cabeça

cabeça

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PROJETOS CONCEITUAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, MONITORAMENTOS, IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL E APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ELIMINAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS, AAE - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EIA - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, RIMA - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL, PRAD - PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, PCA - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AMBIENTAIS, ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO, ZONEAMENTO AGRÍCOLA, ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AVALIAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS, CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA IRRIGAÇÃO, LEVANTAMENTOS DE SOLOS, PLANOS DE MANEJO E UTILIZAÇÃO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ASPECTOS AMBIENTAIS DA DRAGAGEM, RECUPERAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE MATAS CILIARES, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS.

Seja bem-vindo. Hoje

Seja bem-vindo. Hoje é

MEU PERFIL

MEU PERFIL


MELHORO SUA TESE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

MEU PERFIL

Especialista em solos com pós-graduação em avaliação de impacto ambiental. No Projeto Jarí (1969) executei reflorestamento na Amazônia. Entre 1974-1986 no Projeto RADAM participei dos levantamentos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o Brasil. Em 1982 para a OEA–Organização dos Estados Americanos participei do EDIBAP–Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai. A partir de 1986 fui consultor para licenciamentos ambientais. No período 1997-2004 no SIVAM–Sistema de Vigilância da Amazônia, participei da atualização de mapeamentos temáticos da Amazônia Legal, para uso no SIPAM–Sistema de Proteção da Amazônia. Em 2005, voltei a exercer atividades de consultoria e nos últimos anos atuo com ênfase no licenciamento de diversos empreendimentos, mormente aqueles ligados à infraestrutura dos setores energético, portuário, rodoviário, hidroviário, industrial, urbano e rural, dentre outros.

REVISAMOS E FORMATAMOS RELATÓRIOS TÉCNICOS
......................................................

LEIA A SEGUIR NOSSOS POSTS

LETRA D

D
d  Colocado após o símbolo dos horizontes O e H, indica muito intensa ou avançada decomposição do material orgânico, do qual pouco ou nada resta de reconhecível da estrutura dos resíduos de plantas; corresponde em parte à conceituação de muck; exemplo: Od. (Pedologia)

dados de passaporte  Conjunto de dados relativos à origem de um acesso; de fundamental importância são o nome da espécie, local e data da coleta ou procedência, estado do material (silvestre ou cultivado) e o número pessoal do coletor; dados desejáveis são as condições do habitat e da ecologia local, bem como, anotações sobre a planta em si, como altura, cor da flor, etc; estes dados são registrados à parte pelo coletor ou em cadernetas de coletor, especiais para este fim, com formulário padronizado que traz impresso os principais dados relativos à identificação de uma coleta. Ver acesso. (Genética)

dalla  Depressão periférica às cadeias dobradas e situadas entre estas e a região continental intraplaca. (Geologia)

dano ambiental  Qualquer alteração no meio ambiente provocada por intervenção antrópica.

dap  Ver diâmetro a altura do peito. (Silvicultura)

dasipodipídeos  Mamíferos da família Dasypodidae, que apresentam carapaça córnea e poucos pelos que cobrem as partes moles do corpo; são os verdadeiros tatus.

dasiproctídeos Animais roedores histricomorfos, com quatro dedos nas mãos e três nos pés, com unhas fortes e cortantes e membros posteriores mais desenvolvidos  que utilizam para saltar; são as cutias ou agutis.

dasometria  Disciplina da engenharia florestal que trata da mensuraçào de árvores em pé, objetivando estimativas do seu crescimento e do volume de madeira produzida.

dasonomia Disciplina da engenharia florestal que trata da composição, estrutura, produtividade e conservação das florestas.

data  Lote urbano de esquina ou com testada para um logradouro público descrito e assegurado por uma prova de domínio e registrado no órgão competente. (Engenharia Civil)

datum  Superfície de referência para controle horizontal (X,Y) e vertical (Z) de pontos. (Cartografia)

datum altimétrico  Destinado ao posicionamento altimétrico de pontos sobre a superfície terrestre; é materializado por um ponto fixo, cuja altitude sobre o nível do mar é conhecida; usualmente utiliza-se o nível médio dos mares como altitude zero. (Cartografia)

datum geodésico  Destinado ao posicionamento planimétrico de pontos sobre a superfície terrestre; é definido: uma origem fisicamente materializada (marca de origem); as coordenadas geográficas do marco de origem; um modelo matemático de simulação da superfície terrestre (elipsóide); a altura geoidal do ponto de partida; a orientação do modelo matemático (azimute de partida). (Geodésia)

dbo  Ver demanda bioquímica de oxigênio

DDT - dicloro-difenil-tricloroetano  Inseticida orgânico de síntese, empregado em forma de pó, em fervura ou em aerossol, contra insetos; bioacumula-se na cadeia alimentar, sendo considerado uma substância potencialmente cancerígena.

deambulatório  Galeria, circulação ou corredor coberto, destinado a passeio. (Engenharia Civil)

débito cardíaco  É o volume de sangue bombeado por um ventrículo pro unidade de tempo; é determinado pela relação entre a Frequência Cardíaca (FC) e o Volume Sistólico (VS), ou seja, DC = FC x VS; a unidade usualmente utilizada é litros por minuto. (Medicina)

debris flow  Deslocamento encosta abaixo, de material encharcado de água, constituído por fragmentos de rocha e solo, presentes em regiões de clima úmido.

debrum  Tira, geralmente de pano, que é aplicada nas margens de um mapa, para melhor protegê-lo. (Cartografia)

decaimento radioativo  Processo de diminuição da atividade de um nuclídeo radioativo pela transmutação que sofre ao se desintegrar; desintegração radioativa.

decalcificação  Remoção de carbonatos de cálcio ou de íons cálcio do solo por lixiviação. (Pedologia)

decantador secundário  Unidade de tratamento que recebe os efluentes da unidade de aeração e onde ocorre a deposição dos sólidos orgânicos e inorgânicos, e sua posterior transferência para o leito de secagem.

decapitado  Solo que perdeu, no total ou em parte, o horizonte superficial. (Pedologia)

decídua  Qualidade apresentada por uma comunidade vegetal, em que 90% de seus indivíduos, perdem todas as suas folhas ou parte delas, por um determinado período de tempo, em resposta a condições climáticas desfavoráveis.

decíduo  Que cai; caduco, cadivo; que cai em uma certa estação ou estágio de crescimento. (Botânica)

declinação  Coordenada, que juntamente com a ascensão direita, pode ser usada para localizar qualquer posição no céu; é análogo à latitude para localizar posições em Terra. (Astronomia)

declinação magnética  Ângulo formado entre o norte geográfico e o norte magnético.

declive  É a inclinação maior ou menor do relevo em relação ao horizonte. (Geomorfologia)

decocção  É a fervura da substância, para dissolvê-la pela ação prolongada da água e do calor.

decompositores  Organismos que transformam a matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, passível de ser reutilizada pelo mundo vivo; compreendem a maioria dos fungos e das bactérias.

dedo I ou hálux  Dedo do pé que corresponde ao polegar; na grande maioria das aves dispõe-se voltado para trás; os demais dedos são numerado em seqüência II, III e IV; os dedos I e IV são externos e os II e III internos. (Zoologia)

defesa civil  Conjunto de medidas, normalmente geridas por organismo governamental, que procura defender as populações civis em tempo de guerra, reagir às catástrofes e prevenir e atenuar as consequências de situações excepcionais em tempos de paz.

defeso  Época do ano em que é proibido caçar ou pescar; medida que objetiva resguardar os recursos bióticos de uma determinada região, através da proibição da ação antrópica exploratória.

