cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA E

E
 Colocado após o símbolo do horizonte B e parte inferior do A espesso, indica horizontes mais escuros que os contíguos, podendo ou não ter teores mais elevados de matéria orgânica, não associada com sesquióxidos. (Pedologia)

 Ver horizonte E, horizontes do solo. (Pedologia)

ébano  Árvore da família das EbenáceasDiospyros tesselaria, que apresentam madeira muito escura, pesada e resistente.

ebonite  Substância dura e de coloração negra, obtida pela vulcanização da borracha com elevados teores de enxofre.

eclíptica  Trajetória que o Sol descreve no céu durante o ano; é representada nos mapas celestes por uma linha ponteada. (Astronomia)

Eco 92  Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - CNUMAD, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, vinte anos após  a conferência de Estocolmo; foram 178 países reunidos, incluindo cerca de 100 chefes de Estado; Cúpula da Terra.

ecodesenvolvimento  É um processo criativo de transformação do meio com a ajuda de técnicas ecologicamente prudentes, concebidas em função das potencialidades deste meio, impedindo o desperdício inconsiderado dos recursos, e cuidado para que estes sejam empregados na satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade, dada a diversidade dos meios naturais e dos contextos culturais; visão moderna do desenvolvimento consorciado com o manejo dos ecossistemas, procurando utilizar os conhecimentos já existentes na região, no âmbito cultural, biológico, ambiental, social e político, evitando-se assim a agressão ao meio ambiente. Ver desenvolvimento sustentado.

ecoespécie  Subdivisão de uma cenoespécie que é capaz de livre intercâmbio de genes entre os seus membros, sem prejuízo da fertilidade; pode ser mais ou menos capaz de armazenamentos férteis com membros de outras subdivisões da cenoespécie.

ecofisiologia  Estudo das adaptações fisiológicas de organismos a seu ambiente; determina como um organismo reage ao impacto ambiental. ou as interrelações funcionais que se estabelecem entre os componentes de um organismo ao enfrentarem as restrições impostas pelas flutuações ambientais. Ver autoecologia.

ecologia  Ciência que estuda todas as relações entre os organismos atuais e os ambientes envolventes, a distribuição dos organismos nestes ambientes , bem como a natureza das suas interações.

ecologia etológica  Ver: etologia.

ecomigrante  Termo que designa as legiões de pessoas que, devido à degradação ou outros problemas ambientais, são levadas a migrar de suas regiões de origem para outras regiões ou países; é o que fez milhões de habitantes da Somália se tornarem involuntariamente nômades, ao fugirem para a Etiópia, e da Etiópia para o Sudão, e de lá para Burma, e então para Bangladesh, na Índia.

ecossistema  Conjunto de componentes abióticos (elementos sem vida animada) e biótico (seres vivos) que num determinado meio, trocam matéria e energia; é pois o conjunto de uma comunidade (biocenose) mais o meio que a cerca (biótipo); é a unidade funcional básica da ecologia; são exemplos de ecossistemas os rios, os mares, os desertos, os lagos, as florestas, as planícies etc. (Ecologia)

ecótipo  Conjunto de indivíduos de uma comunidade que apresentam o mesmo padrão genotípico. (Ecologia)

ecótono  Zona de transição entre duas comunidades; suas dimensões são variáveis e nele vivem espécies provenientes das comunidades vizinhas além de espécies peculiares à própria região; mistura florística entre tipos de vegetação (contato entre tipos de vegetação) ou região de transição entre dois tipos fisionômicos distintos onde ocorre maior diversidade florística devido a existência de tipos de vegetação pertencentes a um e outro.

ecoturismo  É o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas; toda atividade realizada em área natural com o objetivo de observação e conhecimento da flora, fauna e aspectos cênicos, com ou sem o sentido de aventura; prática de esportes e realização de pesquisas científicas. (Economia)

ectomicirrizas  São associações simbióticas mutualistas, formadas predominantemente por basidiomicetos, e ocorrem nas espécies arbóreas, em especial naquelas de clima temperado, como as coníferas, sendo portanto, de ocorrência restrita nos trópicos; os fungos criam uma cobertura que circunda a parte externa da raiz.

edáfico  Pertencente ou relativo ao solo; resultante ou influenciado por fatores inerentes ao solo ou outro substrato, mais que por fatores climáticos.

edafologia  Ciência que trata da influência dos solos em seres vivos, particularmente plantas, incluindo o uso da terra pelo homem, com a finalidade de proporcionar desenvolvimento de plantas.

edema  Acúmulo de líquido entre as células de uma determinada região ou órgão, causando aumento da região afetada; o acúmulo de líquido em todo o corpo é chamado de anasarca. (Medicina)

EDTA - ácido etilenodiaminotetracético  Usado na determinação de cálcio e magnésio por titulação quelatométrica; ácido etilenodinitrilotetracético. (Pedologia)

educação ambiental  É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tomam aptos a agir - individual e coletivamente - e resolver problemas ambientais presentes e futuros; suas características fundamentais são: o enfoque orientado à solução de problemas concretos da comunidade; o enfoque interdisciplinar dos problemas do meio ambiente; do meio ambiente; a participação da comunidade; e o caráter permanente, orientado para o futuro.

efeito aditivo  Efeito de um alelo sobre o fenótipo, numa estimativa média sobre a variedade de combinações genéticas nas quais ele ocorre; efeito independente de outros alelos com os quais ele está combinado. (Genética)

efeito chaminé  Fenômeno que consiste na movimentação vertical de uma massa gasosa localizada ou do fluxo de gases devido à diferença de temperatura ou pressão com relação ao meio circundante.

efeito cumulativo  Fenômeno que ocorre com inseticidas e compostos radioativos que se concentram nos organismos terminais da cadeia alimentar, como o homem.

efeito de ambiente permanente  Ocorre somente durante um período da vida do animal, mas que afeta seu desempenho pelo restante de sua vida produtiva. (Melhoramento Genético)

efeito de ambiente temporário  Devido a fatores eventuais, associados ao meio ambiente e que afetam temporariamente os desempenhos dos animais. (Melhoramento Genético)

efeito de Coriolis  Fenômeno devido à rotação da Terra que produz uma aceleração nas massas de ar, variável em função do local em que se encontram (equador ,trópicos, polos ,etc.); a força gerada desloca os ventos à direita no hemisfério norte, e à esquerda no hemisfério sul.

efeito do fundador  Alterações na frequência gênica em uma nova população fundada por uma amostra muito pequena da população existente; assim, o grupo fundador não carrega a frequência gênica da população original. (Melhoramento Genético)

efeito doppler  Mudança aparente na frequência da energia radiante quando a distância entre o emissor e o receptor está sendo modificada. (Sensoriamento Remoto)

efeito estufa  Fenômeno atmosférico natural, em que alguns gases que compõem a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para o interior, mas aprisionam o calor gerado dentro da estufa; o responsável por esse fenômeno: gases presentes na atmosfera, como o vapor de água, que é o principal gás estufa, cuja quantidade contida no ar varia muito, no tempo e no espaço; o segundo em importância é o gás carbônico (CO2). Além desses existem metano (CH4), ozônio (O3) e óxido nitroso (N2O). Os compostos de clorofluorcarbono (CFC’s), fabricados pelo homem, também são capazes de aprisionar calor; em condições normais, devido a esse efeito, a temperatura média do ar próximo à superfície é de 15º C; em sua ausência essa temperatura seria de 18º C abaixo de zero; portanto, quando as quantidades dos gases estufa estão equilibradas, este é um efeito que traz benefício aos seres vivos. Ver aquecimento global.

efeito materno  Efeito não-gênico nuclear da mãe sobre o fenótipo do filho em função de fatores como herança citoplasmática, transmissão de doenças da mãe à progênie, ou condições nutricionais. (Melhoramento Genético)

efeito rebote  É uma reação secundária do organismo a um estímulo primário de uma droga qualquer, no sentido de manter a homeostase orgânica, ou seja, drogas utilizadas classicamente para determinado tratamento promovem, inicialmente, uma melhora como efeito primário, e despertam, como ação secundária, uma exacerbação dos sintomas iniciais, após a suspensão da medicação ou tratamento irregular; reação paradoxal.

efeito Tyndall  Fenômeno que consiste na difração dos raios luminosos que atravessam uma solução coloidal, em face das partículas de um colóide apresentarem diâmetro médio superior ao comprimento de onda dos raios; este efeito torna visível um feixe de raios luminosos, quando o observador encontra-se perpendicularmente ao trajeto dos raios.

efêmera  Planta que completa seu ciclo de vida desde a germinação  da semente até a produção de novas sementes , em um prazo muito curto de tempo, com algumas gerações por ano; em vista disto tem sistema radicular pouco desenvolvido e se abastece de água superficial. (Fitogeografia)

efemérides  Publicação que apresenta as coordenadas equatoriais celestes dos astros para determinadas épocas correspondentes a intervalos de tempo regularmente espaçados. (Astronomia)

eflorescências  Marcas de bolor decorrentes da infiltração de água. (Engenharia Civil)

eflorescências  São ocorrências de sais cristalinos sob a forma de revestimentos, crosta e bolsas, após período seco, nas superfícies dos elementos estruturais, nas fendas e nas superfícies, podendo ter aspecto pulverulento; são constituídas principalmente por cloreto de sódio, sulfatos de cálcio, magnésio e sódio e, mais raramente, por carbonato de cálcio. (Pedologia)

efluente  Qualquer tipo de água ou líqüido, que flui de um sistema de coleta, ou de transporte, como tubulações, canais, reservatórios, e elevatórias, ou de um sistema de tratamento ou disposição final, com estações de tratamento e corpos de água.

efluente estável  Despejo tratado que contém oxigênio suficiente para satisfazer sua demanda de oxigênio.

egretas  Penas ornamentais que aparecem no período reprodutivo e que são substituídas posteriormente por penas de cobertura normais. (Zoologia)

eixo de simetria  Linha imaginária ao redor da qual um cristal pode ser rotacionado de modo que suas faces, linhas ou ângulos idênticos, possam ser vistos pelo menos duas vezes durante uma rotação completa. (Cristalografia)

eixos cristalográficos  Linhas imaginárias que passam pelo centro de um cristal ideal como eixos de referência, sendo tomados paralelamente às arestas de interseção das faces principais do cristal; todos os cristais, com exceção dos pertencentes ao sistema hexagonal, são referidos aos três eixos cristalográficos. (Cristalografia)

eixos fiduciais  Linhas que unem as marcas de fé opostas em uma fotografia aérea; o eixo X é ,em grau, considerado, aproximadamente paralelo à linha de vôo. (Aerofotogrametria)

eixos geométricos  Sistema triortogonal de eixos referenciais arbitrários, utilizados na direção de estruturas, principalmente no caso de dobras, e correntemente referidos através das letras abc ou ABC. (Geologia)

ejetólito acessório  Ver ejetólito cognato. (Geologia)

ejetólito acidental  Fragmento derivado do embasamento subvulcânico e, deste modo, podendo apresentar qualquer composição. (Geologia)

ejetólito cognato  Fragmento derivado de rochas vulcânicas co-magmáticas originado de erupções anteriores, provenientes do mesmo vulcão; ejetólito acessório. (Geologia)

ejetólito juvenil  Fragmento oriundo diretamente da erupção magmática, e consistindo de partícula densa ou inflada da fusão resfriada, ou de cristal presente no magma antes da erupção. (Geologia)

el niño  Fenômeno natural e cíclico que reaparece em intervalos irregulares de 3 a 5 anos e que consiste no aquecimento anômalo das águas superficiais do oceano Pacífico equatorial no setor centro-oriental; resultado de uma interação entre o oceano e a atmosfera, o fenômeno provoca modificação no fluxo de calor o que acarreta fortes alterações nas condições do tempo em várias partes do mundo. (Meteorologia)

elasticidade  Tensão máxima que ainda provoca deformação elástica. (Física)

elastômero  Polímero com elevada elasticidade. (Química)

elemento ambiental  Aplica-se a uma unidade relativamente simples do meio ambiente. (Ecologia)

eletricidade  É uma energia derivada que pode ser produzida a partir da maioria das formas energéticas; o mais importante processo da sua produção consiste em recorrer a um gerador ou alternador que converte a energia mecânica fornecida por um processo térmico ou por uma turbina hidráulica; na maior parte das suas aplicações, deve ser produzida no momento do seu consumo, pois, o seu armazenamento só é possível indiretamente e em aplicações muito restritas; fenômeno físico associado a descargas elétricas estáticas ou em movimento, fundamentado no princípio da carga convencionalmente negativa do elétron; o princípio físico em função do qual uma das partículas atômicas, o elétron, apresenta uma carga que, por convenção, se considera de sinal negativo constitui o fundamento dessa forma de energia, que tem uma infinidade de aplicações na vida moderna. (Energia)

eletroforese  Fenômeno que consiste na migração das partículas coloidais quando submetidas a ação de um campo elétrico; os colóides podem possuir cargas elétricas, por estarem eles mesmos carregados ou pelo fato de adsorverem eletrólitos.

