cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA U

APRESENTAÇÃO

A uniformização e divulgação da terminologia utilizada em ciências naturais é hoje uma constante necessidade, em decorrência das características dinâmicas e inter-relacionadas dos componentes ambientais e da ampliação significativa do saber humano que, a cada dia, gera novas palavras, conceitos e definições. Engajado há mais de trinta e oito anos em levantamentos de recursos naturais e estudos ambientais, venho colecionando, catalogando e pesquisando os termos utilizados nestas atividades. Investiguei uma ampla bibliografia, tanto em fontes convencionais como na Internet. Nesta obra, procuro consolidar uma relação, a mais abrangente possível, das palavras e expressões que fazem parte da comunicação científica atual relacionada às pesquisas e estudos da Natureza. Vale salientar que, dentro do enfoque holístico adotado, não poderiam ser omitidas algumas palavras definidoras de situações e procedimentos específicos das ciências que, por estarem indiretamente relacionadas à ecologia, geralmente não constam nos vocabulários, glossários e dicionários especializados em termos ambientais e ecológicos. Aqui, estão reunidos mais de 6.400 verbetes e expressões que pertencem aos mais variados campos do saber, tais como, biologia, ecologia, palinologia, agronomia, biotecnologia, genética, botânica, zoologia, meteorologia, cartografia, mineralogia, climatologia, pedologia, geomorfologia, paleontologia, geologia, agricultura, fitopatologia, virologia e tantas outras ciências que estão, correlacionadas com o meio ambiente e os recursos naturais, sem esquecer que o contexto multidisciplinar e globalizado não permite excluir termos de áreas que, tradicionalmente, não são contempladas quando se faz uma relação como esta. Assim, palavras no âmbito da medicina, astronomia, socioeconomia, metalurgia, engenharia, estatística, tecnologia, robótica, cibernética, comunicação e informática, entre outras áreas do conhecimento humano, estão inclusas aqui.


U
u  Colocado após o síbolo dos horizontes A e H, indica horizonte formado ou modificado pelo uso prolongado do solo como lugar de residência ou como área cultivada por períodos relativamente longos, com adição de material orgânico, material estranho e outros, como ossos, conchas, cacos de cerâmica, em mistura ou não com material original. (Pedologia)
ucuúba-punã (Iryanthera tricornis)  Árvore da família Myristicaceae, de porte médio, chegando a 30 m de altura, com fuste retilíneo, às vezes superior a 70 cm de diâmetro, casca avermelhada escamosa com 1,0 cm de espessura; madeira moderadamente pesada; cerne castanho-escuro, bem diferenciado do alburno creme-escuro brilhante; grã direita; textura média; figura pouco destacada, cheiro e gosto indistintos.
údico  Classe de regime de solo onde nenhuma parte da seção de controle poderá permanecer seca por 90 ou mais dias cumulativos durante o ano, na maioria dos anos. (Pedologia)
Ultissolo Ordem do sistema americano de classificação de solos (Soil Taxonomy); esta classe engloba os solos que contêm um horizonte subsuperficial apresentando um considerável teor de argilominerais translocados e baixa saturação por bases; Ultisol.
ultracataclasito  Rocha cataclástica coesa que encerra menos de 10% de porfiroclastos.
ultraestrutura  Características estruturais da célula que podem ser estudadas apenas por microscopia eletrônica. (Citologia)
ultrametamorfismo  Processo metamórfico que ocorre em condições de extrema pressão e temperatura, ocasionando fusão parcial ou total das rochas , com produção de magma. (Geologia)
ultramicroterremoto  Terremoto que apresenta uma magnitude igual ou menor do que zero na escala Richter; o limite é arbitrário, podendo variar de acordo com seu uso.
ultra-som  Som cuja freqüência é superior a 20 kHz.
ultravulcanismo  Erupção vulcânica caracterizada por violentas explosões gasosas e poeira líticas, com pouca ou nenhuma escória incandescente; é comumente observada quando da abertura ou reabertura de um ventvulcânico.
umari  Árvore que pode atingir 25 m de altura, (Poraqueiba paraensis), com fruto do tipodrupa, casca fina, amarelo-alaranjada, mesocarpo carnoso-oleoso e endocarpo fibroso, delgado, envolvendo uma volumosa semente de 6 cm de comprimento; é espécie nativa e exclusiva do Pará, comum em todo o estuário até o baixo Amazonas; frutifica de janeiro a junho.