déficit  É uma situação em que as despesas e os pagamentos são maiores que as receitas, ou seja, a saída de dinheiro é maior que a entrada; quando esse desequilíbrio ocorre nas contas do governo, é chamado de déficit público; há dois conceitos diferentes de déficit público, ou seja, déficit primário: resultante da arrecadação de taxas e impostos menos as despesas; déficit nominal: leva em conta também as despesas com juros das dívidas interna e externa. (Economia)

deflação  Redução persistente de preços; geralmente é provocado por uma queda no consumo; ao contrário do que pode parecer à primeira vista, nem sempre a deflação é um fato positivo: quando ela ocorre, a concorrência faz com que as empresas baixem seus preços, a fim de ganhar os poucos consumidores dispostos a abrir o bolso; para manter os preços baixos, as empresas precisam reduzir os investimentos e promovem demissões; por isso os economistas dizem que a deflação pode provocar depressão econômica. (Economia)

deflação  Remoção e transporte, pela ação do vento, das partículas mais finas (areia e argila), principalmente em regiões desérticas. (Geomorfologia)

deflexão  Mudança abrupta na direção de uma determinada feição geológica, em geral obedecendo a um condicionamento- herança- tectônico. (Geologia)

deflorestamento  Ação de remover a cobertura florestal do solo.

deflúvio  Volume total de água que passa, em um determinado espaço de tempo, em uma seção transversal de um curso de água. (Hidrologia)

deflúvio superficial  Processo pelo qual a água de chuva, precipitada na superfície da Terra, flui, por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos. (Hidrologia)

deformação  Alteração do comprimento ou área por unidade de comprimento inicial ou área inicial; normalmente é expressa em percentagem; é calculada simplesmente dividindo-se o aumento do comprimento pelo comprimento original ou a diminuição de área em relação a área inicial. (Metalurgia)

deformação  Conjunto de mudanças ocorridas em um corpo devido à ação de tensão, e resultando em um ou mais dos seguintes processos: distorção, rotação, translação e dilatação.

deformação a frio  Deformação abaixo da temperatura de recristalização. (Metalurgia)

deformação elástica  É uma deformação reversível que desaparece quando a tensão é removida; os átomos mantém suas posições relativas. (Metalurgia)

deformação plástica  É a deformação permanente provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade; é o resultado de um deslocamento permanente dos átomos que constituem o material. (Metalurgia)

degradação ambiental  Termo usado para qualificar os processos resultantes dos danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade ou a capacidade produtiva dos recursos naturais. (Ecologia)

degradação do relevo  Desgaste intenso do relevo pela ação do processo erosivo; há destruição das formas de relevo, que se tornam opostas às do relevo de agradação. (Geomorfologia)

degradação do solo  Mudança de um solo a uma condição mais lixiviada e intemperizada que a presente em condições normais, usualmente acompanhada por mudanças morfológicas. (Pedologia)

deiscência  Abertura expontânea de órgãos ou partes vegetais ao alcançarem a maturidade. (Botânica)

deiscente   Fruto que se abre e deixa a semente em liberdade. (Botânica)

delaminação  Fenômeno de desacoplamento entre a crosta e o manto superior ou entre a crosta superior e a inferior, sendo característico de zonas de colisão de placas continentais. (Geologia)

deleção cromossômica  Perda de uma determinada região de um cromossomo, que pode ocorrer durante a divisão celular, resultando na perda de informações genéticas. (Genética)

delineação  Porção de uma paisagem mostrada por uma linha fechada em um mapa de solos que define a área, forma e localização de um ou mais solos componentes mais inclusões, e ou tipos de terreno. (Pedologia)

delineamento  Modo de atribuir os tratamentos às parcelas, num experimento. (Estatística Experimental)

deliquescência  Absorção de água da atmosfera por um sal higroscópico em tais quantidades que acaba pôr se formar uma solução concentrada do sal.

delitescência  Período em que o agente mórbido permanece latente no organismo; desaparecimento súbito dos sinais indicativos de uma doença.

delta  Sistema deposicional, alimentado por um rio, causando uma progradação irregular da linha de costa; de acordo com o fornecimento de sedimentos, da energia das ondas e das correntes marinhas, pode ser classificado como alongado, lobado, cuspidado e estuarino. (Geomorfologia)

delta alongado  Delta formado pelo crescimento das barras de desembocadura, acompanhadas de diques marginais, resultando em um padrão denominado pé-de- pássaro, na sua porção emersa. É considerado um delta construtivo. (Geomorfologia)

delta construtivo  Delta formado pela dominância dos processos fluviais sobre os processos dinâmicos costeiros, ligados principalmente as marés e ondas. (Geomorfologia)

delta cuspidado  Delta que apresenta uma forma triangular, sendo originado predominantemente em locais com forte atuação de ondas e correntes litorâneas; é considerado um delta destrutivo. (Geomorfologia)

delta de baía  Delta formado na foz de um curso d'água que desemboca em uma baía ou vale afogado, preenchendo-o parcial ou totalmente com sedimentos. (Geomorfologia)

delta de contato glacial  Delta formado por água de degelo que flui por entre o flanco de um vale e a borda de uma geleira; delta morênico. (Geomorfologia)

delta destrutivo  Delta formado pela predominância dos processos da dinâmica costeira sobre os processos fluviais. (Geomorfologia)

delta intralagunar  Delta do tipo construtivo, formado no interior de uma laguna costeira. (Geomorfologia)

delta lacustre  Delta do tipo construtivo que apresenta uma estrutura relativamente simples, e formado na desembocadura fluvial em um lago; as camadas de topo mostram características essencialmente fluviais e as basais, lacustres. (Geomorfologia)

delta lobado  Delta que apresenta um crescimento mais moderado das barras de desembocadura e dos diques marginais, do que aquele apresentado pelo delta alongado; é um delta considerado como construtivo. (Geomorfologia)

delta morênico  Ver delta de contato glacial. (Geomorfologia)

demanda bioquímica de oxigênio - DBO  Quantidade de oxigênio utilizada por microorganismos quando da degradação bioquímica de matéria orgânica; é o parâmetro mais utilizado para medir a poluição.

demanda instantânea  Demanda requerida num determinado instante, em MW. (Energia)

deme  População local em que os cruzamentos entre os indivíduos dão-se ao acaso; população panmítica. (Genética)

dendritica  Tipo de drenagem à semelhança dos galhos de uma árvore; é mais encontrada em áreas com relevo acidentado. (Geomorfologia)

dendrito  Estrutura formada pela precipitação de óxidos de ferro ou de manganês, sobre as paredes de diáclases ou camadas, com aspectos que lembram fósseis.

dendrocolaptídeos  Aves passeriformes da família Dendrocolaptidae, trepadoras, apresentando bico longo e robusto, como os arapaçus ou pica-paus-vermelhos.

dendrocronologia  Ciência que trata da reconstituição e datação de eventos climáticos pretéritos através do estudo do crescimento anual dos anéis dos troncos das árvores.

dendrohidrologia  Técnica que utiliza os anéis de crescimento dos troncos dos vegetais para o estudos de fenômenos hidrológicos.

dendrologia  Estudo científico das árvores.

dengue  Doença virótica, transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegyptii, que é o mesmo transmissor da Febre Amarela; é de curta duração, existindo duas formas principais: a Clássica e a Hemorrágica, esta última é a mais grave; os sintomas são: febre, dor de cabeça, manchas avermelhadas no corpo, dores musculares e nas articulações, fraqueza, dor no fundo do olho, coceira no corpo e falta de apetite; não existe tratamento específico, sendo indicado o repouso, igestão de líquidos e medicamentos apenas para aliviar as dorese e a coceira, evitando-se o uso do açodo acetil salicílico; o mosquito transmissor gosta de água limpa e parada. (Medicina)

denitrificação  Processo biológico relacionado ao ciclo do nitrogênio, em que bactérias específicas do solo reagem com nitratos e nitritos resultando na devolução de nitrogênio a atmosfera.

