cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA G

G

g  Colocado após o símbolo dos horizontes A, E, B e C, serve para designar desenvolvimento de cores cinzentas, azuladas, esverdeadas ou mosqueamento bem expresso dessas cores, decorrentes da redução do ferro, com ou sem segregação; por exemplo: Ag.

gabiões  Tipo de enrocamento em que as rochas são arrumadas em gaiolas de tela protegida contra a erosão, as quais podem tomar as formas de caixas, sacos ou montes; com gabiões podem ser construídos muros de arrimo, pequenas barragens, esporões no litoral, dentre outros.

gadolonita  Mineral amorfo, escuro, de aspecto graxo, silicato de glucínio, ferro e ítrio. (Mineralogia)

Gaia  Na mitologia grega, personifica a Terra, nascida logo após o caos primordial, e geradora dos demais deuses; teoria de Gaia,

gaiola  Tipo de embarcação a vapor, de pouco calado, dotado de pás giratórias à popa ou em ambos os costados dos barcos.

galáxia  Componente do nosso Universo feita de gás e de um grande número de estrelas, normalmente mais que 1 milhão, mantidas juntas por gravidade; classificam-se em: Elípticas, Espirais ou Espirais Barradas. (Astronomia)

galena  Mineral monométrico, sulfeto de chumbo, o principal minério de chumbo. (Mineralogia)

galeria de drenagem  Ver galeria de infiltração.

galeria de infiltração  Conduto fechado (dreno ou galeria), de pequena declividade, escavado em um aqüífero, para recolher águas subterrâneas que escoam por gravidade; galeria de drenagem.

galeria  Passagem horizontal construida no subsolo e que acompanha o corpo mineralizado. Diferencia-se de uma travessa por esta cortar o corpo. (Mineração)

galhas  Tumores produzidos nas plantas como resultado de infecção por certos patógenos.

galo-da-serra (Rupicola rupicola)  Aves dançarinas e exibidas; ao serem observadas, um dos machos toma conta da cena e começa a saltitar e termina o número abrindo e desfraldando sua plumagem em leque, como o pavão; logo é substituído por outro e assim cada qual vai exibindo suas habilidades; alguns autores afirmam que as penas tão vistosas dessas aves foram usadas para fazer o manto de gala dos monarcas do Brasil; dizem que basta imitar os seus gritos para atrair um bando dessas aves.

galvanização eletrolítica  Aplicação de recobrimento de zinco por eletro-deposição, técnica que permite um recobrimento mais uniforme do que a imersão à quente e não influi nas propriedades mecânicas do material, recomendado para aplicações onde resistência à corrosão e aderência de tinta são mais importantes. (Metalurgia)

galvanização por imersão à quente  Aplicação de recobrimento de zinco por imersão da peça em banho de zinco fundido. (Metalurgia)

galvanômetro  Instrumento que serve para revelar ou medir a intensidade das correntes elétricas fracas, por meio de desvios que se imprimem a uma agulha imantada ou a um quadro condutor colocado no interior de um círculo magnético; é, a rigor, um amperômetro de grande sensibilidade.

gambiarra  Instalação provisória, de qualquer natureza, geralmente fora das recomendações técnicas. (Engenharia Civil)

gameta  Célula de origem meiótica especializada para a fecundação.

gametogênese  Formação de gametas masculinos e femininos na meiose.

ganga  Mineral desprovido de valor econômico ou com valor secundário, associado aos minerais-minério.
ganho médio diário  Medida de mudança diária de peso corporal do animal em um teste de alimentação; normalmente duram entre 140 ou 160 dias. (Zootecnia)

ganimedes  É a maior lua de Júpiter e de todo o Sistema Solar; com um diâmetro de 5.262 km e uma densidade média de 1,94 g/cm3, apresenta diferenças na sua superfície: regiões muito antigas cheias de crateras ou regiões mais recentes com poucas crateras, o que nos leva a pensar num processo de reciclagem geológica da superfície; tal como Io e Europa, também possui um núcleo de ferro, um manto inferior à base de silicatos, um manto superior à base de gelo e uma crosta de gelo. (Astronomia)

gânister  Rocha detrítica terrígena, que se apresenta endurecida, sendo formada quase que exclusivamente por quartzo cimentado por sílica secundária.

garça-branca-grande (Ardea alba)  Ave geralmente solitária e muito paciente para caçar; ela caminha na água rasa, esperando por um peixe ou uma rã; quando a presa está ao seu alcance, espeta ou pinça a presa engolindo-a rapidamente; nidificam em colônias, muitas vezes colocando seus ninhos de gravetos no meio de um banhado.

garfo  Parte vegetal composta por, pelo menos, uma gema ou borbulha, necessária para a enxertia. (Agronomia)

garganta  Passagem estreita situada em uma crista, serra ou borda de um planalto, resultante do aprofundamento do talvegue de um rio em rochas mais resistentes; em seção transversal é menor do que um desfiladeiro e maior e mais profunda do que uma ravina. (Geomorfologia)

gárgula  Orifício por onde escoa a água de uma fonte ou de uma cascata.

garimpagem  Trabalho individual no qual são utilizados instrumentos rudimentares, aparelhos manuais ou máquinas simples e portáteis, na extração de gemas, minerais metálicos ou não- metálicos, valiosos, em depósitos de eluvião ou aluviões, nos alvéolos de cursos d'água ou nas margens reservadas, bem como nos depósitos secundários ou chapadas (grupiaras), vertentes e alto de morros, depósitos esses genericamente denominados garimpos.

garimpeiro  Trabalhador que extrai substâncias minerais úteis, utilizando processos rudimentares e individuais de mineração, garimpagem, faiscação ou cata.

garnierita  Mineral de origem secundária, aparentemente amorfo, que se apresenta sob a forma de incrustações e de massas terrosas, com coloração comumente verde-maçã e composição (Ni,Mg)SiO3 nH2O .

gás atômico  Gás que é composto por átomos individuais (tal como o hidrogênio e o carbono) que não estão ligados entre si, como as moléculas; pode ser ionizado ou misturado com gás molecular. (Astronomia)

gás de esgoto  Gás resultante da decomposição da matéria orgânica dos esgotos sanitários ou que é produzido no decorrer da digestão dos lodos, do sistema de tratamento das águas residuárias, pela ação de microorganismos anaeróbicos; seus principais constituintes são o metano, e o dióxido de carbono.

