cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA T

APRESENTAÇÃO

A uniformização e divulgação da terminologia utilizada em ciências naturais é hoje uma constante necessidade, em decorrência das características dinâmicas e inter-relacionadas dos componentes ambientais e da ampliação significativa do saber humano que, a cada dia, gera novas palavras, conceitos e definições. Engajado há mais de trinta e oito anos em levantamentos de recursos naturais e estudos ambientais, venho colecionando, catalogando e pesquisando os termos utilizados nestas atividades. Investiguei uma ampla bibliografia, tanto em fontes convencionais como na Internet. Nesta obra, procuro consolidar uma relação, a mais abrangente possível, das palavras e expressões que fazem parte da comunicação científica atual relacionada às pesquisas e estudos da Natureza. Vale salientar que, dentro do enfoque holístico adotado, não poderiam ser omitidas algumas palavras definidoras de situações e procedimentos específicos das ciências que, por estarem indiretamente relacionadas à ecologia, geralmente não constam nos vocabulários, glossários e dicionários especializados em termos ambientais e ecológicos. Aqui, estão reunidos mais de 6.400 verbetes e expressões que pertencem aos mais variados campos do saber, tais como, biologia, ecologia, palinologia, agronomia, biotecnologia, genética, botânica, zoologia, meteorologia, cartografia, mineralogia, climatologia, pedologia, geomorfologia, paleontologia, geologia, agricultura, fitopatologia, virologia e tantas outras ciências que estão, correlacionadas com o meio ambiente e os recursos naturais, sem esquecer que o contexto multidisciplinar e globalizado não permite excluir termos de áreas que, tradicionalmente, não são contempladas quando se faz uma relação como esta. Assim, palavras no âmbito da medicina, astronomia, socioeconomia, metalurgia, engenharia, estatística, tecnologia, robótica, cibernética, comunicação e informática, entre outras áreas do conhecimento humano, estão inclusas aqui.


T
T  Representa a capacidade de troca de cátions no solo e é expresso por: T = S + H+ + Al+++. (Pedologia)
t  Utilizado somente com o horizonte B para indicar significativa acumulação ou concentração de argila, que tanto pode ter sido translocada por iluviação, como ter sido formada no próprio horizonte, ou por concentração relativa devido a destruição ou perda de argila do horizonte A; exemplo: Bt. (Pedologia)
T1, T2, Tn  Símbolos utilizados para designar a primeira, segunda, enésima geração de uma planta ancestral transformada geneticamente, denominada T0, no processo de obtenção de planta transgênica. (Genética)
Ta  Denominação utilizada para argila de atividade alta, ou seja, aquela que determinada a pH 7,0 apresenta CTC  igual ou superior a 27 cmolc/kg de argila, sem correção para carbono orgânico. (Pedologia)
tabanídeos  Família de insetos dípteros hematófagos, semelhantes aos moscardos; mutucas. (Entomologia)
tabatinga  Denominação regional utilizada para indicar material argiloso em geral e com colorações diversas; os indígenas usavam esta denominação apenas para o barro branco.
tabuleiros  Forma topográfica de terreno que se assemelha a planaltos, terminando geralmente de forma abrupta; no Nordeste brasileiro os tabuleiros aparecem de modo geral em toda a costa; paisagem de topografia plana, sedimentar e de baixa altitude também aparece na zona costeira da Bahia e do Espírito Santo. (Geomorfologia)
tacacá  Alimento constituído por mingau de amido de mandioca, misturado com tucupi, jambú, camarão e condimentado com pimenta, tradicionalmente consumido na Amazônia, principalmente nos Estados do Pará e Amapá.
tafocenose  Associação fossilífera representada por organismos resultantes da seleção de tamanhos e da necrofagia, seguida de soterramento por sedimentos.
taiga  Bioma florestal frio constituído uma faixa sempre-verde estende-se ao redor do hemisfério Norte, exatamente ao sul da tundra; os principais componentes de coníferas destes biomas são abetos, alguns pinheiros e lariços decíduos; as árvores de folhas largas estão representadas pela bétula, álamo, bálsamo e salgueiro; a camada de húmus no chão da floresta é fina, porque as folhas caídas decompõem-se muito lentamente; a taiga é um bosque perene onde as coníferas estão adaptadas e podem continuar com a fotossíntese ainda quando a temperatura cai ao nível de congelamento.
taipa  Sistema de construção que usa barro molhado para fechar paredes. (Engenharia Civil)
tajá da folha grande  Pertence à família das Aráceas que tem um grande número de gênero e espécies; cresce geralmente na sombra e a maioria é considerada planta ornamental; as folhas podem ser usadas para curar furúnculos com aplicação de cataplasmas; seus tubérculos e folhas são comestíveis mas algumas podem ser extremamente venenosas.
taloconídios  Fragmentos de hifa que se desprendem do micélio vegetativo para cumprir funções de propagação, uma vez que as células fúngicas são autônomas; compreendem os: blastoconídios, artroconídios e os clamidoconídios. Ver hifa, micélio. (Micologia)
talófitos  Grupo de vegetais talosos, que inclui as algas, fungos e linquens. (Botânica)
talude continental  Parede de declividade acentuada, que mergulha da extremidade da plataforma para os abismos oceânicos. (Geomorfologia)
tamanho efetivo da população  Número de indivíduos que contribuem igualmente para formar a próxima geração. (Genética)
tambaqui (Colossoma macropumum)  Peixe de água doce considerado o mais nobre da Amazônia sob o ponto-de-vista gastronômico; é responsável por mais de 40% de todo pescado consumido em Manaus; vive em lagos e rios das bacias do Amazonas e Orinoco e come principalmente frutos e sementes; para isso, tem uma dentição especializada para triturar; um exemplar adulto pode medir até 90 cm e pesar mais de 30 quilos.
tamuatá  Peixe siluriforme da família dos caliquitídeos (Calichtys callichtys), cujo corpo é revestido de placas ósseas, de coloração pardo-escura a cinza-escuro, medindo até 20 cm de comprimento.
tânico  Substância ou produto que tem muito tanino ou no qual o tanino sobressai.
tanimbuca (Buchenavia oxycarpa) Combretaceae  Árvore de grande porte, fuste retilíneo, com diâmetro superior a 61 cm, sapopemas com 1,5 m de altura, casca cinza, avermelhada interiormente, escamosa, com 1,0 cm de espessura; madeira pesada; cerne amarelado; alburno amarelo-creme; grã revessa; textura fina e média; figura atrativa; cheiro desagradável quando verde, desaparecendo após a secagem, e gosto pouco amargo.
