cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA Z


Z

z  Colocado após o símbolo dos horizontes H, A , B e C do solo, indica acumulação de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio; exemplo: Hz. (Pedologia)

zarcão  Denominação comercial do óxido de chumbo vermelho, com teor mínimo de 97% de Pb304; muito usado, especialmente a bordo de embarcações, para a primeira demão da pintura nas peças de ferro ou de aço, para evitar a ferrugem.

zarcão misto  Denominação utilizada para o óxido de chumbo vermelho, com adição de óxido de ferro.

zênite  O ponto mais alto no céu que se encontra diretamente acima das nossas cabeças. (Astronomia).

zeólitas  Família de silicatos hidratados de alumínio, com sódio e cálcio como as bases importantes; são minerais caracteristicamente secundários, destacando-se a analcima, laumontita, thomsonita, escolecita, cabazita, gmelinita, heulandita, estilbita, phillipsita e harmotomo.

zero  Superfície de referência a partir da qual são calculadas as altitudes. (Geodésia)

zigóteno  Uma das subdivisões da prófase I da meiose caracterizada pelo início do pareamento dos cromossomos homólogos. (Genética)

zigoto  Célula formada pela união de dois gametas e o indivíduo formado a partir desta célula. (Genética)

zircão  Mineral da família dos ortossilicatos que cristaliza no sistema tetragonal classe bipiramidal-ditetragonal; apresenta várias cores como marrom, verde ,azul, vermelho, amarelo ou mesmo incolor, composição Zr (SiO4), dureza 7,5 e densidade 4,68; mostra elevada refratariedade, permitindo que a Platina, cujo ponto é de 17550 C, seja fundida em cadinho de óxido de zircônio.

zodíaco  As doze constelações ao longo da eclíptica onde o Sol, a Lua e os planetas parecem deslocar-se: Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes, Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião. (Astronomia)

zona  É uma área caracterizada por famílias endêmicas, como por exemplo: Zona Neotropical - território compreendido entre o México e a Patagônia (Argentina), estando incluído o Brasil; Paleotropical - África e Ásia; Holártica - Norte da África, Ásia e Europa.

zona abissal  Intervalo de região bentônica, situado, grosso modo, entre as isóbatas de 2.000 e 6.000 m, com a temperatura variando entre 40 C a 00 C; caracteriza-se pela ausência total de luz e fauna pobre e escassa.

zona abissopelágica  Divisão de região pelágica compreendida entre os 2.000m e 6.000 m.

zona afótica  Parte do corpo de água, situado abaixo da zona fótica, na qual a escuridão é permanente.

zona batial  Divisão de região bentônica compreendida entre as profundidades de 180 e 2.000 m, com a temperatura da água alcançando 40 C; a luz é bastante escassa, podendo contudo alcançar até 600 m de profundidade nas regiões tropicais.

zona batipelágica  Divisão de região pelágica compreendida entre as profundidades de 500 e 2.000 m.

zona de aeração  Faixa compreendida entre o nível freático e a superfície do solo; é dividida desde sua porção inferior até a superior em: franja capilar, zona de retenção e zona de evapotranspiração.
zona de combustão primária  Região do forno rotativo onde ocorre a queima do combustível primário, de forma a proporcionar a temperatura do material em clinquerização, na ordem de 1.4000 C-1.5000 C. Ver forno rotativo de produção.

zona de combustão secundária  Região do sistema forno onde ocorre a queima do combustível secundário, na faixa de temperatura da ordem de 8500 C a 12000 C, objetivando a pré-calcinação. Ver forno rotativo de produção.

zona de convergência inter-tropical - ZCIT  Cavado situado nas proximidades do equador, que marca a zona de convergência do ar que se move das regiões subtropicais de ambos os hemisférios em direção ao equador; é a zona de confluência dos ventos alísios de sudeste e nordeste. Ver cavado. (Meteorologia)

zona de espraiamento  Faixa do estirâncio em que a massa de água, que é transportada pelas ondas de translação, flui praia acima e volta para o mar por influência da ação da gravidade.

zona de expansão urbana  Expressão que designa as áreas circunvizinhas, reservadas para atender ao crescimento das cidades. (Urbanismo)

zona de linhagem  Tipo de zona de amplitude representada por um conjunto de estratos que contêm exemplares representativos de um segmento de uma linha ou direção de evolução ou de desenvolvimento, limitado acima e abaixo, por mudanças das características da linha ou da direção; filozona.

