Logotipo do Projeto RADAM / RADAMBRASIL
INFORMAÇÕES BÁSICAS: O projeto RADAM (Radar na
Amazônia) criado em 1970, foi inicialmente concebido para realizar o
levantamento integrado dos recursos naturais em área de 1.500.000 km2
localizada na faixa de influência da rodovia Transamazônica, utilizando como
sensor o Radar de Visada Lateral (SLAR = Side Looking Airbone Radar). Com o
sucesso obtido nesta etapa, sua abrangência foi gradativamente aumentada para
toda a Amazônia Legal até atingir, em 1975, a totalidade do território
nacional e passou a se chamar projeto RADAMBRASIL.
A aeronave Caravelle foi a plataforma
utilizada pelo RADAM / RADAMBRASIL para realizar o maior projeto
mundial de cobertura
radargramétrica efetuada com radar aerotransportado e sistema
imageador GEMS (Goodyer Mapping System)
Geometria do SLAR que produz imagens a partir da iluminação lateral do terreno através de um radar de abertura sintética (synthetic aperture radar).
Engenheiro
agrônomo Leonam Furtado em campanha com apoio
de helicóptero
operado pela FAB
CARGO EXERCIDO NO PROJETO: Engenheiro Agrônomo/Técnico da Divisão de Pedologia
(Belém,1974-1977); Assistente de Divisão (Goiânia e Salvador,1977-1985); Coordenador
de Divisão (Goiânia, 1977-1985).
Helicóptero pousando em clareira aberta
na floresta amazônica
Operação com barcos no rio Juruá. Amazônia
ATUAÇÃO: Mapeamento de
solos e avaliação da aptidão agrícola das terras, interpretação de imagens de
radar, satélites e fotografias aéreas, planejamento e execução de operações de
campo, coleta de amostras, avaliação da aptidão agrícola das terras, descrição
de perfis de solos, interpretação de dados analíticos, integração temática,
coordenação de equipes, apresentação e divulgação de trabalhos em congressos ,
simpósio e reuniões técnicas, confecção de mapas e relatórios
Travessia de área alagada sobre troncos de
buriti. Amapá.
Amostragem de solos em trincheira.
TRABALHOS EXECUTADOS: Levantamento Exploratório de Solos e Avaliação da Aptidão Agrícola das Folhas SB.19 JURUÁ; NA.20 BOA VISTA; NA.21TUMUCUMAQUE; NB.20/21 RORAIMA; SC.20 PORTO VELHO; SA.21 SANTARÉM; SA.19 IÇÁ; SB.19 JAVARI; SC.18 CONTAMANA; SC.19 RIO BRANCO; SD.20 GUAPORÉ; SC.21 JURUENA; SD.22 GOIÁS; SC.22 TOCANTINS; SE.21 CORUMBÁ; SD.24 SALVADOR; SD.23 BRASÍLIA E SE.22 GOIÂNIA; Mapa de Grupo de Solos do Estado de Goiás, escala 1:1.000.000; Mapa de Solos e Zoneamento Agrícola do Projeto Machadinho. Rondônia; Mapa de Aptidão Agrícola das Terras da Amazônia Legal; Levantamento de Solos das Glebas Cap. Sílvio e Marmelo. Rondônia; Operações de Campo Convênio OEA/RADAM. Pantanal Matogrossense.
Volume publicado do RADAMBRASIL (volume 30 Folhas Aracaju/Recife)
OBSERVAÇÕES
E CURIOSIDADES
O
emprego do radar permitiu, pela primeira vez na Amazônia, um imageamento homogêneo,
com cenas de boa qualidade, uma vez que a nebulosidade e as chuvas intensas
nesta região tornam-se fatores impeditivos ao uso de produtos de outros
sensores, por exemplo: fotografias aéreas.
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mosaicos semicontrolados de radar na escala 1:250.000 foram interpretados,
resultando 38 volumes da Série LRN (4 ainda inéditos), acompanhados dos
respectivos mapas temáticos na escala 1:1.000.000 (solos, geologia, vegetação,
geomorfologia e uso potencial da terra).
O RADAM
foi extinto por força do Decreto 91.293 de 31/05/1985, e a maioria de seu
pessoal especializado e do seu acervo de dados técnicos foram incorporados
pelo IBGE.
Sem o
uso de helicópteros e barcos uma parte significativa dos pontos de amostragens
não poderiam ser alcançados; o convênio RADAM/FAB viabilizou um efetivo e
racional emprego dessas aeronaves e diminuiu sensivelmente o número de
acidentes e vôos perdidos (sem atingir os pontos programados), comparativamente
ao uso anterior de helicópteros particulares.
CONTATO