gás ionizado  Gás em que os átomos perderam ou ganharam elétrons, de modo que ficaram eletricamente carregados; este termo é muitas vezes utilizado para descrever o gás ao redor das estrelas quentes, onde  elevadas temperaturas fazem os átomos perder elétrons. (Astronomia)

gás liquefeito de petróleo - GLP  Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano; são armazenados no estado líquido através da elevação da pressão ou da redução da temperatura.

gás molecular  Gás que é composto por átomos que estão ligados entre si, formando moléculas; a molécula mais abundante no espaço é o hidrogénio molecular (2 átomos de hidrogênio ligados entre si) seguido do monóxido de carbono (1 átomo de carbono e 1 átomo de hidrogênio ligados entre si). (Astronomia)

gás natural  Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos (metano e etano, principalmente), obtida da extração de jazidas; utilizado como combustível industrial, doméstico e automotivo.

gases  São substâncias que se encontram em estado gasoso a temperatura de 25o C e sob uma atmosfera de pressão; os gases são fluídos sem forma própria e que possuem a tendência de ocupar qualquer espaço inteira e uniformemente.

gasoduto  Conduto que permite o transporte de grandes quantidades de gás a grandes distâncias.

gasóleo  Derivado de petróleo, mais pesado do que a nafta e mais leve que o óleo combustível, obtido no processo de destilação; utilizado como matéria-prima de processos secundários (craqueamento), para obtenção de GLP e gasolina; dentro de certos limites, pode ser utilizado como óleo diesel ou como diluente para óleos combustíveis.

gasolina  Mistura de hidrocarbonetos, que destila entre 30º C e 150º C; constitui a parte mais volátil do petróleo bruto; utilizada em motores de Ciclo Otto.

gasolina natural  Mistura de hidrocarbonetos leves, com algumas características da gasolina, obtida a partir do gás natural.

gástrico  Localizado ou relacionado ao estômago. (Medicina)

gastrólitos  Pedras (geralmente quartzo) presentes no estômago de muitas aves, alguns répteis e mamíferos, que auxiliam na trituração dos alimentos

gastrópoda  Classe mais abundante de moluscos com cerca de 35.000 especies viventes e cerca de 15.000 espécies fósseis; em geral são dotados de uma concha univalve, sendo constituídos por cabeça, pé e saco visceral, este coberto pelo manto; vivem atualmente nos mares, nas águas doces, salobras e em terra firme, com as formas maiores podendo alcançar até 60 cm de comprimento. Inúmeras formas são desprovidas de conchas (Nudibranchia) ou possuem uma concha reduzida, vestigial.

gastroscopia  Inspeção visual da cavidade gástrica através de um endoscópio. (Medicina)

gato maracajá  Este tipo de felino do gênero Felis tem o corpo pintado como o de uma onça; vive na mata e se alimenta de pequenos animais; não costuma atacar o homem mas quando se sente ameaçado pode reagir com extrema violência.

gavião  Índios de diferentes grupos Timbira, da região do médio Tocantins; a denominação vem das penas de gavião usadas em suas flechas; esses índios foram muito reduzidos pelo contágio de doenças em seus primeiros contatos com os brancos; uma das maiores tradições é a corrida de toras; as equipes de revezamento (formada somente por homens), carregam troncos de buriti nos ombros; o mais importante não é quem chega primeiro, o que vale mais é o divertimento; a comemoração é maior quando as equipes chegam juntas ou quase juntas; cada indivíduo recebe dois nomes e um deles não pode ser divulgado, e mostrar ao outro este segredo, significa transferir poder; quando alguém recebe o nome de um parente que já morreu carrega a responsabilidade de manter as características do antepassado e quem o escolhe assume o papel de padrinho com a função de transmitir a cultura; depois do casamento, por um período determinado, entre genro e sogra, nora e sogro, ficam proibidos de chamar o outro pelo nome.

gavião real (Harpia harpyja)  Ave que ocorre do México à Bolívia e Argentina, passando por grande parte do Brasil; seu habitat é a mata primária; rápida e possante em suas investidas, capaz de despedaçar suas presas, mesmo que elas tenham couro e musculatura fortes; alimenta-se de preguiças, cachorros-do-mato, tatus, filhotes de veados, macacos-prego, seriemas, coatás, araras-azuis, mutuns; é a mais poderosa ave de rapina do mundo, sua garra tem o tamanho da mão humana e quando adulto pode medir até 1 metro.

gavião-belo (Busarellus nigricollis)  Ave de rapina mais vistosa da Amazônia; vive na beira de cursos d'água e lagos e come peixes; é um bom indicador de pressão de caça, pois ainda é comum onde.existem poucos caçadores.

geada  Ocorrência da temperatura do ar, em contato com o solo ou em um nível mais elevado, abaixo do ponto de congelamento, podendo ou não dar origem à formação de gelo sobre as superfícies expostas; a ocorrência de gelo depende do teor de umidade do ar, sendo que quando há formação de gelo é denominada geada branca e de geada negra quando não ocorre a formação de gelo; quanto a sua origem a geada pode ser de radiação que é resultante do rápido resfriamento da camada de ar próximo ao solo, devido a perda de radiação terrestre em noites calmas e claras, e geada de adveção que ocorre quando uma área é invadida por uma massa de ar de origem polar. (Meteorologia)

geada branca  Depósito de gelo de aspecto cristalino, geralmente com forma de escamas, agulhas, plumas ou leques, produzido de maneira análoga ao orvalho, porém à uma temperatura inferior a 00 C. (Meteorologia)

gêiser  Fonte quente que expele água intermitentemente, sob forma de jatos verticais, havendo grande regularidade nos intervalos de repouso, podendo tal intervalo variar amplamente, desde alguns segundos até mesmo algumas semanas; ao redor de cada gêiser forma-se geralmente um montículo perfurado por onde escapa o jato d'água, sendo este montículo formado geralmente por sílica (opala ou calcedônia) que recebe a denominação genérica de geiserita.

geitonogamia  Autofertilização típica de espécies monóicas; é o caso da mamona, mandioca e outras espécies vegetais. Ver autopolinização.

gel  Material formado pela coagulação de uma dispersão coloidal. (Química)

geleira  Grande e duradoura massa de gelo formada nas regiões continentais, onde a precipitação da neve compensa a perda pelo degelo, motivo pelo qual a massa de gelo é conservada; os dois tipos principais de geleira são as do tipo alpino, ou geleira de vale, e continental, também denominado inlandsis; um terceiro tipo, intermediário, é o de piemonte.

