cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA L

L
lã de rocha  Produto obtido a partir da fusão de certos tipos de rochas, submetidas a determinados processos que permitem a passagem do estado líquido para o estado sólido fibroso.

la niña  Reação da atmosfera para restabelecer o equilíbrio perdido por efeito de El Niño; seus eventos apresentam maior variabilidade e ocorrem com uma freqüência menor do que eventos de El Niño; de 1900 a 1997, ocorreram 28 episódios de El Niño e 18 de La Niña, permanecendo 53% dos anos sem ocorrência dos fenômenos; no fenômeno La Niña que ocorreu durante 1998, os ventos alísios eram fortes, e a temperatura da superfície do mar, no Pacífico equatorial leste, ficou vários graus abaixo da média de longo prazo.

labelo  O lábio, ou a pétala inferior da corola de uma orquídea, geralmente maior do que as outras duas pétalas, e muitas vezes de coloração distinta das demais e provida de esporão; labelo bilobado: que tem dois lobos ou lóbulos; bilobulado; labelo trilobado: que tem três lobos ou lóbulos; trilobulado. (Botânica)

lábil  Estado transitório ou instável; elemento disponível. Ver disponibilidade de nutrientes. (Pedologia)

lacólito  Massa intrusiva que apresenta forma lenticular plano-convexa, lembrando um cogumelo. A rocha situada acima da intrusão mostra-se abaulada em cúpula, enquanto as camadas inferiores continuam na posição original (Geologia)

lactase  Enzima digestiva necessária para decompor a lactose.

lactescente  Planta ou parte da planta que libera substâncias leitosas quando ferida. (Botânica)

lactose  Complexo de açúcar encontrado no leite e seus derivados; tem que ser dividida em galactose e glicose para ser absorvida.

lagartos  Ver sáurios. (Zooologia)

lago  Corpo de água parada, em geral doce, embora possam existir aqueles com água salgada, como acontece nas regiões de baixa pluviosidade.

lago amítico  Lago que não apresenta circulação, em virtude da existência de uma camada de gelo na superfície.

lago desértico  Lago ,em geral temporário, que ocorre freqüentemente nas depressões internas das bacias desérticas, onde o nível de base da erosão eólica alcança o nível da água subterrânea; acumula o excesso temporário da água, acolhe sedimentos das correntes formadas pelas raras e concentradas chuvas e está sujeito à intensa evaporação; pode apresentar depósitos semelhantes aos varvitos, bem como, quando da evaporação das águas, marcarem presença os evaporitos.

lago dimítico  Lago que apresenta dois períodos de circulação, acompanhados de ruptura da termohalina.

lago distrófico  Lago rico em matéria orgânica dissolvida, de origem húmica, e que lhe confere uma coloração marrom escura ou preta, de alta transparência; apresenta condutividade elétrica baixa, bem como o pH também baixo, situado entre 4,0 e 5,5.

lago efêmero  Lago que seca anualmente durante a estiagem ou em anos particularmente secos.

lago eutrófico  Lago rico em nutrientes orgânicos e inorgânicos, geralmente N e P, e que apresenta alta produção primária, florescimento de algas planctônicas (cianofíceas), e um déficit de oxigênio no hipolímnio devido a decomposição da matéria orgânica.

lago exorreico  Lago que se caracteriza por um escoamento permanente decorrente do excesso da vazão afluente, inclusive aquela  devido a precipitação, sobre as perdas globais em água.

lago fechado  Lago, geralmente localizado em regiões áridas, que perde água por evaporação ou através de fugas.

lago mesotrófico  Lago que contém quantidades moderadas de nutrientes para o fitoplancton e para a fauna aquática.

lago oligotrófico  Lago deficiente em nutrientes para o fitoplancton e para a fauna aquática, apresentando geralmente abundante oxigênio dissolvido e sem estratificação acentuada.

lagoa  Pequeno reservatório de água natural ou artificial.

lagoa aerada  Lagoa artificial ou natural, na qual a aeração que pode ser mecânica ou através de ar difuso é utilizada para suprir a maior parte do oxigênio necessário para degradar a matéria orgânica presente nos esgotos.

lagoa aeróbia  Lagoa de oxidação na qual o processo biológico de tratamento é predominantemente aeróbio, tendo sua atividade orgânica baseada na simbiose entre algas e bactérias; as bactérias ao decomporem a matéria orgânica produzem gás carbônico, nitratos e fosfatos que nutrem as algas as quais pela ação da luz solar transformam o gás carbônico em hidratos de carbono, e liberando oxigênio que é reutilizado pelas bactérias, criando assim um ciclo.

lagoa anaeróbica  Lagoa de oxidação na qual o processo biológico de tratamento é predominantemente anaeróbico; nesta lagoa é realizado o processo de decomposição anaeróbica dos lodos ou dos dejetos orgânicos, sendo que a estabilização da matéria orgânica não conta com o concurso do oxigênio dissolvido, de modo que os organismos existentes precisam remover o oxigênio dos compostos das águas residuárias, a fim de obterem a energia necessária para sua sobrevivência.

lagoa costeira Porção de água localizada em áreas litorâneas, às vezes formadas pela barragem de uma restinga

lagoa de decantação  Reservatório constituído especialmente para capitar resíduos industriais, cujo final, obtido através de transformações bioquímicas e evaporação da água, pode ser utilizado como adubo orgânico.

lagoa de estabilização  Lagoa artificial, para onde é canalizado o esgoto após passar por um pré-tratamento que retira a areia e a matéria orgânica sólida não degradável; no interior das lagoas o esgoto passa por uma série de etapas de depuração com o tempo de retenção ou permanência calculada- que simulam o processo que ocorreria naturalmente em um curso de água; a diferença é que as lagoas permitem um controle do processo de maneira mais eficiente e menos nociva ao meio ambiente; lagoa de oxidação.

lagoa de oxidação  Ver lagoa de estabilização.

lagoa facultativa  Lagoa de oxidação onde ocorre simultaneamente o processo aeróbico nas camadas superiores do líquido e o processo anaeróbico nas regiões mais profundas, junto ao fundo.

