cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA B

B
b  Colocado após o símbolo do horizonte, indica presença de horizontes enterrados, se suas características genéticas principais puderem ser identificadas como tendo sido desenvolvidas antes do horizonte ser enterrado; aplicável aos horizontes H, A, E, B e F, por exemplo Ab, Eb. (Pedologia)

B  Ver horizontes do solo; horizonte B. (Pedologia)

bacaba  Palmeira de tronco solitário, liso e reto, crescendo até 20 m de altura (Oenocarpus bacaba); produz cachos robustos com cerca de 1,5 m de comprimento contendo frutos arredondados de cor roxo-escuro na casca; o mesocarpo é brancacento, oleoso; é nativa da Amazônia e mais frequente no Pará e Amazonas; pelo mesmo processo utilizado para o açaí, prepara-se o vinho de bacaba, de cor creme-leitoso, consumido com açúcar e farinha de mandioca; também produz palmito comestível.

bacia artesiana  Configuração estrutural geológica, freqüentemente de grandes dimensões, em que a água está confinada sob pressão artesiana. (Hidrologia)

bacia com soleira  Bacia submarina que apresenta deposição separada do corpo principal por uma crista submersa estreita; a água mais profunda permanece mais ou menos estagnada, mostrando deste modo características redutoras. (Hidrologia)

bacia contribuinte  Área que fica à montante de um local considerado e que contribui para alimentar o curso d'água. (Hidrologia)

bacia de captação  Mais de que o rio, lago ou reservatório de onde se retira a água para consumo, compreende também toda a região onde ocorre o escoamento e a captação dessas águas na natureza. (Hidrologia)

bacia de estabilização  É a área total drenada por um rio e seus afluentes. (Hidrologia)

bacia experimental  Bacia na qual as condições naturais são deliberadamente alteradas objetivando estudar os efeitos dessas modificações no ciclo hidrológico. (Hidrologia)

bacia fluvial  Ver bacia hidrográfica. (Hidrologia)

bacia hidrogeológica  Região geográfica cujas águas subterrâneas escoam para um só exutório. Pode não coincidir com a bacia hidrográfica. (Hidrologia)

bacia hidrográfica  Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes; a noção de bacias hidrográfica inclui naturalmente a existência de cabeceiras ou nascentes, divisores d'água, cursos d'água principais, afluentes, subafluentes, etc.; deve existir uma hierarquização na rede hídrica e a água se escoa normalmente dos pontos mais altos para os mais baixos. Inclui, também, noção de dinamismo, por causa das modificações que ocorrem nas linhas divisórias de água sob o efeito dos agentes erosivos, alargando ou diminuindo a área da bacia; área de drenagem, bacia fluvial. (Hidrologia).

bacia marginal  Bacia do tipo mar epicontinental, adjacente a um continente , sendo que seu fundo é constituído de massa continental submersa. (Hidrologia)

bacia sedimentar  Entidade geológica que se refere ao conjunto de rochas sedimentares que guardam uma relação geométrica e/ou histórica mútua, e cuja superfície atual não necessariamente se comporta como uma bacia de sedimentação; em pedologia corresponde a depressão preenchida com detritos carregados das áreas circundantes; a espessura do sedimento aumenta na direção do centro da bacia.

bacilar  Em forma de bastão, longo e estreito.

bacilo  Designação dada às bactérias que apresentam forma cilíndrica. (Biologia)

background  Termo utilizado em geoquímica e geofísica para relacionar um valor, teor ou porcentagem mineral, ou ainda uma propriedade física (radiométrica, magnetométrica, etc) a um padrão regional para efeito de comparação; o mesmo pode relacionar-se a ppm, ppb, cps, etc.

bactéria  Microorganismo unicelular procariota e pertencente ao Reino Monera , geralmente sem clorofila, e que utiliza alimentos solúveis , normalmente orgânicos, apesar de algumas bactérias serem quimiossintetizantes; apresentam ampla distribuição na natureza, sendo que algumas bactérias formam esporos resistentes, que podem ficar inativos em condições inadequadas do meio ambiente, e serem reativadas com o retorno de condições mais aceitáveis. (Biologia)

bactérias anaeróbias facultativas  São bactérias que conseguem se desenvolver tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. (Biologia)

bactérias clorifiladas  Bactérias anaeróbias que obtém energia para o crescimento, através de um processo particular de fotossíntese. Ver bactérias fotossintetizantes. (Biologia)

bactérias coli-aerógenas  Bactérias encontradas predominantemente no intestino do homem ou de animais, podendo ocasionalmente, serem encontradas em qualquer outra parte; terminologia antiga, não mais utilizada, empregada para designar bactéria do grupo coliforme. (Biologia)

bactérias criófilas  Bactérias que são mais ativas numa temperatura igual ou inferior a 10º C. (Biologia)

bactérias de nódulo  São aquelas que formam nódulos, ou seja, estruturas organizadas, que podem ocorrer em raízes ou caules das plantas e onde se dá o processo de fixação biológica do N2. (Biologia)

bactérias do ferro  Bactérias que pertencem a ordem chlamydobacteriales, e que apresentam a propriedade de retirar o íon ferroso do meio aquoso e precipita-lo em sua bainha, na forma de íon férrico; algumas bactérias do ferro, como crenothrixgallionella e leptothrix, são capazes de oxidar metabolicamente o íon ferroso para o íon férrico autotroficamente; em outras, como no caso da sphaerotillos, esta oxidação é puramente química e processada em sua bainha. (Biologia)

bactérias do metano  Bactérias metanogênicas, que na ausência de oxigênio, induzem uma fermentação alcalina da matéria orgânica putrescível, com a produção de gás metano. (Biologia)

bactérias entéricas  Bactérias que se desenvolvem no trato intestinal e deste modo são utilizadas como indicadoras de contaminação fecal. (Biologia)

bactérias fotossintetizantes  Bactérias que utilizam a energia luminosa no processo de síntese de compostos orgânicos; são de habitat predominantemente aquático e têm papel importante em lagoas anaeróbias, para tratamento de águas residuárias; bactéria fototrófica. (Biologia)

bactérias heterotróficas  São bactérias que requerem um ou mais compostos orgânicos que não o dióxido de carbono para síntese do seu protoplasto. (Biologia)

bactérias mesófiças  Bactérias que são mais ativas numa temperatura entre 20º C e 40º C. (Biologia)

bactérias patogênicas  Bactérias que causam doenças nos organismos hospedeiros. (Biologia)

bactérias psicrófilas  Aquelas que apresentam o ótimo de crescimento em temperaturas inferiores a aproximadamente 150 C. (Biologia)

bactérias quimiossintetizantes  Bactérias que utilizam reações de oxidação-redução, como fonte de energia, no processo de síntese de compostos orgânicos; não empregam a luz ou compostos orgânicos nas citadas reações. (Biologia)

bactérias saprófitas  Bactérias que vivem da matéria orgânica morta e promovem a sua decomposição. (Biologia)

bactérias termófilas  Bactérias que são mais ativas numa temperatura variando de 40º C a 55º C. (Biologia)

bactericida  É a substância ou a preparação química que destrói as bactérias patogênicas e não patogênicas, mas não necessariamente as formas esporuladas.

bacteriófago  O menor vírus de estrutura icosaédrica conhecido, possuindo 60 capsômeros; fago. Ver capsômeros. (Virologia)

bacteriostase  Substância que inibe a multiplicação bacteriana; é a substância ou a preparação química capaz de inibir a multiplicação de bactérias; não tem ação sobre esporos.