tanino  Substâncias adstringentes encontradas em certos vegetais, usadas no curtimento de couros e em outras aplicações; ampla classe de polifenóis solúveis que ocorre naturalmente em muitas plantas forrageiras; eles têm em comum a propriedade de condensar com proteína formando uma substância protegida que é insolúvel e de baixa digestibilidade.
tanque de aeração  Unidade na qual o ar é injetado na água residuária, com o objetivo de transferir oxigênio necessário para a respiração das bactérias, que oxidam a matéria orgânica existente; é parte do processo de tratamento das águas residuárias. (Saneamento)
tanque imhoff  Tipo de decantador de águas residuárias, constituído de uma câmara superior destinada à decantação e outra inferior destinada à digestão da matéria orgânica depositada. (Saneamento)
tanque químico  Tanque no qual as substâncias químicas são armazenadas em solução, antes de serem utilizadas nos processos de tratamento da água para consumo humano ou residuárias.
tanque sifonado  Tanque ou caixa que permite elevar até a superfície o material leve e aí retê-lo até sua remoção, enquanto a água residuária escoa. (Saneamento)
taperebá  Árvore de porte médio até 25 m de altura (Spondias mombin); forma copa espraiada até 15 m de diâmetro; tronco revestido de casca espessa, rugosa e fissurada. Folhas com cerca de 30 a 70 cm de comprimento; com vasta distribuição tropical, esta fruta é largamente difundida nas regiões norte e nordeste, nesta última conhecida como cajá; a polpa pode ser utilizada na preparação de sucos, sorvetes, vinhos, licores ou doces; o fruto é uma pequena drupa elipsóidea de 3 a 4 cm de comprimento, casca fina, lisa, de cor amarelo-alaranjada, polpa sucosa, doce-acidulada, de sabor e cheiro muito agradáveis, caroço espesso, esbranquiçado e rugoso; produz o ano todo, sendo escasso entre janeiro a março.
tapiragem  Processo utilizado pelos índios da Amazônia para mudar a cor das penas das araras e papagaios visando a confecção de adereços; para conseguir isto, na época da muda, eles tiram as penas das asas e da cauda, friccionam a pele com ungüentos e dão alimentos especiais às aves: ovos de tartaruga, secreções leitosas da pele e sangue de sapos e rãs, peixes, como pirarucu, e sementes de açafrão e urucum; o resultado deste processo, é que as penas perdem o azul ou verde original que possuíam e nascem amarelas com pinceladas de vermelho ou amarelo-ouro; este último tom, mais raro, é o preferido para compor os adereços.
taqueômetro  Instrumento topográfico semelhante ao teodolito; mede rapidamente distâncias, direções e diferenças de nível numa única observação. (Topografia)
taquitélico  Tipo de evolução que se processa a um ritmo mais rápido que o normal, para um determinado grupo.
tarso-metatarso  Fusão dos ossos do tarso e do metatarso, formando um osso único, característico de todas as aves; geralmente é revestido por escamas córneas, embora em alguns grupos também apresente penas (ex: corujas), sendo o osso que recebe a anilha. (Zoologia)
tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa)  Quelônio que escolhem os pontos mais elevados dos bancos de areia ou tabuleiros para a desova; depositam entre 50 e 150 ovos e para cada um deles, cavam um buraco raso que depois é coberto com muito cuidado e, só então, voltam para o rio; dizem que a área de desova é determinada pelo capitão, o chefe do grupo, e todas respeitam a marcação; a briga pela fêmea pode ser dramática: a luta pode durar muito tempo, o vencedor é aquele que vira o adversário de cabeça para cima.
tauari (Cariniana integrifolia)  Árvore da família Lecythidaceae, com diâmetro superior a 80 cm; a casca é amarelada/avermelhada, fissurada, com 1,0 cm de espessura; madeira moderadamente pesada; cerne e alburno castanho-claro, grã direita, textura média a grossa; figura pouco destacada, cheiro e gosto indistintos.
taxa  Plural de taxon.
taxa de infiltração do solo  Volume de água que penetra no solo por unidade de área e por unidade de tempo.
taxa de melhoramento genético  Taxa de melhoria por unidade de tempo (ano); é dependente da: herdabilidade das características consideradas; diferencial de seleção; correlações genéticas entre características consideradas; intervalo de geração no rebanho; e número de características selecionadas. (Melhoramento Genético)
taxa de mortalidade  Indicador demográfico que informa o número de óbitos sobre a população total. (Demografia)
taxa de natalidade  Indicador demográfico que informa o número de nascimentos sobre a população total. (Demografia)
taxa de reciclagem  Percentual de reaproveitamento do material.
taxas demográficas  Indicadores utilizados no estudo de população humana. Ver taxa de natalidade, taxa de  mortalidade, densidade demográfica, crescimento vegetativo e crescimento demográfico . (Demografia)
taxionomia  Ver taxonomia.
taxionomia vegetal  Ciência da classificação ordenada das plantas de acordo com suas presumíveis relações naturais; um sistema de ordenação de plantas em grupos naturais e relacionados, baseado em alguns fatores comuns a cada um, como estrutura, embriologia, bioquímica, etc; os taxa básicos agora em uso são, em ordem decrescente dos mais abrangentes: filo (em botânica, divisão), classe, ordem, família, gênero, espécie, subespécie ou variedade e variedade cultivada. (Botânica)
táxon  Conjunto de organismos que apresenta uma ou mais características comuns e, portanto, unificadoras, cujas características os distinguem de outros grupos relacionados, e que se repetem entre as populações, ao longo de sua distribuição; qualquer categoria ou unidade taxionômica, como um gênero, espécie, etc.; uma classe em algum nível categórico de um sistema taxonômico de classificação; plural taxa.
taxonomia  Disciplina da classificação, especialmente de organismos; estudo e descrição da variação dos organismos, a investigação das causas e conseqüências desta variação, e a manipulação dos dados obtidos para produzir um sistema de classificação; taxionomia.
taxonomia de solos  Sistema de classificação de solos desenvolvido nos EUA, e usado por pedólogos no mundo todo. Soil Taxonomy. (Pedologia)
taxonomia vegetal  Ver taxionomia vegetal. (Botânica).