densidade absoluta Ver massa específica.

densidade da rede hidrográfica  Número de segmentos de cursos d’água, de todas as ordens, em uma dada bacia, dividido pela área da mesma. (Hidrografia)

densidade de carga superficial  Excesso de carga negativa ou positiva por unidade de área superficial de solo ou mineral de solo. (Pedologia)

densidade de drenagem  Comprimento total dos segmentos dos cursos d’água, de todas as ordens, de uma bacia de drenagem, dividido pela área da mesma. (Hidrografia)

densidade de partículas  Corresponde à massa por unidade de volume do solo seco, após ser destruída sua estrutura; a densidade, dessa forma deixa de ser influenciada pelo espaço poroso; valor fixo que depende apenas do tipo de minerais presentes no solo; é sempre mais elevada que a densidade global; anteriormente a unidade utilizada para a densidade era g/cm³, mas pelo Sistema Internacional de Unidade deve ser expressa em kg/m³. São observados valores, em geral, em torno de 2,6 kg/m³. (Pedologia)

densidade de uma solução  Relação entre a massa de uma solução e o volume desta mesma solução.

densidade demográfica  Indicador demográfico que informa a população total de determinada área. (Sócio Economia)

densidade do solo  Corresponde à massa de solo por unidade de volume, ou seja, o volume do solo ao natural, incluindo os espaços porosos. (Pedologia)

densidade eletrônica  Concentração de carga negativa de elétrons ao redor do núcleo; na região onde a probabilidade de serem encontrados elétrons é alta, a densidade eletrônica é elevada.

densidade global  Corresponde à massa do solo seco por unidade de volume aparente, ou seja, o volume do solo ao natural, incluindo o espaço poroso; seu valor é sempre inferior ao da densidade de partículas; anteriormente a unidade utilizada para a densidade era g/cm³, mas pelo Sistema Internacional de Unidade deve ser expressa em kg/m³; um valor superior a 1,4 kg/m³ geralmente indica adensamento ou compactação do solo, a não ser que se trate de um solo arenoso. (Pedologia)

densidade real  Ver densidade de partículas. (Pedologia)

densidade relativa  Comparação entre a massa específica de uma substância com a de outra substância; no caso dos sólidos e líquidos, e densidade relativa é tomada em relação a água, enquanto no caso dos gases é tomada em relação ao ar ou hidrogênio; é a relação entre a densidade da água a uma determinada temperatura e sua densidade a 4° C, neste ponto definida como igual a unidade.

densímetro  Instrumento que determina a densidade de um líquido ou suspensão. Ver higrômetro de Bouyoucos. (Pedologia)

denudação  Abaixamento das formas de relevo mais salientes, pelo efeito conjugado dos diferentes agentes erosivos; desnudação. (Geomorfologia)

depleção   Extração contínua de água de lençol subterrâneo, reservatório ou bacia a uma taxa maior do que a de realimentação; redução da reserva de um aqüífero ou do escoamento de um curso d'água ou fonte causada por uma descarga superior à  realimentação natural. (Hidrologia)

depocentro  Sítio em que ocorre a máxima subsidência e/ou sedimentação em uma bacia sedimentar. (Geologia)

depósito alóctone  Quando é constituído por materiais de outras áreas transportados por água, vento, gelo ou gravidade; exemplo: depósito aluvial.

depósito autóctone  Quando é constituído pela degradação ou destruição do material que lhe deu origem no próprio lugar.

depósito correlativo  Depósito originado pela erosão de formas de relevo, tais como as montanhas, propiciando a acumulação dos sedimentos em suas margens.

depósito de barra em pontal  Acumulação de sedimentos devido à migração lateral do canal de rios meandrantes; esta migração provoca erosão na margem côncava (externa) do meandro e deposição na margem convexa (interna), na forma de um corpo sedimentar envolvido pela curva do meandro. (Geomorfologia)

depósito de corte e preenchimento  Produto da sedimentação no canal de drenagem que foi abandonado por processo de corte ou avulsão do meandro, ou seja, pelo súbito abandono de uma parte ou da totalidade de um canal, ou pelo preenchimento devido a um grande acúmulo na taxa de sedimentação e redução na profundidade. (Geomorfologia)

depósito de lag  Acumulação de material grosseiro resultante da erosão do material mais fino associado, sendo que o material remanescente é devido à incompetência da corrente em transporta-lo. (Geomorfologia)

depósito de playa  Depósito constituído de material detrítico, principalmente silte e argila, ou mais grosseiros, transportado através da zona de bajada, até alcançar a parte mais baixa da bacia de deposição; em associação com o material detrítico, ocorrem alternadamente sedimentos químicos que foram transportados pela enxurrada. Ver playa, bajada. (Geomorfologia)

depósito de serir  Conjunto de sedimentos de granulação grosseira- cascalho e areia grossa- que concentrados constituem jazimentos protetores das camadas inferiores, sendo que muitos seixos mostram marcas de impacto; a concentração é residual devido a deflação sofrida pelo material de granulação mais fina. (Geomorfologia)

depósito de sieve  Conjunto de sedimentos gerados por escoamento fluvial, e deixados no canal devido à infiltração da água em camadas permeáveis subjacentes; estes depósitos provocam geralmente obstrução do canal, resultando na formação de um talude constituído de conglomerado organizado que mergulha corrente acima. (Geomorfologia)

depósito de tálus  Depósito constituído predominantemente de fragmentos rochosos grandes e angulosos originados da fragmentação de rochas situadas em zonas escarpadas com fortes declives. (Geomorfologia)

depósito de transbordamento  Depósito formado por sedimentos transportados pelas águas das enchentes dos rios, e levados por sobre os diques naturais, inclusive dando origem a estes, bem como preenchendo depressões nas barras em pontal, nos canais abandonados, e, principalmente, formando os depósitos de várzeas através do acréscimo lateral. (Geomorfologia)

depósito hidrotermal  Depósito originado a partir de fluidos mineralizantes de constituição aquosa, oriundos de corpos plutônicos intrusivos, básicos ou ácidos, bem como o originado em decorrência da participação de fluidos secrecionais, advindos das rochas encaixantes do depósito, mobilizados pela excitação térmica de intrusões ou de núcleos de metamorfismo; existe uma estreita ligação entre as temperaturas de formação dos depósitos hidrotermais e suas profundidades de formação, daí serem classificados em hipotermais, mesotermais e epitermais, conforme tenham se originado de uma maior para uma menor profundidade e temperatura; não obstante, a profundidade de um depósito hidrotermal depende da posição do corpo ígneo ao qual se relaciona; deste modo, uma jazida epitermal de baixa temperatura pode estar situada em uma profundidade maior do que uma outra do tipo hipotermal, de mais alta temperatura de origem. (Hidrogeologia)

depósito pneumatolítico  Depósito que se diferencia do hidrotermal, unicamente pela hipótese de que o fluido mineralizante seria um vapor supersaturado, em estado supercrítico. (Hidrogeologia)

depósito singenético  Depósito formado por processos similares aos que originaram a rocha encaixante, em geral, simultaneamente. (Geologia)

depósito vulcanogênico  Depósito mineral cuja gênese está relacionada diretamente a qualquer tipo de manifestação vulcânica, entendendo-se esta como além do vulcanismo obvio, explosivo e efusivo, qualquer outra ação natural profunda que resulte no aparecimento, em superfície, de produtos de temperatura superior à das condições do ambiente; desta maneira, os gêiseres, as fumarolas e as fontes hidrotermais seriam manifestações vulcânicas atenuadas. (Geologia)

depósito xenotermal  Depósito hidrotermal formado em alta temperatura (acima de 300C), porém em pouca ou moderada profundidade. (Hidrogeologia)

depressão  Área ou porção do relevo situada abaixo do nível do mar, ou abaixo do nível das regiões que lhe estão próximas é, por conseguinte, uma forma de relevo que se apresenta e posição altimétrica mais baixa que as porções contíguas. (Geomorfologia)

depressão absoluta  Área com relevo situado abaixo do nível do mar. (Geomorfologia)

depressão endógama  Perda do vigor e da aptidão em espécies alógamas, como resultado de contínua autofertilização; a autofertilização leva à homozigose e esta se manifesta sob várias formas, destacando-se tamanho reduzido das plantas, fertilidade diminuída, albinismo, plantas defeituosas e suscetibilidade aumentada à doença. (Genética)

depressão interplanáltica  Área  que apresenta altitude mais baixa em relação aos planaltos que lhes são circundantes. São também denominadas de depressão relativa. (Geomorfologia)

depressão periférica  Área deprimida que aparece na zona de contato entre terrenos sedimentares e o embasamento cristalino e tem a forma alongada. (Geomorfologia)

depressão relativa Ver depressão interplanáltica. (Geomorfologia)

deriva continental  Ver drift.