laguna  Corpo de águas rasas e calmas, que mantém em geral uma comunicação restrita com o mar, e apresentando uma salinidade que pode variar desde quase doce até hipersalina; albufeira.

lama  Mistura contendo colóides e ultrafinos, produzida durante a lavra e o beneficiamento de um minério. Caracteriza-se por apresentar uma sedimentação muito lenta. (Mineração)

lama amarela  Sedimento terrígeno marinho de composição semelhante à lama azul, sendo que devido as condições climáticas da área fonte mostra cor amarela possivelmente relacionada ao hidróxido de ferro.

lama azul  Lama que contém mais de 75% de materiais terrígenos, com dimensões inferiores a 0,3 mm, presentes em profundidades compreendidas entre 229 e 5.124 m; a cor azul é atribuída a presença de matéria orgânica e sulfetos de ferro finamente disseminados; o carbonato de cálcio está presente em quantidades variáveis, em geral acima de 35%.

lama de perfuração  Mistura de diversos componentes utilizada durante a perfuração de um poço de petróleo, com o objetivo de manter a pressão superior ao das formações atravessadas e evitar que as paredes do poço desmoronem.

lama marrom  Lama pelágica com coloração chocolate devido a capacidade de oxidação das águas profundas, já que está presente em profundidades superiores a 4.000 m.

lama negra  Lama depositada em lagunas ou baías, nas quais a oxigenação é pobre em virtude da circulação ser restrita; a coloração preta é devida a presença de sulfetos e materia orgânica vegetal.

lama vermelha  Lama de coloração avermelhada presente nas proximidades das desembocaduras de rios que transportam grandes quantidades de sedimentos terrígenos avermelhados.

lamelas de Boehme  Lamelas de deformação descontínua, isto é, restritas a grãos individuais, verificadas no quartzo, consistindo de pequenas cavidades ou inclusões com uma orientação planar.

laminação convoluta  Estrutura caracterizada por forte amarrotamento, provocando dobras intrincadas no interior de uma unidade de sedimentação bem definida, e não perturbada; sua amplitude pode variar dentro da unidade, desaparecendo gradativamente para cima e para baixo; é caracterizada por anticlinais estreitos e agudos e sinclinais largos.

laminação plano-paralela  Laminação formada pela alternância de lâminas paralelas e quase horizontais, distintas entre si por variações na composição e/ou no tamanho dos grãos.

laminário  Coleção de lâminas que se conservam nas instituições botânicas e são destinadas à pesquisa científica. (Botânica)

lamito  Lama endurecida que se assemelha a um argilito, diferindo deste pelo fato de apresentar uma proporção compreendida entre 15 a 50% de partículas sílticas; quando ricas em matéria carbonosa vegetal, muitos lamitos podem mostrar cores cinza ou preta.

lâmpada fluorescente  Dispositivo eletroquímico no qual a luz é gerada a partir de substâncias como o flúor, o cloro, o bromo e o iodo, colocadas no tubo; lâmpada halógena.

lâmpada halógena  Ver lâmpada fluorescente.

lâmpada incandescente  Fonte luminosa constituída por um filamento metálico levado a incandescência, numa atmosfera inerte, devido a passagem de corrente elétrica; é o tipo mais comum de lâmpada.

landsat  Um dos programas americanos de imageamento da superfície terrestre por satélites, iniciado pela NASA em meados dos anos 70; também usado para designar um ou mais satélites do programa (Landsat 4 e 5) e os dados de imagens por eles enviados.

langua  Termo africano que designa  planície geologicamente recente, formada por sedimentos e aluviões e que periodicamente podem sofrer inundações pelas águas do mar.

lanolina  Mistura de colesterol e seus ésteres, que ocorre na gordura da lã, utilizada como base de pomadas e comésticos.

lantanídeos  Grupo de elementos também conhecidos como Terras Raras.

lanterna de Aristóteles  Denominação adotada para indicar o aparelho mastigatório dos ouriços (equinodermos), composto de 40 peças calcárias, das quais cinco correspondem a fortes dentes.

lapa  Denominação aplicada ao bloco situado abaixo do plano de uma falha, quando esta é inclinada ou horizontal; quando a falha é horizontal essa distinção não existe; piso. (Geologia)

laparoscopia  Exame no qual se utiliza o laparoscópio. (Medicina)

laparoscópio  Um aparelho tubular introduzido na parede abdominal com intuito de examinar a cavidade abdominal e a superfície externa dos órgãos contidos nela. (Medicina)

lapiás  Caneluras ou rasgos paralelos que esculpem a superfícies das rochas calcárias.

lapilli  Fragmento produzido por erupções vulcânicas de caráter explosivo, com diâmetro compreendido entre 4 e 32 mm.

lápis-lazúli  Designação comumente utilizada para uma mistura de lazurita (Na,Ca)4(Al SiO4)3(SO4,S,Cl) com pequenas quantidades de calcita, piroxênio e outros silicatos, contendo comumente pequenas partículas disseminadas de pirita.

lapout  Termo utilizado em sismoestratigrafia para indicar, de um modo geral, qualquer terminação sucessiva de estratos contra uma superfície discordante, seja na base ou no topo de uma seqüência deposicional; é dividido em dois tipos: baselap e toplap.

larva  O primeiro estágio dos insetos, depois de saírem do ovo. (Entomologia)

larva planctotrófica  Larva que se alimenta de organismos do plâncton, principalmente do fitoplâncton, sendo que mais de 80% das espécies de invertebrados bentônicos tropicais possuem tais larvas.

latão  Liga de cobre e zinco. (Metalurgia)

laterita  Termo utilizado para designar material rico em óxidos de ferro, pobre em húmus, que endurece irreversivelmente quando exposto ao ar. (Pedologia)

laterito  Rocha formada ou em fase de formação através de intenso intemperismo químico de rochas preexistentes, inclusive lateritos antigos, sob condições tropicais ou equivalentes; é caracteristicamente rico em Fe e Al e pobre em Si, K e Mg se comparado à composição da rocha-mãe; pode ser compacto, maciço, coeso e incoeso, terroso ou argiloso, com coloração variando de vermelho, violeta, amarelo, marrom até o branco; sua composição mineralógica envolve geralmente oxi-hidróxidos de ferro, alumínio, titânio e de manganês, além de argilominerais, fosfatos e resistatos. (Geologia)

latifúndio  Tipo de propriedade rural caracterizada pela existência de vasta área inculta ou cultivada com tecnologia primária, com baixo investimento de capital.