eletroforese de isoenzimas  Técnica empregada para separar formas múltiplas de uma enzima mediante um campo elétrico induzido dentro de um gel.

elétron  Partícula constituinte dos átomos e moléculas, que possui a menor quantidade de carga elétrica livre que se conhece, com massa igual a 1/1837 vezes a massa do próton, spin 1/2, e carga igual a 1,60 x 10-19 C; símbolo: e, é; encontrada nas camadas que cercam os núcleos dos átomos; sua interação com os elétrons vizinhos, cria os laços químicos que unem os átomos como moléculas.

elétron de valência  Partícula eletrônica que normalmente se encontra na camada mais externa de um átomo e influi na determinação das suas propriedades ópticas, químicas e condutoras.

elétron óptico  Ver elétron de valência.

eletrônica  É a parte da física aplicada que estuda os fenômenos relacionados com os elétrons, ou cargas elétricas elementares, seu comportamento e suas propriedades em estado livre; de um ponto de vista mais próximo da engenharia, tende-se a considerar a eletrônica como a parte da física que trata dos circuitos elétricos e de instrumentos constituídos por válvulas termoiônicas, dispositivos semicondutores (transistores, termistores, circuitos integrados), tubos de raios catódicos e outros componentes, entre os quais os baseados no efeito fotoelétrico (células fotoelétricas, válvulas fotomultiplicadoras, etc).

eletroosmose  Fenômeno eletrocinético no qual um líquido é movido em relação a uma  superfície carregada estacionária , por efeito de um campo elétrico.

elevação  Ponto elevado da altura dos astros acima do horizonte. (Astronomia)

elipsóide de deformação  Configuração geométrica do estado deformado de uma figura originalmente esférica, pertencente a um corpo submetido a um campo de tensões. (Física)

elongação  Porcentagem de extensão (elongação positiva) ou contração (elongação negativa) sofrida por um corpo, sendo obtida pela fórmula e=L-L0, sendo L0 o comprimento inicial e L o comprimento final. (Física)

elutriação  Contínuo ultrapassar de umas partículas por sobre as outras durante seu transporte.

eluvião  Material detrítico resultante da desintegração da rocha matriz, e que permanece in situ; pode o material  ser deslocado ou mesmo arrastado por águas encosta abaixo, por uma certa distância, porém não pode ser transportado por uma corrente.

embaciamento  Prática agrícola que consiste na abertura de sulcos entre cada linha de plantio de culturas perenes, ajudando a diminuir a velocidade das águas que escorrem pelo terreno; esta técnica difere do terraceamento pela quantidade de sulcos. (Agronomia)

embaiamento  Reação descontínua que ocorre entre minerais formados precocemente e o líquido magmático, conduzindo à sua dissolução ou absorção; tais efeitos incluem o arredondamento das arestas e a formação de entradas que penetram nos cristais.


embargo  Ato do governo que consiste na proibição de importação/exportação de um produto específico, ou na proibição de comercializar com determinado país. (Direito)

embolia  Obliteração de um vaso sanguíneo por um êmbolo, isto é, por um coágulo sanguíneo que é transportado pela circulação. (Medicina)

embrião  Óvulo fertilizado nas fases mais iniciais de desenvolvimento pré-natal, normalmente anteriores ao desenvolvimento das partes do corpo; planta rudimentar no interior da semente, formada a partir da fertilização.

embriogênese  Processo de formação e desenvolvimento do embrião, a partir de células não- embrionárias.

embrionia adventícia  Formação de semente assexuada na qual o embrião se forma diretamente de uma célula somática, geralmente do nucelo e eventualmente dos integumentos do óvulo.

emergente  Árvore mais alta que as demais, e cuja copa se estende acima do dossel da floresta. (Fitogeografia)

emersão  Denominação utilizada para indicar que uma área anteriormente submersa passou a condições subaéreas, devido ou a descida do nível do mar ou levantamento do continente.

emetina   Alcalóide extraído da ipecacuanha, utilizado como medicamento, cuja fórmula é: C29H40O4N2; provoca vômitos.

emigração  Ver migrações externas. (Sócio-Economia)

emissário  Coletor que recebe o esgoto de uma rede coletora e o encaminha para um ponto final de despejo ou de tratamento. (Saneamento)

emissário submarino  Sistema utilizado por algumas cidades litorâneas para canalizar os esgotos e os lançar em alto mar por meio de uma tubulação submersa. (Saneamento)

empolamento  Aumento do volume ocupado pelo material, à medida que se fragmenta ou se desagrega, em relação a um estado anterior de maior adensamento.

emulsão  Mistura líquida heterogênea constituída de duas ou mais fases, normalmente não miscíveis entre si, mas que são mantidas em suspensão uma na outra, graças a uma forte agitação ou devido a emulsionantes que modificam a tensão superficial.

encher  Aumento da pressão no centro de um ciclone ao longo do tempo. (Meteorologia)

enclave  Corpo litológico que apresenta formas e dimensões variadas, englobado por uma rocha magmática, da qual difere pelo aspecto composicional e/ou textural. (Geologia)

encrave  Área de tensão ecológica constituída por vegetação de transição; áreas disjuntas que se contatam.

encrinito  Rocha carbonatada de origem bioclástica, constituída essencialmente de fragmentos de crinóides

encruamento  Achatamento dos grãos do material quando trabalhado a frio. (Metalurgia)

encruamento  Fenômeno produzido em função de uma excessiva secagem artificial da superfície da madeira, levando ao seu endurecimento, impedindo deste modo que haja a secagem do interior da madeira. (Dendrologia)

encurtamento de radar  Fenômeno que ocorre quando as pendentes estão voltadas para a antena (reflexão frontal aguda); devido aos seus posicionamentos terão um único retorno, mostrando-se brilhantes (tons brancos no Radar de Visada Lateral), e apresentendo-se sob a forma de linhas ou traços grossos. (Sensoriamento Remoto)

endameba  Animal protozoário, sarcodíneo, rizópode, amebino, do gênero Endamoeba, que são parasitas obrigatórios, com formas vegetativas ou trofozoitos; a espécie Endamoeba histolytica é agente etiológico da desinteria amebiana no homem; entameba.

endemia  Doença que ocorre constantemente em determinado lugar, acometendo um número variável de pessoas.

endêmica  Característica de uma espécie viva cuja distribuição está limitada a uma zona geográfica definida, seja um determinado ecossistema, bioma, ou região do planeta; muitas vezes, é o isolamento de um habitat que permite o processo de especiação, isto é, a surgimento de espécies novas só naquele local; pode ainda ser vista como uma relação de dois fatores: o grau de isolamento - quanto maior o isolamento maior a endemia; relacionado com grau de mobilidade do animal - quanto maior a mobilidade menor a endemia.

endemismo  Isolamento de uma ou várias espécies em um espaço terrestre, após uma evolução genética diferente daquelas que tiveram lugar em outras regiões.

endoderma  Camada celular localizada entre o córtex e o cilindro central e cujas células apresentam espessamentos suberizados nas paredes radiais, muito comum em raízes novas. (Botânica)

endoenzima  Enzima formada intracelularmente e não excretada no meio de cultura.

endófita  Organismo que vive pelo menos uma parte do seu ciclo de vida dentro de uma planta hospedeira como um parasita ou simbionte.

endogamia  Corresponde à perda de vigor quando são cruzados indivíduos relacionados por ascendência; o máximo de endogamia ocorre com a autofecundação. Ver coeficiente de endogamia. (Genética)

endoparasito  Parasito que vive no interior dos tecidos ou encontra-se presente na corrente sanguínea de seus hospedeiros.

endorréico  Que drena para bacias interiores. (Hidrlogia)

endoscopia  Procedimento no qual é utilizado o endoscópio. (Medicina)

endoscópio  Fino tubo fexível que pode varriar desde pouco mais de 1 a 2,20 m de comprimento que tem uma pequena luz e uma câmera de vídeo em sua extremidade. Pode ser utilizado para examinar o esôfago, estômago e duodeno. (Medicina)

endosperma  Tecido nutritivo originado da dupla fecundação que ocorre nas Angiospermas; pode não estar presente na semente ou estar reduzido a uma fina película; estas reservas são utilizadas pelo embrião durante o processo de germinação.

endotermia  Capacidade apresentada por um indivíduo em manter a temperatura de seu corpo aproximadamente constante, independentemente da variação da temperatura externa, através da geração metabólica de calor.

energia  Capacidade dos corpos e sistemas para realizarem trabalho; substrato básico de todos os processos de transformação, propagação e interação que ocorrem no universo. 

energia atômica  Ver energia termonuclear.

energia bruta  A quantidade de calor que é liberada quando uma substância é completamente oxidada numa bomba calorimétrica contendo 25 a 30 atmosferas de oxigênio.

energia eólica  Energia dos ventos que é captada para gerar energia elétrica; os cata-ventos modernos têm bases giratórias e pás leves feitas de fibra de vidro, que adaptam-se rapidamente à direção e velocidade dos ventos, sendo capazes de girar com ventos de até 10 m/seg.

energia geotérmica  É o calor interno da Terra que aflora através de vulcões e geiseres. Em áreas onde há vulcões, bombeia-se água da superfície para as profundidades do subsolo em que existam câmaras magmáticas que apresentam temperatura muito alta, e por isto, a água transforma-se em vapor, que retorna à superfície por pressão através de tubulações, acionando turbinas em usinas geotérmicas, produzindo energia elétrica. Ver grau geotérmico.

energia hidráulica  Energia potencial e cinética das águas.

energia limpa  Energia que não produz resíduos poluentes, por exemplo: a energia solar.

energia maremotriz  Aquela produzida pelas marés, que são movimentos verticais das águas oceânicas, resultantes da atração gravitacional exercida pelo Sol e Lua sobre o nosso planeta; em litorais onde a diferença entre a preamar e a baixa-mar for acentuada, há possibilidades concretas de utilização para gerar a energia das marés. Isto acontece no estuário do rio Rance, no litoral da Bretanha (França), onde se construiu uma represa, que enche com a preamar movimentando as turbinas no sentido de direção da água do mar para o continente; quando é baixa-mar, vai se esvaziando a represa, acionando as turbinas no sentido contrário.