geleira alpina  Ver geleira de vale

geleira de piemonte  Geleira oriunda da coalescência, na base das montanhas, de geleiras de vale.

geleira de vale  Geleira que se apresenta com a forma de uma língua e desloca-se através de vales e montanhas; geleira alpina.

gelo  Água em estado sólido; é de alta importância como fator geológico, por seu caráter destrutivo e construtivo; presente na natureza como gelo continental proveniente principalmente de precipitação atmosférica sólida e de gelo marinho, oriundo do congelamento da água do mar; no gelo continental podem ser distinguidos : gelo de altitude, formado acima da linha de neve perene; gelo de latitude, formado nas zonas polares, onde o limite das neves atinge nível igual ou próximo e zero; corresponde a vastas áreas onde o gelo atinge espessuras consideráveis; o gelo marinho forma-se em altas latitudes, por congelamento da água do mar, não excedendo poucos metros de espessura, podendo contudo ter larga distribuição.

gelo de poro  Água congelada nos poros intersticiais de um meio poroso.

gelo de profundidade  Gelo constituído por partículas de pequenas dimensões, formadas abaixo da superfície do mar, quando o mesmo encontra-se agitado por ondas.

gelo deteriorado  Gelo flutuante que se encontra em fase de fusão e em adiantado estágio de desagregação

gelo marinho  Gelo formado pelo congelamento da água do mar, a uma temperatura de aproximadamente -1,80 C, em condições de salinidade normal; não deve ser confundido com iceberg.

gelo segregado  Gelo massivo em um pedon, o qual é relativamente livre de partículas do solo. Ver pedon. (Pedologia)

gema  Complexo de células das quais brotam os ramos, folhas ou flores. (Botânica)

gema  Substância natural ou sintética, lapidada, rara, e que devido as suas propriedades de transparência, cor, brilho, dureza, e certos efeitos óticos especiais, tais como chatoyance, asterismo, labradorescência e aventurinização; atualmente os termos pedra preciosa e semi-preciosa encontram-se em desuso. (Mineralogia)

gema adventícia  Gema que é produzida irregularmente nas partes antigas de uma planta e não na extremidade do fuste ou de uma folha; não apresenta ligação com a medula da árvore, sendo geralmente originado de trauma no cambio. (Botânica)

gema terminal  Gema que se renova constantemente através da multiplicação contínua de suas células , proporcionando um aumento ou alongamento de seu eixo; geralmente é de grande atividade, produzindo brotos vigorosos. (Botânica)

geminado  Intercrescimento de dois ou mais cristais de uma determinada substância, de acordo com uma lei definida, de modo que certas direções dos retículos são paralelas ao passo que outras direções estão em posição reversa. (Cristalografia).

geminado de Baveno  Geminado observado no ortoclásio, em que o plano do geminado é um plano paralelo a uma face do pisma de primeira ordem. (Cristalografia)

geminado de Carlsbad  Geminado de penetração, observado no ortoclásio, em que o eixo cristalográfico C é um eixo do geminado, estando os indivíduos unidos sobre uma superfície mais ou menos paralela. (Cristalografia)

geminado de contato  Geminado que apresenta uma superfície de composição definida, separando os dois indivíduos, sendo a lei de geminação definida por um plano de geminação. (Cristalografia)

geminado de penetração  Geminado constituído por indivíduos que se interpenetram, mostrando uma superfície irregular de contato, com a lei de geminação definida por um eixo do geminado. (Cristalografia)

geminado múltiplo  Geminado formado por três ou mais partes, todas geminadas de acordo com a mesma lei; caso todas as superfícies sucessivas de composição sejam paralelas, o grupo resultante chama-se geminado polissintético; caso não o sejam, são denominados cíclicos; geminado repetido. (Cristalografia)

geminado repetido  Ver geminado múltiplo. (Cristalografia)

gêmulas  Ver blastoconídios. (Micologia)

gene  Unidade da herança; segmento de ADN, situado numa posição específica de um determinado cromossomo, que participa da manifestação fenotípica de um certo caráter; cada unidade de informação hereditária presente no cromossomo que será responsável pela produção de determinado caráter biológico. (Genética)

gene inseticida  Gene introduzido na planta para que ela passe a produzir substâncias de resistência a seus insetos predadores.

gene pool  Ver reservatório gênico.

gene recessivo  Aqueles que só afetam o fenótipo quando presentes em condição de homozigose; devem ser recebidos genes recessivos de ambos os pais antes que o fenótipo causado pelos genes recessivos possa ser observado. (Genética)

gene supressor  Genes que codificam proteínas que atuam na regulação negativa do ciclo celular, impedindo a proliferação descontrolada das células. (Genética)

genealogia  Tabulação de nomes de antepassados. (Genética)

genealogia de desempenho  Aquela que inclui registros de desempenho de antepassados, irmãos, meios irmãos e progênie, além da informação de genealogia habitual. (Melhoramento Genético)

genecologia  Ciência que estuda a variação ocasionada em plantas como resultado da interação do genótipo com o ambiente; mais especificamente, a genecologia busca detectar diferenças apresentadas pelo mesmo genótipo quando submetido à ação de diferentes ambientes.

gênero Classificação de plantas ou animais com características comuns bem definidas; é a principal subdivisão de uma família e formado por um número limitado de espécies intimamente relacionadas, ou de uma única espécie (monotípico); é designado por um nome em latim ou latinizado no singular com letra maiúscula, seguido do nome da espécie com letra minúscula, se for natural, ou com letra maiúscula se for híbrida, concordando gramaticalmente com o nome do gênero; tanto o gênero como a espécie são grafados em itálico.

gêneros afins  Que pertencem a gêneros intimimamente relacionados e que geralmente se intercruzam.

gêneros aliados  Ver gêneros afins.