umari  Designação comum a duas plantas amazônicas da família das Icacináceas, de madeira leve, Poraqueiba paraensis e Poraqueibasericea, cujos frutos são comestíveis.
umidade absoluta  Massa total de água em um dado volume de ar; é expressa em gramas por metro cúbicode ar; é a quantidade de vapor no ar em certo momento.
umidade atmosférica   Quantidade de água retida no ar, resultado da evaporação (maior no mar e menor na Terra) e da evapotranspiração das plantas, conforme a altitude, a latitude, os ventos e a temperatura que, quando alta, aumenta o ponto de saturação, isto é, a capacidade de retenção de vapor d’água pela atmosfera. (Meteorologia)
umidade disponível do solo  Quantidade de umidade presente no solo disponível para ser utilizada pelas plantas.
umidade do solo  Umidade presente na porção do solo situada acima da superfície do lençol freático, incluindo o vapor d'água presente nos interstícios.
umidade específica  Massa de vapor d'água por quilograma de ar.
umidade relativa  Razão entre o conteúdo real de umidade de uma amostra de ar e a quantidade de umidade que o mesmo volume de ar pode conservar na mesma temperatura e pressão quando saturado; geralmente é expressa na forma de porcentagem. (Climatologia)
umiri  Planta de porte variável, árvore ou arbusto (Humiria balsamifera), com fruto tipo drupa de cor roxo-escura quando maduro; seu habitat preferido é a campina, onde é encontrado na forma de arbustos com um metro de altura; é abundante na região do Salgado no Pará, principalmente nas ilhas de vegetação baixa; floresce de maio a setembro e frutifica logo depois.
umotinas  Subgrupo indígena Bororo de língua da família Otukê, do tronco Macro-Jê; eram conhecidos como barbados, porque usavam barba, às vezes postiça - feita de pêlos de macaco bugio ou de cabelos das mulheres da tribo; vivem na Área Indígena Umutina, no município de Barra dos Bugres no Mato grosso, juntamente com os Paresí, Kayabí e Ñambikwára.
unda  Porção do fundo aquoso, situada na zona de ação das ondas; nos mares, o limite mais profundo alcança até a borda da plataforma continental.
undatema  Depósito sedimentar formado em ambiente de unda, sendo caracterizado por apresentar granulação mais ou menos grossa, muitas mudanças faciológicas e freqüentes estruturas sedimentares hidrodinâmicas.
ungulados  Mamíferos herbívoros, normalmente dotados de cascos, e por vezes desprovidos dos mesmos, como os sirênios; mostram alta adaptação dos dentes, podendo faltar os caninos, enquanto os molares possuem comumente coroas retangulares; muitos ungulados apresentam chifres.
unidade ambiental  É uma unidade geoambiental definida como uma entidade espacializada, na qual o material de origem do solo, a vegetação natural, o modelado e a natureza e distribuição dos solos, em função da topografia, constituem um conjunto de problemática homogênea, cuja variabilidade é mínima, de acordo com a escala cartográfica. (Ecologia)
unidade astronômica - UA  Distancia média Terra-Sol, aproximadamente de 150.000.000 km (149.597.900 km = 499.012 sec/luz). (Astronomia)
unidade bioestratigráfica  Conjunto de camadas que contém tipos específicos de fósseis, preferencialmente contemporâneos à acumulação; são unidades reais, observadas; a zona é a unidade básica geral de classificação, existindo diferentes categorias, sendo que as cinco principais são a cenozona, a zona de amplitude, a filozona, a epíbole e a zona diferencial superior. (Paleontologia)
unidade cronoestratigráfica  Conjunto de estratos que constituem uma unidade, por conter as rochas formadas durante determinado intervalo de tempo geológico; estão limitadas por superfícies isócronas; a categoria e a magnitude relativas das unidades na hierarquia cronoestratigráfica são funções da duração do intervalo de tempo representado por suas rochas e da espessura do conjunto de estratos que as formam; as unidades são eonotema, eratema, sistema, série, andar e cronozona. (Geologia)
unidade de tratamento preliminar de esgoto  Denominação adotada para quando a unidade de tratamento possuir apenas gradeamento antes da disposição final do esgoto em corpos de água. (Saneamento)
unidade de tratamento primário de esgoto  Denominação adotada para quando além do tratamento preliminar existir também decantador e secagem do lodo. (Saneamento)
unidade fisiográfica  Região caracterizada por elementos da estrutura e natureza das rochas, acrescidos das indicações da rede hidrográfica, do clima, do aspecto topográfico e da idade das rochas; a extensão de uma unidade fisiográfica depende da escala adotada como base. (Geografia)
