cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA H

H
h  Colocado após o símbolo do horizonte B, indica relevante acumulação iluvial, essencialmente de matéria orgânica ou de complexos orgânico-sesquióxicos amorfos dispersíveis, se o componente sesquioxicídico for dominado pelo alumínio e esteja presente somente em muito pequenas quantidades em proporção à matéria orgânica; exemplo: Bh. (Pedologia)

H  Horizonte ou camada de constituição orgânica, superficial ou não, composto de resíduos orgânicos acumulados ou em processo de acumulação sob condições de prolongada estagnação de água, salvo se drenado artificialmente. (Pedologia)

habilidade de transmissão genética  Valor genético médio dos gametas produzidos por um animal. (Melhoramento Genético)

habitat  Local onde podemos encontrar uma determinada espécie. (Ecologia)

hábito  A tendência de uma planta de crescer de um modo característico; crescimento ou ocorrência característicos, por exemplo: crescer sobre as pedras, crescer sobre as árvores. (Botânica)

halimeda  Alga calcária verde que ocorre no fundo do mar, em profundidades rasas e apresentando um denso crescimento sobre o fundo dos lagos que estão presentes nos recifes de coral.

halita  Mineral que cristaliza no sistema cúbico, classe hexaoctaédrica , de composição NaCl; apresenta hábito e clivagem cúbica; incolor a branca podendo quando impura exibir tonalidades de amarelo, vermelho, azul e púrpura, solubilizando-se rapidamente em água; sal de cozinha.

halmirólise  Decomposição subaquática marinha das rochas, semelhante à decomposição subaérea; diferentemente do que ocorre na decomposição subaérea, na halmirólise existe a presença contínua de água e ausência total ou parcial de oxigênio.

halo pleocróico  Zona esférica concêntrica, de pequena dimensão, que se forma ao redor de inclusões de minerais radioativos, principalmente na biotita e clorita.

halobentos  Denominação geral que engloba vegetais e animais que habitam os fundos oceânicos.

halóbios  Seres que vivem em lagos salgados ou regiões marinhas costeiras.

halocarbonos É um dos gases que provocam o efeito estufa, constituído pelos clorofluorcarbonos (CFC’s) - um grupo de componentes produzidos pelo homem, feito de cloro, flúor e carbono, sendo intensamente utilizado como componente na produção de aerossóis, de espuma, na indústria de ar-condicionado e em várias outras aplicações; como um resultado de inércia na baixa atmosfera ocorre o transporte para a estratosfera (10 a 50 km de altitude) onde eles sofrem uma quebra pela radiação de raios UV, liberando átomos livres de cloro que atuam na destruição da camada de ozônio.

haloclina  Gradiente vertical bem definido de salinidade encontrado nos mares e oceanos.

halófila  Planta que apresenta preferência por ambientes salinos. (Botânica)

halógenos  Grupo de substâncias químicas que contém em sua molécula cloro, flúor, bromo ou iodo.

halomorfismo  Processo de formação de solos onde o excesso de sais e de água imprime características peculiares; os solos desenvolvidos em áreas abaciadas onde os sais são trazidos das elevações circunvizinhas ou por causa de depósitos marinhos, formando solos salinos. (Pedologia)

halos de Liesegang  Ver anéis de Liesegang.

halo-tolerantes  São espécies adaptadas a zonas de alta salinidade; em algumas baías onde o índice pluviométrico é baixo, a salinidade pode alcançar valores maiores que a media da água do mar, que é de 3,5%; poucas espécies estão adaptadas à salinidades de 4,5% e 5,0%.

hamada  Partes rochosas de um deserto, sendo formadas por elevações e planícies, que se apresentam cobertas por fragmentos rochosos, com diâmetros que variam desde seixos até blocos, ambos angulares.

haplogrupos  Grupos simples, não-compostos.

haplóide  Células que possuem o número básico de cromossomos; organismos portadores dessas células. (Genética)

haptobentos  Conjunto de organismos congênitamente ligados ao substrato de fundo.

hardpã  Camada endurecida de solo, situada na parte inferior do horizonte A ou no interior do B, causada pela cimentação das partículas do solo com matéria orgânica ou com outros materiais como sílica, sesquióxidos, ou carbonato de cálcio; a dureza não muda apreciavelmente com mudanças no conteúdo da água, e fragmentos da camada endurecida não se desfazem em água.

harmomegatia Fenômeno relativo à acomodação dos grãos de pólen às mudanças de volume. (Palinologia)

harmomégato  Órgão ou mecanismo destinado à acomodação da exina semi-rígida às mudanças de volume. . (Palinologia)

hectare  Unidade de área equivalente a um quadrado com 100 m de lado e perfazendo portanto 10.000 m2, e correspondendo a 2,47 acres.

hectopisilídeos  Família de insetos da ordem dos Sifonáteros, que são parasitas permanentes, como as pulgas. (Zoologia)

hedenbergita  Mineral monoclínico de coloração esverdeada, do grupo dos piroxênios, silicato de cálcio e ferro. (Mineralogia)

heléboro  Erva medicinal, do gênero Veratrum, da família das Liliáceas, que contém o alcalóide veratrina, no passado muito usado como analgésico. (Botânica)

heliocêntrico  Que tem o Sol por centro. (Astronomia)

heliófito  Planta que só pode crescer e reproduzir-se sob insolação completa; planta de sol. (Botânica)

heliógrafo  Aparelho que registra a insolação. (Climatologia)

heliopausa  Ponto no qual o vento solar encontra o meio interestelar ou o vento de outras estrelas. (Astronomia)

heliose  Fenômeno responsável pela produção de manchas descoradas nas plantas , devido à exposição excessiva da luz solar.