Tb  Denominação utilizada para argila de atividade baixa , ou seja, aquela que, determinada a pH 7,0 apresenta CTC inferior a 27 cmolc/kg de argila, sem correção para carbono orgânico. (Pedologia)
tecido hematopoietico  É o responsável pela formação de todos os elementos do sangue. (Medicina)
técnicas de modificação genética  Incluem DNA recombinante, introdução direta em um organismo de material hereditário de outra espécie (incluindo micro-injeção, micro-encapsulação, fusão celular e técnicas de hibridização), com formação de novas células ou novas combinações genéticas, de maneira que não ocorre naturalmente. (Genética)
tecnologia  Estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais; por inovação tecnológica entende-se a aplicação de qualquer método ou instrumento, descoberto por meio da pesquisa sistemática, para a fabricação, armazenamento, transporte, etc., de bens, cujos resultados sejam melhores do que os obtidos anteriormente; a aplicação das descobertas da ciência aos objetivos da vida prática.
tectonismo  Comportamento estrutural de um elemento da crosta terrestre, durante ou entre ciclos principais de sedimentação. (Geologia)
tectrizes  Ver coberteiras. (Zoologia)
teia alimentar  Ver rede alimentar. (Ecologia)
teleomórfica  A fase sexuada dos fungos. (Micologia)
telescópio  Instrumento técnico usado para ver objetos distantes, como as estrelas. (Astronomia)
telófase  Última fase da divisão celular caracterizada, entre outros fatores, pela descondensação dos cromossomos e reaparecimento da membrana nuclear. (Genética)
têmpera  Tratamento térmico que consiste no resfriamento rápido do material, de uma temperatura superior à sua temperatura crítica em meio de resfriamento específico. (Metalurgia)
temperatura do ponto de orvalho  Temperatura na qual ocorrerá saturação se o ar se esfriar a uma pressão constante, sem aumento ou diminuição de vapor d’água. (Meteorologia)
temperatura fisiológica  Temperatura experimentada por um organismo vivo, inclusive o homem, e que depende da temperatura do ar bem como da taxa de perda de calor proveniente deste organismo.
tempestade  Precipitação forte ou violenta proveniente de nuvens tipo Cumulonimbus e acompanhada de raios e trovões. (Climatologia)
tempestito  Depósito sedimentar de tempestade, mostrando evidências de violenta perturbação dos sedimentos pré-existentes, seguida de sua rápida redeposição em ambiente marinho de águas rasas.
tempo  É o estado da atmosfera; refere-se às condições instantâneas ou às mudanças que ocorrem em curtos espaços de tempo, diferentemente de clima. (Climatologia)
tempo de exploração  Número de dias, num ano médio, durante os quais o caudal é superior ao caudal de exploração.
temporal  Perturbação atmosférica envolvendo mudanças na pressão e ventos dominantes, em escalas que vão de tornados (1 km de raio) a ciclones extratropicais (2.000 – 3.000 km); vento com velocidade entre 48 a 55 nós e na escala de Beaufort, força do vento 10. (Meteorologia)
tenacidade  É a medida da energia necessária para romper o material; difere pois da resistência à tração que é a medida de tensão necessária para romper o material; propriedade que o material tem de absorver energia sem romper. (Física)
tenharin  Povo indígena de língua Tupi-Guarani, que costumam enterrar os mortos debaixo dos pisos das casas; acreditam que o espírito permanece morando no local e usando os utensílios que possuía quando era vivo; para pescar, eles colocam dentro d'água um pedaço de madeira com desenho dos peixes que querem capturar; fazem isso sempre debaixo de árvores frutíferas mas acreditam que a fartura da pescaria é explicada unicamente pelos desenhos; eles só não pescam o boto e do peixe-boi por serem considerados alimentos sagrados.
tensão  É definida como força por unidade de área; é calculada dividindo-se a força pela área na qual atua. (Física)
tensão de compressão  Tensão necessária para romper o material por compressão. (Física)
tensão de flexão  Tensão necessária para romper o material por flexão. (Física)
tensão de ruptura  Tensão necessária para romper o material, é calculada da mesma forma que a tensão. (Física)
tensão nominal - Tensão que figura nas especificações de uma máquina ou de um aparelho, a partir da qual se determinam as condições de ensaio e os limites da tensão de utilização. (Energia)
tensoatividade  Propriedade apresentada por uma substância, que adicionada a um meio líquido, modifica as características deste meio na sua superfície ou interface.
teoria de Gaia  Enuncia que todos os organismos vivos, inclusive microorganismos, evoluíram junto com o ambiente físico, formando um sistema complexo de auto-regulação, que mantém as condições favoráveis à vida na Terra; se um fator é afetado, todo o resto poderá ser; ciada pelo cientista James Lovelock, considera o Planeta Terra e a biosfera, como um único organismo vivo, onde a flora e fauna, o clima e as características geológicas, estão intimamente relacionados.
teoria de Malthus   Enuncia que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética e, desta forma, poderá haver fome no mundo
teoria de Milankovitch  As mudanças climáticas resultariam de flutuações nas distribuições geográficas e sazonais da insolação, determinadas por variações dos elementos orbitais da Terra, tais como, a excentricidade, o adernamento do eixo de rotação e a distância do periélio.
terapsídeos  Répteis extintos que apresentavam alguns caracteres próprios dos mamíferos como os dois côndilos ocipitais e os dentes altamente diferenciados em incisivos, caninos e molares; estiveram presentes do Permiano ao Jurássico.
teratogênico  Produto químico que, ingerido por um indivíduo do sexo feminino, pode causar deformações no filho que ele gerar; como exemplos temos a talidomida, mercúrio, etc.
terceirização  Contratação de terceiros, por parte de uma empresa, para a realização de determinadas atividades, a fim de racionalizar seus custos, economizar recursos e desburocratizar a administração. (Economia)
terenas ou tereno  Povo indígena de língua da família Aruák; parte dele (cerca de 12.000 indivíduos) vive no oeste de Mato Grosso do Sul, em oito áreas indígenas; outra parte (350 índios) ocupa terras nas áreas indígenas de Icatu, Araribá e Venuíre, no interior do Estado de São Paulo, juntamente com os Kaingang.
termiteiro  Ver cupinzeiro.
termoclina  Camada de água em um lago, situada entre o epilimnio e o hipolimnio, na qual o gradiente de temperatura ultrapassa 10 C por metro.
termoclina principal  Termoclina situada a uma tal profundidade no oceano, que apresenta-se livre das mudanças sazonais da temperatura atmosférica.
termodinâmica  Parte da física que investiga os processos de transformação de energia e o comportamento dos sistemas nesses processos.
termohigrógrafo  Aparelho que registra a temperatura e a umidade relativa. (Climatologia)
termo-osmose  Escoamento através de um meio poroso, causado por diferenças de temperaturas.
