cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA I

I
i  Utilizado somente com o horizonte B, para designar transformações pedogenéticas expressas por manifestações, tais como, a decomposição fraca ou pouco adiantada do material originário e desenvolvimento de cor em materiais areno-quartzosos edafizados quando integrantes do solum; exemplo Bi.

icebergs  Blocos de gelo oriundos dos continentes glaciais (geleiras continentais); estas massas de gelo flutuante são carregadas pelas correntes marinhas e constituem grandes perigos à navegação; grande massa de gelo flutuante que se desprendeu de uma geleira ou de uma capa de gelo, e que se apresenta com mais de 5 m acima do nível do mar.

icnofácies  Fácies sedimentar caracterizada pela presença de um ou mais tipos de icnofósseis.

icnofóssil  Designação conferida aos vestígios da atividade vital de antigos organismos, tais como pegadas, pistas e perfurações.

iconógrafos  Formas tais como condutos, bolsas, funis, lentes e massas irregulares, que foram criadas devido à ação de organismos escavadores.

icosaédro  Estrutura básica de um capsídeo nos vírus com aspecto poliédrico ou esférico; sua superfície é constituída de 20 faces triangulares e 12 vértices; cada face é um triangulo eqüilátero e  juntam-se para formar 12 vértices. (Virologia)

icterícia  Condição na qual a pele, mucosas e olhos ficam amarelados devido ao aumento dos níveis sangüíneos de bilirrubina; isto acontece quando o fluxo de bile que sai do fígado ou vesícula está bloqueado, ou quando a função hepática está comprometida, ou quando há uma produção aumentada de bilirrubina secundária e uma destruição aumentada das células vermelhas do sangue. (Medicina)

ictiofauna  É a totalidade de peixes de uma região; fauna de peixes.

ictiólitos  Denominação aplicada a concreções que encerram peixes fósseis.

idade do lodo  Tempo em que uma partícula de sólido suspenso sofre aeração no processo de lodo ativado; é expressa em dias, sendo normalmente calculada dividindo-se o peso dos sólidos suspensos no tanque de aeração, pela adição diária de novos sólidos suspensos contidos na água residuária.

idiossincrasia  Disposição do temperamento do indivíduo, que o faça reagir, de modo muito pessoal, à ação dos agentes externos; maneira de ver, sentir e reagir, própria de cada pessoa.

igarapé  Termo indígena que significa caminho de canoa; denominação dada aos pequenos rios da região amazônica, que corresponde aos arroios do Sul do Brasil.

iguana lizard (Iguana iguana)  Réptil que pode confundir-se com facilidade à paisagem; as mudanças na cor da pele, que ganha tons extremamente variáveis, são causadas por estímulos nervosos que mudam de acordo com a incidência da luz ou sensações como sede e cansaço; vivem em árvores, só descem ao chão para o acasalamento e desova; os olhos giram em todas as direções, para localizar comida ou perigo. (Zoologia)

íleo  Porção terminal do intestino delgado. (Medicina)

ilha  Porção de terra firme, situada no mar, lago ou rio, e cercada de água por todos os lados. (Geografia)

ilha barreira  Ilha essencialmente arenosa que se estende paralelamente ao litoral, e separada do continente por uma laguna.

ilha continental  Ilha situada muito próxima e geologicamente relacionada ao continente, do qual é separada por águas rasas, isto é, com menos de 200 m de profundidade.

ilha oceânica  Ilha que se eleva do fundo do oceano profundo, muito distante do continente, de natureza vulcânica.

ilhas de calor  Fenômeno que se verifica dentro de uma área urbana; a sua temperatura é muitas vezes mais alta que as zonas circundantes; é maior a noite, quando a temperatura pode ser até 8o C; mais alta nas cidade do que nas áreas vizinhas; os motivos básicos envolvidos neste fenômeno são vários, tais como: liberação do calor pelo consumo de combustíveis; alta capacidade de absorção de calor de muitas superfícies urbanas, como estruturas de cimento e asfalto; reduzido consumo de calor pela baixa evaporação; retenção de calor pelos gases poluentes.

ilita  Um dos grupos que constituem os argilominerais, formado por folhas de três camadas onde a unidade estrutural básica é uma folha composta, que se apresenta com duas camadas de tetraedros de SiO4, entre as quais se situa uma camada de Al coordenado octaedricamente.

iluminação zenital  Iluminação natural ou luz solar que se obtém no interior de um recinto, por meio de dispositivo apropriado, como clarabóias ou domos de material transparente. (Engenharia Civil)

iluviação  Processo de deposição de material de solo removido de um horizonte superior para um horizonte inferior, no perfil do solo. (Pedologia)

imagefitoecologia  Designação genérica para a técnica utilizada na interpretação fitoecológica em produtos de sensores remotos, em qualquer faixa de espectro eletromagnético.

imagegeomorfologia  Designação genérica para a técnica utilizada na interpretação geomorfológica em produtos de sensores remotos, em qualquer faixa de espectro eletromagnético.