heliotrópio  Variedade de calcedônia semitransparente, que apresenta coloração verde-clara ou verde-escura, com manchas de jaspe ou óxido de ferro.

hematita  Óxido de ferro, Fe2O3, responsável pela coloração vermelha dos solos, devido o seu alto poder pigmentante.

hemicelulose  Polissacarídios que estão associados com celulose e lignina na parede celular das plantas; difere da celulose por ser solúvel em álcali e, por hidrólise ácida fornecer ácido urônico, xylose, galactose e outros carboidratos, exemplo glicose.

hêmico  Material orgânico do solo com grau de decomposição entre o material do solo fíbrico e o material do solo sáprico; suas feições morfológicas dão valores intermediários para o teor de fibras, densidade aparente e teor de água. (Pedologia)

hemicriptófitos  Vegetais cuja parte aérea morre anualmente depois da frutificação, permanecendo as gemas ao nível do solo sobre as porções vegetativas superficiais, protegidas por escamas, folhas e bainhas ou, ainda, pelos detritos vegetais que as recobrem; são exemplos as plantas dos gêneros Chamaecrista, Convolvulus, Poa, Hypericum, etc. (Botânica)

hemigraben  Graben abortado, mal desenvolvido, em que domina essencialmente um plano de falha normal principal que provoca o adernamento da estrutura, acompanhado por falhas normais menores, amiúde antitéticas. (Geologia)

hemipelágico  Depósito constituído pelo acúmulo de carapaças de animais marinhos, cujos detritos foram transportados e depositados a pouca distância da costa; os sedimentos hemipelágicos são diferentes dos sedimentos pelágicos, que formam o grande fundo dos oceanos e encontram-se distantes do litoral.

hemisfério  Cada uma das metades do globo terrestre; há o hemisfério Norte e o hemisfério Sul; à linha imaginária de separação entre os dois chama-se equador.

hemocianina  Pigmento azul constituído por uma proteína que contém cobre, encontrado no sangue de alguns moluscos e artrópodes.

hemoglobina  Ver eritrócio.

herança citoplasmática  Ver herança extracromossômica. (Genética)

herança extracromossômica  Determinada por genes de DNA situados em organelas citoplasmáticas como mitocôndrias e cloroplastos. (Genética)

herança multifatorial  Ver poligenes. (Genética)

herbário  Ver fitoteca.

herbicida  Composto químico destinado a destruir ou impedir o crescimento de ervas daninhas, ou invasoras, prejudiciais à lavoura, ou vasos de plantas.

herdabilidade  Proporção da variabilidade observada devida à herança genética; pode ser no sentido amplo quando a proporção da variação fenotípica for devida a causas genéticas de uma maneira geral, ou herdabilidade no sentido restrito quando a proporção da variância fenotípica for devida aos efeitos aditivos dos genes. (Genética)

herdabilidade no sentido amplo  Proporção da variação fenotípica observada atribuída à causas genéticas. (Genética)

herdabilidade no sentido restrito  Proporção da variação fenotípica observada atribuída à variância genética aditiva. (Genética)

hereditariedade  Fenômeno de continuidade biológica pelo qual as formas vivas se repetem nas gerações que se sucedem; transmissão de características genéticas ou físicas dos pais para seus descendentes. (Genética)

hereditário  Termo utilizado para descrever condições que são transmitidas genéticamente pelos pais da criança.

hermafrodita  Em plantas é a flor que reúne os aparelhos masculino (androceu) e feminino (gineceu), na mesma peça (ex.: flor de goiabeira); em animais é o indivíduo que reúne os dois sexos no mesmo genótipo (ex.: caramujo).

hertz  Unidade de freqüência que corresponde a um ciclo, ou onda, por segundo.

heterobeltiose  Superioridade do híbrido em relação ao progenitor de melhor desempenho. (Genética)

heterodésmicos  Cristais que apresentam dois ou mais tipos de ligação de intensidade e caráter diferentes.

heterose  Vigor híbrido, de tal maneira que o F1 híbrido destaca-se favoravelmente dos pais homozigotos com relação a um ou mais caracteres agronômicos desejados; o híbrido é um heterozigoto superior em aptidão, causado por superdominância, e geralmente se supera em tamanho, rendimento e produtividade. Veja superdominância. (Genética)

heterósporo  Vegetal que produz esporos femininos maiores (macrósporos) e esporos masculinos menores (micrósporos). (Botânica)

heterotrófico  Organismo capaz de obter energia para os processos vitais, a partir da oxidação de compostos orgânicos.

heterozigoto  Indivíduo que apresenta alelos diferentes de um mesmo gene. (Genética)

hibridação  Ato de criar híbridos através do cruzamento de indivíduos com genótipos diferentes; a diferente expressão de certas características é atribuída ao acontecimento da recombinação gênica. (Genética)

hibridação introgressiva  Resultado de cruzamentos interespecíficos repetidos ou mesmo contínuos, causando assim uma infiltração de genes de uma espécie para outra, em decorrência de falhas do mecanismo de isolamento reprodutivo. Ver introgressão.