deriva genética  Mudanças aleatórias na freqüência gênica em uma população, geralmente pequena, devido a erros de amostragem, havendo tendência de fixar-se um determinado alelo. (Genética)

derivados claros  Designação genérica de alguns derivados de petróleo, entre os quais a gasolina, o querosene e o diesel. Possuem coloração clara, daí sua classificação; são líquidos e pouco viscosos.

derivados escuros  Designação genérica de alguns derivados de petróleo, entre os quais o óleo combustível e o asfalto; possuem coloração escura e alta viscosidade.

dermanissídeos  Gênero de ácaros da família dos Gamasídeos, pequenos, ovais e meio transparentes, que parasitam aves e ratos, de onde passam para o homem.

dermestídeos  Família de insetos coleópteros, besouros pequenos que tem larvas muito vorazes, em geral necrófagos. (Entomologia)

desagregação  Quebra de agregados do solo como resultado de adição de água ou por ação mecânica de máquinas agrícolas.

desaprumo  Ângulo formado entre o plano médio da jazida e uma vertical, no ponto considerado; corresponde, portanto, ao complemento do mergulho. (Mineração)

desaterro  Ato de retirar um volume de terra de um local. (Engenharia Civil)

desbaste  Técnica que consiste na derrubada de árvores adultas no sentido de proporcionar maior espaço às que ficam, permitindo que se desenvolvam e atinjam maior porte; esta prática deve ser efetuada em épocas distintas, em função da espécie, da idade e do desenvolvimento. (Silvicultura)

descarga crítica  Descarga que, em uma dada seção do canal e para uma determinada profundidade , mantém o escoamento crítico da água. (Hidrologia)

descarte  Processo de eliminar animais menos produtivos ou menos desejáveis de um rebanho. (Melhoramento Genético)

descontinuidade de Conrad  Limite entre a crosta continental superior e a crosta continental inferior; sua profundidade varia de 10-25 km nos continentes, podendo alcançar 50 km sob os cinturões orogênicos. (Geologia)

descontinuidade de Gutenberg-Wiechert  Descontinuidade sísmica que se encontra a uma profundidade de 2.900 km, onde a velocidade das ondas longitudinais diminui bruscamente de 14 para 8 km/s, enquanto as ondas transversais tornam-se fraquíssimas, não conseguindo atravessar a camada que ali se inicia; representa o limite entre o Manto inferior e o Núcleo externo. (Geologia)

descontinuidade de material originário  Discrepâncias significativas entre horizontes do solo no que diz respeito a ganulometria ou mineralogia, indicando a discordância de materiais originários em que se formou cada horizonte; pode ocorrer mais de uma em um mesmo perfil. São designados através de algarismos arábicos, usados como prefixos para as camadas e horizontes, na descrição do perfil; exemplos: 2C, 3C. (Pedologia)

descontinuidade de Mohorovicic  Descontinuidade sísmica situada na base da Crosta (continental e oceânica), onde as ondas longitudinais diminuem sua velocidade de 7,8 para 6,3 km/s e as ondas transversais, de 4,4 para 3,7 km/s; sua profundidade é variável sendo de 30-40 km nos continentes, de até 75 km sob os cinturões orogênicos, de 10-12 km nos oceanos, e de até 25-30 km nas dorsais; nas zonas de subducção pode situar-se em profundidades de até 700 km. (Geologia)

descontinuídade litológica  Ver descontinuidade de material originário. (Pedologia)

descritor  Característica mensurável ou subjetiva de um acesso, como altura da planta, cor da flor, comprimento do pecíolo, forma da folha, etc.; os descritores são agrupados sob a forma de lista de descritores, uma para cada cultura em particular, e são aferidos através o estado do descritor, ou seja, as categorias reconhecidas como válidas para aquele descritor; são aplicados na caracterização e avaliação de coleções de germoplasma para tornar suas propriedades agronômicas conhecidas. (Genética)

desenvolvimento sustentado  Significa promover o crescimento integral do ser humano na busca da sua plenitude biológica, psicológica e social; a sociedade capitalista não tem credencial e, tampouco é capaz de promover o desenvolvimento sustentado, sem que haja profundas mudanças e reformas políticas, econômicas, culturais e sociais; em outras palavras, o homem precisa promover o progresso tecnológico (usando tecnologias adequadas, sem agredir o meio ambiente), e econômico (crescendo sem destruir o meio físico e cultural) melhorando as condições de vida das atuais gerações sem sacrificar as gerações futuras, criando um ambiente físico, social, cultural e psicológico em que o ser humano possa viver normalmente como animal biológico e social.

desertificação  É a degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas, conceito definido no Artigo 1o da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, também assinada pelo Brasil; não é necessariamente relacionada com o avanço físico do deserto, nem deve ser confundida com a seca; tem mais a ver com a formação progressiva de um deserto econômico, devido ao uso insustentável dos recursos naturais; a seca pode até ser uma das causas da desertificação mas, inversamente, o fenômeno da seca pode também mascarar o processo de desertificação; processo de degradação do solo, natural ou provocado por remoção da cobertura vegetal ou utilização predatória, que, devido a condições climáticas e edáficas peculiares, acaba por transformá-lo em um deserto.

desertos  São regiões, onde a precipitação anual de chuvas é mínima, geralmente, menos de 250 mm, ou até mesmo inexistente; as temperaturas podem ser muito altas no verão e baixas no inverno; as plantas e animais existentes neste ambiente desenvolveram adaptações para sobreviver a estas condições climáticas extremas.

desflorestamento  Destruição, corte e abate indiscriminado de matas e florestas, para comercialização de madeira, utilização dos terrenos para agricultura, urbanização, qualquer outra atividade econômica ou obra de engenharia; desmatamento.

desfolhante  Preparado químico que causa a queda das folhas das plantas; usada na agricultura em plantios intensivos de algodão, soja, tomate e outras culturas, usualmente para facilitar a colheita.

desidratação de lodo  Termo geral utilizado quando se remove parte da água presente no lodo, por qualquer operação, tal como : drenagem, pressão, centrifugação, com ou sem presença de calor.

desintegração  Fragmentação de minerais e rochas em partículas menores por agentes físicos, destacando-se a variação de temperatura (esfoliação, fragmentação), abrasão pelo gelo, erosão pelo vento, pelas ondas do mar, etc.

desintegração radioativa  Ver decaimento radioativo.

deslizamento  Deslocamento do manto da massa do solo e/ou da rocha, na direção das partes mais baixas da encosta, pela influencia da gravidade e pelas enxurradas ou saturação de água. Ver desmoronamento.

desmatamento  Ver desflorestamento.

desmisturação  Ver exsolução.

