cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA O

APRESENTAÇÃO

A uniformização e divulgação da terminologia utilizada em ciências naturais é hoje uma constante necessidade, em decorrência das características dinâmicas e inter-relacionadas dos componentes ambientais e da ampliação significativa do saber humano que, a cada dia, gera novas palavras, conceitos e definições. Engajado há mais de trinta e oito anos em levantamentos de recursos naturais e estudos ambientais, venho colecionando, catalogando e pesquisando os termos utilizados nestas atividades. Investiguei uma ampla bibliografia, tanto em fontes convencionais como na Internet. Nesta obra, procuro consolidar uma relação, a mais abrangente possível, das palavras e expressões que fazem parte da comunicação científica atual relacionada às pesquisas e estudos da Natureza. Vale salientar que, dentro do enfoque holístico adotado, não poderiam ser omitidas algumas palavras definidoras de situações e procedimentos específicos das ciências que, por estarem indiretamente relacionadas à ecologia, geralmente não constam nos vocabulários, glossários e dicionários especializados em termos ambientais e ecológicos. Aqui, estão reunidos mais de 6.400 verbetes e expressões que pertencem aos mais variados campos do saber, tais como, biologia, ecologia, palinologia, agronomia, biotecnologia, genética, botânica, zoologia, meteorologia, cartografia, mineralogia, climatologia, pedologia, geomorfologia, paleontologia, geologia, agricultura, fitopatologia, virologia e tantas outras ciências que estão, correlacionadas com o meio ambiente e os recursos naturais, sem esquecer que o contexto multidisciplinar e globalizado não permite excluir termos de áreas que, tradicionalmente, não são contempladas quando se faz uma relação como esta. Assim, palavras no âmbito da medicina, astronomia, socioeconomia, metalurgia, engenharia, estatística, tecnologia, robótica, cibernética, comunicação e informática, entre outras áreas do conhecimento humano, estão inclusas aqui.


O
o  Colocado após o símbolo dos horizontes O e H, indica incipiente ou nula decomposição de material orgânico, ou qual ainda resta muito de reconhecível da estrutura das plantas, material esse acumulado conforme descrito nos citados horizontes; exemplo: Ho. (Pedologia)
O  Horizonte ou camada superficial de cobertura, de constituição orgânica, sobreposta a alguns solos minerais, em condições de drenagem, sem restrições que possam resultar em estagnação de água. (Pedologia)
oásis São certos lugares nos desertos, onde a água situada nas profundidades brota na superfície. permitindo a sustentação de uma exuberante vegetação no meio dos desertos, e estão tão distantes uns dos outros que podem ter diferentes espécies de plantas e animais.
objetiva Lente ou associação de lentes que fornecem a imagem real do objeto observado, estando localizada na extremidade inferior do canhão do microscópio; para facilitar a mudança de uma objetiva a outra as mesmas encontram-se instaladas em um dispositivo giratório denominado revólver. (Microscopia)
objetiva sêca  Denominação utilizada para quando entre a face inferior da objetiva do microscópio e o tôpo da lamínula, existe apenas o ar; nas objetivas ditas de imersão, este espaço é ocupado por um líquido. (Microscopia)
objetos Messier  Lista de objetos celestes, visíveis com binóculos ou pequenos telescópios, e que são representados pela letra M seguida de um número de identificação; esta lista de 109 objetos, geralmente enxames de estrelas, galáxias e nebulosas, foi elaborada por um astrônomo francês, Charles Messier, em 1787, e são os objetos celestes mais apreciados pelos astrônomos amadores. (Astronomia)
obliqüidade  Ângulo formado pelo eixo de uma jazida com a horizontal; medido no seu plano médio, ou seja, o ângulo entre o seu eixo e o seu traço medido no plano médio; somente em uma jazida vertical a declividade e a obliqüidade apresentam o mesmo valor. (Mineração)
obseqüente  Rio cujo curso de dispõe em direção oposta à drenagem conseqüente da área.
oceanização  Conversão da crosta continental em crosta oceânica.
oceanografia  Ciência voltada ao estudo dos oceanos, como a topografia de fundo, física e química das aguas, tipos de correntes, biologia e geologia, etc.