hibridação somática  Processo de hibridação através da fusão de protoplastos. (Genética)

híbrido  Produto resultante de um cruzamento entre progenitores geneticamente distintos. (Genética)

híbrido intergenérico  Um híbrido entre membros de dois ou mais gêneros. (Genética)

híbrido natural  Espécie originada do cruzamento de duas outras espécies naturais, pela polinização natural destas no próprio habitat onde ambas habitam. (Genética)

híbrido primário  O resultado do cruzamento entre duas espécies naturais (Genética)

hiddenita  Variedade de espodumênio -LiAl(Si2O6)- mineral que pertence à família dos piroxênios, que apresenta cor verde-esmeralda, sendo utilizado como gema.

hidratação  Combinação química da água com outra substância.

hidráulica  Ramo da mecânica dos fluídos que trata do escoamento da água e de outros fluídos em canais abertos ou condutos.

hidraulicidade  Relação entre as afluências no período observado e as afluências correspondentes a um mesmo período no ano médio.

hidreletricidade  Energia elétrica originada a partir da energia primária das águas represadas de um rio, que levada por tubulações, impulsiona as turbinas dos geradores; há duas condições básicas para se produzir a hidreletricidade: o volume d’água acumulada em uma represa e o desnível do curso do rio, só possível em rios de planalto; o desnível origina a força da água, necessária para acionar as turbinas.

hidrocarboneto  Composto químico constituído apenas por átomos de carbono e hidrogênio.

hidrocarboneto aromático  Aquele que possui, em sua molécula, pelo menos um anel de benzeno.

hidrociclone  Aparelho que utiliza a força centrífuga para a separação de um minério em forma de polpa, em dois produtos de granulometria distinta; apresenta um corpo cônico e outro cilíndrico, um orifício para a entrada da polpa (inlet), um orifício inferior de descarga (apex) e outro orifício superior também para descarga (vortex finder).

hidrociclone classificador  Hidrociclone utilizado para separação de partículas em função do tamanho.

hidrociclone espessador  Hidrociclone utilizado para separar sólidos do líquido em que estão suspensos.

hidrociclone lavador  Hidrociclone utilizado para separar partículas de acordo com as densidades das espécies minerais.

hidroclorofluorcarbonos – HCFC’s e hidrofluorcarbonos – HFC’s  São componentes feitos pelo homem que estão sendo usados para substituir os CFC’s – clorofluorcarbonos; estes componentes são considerados como substitutos transitórios dos CFC’s.

hidrofilicidade  Propriedade apresentada por um mineral cuja superfície é polar, indicando maior afinidade com a água do que com o ar.

hidrófitos  Vegetais aquáticos, cujas gemas de renovação se encontram debaixo d’água ou enterradas no fundo das lagoas ou dos reservatórios aquáticos; compreendem as plantas natantes, as submersas e as radicantes:Pistia stratioides, Lemna minor, Eichornia paniculata, Wolffia brasiliensis, etc. (Botânica)

hidrofobicidade  Propriedade apresentada por um mineral cuja superfície é essencialmente não-polar, mostrando portanto maior afinidade com o ar do que com a água; partículas mais hidrofóbicas necessitam menos de água.

hidrofone  Equipamento do tipo piezoelétrico sensível à pressão, utilizado para detectar as ondas P, em levantamentos sísmicos submarinos.

hidrofungos  Fungos que necessitam de água para a complementação do seu ciclo de vida.

hidrogenação  Processo de transformação de um composto não-saturado em composto saturado, pela introdução de átomos de hidrogênio.

hidrogênio  Elemento químico de número atômico 1, gasoso, incolor.

hidrogeologia  Ciência que trata da ocorrência, distribuição e do movimento das águas subterrâneas, levando em consideração sua propriedades físicas e químicas, suas interações com os meios físicos e biológico e suas reações à ação do homem.

hidrografia  Ciência que se ocupa da medida e descrições das características físicas dos oceanos, mares, lagos, e rios, bem como das suas áreas costeiras contíguas, com a finalidade em geral, de navegação.

hidrografia  Representação cartográfica dos elementos hidrográficos permanentes ou temporários. (Cartografia)

hidrógrafo  Aparelho que mede e registra em gráfico a profundidade, vazão e velocidade de uma corrente de água em um período; especialista em hidrografia.

hidrograma  Gráfico que representa a variação, no tempo, de diversas observações hidrológicas, tais como, descargas, cotas, velocidades, carga sólida, dentre outras.

hidrologia  Ciência que trata da distribuição e movimento da água.

hidrologia aplicada  Ramo da hidrologia que se relaciona às técnicas de realização de obras hidráulicas e outros aspectos concernentes ao desenvolvimento e administração dos recursos hídricos.

hidrologia superficial  Ramo da hidrologia que lida com a distribuição e transporte da água na superfície do solo.

hidrologia urbana  Ramo da hidrologia que estuda as áreas urbanas e metropolitanas nas quais o relevo é modificado pelas construções e a maior parte do solo encontra-se coberto por revestimento artificial, o que o torna praticamente impermeável.

hidrômetro  Aparelho que tem a finalidade de medir a quantidade de água ou de outro líquido, que escoe em um determinado intervalo de tempo.

hidrômetro de Bouyoucos  Densímetro introduzido por Bouyoucos para determinar a distribuição quantitativa das partículas de solo por tamanho; utilizada na análise granulométrica do solo para determinação das frações silte e argila. (Pedologia)