desmodonteídeos  Animais quirópteros da família Desmodontidae que apresentam um par de dentes incisivos superiores cortantes; são hematófagos ou vampiros verdadeiros. (Zoologia)

desmoronamento  Queda brusca da massa do solo e/ou da  rocha vertente abaixo pela ação da gravidade; esse processo é acelerado pela embebição excessiva de água originária de chuvas torrenciais ou águas originárias de degelo ou por deslocamento natural ou artificial da base dos taludes. Ver deslizamento.

desnitrificação  Redução de nitrito ou nitrato para formas gasosas de N pela atividade microbiana ou por redutores químicos, produzindo N ou óxidos de N.

desnível  Diferença de nível entre dois pontos de um alinhamento ou entre dois planos de quotas diferentes.

desnudação  Fase da multiplicação viral em que o envoltório protéico viral é removido pela ação de enzimas celulares existentes nos lisossomos, com liberação do ácido nucléico viral. (Virologia)

desnudação  Ver denudação. (Geomorfologia)

desordem funcional  Doença na qual não são detectados problemas orgânicos. Simplesmente há um funcionamento desordenado; tal desordem pode causar desconforto porém não está associado a doenças graves e leva a riscos de vida. (Medicina)

desoxyribose  É um açúcar de cinco carbonos (pentose), integrante da estrutura dos ácidos nucléicos.

desparafinação  Processo que objetiva a retirada de parafinas.

despolimerização  Degradação de polímeros em moléculas menores.

desrama  Poda que consiste em suprimir os rebentos ou vergôneas, tanto ao longo do tronco quanto das raízes. (Silvicultura)

destilação  Separação de misturas em várias frações por vaporização, seguida de condensação.

destilação a vácuo  Destilação que se realiza numa coluna de fracionamento a uma pressão inferior à pressão atmosférica.

desvio  Diferença entre um registro individual e a média do grupo de contemporâneos para dada característica; estas diferenças somam zero quando a média correta é usada. (Estatística)

desvio de características  Processo evolutivo que se manifesta nas espécies alopátricas e simpátricas e que se cifra em convergência ou semelhança entre as primeiras e em divergência ou desigualdade entre as segundas.(Ecologia)

desvio padrão  Parâmetro estatístico que expressa o desvio médio de um conjunto de dados em torno da média; corresponde à raiz quadrada da variância. (Estatística)

detergente  Substância ou medicamento que deterge, purifica ou clareia.

detergir  Limpar ou purificar por meio de substâncias ou ingredientes químicos.

determinação  Em cultura de tecidos, é o processo pelo qual o potencial do desenvolvimento de células torna-se limitado. (Genética)

determinação analítica do solo  Conjunto de análises laboratoriais para determinar a constituição física, química e mineralógica das amostras de horizontes ou camadas de solo, que são parâmetros auxiliares na caracterização, classificação, avaliação da fertilidade, disponibilidade de umidade, estágio de intemperização, etc. (Pedologia)

devitrificação  Transformação de vidro em material cristalino através de difusão sólida.

devoniano  Período da Era Paleozóica situado após o Período Siluriano, e com duração aproximada entre os 408 Ma e 360 Ma; é subdividido nos andares - do mais antigo para o mais novo - Gedinniano, Siegeniano, Ensiano, Eifeliano, Givetiano, Frasniano e Famenniano. Sua denominação provém da região de Devon, na Inglaterra sendo devida a Adam Sedgwick e Roderick I. Murchinson; neste período as esponjas e os corais são abundantes e começa o declínio dos trilobitas e graptólitos; surgem os primeiros anfíbios.

dextrana  Polímero de glicose sintetizado extracelularmente por ação enzimática de certos microorganismos.

diacinese  Conjunto de acontecimentos que caracterizam o final da prófase I da meiose, onde os cromossomos se encontram completamente condensados e os quiasmas terminalizados. (Genética)

diáclase  Ver junta. (Geologia)

diacódio  Preparado xaroposo feito com extrato de ópio.

diacronismo  Transgressão através de cronohorizontes por um corpo de sedimentos.

díade  Grupo de dois grãos de pólens unidos. (Palinologia)

diadoquia  Capacidade apresentada por diferentes elementos de ocuparem a mesma posição no retículo de um cristal; é sempre aplicada a uma estrutura particular; deste modo dois elementos podem ser diádocos em uma espécie mineral e não o serem em outra. (Cristalografia)

diagênese  Conjunto de fenômenos físicos e químicos que ocorrem durante a litificação, incluindo a compactação, a cimentação, a recristalização e a substituição.

diagnóstico ambiental  É o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada área (país, Estado, região, bacia hidrográfica, município) para a caracterização de sua qualidade ambiental; elaborar um diagnóstico ambiental é interpretar a situação ambiental problemática dessa área, a partir da interação e da dinâmica de seus componentes, quer relacionados aos elementos abióticos e bióticos, quer os fatores sócio-econômico e culturais.

diagrama de fases  Diagrama que mostra as condições em que uma substância existe como sólido, líquido ou vapor.

diálise  Separação de uma substância, em uma solução verdadeira, da matéria coloidal pela difusão seletiva, através de uma membrana semipermeável.

diamagnética  Substância que é repelida por um imã, devido ao fato de conter todos os seus elétrons emparelhados em seus orbitais.

diâmetro à altura do peito - DAP  Diâmetro de uma árvore, obtido à uma altura de 1,30 m, tendo como início o nível médio do terreno. (Silvicultura)

diamictito  Ver paraconglomerado. (Geologia)

diandro  Provido de dois estames. (Botânica)

diapausa  Interrupção temporária no desenvolvimento dos ovos ou mesmo das larvas de organismos, normalmente insetos, devido a um período de dormência. (Ecologia)

diápiro  Estrutura dômica originada por injeção, de baixo para cima, de materiais menos densos e mais plásticos,sotopostos a materiais mais densos e menos plásticos. (Geologia)

diapositivo  Cópia positiva efetuada em material transparente, do negativo de uma imagem, podendo ser obtida por contato.

diápside  Denominação aplicada ao crânio dos répteis em que ocorrem 2 orifícios temporais de cada lado. (Zoologia)

diasquisto  Rocha magmática diferenciada que ocorre na forma de dique; incluem membros leucocráticos e melanocráticos de uma série magmática. (Geologia)

diástole  Período de relaxamento do coração. (Medicina)

diastrofismo  Termo geral que engloba todos os movimentos da crosta devidos a processos tectônicos. (Geologia)

diatomáceas  Algas dotadas de um envoltório silicoso (frústula) constituído de duas valvas que se ajustam perfeitamente; vivem solitariamente ou em colônias, integrando o plâncton das águas doces, salobras ou salgadas; ocorrem em abundância, especialmente nas águas frias. (Botânica)

diatomito  Depósito que encerra elevada concentração de diatomáceas fósseis, podendo alcançar algumas centenas de metros de espessura e contendo mais de 90% de frústulas fósseis.

diatrema  Chaminé vulcânica circular, que perfura rochas encaixantes de natureza sedimentar ou metassedimentar, devido a energia explosiva de magmas sobrecarregados de gases.

diclina  Espécie que apresenta dois tipos de flores, masculinas e femininas, isto é, as flores são unissexuais, masculinas ou femininas, cada uma em receptáculos florais distintos. Ver monoclina. (Botânica)

dicogamia  Diferentes épocas de maturação entre os órgãos masculino e feminino de uma planta. (Botânica)

dicotiledônea  Planta fanerogâmica pertencente ao grupo das angiospermas, cujas sementes possuem dois cotilédones. (Botânica)

dicróica  Lâmpada halógena de foco dirigido cuja intensidade de luz é aumentada pelo grande índice de reflexão de sua campânula; iluminação de efeito, normalmente usada para destaque de objetos.