terófitos  Vegetais destituídos de gemas de brotação permanentes, por sua própria natureza biológica; dada a limitada duração de seu ciclo vital, desde a germinação até a maturação das sementes, as plantas têm um curto período vegetativo; as únicas partes capazes de perpetuação são as sementes, como se verifica com as plantas anuais ou efêmeras: Stylosanthes humilis, Hyptis suaveolens, Polygala filifolia, Senna iniflora, etc.
terra  Meio ambiente total (natural e cultural) dentro da qual a produção tem lugar; um termo mais amplo que solo.
terra caída  Denominação dada na Região Amazônica ao escavamento produzido pelas águas dos rios, fazendo com que os barrancos sejam solapados intensamente, e em alguns casos, porções grandes de terra sofrem deslocamentos como se fossem ilhas flutuantes.
terra de baixios  Nome genérico dado às terras ao longo dos cursos d’água e sujeitas a inundações periódicas.
terra fina seca ao ar - TFSA  Refere-se à amostra seca à temperatura ambiente ou em estufas com circulação forçada de ar (temperatura não maior que 40º C) e depois passada em peneira com 2 mm de malha; visa uniformizar os procedimentos de preparo da amostra, permitindo comparação de resultados, e facilitar a tomada de alíquotas para análise. (Pedologia)
terra fina seca em estufa - TFSE  Refere-se à amostra seca em estufas a 105 -110º C por 24 horas ou até atingir peso constante; procedimento padrão para determinar o teor de umidade do solo. (Pedologia)
terra preta  Termo utilizado para designar solos com horizonte superficial muito escuro; horizonte A do solo de cor escuro, devido ao teor de matéria orgânica, utilizado em jardins e canteiros. (Pedologia)
terra preta do índio  Solo com horizonte A bastante espesso e escuro, normalmente com alto conteúdo de fósforo e matéria orgânica, apresentando restos de cerâmica indígena. (Pedologia)
terra úmida  Área inundada por água subterrânea ou de superfície com uma freqüência suficiente para sustentar vida vegetal ou aquática que requeira condições de saturação do solo.
terraceadora   Plaina especial que apresenta lâmina de aço especial para executar serviços de terraceamento, sendo mais curtas e compactas que as niveladoras de estrada e com menor raio de curva, apresentando-se portanto melhor adaptada a executar as curvas de nível. (Agronomia)
terraceamento Prática agrícola que consiste na abertura de valetas no terreno, que servem para evitar a formação das enxurradas e reter as águas das chuvas; os terraços são feitos seguindo o nível do terreno, ou seja, contra a direção das enxurradas. (Agronomia)
terraço  Estrutura constituída por um canal e um camalhão de terra na parte de baixo, construída no sentido inverso do maior declive do terreno, e apresentando um pequeno caimento para orientar a enxurrada, em baixa velocidade, em direção ao local de escoamento desejado. (Agronomia)
terraço-patamar  Técnica utilizada em terrenos que apresentam forte inclinação, com o intuito de proteger culturas perenes de grande valor, como pomares, vinhedos dentre outras; prática bastante antiga para conservação do solo de regiões montanhosas, sendo inclusive utilizada pelos Incas. (Agronomia)
terral  Ver brisa terrestre. (Meteorologia)
terraplenagem  Preparo do terreno para receber a construção, envolvendo um conjunto de operações de escavação, transporte, depósito e compactação de terras. (Engenharia Civil)
terras devolutas  São terras incluídas no domínio público, não se acham e não receberam qualquer utilização pelo Poder Público. São bens públicos patrimoniais. (Direito)
terreno  Termo popular para designar a parte sólida da superfície da terra e seu ambiente físico, que inclui o suprimento de água, a temperatura e a luz.
terreno acidentado  Terreno que apresenta relevo desigual, com declives pronunciados e muito canais de drenagem.
terreno agrícola  Terreno regularmente usado para a produção de culturas (exceto culturas florestais e pastagens permanentes). (Agronomia)
terreno metamórfico  Grupo de rochas metamórficas que se comporta tectônicamente como uma entidade distinta, singular, no decorrer de um episódio orogênico, podendo incluir uma ampla variedade de tipos litológicos e graus metamórficos distintos. (Geologia)
terreno pedregoso  Terreno que apresenta quantidade tal de pedras que torna impraticável o uso de maquinas agrícolas.
terreno urbano  Terreno alterado ou obstruído por estruturas construídas pelo homem que torna a identificação dos solos difícil ou impraticável.
terrestre  Planta que cresce no solo ou meio semelhante. (Botânica)
teste de campo  Experimento conduzido sob condições de campo.
teste de progênie  Avaliação do genótipo de um indivíduo a partir de registros de sua progênie. (Melhoramento Genético)
teste de queima  Conjunto de medições realizadas na unidade operando com a alimentação de resíduos, para avaliar a compatibilidade das condições operacionais da instalação de produção de clínquer com o atendimento aos limites de emissões definidos tecnicamente pelo órgão ambiental. Ver clínquer.
teste de qui-quadrado - X2  Teste estatístico não paramétrico utilizado para verificar se as freqüências observadas ajustam-se às esperadas com base em uma hipótese. (Estatística)
teste em branco  Conjunto de medições realizadas no forno em funcionamento normal, operando sem a alimentação de resíduos, para avaliação das condições operacionais da unidade de produção de clínquer e do atendimento às exigências técnicas fixadas pelo órgão ambiental. Ver clínquer.
teste presuntivo  Teste bacteriológico que permite a identificação e a avaliação quantitativa das bactérias do grupo coliforme em águas, sendo baseado exclusivamente na capacidade que possuem esses seres de fermentar a lactose produzindo gás.
testemunha É uma parcela experimental, tendo ou não recebido um tratamento padrão, que é usado como referência para comparação com o resultado dos outros tratamentos. (Experimentação Agrícola)
teto  Camada mais externa da exina, formada pela união lateral dos processos radiais da sexina.Geralmente é camada mais ou menos homogênea da ectosexina, separada distintamente da nexina por uma zona baculada da endosexina. (Palinologia)
teto espessado  Teto pelo menos duas vezes tão espesso quanto a endosexina. (Palinologia)
teto tênue  Teto delgado, cuja espessura não excede a metade do comprimento dos báculos da endosexina. (Palinologia)
tétrade  Conjunto constituído de quatro esporos ou grãos de pólen, originados da mesma célula-mãe. (Palinologia)
tétrade tetraédrica  Tétrade na qual três grãos de pólen estão situados em um mesmo plano , e o quarto em um plano diferente. (Palinologia)
tétrade tetragonal  Tétrade na qual os quatro grãos de pólen estão situados em um mesmo plano. (Palinologia)
tetraplóde  Planta ou tecido cuja célula tem quatro conjuntos de cromossomos.