energia solar fotovoltaica  Aquela que produz eletricidade diretamente dos elétrons liberados pela interação da luz do sol com certos semicondutores, tal como o silício localizado em um painel; o elemento principal desta tecnologia é a célula solar, que são conectadas para produzir um painel fotovoltaico, sendo que muitos painéis conectados formam um array ou módulo fotovoltaico; esta energia é confiável e silenciosa, pois não existe movimento mecânico; o movimento dos elétrons forma eletricidade de corrente direta; é muito usada para aquecimento de água residencial e os maiores produtores deste tipo de energia são os Estados Unidos e o Japão.

energia termonuclear  Energia liberada pela fissão nuclear, feita em um reator nuclear que libera energia de forma lenta, gradual e controlada, em quantidade enorme (1 kg de U235 libera tanta energia quanto 10.000 kg de carvão mineral ou 700 kg de óleo combustível); esta energia faz a água da caldeira entrar em ebulição, transformando-a em vapor que aciona as turbinas; a fonte mais usada para gerar esta energia é a do urânio, mineral radioativo, que é raro e apenas pode ser usado o U235; a tecnologia de transformação de U238 em U235 é altamente dispendiosa: de cada 100 kg de U238 retiram-se apenas 700 gramas de U235. Ver fissão nuclear.

energia útil produzida  Energia elétrica à saída da central.

engenharia agronômica  Ver agronomia.

engenharia civil  Ramo da engenharia que trata da elaboração de projetos, orçamentos, planejamento e execução de obras de construção civil, como edifícios, túneis, pontes, viadutos e estradas.

engenharia de produção  Parte da engenharia que se dedica ao estudo, à avaliação e à definição da melhor maneira de utilizar os recursos humanos e materiais no processo de produção.

engenharia florestal  Ramo da engenharia que se ocupa do estudo e exploração dos recursos florestais.

engenharia genética  Campo da ciência onde novas formas de vida são criadas pelos seres humanos; a base é a recombinação de genes, isto é, unidades hereditárias dos seres concentradas nos núcleos das células; técnicas in vitro permitem a introdução de novos genes num genótipo, por meio de DNA recombinante, em que um organismo (geralmente uma bactéria) é frequentemente usado como vetor para transferir a informação genética do doador para uma célula receptora; com aplicação em áreas como a agropecuária e a medicina. Ver bioética.

enquadramento dos corpos de água  Procedimento previsto na Lei de Recursos Hídricos (Lei Federal 9433/97) para assegurar a qualidade da água e reduzir o custo de combate à poluição, através de ações preventivas; é a qualificação do corpo d'água, segundo seus usos preponderantes e a classificação (classes de corpos de água) estabelecida pela legislação ambiental.

enrocamento  Acúmulo de fragmentos de rocha, utilizado como volume principal de uma barragem ou como proteção do parâmetro de montante (rip-rap), como proteção do aterro na encosta de uma ponte para evitar a erosão fluvial, em molhe e outras construções. (Engenharia Civil)

ensaio  Determinação da quantidade de metal contido em um minério. (Mineração)

enseada  Parte côncava de um litoral, que se apresenta com a forma de uma meia-lua , delineando uma baía muito aberta. (Geomorfologia)

entameba  Ver endameba. (Biologia)

enterite  Inflamação do intestino delgado. (Medicina)

enterococos  Bactérias do grupo de cocos, incluídas entre os estreptococos fecais, cujo ambiente natural é o intestino do homem ou dos animais de sangue quente ou que apresentam temperatura constante.

entomofilia  Polinização realizada por insetos atraídos pelas inflorescências entomófilas que são geralmente vistosas, e elaboram néctar, desprendendo odores.

entomologia  Estudo relativo aos insetos.


entropia  Quantidade relativa da energia perdida de modo natural e inevitável em um sistema físico-químico, conforme a segunda lei da termodinâmica; enquanto esta energia perdida vai aumentando, o sistema vai se aproximando cada vez mais de seu estado de equilíbrio; deste modo, a entropia pode ser considerada como uma medida de degeneração termodinâmica.

envelope  Tipo de envoltório que passa a fazer parte da estrutura do vírus depois que a partícula viral emerge da célula infectada, por gemulação. (Virologia)

envira-preta  Ver envira-surucucu.

envira-surucucu  Árvore comum no Estado do Amazonas (Bocageopsis multiflora), mas encontrada em toda a mata pluvial de terra firme da região amazônica, em geral no interior de capoeiras e capoeirões de terrenos arenosos elevados, de boa fertilidade e bem drenados; sua madeira é empregada na construção civil leve, para a confecção de remos e para lenha e carvão por ser relativamente suscetível ao apodrecimento; por ter uma bela copa e bela folhagem, é indicada para o uso paisagístico e para reflorestamentos; envira preta.

enxame aberto  Conjunto de estrelas jovens, que ainda não esgotaram o hidrogênio que têm no núcleo, e que se encontram normalmente em pequeno número (cerca de 10 mil) localizadas no disco da galáxia. (Astronomia)

enxame globular  Grande conjunto de estrelas velhas a caminho da morte (cerca de 1 milhão), localizadas no halo galáctico. (Astronomia)

enxertia  Forma de propagação vegetativa de plantas superiores no qual se colocam em contato duas porções de tecido vegetal, de tal maneira que se unam e, posteriormente, se desenvolvam, originando uma nova planta. (Agronomia)

enxó  Instrumento constituído por um cabo curvo de madeira, e uma chapa de aço, utilizado para desbastar madeira.

enzima  Proteína de elevado peso molecular que acelera e torna possível a maioria das reações químicas, desenvolvidas nos seres vivos; no intestino as enzimas são utilizadas para transformar os alimentos em substâncias elementares para que estas possam ser absorvidas.

enzima adaptativa  Enzima sintetizada por um microorganismo em resposta à presença de determinado substrato, ou de uma substância de estrutura molecular semelhante.

enzima constitutiva  Enzima cuja síntese não depende da presença de substrato específico.

enzima reprimível  Enzima cuja taxa de produção é inversamente proporcional à concentração intracelular de certos metabólitos.

enzima-imuno-ensaio  Metodologia laboratorial para verificar e quantificar a reação entre antígeno e anticorpo através de coloração revelada por enzimas.

epicentro  Ponto da superfície terrestre que se encontra situado exatamente sobre o foco, ou seja, o local de origem do terremoto no interior da crosta.

epiclástico  Fragmento produzido pelo intemperismo e erosão de rochas vulcânicas, podendo ser ou não originado de um vulcanismo penecontemporâneo.

epidemia  Doença que rapidamente surge num lugar acometendo um grande número de pessoas ao mesmo tempo; surto de agravação de uma endemia. Ver endemia.

epídoto  Grupo de minerais constituído por diversos silicatos complexos de alumínio e cálcio - clinozoisita, epídoto, allanita, idocrásio e prehnita- que cristalizam nos sistemas monoclínico e ortorrômbico, e apresentam fórmula geral X2Y3O(SiO4)(Si2O7)(OH).

epifauna  Denominação aplicada aos animais bentônicos adaptados a viverem nas superfícies do substrato rochoso ou de sedimentos arenosos ou argilosos presentes nos fundos lacustre ou marinho.

epífita  Autótrofo não parasita que vive apoiado em outra planta, sem ter ligação com o solo; pertence geralmente as famílias das bromeliacea, araceae e orchidacea, dentre outras.

epífita vascular  Planta com um sistema condutor especializado que inclui xilema e floema. (Botânica)

epilimnio  Camada superficial turbulenta da água de um lago, situada acima da termoclina, e sem estratificação termal permanente .Ver termoclina.

epinastia  Crescimento demasiado da superfície superior de um orgão ou parte da planta (especialmente da folha) causando seu arqueamento para baixo. (Botânica)

epinécton  Organismo que se fixa em elementos do nécton ou é parasita dos mesmos.

epinerítico  Porção do ambiente marinho que se estende desde o nível da baixa-mar até a profundidade de cerca de 40 m.

epiplâncton  Organismo que vive sobre os constituintes permanentes ou acidentais do plâncton.

epistasia  Interação não alélica em que a expressão de um gene é inibida por outro. (Genética)

epitélio  Camada de células parenquimatosas secretoras que circunda um canal ou cavidade intercelular.

epíteto  A parte de um nome taxionômico identificando uma unidade subordinada dentro de um gênero.

epixenólito  Xenólito que encerra fragmentos oriundos da rocha encaixante situada no mesmo nível onde ocorreu a cristalização magmática. (Geologia)

epóxi  Resina que forma um adesivo forte, resistente e brilhante utilizado como acabamento.

epsomita  Mineral que cristaliza no sistema ortorrômbico, classe biesfenoidal, com composição MgSO47H2O; incolor a branca, apresenta sabor muito amargo, sendo facilmente solúvel na água; comumente apresenta-se em massas botrioidais e crostas delicadamente finas.

épura  Conjunto das projeções de uma figura sobre dois planos perpendiculares.

equação de regressão  Equação (real ou aproximada) que liga uma ou mais variáveis quantitativas àquela que se quer estimar. (Estatística)

equação do solo  Solo: f (clima, organismos, material de origem, relevo e tempo)”, elaborada pelo pedólogo americano Hans Jenny, em 1941, baseado na descoberta de Dokoutchaiev, em 1898, afirmando que os solos são resultantes da ação combinada dos cinco fatores; a equação estabelece que o solo é uma função desses fatores, os quais podem ser matematicamente considerados como variáveis independentes, ou seja, é possível verificar separadamente a ação no solo da variação de cada um dos fatores, desde que se mantenham todos os demais constantes. (Pedologia)

equação universal de perda do solo - EUPS  É um modelo de erosão utilizado para calcular um valor médio da perda do solo, correspondente a um longo período de tempo; é uma equação formulada empiricamente a partir de aproximadamente 10.000 medições realizadas nas mais variadas condições de solos e chuvas; utiliza o princípio da sobreposição dos efeitos e fornece o peso de material seco erodido por unidade de superfície de solo;USLE=universal soil loss equation.

equador  Círculo máximo da esfera terrestre, perpendicular ao eixo da Terra; divide a Terra em dois hemisférios: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

equador magnético  Linha da superfície terrestre que une todos os pontos que apresentam mergulho magnético igual a zero.

equilíbrio de Hardy-Weinberg  Uma população encontra-se em equilíbrio quando suas freqüências gênicas e genotípicas não se alteram ao longo das sucessivas gerações. (Genética).

equilíbrio genético  Situação na qual gerações sucessivas de uma população contêm os mesmos genótipos nas mesmas proporções, com respeito a genes específicos ou combinações gênicas.

equinócios  Representam os dois pontos de interseção do plano da órbita da Terra (em torno do Sol) com o Equador; o Sol fica perpendicular a este paralelo principal, iluminando igualmente os dois hemisférios N e S, apenas nos dias 23/9 e 21/3 (primavera e outono no hemisfério sul).

equinodermos  Animais triploblásticos, de simetria radial , geralmente pentarradial , exclusivamente marinhos, dotados de um esdoesqueleto de natureza calcária - formado de placas soldadas ou articuladas ou de peças separadas - e providos de um sistema hidrovascular que emite pequenas projeções (pés) para o exterior e que se comunica com o meio externo através de poros, ao menos nos estágios jovens; muitos apresentam o corpo coberto por espinhos, motivo de sua designação; as formas mais antigas remontam ao Período Cambriano.

equipamento de controle de poluição - ECP  Equipamentos destinados a controlar as emissões atmosféricas resultantes das operações industriais.

equivalente-grama  Massa da substância que reage com 8 g de oxigênio; as massas das substâncias são convertidas em número de equivalentes podendo, dessa forma, serem somadas, por exemplo, para o cálculo da carga do solo.