Hidromórfico Cinzento  Classe de solos minerais hidromórficos, com horizonte B textural gleizado sob horizonte bastante arenoso, caracterizando mudança textural abrúptica. (Pedologia)

hidromorfismo  Processo de formação de solos onde o arejamento do solo é deficiente devido ao excesso de água, condicionando uma decomposição lenta da matéria orgânica, provocando seu acúmulo e um ambiente de redução (baixo potencial de oxirredução), que transforma Fe e Mn em formas reduzidas solúveis, facilitando sua migração ou toxidez para as plantas. (Pedologia)

hidroperíodo  É o espaço de tempo em que a água cobre o solo em regiões alagadiças, condicionando estações de maior ou menor umidade, fator importante para os ciclos vitais de muitos organismos.

hidrosseparador  Aparelho de deslamagem cujo princípio de funcionamento é a elutriação; o minério, na forma de polpa aquosa, é submetido a uma corrente de fluido ascendente, cuja velocidade permite a permanência das lamas em suspensão e sua subsequente separação (transbordamento); o material deslamado é sedimentado, sendo então removido , através de bombeamento ou outros processos.

hidroterapia  Uso de banhos e imersões com recursos que variam entre duchas, hidromassagem, temperaturas específicas, solução de ervas e sais.

hidrótopo  Composto químico que apresenta a propriedade de aumentar a solubilidade, em água, de várias substâncias orgânicas pouco solúveis neste meio.

hietograma  Gráfico representativo da intensidade da precipitação em função do tempo.

hifomicetos aquáticos  Fungos imperfeitos, cujos esporos estão adaptados ao meio aquático, apresentando esporos ramificados ou radiados.

higienista  Ver sanitarista.

higrófilo Ver higrófito. (Botânica)

higrófito  Planta que só vegeta em lugares úmidos, e que se caracteriza por grandes folhas delgadas, moles e terminadas em ponta afilada. (Botânica)

higrógrafo  Aparelho que registra a umidade da atmosfera.

higrômetro  Instrumento utilizado para medir tanto a umidade relativa da atmosfera quanto para determinar o ponto de orvalho.

higroscopicidade  Capacidade apresentada por um meio poroso de absorver a umidade atmosférica.

higroscópico  Material ou substância, que tem grande afinidade pelo vapor de água, sendo capaz de retirá-lo da atmosfera ou de qualquer mistura gasosa.

hiperinflação  É um caso extremo de inflação, em que os preços aumentam tanto e tão rápido que a estabilidade da moeda é destruída e as pessoas buscam acumular valores em outro tipo de bem: moedas estrangeiras, ouro, imóveis, jóias. (Economia)

hiperplasia  Aumento do tecido devido ao aumento do número de células. (Medicina)

hipersensibilidade  Reação química, geralmente causada por substâncias fenólicas denominadas de fitoalexinas, que se manifestam em partes de plantas atacadas por patógenos, matando as células ao redor da lesão, não deixando assim que o condicionante biológico se alastre; como exemplo dessas substâncias que conferem resistência de plantas a doenças podem ser citadas as seguintes: a) faseolina em feijão resistente a Rhizoctonia solani; b) pisatina em ervilha resistente a Fusarium solani; c) ácido clorogênico em café resistente a Ceratocystis fimbriata e em batatinha resistente a Streptomayces scabies; a reação de hipersensibilidade provocada pela síntese de fitoalexinas, não deve ser confundida com resistência vertical, pois não é específica, sendo influenciada por fatores ambientais e nutricionais.

hipertensão arterial  Pressão arterial elevada do organismo humano; deve ser considerada alta quando seu nível estiver associado com um risco cardiovascular de longo prazo. (Medicina)

hipertropia  Aumento do tecido devido ao aumento da célula. (Medicina)

hipocristalina  Rocha de natureza ígnea constituída tanto por cristais como por vidro.

hipoférrico  Solos com baixo teor de óxidos de ferro: teores geralmente menores que 8 %.

hipogéia  Tipo de germinação de sementes em que os cotilédones permanecem no interior do solo, funcionando apenas cmo órgãos de reserva da plântula. (Botânica)

hipolímnio  Porção inferior de um lago ou de uma lagoa, situada abaixo da termoclina, onde a água é mais fria e menos oxigenada, propiciando que ocorra uma sedimentação de lama, do tipo redutora.

hiponêuston  Organismo que vive preso à parte inferior da película superficial de um corpo de água.

hipopicnal  Tipo de fluxo caracterizado pela ação de correntes carregadas de sedimentos que se movem sobre o fluido mais denso existente na bacia deposicional; caso a magnitude da descarga seja pequena, forma-se uma barra em forma de lua, caso seja moderada a grande, o resultado será um delta em cúspide, arqueado ou em pé-de-pássaro; quando o fluxo é mais denso que o meio deposicional, é denominado hiperpicnal.

hipoquilio  A parte inferior do labelo em certas orquídeas. (Botânica)

hipotalassa  Estrato inferior, situado abaixo da termoclina, no ambiente marinho, correspondendo ao hipolímnio dos lagos.

hipótese alternativa - H1  A que contradiz a hipótese de nulidade, ou seja, assegura, com certa margem de incerteza, que as diferenças encontradas na amostra são reais, podendo-se, conseqüentemente, rejeitar a hipótese de nulidade. (Estatística)

hipótese de nulidade - H0  A qual indica que as diferenças encontradas na amostra são devidas a erro amostral, não tendo, portanto, significância estatística. (Estatística)

hipoxemia  Baixa concentração de oxigênio no sangue. (Medicina)

hipoxenólitos  Xenólitos, cujos fragmentos foram incorporados ao longo da ascenção magmática e trazidos até o nível da cristalização final.

hipóxicas  Diminuições na taxa de oxigênio na circulação.

hipsofilo  Folha floral, bráctea e bractéola. (Botânica)

hipsometria  É a representação altimétrica do relevo de uma região no mapa, pelo uso de cores convencionais. (Cartografia)

histometabase  Processo de fossilização no qual ocorre a substituição, molécula por molécula, do material orgânico, e cujo resultado final é uma reprodução do organismo original em que se observam fielmente até detalhes celulares.