bacteriostático  Ver bacteriostase.

bacteróide  Forma alterada de células de certas bactérias; refere-se particularmente às células intumescidas e vacuoladas irregulares de rizóbio em nódulos de leguminosas.

bacuri  Árvore com 15 a 25 m de altura (Platonia insignis), que exsuda um látex amarelo quando cortada; o fruto é uma baga volumosa, de tamanho variável com polpa branca, macia, fibro-mucilaginosa, fortemente aderida a semente, de cheiro e sabor muito agradáveis; a região do Salgado e da ilha do Marajó, no Estado do Pará, são as áreas de maior concentração na Amazônia.

bacuripari  Árvore com 6 a 20 m de altura, (Rheedia macrophylla), frutos tipo baga de casca lisa, amarela, contendo até quatro sementes envolvidas por uma polpa branca mucilaginosa de sabor acidulado.

badland  Terreno geralmente desprovido de vegetação e entrecortado por um intrincado padrão de ravinas estreitas, cristas agudas e pináculos, resultados de uma erosão severa em materiais não muito resistentes. (Geomorfologia)

baía  Porção do oceano, mar ou lago que adentra pelo continente, caracterizando-se por apresentar uma linha de costa com a concavidade voltada para o exterior; pode ser do tipo aberta ou fechada. (Geografia)

baía aberta  Baía delimitada por dois pontões rochosos, com distância suficiente entre eles de modo a permitir que as ondas no seu interior tenham as mesmas características das observadas em mar aberto. (Geografia)

baía fechada  Baía que se comunica indiretamente com o mar aberto através de passagens estreitas. (Geografia)

baia tropical  Depressão barométrica formada nos trópicos. (Meteorologia)

baías  Termo regional que designa as lagoas temporárias ou permanentes, de dimensões e formas variadas, muito freqüentes no pantanal da Nhecolândia.

bainha  Base da folha, alargada, e que abraça, parcial ou totalmente, o pseudobulbo ou a espata. (Botânica)

bainha  Revestimento externo, mucilaginoso, cilíndrico, que envolve os filamentos de certos gêneros de algas e bactérias; pode ser formada de várias camadas ou lâminas superpostas, incolores, amareladas ou pardas e constituída de substâncias sépticas. (Biologia)

bainita  Microestrutura de cementita dispersa em ferrita, obtida por transformação isotérmica, em baixa temperatura (200 a 500o C), da austenita. (Metalurgia)

baixa  Região da atmosfera que apresenta pressão barométrica baixa à superfície e valor ainda mais baixo em seu centro; quanto maior a diferença de pressão entre o centro e as suas vizinhanças maior será a intensidade do vento em uma baixa; no hemisfério sul os ventos sopram no sentido dos ponteiros do relógio , enquanto no hemisfério norte ocorre o contrário. (Meteorologia).

baixa equatorial  Faixa de baixa pressão localizada bem ao norte do equador, principalmente no hemisfério norte. (Meteorologia).

baixa extratropical  Depressão barométrica que se forma fora dos trópicos. (Meteorologia).

baixa tensão  Tensão cujo valor entre fases é inferior a uma tensão dada, variável de país para país. (Energia)

baixada  Depressão do terreno; área baixa em relação aos terrenos vizinhos; planície extensa e de pequena altitude relativa, junto à costa, baías ou rios; parte da área está sujeita a inundação; extenso plano, normalmente situado na área litorânea pouco acima do nível das marés.

baixa-mar  Elevação mínima alcançada por cada maré vazante.

baixio  Elevação do fundo submarino formada por material inconsolidado, geralmente arenoso, podendo contudo ser argiloso ou conchífero, e situado a menos de 20 m de profundidade.

bajada  Área plana situada na porção terminal de um conjunto de pedimentos, na qual acumulam-se os sedimentos provenientes das partes mais elevadas; pode comportar depressões do tipo playa. (Geomorfologia)

balança comercial  É a relação entre as exportações e as importações de um país. Se o valor das exportações supera o das importações, ocorre um superávit; se as importações excedem as exportações, há déficit. (Economia)

balanço  Conjunto de dados econômicos e financeiros de uma empresa, apresentado ao mercado de forma periódica (balanço do trimestre, do semestre ou do ano); o balanço deve incluir todos os bens, créditos, dívidas e obrigações da companhia. (Economia)

balanço de energia  Equação que relaciona o fluxo de radiação em uma parte da superfície da Terra, ao calor perdido ou ganho por condução para/ou de uma camada abaixo; o calor é perdido ou ganho da atmosfera, por processos de difusão molecular, e a perda ou ganho da superfície, por evaporação ou condensação; fluxo de ganho, perda e armazenamento de energia por um organismo, população ou ecossistema.

balanço de nitrogênio  A relação entre a entrada e saída de nitrogênio de um sistema ecológico, tais como: lagos, rios e instalação de tratamento de esgotos.

balanço de nutrientes  Razão entre as concentrações de nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas, a qual permite máxima taxa de crescimento e de produção.

balanço de oxigênio  Balanço entre o consumo e a produção ou reintrodução de oxigênio ao longo de um corpo d'água.

balanço de pagamentos  É o resumo, expresso em unidades monetárias  das transações ocorridas entre o país e o resto do mundo; ele apresenta duas grandes contas: o saldo em transações correntes, que se refere às transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior, e, o saldo de capitais, que reflete o fluxo de moedas entre o país e o resto do mundo. (Economia)

balanço de radiação  Diferença entre a quantidade de radiação que é absorvida e emitida por um dado corpo ou superfície; em geral, o balanço de radiação na superfície terrestre é positivo de dia e negativo à noite.

balanço hídrico  Balanço das entradas e saídas de água no interior de uma região hidrológica bem definida, tal como uma bacia hidrográfica ou um lago, levando em consideração as variações efetivas de acumulações.

balanço hídrico do solo  Método que estabelece a contabilidade hídrica de um perfil de solo, determinando as quantidades de água recebida, retida, evapotranspirada e disponível para as plantas.

balanço térmico  Balanço de ganhos e perdas de calor para um dado sistema, durante um período determinado.

balata  Produto intermediário entre a borracha e a gutapercha, sendo produzida pela Mimusops bidentada; plástico natural proveniente da secagem da seiva (látex) de certas sapotáceas, como por exemplo da abiurana-guta (Pouteria gutta) encontrada na Amazônia.

balceiro  Pequena ilha flutuante, formada por vegetação que é transportada pela correnteza em um curso de água.

baldrame  Viga de concreto que sustenta as paredes das construções. (Engenharia Civil)

ball clay  Argila na qual predomina caulinita acompanhada de outros argilominerais como a ilita, a esmectita e a clorita, além de conter quantidades subordinadas de quartzo, plagioclásio, feldspato potássico e calcita; apresenta elevada plasticidade, sendo por vezes refratária e comumente caracterizada pela associação com matéria orgânica e apresentando tonalidades que variam do levemente amarelado até matizes de cinza.

balneabilidade  Padrão de qualidade das águas, que indica se as pessoas podem se banhar sem risco para a saúde; no Brasil, ele é definido pela Resolução 20/86 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, que divide as condições de balneabilidade em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria, onde os poluentes medidos são coliformes fecais e coliformes totais.