ochloespécie  Espécie que tem ampla distribuição, exibindo ao longo de suas áreas de ocorrência uma uniformidade morfológica mais ou menos fixa, criada por barreiras reprodutivas que espelham um isolamento pretérito advindo de épocas secas ou úmidas.
oclusão ou frente oclusa  Situação em que a frente fria alcança a frente quente; o setor quente é, subseqüentemente, elevado da superfície da Terra. (Meteorologia)
ocra  Argila colorida por óxido, usada em pintura.
octanagem  Ver índice de octano.
ocular  Lente ou associação de lentes que permitem observar a imagem real do objeto fornecida pela objetiva; as oculares podem ser positivas ou negativas, sendo que nas primeiras o foco do sistema ocular encontra-se antes da lente coletora. (Microscopia)
ocultações  É o obscurecimento de um corpo celeste por outro de maior diâmetro aparente; as mais importantes são a passagem da Lua pela frente de estrelas e planetas, ou o desaparecimento de um satélite por trás do seu planeta primário. (Astronomia)
ocupação do solo  Ação ou efeito de ocupar o solo, tomando posse física do mesmo, para desenvolver uma determinada atividade produtiva ou de qualquer índole, relacionada com a existência concreta de um grupo social, no tempo e no espaço geográfico.
offlap  Termo empregado em sismoestratigrafia para estratos que progradam para o interior de águas mais profundas.
okta  Unidade de medida de quantidade de nuvens igual à área de um oitavo do céu situado dentro do campo de visão do observador. (Meteorologia)
óleo  Porção do petróleo existente na fase líquida nas condições originais de reservatório, que permanece líquida nas condições de pressão e temperatura de superfície.
óleo combustível  Mistura de hidrocarbonetos utilizados em grande variedade de equipamentos industriais destinados à geração de energia ou calor; é largamente usado nas indústrias, para aquecimento de caldeiras, fornos, fornalhas.
óleo diesel  Mistura de hidrocarbonetos que tem amplo emprego como combustível em motores a explosão (ciclo diesel), em caminhões, ônibus, tratores, equipamentos pesados para construção, navios, locomotivas, motores estacionários; é também usado como fonte de calor.
óleo essencial  Essência de planta, geralmente obtida por destilação e que apresenta, em elevado grau de concentração, as principais características fitoterapêuticas da planta.
oleoduto  Sistema constituído de tubulações e estações de bombeamento, destinado a conduzir petróleo ou seus derivados líquidos.
olho d'água  Ver fonte.
olho-de-gato  Denominação aplicada ao fenômeno de reflexão da luz devido a existência de fibras ou canais ordenados paralelamente no interior de uma gema; quando a lapidação é do talhe cabochão e segundo a direção correta, pode ser observada uma banda sedosa, luminosa, na direção perpendicular à das inclusões presentes na gema. (Gemologia)
oligopólio  Grupo formado por poucas empresas de grande porte que são os únicos fornecedores de um produto, serviço ou matéria-prima; até há pouco tempo, o oligopólio era considerado nocivo à economia, porque poderia levar à formação de cartéis e à manipulação de preços; mais recentemente, os oligopólios ganharam contornos positivos, porque seu tamanho permite que os custos sejam divididos por um contingente muito grande de compradores; assim, o preço final do produto ou serviço pode ficar mais baixo; a concorrência entre os grandes conglomerados não permite que o custo para o consumidor final suba e, no final das contas, inibe a formação de cartéis. (Economia)
oligossintomático  Que não apresenta sintoma de nenhuma doença. (Medicina)
oligotrófico  Solo que apresenta uma carência generalizada em nutrientes. (Pedologia)
olistólito  Denominação aplicada à massa sedimentar incluída em um olistóstromo.
olistóstromo  Pacote de sedimentos que deslizou em estado de semifluidez; constitui-se de uma massa caótica que pode conter blocos imersos em uma matriz pelítica.