imageinterpretação  É o estudo, das feições da superfície da terra e a dedução do seu significado através de um sensor.

imagem  Registro permanente em material fotográfico de acidentes naturais, artificiais, objetos e atividades, obtido por sensores como o infravermelho pancromático e o radar de alta resolução. (Sensoriamento Remoto)

imagem de radar  Combinação do processo fotográfico e de técnicas de radar; impulsos elétricos são emitidos em direções predeterminadas, e os raios refletidos, ou devolvidas, são utilizados para fornecer imagens em tubos de raios catódicos; as imagens são, depois, obtidas da informação exposta nos tubos. (Sensoriamento Remoto)

imagem de satélite  Imagem captada por um sensor a bordo de um satélite artificial, codificada e transmitida para uma estação rastreadora na Terra (imagem raster). (Sensoriamento Remoto)

imagem multiespectral  Imagem de múltiplas bandas, isto é, obtida por vários sensores que detectam a energia em bandas de diferentes comprimentos de onda. (Sensoriamento Remoto)

imageologia  Designação genérica para a técnica utilizada na interpretação geológica em produtos de sensores remotos, em qualquer faixa de espectro eletromagnético. (Sensoriamento Remoto)

imagepedologia Designação genérica para a técnica utilizada na interpretação pedológica em produtos de sensores remotos, em qualquer faixa de espectro eletromagnético.

imigração  Entrada de pessoas num país, vindas de outro, para aí viverem e trabalharem; quando há movimento de entrada de indivíduos ou grupos vindo do estrangeiro. (Sócio-economia).

imobilização  Conversão de um elemento da forma inorgânica para a orgânica em tecidos microbianos ou em tecidos de plantas.

impacto ambiental  Qualquer alteração das propriedades físico-químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, enfim, a qualidade dos recursos ambientais; efeito total que produz uma variação ambiental, seja natural ou provocada pelo homem, sobre a ecologia de uma região, como, por exemplo, a construção de uma represa. (Ecologia)

impacto ecológico  Ver impacto ambiental. (Ecologia)

impactógenos  Rifts alinhados em alto ângulo com zonas de colisão, sendo posteriores à abertura da fase oceânica.

impedimento a mecanização  Refere-se a restrição ao uso de máquinas e implementos agrícolas, devido as condições apresentadas pelas terras para o cultivo. (Agronomia)

império florístico  A flora do mundo, que segundo Drude (1889), está  dividida em zonas, regiões, domínios e setores. (Botânica)

impermeabilização superficial  Orientação e empacotamento das partículas dispersas do solo na camada mais superficial, tornando-a relativamente impermeável à água; encrostamento. (Pedologia)

importância de impacto ambiental  Em AIA, representa a ponderação do grau de significação de um impacto, tanto em relação ao fator ambiental afetado quanto a outros impactos; o julgamento subjetivo da significação do impacto, determina sua importância relativa em comparação aos demais. Ver AIA.

imposto de renda - IR  Tributo cobrado das pessoas ou empresas sobre a renda obtida no exercício de suas atividades profissionais ou comerciais, ou ainda sobre os rendimento resultantes de aplicações financeiras; no caso das pessoas, quanto maior a renda, maior a taxa de imposto a ser paga ao governo; para as empresas, o porcentual do imposto depende do tipo da empresa e do regime no qual ela se enquadra. (Economia)

imprinting  Fenômeno por meio do qual a atividade de alguns genes é influenciada pela origem parental. (Genética)

imunidade  Resistência de pessoas, plantas e animais a doenças.

in situ  No local natural ou original.

in vitro  Termo aplicado aos processos biológicos que propiciam o crescimento de células, tecidos ou órgãos vegetais em meio de cultura; um processo biológico ou bioquímico que acontece fora de um organismo vivo.

in vivo  Um processo biológico ou bioquímico que acontece dentro de um organismo vivo.

inadimplência  Falta de cumprimento de um contrato ou de qualquer de suas condições. Termo usado com muita freqüência para indicar o não-pagamento, por parte do tomador, do empréstimo no montante e prazo estipulados nas cláusulas do contrato; é a situação daquele que deve e não honra seus compromissos. (Economia)

inajá  Palmeira solitária de tronco robusto, reto, com 10 a 18 m de altura, (Maximiliana maripa), cujo fruto é uma drupa ovóide com a extremidade apontada, casca fibrosa-coreácea e polpa comestível pastosa de cor amarela-alaranjada, endocarpo espesso, pétreo com 1 a 3 sementes; é encontrada em toda a Amazônia e paises vizinhos e sua maior incidência está no estuário amazônico, no Pará; rebrota com vigor após as derrubadas e queimadas.