textura  Combinação da magnitude e freqüência da variação tonal em uma imagem, sendo produzida pelo efeito conjunto de todas as pequenas feições que compõem uma área particular na imagem. (Sensoriamento Remoto)
textura arenosa  Compreende classe textural de solos areia e areia franca. (Pedologia)
textura argilosa  Compreende as classes texturais de solos ou parte delas, tendo na composição granulométrica de 35 a 60% de argila. (Pedologia)
textura do solo  Refere-se às proporções relativas das frações areia, silte e argila do solo; a definição da classe textural do solo é feita com os resultados da análise granulométrica, que determina o teor das diferentes partículas menores que 2 mm (areia, silte e argila); existe a classificação americana, que compreende 13 classes a saber: areia, areia franca, franco arenoso, franco, franco siltoso, silte, franco argilo arenoso, franco argiloso, franco argilo siltoso, argila arenosa, argila, argila siltosa e argila pesada; atualmente, para os solos brasileiros, é utilizada a escala simplificada da EMBRAPA, que compreende as seguintes classes: arenosa, média, argilosa,muito argilosa e siltosa. (Pedologia)
textura média  Compreende classes textuais de solos ou parte delas, tendo na composição granulométrica menos de 35% de argila e mais de 25% de areia, excluídas as classes texturais areia e areia franca. (Pedologia)
textura muito argilosa  Compreende classes textuais de solos com mais de 60% de argila. (Pedologia)
textura siltosa Compreende parte das classes textuais de solos que tenham menos de 35% de argila e menos15% de areia. (Pedologia)
ticopotâmico  Denominação aplicada aos organismos aquáticos que crescem vigorosamente em águas estagnadas de rios ou riachos.
ticunas  Índios que constituem a maior etnia da Amazônia brasileira, contando com uma população de 20.135 indivíduos, que ocupam cerca de 70 aldeias às margens do rio Solimões, no Estado do Amazonas; uma parte do grupo vive no Peru; a meninas, quando ficam menstruadas, são submetidas a um ritual de iniciação, que sempre acontece na lua cheia que representa a bondade, a beleza e a sabedoria; nesta festa, os índios fabricam máscaras de macacos e monstros, e enfeites para as virgens; um dos índios usa uma máscara com cara de serpente e incorpora o espírito do principal personagem do ritual, um monstro que vivia na água; durante os festejos o monstro faz gestos obscenos que divertem a tribo; ele também ronda o cubículo onde fica a menina, batendo com um bastão no chão; durante três dias e três noites essa garota é protegida por duas tias que aproveitam o tempo dando conselhos de como ser uma boa mulher Tikuna: respeitando o marido e ser ativa e trabalhadeira.
tidalito  Sedimento resultante da deposição alternada de correntes, de tração de maré e decantação a partir de suspensão.
tigmotropismo  Resposta de um organismo ao estímulo mecânico.
tilo  Proliferação de determinadas células de parênquima axial ou radial adjacentes ao vaso, cujo lúmen invade, através da cavidade das pontuações respectivas; pode bloquear parcial ou totalmente o vaso.
tilóide  Proliferação de uma célula epitelial de parede delgada, para o interior de um canal intercelular.
timbó  Plantas utilizadas para pescar, pertencentes às famílias das leguminosas e sapindáceas; fragmentadas e esmagadas, jogadas na água apresentam efeitos narcóticos em peixes, que podem ser apanhados  com facilidade e comidos sem inconvenientes.
tindalização  Método de esterilização que consiste em duas ou três autoclavagens sob vapor fluente e a uma temperatura relativamente baixa, intercaladas com períodos de repouso com duração compreendida entre 12 a 24 horas em temperatura ambiente ou estufa a 370 C; é empregada principalmente para a destruição da flora esporulada contaminante de meios ou soluções nutrientes instáveis às temperaturas compreendidas entre 110 e 1200C.
tintura  É álcool impregnado do princípio ativo de uma ou mais substâncias.
tio-bacilos Bactéria oxidante do enxofre, que, quando presente em esgotos, converte o enxofre em ácido sulfúrico.
tio-oxidans  Ver tio-bacilos.
tipiti  Artefato cilíndrico feito de palha trançada que é utilizado para espremer a mandioca moída,  separando a massa do tucupí, por ocasião de fazer a farinha.
tipo nomenclatural  Planta que serve de padrão comparativo para identificação de outras plantas. (Botânica)
tipos de terreno  São unidades de mapeamento especiais e não são propriamente de solos; entre os tipos de terreno, incluem-se as áreas de empréstimo e de despejo de entulhos, aterros, áreas urbanas, cascalheiras, solos de mangues, terreno de voçorocas, terreno ravinado, escarpas rochosas e afloramentos de rochas, assinalados em mapas de solos e representados por convenções cartográficas apropriadas; camada superficial da crosta terrestre cujo volume total de sua massa é 90% ou mais constituído por material com diâmetro maior que 2 mm.
titã  É a maior lua de Saturno, com uma atmosfera constituída por 90% de azoto e temperatura de 180º C; a atmosfera opaca não nos permite saber muito acerca da sua superfície, novos dados são esperados com chegada da sonda Cassini-Huygens a esta planeta, prevista para 2.004. (Astronomia)
titanita  Mineral que cristaliza no sistema monoclínico, com cores cinza, castanha, verde, amarela e preta, e composição CaTiO (SiO4); mostra comumente brilho intenso e cristais configurados em cunha; esfeno.
titulação  Procedimento analítico usado para determinar a concentração de uma solução; em análise de solo utiliza-se a titulação nas determinações de carbono orgânico (matéria orgânica), cálcio, magnésio e alumínio.
tocandira  Inseto da família dos formicídeos (Paraponera clavata), de cor preta, chegando a medir mais de 20 mm de comprimento; sua picada é muito dolorida e seus ninhos são subterrâneos; na Amazônia é utilizada por algumas tribos indígenas nos rituais de emancipação de adolescentes; formigão-preto, tocanera, saracutinga.