Histossolo  Ordem da classificação americana de solos (Soil Taxonomy). Compreendem solos orgânicos; histosol. (Pedologia)

hogback  Ver crista assimétrica.

holártica  Região zoogeográfica que compreende a Europa, o norte da África, o norte da Ásia até o Himalaia, e a  América do Norte até o norte do México.

holdings  Concentrações financeiras verticais em que empresas grandes assumem o controle acionário de pequenas; empresa central que controla um conjunto de outras empresas. (Economia)

holismo  Doutrina aplicada às ciências ambientais para a compreensão entre os componentes do meio ambiente, através do qual os organismos vivos e não-vivos interagem como partes de um todo; tendência atual de abordagem em diversas áreas do saber, onde a visão de totalidade, de síntese e de interconexão entre todos os itens se sobrepõe à análise das partes.

holocristalina  Rocha que se apresenta constituída inteiramente por cristais, e portanto sem a presença de vidro.

holografia  Tipo de fotografia especial baseada na luz coerente (laser), inventada por Dennis Gabor; a placa holográfica aparenta ser um padrão incoerente de ondas; entretanto, quando iluminada por um laser adequado, surge como que pairando sobre ela, uma imagem tridimensional do objeto holografado, na qual qualquer pedaço do holograma, quando iluminado, é capaz de reproduzir toda a imagem, embora com menos detalhes do que se obteria com o holograma inteiro; possibilita armazenar uma quantidade extrema de informações, com riqueza tridimensional; holograma.

holonécton  Denominação utilizada para indicar organismos que integram o nécton durante toda a sua existência.

holoparasita  Parasita desprovido de clorofila, e portanto incapaz de realizar a fotossíntese.

holoplâncton  Conjunto de seres vivos que integram o plâncton durante todo o decurso de suas vidas.

holostroma  Unidade estratigráfica que consiste de camadas que foram depositadas durante uma sequência completa transgressiva-regressiva, incluindo inclusive camadas que podem ter sido removidas posteriormente pela erosão. (Geologia)

holótipo  Espécime considerado representativo para a descrição de uma espécie; um único espécime escolhido por um autor como o tipo de uma nova espécie ou táxon menor (como subespécie) na época de estabelecer o grupo. (Botânica)

holoturóides  Equinodermos desprovidos de esqueleto contínuo, com corpo alongado e apresentando a boca guarnecida por uma coroa de tentáculos; são animais e seus fósseis mais antigos remontam ao Ordoviciano.

holozóico  Heterótrofo que se alimenta de partículas sólidas.

homeopatia  É um sistema científico bem definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação clínica dos medicamentos; tem como meta encontrar um medicamento que englobe a totalidade das características individuais do paciente, administrando ao mesmo uma substância que foi capaz de despertar nos experimentadores sadios, sintomas semelhantes (homeo) aos que se deseja combater, estimulando o organismo a reagir contra a sua enfermidade.

homeostase  Capacidade de adaptação que um ser vivo apresenta no intuito de manter o seu organismo equilibrado em relação às variações ambientais. (Ecologia)

homeostase do desenvolvimento  É a capacidade apresentada por uma planta de não alterar as suas características fenotípicas quando cultivada em diferentes condições ecológicas.

homeostase genética  Capacidade de um genoma de não aceitar alteração genética na sua constituição.

homeostasia  Manutenção do equilíbrio interno de um sistema biológico, através de respostas controladas as alterações que podem se originar dentro ou fora do sistema. (Ecologia)

homeotermos ou endotermos  São animais que mantém constantemente sua temperatura corporal, independentemente da temperatura externa, despreendendo uma grande quantidade de energia na realização do seu controle. (Zoologia)

hominização  Conjunto de modificações sofridas pelos primatas até alcançarem a forma humana.

homoclinal  Estrutura constituída por rochas que mergulham no mesmo sentido, apresentando mesmo valor angular e possuindo razoável uniformidade  (Geologia)

homodésmicos  Cristais que apresentam todas as ligações do mesmo tipo.

homomorfos  Denominação utilizada para indicar um indivíduo que apresenta estreita similaridade com outro, pertencente a uma linhagem evolutiva independente. (Biologia).

homomorfos  Designação aplicada a minerais que são muito semelhantes quanto ao hábito cristalino, porém inteiramente diferentes do ponto de vista químico, como o rutilo (TiO2) e o zircão (ZrSiO4). (Cristalografia)

homotaxiais  Unidades litoestratigráficas ou bioestratigráficas que apresentam uma ordem similar de arranjo em diferentes locais, porém não sendo necessariamente contemporâneas.