latitude  É o arco de meridiano, medido em graus, entre o lugar considerado e o equador; portanto, a latitude pode oscilar entre zero grau no equador até 900 norte ou sul nos pólos.

latolização  Processo de formação de solos que consiste na remoção  de sílica e de bases do perfil, após transformação dos minerais constituintes, originando o horizonte B latossólico; praticamente não existe translocação de material para o horizonte B, como no caso da podzolização; processo pedogenético próprio de climas quentes e úmidos, onde a sílica e os cátions básicos são lixiviados, com a conseqüente concentração residual de óxidos de Fe e de Al. (Pedologia)
latossólico  Qualificação utilizada para indicar que determinada unidade taxonômica de solo possui características intermediárias para Latossolo. (Pedologia)

Latossolo  Compreende solos constituídos por material mineral, com horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer um dos tipos de horizonte diagnóstico superficial, exceto horizonte H hístico; apresentam um avançado estágio de intemperização, muito evoluídos, virtualmente destituídos de minerais primários ou secundários menos resistentes ao intemperismo; uma das classes do novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solo; são solos profundos, muito bem drenados, homogêneos, altamente intemperizados e lixiviados; tem teores de argila médios ou altos; tipicamente, possuem sequência de horizontes A-Bw-C, onde Bw significa horizonte B latossólico; são semelhantes aos Oxissolos não-aquícos da Taxonomia de Solos (classificação americana). (Pedologia)

laudo  Documento elaborado por peritos contemplando observações e estudos efetuados para a emissão das conclusões de uma perícia.

laurásia  Super continente resultante da fragmentação de outro super continente, o Pangea, na Era Paleozóica , sendo também derivados o Gondwana e o Laurentia.

lava  Rocha magmática natural que se derrama, ou se derramou outrora, na superfície da Terra; magma que se encontra ainda na cratera do vulcão.
lava aa  Designação das lavas básicas de superfícies ásperas, fendilhadas, com aspecto geral composto por um amontoado de blocos, fragmentos agudos e lascas; termo de origem havaiana. (Geologia)
lavra  Fase da mineração cujo objetivo precípuo é o verdadeiro aproveitamento industrial de uma jazida, representando portanto o conjunto de operações coordenadas, que tem como objetivo a extração econômica das diversas substâncias minerais úteis de uma jazida até o seu beneficiamento primário; explotação.

lavrado  Termo utilizado na Amazônia (Roraima e Ilha do Marajó) para designar extensas áreas planas com vegetação rasteira, sem árvores ou arbustos, e que podem sofrer alagamentos periódicos.

lazareto  Local usado para a quarentena de indivíduos suspeitos de contágio.

ledeburita  Microestrutura eutética de austenita e cementita. (Metalurgia)

legenda  Ver convenções cartográficas. (Cartografia)

legume  Fruto característico das Leguminosas, constituído de um só carpelo, seco, e que se abre através de duas fendas; vagem. (Botânica)
legumina  Substância extraída dos grãos das Leguminosas e que é uma albumina natural.

lei da constância do ângulo interfacial  Os ângulos interfaciais medidos entre faces iguais são constantes para todos os cristais de uma dada substância, sob condições físicas constantes, a despeito da forma da face. (Cristalografia)

lei da reflexão  Os ângulos de incidência e reflexão, medidos a partir de uma normal à superfície refletora, são iguais e situam-se no mesmo plano, denominado plano de incidência.

lei da sucessão faunística  Os organismos fósseis sucederam-se no tempo geológico de acordo com uma ordem definida e reconhecível, não havendo reversibilidade na evolução. (Zoologia)

lei de biossegurança  Estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte de organismo geneticamente modificado, visando a proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das plantas, bem como o meio ambiente.

lei de Bravais  A freqüência com que uma dada face é observada em um cristal, é aproximadamente proporcional ao número de nós que jazem nela, e portanto quanto maior o número mais comum é a face.

lei de Coulomb  Entre qualquer par de íons providos de cargas contrárias, existe uma força de atração eletrostática diretamente proporcional ao produto de suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre seus centros.

lei de Darcy  A quantidade de fluxo que passa através de um meio poroso é proporcional à permeabilidade, à área da seção transversal ao fluxo e ao gradiente hidráulico; é expressa pela fórmula Q=KiA ou Q/A=v=Ki, onde Q= taxa de fluxo (m3/dia); K= coeficiente de permeabilidade (m/dia);i= gradiente hidráulico; A = área da seção transversal ao fluxo (m2) e v= velocidade de fluxo ( m/dia ). (Hidráulica)

lei de Hess  O calor liberado ou absorvido em uma reação química é o mesmo, quer o processo tenha uma ou várias etapas, dependendo tão-somente dos estados inicial e final. (Química)

lei de Hilt  Em qualquer seqüência vertical normal de carvão húmico, o conteúdo de carbono aumenta com a profundidade.

lei de Stefan-Boltzman  O fluxo de radiação de um corpo negro é diretamente proprocional à quarta potência de sua temperatura absoluta.