tolerância  Capacidade de suportar variações ambientais em maior ou menor grau; para identificar os níveis de tolerância de um organismo são utilizados os prefixos euri, que significa amplo, ou esteno, que significa limitado; assim, um animal que suporta uma ampla variação de temperatura ambiental é denominado euritermo, enquanto um organismo que possui pequena capacidade de tolerância a este mesmo fator é chamado estenotermo; em resistência de plantas a doenças refere-se à comparação entre quantidade de doença e efeito no rendimento. (Biologia)
tolerância  É a capacidade de um sistema ambiental absorver determinados impactos de duração e intensidade tais que sua qualidade e sua estabilidade não sejam afetadas a ponto de torná-lo impróprio aos usos a que se destina. Ver resiliência ecossistêmica. (Ecologia)
tolerância  Quantidade máxima de uma substância tóxica que o organismo vivo suporta sem prejuízo à sua saúde ou que não cause desequilíbrio ao meio ambiente; no caso de agrotóxicos, estabelece-se legalmente quanto de resíduo de um agrotóxico pode ser tolerado no alimento, como decorrência de sua aplicação na lavoura, expressando-se o valor em partes (em peso) do agrotóxico e/ou seus derivados por um milhão (em peso) do alimento (ppm, ou mg/kg).
tolerância crítica  Concentração máxima de metais, a partir da qual os efeitos sobre os organismos passam a ser tóxicos.
tolerância de perda de solo  Quantidade de terra que pode ser perdida por erosão, e expressa em toneladas por unidade de superfície e por ano, mantendo ainda o solo elevado nível de produtividade por longo período de tempo. (Pedologia)
tonalidade  Cor ou brilho dos objetos que compõem uma cena, estando relacionado às propriedades de reflectância dos materiais e da porção do espectro eletromagnético coberto pela imagem. (Sensoriamento Remoto)
topografia  Arte de representar no papel a configuração duma porção do terreno com todos os acidentes e objetos que se achem à sua superfície; configuração da superfície da Terra, incluindo o relevo, a posição dos cursos d'água as estradas, as cidades, etc; o conjunto das características naturais e físicas da Terra; o termo inclui os campos científicos e técnicos da geodésia, da geofísica, da geografia, das artes gráficas e das atividades afins, até o ponto em que elas são essenciais à realização da cartografia topográfica.
toponímia  Estudo da origem e significação dos nomes próprios de um lugar; relação dos nomes de lugar de um país, estado, região etc. (Cartografia)
topônimo  Nome próprio de um acidente topográfico natural ou artificial. (Cartografia)
tornado  Prolongamento da base de uma nuvem tipo cumulonimbus, em forma de funil, o qual, circulando rápido, desce até à superfície da Terra, onde produz forte remoinho capaz de causar grande destruição; tromba d’água. (Climatologia)
torrão  Uma massa compacta e coerente de material do solo, usualmente produzida artificialmente pela atividade do homem ao arar e escavar o solo. (Pedologia)
totipotência  É o potencial de células ou tecidos para formar todos os tipos de células e/ou regenerar plantas inteiras.
toxafeno  Mistura complexa de derivados do canfeno clorado, contendo cerca de 68% de cloro; é insolúvel na água, mas altamente solúvel nos solventes orgânicos e óleos; possui uma elevada persistência no ambiente, e mostra-se tóxico para os peixes.
toxidade  Indica o grau de periculosidade do produto tóxico; ela pode ser aguda ou crônica; é avaliada por valores, mediante uma determinada via de exposição ao tóxico, por exemplo: oral, dérmica, etc.
toxidade aguda  Efeito tóxico que apresenta reação imediata, isto é, onde organismo mostra rapidamente os sintomas; em geral é uma toxicidade reversível, provocada por doses únicas porém elevadas da substância tóxicas; no caso de agrotóxicos, envenenamentos agudos são mais comuns com os inseticidas fosforados e alguns clorados de toxicidade elevada.
toxidade crônica  Intoxicação que afeta, a longo prazo, o organismo vivo; pode resultar do acúmulo progressivo de uma substância tóxica no organismo, devido à ação prolongada e freqüentemente inadvertida de doses pequenas que se acumulam sem serem eliminadas; ou então pode ser consequência de um elemento tóxico que continua agindo permanentemente no organismo.
toxina  Substância que é um produto específico da atividade metabólica de um organismo vivo; muito instável, notavelmente tóxico quando introduzido num tecido e tipicamente capaz de induzir a formação de anticorpo.
traçador  Substância cuja composição isotópica, perfeitamente conhecida, é totalmente diferente daquela de outra substância, que se deseja medir.
tracajá-do-rio-negro (Podocnemis erythrocephala)  Quelônio que constitui a menor espécie do gênero e vive mais em terra do que a tartaruga-da-amazônia; encontrado em cursos d'água de pouco volume e como sabe subir em galhos das árvores ribeirinhas é um alvo fácil para os caçadores.
traço de falha  Ver linha de falha. (Geologia)
traços de plumas  Ver cadeias assísmicas. (Geologia)
trado  Instrumento de forma e tamanho variável, destinado à coleta de amostras de material de solo, através da cobertura de buracos; os tipos mais comuns são o trado holandês, o de rosca e o de caneco. (Pedologia)
tradução  Fase da multiplicação viral na qual o RNAm sintetizado, liga-se aos ribossomos celulares, codificando a síntese das proteínas virais. (Virologia)
tralha  Parte da rede de pesca, onde a malha é costurada a uma corda contínua.
transcrição  Fase da multiplicação viral caracterizada pela síntese de RNAm; os mecanismos celulares biossintéticos são utilizados pela partícula viral, processando-se a síntese viral do núcleo da célula infectada, no citoplasma ou em ambos, sempre empregando a energia celular, moléculas precursoras dos constituintes virais e algumas das enzimas presentes na célula. (Virologia)
transcrição  Síntese de uma cópia de RNA a partir de uma seqüência de DNA (um gene); o primeiro passo na expressão de gene. (Genética)
transformação de planta  Processo de modificação do genoma do organismo através da incorporação e assimilação de ADN estranho utilizando a técnica do ADN recombinante.
transgenese  Processo de transferência controlada de gene(s) de uma espécie para outra sem efetuar cruzamentos, com o objetivo de introduzir uma única característica desejada e necessária.
transgênico  Termo que descreve um organismo que teve genes de outro organismo posto em seu genoma a partir de técnicas de DNA recombinante. Ver alimentos geneticamente modificados. (Genética)
transição entre camadas do solo  Refere-se à nitidez ou contraste de separação entre as camadas do solo. (Pedologia)
transição entre horizontes  Refere-se à nitidez ou contraste de separação entre horizontes ou camadas do solo, sendo considerados quatro graus de distinção: abrupta, clara, gradual e difusa. (Pedologia)
trânsito  Quando um corpo celestial pequeno se move em frente de um muito maior, como é o caso de Mercúrio e Vênus aparecerem em silhueta contra o disco solar. (Astronomia)
translação  Movimento  da Terra em torno do Sol, resultando os solstícios (verão e inverno) e os equinócios (primavera e outono), diferentes nos hemisférios norte e sul do Equador em face da obliquidade do eixo terrestre (23o27’30’’) no espaço sideral. (Astronomia)
transmissão persistente-propagativa  Ação do patógeno que se multiplica no inseto vetor e o transmite para as plantas durante todo o seu tempo de vida.
