cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA Q

APRESENTAÇÃO

A uniformização e divulgação da terminologia utilizada em ciências naturais é hoje uma constante necessidade, em decorrência das características dinâmicas e inter-relacionadas dos componentes ambientais e da ampliação significativa do saber humano que, a cada dia, gera novas palavras, conceitos e definições. Engajado há mais de trinta e oito anos em levantamentos de recursos naturais e estudos ambientais, venho colecionando, catalogando e pesquisando os termos utilizados nestas atividades. Investiguei uma ampla bibliografia, tanto em fontes convencionais como na Internet. Nesta obra, procuro consolidar uma relação, a mais abrangente possível, das palavras e expressões que fazem parte da comunicação científica atual relacionada às pesquisas e estudos da Natureza. Vale salientar que, dentro do enfoque holístico adotado, não poderiam ser omitidas algumas palavras definidoras de situações e procedimentos específicos das ciências que, por estarem indiretamente relacionadas à ecologia, geralmente não constam nos vocabulários, glossários e dicionários especializados em termos ambientais e ecológicos. Aqui, estão reunidos mais de 6.400 verbetes e expressões que pertencem aos mais variados campos do saber, tais como, biologia, ecologia, palinologia, agronomia, biotecnologia, genética, botânica, zoologia, meteorologia, cartografia, mineralogia, climatologia, pedologia, geomorfologia, paleontologia, geologia, agricultura, fitopatologia, virologia e tantas outras ciências que estão, correlacionadas com o meio ambiente e os recursos naturais, sem esquecer que o contexto multidisciplinar e globalizado não permite excluir termos de áreas que, tradicionalmente, não são contempladas quando se faz uma relação como esta. Assim, palavras no âmbito da medicina, astronomia, socioeconomia, metalurgia, engenharia, estatística, tecnologia, robótica, cibernética, comunicação e informática, entre outras áreas do conhecimento humano, estão inclusas aqui.