lei de Steno  Os ângulos entre faces equivalentes de cristais da mesma substância, medidos à mesma temperatura, são constantes. (Cristalografia)

lei do mínimo ou de Liebig  Formulada por Justus Von Liebig (1840), tem o seguinte enunciado: “o máximo da produção depende do fator de crescimento que se encontra à disposição da planta em menor quantidade”; apresenta grande importância para as pesquisas relacionadas com o uso de fertilizantes minerais na agricultura. (Agronomia)

leis de Mendel  Enunciadas por Gregor Mendel, 1860, após estudar cruzamentos entre pés de ervilha da variedade Pisum sativum; a primeira lei, conhecida como a da uniformidade, mostra que, quando se cruzam dois indivíduos originários de linhagens puras, os quais apresentam determinado caráter -- por exemplo, cor dos olhos -- diferente um do outro, os descendentes mostram uma homogeneidade na característica estudada e todos herdam o caráter de um dos genitores (fator dominante), enquanto que o do outro aparentemente se perde, ou então apresentam um traço intermediário em relação aos traços de ambos os pais; a segunda lei, a da segregação, demonstra que os fatores hereditários (genes) constituem unidades independentes que passam de uma geração para outra sem sofrer nenhuma alteração; quando se cruzam entre si os descendentes obtidos do cruzamento entre duas linhagens puras, observa-se que o caráter que não se manifestou -recessivo- fica patente na segunda geração, na proporção de um quarto da descendência, enquanto o caráter dominante ocorre em três quartos dos descendentes. Portanto, cada par de genes que determinam certo caráter separa-se no processo de formação das células reprodutoras e os fragmentos resultantes se combinam ao acaso; a terceira lei, a da transmissão independente, dispõe que cada caráter é herdado independentemente dos caracteres restantes. (Genética)

leishmânia  Animal protozoário, mastigóforo, zoomastigínio, da ordem dos Protomonadinos, que tem ciclo vital em dois hospedeiros: um vertebrado e um inseto-vetor; o gênero Leishmania possui várias espécies sendo a Leishmania brasiliensis a mais conhecida, parasitando homens e animais domésticos.

leishmaniose  Doença causada por protozoário do gênero Leishmania. Ver leishmânia, calazar.

leite-do-papo  Secreção nutritiva, rica em gorduras, proteínas, lecitinas e certas vitaminas, produzida pela descamação de células epiteliais do papo; é produzido na época da reprodução, sendo utilizado para alimentar os filhotes nos Columbidae (pombos e rolas), Sphenicidade (pingüins) e Phoenicopteridae (flamingos). (Zoologia)

leito fluvial  Parte mais baixa do vale de um rio, modelado pelo escoamento da água, ao longo da qual se deslocam, em períodos normais, a água e os sedimentos.

leito maior  Calha alargada do rio, utilizada em períodos de cheia.

leito menor  Calha ocupada pelo rio no período das águas baixas.

lençol de areia  Depósito psamítico tabular cujas bordas são bem definidas, mas que diferentemente das dunas, não apresenta faces com deslizamento de areia. (Geomorfologia)

lençol freático  Superfície superior da água subterrânea ou aquele nível subterrâneo onde a água se encontra à pressão atmosférica.

lêndeas  Ovos do piolho, Pedicullus humanus, inseto hematófago, parasita do homem, da família dos Pediculideos; geralmente fixam-se aos cabelos ou nas costuras das roupas.

lenho  Ver xilema. (Botânica)

lenhoso  Que tem a natureza, o aspecto e a consistência do lenho.

lenígrafo  Instrumento registrador de níveis de água, em função do tempo.

lente  Corpo geológico caracterizado por dimensões longitudinais acentuadas, limitado por superfícies curvas convergentes, com espessura decrescente do centro para as extremidades. (Geologia)

lente  Dispositivo ótico utilizado para refratar a luz, confeccionado de substâncias transparentes isótropas; dependendo do modo pela qual a luz é refratada, as lentes podem ser convergentes (positiva) ou divergentes (negativa).(Ótica)

lente coletora  Denominação aplicada a lente da ocular do microscópio que recebe o raio de luz proveniente da objetiva.

lente composta  Lente que consiste em duas ou mais lentes individuais, configuradas de tal maneira, que as aberrações de uma parte do sistema são compensadas pelas da outra parte; na prática, entretanto, é quase impossível a construção de uma lente composta que supere todos os vários tipos de aberrações. (Ótica)

lente de Amici-Bertrand  Lente cuja finalidade é trazer a figura de interferência para o plano focal da ocular do microscópio; encontra-se localizada entre a ocular e o analisador e pode ser introduzida ou retirada do sistema ótico, por rotação ou translação, dependendo do microscópio.

lente de ôlho  Denominação aplicada a lente da ocular do microscópio, situada mais próxima do olho do observador.

lenticela  Excrescência de formato elíptico, circular ou alongado, preenchida por tecido frouxo, que se forma na superfície de troncos e ramos de muitas espécies de plantas e permite a realização de trocas gasosas entre o vegetal e a atmosfera. (Botânica)

LEO - Low Earth Orbit  Baixa órbita terrestre, até uns 700 km de altitude. (Astronomia)

lepidodêndron  Gênero das pteridófitas caracterizado por apresentar troncos cilíndricos, dicótomos, alcançando por vezes grandes dimensões - 25 a 30 m - cobertos de cicatrizes de forma losângica (almofadas foliares), dispostos em espiral; as folhas que se associavam a tais troncos eram uninervadas e alcançavam comprimentos de até 50 cm; viveram no Carbonífero e no Permiano Inferior.

leptoma  Área delgada do esporoderma, que funciona como uma abertura, porém não tão distintamente delimitada como as aberturas típicas. (Palinologia)

leptotermal  Depósito hidrotermal originado em profundidade e temperatura moderadas, posicionado no limite entre o epitermal e o mesotermal.

leque aluvial  Depósito de material detrítico que se apresenta com a forma de um segmento de cone, distribuído radialmente, mergulho abaixo, a partir de ponto onde os cursos d'água deixam as montanhas; em geral associa-se a escarpas de falha; cone aluvial, leque de dejeção. (Geomorfologia)

leque de dejeção  Ver leque aluvial.

lessivage  Transporte, em suspensão, de material fino presente na parte superior do perfil do solo para o seu interior.

leucopenia  Diminuição na contagem de glóbulos brancos (leucócitos); queda do número de células de defesa do sangue abaixo do normal. (Medicina)

levantamento de solos  Exame sistemático, descritivo e classificatório, com mapeamento dos solos de uma determinada área; são classificados de acordo com o tipo de intensidade do exame de campo e objetivos, em cinco tipos principais: levantamento exploratório, levantamento de reconhecimento levantamento semidetalhado, levantamento detalhado e levantamento ultradetalhado; levantamento pedológico. (Pedologia)

levantamento florístico  Procedimento que visa identificar as espécies e sua distribuição geográfica; serve para complementar os dados do inventário florestal e levantamento fitossociológico; sua grande utilização porém, é a coleta de material botânico, que é o registro fidedigno da ocorrência da espécie em uma determinada área.