Inceptissolo  Ordem da classificação americana de solos (Soil Taxonomy); classe de solos minerais que têm um ou mais horizontes pedogenéticos, nos quais seus materiais minerais, que são carbonatos ou sílica amorfa, sofreram alguma alteração e/ou remoção sem ter havido significativa acumulação residual; inceptisol. (Pedologia)

incertae sedis  Denominação utilizada para grupos de vegetais ou animais fósseis, cuja posição sistemática não se encontra ainda bem esclarecida. (Biologia)

incineração de lixo  Queima do lixo; método tradicionalmente considerado inadequado por poluir o ar; mais recentemente desenvolveram-se usinas termelétricas voltadas à geração de energia pela queima do lixo; para reduzir a poluição, melhoraram-se os filtros, visando reter mais substâncias tóxicas e desenvolveram-se fornos de alta temperatura para a queima mais completa dos resíduos; o método permanece polêmico.

incipiente  Relativo ao horizonte B do solo, e significa pouco desenvolvido em termos de formação pedogenética; este é um horizonte que sofreu intemperismo suficiente para alterar apenas parcialmente o material de origem do solo; o horizonte Bi já apresenta cor e estrutura típicas de solo, mas ainda guarda muitos fragmentos do material de origem. (Pedologia)

inclusão de salmoura  Pequena inclusão tubular no gelo marinho, com cerca de 0,05 mm de diâmetro, contendo água com maior quantidade de sal do que a água do mar.

inclusões de solos  Constituem ocorrências de solos englobadas na mesma unidade de mapeamento de solos, ocupando menos de 20% da área da mesma, sendo, entretanto, referidas à classe taxonômica diversa da que constitui a unidade de mapeamento considerado. (Pedologia)

incomodidade  Efeito gerado pela atividade incompatível com o bem-estar coletivo e os padrões definidos para uma determinada área.

incubação  Atividade exercida pelo casal, ou um de seus membros, aquecendo os ovos para que ocorra o total desenvolvimento do embrião; o período de incubação é o tempo que decorre da postura do último ovo de um conjunto, e termina com a eclosão deste ovo. (Zoologia)

indeiscente  Fruto que não se abre e portanto não solta a semente.

index seminum  Catálogo através do qual os Jardins Botânicos colocam à disposição dos interessados, sua coleção científica para fins de intercâmbio. (Botânica)

indicador  Substância usada no processo analítico de titulação para indicar, geralmente através de mudança de coloração, o final da titulação. (Química)

indicador ambiental  O organismo, comunidade biológica ou parâmetro, que serve como medida das condições ambientais de uma certa área ou de um ecossistema. (Ecologia)

indicadores de impacto  São os elementos ou parâmetros de uma variável que forneçam medidas de magnitude dos impactos ambientais; podem ser quantitativos, quando os valores são apresentados em escala numérica, ou qualitativos, quando classificados em categorias ou níveis. Ver AIA.

indicadores ecológicos  São espécies vivas que têm exigências particulares para se desenvolver, cuja presença, ausência, ou morte indicam a ocorrência de determinadas condições; por exemplo, plantas que só crescem no solo ácido, quando observadas numa área, são indicadoras deste tipo de solo; ou então, peixes mortos boiando num rio são indicadores da poluição da água.Ver indicador ambiental.

indicatriz biaxial  Figura geométrica tridimensional representada por um elipsóide de três eixos para uma cor de luz determinada, que tem três planos de simetria sendo construída de tal forma que os três índices de refração principais de um cristal, para ondas de luz em suas direções de vibração são iguais e seus três semi-eixos, perpendiculares entre si. (Cristalografia)

indicatriz uniaxial  Figura geométrica tridimensional que mostra a variação dos índices de refração de um cristal para as ondas de luz em suas direções de vibração; para cristais positivos a indicatriz é um esferóide de revolução prolato, enquanto para cristais negativos a indicatriz é um esferóide de revolução oblato. (Cristalografia)

índice de área foliar  Área de folhas verdes (um lado) por unidade de área de solo; refere-se somente a lâmina, ou a lâmina mais a metade da área superficial das bainhas e pecíolos expostos; termo adimensional; crítico: no qual 95% da luz visível é interceptada; máximo: o maior índice produzido por um relvado durante um período de crescimento; ótimo: no qual a máxima taxa de crescimento da cultura é alcançado.

índice de erosão  Medida do potencial erosivo de um evento de chuva específico; na equação universal de perdas de solo, ele é definido como o produto de duas características da tempestade: energia cinética total da tempestade vezes sua intensidade máxima durante um período de 30 minutos.

índice de estrutura  Qualquer medição de uma propriedade física do solo; tal como agregação, porosidade, permeabilidade solo ar ou água ou densidade do solo, que denote ou indique a condição estrutural do solo.

índice de floculação  Ver grau de floculação. (Pedologia)

índice de lodo  Volume em mililitros que é ocupado por uma grama do lodo ativado, após a decantação do líquido aerado por 30 minutos.

índice de massa  Ver índice de umidade.