genes letais  Existem vários graus de letalidade dependendo do tempo e modo de ação gênica: Letais obrigatórios (letais verdadeiros) causam a morte do organismo antes ou logo após o nascimento; Semi-letais diminuem a eficiência fisiológica temporária ou permanentemente, sendo fatais em apenas alguns indivíduos; Sub-letais correspondem a genes que causam anormalidade genéticas não-fatais ao nascimento ou logo após, mas que matam o organismo antes da idade reprodutiva; os genes letais podem ser dominantes (completo ou incompleto) ou recessivos. (Genética)

genes ligados  Aqueles situados no mesmo cromossomo e que apresentam segregação dependente por situarem-se a uma distância menor que 50 centimorgan (cM). (Genética)

gênese de solo  Modo que o solo se origina pela ação dos denominados fatores e processo de formação que resultam no desenvolvimento do sólum, ou solo verdadeiro, a partir de material de origem inconsolidado. (Pedologia)

genética  Ciência que estuda a hereditariedade e a variação; estudo científico de como se transmitem os caracteres físicos, bioquímicos e de comportamento, de pais a filhos; este termo foi criado em 1906, pelo biólogo britânico Willian Bateson; ramo da Biologia que estuda a importância dos fatores hereditários na formação das características comuns em organismos vivos, e da regularidade de sua transmissão aos seus descendentes

genética de populações  Estudo quantitativo e mensurável de populações mendelianas mediante metodologia e critérios estatísticos.

genética qualitativa  Porção da genética que estuda caracteres que apresentam distribuição descontínua.

genética quantitativa  Estudo da hereditariedade mediante o emprego de análise estatística e da teoria de probabilidade matemática. Ver poligenes.

genético  Resultante de, ou produzido por, fatores e processos de formação do solo; por exemplo, um perfil de solo genético. (Pedologia).

genipapo  Pequena árvore (Genipa americana), com 5 a 15 m de altura cujo fruto é uma baga pesando entre 200-400 g, de casca pardo-amarelada, esponjoso, espessura média de 1,5 cm, polpa sucosa, ácida-adocicada, envolvendo numerosas sementes achatadas; exala um cheiro forte e característico.

genóforos  Unidades que carregam os genes extranucleares, isto é, ao nível citoplasmático (cloroplastos e mitocôndrias); termo designado para diferenciar dos cromossomos (nucleares). (Genética)

genoma  Conjunto de cromossomos que corresponde ao conjunto haplóide (n) da espécie; é o conjunto genético de cada célula; a identidade do organismo tanto animal como vegetal, o DNA; o processo de análise genética pode descobrir alterações no código genético de um indivíduo, ou seja, se a pessoa está propensa a um determinado tipo de doença. (Genética)

genótipo  Conjunto de genes que formam o patrimônio gênico hereditário, transmitido de geração para geração, que define as características estruturais da espécie. (Genética)

geobotânica  Ciência que estuda a origem e a distribuição dos vegetais sobre a Terra. Inclui a fitogeografia, a fitoecologia e a fitossociologia.

geoclinal  Depressão estreita, longa e acunhada, desenvolvida em margem continental passiva. Caso encerre ou não vulcânicas associadas aos sedimentos, é denominada eugeoclíneo ou miogeoclíneo.

geocrático  Denominação aplicada à fase de preenchimento de uma bacia sedimentar na qual predomina a deposição continental sobre a deposição marinha.

geocronologia  Estudo do tempo em relação à história da Terra, ou a um sistema de datações desenvolvidos para este propósito; a cronologia absoluta envolve a datação de eventos geológicos quantificada em termos de anos, efetivada normalmente com a utilização de isótopos de Rb, Sr, Sm, Nd, Pb, U, na chamada geocronologia isotópica; a cronologia relativa envolve o sistema de eras, períodos e épocas sucessivas, usadas em geologia e paleontologia; literalmente é a ciência que estuda a idade da Terra.

geodésia  Ciência que procura definir e situar as características naturais e físicas de grandes porções da superfície terrestre; busca determinar o tamanho e a figura da Terra (geóide), através de medições como triangulação, nivelamento e observações gravimétricas, e por satélite, que determinam o campo gravitacional externo da Terra, e, até certo limite, a  sua estrutura interna.

geodésia tridimensional  A que se caracteriza pela eliminação do uso de superfícies de referência e intermediárias utilizadas nos métodos geodésicos clássicos e modernos, e o emprego de um sistema triortogonal de coordenadas com origem no centro de massa da terra.

geodo  Cavidade revestida por minerais que não chegam a completa-la, e cuja forma externa aproxima-se de uma esfera.

geoecossistema  Conjunto de elementos bióticos, abióticos e antrópicos produzidos no tempo histórico sob ação de forças naturais e humanas, e com os quais mantém múltiplas relações, inter- e retro-ações, que conduzem suas mudanças no tempo e no espaço. (Ecologia)

geofácies  Setor fisionomicamente homogêneo, onde se desenvolve uma mesma fase de evolução geral do geossistema; representa uma pequena malha na cadeia de paisagens que se sucedem no tempo e no espaço no interior de um mesmo geossistema.

geofísica  Ramo da física experimental que se preocupa em determinar a estrutura, a composição e o desenvolvimento da Terra, inclusive a atmosfera e a hidrosfera.

geófitos  Vegetais com órgãos de perpetuação  enterrados no solo, ficando as gemas protegidas em bulbos, tubérculos, rizomas, ou raízes gemíferas, junto as partes subterrâneas conservadas e permanentes, devido à morte anual das partes aéreas; as gemas de brotação são pouco afetadas pelos fatores externos na estação desfavorável. São exemplos: Xyris procera, Allium cepa, Amarylis martian, entre outras.

geofungos  Fungos que não estão adaptados ao ambiente aquático, sendo contudo capazes de completar seu ciclo de vida na água caso existam nutrientes adequados; fungos do solo.

geografia  Ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos na superfície da Terra, as causas dessa distribuição e as relações locais de tais fenômenos; tem por objetivo a descrição da superfície da Terra, o estudo de seus acidentes físicos, climas, solos e vegetação, e das relações entre o meio natural e os grupos.

geografia do solo  Ramo da geografia física interessada na distribuição geográfica dos solos.

geographic information system - GIS  Ver sistema de informação geográfica – SIG.

geóide  Superfície equipotencial do campo gravimétrico da Terra, coincidindo com o nível médio inalterado do mar, e que se estende por todos os continentes, sem interrupção; a direção da gravidade é perpendicular ao geóide em qualquer ponto.

geologia  Ciência que estuda o globo terrestre desde o momento em que as rochas se formaram até o presente; divide-se em Geologia Geral e Geologia Histórica, sendo que a primeira dedica-se ao estudo da composição, da estrutura e dos fenômenos genéticos formadores da crosta terrestre, bem como do conjunto geral de fenômenos que atuam não apenas na superfície, mas também no interior do planeta; a Geologia Histórica por sua vez estuda e procura datar cronologicamente a evolução geral, as modificações estruturais, geográficas e biológicas ocorridas ao longo da história da Terra; do ponto de vista prático a geologia está voltada tanto a indicar os locais favoráveis a encerrarem depósitos minerais úteis ao homem, como também do ponto de vista social, a fornecer informações que permitam prevenir catástrofes, sejam aquelas inerentes às causas naturais, sejam aquelas atribuídas à ação do homem sobre o meio ambiente.