levantamento gravimétrico  Aquele que determina valores da gravidade em uma série de pontos de uma certa região.

levantamento pedológico  Ver levantamento de solos. (Pedologia)

levantamento topográfico  Aquele cujo objetivo principal é a determinação do relevo da superfície terrestre e a localização dos acidentes naturais e artificiais dessa superfície.

levantamento utilitário  Consiste no inventário do meio físico na qual se faz cartografia detalhada na descrição simplificada dos solos, anotando-se os dados essenciais relativos as características e propriedades da terra relevantes para interpretações relacionadas com sua capacidade de uso, e outras necessárias ao planejamento racional de propriedades agrícolas.

leveduras  Fungos cuja forma de desenvolvimento normal e dominante é unicelular e não filamentosa, ocorrendo com freqüência em locais ricos em substâncias fermentáveis. (Micologia)

lezíria  Terreno alagadiço adjacente a um rio, sujeito a inundações repetidas.

lianas  Plantas lenhosas e/ou herbáceas reptantes (cipós) que apresentam as gemas e os brotos de crescimento situados acima do solo e protegidos por catafilos. (Botânica)

libélula  Inseto que vive próxima de água alimentando-se de pequenos insetos; as larvas são aquáticas e tem jeito muito estranho de respirar; através de folíolos, elas extraem o oxigênio da água que entra no tubo retal que depois é expelida com tanta força que serve como impulso para locomoção. (Entomologia)

líber  Ver floema. (Botânica)

licença de instalação - LI  É o documento que deve ser solicitado antes da implantação do empreendimento; nesta fase o órgão licenciador analisa os documentos solicitados na LP (projeto técnico, programas ambientais e plano de monitoramento); requisitos para obtenção da LI: requerimento de LI; cópia da publicação da concessão da LP, cópia de autorização de desamatamento expedida pelo IBAMA (quando couber); licença da prefeitura municipal, Plano de Controle Ambiental - PCA; cópia da publicação do pedido de LI, a concessão da LI implica no compromisso do interessado em manter o projeto final compatível com as condições de seu deferimento. 

licença de operação - LO  É o documento que deve ser solicitado antes da operação do empreendimento; nesta fase o órgão licenciador: analisa os documentos solicitados na LI; vistoria as instalações e os equipamentos de controle ambiental; requisitos para obtenção da LO: requerimento de LO; cópia da publicação da concessão da LI, cópia da publicação do pedido da LO, a concessão da LO implica no compromisso do interessado em manter o funcionamento dos equipamentos de controle da poluição, de acordo com as condições de seu deferimento.

licença prévia - LP  É o documento que deve ser solicitado na fase preliminar de planejamento da atividade, correspondente à fase de estudos para localização do empreendimento; nesta fase o órgão licenciador elabora o termo de referência para a realização do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente - EIA/RIMA; analisa o EIA/RIMA; vistoria o local do empreendimento; promove a audiência pública; requisitos para obtenção da LP: requerimento de LP; cópia da publicação de pedido de LP (de acordo com a resolução CONAMA no 006/86); apresentação de Estudo de Impacto Ambiental ou Relatório de Controle Ambiental; audiência pública (resolução CONAMA no 001/86 e 009/87); a concessão da LP não autoriza a execução de quaisquer obras ou atividades destinadas à implantação do empreendimento.

licenciamento ambiental  É um instrumento de planejamento que tem como objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia a vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento sócio-econônico e a proteção da dignidade da vida humana; a construção, instalação, ampliação e funcionamento de qualquer equipamento ou atividade que sejam considerados poluidores ou potencialmente poluidores do meio ambiente no território nacional, depende de prévio licenciamento.
licopeno  Tipo de caroteno do tomate com propriedades anti-câncer.

liga metálica  Material contendo dois ou mais elementos, sendo pelo menos um deles um metal. (Metalurgia)

ligação covalente  Ligação em que os átomos se combinam compartilhando seus elétrons.

ligação de Van Der Walls  Ligação fraca que une moléculas neutras e unidades de estrutura essencialmente desprovidas de carga, em um retículo, em virtude das pequenas cargas residuais existentes em uma superfície; é a mais fraca das ligações químicas.

ligação iônica  Ligação em que os íons se mantem unidos, devido à atração elétrica das cargas opostas.


ligação metálica  Ligação em que os núcleos atômicos estão unidos pela carga elétrica agregada de uma nuvem de elétrons que os rodeia; um elétron não pertence a qualquer núcleo em particular, sendo livre para mover-se através da estrutura ou mesmo inteiramente fora dela sem romper o mecanismo de ligação.

lignina  Substância orgânica incrustante, que acompanha a celulose nas paredes de alguns tipos de células vegetais; se deposita nas paredes das células vegetais conferindo a estas notável rigidez. (Botânica)

ligula  É um tipo de apêndice, quase sempre membranoso, de natureza estipular, que se acha principalmente entre o limbo e a bainha. (Botânica)

limbo foliar  A lâmina da folha. (Botânica)

limite de elasticidade Tensão máxima que ainda provoca deformação elástica.

limite de escoamento  Tensão máxima que um material pode suportar, antes que se inicie o escoamento plástico; resistência máxima à deformação elástica. (Metalurgia).

limite de fadiga  A máxima tensão cíclica que pode ser aplicada em material de forma que este resista a um número infinito de ciclos.