índice de Miller  Notação cristalográfica que, utilizando algarismos escritos entre parêntesis, traduz grandezas inversamente proporcionais à distância relativa em que uma face cristalina corta cada um dos eixos cristalográficos; para identificar uma zona cristalina, os índices são escritos entre colchetes, enquanto para identificar uma forma cristalina, são escritos entre chaves; quando o eixo é cortado na porção negativa, é colocado um traço sobre o algarismo correspondente.

índice de Miller-Bravais  Notação cristalográfica utilizada quando não são conhecidas as distâncias exatas em que são interceptados os eixos cristalográficos; são utilizadas as letras h, k, l para o sistema hexagonal e h, k, i, l para o sistema trigonal.

índice de octano  Indicador da capacidade de um produto resistir a altas pressões sem que ocorra explosão espontânea.

índice de umidade  Massa de vapor d’água por quilograma de ar seco; índice de massa.

índice de vigor da planta  Estimativa do vigor da planta baseado na medida de um ou poucos atributos. (Fitotecnia)

índice xerotérmico  Medida da intensidade da seca, que se refere ao número de dias biologicamente secos, os quais são efetivamente secos, isto é, os dias sem chuvas, corrigido o efeito da umidade relativa do ar e dos dias de nevoeiro e orvalho. (Climatologia)

indigen  Espécie domesticada a partir de um ancestral silvestre ainda ocorrente na natureza. Ver cultígeno.

indigestão  Termo utilizado para se referir a qualquer alteração do processo de digestão; os sintomas associados são azia, náusea, estufamento e gases. (Medicina)

inertes  Substâncias supostamente neutras; na produção de remédios e produtos agrícolas, servem para diluir os ingredientes ativos, funcionando como veículo.

infauna  Animais bentônicos adaptados a viverem entocados no substrato rochoso ou no interior de sedimentos presentes nos fundos lacustres ou marinhos.

inferência estatística  Método indutivo, a partir do qual os resultados amostrais são generalizados para a população; infere-se, portanto, do particular (amostra) para o geral (população). (Estatística)

infiltração  Fluxo da água da superfície do solo para o subsolo, ou de um meio poroso para um canal, dreno, reservatório ou conduto. (Hidrologia)

infiltração cumulativa  Volume total de água infiltrada por unidade de área durante um período de tempo especificado. (Hidrologia)

infiltração eficaz  Porção de água infiltrada que efetivamente alimenta os aqüíferos. (Hidrologia)

inflação  Número que expressa o aumento médio de preços de uma economia ou de segmentos desta economia, provocando uma perda do poder aquisitivo da moeda. (Economia)

inflamação  Condição na qual o corpo está tentando reagir a um dano ou destruição de tecido; alguns sinais presentes são: vermelhidão, calor, inchaço , dor e perda da função. (Medicina)

inflorescência  Conjunto de flores que brotam reunidas, formando uma estrutura comum. (Botânica)

influxo  Água que flui para um aqüífero, um trecho de um rio, um lago, um reservatório ou um depósito similar.

informação georeferenciada  Dados alfanuméricos geograficamente referenciados às informações gráficas de um mapa. (Geoprocessamento)

informações genéticas  Informação guardada no DNA, sob a forma de gene que vai determinar a ordem dos aminoácidos que vão compor uma proteína; é a ordem dos aminoácidos que vai determinar a função de uma proteína. (Genética)

infralitoral  Região permanentemente coberta pelas águas, e tendo como limite superior a faixa da baixa-mar.

inframaré  Parte da planície de maré situada abaixo do nível médio das marés baixas, ficando portanto quase sempre coberta pela água.

infranerítico  Porção do ambiente marinho situado entre 40 e 195 m.

infusão  O extrato que se prepara jogando água fervente sobre as plantas em um recipiente de louça, tampando e coando para uso quando esfriar.

ingá-cipó  É uma árvore de porte mediano (Inga edulis), com altura em torno de 10 a 15 metros; o fruto é uma vagem cilíndrica multissucada, de cor verde-oliva medindo até 1 metro de comprimento; as sementes são revestidas por uma polpa branca (arilo), macia e levemente fibrosa, de sabor adocicado; em agosto e setembro frutifica em abundância; na Amazônia existem cerca de 180 espécies de ingá, das quais somente 4 ou 5 tem expressão como fruta comestível.

ingestão diária aceitável - IDA  Ver dose diária aceitável.

ingrediente ativo  Termo utilizado para designar determinados componentes de produtos como remédios, agrotóxicos, adubos, ou outros produtos que constituem compostos químicos; parte da mistura que atua efetivamente para atingir a finalidade desejada; por exemplo, o ingrediente ativo de um herbicida é a parte da mistura do produto, tóxica neste caso, que mata as ervas daninhas. Ver inertes.

inoculação de lodo  Introdução de lodo com microorganismos biologicamente ativos.

inóculo  Patógeno ou parte dele capaz de causar doenças quando em contato com o hospedeiro.