diesel  Ver óleo diesel.

diesel metropolitano  Combustível automotivo com menor quantidade de enxofre, para uso no transporte urbano; a menor quantidade de enxofre objetiva reduzir a poluição nas cidades.

diferença esperada na progênie – DEP  Diferença em desempenho esperado da futura progênie de um reprodutor, comparado com o desempenho esperado da progênie de um reprodutor médio, no mesmo teste; é uma estimativa baseada em teste de progênie e é igual a metade do valor genético obtido a partir dos registros dos filhos testados. (Melhoramento Genético)

diferença mínima significativa  Valor mínimo que deve ter a diferença entre as estimativas de duas médias de tratamentos para que se considere não ser devida ao acaso. (Estatística)

diferenciação  Processo através do qual a célula ou tecido adquire suas características individuais e especificidade absoluta. (Genética)

diferencial de seleção  Diferença entre a média, para uma determinada característica, do grupo de indivíduos selecionados e a média da população do qual ele proveio; a resposta esperada de seleção para um caráter é igual ao diferencial de seleção multiplicado pela herdabilidade da característica. (Melhoramento Genético)

difração de ondas  Fenômeno de transmissão lateral da energia de uma onda, ao longo de sua crista, manifestando-se quando existe propagação de ondas em um setor restrito, ou quando um trem de ondas é interceptado por um obstáculo, como por exemplo, um quebra-mar.

difusão  Mecanismo que causa o desvio ou bloqueio do feixe de energia solar, provocado pelas partículas e gases na atmosfera antes de atingir a Terra, para serem utilizados pelo sensoriamento remoto; ocorre durante a interação entre o feixe da energia solar incidente e as partículas ou as grandes moléculas de gás presentes na atmosfera, desviando o feixe de energia de sua trajetória inicial; o nível de difusão depende de vários fatores tais como o comprimento de onda, a densidade das partículas e das moléculas,e da espessura da atmosfera que o feixe de energia deve atravessar. (Meteorologia)

difusão  Processo segundo o qual diferentes substâncias (sólidos, líquidos e gases) se misturam como resultado do movimento aleatório dos seus componentes: átomos, moléculas ou íons. (Química)

difusão de nutrientes do solo  Movimento de nutrientes no solo, o qual resulta de um gradiente de concentração. (Pedologia)

digestão  Decomposição bioquímica da matéria orgânica em substâncias e compostos mais simples e estáveis.

digestão  Processo de fragmentação dos alimentos a estruturas químicas simples que são capazes de serem absorvidas pelo intestino. (Medicina)

digestão anaeróbica  Degradação da matéria orgânica em condições anaeróbias pelas bactérias não metânicas , para ácidos graxos de baixo peso molecular; posteriormente ocorrerá uma decomposição destes produtos pelas bactérias metânicas, produzindo metano, dióxido de carbono e outras substâncias; o resíduo constituirá na fração mais estável da matéria orgânica degradável.

digestão biológica  Processo pelo qual a matéria orgânica ou volátil do lodo é gaseificada, liqüefeita, mineralizada ou convertida em matéria orgânica mais estável, através da atividade aeróbica ou anaeróbica de microorganismos. (Saneamento)

digestibilidade aparente  Digestibilidade determinada em experimento com animais, calculada como alimento consumido menos excreção, expressa como porcentagem; não considera a excreção endógena nas fezes. (Zootecnia)

digestibilidade real  Digestibilidade atual ou disponibilidade de alimento, forragem ou nutrientes, representado pelo balanço entre consumo e perda fecal do material ingerido computando as excreções endógenas nas fezes; digestibilidade in vitro sem ajuste para a base in vivo. (Zootecnia)

digital  Relacionado a dígitos ou a forma como são representados; na computação, o termo digital é virtualmente sinônimo de binário porque os computadores processam informação codificada como combinações de dígitos binários. (Computação).

dignose foliar  Avaliação do estado nutricional de uma planta pela análise química da folha quanto aos teores de macro e micronutrientes.

dilatação  Condição em que um órgão está aumentado de volume além dos limites da normalidade; é o aumento do diâmetro de uma víscera oca como o intestino, colédoco ou estômago. (Medicina)

dímero  Molécula constituída pela união de duas moléculas idênticas.

dinamização  Processo farmacotécnico utilizado no preparo de medicamentos homeopáticos através de diluições e agitações sucessivas e quantidades infinitesimais do princípio ativo, buscando a liberação dos poderes energéticos vitais contidos nas substâncias, respaldado no conceito universal de que toda matéria é energia condensada. (Homeopatia)

dinamômetro  Instrumento utilizado para medir um esforço, resistência ou força.

diodo  Um dispositivo eletrônico que conduz bem em numa direção e muito pouco ou nada na outra.

dióica  Espécie diclina que apresenta flores masculinas e femininas em indivíduos diferentes; por exemplo: espécies do gênero Croton (Euphorbiaceae), são freqüentemente dióicas e é necessário coletar os dois sexos no campo para uma identificação perfeita. Ver monóica.

dióis  Álcoois que contém dois grupos hidroxilas em suas estruturas.

diopsídio  Mineral da família dos clinopiroxênios que cristaliza no sistema monoclínico, classe prismática e com clivagem formando ângulos de 870 e 930; mostra coloração que varia desde o branco ao verde claro; existe uma série completa entre o diopsídio- CaMg (Si2O6) - e a hedenbergita- CaFe(Si2O6).

dioxana  Líqido incolor, odoroso, usado como solvente, cuja fórmula é: C4H8O2.

dioxinas  Conjunto de substâncias químicas formadas como subproduto de processos industriais em que ocorrem reações químicas envolvendo o cloro, como é o caso da fabricação de PVC, agrotóxicos, papel ou tecidos alvejados; compoem-se de moléculas formadas por cloro, oxigênio, carbono e hidrogênio, havendo mais de 200 variedades, 17 das quais, consideradas extremamente tóxicas; assimilada com facilidade pelos seres vivos, e uma vez absorvida, dificilmente é eliminada; segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, o índice aceitável de ingestão de dioxina é de 4 picogramas (trilionésima parte do grama) por quilo de peso corporal; a intoxicação por dioxina pode levar, entre outros, a diversos tipos de câncer, como de fígado, rins, pulmão e leucemia.

diplóide  Célula ou indivíduo que possui os cromossomos homólogos de um genoma em duplicata. (Genética)

diplosporia  Formação de semente assexuada em que os sacos embrionários se originam de células generativas.

diplóteno  Uma das subdivisões da prófase I da meiose; é a fase em que aparecem os quiasmas. (Genética)

dique  Corpo magmático intrusivo e discordante com as estruturas das rochas encaixantes. (Geologia)

dique clástico  Estrutura singenética de deformação, em que sedimentos liqüefeitos ou fluidificados se mobilizam e ficam alojados em fraturas presentes nas rochas adjacentes. (Geologia)

dique de arenito  Corpo tabular constituído por areia, presente no interior de material argiloso que, após compactação, mostra-se com formas sinuosas. (Geologia)

dique marginal  Dique natural de pequena altura, formado nas margens dos canais fluviais, e que mostra melhor desenvolvimento nos bancos côncavos dos rios; sua deposição ocorre quando do transbordamento do rio. (Geomorfologia)

direção  Orientação em relação ao norte, de uma linha resultante da interseção da superfície ou plano de uma camada com um plano horizontal imaginário.

direitos de propriedade intelectual  Proteção de uma invenção através do uso de instrumentos legais, por exemplo, patentes, direitos do autor, direitos do melhorista, direitos do agricultor, marcas e segredos comerciais, proteção de variedades vegetais, etc. Ver patente, copyright. (Direito)

disco de Secchi  Disco metálico com cerca de 30 cm de diâmetro utilizado para medir o grau de transparência da água, sendo geralmente pintado de branco; é abaixado na água, preso por um fio, sendo anotadas as profundidades de desaparecimento quando da descida e o aparecimento quando da subida.