banco ativo de germoplasma  Ver coleção ativa. (Genética)

Banco Central  Instituição financeira governamental cuja função é zelar pela estabilidade da moeda, controlar o crédito e monitorar entrada e saída de dinheiro e metais preciosos do país; no Brasil, o Banco Central detém o monopólio da emissão de moeda no país e fiscaliza os bancos. (Economia)

banco de areia  Deposição de material sobre o fundo de um lago, de um rio, de sua foz, ou do mar, junto à costa, em resultado do perfil do fundo, das correntes dominantes e da ocorrência de sedimentos; bancos de sedimentos (areia, cascalho, por exemplo) depositado no leito de um rio, constituindo obstáculos ao escoamento e à navegação; acumulação de aluviões e seixos nas margens dos rios e na beira dos litorais onde predominam as areias; barra, coroa.

banco de genes  Base física onde o germoplasma é conservado; geralmente, são centros ou instituições públicas e privadas que conservam as coleções de germoplasma sob a forma de sementes, explantes ou plantas a campo. Informalmente, banco de genes e banco de germoplasma se eqüivalem em sentido. (Genética)

banco de germoplasma  Expressão para designar uma área de preservação biológica com grande variabilidade genética; por extensão, qualquer área reservada para a multiplicação de plantas a partir de um banco de sementes ou de mudas, ou laboratório onde se conserva, por vários anos, sementes ou genes diferentes.

banco genético  Ver banco de germoplasma.

Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID  Organização internacional criada em 1959 para prestar ajuda financeira e fomentar o desenvolvimento nos países da América Latina e do Caribe; a sede fica em Washington, nos Estados Unidos.

Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD  Ver Banco Mundial.

Banco Mundial  Instituição financeira ligada à ONU e criada em 1944; o objetivo inicial do Banco Mundial era ajudar na recuperação dos países europeus cuja economia havia sido aniquilada pela Segunda Guerra Mundial; atualmente, tem como objetivos principais o combate à pobreza e a melhoria nas condições de vida em todo o mundo. O número de países-membros é de 181.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES  Tem a função de financiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país; foi criado em 1952 e, atualmente, é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento.

banda de absorção da atmosfera  Região do espectro eletromagnético para a qual a atmosfera comporta-se de maneira opaca, não permitindo a passagem da radiação eletromagnética.

banda do visível  Faixa do espectro eletromagnético que pode ser percebido a olho nú, e compreendida aproximadamente entre 7.000 e 4.000 Angstrons, os limites do infravermelho e do ultravioleta, respectivamente.

banda ripícola  Faixa de proteção criada ao longo da linha de água com o objetivo de reduzir efeitos nocivos da agricultura. Ver floresta ripária.

bandamento composicional  Foliação definida por faixas paralelas de composição mineralógica ou texturas diferentes; pode corresponder a um acamamento relíquiar ou ser originado por segregação metamórfica, migmatização, cisalhamento e dissolução por pressão.

banhado  Denominação regional utilizada no Sul do Brasil para indicar extensões de terras baixas inundadas pelos rios, que podem periodicamente se apresentar secas e aptas ao cultivo, ao contrário dos pântanos. (Geografia)

bar  Igual a 0,987 atmosferas ou 1,02 kg/cm2 ou 100 kilopascal ou 14.5 lbs/pol quadrada; unidade de pressão equivalente a aproximadamente um milhão de dinas por centímetro quadrado.

barbas  Ramificações de uma pena, que se originam na raque; delas partem ramificações secundárias, as bárbulas, que possuem diminutos ganchos os quais de prendem à bárbula adjacente, dando resistência às penas de vôo, de cobertura e às coberteiras; nas plumas e semiplumas não existe coesão das bárbulas através de ganchos e tais penas têm aspecto plumáceo. (Zoologia)

barbotina  Uma suspensão espessa de partículas sólidas em um líquido. (Metalurgia)

barcana  Duna que apresenta forma de meia-lua , mostrando sua face convexa voltada para barlavento , e a face côncava para sotavento.

barita  Mineral que cristaliza no sistema ortorrômbico, classe bipiramidal e composição BaSO4, sendo que sua densidade de 4,5 é considerada elevada para um mineral não-metálico; quando o estrôncio substitui o bário o mineral passa a ser denominado celestina, e anglesita quando presente o chumbo.

barlavento  Face de qualquer elemento voltada para o lado que sopra o vento.

barógrafo  Aparelho que registra a pressão atmosférica. (Meteorologia)

barômetro  Ver barômetro aneróide. (Meteorologia)

barômetro aneróide  Instrumento para se medir a pressão atmosférica. (Meteorologia)

barra  Banco de areia de grandes dimensões, formado pelo transporte transversal dos sedimentos do fundo marinho até a costa; pode ser submarina ,insular e litorânea. Ver banco de areia.

barra cuspidada  Barra que se apresenta em forma de crescente, unida à praia por ambas as extremidades.

barra de arrebentação  Barra que apresenta sedimentos mais grosseiros que os das áreas adjacentes, e formada no local onde ocorre a arrebentação das ondas.

barra de canal  Forma de leito de ocorrência não periódica, e que se desenvolve sob condições de profundidade rasa, nas quais pequenas mudanças no fluxo podem ser responsáveis por considerável variação na sua morfologia; rsulta então de simples feições deposicionais e formas complexas, devido a atuação de múltiplos eventos erosivos e deposicionais; levando-se em consideração o fluxo e o padrão de crescimento pode ser longitudinal, transversal, em pontal e diagonal.

barra de costa afora  Acumulação subaquática de areia que se apresenta em forma de crista, situada a alguma distância da praia, e resultante principalmente da ação das ondas.

barra digitada  Corpo arenoso estreito e longo, de seção transversal lenticular, subjacente a um canal distributário em um delta pé-de-pássaro; o corpo arenoso, muito mais largo do que o canal distributário, é formado pelo avanço progradante da barra em meia lua, junto à desembocadura do distributário.

barra em meia lua  Barra que se apresenta em forma de crescente, sendo encontrada nas saídas de braços de maré entre ilhas barreiras, na entrada de uma baía, na foz de um rio ou de um distributário deltáico.

barra longitudinal  Barra formada após o sulco longitudinal e disposta de modo aproximadamente paralelo à linha de costa.

barragem  Construção para regular o curso de rios, usada para prevenir enchentes, aproveitar a força das águas como fonte de energia ou para fins turísticos; sua construção pode trazer problemas ambientais, como no caso de grandes hidrelétricas, por submergir terras férteis, muitas vezes cobertas por importantes ecossistemas, ou/e por desalojar populações que vivem na área.

barranco  Exposição geralmente vertical de cortes de estradas, voçorocas ou margens de rios.

barreira  Massa arenosa, disposta paralelamente à costa, e que permanece elevada acima da maré mais alta; restinga.

barreira  Qualquer obstáculo de ordem física, química ou biológica que impede a dispersão dos seres vivos. (Ecologia)

barreira de água doce  Frente de água doce subterrânea que apresenta uma altura de carga suficiente para impedir a intrusão de água salgada ou salobra.

barreiro  Denominação dada às porções de terreno em áreas de várzea próximas ao litoral, onde ocorre eflorescência salina.

barrento  Que tem característica de barro; uma classe textural do solo, segundo antiga classificação. (Pedologia)

barril  Unidade de volume equivalente a 158,98 litros.