unidade geocronológica  Divisão de tempo tendo como base o registro das rochas, particularmente quando expressa por unidades cronoestratigráficas; é uma unidade imaterial; em ordem hierárquica descendente são: Éon, Era, Período, Idade e Crono. (Geologia)
unidade geomorfológica  Associação de formas de relevo recorrentes, originadas de uma evolução comum. (Geomorfologia)
unidade litodêmica  Unidade estabelecida, como as unidades litoestratigráficas, em bases litológicas, destas se distinguindo, porém, tanto por características litoestruturais como pelo fato de não observarem o princípio da superposição. (Geologia)
unidade litoestratigráfica  Conjunto rochoso caracterizado por um tipo ou combinação de vários tipos litológicos, ou por outras marcantes feições litológicas; pode consistir de rochas sedimentares, ígneas ou metamórficas, separadas ou intercaladas, consolidadas ou não. (Geologia)
unidade litoestratigráfica formal  Unidade definida e denominada de acordo com um esquema de classificação explicitamente estabelecido e convencionalmente aceito; a classificação adotada para as unidades litoestratigráficas formais é: Supergrupo, Grupo, Subgrupo, Formação, Membro, Camada, Complexo, Suíte, e Corpo. (Geologia)
unidade taxonômica de solos  É conceituada segundo um conjunto de características e propriedades do solo, conhecidas por meio do estudo de pedons e polipedons e corresponde à unidade de classificação mais homogênea em qualquer nível categórico de sistema taxonômico. (Pedologia)
unidade-animal - UA  Considerado para ser uma vaca de 1.000 lbs (453,6 kg) ou o equivalente baseado no consumo de forragem diário médio de 26 lbs (11,8 kg) de matéria seca. (Zootecnia)
unidades de conservação  São extensões do território nacional, protegidas legalmente conforme seu tipo; Leis e Decretos específicos regulam cada tipo de unidade; a Resolução CONAMA 011, de 03 de Dezembro de 1987, denomina coletivamente estas unidades como áreas naturais protegidas e Sítios Ecológicos de Relevância Cultural, criadas pelo Poder Público; são elas: Parques (Nacional - Estadual - Municipal); Florestas (Nacional - Estadual – Municipal); Estações Ecológicas (Nacional - Estadual – Municipal); Áreas de Proteção Ambiental (Nacional - Estadual – Municipal); Reservas Ecológicas e Áreas de Relevante Interesse Ecológico.
unidades de mapeamento de solos  São áreas de solos definidas em função das unidades taxonômicas que as compõem, e representadas por uma simbologia convencional; por exemplo: PVd12, LA7, TREd15. (Pedologia).
uniformitarianismo  Teoria que se opõe à doutrina dos cataclismos ou catástrofes para explicar o aparecimento e as transformações dos diferentes acidentes de relevo; é um princípio fundamental ou doutrina, na qual os processos geológicos e as leis naturais, atuantes no presente, modificam a crosta terrestre de forma regular e, essencialmente com a mesma intensidade que atuaram através do tempo geológico, sendo que os eventos geológicos passados podem ser explicados pelos fenômenos e forças observadas no presente; atualismo.
universo fechado  Modelo do universo que tem geometria esférica (consequentemente é finito no espaço) e que eventualmente deixará de se expandir para ter um colapso (logo será finito no tempo). (Astronomia)
uralitização  Processo através do qual os piroxênios são substituídos por actinolita ou tremolita fibrosas.
urânio  Elemento de número atômico 92, metálico, branco, pouco duro, denso, radioativo, fissionável, utilizado para a produção de energia nuclear.
uranita  Denominação comum aos minerais que cristalizam no sistema ortorrômbico do grupo das uranitas, ao quais têm como representantes principais a autunita (fosfato de urânio e cálcio hidratado), a torbenita (fosfato de urânio e cobre hidratado) e a zeunorita (arseniato de cobre e urânio hidratado).
urbanização  Processo resultante do crescimento da população das cidades que demanda acréscimos de infraestrutura e serviços como água, luz, esgoto, transporte, saúde, etc.
urubu  Ave da família dos Cathartideos que vive em bando à procura de cadáveres de animais; a carniça é seu único alimento e, por isso, é considerado como um saneador de grande importância; o urubu desempenha um papel saneador, eliminando animais mortos em decomposição; seu suco gástrico é bioquimicamente tão ativo que neutraliza as toxinas cadavéricas e bactérias, eliminando perigos posteriores de infecção, como o botulismo, doença que ataca o homem e outras aves.