olivinas  Grupo de minerais que cristalizam no sistema ortorrômbico, classe bipiramidal, e constituindo uma série completa de solução sólida, que vai da forsterita -Mg2(SiO4)- à faialita -Fe2(SiO4); as olivinas mais comuns são mais ricas em magnésio do que em ferro; membros do grupo porém de ocorrência mais rara são a monticellita- CaMgSiO4 , a tefroita- Mn2SiO4 e a larsenita- PbZnSiO4.
ombreira   Patamar situado em uma encosta, devido geralmente a ação da erosão diferencial em uma rocha mais resistente, formando um ressalto topográfico. (Geomorfologia)
onça pintada (Panthera onca)  É o maior felino neotropical; adulto pesa até 140 kg; é terrestre e solitária, tendo hábitos diurnos e noturnos; muito ágil e veloz é capaz de dar grandes saltos, tanto em altura como em distância; é uma exímia caçadora e costuma atacar sua presa por trás, procurando atingir os pescoço ou a cabeça com um golpe certeiro; come várias espécies mas prefere capivaras e jacarés.
oncogene  São aqueles genes cujos produtos são capazes de promover a transformação de células eucarióticas normais e induzir a formação de tumores. (Medicina)
oncólito  Pisólito de origem algálica com dimensões inferiores a 10 cm de diâmetro, e que exibe uma série de laminações concêntricas, geralmente irregulares.
onda construtora  Onda que apresenta maior inclinação que a onda destruidora, e que transporta os sedimentos para a praia, sem contudo possuir competência suficiente para traze-los de volta quando do seu retorno.
onda de areia  Onda gigantesca com amplitude média da ordem de 10-15 m e cujo comprimento de onda situa-se entre várias centenas de metros.
onda de gravidade  Onda cuja velocidade de propagação é controlada primariamente pela gravidade e cujo comprimento de onde é superior a 5,08 cm.
onda de leste  Distúrbio em forma de cavado na corrente de leste dos trópicos, mais evidente em altos níveis do que na análise de superfície, cuja passagem em direção a oeste é marcada por aumento de nebulosidade e precipitação em forma de pancada. (Meteorologia)
onda de tempestade  Onda de grandes dimensões ocasionada, fundamentalmente, por ventos fortes ligados a tempestades; leva à inundação as costas baixas normalmente não alcançadas pelas águas.
onda de translação  Onda de água rasa na qual as partículas de água se encontram bastante deslocadas no sentido da propagação da mesma.
onda destruidora  Onda que apresenta pequena inclinação, varre a praia no seu retorno e leva os sedimentos para o fundo do mar.
onda empilhada por ação de carga  Estrutura originada pelo empilhamento da ripples devido à ação da carga associada à corrente; em seção vertical mostra um formato plano- convexo assimétrico, com a extremidade mais aguda voltada para o sentido contrário ao da corrente.
onda fixa  Onda em que a superfície da água oscila verticalmente entre dois pontos fixos, denominados nodos, e que não apresenta avanço.
onda limítrofe  Onda sísmica que se propaga ao longo de superfícies livres ou interfaces acústicas e que depende da estratificação interna para sua existência.
onda refletida  Onda que retorna após chocar-se contra uma costa abrupta ou outra superfície refletora qualquer.
onda sinusoidal  Onda oscilatória que tem a forma de um senóide.
onda solitária  Onda que consiste em uma única elevação da superfície da água, não sendo acompanhada nem antes e nem depois por outra onda.
onda trocoidal  Onda oscilatória progressiva, de pequena amplitude, cuja forma é um ciclóide prolato.
ondas compressionais  Ver ondas P.
ondas electromagnéticas  Um outro termo para designar luz; as ondas de luz são flutuações de campos elétricos e magnéticos no espaço. (Astronomia)
ondas L  Oscilação de grande comprimento de onda, ou completamente sinuosa, que se propaga apenas na crosta da Terra quando as ondas P e S a atingem; sob essa denominação estão incluídas as ondas Raleigh que vibram verticalmente na direção de propagação, e as ondas transversas que vibram horizontalmente; mostram velocidades variando entre 4,0 e 4,4 km/s; ondas longas. Ver terremoto.
ondas longas  Ver ondas L.