discordância  Superfície que separa estratos ao longo da qual existe evidência de truncamentos erosivos ou exposições subaéreas, implicando em um hiato significativo; em termos de estratigrafia de seqüências, as discordâncias paralelas sem superfície de erosão são chamadas concordâncias; são classificadas em quatro tipos básicos: angular, litológica, erosiva e paralela. (Geologia)

discordância angular  Discordância caracterizada por duas sucessões de estratos que apresentam mergulhos diferentes. (Geologia)

discordância erosiva  Discordância que separa dois conjuntos de rochas estratificadas paralelas, caracterizando-se por uma antiga superfície de erosão de relevo considerável. (Geologia)

discordância litológica  Discordância que separa uma seqüência de rochas estratificadas, que repousam de modo discordante sobre rochas não estratificadas, ígneas ou metamórficas. (Geologia)

discordância paralela  Discordância caracterizada por uma superfície de estratificação que separa dois conjuntos de rochas estratificadas, paralelas entre si e a esta superfície, mas que apresentam idades bem distintas. (Geologia)

discrasia  Composição anormal do sangue ou dos líquidos orgânicos. (Medicina)

disfótica  Lâmina d'água compreendida entre os 80 m e 200 m, e que recebe menos luz que a zona eufótica; a penetração da luz é maior no equador e nas regiões tropicais, do que nas regiões polares.

disjunção  Comunidade que se apresenta isolada de sua região fitoecológica natural, ocupando espaços intermediários ente os locais do seu presente core. (Fitoecologia)

dismutação  Processo químico em que um dado elemento, com um número de oxidação se transforma, originando compostos que têm dois ou mais números de oxidação.

dispepsia  Condição na qual o paciente tem a sensação de dificuldade na digestão dos alimentos. (Medicina)

dispersão  Expressão relacionada ao fato de que os índices refrativos das substâncias não-opacas variam com o comprimento de onda da luz, e que a passagem desta através dos cristais conforma-se, rigorosamente, às exigências da simetria do cristal. (Cristalografia)

dispersão  Processo de separação das partículas individuais dos agregados do solo (areia, silte e argila) na análise granulométrica; é feita por agitação vigorosa de uma alíquota da amostra em solução de NaOH 1M; também pode ser feita a dispersão em água para verificar o teor de argila dispersa em água, uma análise realizada para levantamentos pedológicos visando a classificação do solo. (Pedologia).

displasia  Distúrbio de desenvolvimento; alteração da forma, tamanho e orientação de células epiteliais. (Medicina)

disponibilidade de nutrientes  Propriedade dos nutrientes que se encontram disponíveis no solo, ou seja, podem ser absorvidos pelas raízes das plantas; refere-se à fração do teor total do nutriente que se encontra na solução do solo ou em condições de passar rapidamente para a solução, dentro do ciclo de vida da planta.

dissacarídeo  Substância constituída por duas unidades de monossacarídeos interligadas pôr um átomo de oxigênio.

dissecado  Paisagem trabalhada pelos agentes erosivos nas encostas e vales ou em áreas que foram soerguidas, separadas por vales; alicado ao termo relevo.. (Geomorfologia)

dissociação iônica  Fenômeno em que ocorre a separação de íons. Pode ocorrer com bases e sais, principalmente em solução aquosa. (Química)

dissolução intra-estratal  Processo de solubilização que ocorre dentro de uma camada sedimentar, após sua deposição. Pode ocorrer logo após o início da sedimentação ou muito tempo depois. (Geologia)

distal  Longe do ponto de origem.

distância de atenuação  Distância percorrida pôr uma onda após deixar sua área de geração.

distanciômetro  Equipamento eletrônico usado em levantamentos topográficos ou geodésicos para determinação de distâncias. (Topografia)

distensão abdominal  Aumento da circunferência abdominal. (Medicina)

distribuição agrupada  Padrão de distribuição no qual os indivíduos ocorrem em grupos, tal como uma touceira de plantas cespitosas ou como aquelas espécies arbóreas em que as sementes não são dispersas para muito longe da planta mãe. (Estatística)

distribuição ao acaso  Padrão de distribuição no qual a probabilidade do indivíduo ocorrer em um ponto é a mesma que a probabilidade de ocorrer em qualquer outro ponto. (Estatística)

distribuição binomial  Aquela em que se observam as freqüências de dois acontecimentos mutuamente exclusivos, com probabilidades fixas p e q, sendo p+q=1. (Estatística).

distribuição contínua  Acontece quando um conjunto de fenótipos de uma determinada característica não forma classes distintas. (Melhoramento Genético).

distribuição descontínua-acontece quando um conjunto de fenótipos de uma determinada característica pode ser agrupado em classes distintas. (Estatística)

distribuição granulométrica  Quantidades das várias frações do solo em uma amostra,  expressas em g/kg de solo. (Pedologia)

distribuição normal  É a propriedade de um conjunto de dados de se distribuir simetricamente em torno da média; isto significa que o dado mais freqüente tem o valor da média, ao passo que os demais valores maiores e menores decrescem em freqüência à medida que se afastam da média. (Estatística).

distribuição uniforme  Padrão de distribuição no qual os indivíduos ocorrem mais regularmente que ao acaso. (Estatística)

distrito metalogenético  Área mineralizada com o desenvolvimento característico de mineralizações de um determinado quimismo, associado a um especial grupo de formações; mostra forma irregular e dimensões que envolvem áreas de milhares a dezenas de milhares de quilômetros quadrados. (Geologia)

distrófico  Denominação dos solos que apresentam saturação por bases (V%) e saturação por alumínio inferior a 50%. Sinônimo de solo pobre, de baixa fertilidade. (Pedologia)

diurético  Substância que aumenta o fluxo de produção de urina. (Medicina)

divergência  Fenômeno que ocorre se em uma unidade de volume de ar sai mais ar do que entra, devido à aceleração local, ocorre perda de massa naquele volume. (Climatologia)

diversidade  A existência de diferentes formas, em qualquer nível ou categoria; há uma tendência de associar diversidade com o nível macro, como por exemplo diversidade de espécies ou diversidade de flores.

diversidade biológica  Ver biodiversidade. (Ecologia)

diversidade genética  Ver variabilidade genética. (Genética)

diversidade primária  Centros onde além da espécie de interesse econômico, social ou cultural, ocorrem espécies silvestres relacionadas que apresentam características primitivas e alta freqüência de caracteres dominantes. (Ecologia)

diversidade secundária  Centros onde ocorrem poucas espécies silvestres com a espécie de interesse econômico, social ou cultural, os níveis de variação genética são baixos e ocorre alta freqüência de caracteres recessivos. (Ecologia)

diverticulite  Inflamação de um divertículo. (Medicina)

divertículo  Pequena saculação formada a partir da saída da mucosa do intestino através de sua muscular; é mais comum no intestino grosso mas pode-se encontrar divertículos em todos os segmentos de vísceras ocas. (Medicina)

diverticulose  Doença em que existem inúmeros divertículos em um segmento ou em todo intestino grosso; freqüente em pessoas acima de 50 anos. (Medicina).

dívida externa  Somatória dos débitos de um país, garantidos pelo seu governo, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos com residentes no exterior; os débitos podem ter origem no próprio governo, em empresas estatais e em empresas privadas; neste último caso, isso ocorre com aval do governo para fornecimento das divisas que servirão às amortizações e ao pagamento de juros. (Economia)

dívida interna  Somatória dos débitos assumidos pelo governo junto às pessoas físicas e jurídicas residentes no próprio país; sempre que as despesas superam as receitas, há necessidade de dinheiro para cobrir o déficit; para isso, as autoridades econômicas podem optar por três soluções: emissão de papel moeda, aumento de impostos ou lançamento de títulos. (Economia)

divisor de águas  Linha que separa a direção para onde correm as águas pluviais, ou bacias de drenagem; um exemplo de divisor de água é a montanha.

divisor freático  Linha de separação das águas subterrâneas a partir da qual o escoamento se processa em direções opostas.