geomorfologia  Ciência que estuda o relevo da superfície terrestre, sua classificação, descrição, natureza, origem e evolução, incluindo a análise dos processos formadores da paisagem; pode ainda ser inserido o estudo das feições submarinas.

geoprocessamento  Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, desenvolvimento e uso de informações georreferenciadas.

geossinclinal  Larga depressão, gralmente linear que sofre profunda subsudência através de longo período de tempo geológico, e que acolhe espessa sucessão de sedimentos, compondo sequências estratificadas e possivelmente associadas a rochas vulcânicas; tais camadas podem ser posteriormente transformadas em montanhas dobradas; divide-se em ortogeossinclinal e parageossinclinal. (Geologia)

geossistema  Classe peculiar de sistemas dinâmicos, flexíveis, abertos e hierarquicamente organizados, com estágios de evolução temporal, e que apresentam uma mobilidade cada vez maior devido a atuação do homem.

geotectônica  Ciência que estuda a estrutura e a deformação da crosta terrestre, ocupando-se dos movimentos e processos deformativos que se originaram no interior da Terra, procurando definir as leis que governam o seu desenvolvimento.

geoterma  Curva que define a relação entre a temperatura e a profundidade no interior da Terra.

geotermômetro  Aparelho que mede a temperatura do solo em diferentes profundidades.

geotopo  É a menor unidade geográfica homogênea, diretamente discernível no terreno.

germinação  Retomada do crescimento do embrião, que emerge da semente e se desenvolve em plântula. (Botânica)

germinação epígea  É a germinação na qual os cotilédones são levados acima do solo pelo alongamento do hipocótilo. (Botânica)

germinação hipógea  É aquela na qual os cotilédones ou uma estrutura semelhante, como o escutelo, permanecem no solo e dentro dos envoltórios da semente, enquanto o epicótilo se alonga acima do solo. (Botânica)

germoplasma  Material genético que constitui a base física da hereditariedade e que se transmite de uma geração para outra através das células reprodutivas. (Genética)

germoplasma elite  Estoque de material seleto usado em programas de melhoramento genético e cujo acervo inclui cultivares de origem híbrida, linhagens, híbridos, populações melhoradas e compostos. (Genética)

gessagem  Prática de aplicação de gesso (sulfato de cálcio) ao solo com o objetivo de corrigir algumas das características desfavoráveis de solos com excesso de acidez, como toxicidade por alumínio e deficiência de cálcio, ou excesso de alcalinidade, como altos teores de sódio; diferente do calcário, o gesso não altera o pH do solo.

gesso  Material manufaturado a partir de gipsita moída e aquecida entre 1900 e 2000 C, até que cerca de 75% da água tenha sido eliminada; pode ser também um subproduto do processo de fabricação de superfosfato.

gestão ambiental  Elenco de procedimentos para a condução, direcionamento e orientação das atividades humanas visando o desenvolvimento sustentável; para ser efetiva, deve estar inserida no planejamento e administração da produção de bens e serviços em todos os níveis - local, regional, nacional, internacional, na administração pública e na empresarial; é a condução, a direção e o controle pelo governo do uso dos recursos naturais, através de determinados instrumentos, o que inclui medidas econômicas, regulamentos e normatização, investimentos públicos e financiamento, requisitos interinstitucionais e judiciais.

gibbisita  Mineral monoclínico, de composição Al(OH)3; constituinte principalmente de muitas bauxitas e componente importante da fração argila de muitos latossolos.

giga anos - Ga  Unidade de tempo equivalente a 109 anos.

gilgai  Microrrelevo típico de solos argilosos que têm um alto coeficiente de expansão com o aumento do teor de umidade; consiste em saliências convexas distribuídas em áreas quase planas, ou configuram feição topográfica de sucessão de microdepressões e microelevações. (Pedologia)

gimnosperma  Divisão da botânica que compreende as plantas que não formam frutos, conhecidas como pinheiros; seu esporófito consta de raiz, caule, folhas e flores; não produzem frutos, pois suas flores não apresentam ovário; após grande desenvolvimento no Mesozóico, com 20.000 espécies no Jurássico, encontram-se atualmente reduzidas a cerca de 600 espécies; pertencem a este grupo os vegetais vasculares terrestres, onde destacam-se as sequóias, com idades que podem alcançar cerca de 4.600 anos. (Botânica)

ginândrio Ver coluna. (Botânica)

gineceu  O órgão feminino da flor, que consta quase sempre, de três partes superpostas: o ovário, estilete, e estigma; pistilo; os carpelos, coletivamente. (Botânica)


ginogênese  Desenvolvimento haplóide de um óvulo fecundado, onde o genoma masculino foi destruído, por razões espontâneas ou induzidas.

ginostégio Ver coluna. (Botânica)

ginostêmio  Órgão em forma de coluna, das flores das orquídeas, formado por um prolongamento unilateral sobre o qual se inserem estames e estiletes; androstilo, ginóstemo. (Botânica)

ginóstemo  Ver ginostêmio. (Botânica)

gipsita  Mineral formado por sulfato de cálcio hidratado, CaSO42H2O, cristalizado no sistema monoclínico e tendo dureza variando de 2 a 3; sob a forma pulverizada, pode ser usado como corretivo do solo, embora seja menos solúvel do que o gesso; gipso.

gipso  Ver gipsita.

girinos  Estágios larvais dos anfíbios anuros, aquáticos na maioria das espécies; nesta fase da vida, possuem uma cauda longa e respiram através de brânquias; com a metamorfose adquirem 4 membros locomotores, a cauda regride e adquirem respiração pulmonar, além de cutânea. (Zoologia)

gitó (Guarea trichilioides)  Árvore da família Meliaceae, de pequeno porte, fuste retilíneo, com diâmetro pouco superior a 50 cm, casca castanho-escuro a marrom, lisa em tiras soltas, 1,5 cm de espessura; madeira moderadamente pesada; cerne róseo-escuro; alburno amarelado; grã direita; textura média; figura ausente; cheiro e gosto indistintos.