inodoro  Que não tem cheiro.

inossilicatos  Silicatos cujos tetraedros de SiO4 podem estar unidos em cadeias compartilhando oxigênio com os tetraedros adjacentes; essas cadeias simples podem se unir através do oxigênio formando faixas ou cadeias duplas.

inquilinismo  Associação interespecífica harmônica em que os indivíduos de uma espécie alojam-se em outra, obtendo proteção e suporte.

inselbergue  Forma residual que apresenta feições variadas tais como crista, cúpula, domo e dorso de baleia e cujas encostas mostram declives entre 500 e 600, dominando uma superfície de aplanamento herdada ou funcional, com a qual forma uma ruptura (knick) de onde divergem as rampas de erosão. (Geomorfologia)

insequente  Rio que aparentemente não apresenta qualquer tipo de controle, seja ele de natureza estratigráfica ou estrutural.

inseticida  Qualquer substância que, na formulação, exerce ação letal sobre insetos ou pragas.

insetos  Classe de artrópodes que abriga cerca de 800.000 espécies, sendo que 12.000 são fóssies; predominantemente terrestres, apresentam o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen; a cabeça possui um par de antenas e um par de olhos compostos, enquanto o tórax mostra três somitos; como todos os artrópodes, os insetos passam por mudas durante a fase de crescimento e apresentam respiração traqueal; estão presentes desde o Devoniano Médio.

instestino delgado  Porção mais longa do tubo digestivo, que conecta o estômago ao intestino grosso; é dividido em duodeno, jejuno e íleo; sua principal função é de absorver os alimentos; outra função importante é a produção de hormônios digestivos. (Medicina)

insulina  Hormônio secretado pelo pâncreas e que possui importante função no metabolismo dos açúcares. (Medicina)

inteiramente casualizado  Delineamento utilizado em experimentação. (Estatística)

inteligência artificial - IA  Investigação tendente a levar as máquinas a fazer coisas inteligentes.

intemperismo  Conjunto de processos físicos, químicos e biológicos, que atuam sobre as rochas e minerais expostos na interface litosfera-atmosfera, desintegrado-os e decompondo-os quimicamente; meteorização.

intemperismo biológico  É aquele que compreendem fenômenos que conduzem a alteração química das rochas, com formação de compostos não existentes no material original.

intemperismo físico  É aquele que conduz à desagregação dos materiais rochosos, acarretando fragmentação das rochas e seus constituintes mineralógicos, sem uma alteração química apreciável

intemperismo químico  É aquele que ocorre pelas ações físicas e químicas desenvolvidas pelos seres vivos, e que contribuem para a destruição das rochas.

intensidade de precipitação  Fluxo da água da chuva, isto é, quantidade por unidade de área e de tempo, expressa geralmente em milímetro por hora. (Climatologia)

intensidade seletiva  Diferencial de seleção expresso em unidades de desvio padrão fenotípico da população. (Genética)

intensificação  Em meteorologia sinótica, intensificação de um centro de alta pressão significa um aumento de sua pressão central ao longo do tempo. (Meteorologia)

interação de genótipo-ambiente  Variação no desempenho relativo de genótipos diferentes de um ambiente para outro. (Genética)

interação de nutrientes  Termo usado para denotar respostas aditivas a dois ou mais nutrientes aplicados separadamente ou juntos.

interdisciplinar  Característica que se atribui a um tema, objeto ou abordagem para cuja exposição ou concretização se interligam duas ou mais disciplinas que, intencionalmente, estabelecem nexos e vínculos entre si.

interestadial  Intervalo de tempo mais quente, caracterizado pelo recuo temporário das geleiras, no decorrer de um estádio glacial

interface  Superfície sobre a qual está sendo processada a sedimentação. (Sedimentologia)

interferometria  Conjunto de técnicas e processos de medidas da interferência em ondas mecânicas, acústicas e eletromagnéticas; é especialmente importante com as ondas eletromagnéticas visíveis.

interferômetro  Tipo de telescópio no qual os sinais de dois ou mais telescópios menores são combinados, produzindo uma imagem com a resolução de um telescópio maior; quanto maior a separação entre os telescópios individuais, maior a resolução da imagem resultante. (Astronomia)

interferon  Uma classe de pequenas glicoproteinas que em nosso organismo exercem uma atividade anti-viral; interferon-alfa: leucocitário, produzido por leucócitos; são produtos protéicos produzidos por técnica de DNA recombinante e usado como agente inibidor de multiplicação celular. (Medicina)

interflúvio  Pequenas ondulações que separam os vales, cujas vertentes são, na maioria dos casos, de forma convexa, constituindo pequenas colinas.

interglacial  Intervalo de tempo entre dois estádios glaciais.

intermaré  Faixa do litoral situada entre a maré alta e a maré baixa.