eras geológicas  Compartimentações ou unidades cronológicas da história terrestre baseadas nos estágios de desenvolvimento da vida no globo terrestre; tal desenvolvimento, por sua vez, é verificado através dos fósseis; no estudo da geologia, por motivos de convenção científica, as eras são subdivididas em períodos; estes, por sua vez, subdividem-se em épocas; quatro grandes unidades cronológicas compõe um estrutura de divisão da história da Terra: as eras Cenozóica, Mesozóica, Paleozóica e Proterozóica (ou Pré-Cambriana); tais unidades não apresentam intervalos de tempo de mesma duração, pois não são baseados em mera divisão uniforme do tempo, mas sim baseados na diferenciação entre estágios de desenvolvimento geológico e biológico na Terra; a escala geológica pode ser representada através de uma tabela cujas compartimentações são ordenadas de cima a baixo, referindo-se nesta ordem a eras mais recentes e a eras mais antigas, respectivamente.

erg/s  Igual a 1e-10 kilowatts = 0,0000001w. (Astronomia)

ergosterol  Substância - C28H44O - encontrada em certos fungos e fermentos, que mediante irradiação, originam diversos compostos, dentre os quais a vitamina D2.


eritrócito  Célula sangüínea desprovida de núcleo, existente em animais vertebrados. Tem a função de transportar o oxigênio e gás carbônico. Hemoglobina, glóbulo vermelho.

erosão de ravinamento  Ver erosão em sulcos.

erosão do solo  Fenômeno resultante do ciclo de alteração, desagregação, transporte e sedimentação dos constituintes do solo; resulta principalmente da ação de dois tipos de meteoros: água e vento.

erosão em sulcos  Tipo de erosão que ocorre nas linhas de maior concentração das águas de escoamento superficial, resultando em pequenas incisões no terreno, as quais com a evolução do processo podem se transformar em voçorocas; erosão de ravinamento.

erosão genética  Perda de variabilidade genética de uma espécie; a perda pode atingir populações ou um genótipo particular, com a supressão de genes e/ou séries alélicas do reservatório gênico da espécie.

erosão laminar  Tipo de erosão que promove uma remoção  mais ou menos uniforme do solo de uma região, sem que ocorra o aparecimento de sulcos na superfície. (Pedologia)

erro  Ver desvio; às vezes considera-se como sinônimo de resíduo. (Estatística)

erro do tipo I - erro alfa  Consiste em rejeitar a hipótese de nulidade quando ela é verdadeira. (Estatística)

erro do tipo II - erro beta  Consiste em aceitar a hipótese de nulidade quando ela é falsa. (Estatística)

erro padrão da média  Quando se refere a uma média m de N parcelas; é o desvio padrão dividido por (N)1/2. (Estatística)

erupção  Atividade vulcânica na qual são ejetados materiais que podem ser sólidos, líquidos e gasosos, tanto diretamente na superfície da Terra, quanto na atmosfera; pode se processar sob a forma de uma efusão calma, até uma explosão violenta liberando material piroclástico.

erupção estromboliana   Erupção na qual ocorrem discretas explosões no interior da coluna de magma quando este se encontra próximo à superfície, e separadas por um intervalo de tempo que pode ser de poucos segundos até muitas horas, lançando bombas, lapilli escoriáceo e cinzas.

erupção havaiana  Erupção em que a lava apresenta alta fluidez, baixo conteúdo de gases, natureza basáltica, e com pequeno volume de rejeito piroclástico.


erupção pliniana  Erupção em que são formadas camadas amplamente dispersas de pedra pome e cinzas, derivadas das altas colunas resultantes de uma forte erupção na qual está presente um volume apreciável de gases, e com uma duração que pode variar desde algumas horas até 4 dias.

erva  Planta pequena, delicada, ereta, em regra clorofilada e anual, podendo apresentar um curtíssimo eixo herbáceo, bastante ramificado, e alcançando de 20-25 mm; por vezes, tendo crescimento limitado, com disposição rosulada ou de pequena moita, as ervas são esparramadas radialmente sobre o solo, com suas ramificações ao redor de seu eixo curto; planta não lenhosa, geralmente de pequeno porte, e cuja porção aérea vive menos de um ano e cuja parte subterrânea pode ser perene.

escala  Relação existente entre as dimensões dos elementos que estão presentes em um mapa e as correspondentes dimensões na natureza. (Cartografia)

escala de Beaufort  Escala utilizada para avaliar a velocidade dos ventos, sem auxílio de instrumentos e que varia de 0 (velocidade inferior a 1 km/h) a 12 (velocidade superior a 118 km/h); foi criada originalmente em função do efeito dos ventos sobre as velas dos navios. (Meteorologia)

escala de Forel  Escala de cores amarelas, verdes e azuis, utilizada para registrar a cor do mar, conforme observado contra o fundo branco do disco de Secchi.

escala de Ringelmann  Escala gráfica utilizada para promover a avaliação colorimétrica da densidade de fumaça, sendo constituída de seis padrões com variações uniformes de tonalidades entre o branco e o preto; os padrões são apresentados através de quadros retangulares, com redes de linha de espessura e espaçamento definidos, sobre um fundo branco; são definidos como: Padrão 0, inteiramente branco; Padrão 1, reticulado com linhas pretas de 1 mm de espessura, deixando como intervalos, quadrados brancos com 9mm de lado; Padrão 2, reticulado com linhas pretas de 2,3 mm de espessura, deixando como intervalos, quadrados brancos com 7,7 mm de lado; Padrão 3, reticulado com linhas pretas de 3,7 mm de espessura, deixando como intervalos, quadrados brancos com 6,3 mm de lado; Padrão 4, reticulado com linha pretas de 5,5 mm de espessura, deixando como intervalos, quadrados brancos com 4,5 mm de lado; e Padrão 5, inteiramente preto.

escala gráfica  Corresponde a um segmento de reta dividido em espaços iguais, correspondentes em certa medida do terreno, ela é mais fácil de ser usada, porque permite efetuar medidas diretas sobre o mapa e tem a vantagem de se reduzir ou se ampliar junto com ele.

escala numérica  Aquela representada por uma fração em que E=d/D; onde d= dimensão gráfica e D=dimensão real; as escalas têm sempre o número um como numerador, ou seja: 1:25.000; onde 25.000 é um coeficiente sem dimensões. (Cartografia)

escalenoédro  Conjunto de formas fechadas com 8 faces (sistema tetragonal) ou 12 faces (sistema hexagonal); as faces estão agrupadas em pares simétricos, sendo que para as formas de 8 faces existem 2 pares de faces acima e dois pares baixo, em posições alternadas; para as formas com 12 faces existem 3 pares acima e 3 pares abaixo, em posições alternadas; em cristais perfeitamente desenvolvidos, cada face é um triângulo escaleno.(Cristalografia).

escandente  Trepadeira que apresenta gavinhas, garras ou unhas, com as quais se apoia para promover seu crescimento ascendente à procura de espaço superior para obtenção da luz solar.

escarbonetação  Redução do teor de carbono em toda a extensão ou parte do material; utiliza-se para produtos que necessitem de baixa permeabilidade magnética; pode ser superficial ou total. (Metalurgia)

escarificação  Ato de revolver superficialmente o solo, com a finalidade de evitar a formação de crostas duras. Ver subsolagem. (Agronomia)

escarificação  Processo de abrasar a casca da semente de certas espécies para permitir melhor absorção de água e gases auxiliando na germinação das sementes.

escarpa de falha  Relevo abrupto originado diretamente pelo movimento ao longo da falha, isto é, por um desnivelamento tectônico, mesmo que a erosão tenha desbastado a topografia original, fazendo-a recuar. (Geomorfologia)

escarpa de falha composta  Escarpa na qual o relevo originou-se de um lado pela ação da erosão diferencial e do outro pela movimentação real da falha.

escarpa de linha de falha  Escarpa cujo relevo é devido a atuação de erosão diferencial segundo a linha de falha; existem diversas categorias, em função do estágio da evolução erosional .

esclerênquima  Tecido resistente constituído de células com parede celular altamente lignificada; fornece suporte e proteção aos tecidos frágeis da planta. (Botânica)

esclerócios  São corpúsculos duros e parenquimatosos, formados pelo conjunto de hifas e que permanecem em estado de dormência, até o aparecimento de condições adequadas para sua germinação; são encontrados em espécies de fungos das divisões AscomycotaBasidiomycota e Deuteromycota; esclerotos. (Micologia)

esclerofilia  Ocorrência de folhas duras, coriáceas, em virtude do grande desenvolvimento do esclerênquima, fenômeno que ocorre mais acentuadamente em regiões de clima seco e quente. (Botânica)

esclerotos  Ver esclerócios. (Micologia)

escória  Produto líquido ou pastoso produzido no decorrer de operações pirometalúrgicas, geralmente contendo sílica, que se torna sólido à temperatura ambiente. (Metalurgia)

escória vulcânica  Denominação utilizada para os fragmentos de lava esponjosa ejetados através da cratera, durante as explosões vulcânicas, resfriadas rapidamente quando entram em contato com o ar; é oriunda de magmas muito fluidos, dos quais os gases escapam facilmente.

escoriação  Quebra na continuidade da pele. (Medicina)

escorregamento  Movimento rápido com duração relativamente envolvendo massas de terreno geralmente bem definidas quanto ao seu volume, e cujo centro de gravidade se desloca para baixo e para fora do talude.

escorregamento rotacional  Escorregamento que apresenta a superfície de ruptura de forma curva, podendo ser de talude, quando a superfície de ruptura se desenvolve totalmente acima do sopé do talude, e de base, quando a superfície de ruptura passa abaixo do sopé do talude, sendo que nestas situações a parte inferior do talude é soerguida.

escorregamento translacional  Escorregamento que apresenta a superfície de ruptura plana; pode ser classificado como: de rocha, de solo, de rocha e de solo, e remontante.

escudo  Área que apresenta uma exposição de rochas do embasamento cristalino em regiões cratônicas, geralmente com superfície convexa.

escuma  Dispersão na qual o ar ou outro gás forma a fase dispersa e um líquido a fase contínua, sendo que este termo é empregado quando a concentração da fase dispersa é suficiente para que o sistema consista de bolhas de gás separadas por finas partículas de liquido.

escuros  Ver derivados escuros. (Petróleo)

esfalerita  Ver blenda.

esfeno  Ver titanita.

esfenóide  Forma que apresenta duas faces não paralelas, porém simétricas em relação a um eixo de simetria binário ou quaternário. (Cristalografia).

esfera armilar  Conjunto de círculos que representam o movimento dos planetas; a esfera armilar figura na bandeira portuguesa.

esferólito  Agregado radiado constituído por minerais circulares e fibrosos, presentes nas rochas silicosas e intrusivas de pequena profundidade, particularmente nas ricas em vidro. Quando alongado ou unido ao longo de um eixo central, denomina-se axiólito.

esfigmomanometria  É a medida indireta da pressão arterial, realizada por meio de um esfigmomanômetro, usando o método palpatório ou método auscultatório.

esfigmomanômetro  Consiste num sistema para compressão arterial composto por uma bolsa inflável de borracha de formato laminar, a qual é envolvida por uma capa de tecido inelástico (manguito) e conectada por um tubo de borracha a um manômetro e por outro tubo, a uma pêra, que tem a finalidade de insuflar a bolsa pneumática; também conhecido como aparelho de pressão; usado para medida indireta da pressão arterial

esgoto tratado  Esgoto submetido a um tratamento parcial ou completo, com a finalidade de promover a remoção das substâncias indesejáveis e a mineralização da matéria orgânica.

