zona aqüífera e que corresponde ao volume de realimentação anual ou estacional.(Hidrogeologia)
reservas cambiais  Refletem o montante de moeda estrangeira (e ouro) acumulado pelo país; o resultado do Balanço de Pagamentos, que reflete o resultado monetário das transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior, assim como o fluxo de capitais entre o país e o exterior, exprime se houve acúmulo ou perda de moeda estrangeira no período, refletindo portanto, a variação das reservas cambiais. (Economia)
reservas nacionais  São regiões estabelecidas para a preservação e utilização sob a vigilância oficial, das riquezas naturais, nas quais se protegerá a flora e a fauna tanto quanto compatível com os fins para os quais estas reservas são criadas.
reservatório  Lugar onde a água é acumulada para servir às múltiplas necessidades humanas, em geral formado pela construção de barragens nos rios ou pela diversão da água para depressões no terreno, ou construído como parte de sistemas de abastecimento de água, antes ou depois de estações de tratamento; massa d’água, natural ou artificial, usada para armazenar, regular e controlar os recursos hídricos.
reservatório  Rocha permeável e porosa onde está armazenado o petróleo.
reservatório gênico  Totalidade dos genes presentes em uma determinada população de um organismo de reprodução sexuada, em um determinado momento. (Genética)
resíduo  É a diferença (x - m) entre o valor observado (x) e a estimativa da média da população (m). (Estatística)
resíduo sólido  Constitui-se de material inútil, indesejado ou descartado, cuja composição ou qualidade de líquido não permita que escoe livremente.
resíduos  Materiais ou restos de materiais cujo proprietário ou produtor não mais considera com valor suficiente para conservá-los; alguns tipos de resíduos são considerados altamente perigosos e requerem cuidados especiais quanto à coleta, transporte e destinação final, pois apresentam substancial periculosidade, ou potencial, à saúde humana e aos organismos vivos.
resíduos radioativos  Aqueles constituídos por substâncias radioativas que foram usadas como combustível em usinas atômicas de geração de energia elétrica, em motores de submarinos nucleares e em equipamentos médico-hospitalares; mesmo depois de esgotarem sua capacidade como combustível, não podem ser destruídas e permanecem em atividade durante milhares e até milhões de anos; entre todas as formas de lixo, os resíduos radiativos são os mais perigosos.
resiliência  Capacidade de um material absorver e devolver energia sem deformação permanente.
resiliência ecológica  Ver resiliência ecossistêmica.
resiliência ecossistêmica  Capacidade que o sistema possui para resistir às perturbações externas, tanto dos parâmetros abióticos como dos bióticos, ou responder as contingências abióticas, sem alterar substancialmente sua estrutura comunitária ou seus balanços de matéria ou energia. (Ecologia)
resinagem  Extração da resina, que é a secreção viscosa que exsuda do caule/tronco de certas plantas; exemplo: Pinus.  (Silvicultura)
resinas de troca iônica  São produtos sintéticos com estrutura porosa e flexível, formados por hidrocarbonetos em cadeia tridimensional contendo grupos químicos com cargas elétricas (positivas ou negativas, conforme o tipo de resina); essas cargas podem atrair íons de forma trocável, semelhantemente ao que acontece com os colóides do solo; no Brasil é utilizada como extratora de fósforo e cátions trocáveis nos laboratórios que seguem metodologia preconizada pelo Instituto Agronômico de Campinas (I.A.C.); os produtos comerciais são apresentados como pequenas esferas (1 mm); são utilizadas também nas chamadas colunas deionizadoras: tubos de PVC contendo uma mistura destas resinas utilizadas para retirar íons da água a ser usada nos processos analíticos, a chamada água deionizada.
resistência  Termo para definir a habilidade de uma praga, erva ou fungo para tolerar doses de produtos tóxicos, que seriam letais para a maioria dos indivíduos da população normal da mesma espécie; assim, os indivíduos resistentes sobrevivem à aplicação do veneno, podendo se multiplicar novamente.
resistência à tração  É a medida da tensão necessária para romper o material por tração.
resistência arterial periférica  É o resultado (somatório) das resistências seccionais das artérias e arteríolas (que têm em seu conjunto o sítio de maior resistência na rede vascular) do corpo humano; é calculada pela fórmula: RAP = Pressão Arterial Média - Pressão média do Átrio Direito / Débito Cardíaco. (Medicina)
resistência completa  Resistência de plantas a doenças que não proporciona nenhum nível de reprodução do patógeno; não é permanente, pois pode ser quebrada. (Fitopatologia)
resistência horizontal  Resistência de plantas a doenças geralmente poligênica, não diferencial e muito influenciada pelo meio ambiente, sendo as raças do patógeno denominadas de agressivas. (Fitopatologia)
resistência vascular  A relação entre o desnível (queda) pressórico e o fluxo sangüíneo em determinado território vascular do corpo humano; pode ser expressa em unidade híbrida, quando o desnível pressão é manifesto em mmHg e o fluxo em litros por minuto, ou no sistema CGS, em que o desnível pressórico é expresso em dinas por centímetro ao quadrado e o fluxo em centímetros ao cubo por segundo, e a resistência em dinas x segundo x centímetros elevados a -5. (Medicina)
resistência vertical  Resistência de plantas a doenças geralmente oligogênica, diferencial e pouco influenciada pelo meio ambiente, sendo as raças do patógeno denominadas de virulentas. (Fitopatologia)
resolução  Capacidade apresentada por um sistema sensor de proporcionar a distinção entre respostas que são semelhantes espectralmente ou próximas espacialmente. (Sensoriamento Remoto)
resolução de imagem  Tamanho mínimo de detalhe que pode ser detectado na imagem.
