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CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

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MEU PERFIL

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MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
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PROJETO RADAM /RADAMBRASIL - Levantamento de Recursos Naturais


Logotipo do Projeto RADAM / RADAMBRASIL

INFORMAÇÕES BÁSICAS: O projeto RADAM (Radar na Amazônia) criado em 1970, foi inicialmente concebido para realizar o levantamento integrado dos recursos naturais em área de 1.500.000 km2 localizada na faixa de influência da rodovia Transamazônica, utilizando como sensor o Radar de Visada Lateral (SLAR = Side Looking Airbone Radar). Com o sucesso obtido nesta etapa, sua abrangência foi gradativamente aumentada para toda a Amazônia Legal até atingir, em 1975, a totalidade do território nacional e passou a se chamar projeto RADAMBRASIL.

A aeronave Caravelle foi a plataforma utilizada pelo RADAM / RADAMBRASIL para realizar o maior projeto mundial de cobertura  radargramétrica efetuada com radar aerotransportado e sistema imageador GEMS (Goodyer Mapping System)
 


Geometria do SLAR que produz imagens a partir da iluminação lateral do terreno através de um radar de abertura sintética (synthetic aperture radar).
  

Engenheiro  agrônomo Leonam Furtado em campanha com apoio de helicóptero operado pela FAB  



CARGO EXERCIDO NO PROJETO: Engenheiro  Agrônomo/Técnico da Divisão de Pedologia (Belém,1974-1977); Assistente de Divisão (Goiânia e Salvador,1977-1985); Coordenador de Divisão (Goiânia, 1977-1985). 

  
Helicóptero pousando em clareira aberta na floresta amazônica

 Operação com barcos no rio Juruá. Amazônia
 
ATUAÇÃO: Mapeamento de solos e avaliação da aptidão agrícola das terras, interpretação de imagens de radar, satélites e fotografias aéreas, planejamento e execução de operações de campo, coleta de amostras, avaliação da aptidão agrícola das terras, descrição de perfis de solos, interpretação de dados analíticos, integração temática, coordenação de equipes, apresentação e divulgação de trabalhos em congressos , simpósio e reuniões técnicas, confecção de mapas e relatórios

 
Travessia de área alagada sobre troncos de buriti. Amapá.

  


Amostragem de solos em trincheira.

TRABALHOS EXECUTADOS: Levantamento Exploratório de Solos e Avaliação da Aptidão Agrícola das Folhas SB.19 JURUÁ; NA.20 BOA VISTA; NA.21TUMUCUMAQUE; NB.20/21 RORAIMA; SC.20 PORTO VELHO; SA.21 SANTARÉM; SA.19 IÇÁ; SB.19 JAVARI; SC.18 CONTAMANA; SC.19 RIO BRANCO; SD.20 GUAPORÉ; SC.21 JURUENA; SD.22 GOIÁS; SC.22 TOCANTINS; SE.21 CORUMBÁ; SD.24 SALVADOR; SD.23 BRASÍLIA E SE.22 GOIÂNIA; Mapa de Grupo de Solos do Estado de Goiás, escala 1:1.000.000; Mapa de Solos e Zoneamento Agrícola do Projeto Machadinho. Rondônia; Mapa de Aptidão Agrícola das Terras da Amazônia Legal; Levantamento de Solos das Glebas Cap. Sílvio e Marmelo. Rondônia; Operações de Campo Convênio OEA/RADAM. Pantanal Matogrossense.



Volume publicado do RADAMBRASIL (volume 30 Folhas Aracaju/Recife) 


OBSERVAÇÕES E CURIOSIDADES


O emprego do radar permitiu, pela primeira vez na Amazônia, um imageamento homogêneo, com cenas de boa qualidade, uma vez que a nebulosidade e as chuvas intensas nesta região tornam-se fatores impeditivos ao uso de produtos de outros sensores, por exemplo: fotografias aéreas.
551 mosaicos semicontrolados de radar na escala 1:250.000 foram interpretados, resultando 38 volumes da Série LRN (4 ainda inéditos), acompanhados dos respectivos mapas temáticos na escala 1:1.000.000 (solos, geologia, vegetação, geomorfologia e uso potencial da terra).
O RADAM foi extinto por força do Decreto 91.293 de 31/05/1985, e a maioria de seu pessoal especializado e do seu acervo de dados técnicos foram incorporados pelo  IBGE.
Sem o uso de helicópteros e barcos uma parte significativa dos pontos de amostragens não poderiam ser alcançados; o convênio RADAM/FAB viabilizou um efetivo e racional emprego dessas aeronaves e diminuiu sensivelmente o número de acidentes e vôos perdidos (sem atingir os pontos programados), comparativamente ao uso anterior de helicópteros particulares.

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