esker  Depósito estratificado, alongado, sinuoso, muitas vezes anastomosado , produzido pela ação das águas do degelo, que preenche canais e ravinas formadas pelas geleiras ou pelas correntes de degelo.

esmeril  Denominação aplicada ao córindon granular e de coloração negra, intimamente misturado com magnetita, espinélio, granada e hematita, sendo utilizado como abrasivo.

esôfago  Órgão tubular que comunica a boca ao estômago; sua função principal é de transporte não tendo participação ativa no processo de digestão. (Medicina)

espaço agrário  Área ocupada pelos estabelecimentos rurais de uma unidade administrativa .

espaço agrícola  Ver espaço agrário.

espata  Bráctea ampla que envolve uma haste floral ou inflorescência. Pode ser monófila (uma bráctea) ou dífila (duas brácteas). (Botânica)

especiação  Denominação utilizada para indicar a formação de uma espécie nova; as duas modalidades mais aceitas são: a especiação por isolamento geográfico, dita alopátrica e aquela devida à evolução gradual, ou filética. (Biologia)

especiação simpátrica  Tipo de especiação defendida por alguns biólogos, e que se processaria sem interferência de um isolamento geográfico.

espécie  Grupo de organismos que se assemelham entre si mais do que aos organismos de um outro grupo qualquer, e que distinguem dos integrantes de qualquer outro ao menos por uma característica bem definida; conjunto de indivíduos semelhantes e capazes de se intercruzar (reproduzir), em condições naturais, produzindo descendentes férteis. (Biologia)

espécie apocrática  Ver espécie invasora.

espécie colonizadora  Ver espécie invasora.

espécie cultivada  Ver espécie domesticada.

espécie domesticada  Espécie silvestre manipulada pelo homem que influencia e direciona seu processo evolutivo para atender às necessidades de sobrevivência da humanidade; as espécies domesticadas são cultivadas para uma variedade de propósitos, daí os grupos de plantas medicinais, ornamentais etc; destaca-se o grupo utilizado em agricultura sob os nomes de cultura, cultivo agrícola, produto ou commodities (geralmente cereais ou grãos com cotação em bolsas de mercadorias).

espécie endêmica  Espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica.

espécie exótica  Espécie presente em uma determinada área geográfica da qual não é originária. (Biologia)

espécie introduzida  Espécie que não faz parte da fauna ou flora original da área em questão, isto é, trazida pela atividade humana de uma outra região geográfica; exótica.

espécie invasora  Aquela que repetidamente é encontrada em áreas fora de sua ocorrência prévia, onde penetra rápida e intensamente; aquela encontrada em alguma comunidade na qual seja considerada estranha; qualquer espécie vegetal espontaneamente presente em uma área de cultivo, geralmente capaz de rápida instalação e reprodução; espécie apocrática, espécie colonizadora.

espécie morfológica  Especialmente aplicada a plantas, que nivela a espécie ao nível do táxon; assim, no conceito morfológico da espécie, o componente citogenético é subordinado à morfologia externa; diferentemente da espécie biológica, as categorias taxonômicas dentro da espécie taxonômica são baseadas principalmente em caracteres de variação contínua (ex.: variedade etc) e em caracteres de variação descontínua (ex.: espécie propriamente dita). Ver deme; espécie, taxon.

especie nativa  Espécie vegetal ou animal que, suposta ou comprovadamente, é originária da área geográfica em que atualmente ocorre.

espécie oportunista  Aquela que apresenta estratégia adaptativa caracterizada por grande flexibilidade, sem especialização acentuada para nenhuma situação ambiental permanente ou particular, porém, capaz de aproveitar eficientemente qualquer recurso; aquela capaz de colonizar rapidamente espaços desabitados, ambientes efêmeros ou sujeitos a perturbações, sem conseguir ocupá-los indefinidamente; possui alta taxa de crescimento populacional, duração de vida curta, alto potencial de dispersão e baixa capacidade competitiva.

espécie pioneira  Espécies cuja estratégia de estabelecimento e desenvolvimento estão associados a extremos períodos de exposição a luz, sendo intolerantes à sombra, possuem crescimento muito rápido e vida curta, sua reprodução é precoce, podendo ser subanual; generalistas quanto à polinizadores, e regeneram a partir do banco de sementes do solo; espécie vegetal que inicia a ocupação de áreas desprovidas de plantas, em razão da atuação do homem ou de agentes naturais. Ver. espécie colonizadora(Botânica)

espécie secundária  Espécies cuja estratégia de estabelecimento e desenvolvimento são dependentes da luz, possuem crescimento rápido, madeira leve, se reproduzem entre os 5 e os 20 anos e possuem uma alta dependência de agentes polinizadores específicos. (Botânica)

espécie silvestre  Espécie ocorrente em estado selvagem na natureza e que não passou pelo processo de domesticação; uma espécie silvestre pode apresentar grande distribuição geográfica e ocorrer em vários países simultaneamente.

espécie taxonômica  Ver espécie morfológica.

espécies crípticas  São tipos sem nenhuma outra diversificação de caracteres e que somente possuem um certo mecanismo protetor de isolamento reprodutivo; como exemplo podem ser citados autotetraplóides que estão separados dos diplóides pela esterilidade dos triplóides; possuem isolamento reprodutivo sem diversificação fenotípica. (Genética)

espécies em perigo São espécies cujos números foram reduzidos a níveis críticos ou cujos habitats se reduziram drasticamente e que se encontram em perigo iminente de extinção; critério utilizado pela União Internacional para Conservação na Natureza - IUCN.

espécies extintas  São aquelas espécies não encontradas na natureza nos últimos 50 anos; critério utilizado pela União Internacional para Conservação na Natureza - IUCN.

espécies indeterminadas  São espécies que podem ser enquadradas nas categorias em perigo, vulnerável ou rara, mas as informações existentes não permitem determinar a categoria mais apropriada; critério utilizado pela União Internacional para Conservação na Natureza - IUCN.


espécies insuficientemente conhecidas  São aquelas espécies de que se suspeita pertencer a uma derterminada categoria, embora não se possa definir com segurança por insuficiência de informações.

espécies raras  São espécies localizadas em áreas geográficas ou habitats restritos, ou distribuídas em áreas maiores mas com populações pouco numerosas; critério utilizado pela União Internacional para Conservação na Natureza - IUCN.

espécies vulneráveis São espécies em que as populações estão decrescendo pelo excesso de exploração e destruição extensiva de habitats, ou por outro distúrbio ambiental; critério utilizado pela União Internacional para Conservação na Natureza - IUCN.

espécime  Uma parte de um todo, ou um indivíduo de uma classe ou grupo, usado como uma amostra ou exemplo do todo, classe ou grupo.

espectro  Gráfico da intensidade da luz a diferentes frequências. (Astronomia)

espectro eletromagnético  Domínio dos comprimentos de onda ou de frequências de ondas eletromagnéticas, que vão das ondas radioelétricas, as mais longas, até os raios cósmicos, os mais curtos.

espectro visível  Luz que os olhos podem discernir, sem a utilização de equipamentos especiais; representa apenas uma pequena porção do espectro eletromagnético e cujo comprimento se estende de aproximadamente 0,4 mm até aproximadamente 0,7 mm.

espectrofotometria  Método analítico que visa determinar a quantidade dos elementos ou substâncias através da emissão ou absorção de fótons luminosos pelos átomos ou moléculas excitados pelo calor de uma chama.

espectrômetro de massa  Instrumento sofisticado que permite a análise de isótopos, utilizando a ação combinada de campos elétrico e magnético em vácuo; utilizado em análises geocronológicas; atualmente, é acoplado a fontes de íons, lazer e microscópio eletrônico.

espectroscopia  Interpretação de espectros, que serve para análise química, exame de níveis de energia atômicos e moleculares, e para determinar a composição e movimento de corpos celestes.

espelho de falha  Superfície estriada, lisa e polida, resultante do atrito entre os blocos rochosos ao longo do plano de falha. (Geologia)

espessador  Aparelho de espessamento ou clarificação, em que sólidos (fase espessada) se separam do líquido (fase clarificada) através de sedimentação por gravidade e de maneira contínua.

espessamento  Operação de separação sólido/líquido, baseada no fenômeno de sedimentação, usualmente empregada para: recuperação de água de polpas; preparação de rejeito para descarte; preparação de polpas para operações subsequentes; separação de constituintes dissolvidos de resíduos lixiviados; essa operação envolve fenômenos de transporte e físico-químicos de interfaces.

espícula  Objeto acicular ou ramificado, comumente silicoso ou de natureza calcária, contido no tecido de certos invertebrados, como esponjas, radiolários, etc. (Zoologia)

espículas  Projeções na superfície do envelope membranoso do vírion. Ver envelope. (Virologia)

espiculito  Camada de rocha com arcabouço composto por espículas silicosas de esponjas e cimentada por sílica micro a criptocristalina; de acordo com o número de eixos de crescimento, as espículas de esponjas podem ser classificadas como: monoaxônicas (um eixo), triaxônicas (três eixos), tetraxônicas (quatro eixos) e poliaxônicas (mais de quatro eixos divergentes).

espiga  Tipo de inflorescência com formato alongado, estrutura reprodutiva, geralmente apical, que reúne várias pequenas flores e, mais tarde, várias sementes.

espigão  Denominação geralmente dada aos altos ou dorsos das terras, constituindo penhascos de arestas vivas ao longo das mesmas; é necessário destacar que, algumas vezes, os espigões não são formados de arestas vivas e sim de uma superfície plana, como observados no Planalto Central, nos chapadões de Goiás, Mato Grosso, etc.

espigão  Estrutura destinada a proteção costeira, baixa ou estreita, e construída de diversos tipos de materiais, como blocos de rochas, concreto, etc, e disposta de uma maneira geral, perpendicularmente à linha de praia; objetiva reter os materiais de deriva litorânea ou a retardar a erosão praial.

espigão impermeável  Espigão que não permite a passagem da areia de deriva litorânea.

espigão permeável  Espigão que apresenta aberturas suficientemente grandes para permitir a passagem de uma considerável quantidade de areia de deriva litorânea.

espinélio  Grupo que engloba minerais isoestruturados, com cristais isométricos, hexaoctaédricos, de hábito octaédrico; a fórmula AB2O4, comporta na posição A, magnésio, ferro ferroso, zinco e manganês, e na posição B, alumínio, ferro férrico e cromo; compreendem o espinélio, a hercinita, a gahnita, a galaxita, a magnésio-ferrita, a magnetita, a franklinita, a jacobsita, a magnésio-cromita,e a cromita.


espinho córneo  Camada queratinizada (ou corneificada) do epitélio da língua, em forma de projeção pontiaguda, presente em muitas espécies de pica-paus (Picidade); a função de tais espinhos é de auxiliar na retirada do alimento, como larvas de insetos alojadas no interior de cavidades. (Zoologia)

Espodossolos  Solos conhecidos anteriormente como Podzois; termo da nova classificação brasileira de solos. (Pedologia)

esporângio  Estrutura na qual se formam os esporos.

esporão  Feição deposicional em geral arenosa, podendo conter cascalho, sendo formada por uma série de cristas praiais conectadas ao continente ou a uma ilha através de uma de suas extremidades; a extremidade livre que se projeta para dentro do corpo aquoso é denominada porção distal ou terminal.

esporão barreira  Esporão que se desenvolve de um modo geral paralelamente à linha de costa, separando um corpo de água relativamente estreito e raso do contato direto com o mar aberto.

esporão complexo  Esporão de grandes dimensões que apresenta esporões secundários em suas extremidades.