ondas P  Ondas transmitidas por compressão e rarefação, segundo a direção de propagação; deslocam-se com velocidades compreendidas entre 5,5 e 13,8 km/s e aumentam de acordo com a profundidade; ondas primárias ou compressionais. Ver terremoto.
ondas rádio  Luz com frequência muito menor que a luz visual. (Astronomia)
ondas S  Ondas de cisalhamento que atuam por meio de mudanças de forma; cada partícula atingida por este tipo de onda vibra transversalmente à direção de propagação; deslocam-se com uma velocidade que varia de 3,2 a 7,3 km/s; ondas secundárias ou transversais. Ver terremoto.
ondas secundárias  Ver ondas S.
ondas transversais  Ver ondas S.
ondulador  Instalação destinada a converter corrente contínua em corrente alternada. (Energia)
onívoros  São os consumidores de um ecossistema que participam de várias cadeias alimentares e em diferentes níveis tróficos; o homem, por exemplo, ao comer arroz, é consumidor primário; ao comer carne é secundário; ao comer cação, que é um peixe carnívoro, é um consumidor terciário. (Ecologia)
ônix  Variedade de calcedônia estratificada, com as camadas dispostas em faixas retas e paralelas; mostra uma ampla gama de cores, com exceção da vermelha, alaranjada e marron, sendo que a preta é a mais apreciada para fins gemológicos.
onlap  Termo utilizado quando uma seqüência estratigráfica de base discordante termina progressivamente contra uma superfície inicialmente inclinada, ou quando estratos inicialmente inclinados terminam progressivamente up dip contra uma superfície originalmente de grande inclinação. (Geologia)
ontogênese  Denominação aplicada ao estudo do ciclo de vida de um indivíduo.
oólito  Corpo de forma esférica ou subesférica, que cresceu a partir de um núcleo, que pode ser um grão mineral ou um fragmento fóssil, e apresentando diâmetro de até 2 mm.
oosfera  Célula sexual feminina das plantas superiores; ovocélula. (Botânica)
ópio  Substância extraída dos frutos imaturos de algumas espécies de papoulas, gênero Papaver, que apresenta fortes efeitos narcóticos.
optomicroscopia  Microscopia óptica.
orbículo  Pequenos grânulos, freqüentemente espiculosos, espalhados sobre a superfície da exina, originados do tapeto e resistentes à acetólise. (Palinologia)
órbita  Caminho que um objeto segue através do espaço, à volta de um outro objeto. (Astronomia)
orçar  Navegar o mais próximo possível pela da linha do vento.
ordenamento ambiental  É o conjunto de metas, diretrizes, ações e disposições coordenadas, destinadas a organizar, em certo território, o uso dos recursos ambientais e as atividades econômicas, de modo a atender a objetivos de políticas ambientais, de desenvolvimento urbano e econômico, etc; ordenamento ecológico.
ordenamento ecológico  Ver ordenamento ambiental.
ordoviciano  Período da Era Paleozóica, situado após o Período Cambriano e com duração compreendida aproximadamente entre 505 e 438 milhões de anos, abrangendo os andares - dos mais antigos para os mais novos - Tremadociano, Arenigiano, Llanvirniano, Llandeilano, Caradociano e Ashgilliano; foi proposto por Lapworth em homenagem aos Ordovices, uma primitiva tribo dos Celtas; neste período os graptólitos atingiram o seu clímax e surgiram os primeiros peixes e os conodontes. (Geologia)
organismo geneticamente modificado  Organismo cujo material genético (ADN/ARN) tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética; transgênicos.
organismo mesófilo  Organismo que se desenvolve melhor em uma faixa de temperatura compreendida entre 20C e 40C.
organizações não governamentais - ONGs  São movimentos da sociedade civil, independentes, que atuam nas áreas de ecologia, social, cultural, dentre outras.
organoclorado  Grupo químico dos agrotóxicos compostos por um hidrocarboneto clorado com um ou mais anéis aromáticos, ou mesmo cíclico saturado; em termos de toxicidade aguda, seriam menos tóxicos de que fosforados, clorofosforados e carbamatos; mas o problema é a persistência no meio ambiente, o que gera o fenômeno da bioacumulação, tornando-os prejudiciais, a longo prazo, a ponto de terem sido proibidos em muitos países, inclusive o Brasil; como o DDT, Aldrin e Dieldrin.