limite de liquidez  Consiste em se determinar o teor de umidade de um solo referente à mudança do estado líquido para o estado plástico, utilizando-se a energia de resistência ao cisalhamento. (Pedologia)

limite de pegajosidade  Consiste em se determinar o teor de  umidade de um solo no momento em que a pasta saturada com água apresenta aderência máxima a uma superfície estranha, indicando que o solo se encontra no estado plástico. (Pedologia)

limite de regeneração  Percentual de viabilidade de um acesso, deduzido através de teste de germinação; o limite tradicionalmente aceito para sementes é de 80% em relação ao poder germinativo inicial; um acesso introduzido na coleção de base com um poder germinativo de 70%, ao atingir 56%, deve ser regenerado. Ver acesso. (Genética)

limite e índice de plasticidade  Consiste em se determinar o teor de umidade de um solo referente à mudança do estado plástico para o estado semi-sólido através de ensaio mecânico. (Pedologia)

límnico  Relativo a ambientes aquáticos continentais como rios, riachos, lagos e lagoas.

limnologia  Ciência voltada ao estudo das condições físicas, químicas, biológicas e meteorológicas dos corpos de água doce, principalmente os lagos e lagoas.

limo  Substância muscilaginosa de natureza orgânica, normalmente formada pela criação de microorganismos.

lineação  Feição que se apresenta na superfície das rochas sob a forma de linhas, as quais são penetrativas e mantém uma orientação preferencial. (Geologia)

lineação de estiramento  Lineação caracterizada pela elongação de minerais ou agregados minerais durante a deformação cisalhante; como está contida no plano XY, se associa ao plano de foliação milonítica.

lineação mineral  Lineação conferida pela orientação de minerais com forma alongada, que foram gerados por recristalização metamórfica durante o processo deformativo; comumente é paralela à lineação de estiramento.

lineação principal  Designação utilizada para a lineação de estiramento e lineação mineral que se apresenta com disposições paralelas no plano S1; marca a orientação do eixo X do elipsóide de deformção finita.

linebreeding  Forma de acasalamento consangüíneo que procura concentrar a herança de um (uns) antepassado(s) ou linha(s) ancestral(is) desejável(is) em um rebanho. (Melhoramento Genético).

linecross  Descendência produzida a partir do acasalamento de duas ou mais linhas endogâmicas. (Melhoramento Genético).

linfoma  Nome genérico para as doenças devidas à proliferação desordenada das células do tecido linfóide; os linfomas são divididos em várias categorias de acordo com o tipo predominante de células e seu grau de diferenciação. (Medicina)

lingote  Peça fundida, em moldes de dimensões conhecidas, que posteriormente será laminada ou forjada. (Metalurgia)

linha  Conjunto de condutores, isoladores e acessórios, usado para o transporte ou distribuição de eletricidade. (Energia)

linha  Série de graus de parentesco entre indivíduos; ascendência e descendência de um indivíduo. (Genética)

linha aclínica  Linha que une os pontos da superfície terrestre onde a inclinação da agulha magnética é nula.

linha cotidal  Linha que em um mapa une os pontos onde a preamar ocorre simultaneamente.

linha das neves eternas  Linha acima da qual, mesmo no verão, a neve não chega a desaparecer.

linha de Becke  Fenômeno em que aparece uma linha de luz estreita, associada com o contato vertical de duas substâncias com índices de refração diferentes, observada sobre a platina de um microscópio; é melhor visualizada quando é utilizada uma objetiva de aumento médio e quando a abertura do diafragma íris situado abaixo da platina estiver praticamente fechada; se a linha de Becke movimentar em direção à substância quando o tubo do microscópio for levantado, esta terá então um índice de refração maior do que a substância circundante.

linha de costa  Linha que limita a margem das águas do mar, correspondente ao nível máximo da preamar em zona costeira aberta.

linha de deixa  Estrutura constituída por cordões anastomosados, frequentemente encontados em praias, e formados pelo acúmulo de materiais leves (fragmentos de conchas, madeiras, algas, etc) e que acompanham aproximadamente a linha do litoral; é, em geral curva, mostrando a convexidade voltada em direção ao continente.

linha de descendência de líquidos  Linha que representa, em um diagrama geoquímico de variação, o curso da evolução química dos líquidos magmáticos, formados em razão da cristalização fracionada ou fusão parcial progressiva. (Geoquímica)

linha de falha  Linha acima da interseção do plano de falha com a superfície do terreno; traço de falha. (Geologia)

linha de instabilidade  Uma linha ou cinturão, ao longo da qual instabilidade convectiva ocorre, sem que seja uma superfície frontal. (Meteorologia)

linha de marmorização  Zona que marca a passagem dos escarnitos para os mármores, contituíndo-se em uma região preferencial de concentração de sulfetos, muitas vezes representando as zonas mais ricas dos depósitos. (Geologia)

linha de pedras  Concentração de pedras que ocorre no interior do perfil de alguns solos, geralmente distribuídas em camadas, guardando um certo paralelismo com a superfície do terreno. (Pedologia)

linhagem endógama  Linhagem produzida por endogamia continuada; em melhoramento genético de plantas, trata-se de uma linhagem quase totalmente homozigótica advinda de autofecundações continuadas, acompanhada por seleção. (Genética)

linhagem evolutiva  Encadeamento de espécies ou gêneros, dispostos em sucessão cronológica, com o objetivo de mostrar sua descendência a partir de um determinado táxon, considerado como fonte de origem da linhagem em apreço.

linhagem híbrida  É aquela em que um determinado caráter se manifesta com variações, de geração em geração, e o caráter varia segundo os princípios ou leis de Mendel. (Genética)

linhagem preliminar  Linhagem desenvolvida em instituições especializadas em recursos genéticos, na qual em uma primeira fase, foi introduzida uma ou mais características genéticas desejáveis e necessárias para o início de um programa de melhoramento genético. (Genética)

linhagem pura  Linhagem homozigótica em todos os locos, obtida geralmente, por autofecundações sucessivas; é aquela em que um determinado caráter se manifesta sem variações, de geração em geração. (Genética)

linhagens  Grupo de indivíduos que possuem uma ascendência comum. (Genética)

linhagens isogênicas  Duas ou mais linhagens que diferem geneticamente entre si em um só loco. (Genética)

linhito  Carvão acastanhado, encontrado em formações Cenozóicas ou Mesozóicas, formado por restos vegetais variados em que fragmentos lenhosos representam um importante papel; sua densidade situa-se entre 1,1 e 1,3, o teor de carbono varia entre 65% a 75 %, o de água entre 10% e 30% e o poder calorífico entre 4.000 e 6.000 calorias.