Internet Rede mundial de informação ou o conglomerado de todos os computadores e redes passíveis de serem alcançados através de endereços de correio eletrônico; uma rede internacional constituída por milhares de outras redes interligadas usando protocolo específico (Informática)

internó  Região caulinar entre dois nós consecutivos. (Botânica)

interstício capilar  Interstício suficientemente pequeno para permitir que a água seja mantida contra a ação da gravidade, acima do nível freático.

interstícios  Poros ou espaços vazios no solo e nas rochas.

intervalo de confiança  Intervalo numérico que, com certa probabilidade (95%, 99%, 99,9%, etc), encerra um parâmetro desconhecido. (Estatística)

intervalo de geração  Idade média dos pais quando a descendência destinada a substitui-los nasce; uma geração representa a taxa média de renovação de um rebanho. (Melhoramento Genético)

intervenção ambiental  Trata-se de toda e qualquer ação ou decisão que envolva a introdução, concreta ou virtual, permanente ou temporária, de pelo menos um fator ambiental em um dado ambiente, capaz de gerar ou induzir o remanejamento de fatores existentes no ambiente. (Ecologia)

intina  Camada interna, mais ou menos celulósica, e geralmente não muito resistente, do esporoderma. (Palinologia)

intraclasto  Fragmento carbonático, de sedimentação penecontemporânea, que foi erodido e redepositado nas proximidades e incorporado aos calcários mais jovens. (Geologia)

intraformacional  Qualquer feição, tipo ou seqüência de rochas, existente ou que caracteriza o interior de uma formação geológica. (Geologia)

Intranet  Rede projetada para organizar e compartilhar informações, e realizar transações digitais dentro de uma empresa; emprega aplicativos associados à Internet, mas só é acessível aos que fazem parte da organização. (Informática)

introgressão  Passagem de genes de uma espécie para outra, através de hibridação e retrocruzamento continuado para uma ou ambas populações paternais. (Genética)

inundação  É o efeito de fenômenos meteorológicos, tais como chuvas, ciclones e degelos, que causam acumulações temporárias de água, em terrenos que se caracterizam por deficiência de drenagem, o que impede o desaguamento acelerado desses volumes.

inundado  Saturado ou quase saturado com água.

inundito  Depósito resultante de inundações violentas, em ambientes fluviais, estuarinos e leques aluviais; é constituído de camadas plano-paralelas de arenitos, com granodecrescência ascendente, e espessura variável, apresentando a Seqüência de Bouma, que se apresenta na maioria das vezes incompleta. (Geologia)

invasora  Ver pioneira.

inventário  Estudo do potencial hidráulico da bacia hidrográfica, realizado para a determinação do seu potencial hidrelétrico através da escolha da melhor alternativa de divisão de queda, caracterizada pelo conjunto de aproveitamentos compatíveis entre si e com projetos desenvolvidos de forma a obter uma avaliação da energia disponível, dos impactos ambientais e dos custos de implantação dos empreendimentos. (Energia)

inversão térmica  É o fenômeno em que a temperatura aumenta com a altitude, em contraposição à condição normal, que é diminuir com a altitude; estas inversões afetam freqüentemente as camadas finais de ar junto à superfície do solo durante o solstício de inverno; tal fato, se ocorrer em centros urbanos, impede o ar poluído de se dissipar, o que ocasiona sérios problemas de saúde; em condições normais, existe um gradiente de diminuição de temperatura do ar com o aumento da altitude (o ar é mais frio em lugares mais altos); ao longo do dia, o ar frio tende a descer (por que é mais denso) e o ar quente tende a subir (pois é menos denso), criando correntes de convecção que renovam o ar junto ao solo; em algumas ocasiões e locais (especialmente junto a encostas de montanhas ou em vales) ocorre uma inversão: uma camada de ar frio se interpõe entre duas camadas de ar quente, evitando que as correntes de convecção se formem; dessa forma, o ar junto ao solo fica estagnado e não sofre renovação; se houver uma cidade nessa região, haverá acúmulo de poluentes no ar, em concentrações que podem levar a efeitos danosos; um exemplo de cidade brasileira que sofre com a inversão térmica é São Paulo.

invertebrados  Grupo que não tem caráter taxonômico, onde estão agrupados todos os animais que não possuem vértebras, portando a grande maioria dos representantes do reino animal; exemplos: minhocas, aranhas, insetos, camarões, caracóis, lulas, polvos, estrelas-do-mar, águas-vivas, esponjas etc. (Zoologia)

io  Designação do satélite mais denso de Júpiter; com um diâmetro de 3.630 km, e uma densidade média de 3,57 g/cm3, este satélite é também uma lua vulcânica; este vulcanismo tem a sua origem na maré gravitacional que Júpiter exerce sobre ele; a cor alaranjada característica da sua superfície é devido à presença de enxofre e de dióxido de enxofre, que mesmo após arrefecer permanece com as mesmas tonalidades.

ionização  Resultado de qualquer processo através do qual átomos ou moléculas, que são neutros, adquirem carga elétrica positiva ou negativa.

ionona  Cetona cíclica, com dois isômeros muito odoríferos, com cheiro de violeta, utilizados em perfumaria, cuja fórmula é: C13H20O.

ionosfera  Região da atmosfera terrestre situada entre 40 a 700 km de altitude e bastante ionizada.