zona de mosqueado  Camada ou camadas no perfil do solo, marcada pela presença de mosqueados. (Pedologia)

zona de queima  Local do forno onde ocorrem as reações de clinquerização. Ver forno rotativo de produção.

zona de translação  Faixa compreendida entre a zona de rebentação e o limite inferior do estirâncio.

zona fisiográfica  Uma das várias divisões de um País, região ou Estado e que guarda certos caracteres próprios, distintos dos das demais. (Geografia)

zona franca  Área delimitada no interior de um país beneficiada com incentivos fiscais e tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes; seu objetivo é estimular o comércio e, às vezes, acelerar o desenvolvimento de uma região; a Zona Franca de Manaus foi criada em 1967. (Economia)

zona inframaré  Porção inferior da planície de maré que não é exposta na baixa-mar.

zona intermaré  Porção da planície de maré, pouco inclinada, e que se apresenta totalmente exposta na baixa-mar e quase inteiramente coberta na preamar.

zona inundável  Zona de uma represa compreendida entre o mais alto nível admitido pela sua exploração normal e o nível de água máximo possível (nível de máxima cheia). (Energia)

zona mesossapróbria  Zona, fracamente poluída por detritos, na qual a matéria orgânica se encontra parcialmente oxidada, contendo, ainda, no curso de água, regiões aeróbica e anaeróbica; é dividida em zonas mesossapróbria alfa e beta.

zona oligossapróbria  Zona não poluída de um curso de água, na qual a matéria orgânica foi decomposta, oxidada, desaparecendo deste modo o odor séptico, a cor e mesmo a turbidez.

zona polissapróbria  Zona fortemente poluída de um curso de água, que contém uma elevada concentração de substâncias complexas oxidáveis, provocando a escassez ou até mesmo a ausência total de oxigênio.


zona temperada  Faixa da terra entre os trópicos e os círculos polares, de climas suaves. (Climatologia)

zona temperada do norte  Uma das cinco divisões do globo terrestre, determinada pelo Círculo Polar Ártico e pelo Trópico de Câncer. (Climatologia)

zona temperada do sul  Uma das cinco divisões do globo terrestre, determinada pelo Círculo Polar Antártico e pelo Trópico de Capricórnio. (Climatologia)

zonas homogêneas  Porção do território onde, na escala selecionada para análise, os parâmetros naturais (clima, relevo, solo, fisiografia, água, vegetação e fauna), variam dentro de limites definidos que não se consideram significativos para efeito de planificação de seu ordenamento e manejo.

zonas ripárias  Correspondem às matas ciliares que são as áreas mais dinâmicas da paisagem, tanto em termos hidrológicos, como ecológicos e geomorfológicos; está intimamente ligada ao curso d'água, mas os seus limites não são facilmente demarcados; em tese, os limites laterais se estenderiam até o alcance da planície de inundação.

zoneamento agroecológico  É o ordenamento, sob forma de mapas, informações relativas ao tipo de vegetação, geologia, solo, clima, recursos hídricos, climáticos e áreas de preservação, de uma determinada região; constitui-se como uma organização ecológico-paisagistica do espaço que visa o uso eficiente dos recursos edáficos, biológicos, hídricos e climáticos dos ecossistemas naturais e modificados pelo homem.

zonocolpado  Grão de pólen que apresenta colpos, geralmente meridionais, em posição equatorial (Palinologia)

zonoporado  Grão de pólen que apresenta poros em posição equatorial. (Palinologia)

zonotremado  Grão de pólen que apresenta as aberturas em posição equatorial (Palinologia)

zoogléia  Substância gelatinosa desenvolvida por bactérias, constituindo uma grande parte de flocos do lodo ativado e do limo do filtro biológico.

zoonose Termo que designa as doenças dos animais.

zooplâncton  Conjunto de animais, geralmente microscópicos, que flutuam nos ecossistemas aquáticos e que, embora tenham movimentos próprios, não são capazes de vencer as correntezas.

zorós  Índios que pertencem ao grupo linguístico tupi e são herdeiros de tradição ceramista; usam técnicas refinadas na fabricação de peças ricamente adornadas; tribo descoberta em 1971, mas o primeiro contato só aconteceu sete anos depois e ainda hoje vivem relativamente isolados; por seus traços delicados, são considerados, segundo descrição dos sertanistas, como os índios mais bonitos da Amazônia Ocidental.

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?