cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

PRODECER / TO - Programa Nipo-Brasileiro para o Cerrado

INFORMAÇÕES GERAIS: O PRODECER - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado é coordenado pela CPA/CAMPO-Companhia de Promoção Agrícola, e executado por cooperativas. Está na sua terceira etapa (PRODECER III), cujos projetos-pilotos estão localizados em Balsas - MA e Pedro Afonso - TO. A execução do projeto de Pedro Afonso no Estado do Tocantins é da COOPERSAN - Cooperativa Agropecuária Mista de São João Ltda., e assentará colonos com tradição agrícola que usufruirão de linhas de crédito e tecnologias apropriadas. Em julho de 1995, a CAMPO contratou a EXPERT - Engenharia Ambiental, Projetos e Serviços para elaborar o EIA/RIMA deste empreendimento. A área do projeto tem como cobertura natural a vegetação de cerrado (savana).
Localização do projeto em Pedro Afonso, estado do Tocantins. Região Centro-Oeste. Brasil.
Áreas de topografia pouco movimentada facilitaram o emprego de mecanização intensiva para produção de grãos.

Grandes áreas de cerrado foram ocupadas pelas plantações de soja.

Rio do Sono. Tocantins. Prefeito de Pedro Afonso, Yoshi (JICA) e Leonam.

Verificando a textura do solo. Leonam.

Pivot central que será utilizado para irrigação.

CARGO E FUNÇÃO: Engenheiro agrônomo (EXPERT)/Consultor da CAMPO - Companhia de Promoção Agrícola.

ATUAÇÃO: Elaboração de proposta técnico-comercial, coordenação de equipes multidisciplinares, planejamento e execução de campanhas de campo para coleta de informações, levantamento de solos, classificação de terras para irrigação, avaliação da aptidão agrícola, levantamento da situação fundiária, estudo dos aspectos legais e institucionais, diagnóstico e prognóstico ambiental, identificação e avaliação de impactos, proposição de medidas mitigadoras, preventivas e maximizadoras, elaboração do zoneamento ambiental, definição do plano de gestão ambiental.

TRABALHOS EXECUTADOS:

·       Estudo e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA do Projeto de Colonização Agrícola de Pedro Afonso, Estado do Tocantins (3 volumes).
·       Campanhas para coleta de dados em diversos municípios da área de influência.
·       Reuniões técnicas com representantes do governo, universidades e outros órgãos
OBSERVAÇÕES E CURIOSIDADES:

·       A área total do projeto é de aproximadamente 40.0000 hectares, sendo estimado 50% para preservação permanente, como Reserva Legal.
·       O projeto localiza-se na região compreendida entre o rio Tocantins e o rio do Sono, em terreno plano onde dominam solos de textura média (Latossolos franco-argilosos).
·       Cada colono receberá um lote de aproximadamente 940 hectares, onde 50 ha são destinados à irrigação, 400 ha para culturas anuais como soja, arroz, feijão e milho; as culturas perenes indicadas são: citrus, manga, mamão, café e seringueira.
·       O Estado do Tocantins que foi desmembrado do Estado de Goiás, localiza-se no limite sul da Amazônia propriamente dita, sendo unidade componente da chamada Amazônia Legal.


CONTATO 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?