cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

MSG/GO - Mineração Serra Grande / Estudos Serviços Ambientais

INFORMAÇÕES GERAIS: A MSG - Mineração Serra Grande, empreendimento do Grupo AMBRÁS (Anglo American), está localizada no município de Crixás, Estado de Goiás, região Centro-Oeste do Brasil. Emprega tecnologia de ponta para a extração de ouro em lavra subterrânea, utilizando como processo metalúrgico a cianetização. Procurando minimizar impactos ao meio ambiente, contratou consultoria especializada para realizar diversos estudos ecológicos, levantamentos e monitoramentos, visando também, o melhor aproveitamento e a preservação dos recursos naturais na região do empreendimento. 
Localização de Crixás, estado de Goiás, região Centro-Oeste do Brasil.
Imagem de satélite mostrando a localização da MSG em relação a cidade de Crixás - GO.
  
Características geológicas da região de Crixás - GO.



Aspecto do rio Vermelho durante a época seca. Notar as margens bem conservadas.

Placa de identificação da execução do PRAD - Programa  de Recuperação de Áreas Degradadas nas margens do rio Vermelho.
Aspecto da recuperação de área marginal do rio Vermelho. Município de Crixás. Goiás

CARGO E FUNÇÃO: Engenheiro agrônomo/Diretor técnico EXPERT - Engenharia, Ambiental, Projetos e Serviços; consultor da MSG - Mineração Serra Grande, Grupo American Gold.

Extração subterrânea de minério em Crixás - GO.


Planta metalúrgica da MSG - Mineração Serra Grande. Crixás - GO.


Viveiro para a produção de mudas de espécies nativas do Cerrado.

ATUAÇÃO: Coordenação de equipes multidisciplinares, avaliações e laudos ambientais, planejamento e execução de campanhas para coleta de dados, monitoramentos específicos, recuperação de áreas degradadas, plano de controle ambiental, levantamentos temáticos, plano de manejo e de utilização.
PERÍODO: 1993 a 1997
TRABALHOS EXECUTADOS:
·       Carta pedológica, avaliação da aptidão agrícola das terras e plano de utilização da área do entorno da MSG.
·       Plano de controle ambiental.
·       Projeto de recuperação de áreas degradadas do Rio Vermelho.
·       Projeto de recuperação de áreas degradadas do Rio Crixás.
·       EIA/RIMA da Mina Nova.
·       Plano de controle ambiental de áreas de extração de areia para "back fill".
·       Implantação e conservação de áreas verdes e taludes.
·       Monitoramento e conservação da barragem de rejeitos.
OBSERVAÇÕES E CURIOSIDADES:
·       Apesar de ser um empreendimento que emprega tecnologia avançada a MSG é obrigada a conviver com zonas de garimpagem improvisadas e perigosas, como a Mina dos Ingleses, o mais antigo e insólito garimpo da região.
·       A barragem que serve de contenção aos rejeitos da cianetização, altamente tóxicos, representa o ponto de maior perigo para o meio ambiente local; apesar dos controles existentes, já aconteceram vazamentos graves, prejudicando a fauna do rio Vermelho e a sua população ribeirinha.

·       A cobertura natural do município de Crixás é o cerrado (savana) e, por vezes, os seus rios ainda apresentam as florestas de galeria que sofreram nas últimas décadas danosa interferência humana.

CONTATO  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?