organofosforado  Grupo químico dos agrotóxicos compostos por um éster do acido fosfórico ou similares; em termos de toxicidade aguda, são geralmente mais tóxicos de que os organoclorados e carbamatos, mas se degradam mais rapidamente no ambiente e não se acumulam no tecido gorduroso. Inibem a colinesterase nas sinapses nervosas; como o Paration e o Malation.
organoléptica  Característica sensorial de uma substância ou produto, que sensibiliza os sentidos; são as sensações olfatórias, gustativas e táteis, percebidas durante uma avaliação.
Organossolo  Solo pouco evoluído, constituído por material orgânico proveniente de acumulações de restos vegetais em grau variável de decomposição, acumulados em ambientes mal drenados, ou em ambientes úmido de altitude elevada, que estão saturados com água por poucos dias no período chuvoso, de coloração preta, cinzenta muito escura ou marrom e com elevados teores de carbono orgânico; conhecidos anteriormente por Solos Orgânicos, Semi-Orgânicos, Turfosos, Tiomórfico; termo da nova classificação brasileira de solos. (Pedologia)
orogenia  Conjunto de fenômenos que determinam a formação das montanhas; estudo ou descrição desses fenômenos; orognosia, orologia.
orquidáceas  Família de plantas monocotiledôneas, da ordem das micropermas, muito estimadas pela beleza exótica das flores, as quais têm organização peculiar: as cápsulas encerram uma multidão de sementes insignificantes, que germinam em associação com certos fungos, necessários ao bom crescimento da planta; existem cerca de 25.000 espécies, que vivem basicamente nos paises tropicais, sendo nelas riquíssimo o Brasil. (Botânica)
orquídea  Designação comum às plantas e flores da família das orquidáceas, impropriamente consideradas parasitas; podem ser epífitas, rupícolas, terrestres, saprófitas, paludícolas ou subterrâneas. (Botânica)
orto  Prefixo utilizado para indicar que uma rocha metamórfica foi originada de uma rocha magmática. (Geologia)
ortoconglomerado  Conglomerado que apresenta arcabouço aberto, caracterizado por seixos, areia grossa e um cimento químico; tem a moda principal nos seixos, e a moda menor, nas areias; representa um produto de deposição em águas muito agitadas; pode ser dividido em ortoquartzítico e petromítico.
ortofoto digital  Imagem fotográfica obtida através de processos computacionais a partir de uma fotografia em perspectiva, na qual os deslocamentos de imagem devidos à inclinação e ao relevo foram corrigidos matematicamente (Fotogrametria)
ortofotocarta  Fotocarta executada mediante a montagem de ortofotografias; pode ser completa, com um tratamento cartográfico especial, um realce nas margens, com separação de cores, ou a combinação desses aspectos. (Fotogrametria)
ortofotografia  Fotografia aérea cuja distorção devida a inclinação, curvatura e relevo é corrigida; resultante da transformação de sua original, que é uma perspectiva central do terreno, numa projeção ortogonal sobre um plano, complementada por símbolos, linhas e quadrículas, com ou sem legenda, podendo conter informações planialtimétricas ou somente planimétricas. (Fotogrametria)
ortofotomapa  Ver ortofotocarta. (Fotogrametria)
ortogênese  Teoria segunda a qual e evolução das espécies se processa em um certo sentido definido, independendo da seleção natural ou das forças externas.
ortoprojeção analítica  Processo de retificação, ou seja, eliminação de erros ou defeitos da imagem fotográfica, através de aparelho chamado ortoprojetor; transforma a projeção central de uma foto aérea em uma projeção ortogonal; é analítica porque é processo comandado por computador. (Fotogrametria).
