cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

UHE TUCURUI/PA - Estudos, Projetos e Monitoramentos Ambientais

INFORMAÇÕES GERAIS: A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é um empreendimento da Eletronorte, localizado do rio Tocantins, Estado do Pará. O seu grande reservatório estende-se por vários municípios e, em consequência das ações indevidas registradas antes do seu enchimento, como o desmatamento incompleto da área de inundação, verificaram-se alguns problemas ambientais e numerosas queixas das populações atingidas. Os estudos ambientais e monitoramentos, por alguns anos, ficaram a cargo do Consórcio Engevix/Themag.  No final de 2002 foi inaugurada a segunda etapa. 
Usina Hidrelétrica de Tucurui. Pará.

 Na usina e ao fundo o rio Tocantins à jusante.


O "paliteiro" formado por árvores mortas pela inundação.



  Floresta inundada no reservatório da UHE Tucurui.

CARGO E FUNÇÃO: Engenheiro agrônomo/Setor Ecossistemas Terrestres - Engevix Engenharia s.a.; Chefe Divisão de Meio Ambiente - ENGEVIX; Coordenador O.S. AAC.211.01 - ELETRONORTE

ATUAÇÃO: Coordenação de equipes multidisciplinares, emissão de relatório mensais de acompanhamento, reuniões técnicas, apresentação de resultados, levantamentos de solos, avaliação da aptidão agrícola das terras, uso atual, recuperação de áreas degradadas, plano de manejo, unidades de conservação, monitoramentos e controles, estudos ambientais.

PERÍODO: 1987 a 1990.

ALGUNS TRABALHOS EXECUTADOS:

·       Projeto de reconstituição paisagística das áreas de empréstimo.
·       Levantamento de reconhecimento de solos e avaliação da aptidão agrícola da área de influência e do entorno do reservatório.
·       Zoneamento ambiental da área de influência e do entorno do reservatório.
·       Possibilidades de aproveitamento agrícola dos assentamentos
·       Estudo de manejo e monitoramento dos recursos agroflorestais a jusante da usina.
·       Manutenção e avaliação do banco de germoplasma.
·       Plano de utilização do reservatório.
·       Plano de necessidades do novo centro de proteção ambiental.
Visão panorâmica da UHE Tucuruí no rio Tocantins, estado do Pará, Amazônia, Brasil.

OBSERVAÇÕES E CURIOSIDADES:·

· O reservatório da UHE Tucurui ocupa uma área aproximada de 3.450 quilômetros quadrados e acumula a drenagem de 758.000 quilômetros quadrados de influência do rio Tocantins.
· A usina está operando comercialmente desde 1984 gerando 4.000 MW de energia; a construção da segunda etapa, já iniciada, dotará o empreendimento de uma capacidade total de geração de energia igual a 8.125 MW.
· A vazão máxima registrada nas comportas foi de 68.400 metros cúbicos por segundo, e a queda d'água é de 65,20 metros.
· Em consequência do afogamento da floresta, empresas especializadas retiraram alguma madeira submersa para utilização comercial nas serrarias.
· Já existe implantado um programa de pesca esportiva, e é inegável que a região tem elevado potencial turístico; o reservatório com seus cardumes de tucunaré e outros peixes contribui para isso.
· A vila residencial do empreendimento fica afastada da cidade de Tucuruí, possuindo 776 residências de diversos padrões e toda a infraestrutura de apoio, como hospital, supermercado, clubes, etc.
Reservatório da UHE Tucuruí em imagem de satélite.

CONTATO 
 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?