íons  Átomos, grupos de átomos, ou compostos, que estão eletricamente carregados em conseqüência da perda de elétrons (cátions) ou do ganho de elétrons (ânions).

ipê amarelo (Tabebuia serratifolia)  Árvore da família Bignoniaceae, de médio porte, fuste retilíneo, com diâmetro superior a 60 cm, casca lisa parda acinzentada, de 1,0 cm de espessura; madeira muito pesada; cerne castanho com veios escuros; alburno amarelo-rosado com espessura média de 5,6 cm; grã direita; textura média; figura destacada; cheiro e gosto indistintos.; pau-d’arco-amarelo.

ipê roxo (Tabebuia impetiginosa)  Árvore da família Bignoniaceae, conhecida pela beleza das flores e pela durabilidade da madeira de coloração pardo-oliváceo-escura é usada para fazer tacos, dormentes, estruturas externas e peças de construção naval; pau-d’arco-roxo.

ipecacuanha  Erva da família das Rubiáceas, Cephaelis ipecacuanha, de longas raízes grossas e nodulosas que contém o alcalóide emetina; ipeca.

ipequi (Heliornis fulica)  Ave superficialmente parecida com um pato, sendo parente dos grous e do pavãozinho-do-pará; o macho apresenta uma característica anatômica única no mundo das aves; tem uma cavidade embaixo de cada asa, onde os filhotes recém-nascidos são carregados durante as primeiras semanas de vida.

irídium  Série de satélites de comunicação famosos por serem muito brilhantes e visíveis a olho nu durante seus flashes. (Astronomia)

ironstone  Concreções ferruginosas consolidadas; plintita que sofreu endurecimento irreversível; petroplintita ou canga laterítica. (Pedologia)

irradiação adaptativa  Denominação aplicada a um dos tipos básicos de padrões evolutivos, que corresponde a uma rápida diversificação em muitas formas de vida a partir de um ancestral comum; irradiação morfológica.

irradiação morfológica  Ver irradiação adaptativa.

irrigação  Técnica de aplicação ou suprimento artificial de água para as culturas. (Agronomia)

irrigação localizada Compreende método onde a água é conduzida de forma pressurizada ao terreno e é aplicada ao solo, umedecendo apenas parte do sistema radicular da cultura. (Agronomia)

irrigação por aspersão  Compreende método onde a água é conduzida em tubos sob pressão e aplicada sobre área em forma de chuva artificial. (Agronomia)

irrigação por inundação Tipo de irrigação por superfície onde a aplicação da água é feita em bacias ou tabuleiros, quase planos e de tamanho e formas variáveis. (Agronomia)

irrigação por sulcos  Constituí um tipo de irrigação por superfície onde a água é conduzida em pequenos canais ou sulcos situados paralelos às fileiras das plantas, durante o tempo necessário para que as raízes sejam umedecidas. (Agronomia)

irrigação por superfície  Compreende os métodos nos quais a condução de água até qualquer ponto de infiltração, dentro da parcela a ser irrigada, é feita diretamente sobre a superfície do solo; são classificadas em irrigação por inundação e irrigação por sulcos. (Agronomia)

irrigação suplementar  Prática de irrigação, na qual água é fornecida para melhorar as condições de solo para as culturas, durante períodos curtos e geralmente irregulares de seca e durante a época do crescimento a fim de remediar a falta de água no solo, suplementado as precipitações pluviométricas. (Agronomia)

ISO - International Organization for Standardization  Federação internacional civil de organizações de normalização, com sede em Genebra, Suíça, de caráter privado composta por cerca de 120 países membros, representados em grande parte por instituições governamentais ou organizações ligadas ao poder público; a missão desta federação é promover o desenvolvimento da normalização através de acordos técnicos globais publicados como normas internacionais; procura se associar às diversas entidades de normalização dos países, respeitando a peculiaridade de cada um; procura também facilitar as trocas internacionais de produtos e serviços, e cooperar nas esferas intelectual, científica e tecnológica; produz normas numeradas de forma crescente, divididas em séries; uma das séries mais conhecidas é a 9.000, voltada à qualidade; a série 14.000 está reservada para as normas ambientais; a representante da ISO no Brasil é a ABNT. Ver ISO 14.000, ISO 9.000.

ISO 14.000   É um conjunto de normas que buscam a boa prática de gerenciamento ambiental entendido como um processo gradual e contínuo de melhorias ambientais; aceito internacionalmente, tem caráter voluntário, não havendo instrumentos legais que obriguem sua adoção pelas empresas; pode ser adotada pela empresa como um todo, ou em uma de suas unidades, como vem ocorrendo em grandes corporações; a finalidade é prevenir - através de um Sistema de Gestão Ambiental - os eventuais danos ambientais provocados pelos processos produtivos e pelos produtos colocados no mercado de consumo. Ver ISO.