transmissividade  Quantidade de água que pode ser transmitida horizontalmente por toda a espessura saturada do aqüífero. (Hidrogeologia)
transumância  Deslocamento periódico dos rebanhos.
trapa  Anomalia na geometria de uma seqüência de rochas, que gera condições de acumulação de petróleo. (Geologia)
tratamento anaeróbico  Estabilização de resíduos, efetuada pela ação de microorganismos, na ausência de ar ou oxigênio elementar; refere-se normalmente ao tratamento por fermentação metânica. (Saneamento)
tratamento biológico  Forma de tratamento da água residuária, na qual a ação bacteriológica ou bioquímica é intensificada para estabilizar, oxidar e nitrificar a matéria orgânica presente. (Saneamento)
tratamento com carvão ativado  Processo utilizado para remoção das substâncias orgânicas presentes na água bruta ou poluída, pela absorção destas substâncias sobre o carvão ativado. (Saneamento)
tratamento de água  Conjunto de ações destinado a alterar as características físicas e/ou químicas e/ou biológicas da água, de modo a satisfazer o padrão de potabilidade adotado pela autoridade competente.
tratamento por oxidação  Processo pelo qual, através da atuação de organismos vivos na presença de oxigênio, a matéria orgânica contida na água residuária é convertida em uma forma mais estável ou mineral. (Saneamento)
trem de ondas  Conjunto de ondas que apresentam a mesma direção e o mesmo sentido de propagação.
trepadeiras  Plantas que desenvolvem um sistema caulinar sem consistência e incapaz de manter-se firme, envolvendo-se ou emitindo órgãos de sustentação - gavinhas, garras, etc., para garantir seu desenvolvimento ascendente sobre os suportes variados; pode ser fino, delicado ou vigoroso com possante corpo vegetativo; eventualmente apresenta-se rastejante, até encontrar algum apoio que lhe permita assumir a forma de trepadeira; entre os cipós, são reconhecidas modalidades bem caracterizadas, observadas as particularidades ligadas à maneira de seu sistema de sustentação ou de apoio sobre os suportes; cipós, lianas. (Botânica)
tríade  Conjunto constituído por três grãos de pólen originados por meiose irregular de uma célula-mãe. (Palinologia)
triangulação  Método de levantamento em que as estações são pontos do terreno, os quais são localizados nos vértices de uma cadeia ou rede de triângulos; os ângulos são medidos por instrumento, e os lados escolhidos, os quais se dominam bases, cujos comprimentos são conseguidos por medição direta no terreno. (Topografia)
triângulo das Bermudas  Uma área no Oceano Atlântico ao largo da Florida onde a lenda afirma que muitos navios, aviões e pessoas desapareceram; é limitado por Melbourne (Florida), Bermudas e Porto Rico; o tamanho do triângulo varia de 500.000 milhas quadradas a três vezes mais, dependendo da imaginação do autor, pois alguns chegam a incluir os Açores, o Golfo do México e as Índias Ocidentais nesta área; os incidentes vão de 200 a não mais de 1.000 nos últimos 500 anos e muitas teorias surgiram para explicar os desaparecimentos: desde a presença de extraterrestres até a emissão de gás metano do fundo do oceano; triângulo do Diabo
tribologia  Estudo do desenho e propriedades de fricção, revestimento e lubrificação de superfícies em movimento relativo.
tributário  Ver afluente. (Hidrografia)
trifina  Camada mais externa do esporoderma, nos grãos de pólen,e formada pela deposição de restos do protoplasma do tapeto e glóbulos oleosos sobre a exina. (Palinologia)
trihalometanos  Compostos metano halogenados, que podem ser detectados nos sistemas públicos de abastecimento de água; são o resultado da reação química do cloro aplicado durante a desinfecção da água, com subtâncias húmicas, resultantes da decomposição orgânica normal ou do metabolismo da biota aquática; o principal trihalometano presente nas águas dos sistemas públicos de abastecimento é o clorofórmio.
trinca  Descontinuidade originada das tensões localizadas, cujos valores excedem ao limite de ruptura do material. (Física)
trófila  Planta adaptada às alternâncias da vida aquática e da vida ao seco; são encontradas em pantanais que enchem-se de água na época das chuvas e secam no verão.
trofozoitos  Fase adulta dos esporozoários.
troglodita  Pessoa que vive sobre a terra; membro da comunidade pré-histórica que habitava em cavernas.
tromba-d´água  Fenômeno meteorológico que ocorre no mar e consiste numa grande nuvem negra a partir da qual sai um prolongamento, semelhante a uma tromba, que girando rápido em torno do seu eixo, desce até a superfície onde produz um forte redemoinho e eleva a água, na forma de um cone com o vértice voltado para cima; quando ocorre em terra chama-se tornado. Ver tornado. (Climatologia)
tronco  Ver fuste
tropopausa  Parte superior da troposfera caracterizada pelas condições de inversão de temperatura que efetivamente limitam a convecção e outras atividades do tempo atmosférico; a altura da tropopausa não é constante, variando no tempo e no espaço; contudo, a altitude da tropopausa é mais elevada no Equador (16 Km), onde existe aquecimento e turbulência convectiva vertical, e é mais baixa nos pólos, onde tem apenas 8 km.
troposfera Camada mais baixa da atmosfera que contém cerca de 75% da massa gasosa total da atmosfera, e virtualmente a totalidade do vapor d'água e de aerossóis; portanto, é nela, onde os fenômenos do tempo atmosférico e da turbulência são mais marcantes; tem sido descrita como a camada da atmosfera que estabelece as condições do tempo; por estas razões, torna-se de importância direta para o homem; na troposfera a temperatura diminui a uma taxa de 6,5C por quilômetro, e pode ser dividida em três camadas, tendo como base o mecanismo dominante para as trocas de energia; estas camadas são a camada laminar, friccional e atmosfera livre; seu limite varia entre 10 e 20 km de altitude, dependendo da latitude do local.