ortoscópica  Observação efetuada quando é retirada do sistema ótico do microscópio, a lente de Amici-Bertrand. (Microscopia)
ortstein  É um horizonte B espódico, contínuo ou praticamente contínuo, cimentado por matéria orgânica e alumínio, com ou sem ferro, ocupando 50% ou mais da área do horizonte e com 2,5 cm ou mais de espessura. (Pedologia)
orvalho  Condensação do vapor d'água sobre uma superfície sólida cuja temperatura tenha sido reduzida pelo resfriamento radiativo até situar-se igual ou inferior à temperatura do ponto de orvalho do ar adjacente; as condições favoráveis à ocorrência de orvalho são noites de céu límpido, baixo teor de umidade e pequenas velocidades de vento. (Meteorologia)
oscilação genética  Mudanças aleatórias nas freqüências alélicas, que geralmente ocorrem em populações pequenas, em conseqüência de erro amostral; pode ser causada por: a) efeito de afunilamento, que é a drástica redução do tamanho da amostra; b) efeito fundador, que acontece quando a amostra original é feita a partir de pequeno número de indivíduos; e c) efeito do pequeno tamanho da amostra, que ocorre quando o tamanho do acesso permanece pequeno ao longo de várias gerações. (Genética)
oscilógrafo  Instrumento que permite medir e registrar as variações de grandezas elétricas em função do tempo.
osciloscópio  Instrumento que permite medir variações de grandezas elétricas (como corrente ou tensão) em função do tempo.
osmose  Fenômeno da passagem de um solvente através de uma membrana colocada  entre duas soluções, no sentido da solução menos concentrada.
ostracódeos  Pequenos crustáceos dotados de conchas ovóides, bivalves, quitinosas ou calcárias; o comprimento pode variar de 0,5 a 4 mm, podendo contudo alcançar até 2 cm; são muito mais abundantes nos mares, mas estão também presentes nas águas doces; são onívoros e apresentam dimorfismo sexual e ocorrem desde o período Ordoviciano.
ostracodermos  Grupo de peixes que viveram do Ordoviciano ao Devoniano, constituídos por uma armadura bem desenvolvida de placas ósseas ou escamas; não possuíam nadadeiras pares; quando muito apresentavam apenas o par anterior; o esqueleto axial era cartilaginoso.
otimização  Conjunto de princípios matemáticos usados para solucionar problemas quantitativos em diversas disciplinas, entre as quais física, biologia, engenharia e economia; as grandezas envolvidas podem ser temperatura, corrente de ar, velocidade, informação, valor monetário, etc.
ótimo climático  Período com temperatura relativamente elevada, presente após o recuo da última geleira pleistocênica, correspondendo aproximadamente a 4.000 a 7.000 anos atrás.
ouro  Metal nobre que cristaliza no sistema cúbico, com cor amarela, brilho metálico, mostrando-se altamente maleável e dúctil; presente tanto no estado nativo quanto como teluretos; é bom condutor de calor e eletricidade, sendo que quando finamente dividido pode apresentar cores prata, vermelho e púrpura; sua fusão ocorre a 1.0630 C; sob o ponto de vista comercial recebe as denominações de ouro branco, ouro 18 quilates, ouro verde e ouro 24 quilates, sendo este o ouro puro (100% ouro); existe uma série completa de solução sólida entre o ouro e a prata, sendo que, quando a prata está presente em quantidades superiores a 20%, o mineral é denominado eletrum.
ouro branco  Denominação comercial utilizada para indicar uma liga de ouro, que contém 75% de ouro, 17% de níquel, 2,5% de cobre e 5,5% de paládio.
ouro verde  Denominação comercial utilizada para indicar uma liga de ouro, que contém 75% de ouro, 22,5% de prata, 1,5% de níquel e 1,0% de cobre.
outorga de direitos de uso de recursos hídricos  Instrumento legall instituído pela Lei de Recursos Hídricos (Lei Federal 9433/97); é concedida pelo poder público federal, estadual ou municipal, por até 35 anos; obrigatória para quase todos usos da água, sendo porém dispensada para suprir pequenos núcleos populacionais em área rural, ou realizar captações, lançamentos ou acumulações de volumes considerados insignificantes; cada outorga é condicionada às prioridades estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos e deve respeitar a classe do corpo de água.
outwash plain  Plano formado pela deposição dos detritos transportados pela água, proveniente da fusão da geleira adjacente.