esporo  Célula assexuada dos criptógamos, e destinada à multiplicação da mesma fase que a produziu, sem a intervenção de outra célula.

esporoangiosporos  São os propágulos assexuados internos que se originam de esporângios globosos, por um processo de clivagem de seu citoplasma; esporos. Ver propágulos. (Micologia)

esporoderma  Parede de um esporo ou grão de pólen, compreendendo intina, exina e perina ou trifina. (Palinologia).

esporopolenina  Substância resistente à deterioração e à acetólise e que impregna o esporoderma de grãos de pólen e esporos adultos e maduros. (Palinologia).

esporos sexuados  Aquele que se originam da fusão de estruturas diferenciadas com caráter de sexualidade; o núcleo haplóide de uma célula doadora funde-se com o núcleo haplóide de uma célula receptora, formando um zigoto; posteriormente, por divisão meiótica, originam-se quatro ou oito núcleos haplóides, alguns dos quais se recombinarão, geneticamente. (Micologia).

esporozoários  Animais do sub-ramo dos plasmodromos, classe Sporozoa, desprovidos de organelas locomotoras e vacúolos contráteis; são as eimerias, os plasmódios e outras formas, todos parasitas. (Zoologia)

espuma  Agente extintor constituído por um conjunto de bolhas numa atmosfera gasosa, normalmente ar, aprisionadas por uma película fina de solução espumífera.

esqueleto ou estrutura básica  Compreende os minerais primários e os fragmentos orgânicos duros, de tamanho superior ao coloidal. (Micromorfologia do Solo)

esquistossomose  Infecção por trematódeo do gênero Schistosoma, observada em regiões tropicais e que se caracteriza por distúrbios intestinais e hepáticos; esquistossomíase, bilharziose.

esquitossomo  Verme platelminto, da classe dos Trematódeos, família dos Esquistossomídeos, cujas principais espécies são: Schistosoma monsoni, S. japonicum e S. haemotobium, causadores da esquistossomose; no seu ciclo evolutivo o embrião hospéda-se em moluscos gastrópodes do gênero Australorbis; o Schistosoma monsoni parasita o intestino e a veia porta do homem, e causa infestação endêmica.

esquizomicetos  Classe dos esquizófitos que compreende células muito grandes, aclorofiladas e cuja membrana é péctica, ao invés de celulósica; podem ser aeróbias ou anaeróbias e movimentam-se por meio de flagelos; englobam duas séries: eubactérias e tiobactérias.

estabilidade genética  Manutenção de um determinado índice de equilíbrio genético, seja ao nível do indivíduo ou da população. (Genética)

estação agrícola  Estação controlada por um observador em tempo parcial, efetuando pelo menos duas observações instrumentais diárias dos principais elementos do tempo; a evaporação, as temperaturas das gramíneas e do solo próximo a estação, e a radiação solar são parâmetros usualmente medidos devido sua importância para a agricultura. Ver estação meteorológica. (Meteorologia)

estação chuvosa  Termo utilizado nas baixas latitudes para designar a estação das grandes chuvas, que é precedida e seguida de estação seca. (Meteorologia)

estação climatológica  Estação controlada por observador em tempo parcial, efetuando apenas uma ou duas observações instrumentais diárias da temperatura, umidade, precipitação e vento. Ver estação meteorológica. (Meteorologia)

estação de parição  Estação do ano em que os animais nascem. Limitar a estação de nascimento é o primeiro passo para aplicação de testes de desempenho envolvendo o rebanho inteiro, obtenção de registros precisos de produção, e para consolidar práticas de manejo. (Zootecnia)

estação de tratamento  Conjunto de  instalações e equipamentos destinados a realizar o tratamento da água bruta – ETA, ou o tratamento do esgoto sanitário - ETE.

estação de tratamento convencional de esgoto   Denominação utilizada para uma estação em que o efluente sanitário passa por equipamentos e instalações como grade, caixa de areia, decantador primário, lodos ativados e/ou filtros biológicos, decantador secundário e secagem da lama proveniente dos decantadores. (Saneamento)

estação ecológica  Unidade de conservação, abrangendo áreas representativas de ecossistemas destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas no campo da ecologia, produção do ambiente natural e desenvolvimento da educação conservacionista; nas áreas circundadas às estações ecológicas, num raio de 10 km, qualquer atividade que possa afetar a biota ficará subordinada às normas editadas pelo CONAMA.

estação ecológica de Anavilhanas  Fica a 50 km de Manaus, é o maior arquipélago fluvial do mundo; é formada por 280 ilhas de tamanhos variados e muitas ficam completamente submersas durante as cheias do rio Negro; a área de 350 mil ha, considerada um santuário que abriga uma enorme diversidade de espécies vegetais e animais; algumas estão ameaçadas como a onça-pintada (Panthera onca), a suçuarana (Felis concolor) e o peixe-boi (Trichechus inunguis); também são encontradas mais de 500 espécies de peixes como o piracuru e o tucunaré; há também algumas espécies de tartarugas e uma infinidade de aves, como garças, araras, papagaios e bacuraus; a vegetação predominante é constiuída pelas florestas úmidas de várzeas, mas existem ainda, as florestas de terra firme e as campinas naturais, conhecidas como campinaranas.

estação meteorológica  Local onde são efetuadas as medições dos elementos meteorológicos; existem quatro tipos de estações, que podem ser reconhecidas em função do número de elementos medidos, da frequência das medições e da condição do observador meteorológico: estações sinóticas, agrícolas, climatológicas e pluviométricas. (Meteorologia)

estação pluviométrica  Estação ou posto controlado por observador em tempo parcial ,que efetua leitura  diária apenas da precipitação; atualmente existem postos pluviométricos automatizados que dispensam a presença do observador, enviando as leituras através de telemetria. Ver estação meteorológica.

estação sinótica  Estação controlada por observador profissional em tempo integral e que mantêm uma observação meteorológica contínua, efetuando medições instrumentais horárias dos elementos do tempo; essas observações propiciam as informações para a compilação das cartas sinóticas ou mapas meteorológicos usados na previsão do tempo .Ver estação meteorológica. (Meteorologia)

estacional  Planta ou comunidade vegetal cujo comportamento fenológico (principalmente no tocante à queda de folhas e brotação) está vinculado a mudanças nas condições climáticas. (Botânica)

estádio glacial  Intervalo de tempo compreendido entre dois estádios interglaciais, caracterizado por apresentar temperaturas mais baixas e um avanço das geleiras.

estádio interglacial  Intervalo de tempo situado entre dois estádios glaciais, onde reinam temperaturas amenas, e um recuo das geleiras.

estalactite  Feição originada a partir do teto de uma caverna, com as mais diferentes formas, como resultado da precipitação de bicarbonato de cálcio dissolvido na água; quando se desenvolve a partir do piso da caverna, devido à queda de gotas de água é denominada estalagmite. (Espeleologia)

estame  Órgão masculino da flor, formado pelo filete que sustenta a antera, na qual, por sua vez, se formam os grãos de pólen. (Botânica)

estaminódio  Estame estéril ou abortivo, quase sempre reduzido ao filete. (Botânica).

estatística  Método de observação, descrição, mensuração e interpretação de fenômenos coletivos. Por extensão, conjunto organizado dos dados obtidos por esse método.  

estenobatial  Denominação aplicada para organismos marinhos que toleram apenas pequenas variações de profundidade.

estenobiôntico  Denominação utilizada para indicar organismos que suportam apenas pequenas variações nas condições ambientais, tais como profundidade, temperatura, salinidade, etc.

estenose  Estreitamento patológico de uma estrutura tubular do corpo ou trato digestivo. (Medicina)

ester  Compostos orgânicos que apresentam o átomo de hidrogênio presente na carboxila, substituído por um radical alcoíla ou arila.

estereograma  Par de fotografias ou fotogramas que possibilita visualização em três dimensões, através de princípios de estereoscópia. (Fotointerpretação)

esterificação  Reação química que permite obter um ester a partir de um ácido e um álcool, enol fenol, com a eliminação de água.

estetoscópio  Instrumento utilizado para auscultar qualquer som vascular, respiratório e outros de outra natureza em qualquer região do corpo.

estigma  A parte superior livre do estilete de uma flor, sobre a qual o pólen cai e se desenvolve; porção terminal do gineceu, destinada a recolher o pólen e sobre a qual ele germina; pode ser punctiforme, capitado ou remoso; a superfície estigmática da coluna é pegajosa e recebe as políneas, que também são pegajosas, havendo assim a polinização da flor. (Botânica)

estilete  Porção filamentosa que prolonga o ovário para cima, e na ponta da qual se acha o estigma; através do estilete desce o tubo polímico para penetrar no ovário e operar a fecundação.

estilo estrutural  Conceito que diz respeito à assembleia de elementos estruturais presentes em uma determinada área, levando em consideração seu arranjo espacial e sua gênese comum, associados a uma mesma fase tectônica.

estimador  Função dos membros de uma amostra que permite avaliar ou calcular um parâmetro da população de onde ela se originou; geralmente, a esta função está associada uma medida da confiança que se pode atribuir à validade da avaliação ou cálculo realizado; a ideia é que o verdadeiro valor está sendo obtido a partir do valor calculado, dentro dos limites de variação da amostragem. (Estatística)

estimativa  Valor de um estimador calculado a partir de uma amostra. Ver estimador. (Estatística)

estipe  Segmento que une os pares de políneas das orquídeas. (Botânica)

estiramento crustal  Deformação experimentada pela crosta terrestre, quando submetida a um campo de esforços distensionais. (Geologia)

estirâncio  Zona frontal situada entre as linhas normais da maré alta e baixa; a parte alta do estirâncio é denominada antepraia. Ver praia.

estol  Perda de velocidade e, consequentemente, de altitude, de um corpo aerodinâmico (ave ou avião), devido à diminuição da força de sustentação.

estolonífera  Planta herbácea que, de acordo com a espécie, emite caule rastejante na superfície ou no interior do solo. (Botânica)

estoma  Abertura artificial criada geralmente por procedimento cirúrgico. (Medicina)

estômago  Órgão sacular que se situa entre o esôfago e o intestino delgado; sua principal função é triturar e desmanchar os alimentos a um tamanho ideal para que possam ser digeridos no intestino delgado; possui também funções hormonais. (Medicina)

estomas  Poros de dimensões reduzidas presentes na superfície inferior das folhas, que se abrem e fecham, permitindo as trocas gasosas, entre a folha e a atmosfera.

estoque genético  Variedade ou linhagem que carrega um ou mais genes controladores de características desejáveis. (Genética)

estrangulamento  Ver fatia de falha. (Geologia)

estratificação cruzada  Arranjo de camadas depositadas em um ou mais ângulos em relação ao mergulho original da formação. (Geologia)

estratificação cruzada espinha-de-peixe  Estratificação cruzada cujas sequências adjacentes apresentam camadas frontais que mergulham em sentidos opostos; é uma feição geralmente indicativa de regiões litorâneas, sendo formada durante o fluxo e o refluxo das correntes de maré. (Geologia)

estratificação cruzada truncada por ondas  Estratificação cruzada em que a superfície delimitante inferior é erosiva e apresenta comumente declividades inferiores a 100, embora as camadas inclinadas cheguem a mergulhar até 150; as camadas situadas acima da superfície erosiva mostram-se aproximadamente paralelas à superfície e se espessam lateralmente; é interpretada como uma estrutura formada pela ação de ondas de tempestades sobre a face praial. (Geologia)

estratificação fantasma  Denominação aplicada à presença de estruturas ou estratigrafias relíquias das rochas encaixantes no interior de corpos graníticos, que mantém as tendências estruturais gerais da região; manifesta-se, principalmente, pela presença das porções mais resistentes à fusão, em continuidade estrutural com o mesmo material fora da intrusão. (Geologia)

estratificação flaser  Marcas onduladas que apresentam laminações cruzadas com a preservação de finas películas de argila nas calhas e mais raramente nas cristas. (Geologia)

estratificação lenticular  Estratificação constituída por pequenas lentes de areia ou de silte, comumente alinhadas e com laminação cruzada interna. (Geologia)

estratificação ondulada  Estratificação constituída por alternância de camadas arenosas com estratificação cruzada de pequeno porte, originada da migração de marcas onduladas, e camadas de lamitos. (Geologia)

estratigrafia  Ciência que estuda a sucessão original e a idade das rochas estratificadas, assim como as suas formas, distribuição, composição litológica, conteúdo paleontológico, propriedades geofísicas e geoquímicas, ou seja, de todos os caracteres, propriedades e atributos das mesmas como estratos, buscando inferir os seus ambientes de origem e sua história geológica.