linímetro  Instrumento utilizado para medir o nível da superfície da água.

lípedes  Substâncias de origem vegetal e animal, nas quais predominam ésteres de ácidos graxos superiores.

liquefação  Mudança de comportamento de um sedimento incoerente que passa a comportar-se como se fosse um líquido; o fenômeno tem lugar quando grãos frouxamente unidos se separam, mantendo-se suspensos no próprio fluido-intersticial, até que este se reduza quantitativamente, de modo significativo, por força da evorsão. (Sedimentologia)

líquen  Associação entre fungos e algas específicas que ocorre de uma maneira tão íntima em termos de independência funcional e tão integrada sob ponto de vista morfológico, que é formado um terceiro indivíduo que não se assemelha a nenhum de seus constituintes.

liquidus  Curva ou superfície que separa áreas ou volumes onde não existem sólidos presentes, daquelas nos quais coexistem sólidos e líquidos; é a curva que define o início da cristalização de um magma, ou o término de fusão de um sólido. (Geologia)

liquidus  Linha do diagrama de fases; lugar geométrico das temperaturas acima das quais só existe líquido. (Metalurgia)

lira  Aresta estreita situada entre as estrias dos grãos de pólen ou esporos estriados. (Palinologia)

liteira  Camada superficial de solos sob floresta, correspondente ao horizonte O dos solos minerais, consistindo de restos de vegetação como folhas, ramos, caules, cascas de frutos, em diferentes estádios de decomposição; serrapilheira ou serapilheira

litificação  Processo através do qual um sedimento inconsolidado transforma-se em rocha endurecida.

litoclasto  Fragmento carbonatado clástico formado e depositado mecanicamente, derivado de rochas carbonatadas antes constituídas, seja no interior, seja fora da bacia de sedimentação.

litófilo  Planta que cresce ou se desenvolve nos rochedos; ruprestre, rupícola, saxícola. (Botânica).

litófilos  Elementos que mostram uma afinidade máxima com o oxigênio. (Química)

litofítica  Ver rupícola. (Botânica)

litófito  Uma planta que cresce sobre a superfície das rochas. (Botânica)

lito-horizonte  Termo litoestratigráfico informal, que designa uma superfície de mudança do caráter litoestratigráfico, de grande utilidade para correlação- não necessariamente sincrônica ou de cronocorrelação de unidades ou corpos litoestratigráficos. (Geologia)

Litólico  Classe de solo que agrupa solos rasos (< 50cm até o substrato rochoso) e com horizontes na seqüência A - C - R. (Pedologia)


litologia  Estudo científico da origem das rochas e suas transformações; esta parte da geologia é também denominada de petrografia; é uma importante ciência auxiliar da geomorfologia no estudo das formas do relevo, assim como para a pedologia.

litoral  Ver costa.

litosfera  Capa rígida do planeta envolvendo o interior dúctil, cuja viscosidade é da ordem de 1.022 Pa.s (astenosfera); engloba a crosta continental, com suas porções, superior e inferior, a crosta oceânica e o manto litosférico.

litozona  Unidade litoestratigráfica informal utilizada para denominar um corpo rochoso identificado, de maneira geral, por caracteres litoestratigráficos insuficientes (em quantidade ou necessidade) para justificar sua designação como unidade formal.

lixão  Local onde se deposita o lixo, sem projeto específico ou cuidado com a saúde pública e o meio ambiente.

lixiviação  Dissolução e remoção dos constituintes de rochas e de solos;. processo de remoção do solo de substâncias solúveis, através da água que percola (drena) pelo perfil do solo; um dos processos do intemperismo. (Pedologia)

lixo  Conjunto de resíduos de qualquer atividade humana; acúmulo de detritos domésticos e industriais não-biodegradáveis na atmosfera, no solo, subsolo e nas águas continentais e marítimas provocando danos ao meio ambiente e doenças nos seres humanos.

lixo atômico  Aquele formado pelos resíduos gerados em usinas nucleares, equipamentos radiológicos, processos da medicina nuclear, entre outros; contém materiais que permanecem radioativos por centenas ou milhares de anos, que devem ser depositados em condições especiais de isolamento, para evitar danos à saúde a ao meio ambiente; lixo nuclear.

lixo doméstico  Aquele formado pelos resíduos produzidos em residências; ao contrário do que se pensa, este tipo de lixo pode conter materiais tóxicos, como restos de tintas, pilhas, baterias, etc.

lixo hospitalar  Todo resíduo gerado por serviços de saúde, como farmácias, clínicas e hospitais; inclui dois tipos: resíduos comuns, compostos por papéis, embalagens, restos de alimentos, etc; materiais sépticos ou perigosos, gerados nas salas de cirurgia, remédios, etc., para os quais é obrigatório a coleta e destino final especiais.

lixo industrial  Resíduos sólidos gerados pela indústria; este lixo poderá conter materiais que contaminam o solo, o ar ou/e a água; o destino é de responsabilidade das indústrias, sendo controlado pela agência ambiental do Estado.

lixo nuclear  Ver lixo atômico.
lixo orgânico  Constituído de materiais orgânicos que vão para o lixo, como folhas e galhos de plantas ou restos de alimentos; pode ser transformado em fertilizante, conhecido como composto orgânico.
lixo tóxico  Resíduo venenoso, como solventes, tintas, baterias de carros, baterias de celular, pesticidas, pilhas, produtos para desentupir pias e vasos sanitários, dentre outros.
lóbulo  Denominação utilizada para indicar as expansões arredondadas de exina, e que são originadas por um aumento de espessura da sexina, na formação das aberturas. (Palinologia)

loco  Local no cromossomo onde se localiza um determinado gene; locus. (Genética)

locus  Ver loco. (Genética).

lodo  Denominação utilizada para os sólidos acumulados e separados dos líquidos, água ou água residuária, durante um processo de tratamento, ou depositados no fundo dos rios ou outros cursos de água.