homotermia  Estado apresentado por uma massa de água cuja temperatura não varia com a profundidade. (Hidrologia)

homozigoto  Indíviduo que apresenta em seu genótipo um par de alelos idênticos (RR, rr). (Genética)

horizonte A  Horizonte superficial mineral, no qual a feição enfatizada é uma acumulação de matéria orgânica decomposta, intimamente associada com a fração mineral. (Pedologia)

horizonte A antrópico  É um horizonte mineral superficial formado ou modificado pelo uso contínuo do solo pelo homem, como lugar de residência ou cultivo, por períodos prolongados, com adições de material orgânico em mistura ou não com material mineral, ocorrendo, às vezes, fragmentos de cerâmicas e restos de ossos e conchas; possui saturação por bases variável e teores de P2O5 solúvel em ácido cítrico mais elevado que na parte inferior do solum, em geral superior a 250 mg/kg de solo. (Pedologia)

horizonte A chernozêmico  É um horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, rico em matéria orgânica com alta saturação de bases, mesmo após envolvimento superficial (ex: por aração). (Pedologia)

horizonte A fraco  É um horizonte mineral superficial fracamente desenvolvido, seja pelo reduzido teor de colóides minerais ou orgânicos ou por condições externas de clima e vegetação, como as que ocorrem na zona semi-árida com vegetação de caatinga hiperxerófila. (Pedologia)

horizonte A húmico  É um horizonte mineral superficial de cor escura, saturação por bases (V%) inferior a 65%; apresenta-se espesso e com conteúdo de carbono orgânico elevado. (Pedologia)

horizonte A proeminente  É um horizonte mineral superficial cujas características são compatíveis com o horizonte A chernozêmico, no que se refere a cor, teor de matéria orgânica, consistência, estrutura e espessura, diferindo, essencialmente, por apresentar saturação por bases (V%) inferior a 65 %. (Pedologia)

horizonte A turfoso  É um horizonte mineral superficial ou próximo da superfície saturado por água durante 30 dias ou mais, em qualquer época do ano, e na maioria dos anos, sem drenagem artificial. (Pedologia)

horizonte ágrico  Horizonte mineral subsuperficial, no qual argila, silte e húmus derivados de uma camada sobrejacente, cultivada e fertilizada, se acumulam; os buracos feitos pelos animais e a argila, silte e húmus iluviais ocupam pelo menos 5% do volume do horizonte; a argila e húmus iluviais ocorrem como lamelas ou fibras horizontais, ou como revestimentos nas superfícies dos peds ou nos buracos feitos pelos animais. (Pedologia).

horizonte B  Horizonte da máxima iluviação do solo. (Pedologia)

horizonte B câmbico  Ver horizonte B incipiente. (Pedologia)

horizonte B espódico  É um horizonte mineral subsuperficial do solo que apresenta acumulação iluvial de matéria orgânica e compostos de alumínio, com presença ou não, de ferro aluvial. (Pedologia)

horizonte B incipiente É um horizonte mineral subsuperficial do solo, que sofreu alteração física ou química em um grau não muito avançado, porém suficiente para o desenvolvimento de cor ou de estrutura, e no qual mais da metade do volume de todos os suborizontes não deve consistir em estrutura de rocha original; geralmente apresenta minerais primários facilmente intemperizáveis ou argila mais ativa, ou teores mais elevados de silte, indicando um relativo baixo grau de intemperização; horizonte B câmbico. (Pedologia).

horizonte B latossólico  É um horizonte mineral subsuperficial do solo, cujos constituintes evidenciam avançado estágio de intemperização, explícita pela alteração quase completa dos minerais primários menos resistentes ao intemperismo e/ou de minerais de argila 2:1, seguida de intensa dessilicificação, lixiviação de bases e concentração residual de sesquióxidos, argila do tipo 1:1 e minerais primários resistentes ao intemperismo. (Pedologia)

horizonte B nátrico  Horizonte mineral subsuperficial que satisfaz os requerimentos de um horizonte B textural com marcante diferença de textura entre o horizonte A e o B, mas que também tem estrutura prismática, colunar ou em blocos; apresenta ³15% de saturação por Na+ trocável pelo menos em um suborizonte; horizonte B solonétzico. (Pedologia)

horizonte B nítico É um horizonte mineral subsuperficial do solo, não hidromórfico, textura argilosa ou muito argilosa, sem incremento de argila do horizonte A para B ou com pequeno incremento, porém não suficiente para caracterizar a relação textural B/A do horizonte B textural, argila de atividade baixa ou alta, estrutura em blocos subangulares, angulares ou prismática moderada ou forte, com superfície reluzentes dos agregados, característica esta descrita a campo como cerosidade moderada a forte, com transição gradual ou difusa entre os suborizontes do horizonte B. (Pedologia)

horizonte B plânico  É um horizonte mineral subsuperficial do solo, considerado como um tipo especial de horizonte B textural, subjacente a horizonte A ou E e precedido por uma mudança textural abrupta; apresenta estrutura prismática, ou colunar, ou em blocos angulares e subangulares grandes ou médios, permeabilidade lenta ou muito lenta e cores acinzentadas ou escurecidas, podendo ou não possuir cores neutras de redução, com ou sem mosqueados; este horizonte é adensado, com teores elevados de argila dispersa e pode ser responsável pela retenção de lençol de água suspenso, de existência temporária. (Pedologia)

horizonte B solonétzico  Ver horizonte B nátrico. (Pedologia)

horizonte B textural  É um horizonte mineral subsuperficial do solo com textura franco-arenosa ou mais fina (mais de 15 % de argila), onde houve incremento de argila, orientada ou não, desde que não exclusivamente por descontinuidade, resultante de acumulação ou concentração absoluta ou relativa decorrente de processos de iluviação e/ou infiltração de argila ou argila mais silte, com ou sem matéria orgânica e/ou destruição de argila no horizonte A e/ou perda de argila no horizonte A por erosão diferencial; o conteúdo de argila do horizonte B textural é maior que o do horizonte A e pode, ou não, ser maior que o do horizonte C. (Pedologia).