barril de óleo equivalente  Unidade utilizada para permitir comparar, em equivalência térmica, um volume de gás natural com um volume de óleo.

barrilete  Parte da sonda destinada a recolher, proteger e recuperar o material a ser amostrado.

barrilete de ventilação  Tubulação horizontal com saída para atmosfera em um ponto,  destinado a receber dois ou mais tubos ventiladores. (Engenharia Civil)

barrilha  Denominação aplicada ao carbonato de sódio (NaCO3) e que é utilizada no preparo de sabões, de vidros e no amolecimento de água dura.

barro  Argila como é encontrada no barreiro, própria para a fabricação de tijolos e telhas; Classe textural equivalente a franco. (Pedologia)

basalto  Rocha ígnea extrusiva de granulação fina (afanítica) em que o plagioclásio sódico-cálcico predomina sobre o feldspato potássico.

base de Arrhenius  Substância que libera íon hidroxila (OH-) quando dissolvida em água.

base de Bronsted  Substância capaz de aceitar um próton (H+).

base de dados  Coleção de informações sobre acessos, que inclui descritores e os estados dos descritores associados. (Genética)

base de Lewis  Substância que pode doar um ou mais pares de elétrons.

base genética  Total da variação genética presente em uma população; em princípio, quanto maior for a amplitude da variação genética maior será a capacidade da população fazer frente a flutuações ambientais, em benefício de sua perpetuação.

base monetária  Corresponde à criação primária de moeda; ela é divulgada de duas maneiras: na mais restrita corresponde ao total de papel moeda em circulação, somado às reservas bancárias; na maneira mais ampla, é a quantidade de dinheiro disponível no mercado; é o nome dado ao conjunto de toda a moeda existente em um país. (Economia)

bases de referência  Compreende o material cartográfico, utilizado em levantamento de solos, consistindo de mapas planaltimétricos, imagens de radar e de satélite, fotografias aéreas, carta-imagem de sensores remotos orbitais, levantamentos topográficos convencionais e restituições aerofotográficas, além de informações contidas nos mapas pedológicos preexistentes e outros mapas temáticos, que permitam a obtenção e a utilização de informações preliminares sobre o meio ambiente e o uso da terra.

basídio  Célula fértil claviforme que abriga em seu ápice os esporos sexuados externos. (Micologia)

basidiosporos  Esporos sexuados contidos nos basídios. Ver basídio. (Micologia)

basônimo  Nome específico conferido pela primeira vez, na nomenclatura botânica.

bateria  Denominação aplicada a uma célula ou a um conjunto de células eletroquímicas conectadas em série, e que podem ser utilizadas como fonte de energia elétrica direta com voltagem constante. (Química).

bateria de poços  Conjunto de mais de três ou mais poços, tubulares ou amazonas, perfurados em uma mesma área e explorando o mesmo aquífero, voltado ao atendimento de uma determinada demanda.

batimetria  Procedimento para determinação e representação gráfica do relevo de fundo de áreas submersas (mares, lagos, rios).

batólito  Grande massa plutônica que apresenta uma exposição com mais de 100 km2 e constituída por rochas com granulação média a grosseira e composição granítica: granodiorito, granito e quartzo monzonito; quando inferior a 100 km2 denomina-se stock. . (Geologia)

baunilha  Planta da família das OrquidáceasVanilla planifolia, da qual se extrai uma substância muito utilizada em confeitaria e perfumaria.

bauxita  Mistura de hidróxidos de alumínio, tendo como constituintes principais a gibbsita - Al(OH3), a boehmita- AlO(OH)3 e o diásporo- AlO ( OH )2- qualquer um deles podendo ser o dominante. É o mais importante minério de alumínio.

bayou  Drenagem estuarina, tributária ou ligando outros canais ou corpos de água, que se desenvolve através de zonas pantanosas.

bbl/dia ou bpd  Barris por dia. (Petróleo)

beach rock  Denominação utilizada para indicar uma praia arenosa que foi cimentada por carbonato de cálcio; ocorre comumente em regiões de clima tropical.

beiju  Alimento  das populações nativas da Amazônia, feito com  mandioca ou tapioca, de diversos tipos e formatos: beijucica, beijuguaçu, beiju-moqueca, beijuteica.

beneficiamento de sementes  Processo de retirada da casca e/ou polpa dos frutos a fim de extrair as sementes.

benigno  O que não é maligno , não está associado ao câncer. (Medicina)

bens  Qualquer coisa com alguma utilidade, que seja capaz de cumprir uma função ou satisfazer uma necessidade; há, porém, bens com valor econômico e bens sem valor claro; o exemplo clássico é o ar: tem uma função tão importante para o ser humano que ninguém é capaz de sobreviver sem respirá-lo; no entanto, é abundante e não requer trabalho para obtê-lo; por isso não tem valor econômico; os bens econômicos recebem várias classificações, quase sempre por sua função na produção. (Sócio-Economia)

bens comuns da humanidade  Sistemas naturais de interesse comum, cuja administração transcende jurisdições nacionais; exemplos: Convenção dos Oceanos que regulamenta o uso de águas comuns e estabelece zonas exclusivas de comércio; Convenção do Espaço Cósmico de 1967 e a instalação do Comitê da ONU para seu uso pacífico; Tratado Antártico, de 1959, que garante o uso do continente para fins pacíficos, investigações científicas e cooperação internacional, proibindo o despejo de resíduos radiativos e testes nucleares.

bens de capital  São os bens que servem para a produção do outros bens, tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e construção.

bens de produção  Ver bens de capital.

bens intermediários  São aqueles bens que são absorvidos na produção de outros, como o aço nos automóveis, os chips nos computadores, etc.

bento  Conjunto de seres vivos que habitam, permanentemente ou preferencialmente, o fundo dos mares.

bentônicos  Animais aquáticos que vivem junto ao substrato, podendo ser fixos (sedentários) ou apenas pousados (vágeis) e locomovendo-se de formas diversas.

bentonita  Argila de granulação muito fina, composta por minerais do grupo da esmectita; a maioria dos depósitos  se forma pela alteração de cinza vulcânica; no Brasil o termo bentonita tem sido empregado para materiais não necessariamente betoníticos: mistura de argilas cauliníticas, montmoriloníticas e ílitas.

benzeno  Líquido incolor, volátil, com cheiro característico, cuja molécula tem uma estrutura cíclica típica (C6H6); usado como solvente e como matéria-prima para obtenção de diversos outros produtos.

bequerel  Unidade de medida de radiação, que substituiu a Medida Curie; é a quantia de radiotividade onde um núcleo deteriora por segundo.

bergschrund  Fenda que se apresenta orientada segundo o contato entre o gelo e a rocha, caracterizando a porção superior de uma geleira; sua origem está ligada ao movimento da geleira, que faz com que o gelo se afaste lentamente da rocha.

berilo  Mineral que cristaliza no sistema hexagonal, classe bipiramidal-dihexagonal, de cor verde, algumas vezes amarelo ou verde azulado, de composição Be3Al2(Si6O18), geralmente bem cristalizado e com hábito fortemente prismático; ocorre principalmente em pegmatitos.

berma  Terraço formado acima do limite dos fluxos da maré alta; é construída principalmente durante as ressacas, sendo que quanto maior for a tempestade, mais altas e distintas se apresentam.