Q
q  Colocado após o símbolo dos horizontes B ou C, indica acumulação de sílica secundária (opala e outras formas de sílica); exemplo: Bq. (Pedologia)
quadrado médio  Quociente de uma soma de quadrados de desvios ou de resíduos pelo número de graus de liberdade; quando essa soma de quadrados não inclui nenhum parâmetro, mas somente efeitos do acaso, o quadrado médio é uma estimativa da variância. (Estatística)
quadriculado UTM  Sistema de quadriculado cartográfico com base na projeção transversa de Mercátor, destinado às cartas da superfície terrestre até as latitudes de 84O N e 80O S.
qualidade ambiental  É o estado do ar, da água, do solo e dos ecossistemas, em relação aos efeitos da ação humana. (Ecologia)
qualidade de vida  São aqueles aspectos que se referem às condições gerais da vida individual e coletiva: habitação, saúde, educação, cultura, lazer, alimentação, etc; o conceito se refere, principalmente, aos aspectos de bem-setar social que podem ser instrumentados mediante o desenvolvimento da infraestrutura e do equipamento dos centros de população, isto é, dos suportes materiais do bem estar. (Ecologia)
qualidade do ar  Condição determinada não somente pela quantidade de poluentes lançados na atmosfera; depende também da dinâmica de circulação do ar que determina as taxas de dispersão e diluição dos poluentes; essa dinâmica, por sua vez, esta intrinsecamente relacionada às condições climáticas, meteorológicas, geográficas e topográficas da região; é resultado das complexas relações existentes entre: os elementos climáticos da região (vento, chuva, temperatura e inversão térmica); as características do espaço urbano; a forma como a cidade foi construída; a altura de prédios e a quantidade de poluentes lançados no ar tanto no local ou regionalmente.
quarentena  Confinamento e inspeção de plantas ou suas partes até que sejam cumpridas normas de segurança pertinentes à legislação fitossanitária; mais especificamente, a quarentena visa identificar precocemente a presença de patógenos ou pragas acompanhando as amostras de germoplasma e, assim, poder erradicar o problema antes que aconteça a dispersão dos agentes patogênicos pelas áreas plantadas com a cultura em questão.
quarta  Cada uma das 32 divisões da rosa-dos-ventos que são obtidas com a subdivisão ao meio das 16 meias-partidas; como cada meia-partida vale 22O 30', cada quarta vale 11O 15'; medida de superfície equivalente a 37,1 ares; medida de capacidade equivalente a 90,7 I.
quartzo  Mineral do grupo da sílica, com composição SiO2, que se apresenta sob as forma de baixa e alta tempertauras, quartzo alfa e quartzo beta, o primeiro cristalizando no sistema hexagonal-R, e o segundo no sistema hexagonal, classe trapezoédrica; os cristais terminados usualmente por uma combinação de romboedros positvo e negativo, são desenvolvidos de uma maneira tão igual que dão a impressão de uma bipirâmide hexagonal; pode apresentar uma ampla gama de cores, devido a impurezas, além de possuir acentuadas propriedades piezelétricas e pirelétricas, e uma dureza 7 na escala de Mohr.
quasar  Objetos muito distantes e luminosos que emitem raios-X; o mais distante até agora descoberto está a mais de 13.000 milhões de anos-luz e continua a afastar-se de nós a uma velocidade próxima da luz. (Astronomia)
quase-cráton  Estágio de transição a que é submetida uma regão cratônica com o desenvolvimento de movimentação de blocos em regime essencialmnet distensivo, com a formação de extenso vulcano-plutonismo predominantemente da natureza ácida a intermediária, e sedimentos associados. (Geologia)
quati (Nasua narica)  Mamíferos da família dos Procyonideos, que vivem em bandos de até 20 indivíduos; esses animais passam o dia trepados nas árvores caçando aves e insetos ou à procura de ovos e frutas; o corpo mede 70 cm e a cauda, com 55 cm, tem uma série de sete ou oito anéis que variam de cor conforme a idade do animal e a região onde ele vive.
quebra-mar  Tipo de proteção que recebe e rechaça o ímpeto das ondas ou das correntes; serve para evitar a destruição da margem, ou defender as embarcações que se recolhem num porto; normalmente são construídas por pedras.
quebra-ventos  Método que consiste em estabelecer uma barreira densa de árvores, colocadas a intervalos regulares no terreno, em regiões sujeitas a fortes ventos, de modo a formarem anteparos contra os ventos dominantes e impedindo deste modo a erosão eólica; os mais eficientes são aqueles que possuem diferentes espécies de plantas, com as de menor porte colocadas na frente, com o aumento gradual do porte.
quefir  Bebida láctea efervescente e ácida, produzida a partir da fermentação do leite pela ação de bacilos específicos; estes bacilos reproduzem-se formando uma espécie de grãos consistentes, semigelatinosos, e que servem para fazer novas inoculações.
queimada  Prática agrícola rudimentar que consiste na queima da cobertura vegetal, coma finalidade de preparar o terreno para semear ou plantar.
quelação  Combinação eletrônica de uma substância (agente quelante), com um íon metálico, de forma a retirá-lo do meio, ou solubilizá-lo, ou ainda modificar suas propriedades físicas, químicas ou biológicas.
quelados  Associações químicas complexas entre uma substância orgânica (quelante) e um metal; este fica envolvido e preso na molécula do quelante; em geral, de 60 a 90% dos micronutrientes metálicos presentes na solução do solo estão na forma de quelados, pois no solo existem muitas moléculas orgânicas que podem atuar como quelantes naturais; substâncias quelantes são usadas como extratoras de micronutrientes (EDTA e DTPA) e na determinação de Ca, Mg e Al (EDTA).
quelônios  Répteis que possuem uma carapaça dorsal constituída, externamente, de escudos córneos, correspondentes às escamas reptilianas, e, internamente, de placas ósseas; além da carapaça existe um plastrão, ligados entre si através de uma ponte; as tartarugas verdadeiras surgiram no Triássico, sendo que os quelônios modernos não apresentam dentes.
queratina  Proteína insolúvel encontrada nas unhas, pele, cabelos e outros tegumentos animais.
quercitol  Álcool cíclico, penta hidroxilado - C6H7(OH)5 - que é encontrado na casca de árvores do gênero Quercus, vulgarmente conhecidas como carvalhos.
querosene iluminante  Derivado de petróleo utilizado como fonte de luz; também usado como combustível doméstico.
quiasma  Pontos de contato entre cromátides não irmãs e que representam os locais onde ocorreu a permuta genética. (Genética)
quiastolita  Variedade da andaluzita (Al2SiO5) cujas inclusões carbonosas escuras, dispostas de maneira regular, configuram um desenho em forma de cruz.
quilate  Unidade de medida utilizada tanto para gemas como para o ouro; no primeiro caso é uma unidade de massa equivalente a 200 mg ou 100 pontos, enquanto para o ouro, é uma medida da porcentagem deste metal em ligas; deste modo o ouro puro (100%) contém 24 quilates.
quilha  Peça da corola papilionada, resultante da união das duas pétalas inferiores, e cuja forma lembra a quilha de um navio; a parte de uma flor papilionacea que contém os estames e pistilo; carena. (Botânica)
quilha de dobra  Linha que passa através dos pontos mais baixos de uma camada, em um número infinito de seções transversais da dobra; o plano imaginário que passa através das quilhas sucessivas é denominado plano de quilha. (Geologia)
química  Ciência que estuda a estrutura das substâncias e suas transformações.
química do solo  Divisão da ciência do solo que trata das propriedades químicas, reações e constituição química dos solos.
quimo  Líquido espesso, mistura de alimento parcialmente digerido e suco gástrico que passa do estômago para o intestino. (Medicina)
quina  Pequena árvore da família das RubiáceasCinchona ledgeriana, originária do Peru, e que encerra substâncias antitérmicas e antimaláricas.
quinina  Alcalóide encontrado na quina e em outras plantas congêneres, cristalino, branco, pulverulento, usado contra a malária e como antipirético, cuja fórmula é: C20H24O2N2.3H20. Ver quina.
quinino  Sulfeto de quinina. Ver quina, quinina.
quitinozoários  Fósseis microscópicos (30-1500 micra) dotados de testas orgânicas de natureza quitinóide com a forma de taça e que, por vezes, aparecem unidos em cadeias lineares; seu habitat é marinho, estando presentes em terrenos de idade ordoviciana a devoniana.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?