lodo ativado  Floco de lodo produzido em água residuária bruta ou sedimentada, formado pelo crescimento de bactérias do tipo zoogléa e outros organismos, na presença de oxigênio dissolvido; o lodo é mantido em concentração suficiente, pela recirculação de flocos previamente formados.

lodo digerido  Lodo digerido sob condições anaeróbicas ou aeróbicas até que os conteúdos voláteis tenham sido reduzidos ao ponto em que os sólidos tornem-se relativamente não putrescíveis e inofensivos.

lodo líquido  Lodo contendo água suficiente, geralmente mais de 85%, para permitir escoamento por gravidade ou bombeamento.

lodo primário  Lodo constituído pelos sólidos removidos do esgoto, por sedimentação no decantador primário.

lodo químico  Lodo obtido através do tratamento dos despejos com substâncias químicas.

lodo recirculado  Lodo ativado, sedimentado, que retorna para se misturar com a água residuária bruta ou de sedimentação primária.

lodo removível  Lodo que pode ser retirado de um leito de secagem, normalmente com 75% de umidade.

lodo secundário  Lodo decantado, proveniente do efluente de um filtro biológico ou lodos ativados, e que é sedimentado no decantador secundário.

lodo séptico  Lodo de um tanque séptico ou lodo que foi parcialmente digerido de um tanque imhoff ou digestor.

loess  Depósito pelítico essencialmente siltoso, inconsolidado, sem estratificação, de natureza eólica, proveniente, na maioria das vezes, de áreas periglaciais ou desérticas, e mostrando enorme capacidade de formar encostas verticais. (Geomorfologia)

logradouro público  É o espaço livre, de uso público inalienável, reconhecido pela Municipalidade e designado por nome próprio, destinado ao tráfego de veículo e ao trânsito de pedestres; pode ser : avenida, rua, galeria, praça, jardim e outros.

longitude  É o arco de paralelo, medido em graus, entre determinado lugar e o meridiano principal que passa pelo Observatório de Greenwich, perto de Londres; a este meridiano corresponde a longitude 0º; a longitude de qualquer ponto dado sobre o globo é medida na direção leste ou oeste a partir deste meridiano, pelo caminho mais curto; portanto, a longitude deve oscilar entre zero e 180º, tanto a leste quanto a oeste de Greenwich; conhecendo-se somente a longitude de um ponto não podemos determinar sua situação exata, porque o mesmo valor da longitude corresponde a todo um meridiano; por esta razão, pode definir-se um meridiano como o lugar geométrico de todos os pontos que têm a mesma longitude

lopólito  Forma intrusiva de grandes dimensões, lenticular, concordante, comprimida na sua parte central, e presente de um modo geral nas porções inferiores das sinclinais. (Geologia)

louro-aritu (Licaria aritu)  Árvore da família Lauraceae, de porte médio, aromática, com sapopemas às vezes superior a 2,30 m, fuste retilíneo regular, casca acinzentada, verrucosa, com algumas placas soltas, com 1,0 cm de espessura; madeira pesada; cerne castanho escuro; alburno amarelado; grã direita a oblíqua; textura média; cheiro agradável; gosto levemente amargo.

louro-chumbo (Licaria canela)  Árvore da família Lauraceae, de porte médio, fuste retílineo cilíndrico, superior a 50 cm, casca lisa, acinzentada com descamação, com 2,0 cm de espessura; madeira muito pesada; cerne castanho-escuro, bem diferenciado do alburno castanho-claro; grã revessa; textura fina; figura ausente; cheiro levemente agradável e gosto indistinto.


louro-gamela (Nectandra rubra) Árvore da família Lauraceae, de porte avantajado, de fuste retilíneo cilíndrico, com diâmetro às vezes superior a 80 cm, casca avermelhada, rugosa, apresentando placa solta, com espessura de até 2,0 cm; madeira moderadamente pesada; cerne róseo-castanho a pardo-avermelhado; alburno mais claro com brilho dourado, escurecendo quando exposto ao ar, com espessura de 2,5 a 5 cm; grã direita, textura média a grossa, figura ausente; cheiro pouco agradável quando verde, desaparecendo após a secagem; gosto levemente amargo.

loxodroma  Linha que em um mapa ou carta, secciona cada meridiano no mesmo ângulo, e que é oblíqua ao Equador.

LTP - Lunar Transient Phenomenon  Fenômeno transiente lunar; certas luminosidades irregulares observadas na Lua de caráter transitório. (Astronomia)

lubrificante  Substância colocada entre duas superfícies, com o objetivo de reduzir o atrito e o desgaste.

lucívaga  Vegetal que precisa de muita luz para o seu desenvolvimento e que não pode subsistir por tempo indeterminado, se dominado.

lúmen  Cavidade ou canal dentro de um órgão tubular ou tubo; no trato digestivo é por onde transita os alimentos e seus restos; luz. (Medicina)

lúmen  Espaço entre os muros de um retículo. (Palinologia)

lúmen  Potência luminosa que é emitida por uma fonte pontual que apresenta intensidade igual a 1 candela. (Física)

luminescência  Qualquer emissão de luz produzida por um mineral, que não seja resultado direto de incandescência; é classificada em: termoluminescência, eletroluminescência, quimiluminescência, triboluminescência e cristaloluminescência.

lutito  Rocha cuja maioria dos seus constituintes detríticos mostra dimensões inferiores a 63 micra.

Luvissolo  Compreende solos minerais, não hidromórfico, com horizonte B textural ou horizonte B nítico, com argila de atividade alta e saturação por bases alta, imediatamente abaixo de horizonte A fraco ou horizonte A moderado, ou horizonte E; solos ricos em bases, B textural, correspondendo aos Brunos não Cálcicos, Podzólicos Vermelho-Amarelos Eutróficos e similares; termo da nova classificação brasileira de solos. (Pedologia)

luz plano polarizada  Luz que vibra em uma linha ao longo de um plano, formando ângulos retos com a direção de propagação; luz polarizada linearmente. (Física)

luz polarizada linearmente  Ver luz plano polarizada. (Física)

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?