besouro mãe-de-sal  Inseto que vive na raiz da sumaúma; sua fase larvar dura 20 anos e quando eclode como adulto, acasala e põe ovos na raiz da árvore.

best linear unbiased prediction - BLUP  Teoria genético-quantitativa sobre a qual se baseiam os sistemas mais avançados de avaliação genética; uma das propriedades mais importantes da metodologia BLUP é proporcionar os fatores de ponderação apropriados para que as diversas fontes de informação disponíveis a respeito de cada indivíduo possam ser resumidas a um único valor. (Genética)

bétis  Planta da família das PiperáceasPiper aucalyptifolium, originária da Amazônia e Guianas, cujas folhas encerra substância analgésica.

betume  Ver asfalto.

betume natural  Porção do petróleo encontrada no estado sólido ou semi-sólido, nas condições de reservatório; usado no passado para impermeabilização de esquifes, cisternas, embarcações; também utilizado para iluminação noturna em tochas, no antigo Egito.

biblioteca genômica  Coleção de clones moleculares que contém, pelo menos, uma cópia de cada sequência de ADN no genoma. (Genética)

bicho-pau  Inseto da família Phasmidae que para se proteger, se disfarça de graveto; quando pousa no galho ele junta as antenas, estica as pernas e até balança com o vento; o predador tem que prestar muita atenção para perceber que ele não faz parte da árvore.

biesfenóide  Forma que apresenta quatro faces, na qual as duas faces do esfenóide superior se alternam com as duas do esfenóide inferior. (Cristalografia)

bifoliado  Que tem duas folhas. (Botânica)

bifólio  Ver bifoliado. (Botânica)

big bang  Teoria para explicar a origem e evolução do Universo baseado num estado extremamente elevado de densidade e temperatura a partir do qual o Universo começou a expandir-se; ponto de começo do tempo e do espaço. (Astronomia)

bigênere  Designação dos híbridos resultantes do cruzamento de dois gêneros diferentes. (Botânica)

biguá (Phalacrocorax brasilianus)  Aves que vivem em lagos, grandes rios do México à América do Sul. São ótimos mergulhadores e descansam pousando na beira da água, sobre pedras, árvores, estacas e esticam as asas como os urubus; eles alimentam-se de peixes e nidificam sobre árvores em matas alagadas, matas ciliares, às vezes entre colônias de garças.  (Zoologia)

biguatinga (Anhinga anhinga)  Ave encontrada nas regiões tropical e temperada e vive em pequenos grupos próximo a lagos e rios; o pássaro nada quase submerso com a cabeça e o pescoço sobre a água lançando-se como uma cobra de um lado a outro; assim, ele pega os peixes com seu bico e os carrega para a terra.

bile  Líquido composto por substâncias produzidas pelo fígado e armazenado na vesícula biliar; tem como papel fundamental ajudar na digestão de gorduras. (Medicina)

bilirrubina  Pigmento amarelo produzido pelo fígado a partir da quebra da molécula de hemoglobina; na icterícia há um aumento dos níveis de bilirrubina no sangue e nos tecidos. (Medicina)

bioacumulação  Acumulação progressivamente mais concentrada de uma substância em cada etapa da cadeia alimentar, podendo ameaçar a saúde dos organismos animais e vegetais, inclusive o Homem; também se refere à capacidade de substâncias químicas persistentes (como o mercúrio, cádmio, chumbo e elementos que compõem agrotóxicos organoclorados) de se acumularem ao longo do tempo em organismos vivos em concentrações maiores que as da água ou alimento consumido.

biocenese  Relação de equilíbrio existente entre flora e fauna de um dado ecossistema.

biocenose  Grupo de organismos que vivem intimamente associados, formando uma unidade ecológica natural.

biocenose do solo  Assembléia de organismos que vivem juntos como uma comunidade inter-relacionada no solo; constitui uma unidade ecológica natural.

biocenótico  Relativo à biocenose.

biocida  Substância química de origem natural ou sintética que é utilizada para controlar ou mesmo eliminar organismos vivos considerados nocivos à atividade ou saúde humanas.

bioclasto  Resíduo de organismo carbonatado, fragmentado, transportado e depois depositado.

bioclima  É a relação entre o clima e os organismos vivos.

bioconcentração  Ver bioacumulação.

biócoro  Meio geográfico básico, caracterizado por certa vegetação adaptada a determinadas condições; características físicas de um biociclo; o biociclo terestre engloba quatro biócoros: deserto, savana, pradaria e mata.

biodegradável  Denominação aplicada  a qualquer produto que pode ser decomposto através da ação de microorganismos.

biodigestão  Processo que utilIza a biodegradabilidade para a produção de materiais energéticos.

biodigestor  Equipamento  constituído  por um tanque subterrâneo, na maioria das vezes destinado a recolher gás metano (também chamado biogás) exalado do lixo biológico, produzindo ainda, uma carga de nutrientes agrícolas sob a forma de resíduos sólidos chamados biofertilizantes; contém nitogênio, fósforo e potássio dentre outros.

biodiversidade  É a variedade de formas de vida do planeta; essa variedade pode ser analisada em vários níveis, incluindo: a diversidade genética dentro de populações e espécies, a variedade de espécies da fauna, da flora e de microrganismos; a variedade de funções ecológicas desempenhada pelos organismos nos ecossistemas, e a diversidade de habitats, comunidades e ecossistemas formados pelos organismos; a biodiversidade refere-se tanto ao número de espécies de organismos (riqueza) quanto à sua abundância relativa (equitabilidade); inclui a variabilidade a nível local, (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade); a biodiversidade inclui assim, a totalidade dos recursos vivos ou biológicos, bem como os recursos genéticos e seus componentes; além de promover o equilíbrio e a estabilidade dos ecossistemas, a biodiversidade tem também imenso potencial econômico, sendo a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais, além de ser fonte estratégica para a indústria da biotecnologia.

biodiversidade genética  Refere-se à variação dos genes dentro das espécies, cobrindo diferentes populações da mesma espécie ou a variação genética dentro de uma população.

bioensaio  O uso de organismos vivos para estimar quantitativamente a quantidade de substâncias biologicamente ativas presentes numa amostra.

bioestratigrafia  Ramo da estratigrafia voltado, primariamente, ao estudo da distribuição dos fósseis e das rochas que os contêm, no espaço e no tempo.

bioética  Ramo da ciência que discute ética da manipulação genética.

biófago  Que se nutre à custa de um organismo vivo.

biogás  Mistura de gases cuja composição depende da forma como foi obtida; de modo geral sua composição é variável e é expressa em função dos componentes que aparecem em maior proporção; assim o biogás pode conter 50 a 70% de metano (CH4), 50 a 30% de gás carbônico e traços de gás sulfídrico (H2S); pode ser obtido partindo-se de diversos tipos de materiais, tais como resíduos de materiais agrícolas, lixo, vinhaça, casca de arroz, esgoto, etc; nos digestores, pelo processo da fermentação anaeróbica (digestão) uma sequência de reações finaliza com a produção de gases como o metano e o carbônico.

biogenia  Ramo da biologia, voltado ao estudo das etapas do desenvolvimento e das modificações das formas e funções dos organismos vivos, através dos tempos.

biogeografia  Ciência voltada ao estudo da distribuição geográfica dos seres vivos, no globo terrestre.

biogeoquímica  Ramo da ciência que estuda os ciclos geoquímicos e biológicos, p.ex: ciclo do nitrogênio, ciclo hidrológico.