resolução espacial  Mede a capacidade de um telescópio distinguir dois objetos no céu, que estão separados por pequenas distâncias angulares; quanto mais perto estiverem dois objetos, que são distinguidos individualmente pelo telescópio, maior é a resolução deste. (Astronomia)
resolução espectral  É a capacidade do telescópio diferenciar dois sinais de luz, que são diferentes nas frequências por um pequeno valor. (Astronomia)
ressaca  Arrebentação violenta no litoral, causada por ondas de um mar muito agitado.
ressecção  Procedimento cirúrgico em que alguma coisa é removida. (Medicina)
ressurgência  Movimento vertical da água, normalmente próximo à costa, que traz nutrientes do fundo para as camadas superficiais; geralmente é induzida por ventos que sopram da terra para o mar, empurrando as águas da plataforma continental, que são substituídas por uma corrente marinha ascendente; este fenômeno geralmente provoca uma excepcional abundância de fitoplâncton, zooplâncton e peixes próximos à superfície. (Ecologia)
restinga  Ver barreira. (Geomorfologia)
restituição digital ou numérica  Elaboração de cartas ou mapas, com registro em meio magnético, a partir de fotografias aéreas e de dados de controle geodésico. (Cartografia)
restituidor analítico  Instrumento destinado à restituição de uma carta ou à restituição de uma carta ou à obtenção de soluções espaciais pela observação de modelos estereoscópicos, que se dá por processos inteiramente computadorizados; as fases de orientação do aparelho são comandadas totalmente pelo computador. (Cartografia)
restos culturais  Porções da planta ou cultura deixadas no terreno após a colheita, e que podem ou não ser incorporadas ao solo.
retenção no canal  Volume de água que se acumula temporariamente no canal, durante períodos de cheia. (Hidrologia)
retificador  Instalação elétrica destinada a transformar corrente alternada (monofásica ou polifásica) em corrente contínua. (Energia)
retrocruzamento  acasalamento da progênie gerada por duas raças com uma das raças parentais. (Melhoramento Genético)
retrocruzamento  Cruzamento de um híbrido com qualquer uma das formas paternais. (Genética)
retrofossa  Depressão oceânica situada no lado côncavo de um arco insular. (Geomorfologia)
retrogosto  Sensação gustativo-olfatória final deixada pelo vinho na boca, após ser deglutido ou cuspido; ela é percebida através da aspiração do ar pela boca, o que provoca a sua passagem pela nasofaringe e a consequente estimulação dos receptores olfatórios no nariz; alguns estudiosos preferem utilizar a palavra retrogosto para as sensações desagradáveis percebidas ao final da degustação. (Enologia)
reuso  É o uso repetido de um produto no processo produtivo em sua forma original, isto é, sem processamento, exceto por processo de limpeza ou classificação; exemplos são as garrafas retornáveis; reutilização.
revenimento  Tratamento térmico que elimina a maior parte dos inconvenientes provocados pela têmpera; remove tensões internas, corrige dureza excessiva e fragilidade, aumentando a dutilidade e tenacidade do material. (Metalurgia)
revolução verde  Forma de exploração agrícola intensiva, em monoculturas, desenvolvida nos anos 50, com o objetivo de salvar o mundo do flagelo da fome; tem três bases: uso de sementes produzidas industrialmente, com produtividade testada; aplicação de agroquímicos; mecanização agrícola; é hoje criticada por ter gerado o desgaste de solos e a poluição dos cursos d’água.
rigidez  Propriedade de resistir à deformação elástica. (Física)
rigidez dielétrica  A máxima diferença de potencial suportada por um isolante, por unidade de comprimento.
rio perene  Rio cujo escoamento não é interrompido, nem no espaço e nem no tempo.
ripária  Vegetação que cresce ou vive nas margens dos rios.
rip-rap  Camada ou monte de fragmentos de rochas utilizadas para prevenção da erosão ou então, para proteção de outras estruturas.
risco  Prejuízos estimados (vidas, pessoas feridas, bens danificados e interrupção da atividade econômica) para um acontecimento a ocorrer em determinada região e período de tempo; baseado em cálculos matemáticos, o risco é o produto do perigo e vulnerabilidade.
risco de incêndio Representa o balanço entre diversos parâmetros, nomeadamente as medidas de proteção existentes e o grau de probabilidade de ocorrência de um foco de incêndio.
rizóbio  Organismo que causa os falsos tubérculos ou as nodosidades das raízes das leguminosas. (Botânica)
rizoma  Tipo de caule subterrâneo ou quase superficial, geralmente sem forma definida e comumente é confundido com a raiz; identifica-se mais facilmente porque apresenta brotações vegetativas, isto é, brotam folhas e ramos, o que é raro para uma raiz. (Botânica)
rizosfera  Região do solo que sofre a influência das raízes das plantas.