trovão  Som forte e estrondoso causado pelo aquecimento e expansão repentina do ar ao longo do caminho de um raio. (Climatologia)
truste  Associação financeira que realiza a fusão de várias firmas em uma única empresa; com tal procedimento a empresa grande elimina a concorrência das pequenas. (Economia)
tsunami  Termo japonês para designar uma série de grandes ondas marítimas geradas pela deslocação brusca das águas (causada por sismo, erupção vulcânica ou deslizamento dos solos marinhos) podendo propagar-se por grandes distâncias e que ao atingir a orla costeira provoca uma maré destrutiva.
tubete  Recipiente construído com polipropileno , utilizado para mudas, apresentando forma cônica e vazado em sua extremidade inferior , permitindo deste modo a drenagem do excesso de água e a poda natural das raízes. Apresentam estrias internas voltadas a orientar o crescimento das raízes para baixo , diminuindo desta  maneira as chances de enovelamento. (Agronomia)
túbulos  Canais extremamente finos situados no esporoderma. (Palinologia)
tucanaçu (Ramphatos toco toco)  Uma das espécies de ave cuja característica principal é o bico muito desenvolvido; vive em grupos e alimenta-se de frutas, insetos, ovos, pequenas aves e animais; devido ao enorme bico, seu vôo é lento; comum no Pantanal.
tucumã-do-pará  Palmeira (Astrocaryum vulgare), com frutos alaranjados quando maduros de cheiro muito ativo, polpa alaranjada de consistência pastosa-oleosa, algo fibrosa; é planta de terra-firme e provavelmente nativa do Pará e tem grande utilização pelos índios e pessoas do interior; frutos disponíveis na primeira metade do ano.
tucunaré (Cichla ocellaris)  Peixe que pode alcançar até 80 cm de comprimento e 10 kg de peso; sua carne é muito apreciada e pode ser capturado com anzol sem isca, apenas com o movimento.
tucupi  Líquido extraído por compressão da mandioca ralada que, ao natural, encerra teores de ácidos venenosos, eliminados por fervura antes do consumo; é muito utilizado na culinária paraense como ingrediente do pato-no-tucupi, tacacá, caldeirada e outros pratos típicos; manipuera.
tucuxí  Mamífero da ordem dos Cetáceos, da família dos Delfinídeos (Sotalia fluviatilis e Sotalia. pallida), que vive na bacia amazônica; é um tipo de boto, menor que o boto-branco, apresentando dorso escuro e o lado ventral pardo-violáceo; boto-preto.
tufo  Cinza vulcânica usualmente mais ou menos estratificada e em vários estados de consolidação
tufo calcário  Rocha carbonatada que apresenta estrutura cavernosa ou esponjosa, resultante de depósitos epigenéticos dispostos em torno de fontes; freqüentemente rica em sulfato.
tukano ou tucano  Índios da família lingüística Tukâno é dividida nos ramos ocidental, que compreende línguas faladas no Peru, Equador e Bolívia; e oriental, com as línguas Barasâna, Desâna, Karapanã, Kubéwa, Pirá-Tupúya, Suriâna, Tukâno e Wanâno, faladas desde a Colômbia até o Brasil, no Noroeste da bacia Amazônica; são extremamente vaidosos: gastam dias e esforços para capturar aves de plumagens belas, coloridas e variadas para fazer adornos; eles também gostam de modificar as cores originais dando comidas especiais para as aves ou aquecendo as penas, processo é conhecido como tapiragem; usam até duas dezenas de aves para um único adorno; estes enfeites são usados em rituais e aqueles que usam as peças mais bonitas são muito prestigiados pela tribo.
tumor  Aumento de volume de parte de um tecido ou órgão que não tem função; pode ser benigno ou maligno. (Medicina)
tundra  Bioma mais setentrional da Terra, estendendo-se através do norte da América Norte e Eurásia nas massas terrestres das regiões Árticas e subárticas , onde não há gelo no verão; o período de crescimento vegetal é curto, cerca de dois meses, e o solo, alguns centímetros abaixo da superfície, pode ficar permanente gelado (permafrost), condição que impede o crescimento de árvores e grandes arbustos, que precisam de um grande sistema de raízes profundas.
turbidez  Medida de transparência de uma amostra ou corpo d’água, em termos da redução de penetração da luz, devido à presença de matéria em suspensão da luz ou substância coloidal.
turfa  Estágio inicial da carbonificação da massa vegetal morta até transformar-se em linhito; destacam-se os seguinte tipos quanto a sua finalidade: turfa energética e turfa agrícola.
turfa antrópica  Turfa direta ou indiretamente formada ou que teve suas características modificadas pela ação do homem.
turfa de microflora  Turfa formada em ambiente aquoso , especialmente o lagunar e em grande parte constituída de algas e plânctons; é uma turfa fina muito comum nas lagoas intracontinentais ligadas ou não a cursos de rio; pode também ocorrer nos lagos mixohalinos , represados atrás de restingas costeiras e, ainda, em lagoas fósseis; turfa hídrica.
turfa fibrosa  Turfa que ocorre na superfície do terreno devido à acúmulos orgânicos, naturais ou plantados; é constituída por fibras e filamentos pouco decompostos, imersos em matriz de aspecto gelatinoso ou subgranular; apresenta cor escura ou marrom , podendo corresponder a um tipo de textura do material turfáceo; este tipo de turfa pode ser natural , antrópica ou mista.
turfa hídrica  Ver turfa de microflora.
turfa lenhosa  Turfa formada por restos de vegetais de grande porte à base de coníferas, arbustos e pinho; os dois ambientes ecológicos apropriados para sua formação são as florestas do círculo polar ártico e as selvas tropicais úmidas.
turfeira semi-seca  Turfeira naturalmente drenada, ou cujo desenvolvimento inicial deu-se sobre terrenos elevados hidrófilos, apenas encharcados periodicamente; recebe  internacionalmente a denominação de turfeira elevada ou de hochmoor-turfa pela escola alemã; geralmente apresenta-se solidificada e compactada.
turismo  O conjunto de serviços necessários para atrair aqueles que fazem viagens e excursões por prazer, a locais que despertam interesse; estes serviços englobam o planejamento de itinerários, disponibilidade de guias, acomodações, transporte dentre outros itens; a indústria do turismo, hoje, é instrumento dos mais importantes para a economia de um país, e vem crescendo de maneira extremamente veloz em todo o mundo, garantindo o desenvolvimento econômico-social das mais diversas regiões e possibilitando, assim, a expansão do mercado de trabalho, gerando empregos e propiciando uma distribuição de renda mais justa. (Economia)
turismo ecológico  Ver ecoturismo. (Economia)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?