bioherme  Estrutura que se assemelha a recifes, em forma de elevações, lentes ou outras estruturas maciças, sendo constituída unicamente de material de origem orgânica, e presente em rochas de diferentes litologias.

bioindicador  Animal ou vegetal cuja presença em um determinado ambiente indica a existência de modificações de natureza orgânica, física ou química; alguns bioindicadores são bioacumuladores, pois denunciam a presença de substâncias tóxicas.

biolitito  Rocha calcária cuja estrutura é mantida por um arcabouço orgânico como as rochas de recife.

biologia  Ciência natural voltada ao estudo dos seres vivos, através da morfologia, da fisiologia, da ecologia e da sistemática, dentre outros. Inclui a botânica e a zoologia.

biólose  Degradação ou destruição da matéria orgânica viva.

bioma  Amplo conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos fisionômicos semelhantes de vegetação, com diferentes tipos climáticos; é o conjunto de condições ecológicas de ordem climática e características de vegetação: o grande ecossistema com fauna, flora e clima próprios; os principais biomas mundiais são: tundra, taiga, floresta temperada caducifólia, floresta tropical chuvosa, savana, oceano e água doce; principal comunidade climax composta de plantas e animais de uma área.

biomagnificação  Transferência de determinadas substâncias tóxicas ao longo da cadeia alimentar, em concentração exponencial.

biomassa  É o peso total de todos os organismos vivos de uma ou várias comunidades, por uma unidade de área. É a quantidade de matéria viva num ecossistema.

biometria  Ramo da ciência que trata da aplicação dos procedimentos estatísticos em biologia.

biomicrito  Rocha calcária constituída de porções variáveis de detritos esqueletais e lama carbonática.

biomineralização  Elaboração de esqueletos duros internos ou externos, pelos organismos, sendo que tais esqueletos são constituídos de substâncias minerais e de uma matriz orgânica.

biomonitoramento  Vigilância contínua de um efluente de águas residuárias, através do emprego de organismos vivos, para controlar a qualidade dos despejos lançados num corpo receptor; emprego de organismos vivos para controlar a qualidade de uma água receptora à jusante de uma descarga.

biopirataria  Comércio ilegal de plantas e animais.

bioporo  Poro existente no solo, cuja origem é devida a ação de raízes e também da fauna endopedônica, propiciando deste modo a entrada e a percolação da água no solo. (Pedologia)

biópsia  Procedimento diagnóstico no qual é retirado um pequeno fragmento do tecido a ser estudado microscopicamente. (Medicina)

biosfera  Região do planeta que contém todo o conjunto de seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível; pode ser considerada como o conjunto de todos os ecossistemas; a biosfera é dividida em biociclos; estes são ambientes menores dentro da biosfera; há três biociclos: Talassociclo - biociclo marinho; Epinociclo - biociclo terrestre; Limnociclo - biociclo da água doce; compreende a porção inferior da atmosfera, a hidrosfera e a porção superior da litosfera.

biosparito  Esparito contendo fragmentos aloquímicos derivados de fósseis carbonáticos, tais como foraminíferos, fragmentos de conchas de moluscos, etc.

biossegurança  Designação genérica da segurança das atividades que envolvem organismos vivos; abrange o significado da expressão segurança biológica, voltada para o controle e a minimização de riscos advindos da exposição, manipulação e uso de organismos vivos que podem causar efeitos adversos ao homem, animais e meio ambiente; os procedimentos de biossegurança devem ser amplamente adotados em hospitais e laboratórios que pesquisam ou produzem patógenos ou outros organismos que apresentem potencial de dano à saúde pública, à vida humana e ao ambiente; no Brasil, passou a ser mais amplamente abordada na questão dos organismos geneticamente modificados.

biossequência  Seqüência de solos relacionados que diferem uns dos outros, primariamente, como resultado de diferenças em tipos e números de organismos que tomam parte na formação do solo. (Pedologia)

biossistemática  Estudo classificatório de taxa através de cruzamentos controlados para inferir o relacionamento genético e, assim, taxonômico entre eles; como disciplina que considera a afinidade genética e o sucesso reprodutivo como os principais parâmetros para a classificação dos seres vivos, a biossistemática não considera a morfologia em seu método científico e enfatiza os índices de fertilidade das progênies resultantes (F1, F2, Fn) para estimar a distância do relacionamento filogenético entre formas parentais e se as mesmas de fato constituem espécies; taxonomia experimental. (Genética)

biossoma  Pacote de sedimentos que encerra fósseis documentários da persistência de vida de uma associação, por um determinado intervalo de tempo.

bióstromos  Leitos acamadados, formados por concentrações de restos de organismos sedentários que cresceram e foram depositados in situ.

biota  Denominação utilizada para o conjunto da fauna e flora de uma determinada região.

biotecnologia  Técnicas que usam organismos vivos ou partes destes para produzir ou modificar produtos, melhorar geneticamente plantas ou animais, ou desenvolver microrganismos para fins específicos; as técnicas de biotecnologia servem-se da engenharia genética, biologia molecular, biologia celular e outras disciplinas e seus produtos encontram aplicação nos campos científico, agrícola, médico e ambiental. Ver engenharia genética

biótipo  Conjunto de fenótipos que apresentam o mesmo patrimônio genético; comumente o termo é utilizado para referir-se à aparência geral do indivíduo.

biotita  Mineral do grupo das micas que cristaliza no sistema monoclínico, classe prismática e fórmula K(Mg,Fe)(AlSiO3O10)(OH)2; apresenta-se em cristais tabulares ou prismáticos curtos, com planos basais bem nítidos, sendo que as folhas delgadas mostram cor escura, diferindo da muscovita, que se apresenta quase incolor.

biótopo  Local onde habitualmente vive uma dada espécie da fauna ou da flora; é uma extensão mais ou menos bem delimitada da superfície, contendo recursos suficientes para assegurar a conservação da vida.

bioturbação  Perturbação dos sedimentos devido à ação de organismos, que chegam por vezes a destruir completamente as estruturas sedimentares.

bipirâmide  Conjunto de formas fechadas com 6, 8, 12, 16 ou 24 faces, podendo ser consideradas como formadas por pirâmides, mediante reflexão sobre um plano de simetria horizontal. (Cristalografia)

biribá  Pequena árvore de 6 a 10 m de altura (Rollinia mucosa), com frutos do tipo sincarpo bacáceo, ovóde ou globoso, de casca espessa amarela, munida de saliências carnosas e escamiformes; a polpa é branca, abundante e sucosa, sementes numerosas; o peso de um fruto pode alcançar até 1.300 g. É uma das fruteiras mais populares da Amazônia e sua frutificação vai de novembro a maio.

bissecta  Perfil de plantas e solo com a vegetação natural intacta, mostrando a distribuição vertical e lateral das raízes e copas em sua posição natural.

bissequum  Dois sequa em um solo, ou seja, duas seqüências de um horizonte eluvial e sua relação com o horizonte iluvial.

bissialitifização  Formação de argilomnerais do tipo 2:1 sob condições de drenagem deficiente.

blasto  Prefixo ou sufixo de origem grega, que é utilizado para indicar texturas ou minerais formadas durante o metamorfismo.

