cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

GEBAM - Grupo Executivo do Baixo Amazonas / Estudos para Colonização - AP

INFORMAÇÕES GERAIS: O GEBAM - Grupo Executivo do Baixo Amazonas foi criado nos anos 80 pelo Governo Federal, para gerenciar as questões surgidas com a nacionalização do projeto Jari. O seu presidente foi o almirante Gama e Silva, que recrutou alguns técnicos e os serviços do projeto RADAM, para a obtenção de dados mais detalhados sobre os recursos naturais daquela região, que permitissem respaldar as ações do governo.

DECRETO no 84.516, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1980.
Cria Grupo Executivo para a Região do Baixo Amazonas e dá outras Providências.
Art. 1o É criado o Grupo Executivo para a Região do Baixo Amazonas (GEBAM), com a finalidade de coordenar as ações de fortalecimento da presença do Governo Federal na margem esquerda do Baixo Amazonas, acompanhar os projetos de desenvolvimento e colonização naquela região, bem como propor medidas para a solução de seus problemas fundiários.

Parágrafo único. A área de atuação do GEBAM compreende os municípios de Almeirim, no Estado do Pará, e Mazagão, no Território Federal do Amapá.
Art. 2o O GEBAM ficará subordinado à Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional e será constituído de representantes dos seguintes órgãos e entidades, todos designados pelo Presidente da República: a) Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional, cujo representante o presidirá; b) Ministério da Justiça; c) Ministério da Agricultura; d)Ministério do Interior; e)Secretaria de Planejamento da Presidência da República; f) Território Federal do Amapá; Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM); e h) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Art. 3o A Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional e a Secretaria de Planejamento da Presidência da República darão apoio administrativo às atividades do GEBAM promovendo a obtenção dos recursos necessários.

Art. 4o Os estudos do GEBAM serão apresentados, conforme o caso, sob a forma de: a) anteprojetos, de leis ou decretos; b) exposições de motivos; c) sugestões; d) programas ou projetos específicos. 
............
Brasília, 28 de fevereiro de 1980. 
   Área de atuação do GEBAM

Unidades de Conservação na área do GEBAM

Aspecto da cobertura vegetal nativa que domina na área de atuação do GEBAM.

CARGO E FUNÇÃO: Engenheiro Agrônomo/Coordenador de Divisão-RADAMBRASIL; Coordenador do Projeto Água Branca – GEBAM.
Pouso de helicóptero em área de campo natural.

Leonam apresenta os resultados dos levantamentos em Água Branca – Amapá.

Região do Jari, o foco principal.

ATUAÇÃO: Planejamento e execução de operações de campo, supervisão de equipes, amostragens e coletas, mapeamentos integrados, reuniões técnicas, gerenciamento de bases de apoio, levantamento de solos.

PERÍODO: 1981 a 1984

TRABALHOS EXECUTADOS:

·       Levantamento de reconhecimento de solos.

·       Projeto de mapeamento integrado rios Preto-Cajarí.
·       Levantamento de reconhecimento de solos, inventário florestal e seleção de áreas prioritárias para colonização em Água Branca-AP.
·       As potencialidades agrícolas da região de Água Branca.


Estrada Água Branca - Laranjal do Jarí.


 
Helicóptero pousado em roçado próximo à Água Branca.


Vista parcial de Água Branca no distrito do município de Laranjal do Jari - Amapá.

OBSERVAÇÕES E CURIOSIDADES:

·       No âmbito deste projeto foram feitos diversos mapeamentos de detalhe, principalmente na área de solos e de geologia (Iratapuru, Água Branca e outros).
·       Com o patrocínio do governo do Amapá, o  RADAM instalou uma base de apoio em Macapá, de onde originavam-se as operações de barco e helicópteros levando os técnicos para as investigações de campo.
·       O GEBAM foi extinto em 1984, e nenhum de seus projetos de exploração racional dos recursos naturais foi efetivamente implantado na região.

CONTATO
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?