estratigrafia de sequências  Estudo das relações de rochas sedimentares dentro de um arcabouço cronoestratigráfico de estratos relacionados geneticamente, o qual é limitado por superfícies de erosão,  de não-deposição, ou por suas concordâncias relativas; a unidade fundamental é a sequência.

estrato  Camada de rocha ou sedimento com 1 cm ou mais de espessura, e que se distingue de outros situados imediatamente acima ou baixo por mudanças discretas na litologia ou por quebra física de continuidade. (Geologia)

estratopausa  Parte superior da estratosfera marcada por uma zona isotérmica. (Meteorologia)

estratos  São as situações verticais, como se dispõem as plantas lenhosa dentro da comunidade, avaliadas em metros. (Fitogeografia)

estratosfera  Segunda camada principal da atmosfera e que se estende desde a tropopausa até cerca de 50 km acima do solo; ao contrário do que acontece na troposfera , na estratosfera a temperatura geralmente aumenta com a altitude; como a densidade do ar é muito menor, até mesmo uma absorção pequena de radiação solar pelos constituintes atmosféricos, notadamente o ozônio atmosférico, produz um grande aumento de temperatura; encerra grande parte do total do ozônio atmosférico, e sua concentração máxima ocorre em torno de 22 km acima da superfície terrestre; diferentemente da troposfera; contém pouco ou nenhum vapor d'água; mudanças sazonais marcantes são características da estratosfera e, geralmente, acredita-se que os eventos na estratosfera estejam ligados às mudanças de temperatura e de circulação na troposfera. (Meteorologia)

estratótipo  Sucessão de estratos de rocha, designada especificamente em uma seção ou em uma área, na qual é baseada a definição do caráter litológico da unidade. (Geologia)

estratovulcão  Vulcão constituído pela alternância de material de natureza explosiva (piroclastos) e efusão calma de lava, resultando então um cone vulcânico que mostra leitos alternados de cada tipo de material; vulcão composito.

estreito  Canal de pequena largura, até poucas centenas de metros, que liga dois corpos de água de dimensões maiores.

estrela variável  Estrela em que o brilho é variável. (Astronomia)

estromatólito  Massa compacta constituída por lâminas concêntricas, com concavidade voltada para cima, de natureza calcária e, interpretada como estrutura resultante da atividade de algas verdes e azuis; o estromatólito esferoidal, com estrutura concêntrica, e primariamente solto, isto é, não fixado a um substrato, é denominado oncólito.

estrutura  Arranjo espacial das rochas, que podem ser corpos litológicos ou conjunto de corpos, e suas arquiteturas internas, compreendendo texturas-formas, tamanhos e articulações dos grãos- ou retículos cristalinos-arranjos de átomos e íons, nos grãos minerais. (Geologia)

estrutura atectônica  Estrutura desenvolvida especialmente em rochas sedimentares, sem o envolvimento da tectônica ou diastrofismo. (Geologia)

estrutura básica - Estrutura da matriz-s, isto é, tamanho, forma e arranjo dos grãos simples (plasma e grãos do esqueleto) e poros dos peds primários, ou material apedal, excluídas as estruturas associadas. (Micromorfologia do Solo)

estrutura bidirecional  Estrutura que indica apenas a direção e não o sentido do agente responsável pela deposição.

estrutura colunar  Coluna paralela ou subparalela resultante da subdivisão ou conformação de uma camada durante deformação e metamorfismo.

estrutura da paisagem  Distribuição de energia, materiais e espécies em relação aos tamanhos, formas números, tipos e configurações de elementos dos ecossistemas da paisagem. (Ecologia)

estrutura de corrente  Estrutura formada principalmente por correntes aquosas e eólicas, quando o sedimento é transportado, sendo estritamente primária ou singenética.

estrutura deformacional  Estrutura produzida logo após a deposição, antes da consolidação, principalmente por escorregamento e escape de gases.

estrutura do solo  Reunião das partículas unitárias do solo (areia, silte e argila) em partículas compostas ou grumos, cuja expressão em macro-escala serão os agregados ou torrões; é classificada de acordo com o tamanho e forma desses agregados; o solo pode apresentar-se com estrutura maciça (solos sódicos), com estrutura laminar, prismática, em blocos, e estrutura granular. (Pedologia)

estrutura elementar  É um nível simplificado da estrutura primária, isto é, integra tamanho, forma e arranjo de específicas estruturas associadas e da estrutura básica (estrutura da matriz-s). (Micromorfologia do Solo)

estrutura em chama  Tipo particular de estrutura de sobrecarga desenvolvida em superfícies ligeiramente inclinadas, sobre camadas incompetentes; o material argiloso ascendente mostra formas alongadas, pontiagudas e comumente recurvadas, lembrando chamas.

estrutura em disco  Estrutura que se apresenta sob a forma de lâminas côncavas voltadas para  o alto, e que se destacam do restante da matriz pela coloração mais escura. As lâminas são comumente ricas em argilas ou minerais pesados.

estrutura em flor  Arranjo de falhas, que vistas em perfil, mostram os traços de seus planos curvos e convergentes; vnculadas a zona de falhas transcorrentes, transpressivas (flor positiva) ou transtensivas (flor negativa). (Geologia)

estrutura em rabo de cavalo  Denominação utilizada para zonas de cisalhamento secundárias com disposição em leque, desenvolvidas nas extremiades das zonas transcorrentes, para alivair o acúmulo de tensões e acomodação do deslocamento. (Geologia)

estrutura flaser  Estrutura caracterizada por pequenas lentes de areia fina ou silte, comumente alinhadas e, em geral com laminação cruzada, requerendo para sua ocorrência, da disponibilidade de areia fina e argila, bem como atividade de correntes com pausas periódicas, como nas planícies dominadas por marés. (Geologia)

estrutura geopetal  Denominação utilizada para indicar qualquer feição interna de uma rocha sedimentar que leve a indicar a posição original de deposição. (Geologia)

estrutura plasmática Estrutura do plasma da matriz-s (matriz do solo), isto é, o tamanho , a forma e o arranjo das partículas do plasma e poros simples associados; a estrutura plasmática corresponde à organização dos constituintes do plasma que não foram concentrados ou cristalizados a ponto de formarem estruturas associadas (feições pedológicas) definidas como tal. (Micromorfologia do Solo)

estrutura primária Estrutura dentro do material apedal ou dentro do ped primário, incluindo foram, tamanho e arranjo de todas as estruturas associadas inclusas na matriz-s e a estrutura básica. (Micromorfologia do Solo)

estrutura secundária Tamanho, forma e arranjo dos peds primários, seus poros interpedais e estruturas associadas interpedais. (Micromorfologia do Solo)

estrutura sigmoidal  Estrutura sedimentar com formato de lentes, originada pelo movimento dos sedimentos abaixo do nível de base e com transporte efetivado, pelo menos parcialmente, por suspensão; ocorre em frentes de deltas ou em áreas de marés.(Sedimentologia)

estrutura sindeposicional  Estrutura formada contemporaneamente à deposição das camadas; este grupo pode ser referido coletivamente como estruturas intraformacionais, isto é, localizadas internamente às camadas; como é estrutura originada durante a sedimentação,é essencialmente construtiva. (Geologia)

estrutura tepee  Feição constituída por fragmentos alongados de rochas sedimentares, dispostos em meio a uma matriz que apresenta coloração diferente, forma cônica, e que lembra as tendas dos índios norte-americanos; ocorre comumente em calcários formados em ambientes costeiros intermarés e supramarés, através da exposição subaérea em clima árido ou semiárido. (Geologia)

estrutura terciária Tamanho, forma e arranjo dos peds secundários (empacotamento dos peds primários), seus poros interpedais e estruturas associadas interpedais. (Micromorfologia do Solo)

estrutura unidirecional  Estrutura que, por suas características, indica o sentido do agente responsável pela deposição.

estuário  É uma área ao longo da costa onde um rio se junta ao mar, e estão sempre rodeados de terras úmidas: marismas ou terrenos alagadiços com pastos halo-tolerantes ou pântanos com árvores de raízes aéreas que permanecem fora da água a maior parte do tempo; é rico em energia e nutrientes, possuindo um grande número de plantas e animais; esta riqueza se deve, em parte, às correntes de água doce e água salgada; muitos estuários correspondem a desembocaduras fluviais afogadas, sendo que outros são apenas canais que drenam zonas pantanosas costeiras; com base no processo físico dominante pode ser de dois tipos principais: estuários dominados por ondas, também chamados de deltas e estuários dominados por marés, onde se formam os depósitos estuarinos propriamente ditos.

estudo de impacto ambiental - EIA  Exigência legal para o licenciamento de qualquer empreendimento que possa modificar o meio ambiente e que  desenvolverá, no mínimo, os seguintes itens: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto com completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude, interpretação da importância dos prováveis impactos, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e de médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas; elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.

estudo de viabilidade de queima - EQV  Estudo teórico que visa avaliar a compatibilidade do resíduo a ser cooprocessado com as características operacionais do processo e os impactos ambientais decorrentes desta prática.

estudo ecogeográfico  Descrição da inter-relação entre fatores ecológicos e geográficos, geralmente aplicável à distribuição de espécies.