blastoconídio  Formação originária da célula-mãe no processo de brotamento; este broto cresce e recebe um núcleo após a divisão do núcleo da célula-mãe. (Micologia)

blastoconídios  Taloconídios comuns nas leveduras e que derivam por brotamento da célula-mãe; gêmulas. Ver taloconídios. (Micologia)

blastomilonito  Rocha milonítica em que a recuperação - recristalização - neomineralização, foi de grande importância. (Geologia)

blenda  Mineral que cristaliza no sistema isométrico, classe hexatetraédrica, de composição ZnS, brilho resinoso a submetálico, sendo que suas formas mais comuns são o tetraedro, o dodecaedro e o cubo, podendo por vezes mostrar geminação polissintética; é o principal minério de zinco. esfalerita

bloco de pedra  Pedra angulosa obtida, geralmente, através de fragmentação artificial, e que apresenta dimensão superior a 10 cm.

blocos  Tipo de estrutura do solo em que as três dimensões da unidade estrutural são aproximadamente iguais. (Pedologia)

blocos angulares  Constituí-se em um tipo de estrutura em blocos onde as fases são planas e têm a maioria dos vértices com ângulos vivos. (Pedologia)

blocos subangulares  Constituí-se em um tipo de estrutura em blocos onde têm mistura de faces arredondadas e planas com muitos vértices arredondados. (Pedologia)

bloom  Aumento excepcional no crescimento de algas, no decorrer de certas épocas do ano, em alguns ecossitemas, particularmente em lagos e lagoas de regiões temperadas. Tal crescimento pode ser devido a lagoa ou lago receber uma elevada carga de matéria orgânica, como esgoto sem tratamento, que será absorvida pela vegetação aquática, provocando sua expansão que por vezes pode chegar a cobrir totalmente a superfície líquida, e deste modo cortar a oxigenação.

bloqueio  Termo que define a situação na qual existe interrupção do movimento normal para leste das depressões, cavados, anticiclones e cristas, por um certo período de tempo. (Meteorologia)

boçoroca  Ver voçoroca.

boghead  Carvão betuminoso formado quase que unicamente por algas pelágicas microscópicas (botriococáceas) constituídas de células ovóides embutidas em funis de gelatina.

bolas de gelo  Esferas de gelo marinho que apresentam diâmetro compreendido entre 2,5 e 5 cm, e que ocorrem em geral concentradas em faixas nos oceanos situados em altas latitudes

bolha de consumo  Fenômeno que acontece quando o consumo cresce muito, sem que haja condições para que essa prosperidade continue por muito tempo; os consumidores não se sentem estimulados a guardar o dinheiro e passam a gastar mais em compras — uma situação que não se mantem nos meses subsequentes. (Economia)

bolsa de mercadorias  Mercado centralizado para operações com mercadorias, sobretudo de produtos primários com maior importância no comércio internacional e interno, como café, açúcar, algodão, cereais, etc.; realizando negócios tanto com estoques existentes quanto com mercados futuros, as bolsas de mercadorias exercem papel estabilizador no mercado, minimizando as variações de preço provocadas pelas flutuações de procura e reduzindo os riscos dos comerciantes. (Economia)

bomba  Fragmento produzido por erupções vulcânicas de caráter explosivo com diâmetro superior a 32 mm, e que se apresenta total ou parcialmente fundido; quando compactado e cimentado é denominado aglomerado.

bonanza  Denominação aplicada a um grande bolsão mineralizado presente dentro de um veio. (Geologia)

borboletas  Insetos que pertencem à ordem Lepidoptera, que significa asa com escamas. Junto com as mariposas, elas representam um dos grupos mais numerosos do mundo que compreende cerca de 500.000 mil espécies; como são extremamente sensíveis a qualquer mudança no meio ambiente, representam um indicador precioso do equilíbrio do ecossistema; no Brasil existem mais de 3.000 espécies, das quais mais de 2.000 vivem na Amazônia. (Zoologia)

borbulhador  Equipamento que retém, em um meio líquido, substâncias contidas em fluxos gasosos, através da formação, de modo adequado, de bolhas que aumentam a superfície de contato entre o líquido e o gás, melhorando assim a eficiência de retenção.


boretação  Tratamento termoquímico em que se promove enriquecimento superficial com boro; utiliza-se para peças que necessitam de alta resistência à abrasão. (Metalurgia)

borne  Ver alburno.

bornita  Mineral metálico que cristaliza no sistema isométrico, classe hexaoctaédrica e composição Cu5FeS4; quando exposta ao ar embaça-se rapidamente, adquirindo cores purpúrea e azul, podendo chegar quase ao preto.

bororo  Índios que distribuíam-se por extensa região, compreendida entre a Bolívia, a Oeste, o rio Araguaia, o rio das Mortes, ao Norte, e o rio Taquari, ao Sul. São de língua tronco macro-jê, autodenominado boe; o funeral é o que mais chama atenção pela complexidade, podendo durar até dois meses; a morte de alguém pode provocar mudanças ou reforçar as alianças; a tribo obedece a uma organização social rígida; a aldeia é dividida em duas partes - exare e tugaregue - que, por sua vez, se subdividem em clãs com deveres muito bem definidos; eles reconhecem a liderança de dois chefes hereditários que sempre pertencem à metade exare, conforme determinam seus mitos.

borrachudo  Termo popular dos insetos dípteros da família dos Simulídeos, nematóceros de pequeno porte; só as fêmeas são hematófagas e diurnas; transmitem a oncocercose ao homem; pium.

borrasca  Fenômeno atmosférico caracterizado por um aumento brusco e intenso da velocidade do vento com a duração de alguns minutos, e que diminui subitamente; vem muitas vezes acompanhado de aguaceiros e de trovoadas. (Meteorologia)

botânica  Ramo da biologia que estuda os vegetais.

boto  Mamífero cetáceo, das famílias dos platanistídeos e delfinídeos, marinhos e de água doce; as espécies fluviais mais conhecidas na bacia amazônica são o boto-branco e o boto-preto ou tucuxí; a lenda do boto é parte integrante do folclore amazônico.

boto cor-de-rosa (Inia geoffroyensis) Este mamífero, de temperamento afável e brincalhão, pode ser encontrado tanto em águas salgadas como doces; família dos Platanistídeos, ocorre no Alto Orenoco e na bacia amazônica, tendo a parte superior cinza e o ventre branco tendendo ao avermelhado; pode atingir 2 a 3 m de comprimento e pesar mais de 120 kg, alimentando-se exclusivamente de peixes; é o personagem principal de uma das lendas mais populares da Amazônia: o povo acredita que ele é o responsável pela paternidade de muitas crianças e pode atacar os pescadores para vingar o roubo de suas namoradas; boto-branco.

boto-branco  Ver boto cor-de-rosa.

boto-preto  Ver tucuxí.

botritizar  Ato de contaminar uvas com o fungo Botrytis cinerea com o objetivo de obter vinho doce licoroso; esse fungo, ao invés de destruir as uvas, perfura a casca, provocando a saída de água e concentrando o açúcar; as uvas assim contaminadas ficam com aspecto de uvas passas e/ou apodrecidas. (Enologia)

boulders  Matacões com mais de 100 cm de diâmetro.

boule  Forma que se assemelha a de uma pêra invertida; o coríndon e o espinélio sintéticos usualmente cristalizam nessa forma. (Gemologia)

box-work  Estrutura reticulada que se apresenta com aspecto poroso, semelhante a uma colméia, sendo preenchida por determinada substância mineral.