horizonte C Horizonte ou camada mineral constituída por materiall inconsolidado, de profundidade variável, relativamente pouco influenciada pelos processos pedogenéticos; o solum se desenvolve a partir deste material, in situou transportado. (Pedologia)

horizonte cálcico  É um horizonte mineral diagnóstico subsuperficiall caracterizado por expressiva acumulação secundária de carbonato de cálcio ou CaCO3 + MgCO3, ocasionando teor maior do que existia no material originário; é um horizonte no mínimo 15 cm de espessura, contendo pelo menos 15% de carbonato de cálcio equivalente,, excedendo em 5 % ou mais o contido no horizonte C ou material de origem; é suficiente brando, de forma que seus fragmentos, quando colocados na água, se esborroam. (Pedologia)

horizonte diagnóstico  Aquele que apresenta determinado número de propriedades morfológicas, químicas, físicas e mineralógicas, definidas quantitativamente, que servem para identificar e distinguir classes de solos. (Pedologia)

horizonte diagnóstico subsuperficial  Horizonte que se forma sob a superfície do solo, ou imediatamente abaixo de detritos vegetais ou pode estar exposto à superfície por truncamento do perfil; geralmente considerado como horizonte B; endopedon. (Pedologia)

horizonte diagnóstico superficial  Horizonte que se forma à superfície do solo; não corresponde exatamente aos horizontes O ou A, pois pode ser menos espesso que o A e também pode incluir alguma parte do B mais rico em matéria orgânica; epipedon. (Pedologia)

horizonte E  Horizonte mineral com evidência de perda de argila silicatada, óxidos de ferro e de alumínio ou matéria orgânica , com a resultante concentração de quartzo e de outros minerais resistentes, com o tamanho da areia ou silte; zona de máxima eluviação do perfil e de coloração , em geral, mais clara que o horizonte B subjacente. (Pedologia)

horizonte E álbico  É um horizonte mineral, comumente subsuperficial, no qual a remoção ou segregação de material coloidal e orgânico progrediu a tal ponto que a cor do horizonte é determinada principalmente pela cor das partículas primárias de areia e silte do que por revestimento nessas partículas. (Pedologia)

horizonte eluvial  Horizonte mineral formado pelo processo de eluviação. (Pedologia).

horizonte enterrado  Horizonte do solo soterrado apresentando característica pedognética principais podendo ser identificadas como tendo sido desenvolvidas antes do horizonte ser enterrado. (Pedologia)

horizonte gípsico  É um horizonte mineral com acumulação de gesso com espessura superior a 15 cm; deve possuir 5 % ou mais de gesso em relação ao horizonte subjacente ou ao material de origem e o produto de sua espessura pelo conteúdo de gesso deve ser igual ou maior que 150. (Pedologia)

horizonte glei  É um horizonte mineral, subsuperficial ou eventualmente superficial, com espessura de 15 cm ou mais, caracterizado por redução de ferro e prevalência do estado reduzido, no todo ou em parte, devido principalmente à água estagnada, como evidencia as cores neutras ou próximas de neutras (cinzento-oliváceas, esverdeadas, azuladas), na matriz do horizonte, com ou sem mosqueados de cores mais vivas; trata-se de um horizonte fortemente influenciado pelo lençol freático e regime de umidade redutor, virtualmente livre de oxigênio dissolvido em razão de saturação por água durante todo o ano, ou pelo menos por um longo período, associada à demanda de oxigênio pela atividade biológica. (Pedologia)

horizonte hístico  É um tipo de horizonte do solo definido pela constituição orgânica, resultante de acumulações de resíduos vegetais depositados superficialmente, ainda que, no presente, possa encontrar-se recoberto por horizontes ou depósitos minerais e mesmo camadas orgânicas mais recentes; apresenta coloração escura e constitui-se de camadas superficiais espessas em solos orgânicos ou de espessura maior ou igual a 20 cm, quando sobrejacente a material mineral. (Pedologia)

horizonte iluvial  Horizonte mineral enriquecido com material originado de uma camada sobrejacente, precipitado da solução ou depositado da suspensão; horizonte de acumulação. (Pedologia)

horizonte intermediário  É horizonte do solo mesclado que pode ser transicional ou não, nos quais porções de um horizonte principal são desenvolvidas por material de outro horizonte principal, sendo as distintas partes identificáveis como pertencente aos respectivos horizontes em causa; é representado pela combinação de duas ou três letras, onde a primeira indica o horizonte principal que ocupa mais volume, como por exemplo: A/B, E/B, A/B/C. (Pedologia)

horizonte litoplíntico  É um horizonte mineral diagnóstico consolidado contínuo ou praticamente contínuo, endurecida por ferro ou ferro e alumínio, na qual o carbono orgânico está ausente ou presente em pouca quantidade; este horizonte pode englobar camada muito fraturada e predomínio de blocos desses materiais com tamanho, no mínimo, de 20 cm ou maior, ou as fendas que aparecem são poucas e separadas de 10 cm ou mais umas das outras; deve ter uma espessura de no mínimo 10 cm. (Pedologia)

horizonte mineral  Horizonte do solo constituído dominantemente por material mineral, apresentando <12% de carbono orgânico se a fração mineral tiver 60% ou mais de argila, ou menos que 8% de carbono orgânico se a fração mineral não tiver argila, ou valores intermediários de carbono orgânico proporcionais aos conteúdos intermediários de argila. (Pedologia)

horizonte orgânico  Horizonte do solo constituído por material orgânico; em proporção superior ao especificado para horizonte mineral. (Pedologia)

horizonte petrocálcico  É formado a partir da evolução horizonte cálcico, no que se refere ao continuado processo de enriquecimento em carbonatos, tornando-se irreversivelmente maciço e duro, de tal sorte que seus fragmentos imersos em água não mais se desmantelam. (Pedologia)

horizonte petrogípisico  É um horizonte gípisico endurecido de tal forma que seus fragmentos não se fraturam quando imersos em água; trata-se de horizonte impermeável às raízes. (Pedologia)

horizonte plíntico  É um horizonte mineral, B e/ou C, caracterizado pela presença de plintita em quantidade igual ou superior a 15%, e espessura de pelo menos 15 cm. (Pedologia).