RNA mensageiro - mRNA  RNA que serve como um modelo para síntese de proteína. Ver RNA. (Genética)
robô  Termo aplicado para designar qualquer máquina de operação automática que substitua o homem na execução de trabalhos. (Nanotecnologia)
robótica  Conjunto de técnicas empregadas para projetar e fabricar robôs para o uso na indústria. (Nanotecnologia)
rocha mãe  Rocha a partir da qual se forma o material de origem do solo; rocha matriz(Pedologia)
rocha matriz  Ver rocha mãe. (Pedologia)
rocha ornamental  Rocha que se apresenta passível de ser submetida a polimento e de ser utilizada na construção civil como revestimento de pisos, paredes e confecção de pias e outros objetos assemelhados.
rocha-reservatório  Rocha porosa com capacidade de armazenar líquidos e gases.
rochosidade  Refere-se à proporção relativa de exposições de rochas do embasamento, quer sejam: afloramentos de rochas, camadas delgadas de solos sobre rochas ou ocorrência significativa de matacões (boulders) com mais de 100 cm de diâmetro. (Pedologia)
rodoficófita  Alga vermelha (devido ao pigmento ficoeritrina) ou florídea, apresentando habitat dominantemente marinho, presente desde o Ordoviciano e que fornece o produto denominado agar; é importante construtora de rochas, sendo que algumas formas podem apresentarem talos calcários rígidos, fossilizáveis.
rotação  Movimento em torno do eixo terrestre, resultando os dias e as noites, cuja duração varia de acordo com as latitudes  e as estações do ano; é feita no sentido oeste-leste, enquanto o movimento aparente do Sol na Terra é leste-oeste.
rotação de culturas  Sistema de plantio que consiste em alternar em um mesmo terreno, diferentes culturas em uma seqüência de acordo com um plano definido; a escolha das culturas que deverão entrar em rotação deve levar em conta diversos fatores tais como condições do solo, topografia, clima dentre outros. (Agronomia)
rotação sincrônica  Referida ao satélite cujo período de rotação em torno do seu eixo é igual ao período da sua órbita ao redor do seu primário; isso implica que o satélite sempre mantém o mesmo hemisfério voltado para o seu primário. (Astronomia)
roteamento  Sistema de rotas ou trajetos ideais entre pontos de uma carta. (Cartografia)
royalty  Valor pago pelo direito de uso de um bem pertencente a outrem. (Direito)
rudistas  Bivalves marinhos aberrantes que viveram do Jurássico Superior ao Cretáceo Superior, cimentando-se a um substrato bioclástico, sendo que numerosas espécies possuíam forma cônica semelhante a dos corais isolados; foram os construtores predominantes de muitos biohermes. (Peleontologia)
rudito  Rocha cuja fase detrítica  terrígena encerra uma maioria de elementos com dimensões superiores a 2mm. Pode ser monogênico ou poligênico, este quando os materiais detríticos pertencerem a várias espécies petrográficas.
rúgula  Elemento de ornamentação que se mostra saliente e pelo menos duas vezes mais alto do que largo, com forma e distribuição irregular pela superfície do grão de pólen. (Palinologia)
ruído  É qualquer sensação sonora indesejável ou um som indesejável que invade nosso ambiente, ameaçando nossa saúde, produtividade, conforto e bem estar; a ação perturbadora do som depende de suas características, como intensidade e duração; da sensibilidade auditiva, variável de pessoa para pessoa; da necessidade de concentração, como estudar; da fonte causadora, que pode ser atrativa, como uma discoteca; ruído com intensidade de até 55 dB, não causa nenhum problema; ruídos de 56 dB a 75 dB podem incomodar, embora sem causar malefícios à saúde; ruídos de 76 dB a 85 dB podem afetar a saúde, e acima dos 85 dB a saúde será afetada, a depender do tempo da exposição.
rúmen  Primeiro compartimento do estômago dos ruminantes. (Zooologia)
ruminação  Regurgitação e remastigação do alimento, preparando-o para a digestão verdadeira, nos ruminantes. (Zooologia)
ruminantes  Sub ordem dos mamíferos tendo um estômago complexo multi-compartimentado; que utiliza, principalmente, forragem como alimento. (Zooologia)
rupestre  Gravado, traçado ou desenvolvido sobre rocha.
rupestre  Ver rupícola. (Botânica)
rupícola  Que cresce ou vive entre as rochas; que se desenvolve entre os rochedos. O mesmo que litófilo, rupestre ou saxícola. (Botânica)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?