ovário  Orgânulo cavitário da flor, que encerra os óvulos, dentro dos quais se acha a célula reprodutiva feminina; pode ser súpero ou ínfero, conforme sua posição em relação às demais peças florais; depois da fecundação cresce e forma o fruto. (Botânica)
ovo  Resultado da fecundação do óvulo pelo espermatozóide; nas aves, o ovo recebe uma camada calcárea produzida pela glândula da casca, no oviduto da fêmea; é o processo de deposição da casca que também são incluídos os pigmentos ou micro-estruturas que produzem o colorido do ovo. (Zoologia)
ovocélula  Ver oosfera. (Botânica)
ovopositor  Estrutura terminal do oviduto dos animais por onde são eliminados os ovos nas fêmeas; ovoduto. (Zoologia)
ovulação  Liberação da célula germinativa feminina (óvulo) pelo ovário.
óvulo  Corpúsculo encontrado no interior do ovário das flores, dentro do qual se acha a célula sexual feminina, ou oosfera, que fecundada, o óvulo cresce e forma a semente. (Botânica)
oxácido  Ver oxiácido. (Química)
oxiácido  Qualquer ácido inorgânico que contém pelo menos um oxigênio em sua molécula; oxácido. (Química)
oxidação Perda de elétrons ou aumento do número de valência positiva ou diminuição da negativa. (Química).
oxidação Processo de formação de jazimentos minerais, por efeito da meteorização, podendo constituir uma zona superior de minerais oxidados e uma outra, inferior, de enriquecimento supergênico, permanecendo inalterada a zona mineralizada primária. (Geologia)
óxido nitroso  É um dos gases que provocam o efeito estufa, produzido naturalmente pelos oceanos e pelas florestas tropicais; fontes antropogênicas de óxido nitroso são: a produção de nylon, ácido nítrico, atividades agrícolas, carros com três modos de conversão catalítica, queima de biomassa e a queima de combustíveis fósseis; a maior fonte de renovação do óxido nitroso são as reações fotolíticas (na presença de luz) na atmosfera.
óxidos livres  Termo geral que inclui os óxidos, hidróxidos e oxidróxidos de Fe, Al, Mn e Ti, que apresentam um único número de coordenação.
oxigênio  Elemento químico que constitui a massa principal das águas, dos seres vivos e das rochas de superfície, e cerca de 20% da massa atmosférica; os principais locais de produção de oxigênio são a superfície dos mares e a folhagem das árvores.
oxilito  Substância constituída por peróxido de sódio e que origina oxigênio quando decomposto pela água.
oximetria  Ver acidimetria.
oximetria de pulso  Mede a salinação de oxigênio por método não invasivo. (Medicina)
Oxissolo   Ordem da classificação americana de solos (Soil Taxonomy); classe de solos que apresentam um horizonte óxido dentro de 2 m da superfície ou plintita como uma fase contínua dentro de 30 cm da superfície, e que não têm um horizonte B espódico ou horizonte B textural acima do horizonte B óxido; oxisol. (Pedologia)
ozocerite  Mistura de hidrocarbonetos, de coloração amarelada, lamelar ou fibrosa, que constitui uma cera fóssil ou parafina natural.
ozonide  Produto derivado da adição do ozônio com substâncias providas de dupla ligação.
ozônio  Gás azulado, muito oxidante e reativo; estima-se que 90% do ozônio disponível esteja concentrado na camada que protege a Terra dos raios ultravioleta.
ozônio estratosférico  É o componente-chave na absorção da radiação ultravioleta, protegendo a vida contra os efeitos nocivos desta radiação; o ozônio é criado e destruído a partir de uma série de reações complexas que envolvem a luz; ele é também um gás de efeito estufa, por absorver a radiação infravermelha que é liberada pela Terra.
ozônio troposférico  Obtido através do deslocamento do ozônio estratosférico em quantidades limitadas, mas ele é principalmente produzido por reações fotoquímicas complexas associadas a emissão de gases pelo homem, freqüentemente em cima de grandes cidades; esses gases podem ser o monóxido de carbono, metano e o óxido nitroso.
ozonização  Tratamento ou combinação de um corpo com ozônio.
ozonosfera  Ver camada de ozônio.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?