urubu-rei (Sarcoramphus papa)  É uma ave forte e útil para os outros urubus, pois dilacera o alimento com a maior facilidade, mas é exigente, não gosta de carniça exageradamente podre; o seu nome popular é bem apropriado porque os outros urubus só se aproximam quando ele termina a refeição.
urucum  Arbusto (Bixa orellana), que produz um corante natural, de cor vermelha, muito usado pelos índios para colorir os objetos de cerâmica e, também, para pintar os próprios corpos nos rituais de caráter religioso ou bélico; além disso, é empregado como repelente de insetos; por causa das restrições aos corantes sintéticos o urucum aparece como alternativa importante para as indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.
usina de compostagem  Instalação industrial onde se processa a transformação do lixo em composto orgânico para uso agrícola.
usina de incineração  Instalação especializada onde se processa a queima controlada do lixo, com o objetivo de transformá-lo em matéria estável e portanto inofensiva a saúde pública; pode ainda ser utilizado forno especialmente projetado para tal finalidade. (Saneamento)
usina de lixo  Instalação onde é efetuado o processamento de resíduos sólidos, como a triagem, a prensagem, a incineração, a pirólise, etc. (Saneamento)
usina de ponta  Usina que é normalmente operada para fornecer energia elétrica durante os períodos de pique de carga. (Energia)
usina de reciclagem  Instalação industrial onde materiais misturados ao lixo são separados por triagem manual, tais como papéis, plásticos, vidros, pedaços de pano, ou também através de sistema magnético como no caso de materiais ferrosos. (Saneamento)
usina de triagem  Instalação onde é efetuada a separação dos materiais presentes no lixo, após sua coleta e transporte. (Saneamento)
usina hidrelétrica  Denominação utilizada para indicar o conjunto de todas as obras e equipamentos destinados à produção de energia elétrica, e que utilizam um potencial hidráulico. (Energia)
usina nuclear  Local de geração de energia elétrica a partir da energia gerada pela fissão nuclear dentro de um reator, que está no interior de uma caldeira, cuja água aquecida pela energia calorífica (ou térmica) do processo, transforma-se em vapor d’água, que impulsiona as turbinas, e estas, por sua vez, acionam o gerador de energia elétrica. (Energia)
usina reversível  Usina em que a energia elétrica é gerada através da utilização de água que foi previamente bombeada para um reservatório de acumulação. (Energia)
uso consuntivo Tipo de consumo da água, quando pelo menos parte dela não retorna ao curso original; como exemplos podemos citar o uso doméstico, cujo retorno está na faixa de 70% da água utilizada, além do uso industrial e agrícola (irrigação), cujos retornos dependem do grau de tecnologia utilizada, especificação da atividade, tipo de solo, etc; normalmente a água retorna com qualidade inferior à captada.
uso múltiplo da terra  Uso harmonioso de uma área (range) para mais de um propósito, exemplo: pastejo por animais domésticos, produção de animais selvagens, recreação e produção de madeira; não necessariamente a combinação que irá produzir o maior retorno econômico.
uso não consuntivo Tipo de consumo da água que não altera a quantidade e a qualidade de água dos mananciais, não influenciando diretamente a disponibilidade dos recursos hídricos; é o caso da geração de energia elétrica, navegação, recreação, pesca e composição paisagística.
usucapião  Instrumento legal que possibilita o acesso à propriedade da terra pela posse; a Constituição Brasileira estabelece que os terrenos rurais cuja posse seja de vinte anos ou mais podem entrar num processo de usucapião, que acabará por dar a propriedade ao posseiro; nas cidades, o tempo de posse para efeito de usucapião é de cinco anos. (Direito)
uvala  Depressão maior do que uma dolina, e que se apresenta com a forma de uma rosácea irregular, resultante da coalescência de várias dolinas ou articulada a um sistema de fraturas do substrato rochoso.
uxi  Árvore grande com até 30 m de altura (Endopleura uchi), cujo fruto e uma drupa pesando 50 a 70 g, casca lisa, verde-amarelada ou parda no fruto maduro; parte comestível (mesocarpo) é carnoso-farináceo, oleoso com 5 mm de espessura; o caroço é lenhoso, extremamente duro; planta nativa do Pará e Amazonas, habitando as matas de terra-firme, sobretudo no estuário e região bragantina; frutifica regularmente em dezembro e termina em junho.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?