éter sulfúrico  Líquido incolor, volátil, com cheiro característico e muito inflamável, de fórmula C2H5OC2H5.

etnia  Grupo de indivíduos que partilham principalmente a mesma cultura e a mesma língua.

etnoprodutos  Produtos usados e produzidos popularmente.

etologia  Ciência que estuda o comportamento dos seres vivos, visando estabelecer os efeitos e as causas, assim como os mecanismos responsáveis por diferentes formas de conduta.

etoxilação  Reação química que permite a fixação de uma ou mais moléculas de óxido de etileno sobre um composto químico.

eubiótica  A arte de viver bem.

eucaliptol  Essência oleosa aromática extraída das folhas dos eucaliptos.

eucariotas  Seres vivos que apresentam células com uma organização bem mais complexa que os procariotas, sendo seu citoplasma preenchido por um compelxo sistema de membranas e com diversos tipos de orgânulos, tais como mitocôndrias e cloroplastos; subdividem-se nos Reinos Plantae ou Metaphyta e Animalia ou Metazoa.

eufótica  Lâmina de água que alcança até 80 m de profundidade, e que recebe a luz solar em quantidade suficiente para permitir a fotossíntese. Ver zona eufótica.

eugenia  Ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento da raça humana.

eugenol  Substância encontrada no óleo do cravo-da-índia, líquido, incolor, aromático, usado como anti-séptico; sua fórmula é: C10H12O2.

eulitorâneo  Porção da zona litorânea que se estende desde o nível mais elevado da maré até a profundidade de 40 a 60 m.

eumorfismo  Propriedade atribuída à projeções equivalentes, quando não apresentam deformação exagerada.

eupelágico  Depósito marinho que se forma em isóbatas superiores a 1.000 m.

eupnéica  Que respira normalmente. (Medicina)

euriápside  Denominação utilizada para os crânios dos répteis em que o orifício temporal se abre imediatamente acima dos ossos escamoso e pós - orbital. (Zoologia)

euribatial  Denominação aplicada a organismos que suportam amplas variações de profundidade.

euribiôntico  Organismos que suportam amplas variações das condições ambientais.

euritermos  Organismos que suportam grandes variações de temperatura; aqueles sensíveis a essas variações recebem o nome de estenotermos.

europa  Uma das luas de Júpiter, com um diâmetro de 3.138 km e uma densidade média de 2,97 g/cm3; este satélite tem um núcleo rico em ferro, com um manto de silicatos e uma crosta de gelo de água; alguns indícios levam a crer que, por baixo desta crosta de água gelada, possa existir um oceano de água líquida, que juntamente com os pontos vulcânicos existentes, podem originar um ambiente propício à vida. (Astronomia)

eustasia  Fenômeno de flutuação do nível do mar, através do tempo geológico, e atribuído a diversas causas.

eutético  Reação termicamente reversível em que uma fase líquida se transforma no equilíbrio e no resfriamento em duas fases sólidas.

eutetóide  Reação termicamente reversível em que uma fase sólida se transforma no equilíbrio e no resfriamento em duas outras fases sólidas

eutroficação  Processo pelo qual as águas se tornam mais eutróficas, isto é, mais ricas em nutrientes dissolvidos, necessários para o crescimento de plantas aquáticas, como as algas, seja como fase natural de maturação da massa de água, seja artificialmente, por exemplo, pela poluição ou por efeito de fertilizantes; o aumento de nutrientes no meio aquático, acelera a produtividade primária, ou seja, intensifica o crescimento de algas; esse fenômeno pode ser provocado por: lançamento de esgotos, resíduos industriais, fertilizantes agrícolas e a erosão; é fácil de concluir que, em certas proporções, a eutrofização pode ser benéfica ao ecossistema.

eutrófico  Denominação do solo que apresenta saturação por bases (V%) superior a 50%; sinônimo de solo fértil. (Pedologia)

eutrofização  Ver eutroficação.

euxínico  Ambiente marinho ou lacustre, no qual a presença de H2S incorporado à água inibe a vida.

evaporação  Processo pelo qual as moléculas de água na superfície líquida ou na umidade do solo, adquirem suficiente energia, através da radiação solar e passam do estado líquido para o de vapor. (Meteorologia)

evaporito  Depósito constituído por rocha sedimentar que se formou por precipitação na água, em função da evaporação em ambiente salino; os sais dissolvidos precipitam-se em uma ordem definida, os menos solúveis primeiro; a gipsita é o primeiro a precipitar-se em grandes quantidades, seguindo-se a anidrita e o sal-gema; os sais mais solúveis como a silvita, a carnalita e a polialita, associam-se à halita em alguns depósitos, constituíndo-se em importantes fontes de potássio.

evapotranspiração  Soma de todas as perdas de água, devidas à sua transformação em vapor, quaisquer que sejam os fatores postos em jogo.

evapotranspiração efetiva  Ver evapotranspiração real.

evapotranspiração potencial  Quantidade máxima de água capaz de ser evaporada, em um dado clima, de uma cobertura vegetal contínua e suprida de água; compreende, assim, a evaporação do solo e a transpiração das plantas expressas em altura de água, durante um determinado tempo.

evapotranspiração real  Soma das quantidades de vapor d'água evaporado do solo e das plantas quando o solo está com seu conteúdo real de umidade; evapotranspiração efetiva.

evento  Qualquer atividade de natureza magmática ou metamórfica que ocorreu ao longo do desenvolvimento de um processo geossinclinal ou plataformal, detectado através de determinações geocronológicas. (Tectônica).

evento episódico  Caráter pontuado de ocorrência de eventos tanto de natureza sedimentar quanto tectônica, responsáveis, de acordo com alguns pesquisadores, pela maior parte do registro geológico; refere-se também, de um modo geral, a eventos raros de magnitude anormalmente alta ou baixa.

evolução  Processo de diversificação genética e morfológica de organismos na natureza; expressa a quantidade de diversificação orgânica ocorrendo na biosfera e é idealmente medida pelo fenômeno de especiação; o conceito de evolução está intimamente ligado à ocorrência de mudanças nas freqüências gênicas de populações.

evolução convergente  Designação utilizada para indicar o desenvolvimento de características similares em organismos pertencentes a linhagens sem parentesco próximo.

evolução em mosaico  Padrão de evolução de uma linhagem em que vários caracteres morfológicos dos organismos mudam sob diferentes taxas.

evolução filética  Processo evolutivo no qual uma unidade taxonômica diverge gradualmente de sua forma ancestral, mas sem ramificar ou dar origem a novas linhas evolutivas dentro do complexo.

evolução pontuada  Modelo de evolução em que as espécies são relativamente estáveis e de longa duração e no qual novas espécies aparecem em episódios rápidos, seguindo-se sucesso diferencial em algumas delas.

evorsão  Tipo especial de corrasão gerada pela pressão exercida pelo movimento tubilhonar no fundo do leito de uma corrente; este processo escava depressões geralmente circulares denominadas marmitas. Ver corrasão.

exantema  Eflorescência peculiar às febres eruptivas. (Medicina)

excentricidade  A excentricidade de uma elipse, que representa uma órbita planetária, é a razão da distância entre os focos e o eixo maior. (Astronomia)

excretar  Eliminar os restos do sangue, tecidos do corpo ou alimentos. (Medicina)

exina  Camada principal, externa, do esporoderma, geralmente resistente à acetólise, sendo constituída principalmente de esporopolenina. (Palinologia).

exocetídeos  Família de peixes Actinopterígeos da ordem dos Sinentognatos; são os peixes-voadores, sendo  Exocoetus evolaus a espécie mais comum na costa brasileira.

exogamia  Ver fertilização cruzada.

exogeossinclinal  Parageossinclinal disposto ao longo de um bordo cratônico, sendo o suprimento sedimentar oriundo da erosão das partes elevadas do cinturão ortogeossinclinal, que jaz fora do cráton.

exomorfose  Alteração da forma e do hábito dos cristais, devido a influências externas. (Cristalografia).

exorreico  Que drena para o mar.

exorrizo  Vegetal cujas raízes se formam na camada superficial do solo.

exosfera  Camada que se estende de uma altitude entre 500 e 700 km da superfície terrestre e acima dessa altitude; os átomos de oxigênio, hidrogênio e hélio formam uma atmosfera muito tênue e as leis dos gases deixam de ser válidas; é a camada limite da atmosfera, entretanto esta não tem um limite superior exato, porém torna-se menos densa, progressiva e de forma rápida antes que finalmente se confunda com o espaço exterior.

exóstoma Ver micrópila. (Botânica)

exótico  Qualificação dada a uma planta ou animal presente numa área geográfica, da qual não se origina; por exemplo, o eucalipto no Brasil é espécie exótica, por ser uma espécie de planta originária da Austrália.

expansividade higroscópia  Alteração das dimensões de um determinado material em função das variações da umidade ambiente.

experimento inteiramente casualizado  Experimento em que cada parcela pode receber, por sorteio, qualquer tratamento, sem nenhuma outra restrição além do número desejado de repetições. (Estatística)

explante  Segmento de tecido ou órgão vegetal utilizado para iniciar uma cultura in vitro.

explosão  Fenômeno caracterizado por um aumento rápido de pressão; numa reação de combustão, este fenômeno é geralmente associado à existência prévia de uma mistura combustível (mistura gasosa ou poeiras em suspensão no ar).

explosão demográfica  Crescimento populacional  sem precedentes na história da humanidade, no século XX; desde os primórdios da história até cerca de 1800, a população do mundo cresceu vagarosamente, atingindo, nessa época, 1 bilhão de pessoas; o segundo bilhão, no entanto, é alcançado cerca de 125 anos mais tarde e o terceiro bilhão, em 33 anos, por volta de 1960; para se chegar ao quarto bilhão, foram necessários apenas 14 anos (1974), e ao quinto, 13 anos (1987); concentra-se, sobretudo, nos países do Terceiro Mundo (África, Ásia e América Latina) que, nas décadas de 50, 60 e 70, apresentaram taxas de crescimento demográfico ao redor de 2,5%; embora as taxas mundiais estejam diminuindo, a população continua aumentando vertiginosamente; segundo a ONU, a cada ano somam-se 86 milhões de novos habitantes ao planeta, projeção feita para o período 1996-2015.

explotação  Ver lavra.

expressão  A amplitude de manifestação de uma característica genética, codificada por um ou mais pares de genes; a herança pode ser monogênica ou poligênica e a manifestação da característica pode ser descrita em termos qualitativos ou quantitativos. Ver característica qualitativa, característica quantitativa, poligenes. (Genética)

expressividade  Grau de manifestação de um caráter genético. (Genética)

exsicata  Amostra de planta seca, montada, descrita, etiquetada e conservada em um herbário tanto para estudo como para documentação. (Botânica)

exsolução  Processo através do qual ocorre a segregação e crescimento de íons rejeitados dentro dos domínios de um cristal no estado sólido, a partir de um cristal desordenado; desmisturação.

extinção  Etapa final do ciclo de existência de uma espécie; supõe-se que, em 200 milhões de anos, 900 mil espécies em média teriam se extinguido a cada milhão de anos (uma extinção a cada treze meses); a ação predatória do ser humano acelerou esta taxa de extinção, pela destruição de ecossistemas ou/e o extermínio de espécies específicas; estima-se que nas últimas décadas as taxas de extinção ficaram centenas e até milhares de vezes mais altas.

extração  Primeira etapa da análise do teor de nutrientes disponíveis no solo, seguida pela determinação; consiste em misturar uma alíquota da amostra com uma substância, geralmente uma solução, chamada de extrator, e promover a agitação, depois a decantação ou filtragem para se obter uma solução límpida contendo os nutrientes extraídos.

extraclasto  Fragmento carbonatado proveniente de um meio diferente do material no qual se encontra atualmente, seja ele mais antigo (extraclasto heterócrono), seja proveniente de uma zona isópica diferente(extraclasto heterópico).

extrativismo florestal Ato de extrair madeira ou outros produtos das florestas.

extrativismo mineral  Ato de extrair minerais dos locais (jazidas) onde se encontram naturalmente.

extrato  Solução obtida no processo de extração; trata-se de uma solução límpida obtida por filtração, decantação, sucção ou centrifugação, contendo os nutrientes extraídos.

extrato de saturação  Extrato usado para determinação da condutividade elétrica, para verificar o nível de salinidade do solo; é obtido a partir de uma quantidade conhecida de amostra seca, lentamente molhada com água destilada, enquanto se faz a mistura com uma espátula de aço, até que a amostra fique saturada, ou seja, formando um filme sobrenadante.; então é colocada em funil apropriado, que permite a adaptação de papel de filtro, e submetida à sucção, recolhendo-se a solução extraída. (Pedologia)

extrator  Substância, geralmente uma solução, usada para extrair os teores disponíveis do solo. Idealmente o extrator deve simular a ação das raízes no solo, ou seja, extrair apenas os teores disponíveis do nutriente. (Pedologia)

extrusão  Operação de conformação de seções contínuas provocadas pela passagem do material através de uma matriz. (Metalurgia).

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?