glaciação  Formação de glaciais em uma determinada região e em diversas épocas da história física da Terra. Ver glaciais.

glaciais  Depósito constituído por materiais deixados pelos glaciares.

glaciares  Ver geleiras.

glacígeno  Denominação ampla utilizada para indicar sedimentos transportados pelas geleiras e depositados diretamente pelo gelo, ou indiretamente através das águas de degelo sob ou sobre a geleira ou no interior da mesma, ou ainda próximo as suas margens.

gleba  Porção de uma área maior (uma fazenda ou sítio) com características semelhantes com relação a topografia, textura, cobertura vegetal, etc; usada para denominar as amostras; talhão.

glébulas  Corpos que ocorrem no interior do fundo matricial ou  matriz-s, habitualmente de forma elipsoidal alongada e equidimensional; elas são reconhecidas como unidades, seja por causa de uma maior concentração de alguns constituintes e/ou diferença na organização interna, quando comparada ao material envolvente, ou em razão de uma delimitação distinta com o material do solo. (Micromorfologia do Solo)

Glei Húmico  Solo que apresenta drenagem imperfeita ou impedida, e um horizonte turfoso A chernozêmico ou A húmico, com 20 cm ou mais de espessura sobre um horizonte gleizado; apresenta características morfológicas relativamente desenvolvidas, sofrendo, entretanto, a influência local do relevo que condiciona  a drenagem restrita. (Pedologia)

Glei Pouco Húmico  Classe que agrupa solos minerais de deposição recente, mal drenados, pouco profundos e de textura argilosa dominantemente; são solos que apresentam um horizonte A moderado sobre um horizonte gleizado. (Pedologia)

Glei Tiomórfico  Solo hidromórfico que apresenta horizonte glei e quantidades consideráveis de sulfetos , desenvolvendo um horizonte sulfúrico, quando drenado arficialmente. (Pedologia)

Gleissolos  Solos com horizonte glei, conhecidos como Glei Húmico ou Pouco Húmico, Hidromórfico Cinzento, Glei Tiomórfico; termo da nova classificação brasileira de solos; compreende solos hidromórficos, constituídos por material mineral, que apresentam horizonte glei dentro dos primeiros 50 cm da superfície do solo, ou a profundidades entre 50 e 125 cm desde que imediatamente abaixo de horizontes A ou E (gleizados ou não), ou precedidos por horizonte B incipiente, B textural ou horizonte C, com presença de mosqueados abundantes com cores de redução; estão excluidos da presente classe, solos com características distintivas dos Vertissolos, Espodossolos, Planossolos, Plintossolos ou Organossolos. (Pedologia)

gleização  Processo de formação do solo resultando no desenvolvimento de Gleissolos. (Pedologia)

gletschermilch  Pó resultante da enérgica fragmentação de detritos e, de tal modo abundante, que confere à água do degelo um aspecto leitoso; esta poeira em suspensão na água, através do fenômeno de dispersão da luz, é responsável pela cor azulada, observada nos lagos das regiões glaciais.

glicófitas  Plantas não halófitas, ou seja, plantas que não desenvolvem bem, quando a pressão osmótica da solução do solo está acima de 1,96 atm. (Botânica)

glicose  O açúcar mais comum encontrado na natureza.

glint  Escarpa de uma mesa estrutural , que suge em função de processo de denudação. (Geomorfologia)

gliptogênese  Formação do modelado da superfície terrestre, devido à ação dos agentes de intemperismo e erosão que provocam a destruição do relevo preexistente. (Geomorfologia)


Global Positioning System - GPS  É um sistema de radionavegação baseado em satélites, desenvolvido e controlado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos da América, que permite a qualquer utilizador saber a sua localização, velocidade e tempo, 24 horas por dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer ponto do globo terrestre; os fundamentos básicos do GPS estão na determinação da distância entre um ponto, o receptor, a outros de referência, os satélites; sabendo a distância que nos separa de 3 pontos podemos determinar a nossa posição relativa a esses mesmos 3 pontos através da intersecção de 3 circunferências cujos raios são as distancias medidas entre o receptor e os satélites; são necessários no mínimo 4 satélites para determinar a posição corretamente.

globalização  Processo acentuado nas últimas décadas do século XX, caracterizado pela aceleração e padronização dos meios técnicos, a instantaneidade da informação e da comunicação, e a mundialização da economia, que promove a reorganização e reestruturação dos espaços nacionais e regionais, em escala mundial, a partir do controle e regulamentação dos centros hegemônicos; cria, como nunca ocorreu no passado, um meio técnico-científico e informacional em contraposição ao meio natural; promove a transformação dos territórios nacionais em espaços da economia internacional; intensifica a especialização e a divisão social e territorial do trabalho; concentra e aumenta a produção em unidades menores, entre outros aspectos.

glossopteris  Plantas arborescentes decíduas, cujas folhas dispunham-se em grupos de até 16 elementos, inserindo-se diretamente na superfície do tronco, em torno de pequenas áreas subcirculares, distribuídas em largos espaços ou irradiando de galhos delgados e curtos; distribuiram-se do Carbonífero Superior ao Triássico.

glúten  Mistura de proteínas da planta que ocorrem em grãos de cereais, principalmente milho e trigo; substância na farinha de trigo que da coesão quando seco; é tóxico para pessoas que tem doença celíaca. Ver doença celíaca.

gmelina (Gmelina arbórea)  Arvore de origem asiática, pertencente à família Verbenácea, que produz boa celulose, laminado de ótima qualidade e tábuas; espécie escolhida por Daniel Ludwig na implantação do Projeto Jarí; as primeiras sementes de gmelina que chegaram em Belém foram coletadas na Nigéria, Costa do Marfim, Gambia e Malawee; na realidade ela não tem problemas de germinação, mas depende fundamentalmente de solos férteis; mesmo em algumas áreas do seu continente de origem, como nas savanas da Índia, onde vegeta mais não passa de arbusto; no Jarí, em solos de baixa fertilidade, crescia em média 14m3/hectare/ano, ou seja 9,7 toneladas, enquanto que nos solos férteis o crescimento era de 42m3 /hectare/ano, equivalente a 29,3 toneladas; porém estes solos férteis nas áreas do Jari não ultrapassavam 40 mil hectares, e nem todo ele podia ser plantado, devido à topografia muito acidentada; além do problema do solo, a gmelina foi atacada por um fungo (Ceratocystis fimbriata), o que muito contribuiu para agravar a situação da plantação.