braça  Unidade de medida de comprimento que corresponde a 6 pés ou aproximadamente 1,83 m.

bráctea  Órgão foliáceo na proximidade das flores e diferente das folhas normais e das peças do perianto; equivalente a hipsofilo. (Botânica)

bradilético   Tipo de evolução que se processa a um ritmo mais lento que o normal, para um determinado grupo.

branqueador ótico  Substância química que absorve radiação ultravioleta e emite radiação na região visível; esta emissão normalmente ocorre na faixa azul do aspecto visível.

braquiópodes  Animais marinhos, bentônicos, dotados de uma concha bivalve, predominantemente de natureza calcária; estão fixos ao fundo geralmente através de um órgão denominado pedículo ou pedúnculo, podendo ainda se soldarem por intermédio de uma das valvas; a valva central é geralmente a maior, apresentando comumente um orifício denominado forâmen, por onde sai o pedículo.

brasagem  Junção de duas partes metálicas pela fusão de um outro metal com ponto de fusão mais baixo; solda forte. (Metalurgia)

brecha  Rocha constituída por fragmentos angulares, cimentados ou dispostos em uma matriz de granulação fina; pode ser originada por falhas (brecha tectônica), por erosão (brecha clástica), por vulcanismo (brecha vulcânica) ou por colapso.

brecha intraformacional  Brecha monogênica cujos constituintes apresentam-se angulosos e mostram uma natureza bastante próxima da natureza da matriz; origina-se na própria bacia de sedimentação.

brejo  Terreno molhado ou saturado de água, alagáveis de tempos em tempos, coberto com vegetação natural própria na qual predominam arbustos integrados com gramíneas rasteiras e algumas espécies arbóreas; terreno plano, encharcado, que aparece nas regiões de cabeceira, ou em zonas de transbordamento de rios e lagos.

briófita  Planta criptogâmica avascular, pequena, sendo a maioria menor do que 10 cm; forma um grupo pioneiro, as mais simples e primitivas plantas terrestres, as quais habitaram a Terra após migração dos ambientes aquáticos; esta adaptação ao meio terrestre é parcial, já que necessita de umidade suficiente para o crescimento vegetativo, maturação dos órgãos sexuais e fertilização; divide-se nas classes hepáticas, antoceros e musgos. (Botânica)

briozoários  Animais coloniais, predominantemente marinhos, bentônicos ou epiplantônicos, que vivem sobre algas ou incrustados em conchas, rochas ou outros objetos; raramente ultrapassam 1 mm de comprimento e ocorrem em águas com profundidade de até 5.500 m, sendo contudo mais abundantes em águas rasas dos mares tropicais ou temperados; acham-se documentados desde o Proterozóico Superior.

briquetagem  Aglomeração de partículas em pequenos pedaços por compressão.

brisa  Vento local, diurno ou noturno, de pouca intensidade e com velocidade média de até 50 km/h (forças de 1 a 6 na Escala de Beaufort).

brisa de montanha  Vento local que sopra durante a noite, das escarpas das montanhas para os vales, devido ao arrefecimento noturno das encostas.

brisa marítima  Vento local que sopra do mar para a terra durante o dia, causado pelo resfriamento desigual entre as superfícies terrestre e marinha.

brisa terrestre  Vento local de sopra de terra para o mar, durante a noite, face ao resfriamento noturno que a superfície terrestre sofre devido ao efeito da radiação; terral.

brises  São elementos arquitetônicos de proteção, com a finalidade principal de interceptar os raios solares, quando estes forem inconvenientes. (Engenharia Civil)

british thermal unit - BTU  Corresponde à quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de uma libra de água de 39,2º F; 1 BTU = 1.055,6 J. Ver joule.

broca-do-tronco Praga do cacaueiro, Xilosandrus morigerus e Theoborus villosulus. Insetos que  preferem plantas novas, ainda nos viveiros, e no campo as plantas com até dois anos de idade; a broca perfura o caule penetrando até o córtex, onde deposita os ovos, podendo se associar a um fungo, provocando a morte do tecido parenquimatoso, determinando, se não houver controle, a morte da planta.

bromélia  Planta típica dos trópicos americanos; existem cerca de 2.000 espécies e só uma vive na África; o espaço entre as folhas funciona como um reservatório de água, onde vivem plantas aquáticas e uma fauna variada: cobras, escorpiões, aranhas, borboletas e sapos. Já foram listadas mais de 250 espécies encontradas nas águas das bromélias; floresce apenas uma vez na vida e algumas espécies levam até 50 anos para isso; encontradas em tamanhos variáveis, podem ser minúsculas ou gigantescas com inflorescência de até 5 m de altura; o morcego e o beija-flor são os polinizadores; são utilizadas pelo homem como remédio diurético, antiinflamatório e outros; como alimento, a mais conhecida é o abacaxi. Também fornece fibras para a fabricação de cestos e cordas.

bronze  Liga de cobre e estanho. (Metalurgia)

bronze de alumínio  Liga de cobre e alumínio. (Metalurgia)

bruma  Fenômeno no qual a visibilidade torna-se reduzida devido à concentração de material particulado sólido, muito fino, em suspensão no ar. (Meteorologia)

Brunizem  Classe de solos caracterizados por apresentarem argila de atividade alta, horizonte A chernozêmico, incluindo perfis com horizonte B incipiente e com horizonte B textural. (Pedologia)

Brunizem Avermelhado  Classe de solos não hidromórficos constituídos de horizonte A chernozêmico sobrejacente ao horizonte B textural, com argila de atividade alta e cores vermelho forte. Ver atividade das argilas. (Pedologia)

Bruno Não Cálcico  Classe de solos minerais não hidromórfico, com horizonte B textural, avermelhado, bem contrastante, em seqüência a um horizonte A fraco, ou raramente horizonte A moderado, geralmente muito duro, saturação de bases alta e argila de atividade alta; ocorrem mais tipicamente em regiões semi-áridas sendo em geral, cascalhentos, principalmente na superfície. (Pedologia)

bueiro  Conduto fechado para livre passagem de água superficial de drenagem sob estrada de rodagem, estrada de ferro, canal ou outra estrutura. (Engenharia Civil)

bulbo  Tipo de caule, subterrâneo ou aéreo, dominado por grande gema terminal suculenta colocada sobre um eixo basal encurtado. (Botânica)

bulbosa  Planta cujos talos ou folhas saem de um bulbo.

bulking  Formação de espuma nos decantadores de lodos ativados; os flocos formados possuem pouca densidade e sobem à superfície ao invés de sedimentar.

buraco negro  Objeto compacto que permanece após uma estrela maciça gastar toda a sua energia e explodir como supernova; a gravidade é tão forte à superfície de um buraco negro que nem a massa nem a luz conseguem escapar dele. Isto significa que a velocidade para escapar dele teria de ser superior à velocidade da luz. (Astronomia)

buriti  Ver miriti.

buscador  Pequeno telescópio, anexo a outro maior, que graças à amplitude do seu campo permite localizar objetos com maior facilidade. (Astronomia)

butano  Hidrocarboneto saturado com quatro átomos de carbono e dez átomos de hidrogênio (C4H10); é gasoso, incolor e possui cheiro característico; empregado como combustível doméstico e como iluminante; também utilizado como fonte de calor industrial em caldeiras, fornalhas e secadores.

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?