horizonte sálico  Horizonte do solo originalmente mineral, muito raramente orgânico, com espessura igual ou superior a 15 cm, que contém enriquecimento secundário de sais mais solúveis em água fria do que o sulfato de cálcio (gesso); contém pelo menos 2% de sal e o produto de sua espessura em centímetros pela percentagem de sal por peso é igual ou maior que 60. (Pedologia)

horizonte sulfúrico  Horizonte diagnóstico mineral ou orgânico do solo, com 15 cm ou mais de espessura, pH de 3,5 ou menor, evidência de que o baixo valor de pH é causado por ácido sulfúrico; apresenta concentração de jarosita ou materiais sulfídricos imediatamente subjacentes ou 0,05 % ou mais de sulfato solúvel em água. (Pedologia)

horizonte transicional  É horizonte de solo miscigenado, no qual propriedades de dois horizontes principais se associam conjuntamente, em fusão, evidenciando coexistência de propriedades comuns a ambos, de tal modo que não há individualização de partes distintas de um e de outro; são designados pela junção de duas letras-símbolos conotativas dos horizontes principais em questão, sendo que a primeira letra indica o horizonte principal, como por exemplo: AO, AH, AB. (Pedologia)

horizonte vértico É um horizonte mineral subsuperficial do solo que, devido à expressão e contração das argilas, apresenta feições pedológicas típicas, que são as superfícies de fricção (slickensides) em quantidade no mínimo comum e/ou a presença de unidades estruturais cuneiformes e/ou paralelepipédicas, cujo eixo longitudinal está inclinado de 10 a 600 em relação à horizontal, e fendas em algum período seco do ano com pelo menos 1 cm de largura; textura mais freqüente varia de argilosa a muito argilosa, admitindo-se a faixa de textura média de, no mínimo, 30% de argila; pode coincidir com horizonte AC, Bi, Bt ou C, e apresentar cores escuras, acinzentadas, amareladas ou avermelhadas e espessura no mínimo de 20 cm. (Pedologia)

horizontes do solo  Zonas do solo, quando esse é dividido em camadas horizontais aproximadamente paralelas, que apresentam diferenças perceptíveis em certos atributos como cor, textura e estrutura; a camada mais superficial é chamada de horizonte A, correspondendo à região influenciada pela matéria orgânica depositada pelas plantas que se desenvolvem no solo; logo abaixo pode haver ou não o horizonte B e, abaixo deste ou diretamente abaixo do A, o horizonte C (podendo também não ocorrer), que é transição entre o solo e a rocha origem; seção à superfície ou paralela a esta, de constituição mineral ou orgânica, resultante da atuação de processos pedogenéticos. (Pedologia)

hornblenda  Mineral que pertence à família dos anfibólios e cristaliza no sistema monoclínico, classe prismática, e coloração que apresenta matizes que vão desde o verde-escuro ao negro; a clivagem mostra ângulos de 560 e 1240, que serve como característica distintiva dos piroxênios; sua fórmula apesar de muito complexa pode ser indicada como Ca2Na(Mg, Fe )4( Al, Fe, Ti )( Al, Si )8O22(O, OH)2; a presença de alumínio é a principal diferença para a tremolita.

hornito  Cone de lava relativamente pequeno e que apresenta encostas íngrimes (600 a 700), tendo sido edificado através da efusão de grandes massas de lava muito viscosas e relativamente frias, incapazes de fluir devido à solidificação muito rápida.

horotélico  Tipo de evolução que se processa a um ritmo normal para um determinado grupo.

horst  Unidade crustal positiva, com forma relativamente alongada, estreita e limitada por falhas normais. (Geologia)

hot spot  Ver pluma do manto

hulha  Carvão mineral, carvão de pedra.

humificação  Conversão de resíduos orgânicos em húmus, através de atividades biológicas, síntese microbiana e reações químicas.

humina  Fração de matéria orgânica do solo que não é dissolvida na extração do solo com substâncias alcalinas diluídas.

hummocky  Estratificação cruzada diagnóstica dos processos ligados às tempestades, que ocorre em uma camada com granodecrescência e espessamento ascendentes, em cuja base podem estar concentrados fósseis corporais; a laminação interna manifesta-se por ondulações truncantes, normalmente com mergulhos suaves; existem tendências das ondulações aumentarem o espaçamento entre as cristas, no sentido ascendente, ao mesmo tempo que diminuem sua altura; o espaçamento entre as cristas de ondulações deve ser superior a 1 m, sendo que abaixo deste valor pode ser utilizado o termo microhummocky.

humu  Ver húmus.

húmus  Fração relativamente resistente da matéria orgânica do solo, peats, ou compostos orgânicos, usualmente de coloração bruno-escura a preta, formada pela decomposição biológica dos resíduos orgânicos.

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?