gnaisse  Rocha metamórfica de granulação grosseira com os mesmos elementos de granito – quartzo, feldspatos e mica – porém orientados; rocha muito comum no embasamento cristalino brasileiro.

goethita  Oxido de ferro hidratado, responsável pela coloração amarela dos solos.

golfo  Reentrância mais ou menos ampla na costa e que apresenta profundidade suficiente para permitir a atracação de navios de grande calado; é em geral maior, mais fechado e mais profundamente recortado do que uma baía. (Geografia)

gomose Doença dos vegetais caracterizada pela produção e secreção de goma ou líquido com aspecto gomoso.

gondwana  Supercontinente que, até pelo menos o final da Era Paleozóica, reunia as terras situadas no hemisfério sul; juntamente com a Laurásia , no hemisfério norte, foram resultado da fragmentação do Pangea. (Geologia)

gorgulho  Ver caruncho. (Entomologia)

gossan  Corpo resultante da alteração intempérica de rochas sulfetadas, quando situadas próximas à superfície do terreno; é geralmente formado por grande quantidade de oxi-hidróxidos de ferro, que na superfície, quando intactos, constituem verdadeiras carapaças ferruginosas; chapéu de ferro.

graben  Bloco abatido que se apresenta com forma relativamente alongada, estreito e limitado por falhas normais. (Geologia)

granadas  Grupo de minerais que cristalizam no sistema isométrico (cúbico), classe hexaoctaédrica e apresentando fórmula geral A3B2(SiO4)3, onde A pode ser cálcio, magnésio, ferro ferroso, além do manganês bivalente, e B, o alumínio, ferro férrico, titânio ou cromo; seus principais membros são: piropo, almandina, espessartita, grossulária, andradita e uvarovita; a melanita é uma variedade de coloração negra, da andradita.

granizo  Precipitação de pequenas pedras de gelo, com diâmetros variando comumente entre 5 e 50 mm, e por vezes até maiores, transparentes ou translúcidas que caem isoladamente com forma esférica e raramente cônica ou sob a forma de aglomerados em massas irregulares. (Meteorologia)

granulação  Crescimento granular geralmente visto na superfície de tecidos inflamados; faz parte do processo de cicatrização. (Medicina)


grão de pólen  Elemento fecundante masculino das plantas fanerógamas; é um dos elementos do conjunto pólen contido em um saco polínico de uma antera; corresponde a um micrósporo dos pteridófitos heterósporos que em conjunto estão contidos nos microsporângios. (Botânica)

graptozoários  Animais exclusivamente marinhos, que viveram no Paleozóico, em colônias, denominadas rabdossomas; o exosqueleto, constituído de quitina, consistia em uma série de tecas dispostas de modo vário, em um ou mais ramos. (Zoologia)

grassland  Qualquer comunidade de plantas onde gramíneas e ou leguminosas constitui a vegetação dominante; terra na qual a vegetação é dominada por gramíneas.

grau de agregação  Medida da proporção de agregados.

grau de carbonificação  Posição ocupada por um carvão na série evolutiva, desde o linhito (baixo rank) até o antracito (alto rank), indicando a maturidade em termos de propiedades químicas e físicas. (Geologia)

grau de dispersão  Medida em que as partículas primárias são separadas dos agregados mediante determinado tratamento.

grau de estrutura  É a manifestação das condições de coesão dentro e fora dos agregados dos solos.

grau de floculação  Percentagem de argila dispersa em água em relação a argila natural. (Pedologia)

grau de isorreação  Isógrada baseada em uma reação específica. Ver isógrada.

grau de limitação  Intensidade da restrição imposta pelo fator limitante às condições agrícolas das terras; determina a classe de aptidão agrícola das terras.

grau geotérmico  Distância vertical, medida na crosta da Terra, para a qual a temperatura varia de 10 C; seu valor  é em média 33 m, variando contudo em função da natureza da rocha, estrutura geológica e a presença de fontes secundárias de calor.

grauvaca  Sedimento arenoso, formado por detritos, sobretudo de rochas básicas, pouco decompostas.

graxa  Emulsão de um sabão metálico num óleo, mais ou menos consistente, que apresenta propriedades lubrificantes.

grazing  Fenômeno que ocorre quando o ângulo de depressão da frente de onda do Radar de Visada Lateral (RVL) é igual ao ângulo da pendente da feição do terreno não voltada para a antena do radar. (Sensoriamento Remoto)

greda  Rocha calcária com granulometria dos lutitos, formada pela acumulação de microfósseis, sendo que a greda quando se apresenta da cor branca recebe a denominação  particular de giz.

greensand  Depósito de natureza sedimentar, que consiste, quando puro, de grânulos de glauconita, com coloração esverdeada-escura, e que muitas vezes encontram-se misturados com areia ou argila.

gregário  Que vive em bando.

greisenização  Processo de alteração hidrotermal, em que o feldspato e a muscovita são convertidos em um agregado constituído por quartzo, topázio, turmalina e lepidolita, devido à ção do vapor d'água contendo fluor.

grês do Pará  Denominaçãp aplicada geralmente a um material areno-conglomerático quartzoso, cimentado epigenéticamente por oxi-hidróxidos de ferro; pedra jacaré.

gretas de contração  Feições originadas pela exposição subaérea de sedimentos constituídos por alternância de areia e pelitos, através da perda de água.

grilagem  Apropriação ilícita de terras por meio da expulsão de seus proprietários, posseiros ou índios; também denomina a legalização do domínio da terra através de documento falso.

grimpa  Aparelho que indica a direção do vento; biruta. (Meteorologia)

grupamento indiferenciado de solos  São duas ou mais unidades taxonômicas similares que não ocorrem em associação geográfica regular como uma unidade de mapeamento, sendo designadas em termos das unidades taxonômicas que as compõem e seus componentes são ligados pela letra  e  e não pelo sinal +. (Pedologia)

grupamento indiscriminado de solos  Termo utilizado no caso de agrupamento de solos que ocorrem em associação geográfica regular cuja delimitação, proporção e discriminação da textura, saturação por bases, atividade de argila, tipo de horizonte A, etc, dos diversos componentes da associação é inexeqüível na escala de trabalho de campo. (Pedologia)

grupiara  Denominação que tanto pode ser utilizada para um depósito sedimentar diamantífero, encontrado em cristas de morros, como também para cascalho estratificado e aurífero presente nas fraldas das montanhas.