ISO 9.000  São as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas; ter um certificado ISO 9.000 significa que uma empresa tem um sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma das normas da série; não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9.000; as normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária; o que acontece é que muitas empresas, passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de reduzir seus custos de inspeção; em sua essência, a ISO 9.000 é uma norma que visa a prevenção de falhas, através de uma série de ações.

isóbara  Linha que une pontos de mesma pressão atmosférica; o traçado das isóbaras produz padrões característicos tais como depressões, cavados, anticiclones, selas e cristas. (Meteorologia)

isóbaros  Nuclídeos cujos números de massa são idênticos, mas que apresentam números atômicos diferentes.

isobase  Linha que une todas as áreas que apresentam igual levantamento ou subsidência.

isóbatas  Curvas de mesma profundidade.

isoclinal  Dobra cujos flancos mergulham no mesmo sentido e com ângulos iguais. (Geologia)

isodésmico  Cristal em que todas as ligações apresentam força igual.

isoenzima  Termo que define um grupo de múltiplas formas moleculares da mesma enzima, resultante da presença de mais de um gene codificando cada uma destas formas moleculares no genoma de uma espécie; desempenham a mesma atividade catalítica, mas possuem diferentes propriedades cinéticas e podem ser separadas por processos bioquímicos; quando codificadas por genes alélicos a um loco, as isoenzimas são denominadas aloenzimas.

isógiras  Figuras de interferência produzidas por cristais opticamente anisótropos, quando submetidos a observação conoscópica, e que se apresentam como áreas negras ou cinzas que podem mudar ou não de posição, quando é girada a platina do microscópio. (Cristalografia)

isógona  Linha que em um mapa une todos os pontos da superfície terrestre que apresentam a mesma variação da agulha magnética, a partir do meridiano ou norte verdadeiro.

isógrada  Linha que em um mapa une pontos de aparição de um certo índice mineral, isto é, onde ocorreu uma modificação específica na associação mineral que reflete uma reação metamórfica.

isoieta  Linha que em um mapa une todos os pontos da superfície terrestre que apresentam a mesma precipitação pluvial. (Climatologia)

isoipsas  Curvas de mesma altitude.

isolamento geográfico ou espacial  É o tipo de isolamento que previne o intercruzamento entre populações alopátricas devido estarem fisicamente separadas; esse isolamento persistindo por muito tempo poderá conduzir as populações a se diferenciarem morfologicamente como resposta à seleção para diferentes ambientes.(Genética)

isolamento reprodutivo  É o fenômeno dirigido por mecanismos que operam em populações simpátricas fazendo com que as espécies mantenham a sua individualidade e permaneçam distintas uma das outras, sem portanto haver troca de genes. (Genética)

isolinha  Linha que une pontos onde ocorrem fenômenos semelhantes e na mesma medida.

isomerização  Processo de transformação de uma substância em um isômero desta. (Química)

isômero  Composto cuja molécula contém as mesmas espécies e o mesmo número de átomos que outra, mas difere dessa outra em sua estrutura molecular. (Química)

isópaca  Linha que em um mapa une pontos de mesma espessura de um determinado intervalo estratigráfico. (Geologia)

isoquiana  Linha que em um mapa une os pontos que delimitam áreas de neves eternas.

isósporo  Vegetal que produz esporos masculinos e femininos similares. (Botânica)

isostasia  Fenômeno pelo qual, as massas situadas entre a superfície da Terra e o nível médio das marés, nas áreas terrestres, e as deficiências de massa existentes entre o nível médio dos oceanos e seu fundo nas áreas marinhas são, geralmente, compensados por massas de sinal oposto situadas em maior profundidade.

isótaca  Linha que liga os pontos que apresentam a mesma velocidade na seção transversal de um curso de água. (Hidrologia)

isoterma  Linha que em um mapa une os pontos de igual temperatura. (Climatologia)

isótopos  Nuclídeos que apresentam o mesmo número de prótons, mas que diferem quanto ao número de nêutrons.

isquemia  Supressão da circulação sanguínea em determinada parte do organismo devido à contrição arterial, ou a uma obliteração arterial por embolia. (Medicina)

istmo  Faixa de terra firme, relativamente estreita, que une porções do continente, e cercada de água pelos dois lados. (Geografia)

itaúba (Mezilaurus itauba)  Árvore da família Lauraceae, de grande porte, com diâmetro superior a 80 cm, fuste retilíneo, casca avermelhada fissurada, com placas soltas, com 1,5 cm de espessura; madeira pesada; cerne amarelo-oliva a amarelo-pardo; após secar, bege-claro, com espessura média de 3,5 cm; grã direita; textura média; figura pouco destacada; cheiro agradável quando trabalhada; gosto levemente distinto.

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?