grupo  Grupo de minerais relacionados entre si por estruturas análogas, tendo geralmente um ánion comum e apresentando frequentemente substituição iônica ampla. (Mineralogia).

grupo  Unidade litoestratigráfica formal, de categoria superior à formação, e constituído necessariamente pela associação de duas ou mais formações, relacionadas por características ou feições litoestratigráficas comuns ou por referenciais litoestratigráficos que o delimitem. (Geologia).

grupo contemporâneo  Conjunto de animais formado a partir da consideração do rebanho, ano e estação de nascimento, criado sob condições semelhantes de manejo (arraçoamento, suplementação, pastagem). (Zootecnia).

grupo de aptidão agrícola  Trata-se de um artifício cartográfico, que identifica no mapa o tipo de utilização mais intensivo das terras, ou seja, sua melhor aptidão.

grupo de formação  Termo criado por Ellemberg &Mueller-Dombois (1965/6) como a terceira subdivisão hierárquica da formação; foi conceituada como a fase fisiológica da mesma. (Fitogeografia)

grupo dos 7 - G7  Denominação dada aos países mais industrializados do mundo: Grã-Bretanha, Japão, Alemanha, França, Itália, Canadá e Estados Unidos da América. (Economia)

grupo dos 77  Denominação dada ao grupo de países em desenvolvimento (ou menos industrializados) criado em 1964, e que atualmente somam 133; é a maior coalização de países do Terceiro Mundo nas Nações Unidas e busca promover os interesses econômicos coletivos, além das questões ambientais. (Economia)

grupo isoestrutural  Grupo de minerais relacionados entre si por estruturas análogas, tendo geralmente um ánion comum e apresentando frequentemente substituição iônica ampla. (Mineralogia)

grupos de manejo de solos  Grupos de unidades taxonômicas de solo com aptidões ou requerimento de manejo semelhantes, no que se refere a um ou mais fins específicos, tais como: culturas adaptadas, práticas de drenagem, fertilização, etc.

grupos de risco  Pessoas ou grupos de pessoas, sem necessariamente vínculo familiar ou geográfico, de características biológicas e/ou sócio-culturais iguais propensas a sofrerem doenças ou situações patológicas semelhantes. (Medicina)

grupos naturais  Denominação adotada pelos cladistas para indicar grupos que apresentam uma história genealógica comum, a exemplo das aves; os grupos que não possuem uma ascendência única são designados parafiléticos

guaiacol  Composto aromático, líquido, incolor e oleoso, de cheiro ativo, apresentando propriedades analgésicas e empregado em farmacologia; fórmula: C7H802.

guaiamum  Animal crustáceo decápode, de cor azulada, braquiúro, família dos gecarcinídeos, Cardisoma ganhumi; sua pinça maior chega a medir 30 cm de comprimento; seu habitat é o mangue onde vivem em tocas de até 40 cm de profundidade; caranguejo-guaiamu. (Zoologia)

guaikuru  Índios que habitavam a região do Pantanal matogrossense e hoje extintos.

guajá  índios que constituem uma das últimas sociedades de caçadores e coletores do mundo; foram contatados há apenas 25 anos, e entre eles existe um grupo com apenas 6 anos de contato; as mulheres dessa tribo, em alguns casos, têm um papel decisivo, fato pouco comum nas sociedades indígenas; a opinião das idosas é levada em conta e ela pode tanto resolver conflitos domésticos como dividir as tarefas de roçar, caçar e coletar; elas também cuidam dos animais de estimação, muito numerosos na tribo, e eles, muitas vezes, são até amamentados pelas mulheres mais jovens; pode acontecer que um homem se case ao mesmo tempo com duas mulheres, uma sexagenária e outra bem jovem, mas a primeira, além de receber todo o carinho e respeito do marido, tem ainda poder para tomar as decisões principais da casa.

guanaco  Tipo de ruminante selvagem que se assemelha a lhana.

guano  Substância rica em fosfato, com até mais de 30% de P2O5 e compostos nitrogenados, formada por alteração penecontemporânea de depósitos de excrementos de animais, principalmente aves marinhas e mais raramente morcegos.

guapuruvu  Árvore da família das leguminosas, Schizolobium parahybum, de tronco retilíneo, liso e ramificado apenas no ápice; madeira branca, mole, leve, usada em caixotaria e pasta celulósica; guapurubu, ficheiro.

guará rubra (Eudocimus ruber)  Aves que fazem longos vôos formando uma linha oblíqua ou em cunha e a ave da frente é a cada momento substituída por outra; tem uma magnífica plumagem que decorre do carotenóide cantaxantina; como não suporta cativeiro, quando presa, fica com a cor desbotada, mesmo se estiver sendo alimentada corretamente.

guaraná  Planta trepadeira (Paullinia cupana), cujas sementes contém três vezes mais cafeína que o café; seus princípios fitoterápicos são utilizados para prevenir a arteriosclerose, regular as funções intestinais e como tônico cardiovascular; seu maior apelo, no entanto, são as qualidades afrodisíacas que dizem possuir.

guariúba (Clarisia racemosa)  Árvore da família Moraceae, de grande porte com fuste retilíneo circular com diâmetro superior a 60 cm, casca verrucosa marrom-avermelhada, apresentando um látex branco; madeira pesada; cerne amarelo passando para o castanho amarelo-escuro, quando exposto ao tempo; alburno amarelo-claro; grã direita e entrecruzada; textura média; figura atrativa; cheiro e gosto indistintos.

guatós  Povo indígena de língua do tronco Macro-Jê; foi considerado extinto por 40 anos, até que, em 1977, foi reconhecido um grupo na ilha Bela Vista do Norte; vive no Pantanal Mato-Grossense e disperso ao longo dos rios do médio e alto Paraguai, São Lourenço e Capivara, no município de Corumbá (MS); segundo a Funai, em 1989 eram 382 índios.

guilda  Denominação utilizada para indicar grupos ou conjunto de espécies que apresentam na comunidade, um papel semelhante ou mesmo comparável. (Ecologia)

guyot  Montanha submarina de natureza vulcânica que se apresenta na forma de um cone truncado, e situada geralmente a uma profundidade inferior a 180 m.

gyttja  Lama  rica em matéria orgânica depositada em lagos ou pântanos sob condições intermediárias entre aquelas de redução e oxidação, ou seja, sem uma ausência muito significativa de oxigênio dissolvido.

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?