DNA/RNA recombinante  São moléculas de material genético manipuladas fora das células vivas, mediante modificação de segmentos de DNA/RNA, natural ou sintético, que possam multiplicar-se em uma célula viva, ou ainda, as moléculas de DNA/RNA resultantes desta multiplicação. (Genética)

doblete  Pedra constituída por duas partes, que se encontram unidas por um cimento; pedra dupla. (Gemologia)

dobra  Qualquer segmento de um grupo de superfícies que são curviplanares; são ondulações adquiridas por feições planares, através de deformação inomogênea de massas rochosas. (Geologia)

dobra angular  Dobra que possui flancos retilíneos muito inclinados, de tal maneira que suas zonas axiais formam ângulos agudos. (Geologia)

dobra apertada  Ver dobra comprimida. (Geologia)

dobra comprimida  Dobra cuja deformação foi suficientemente intensa, causando o fluxo das camadas mais plásticas, de tal modo que estas se espessam e se adelgaçam, sendo que, via de regra, tal espessamento ocorre nas curvaturas e o adelgaçamento nos flancos; dobra apertada. (Geologia)

dobra concêntrica  Ver dobra isópaca. (Geologia)

dobra conjugada  Dobra formada quando os monoclinais das kink bands estão dispostos em dois jogos nas superfícies axiais, que se inclinam uma contra a outra. (Geologia)

dobra convoluta  Dobra do tipo desarmônica, conjugada ou policlinal, mas que possui superfície axial encurvada, suavemente ramificada, verticilada ou espiralada, apresentando charneiras complexas, retorcidas ou convolutas. (Geologia)

dobra de achatamento  Dobra anisópaca na qual a espessura é maior no ápice do que nos flancos. (Geologia)

dobra de arrasto  Dobra formada em uma seqüência sedimentar, quando uma camada mais competente desliza sobre uma menos competente ou incompetente; mostra planos axiais inclinados em relação aos planos de acamamento da camada competente. (Geologia)

dobra deitada  Ver dobra invertida. (Geologia)

dobra desarmônica  Dobra cujas sucessivas superfícies dobradas apresentam formas marcadamente diferentes, sem que desapareça, contudo, a identidade da dobra, através da seção litológica; caso contrário é dita harmônica. (Geologia)

dobra em concertina  Dobra angular repetida, simétrica, e cujos flancos mostram igual comprimento; dobra em sanfona. (Geologia)

dobra em cúspide  Dobra cujos flancos mostram-se suavemente curvados como arcos, mas que se fecham na zona axial formando cúspides. (Geologia)

dobra em leque  Dobra em que ambos os flancos estão invertidos. (Geologia)

dobra em sanfona  Ver dobra em concertina. (Geologia)

dobra flexural  Ver dobra isópaca. (Geologia)

dobra intrafolial  Dobra individual, plana, que se mostra fortemente comprimida, sendo denominada intrafolial sem raiz, quando presente um fechamento isolado único, ou um par de fechamentos opostos, em uma porção rompida de uma camada que flutua como uma inclusão tectônica, em uma rocha de foliação relativamente não dobrada. (Geologia)

dobra inversa  Ver dobra invertida. (Geologia)

dobra invertida   Dobra que apresenta a superfície axial mergulhando com um ângulo inferior a 900, e cujos flancos mergulham no mesmo sentido mas com valores angulares distintos; o flanco inverso ou invertido é aquele que girou mais de 900 para adquirir a atual posição; dobra inversa ou deitada. (Geologia)

dobra isoclinal  Dobra cujos flancos são essencialmente paralelos, isto é, mergulham no mesmo sentido e com ângulos iguais. (Geologia)


dobra isópaca  Dobra que não apresenta variação na espessura das camadas ou bandas dobradas, nem no ápice e nem nos flancos; quando apresenta variação na espessura é denominada anisópaca; dobra concêntrica, paralela ou flexural. (Geologia)

dobra paralela  Ver dobra isópaca. (Geologia)

dobra ptigmática  Dobra que apresenta formato em geral lobular, com flancos atenuados e charneiras que mostram uma configuração sensivelmente concêntrica. (Geologia)

dobra recumbente  Dobra na qual a superfície axial tende à horizontalidade. (Geologia)

dobra supratênue  Dobra anisópaca na qual a espessura dos flancos é maior do que no ápice. (Geologia)

doença celíaca  Uma doença genética em que a superfície do intestino delgado é afetada quando a pessoa se alimenta de trigo, centeio, aveia ou cevada; acredita-se que o agente causal é o glúten, substância presente nestes alimentos; spru não tropical, enteropatia sensível ao glúten. (Medicina)

doença de Wilson  Doença genética na qual se verifica aumento de cobre no fígado; pode levar a uma destruição progressiva do fígado e cirrose além de afetar o sistema nervoso central. (Medicina)

doença residual mínima  É a permanência de células tumorais viáveis após o termino do tratamento em quantidades mínimas; pode ser detectada através de técnicas de Biologia Molécular utilizando-se marcadores tumorais específicos. (Medicina)

doenças benignas  Doenças não cancerosas e que, portanto, não invadem os tecidos adjacentes nem se espalham para outras partes do corpo. (Medicina)

dogleg  Mudança angular abrupta na direção de um determinado elemento estrutural.

dolarização  É a substituição total da moeda de um país pelo dólar americano; quem faz isso pretende acabar com as incertezas da economia nacional e facilitar o investimento de empresas estrangeiras; o governo que decide fazer isso reduz sua capacidade de comandar a economia, pois, além da moeda, as taxas de juros também passam a ser regidas pelas taxas dos Estados Unidos. (Economia)

doldrums  O cinturão equatorial de calmaria ou ventos fracos, variáveis em direção, entre os dois sistemas de ventos alísios. (Meteorologia)

dolina  Depressão presente em regiões dominadas por rochas calcíferas, e que apresentam forma arredondada ou ovalada, com bordas íngremes e fundo chato; pode conter uma lagoa com argilas de descalcificação ou outros materiais de preenchimento, provenientes da dissolução.

dolomita  Mineral da família dos carbonatos, de composição CaMg(CO3)2, e que cristaliza no sistema hexagonal-R, classe romboédrica, diferenciando-se da calcita por não efervescer em HCl diluído.

dolomitização  Processo natural através do qual  o calcário transforma-se em dolomito através da substituição parcial do carbonato de cálcio (CaCO3) original pelo carbonato de magnésio (MgCO3), e parecendo progredir com o tempo, já que nos depósitos mais antigos os carbonatos dolomitizados são mais freqüentes.

domesticação  Conjunto de atividades que visa a incorporar uma planta ou animal silvestre ao acervo disponível para uso e consumo pelo homem; as atividades incluem uma série de técnicas cognitivas (ex.: modo de reprodução da espécie, sistemas de cruzamento, manejo, etc) que pode culminar com a espécie dependendo inteiramente do ser humano para sua propagação e perdendo a capacidade de sobreviver na natureza; atingido este estádio, uma espécie domesticada tem sua evolução determinada pela seleção natural e seleção artificial, com o homem tornando-se um agente seletivo de maior força que os tradicionais agentes (ex: mutação, recombinação) da seleção natural. Ver cultígeno, indigen.

dominância  Interação entre alelos que pode ser completa quando o fenótipo do heterozigoto é o mesmo do homozigoto para o alelo dominante, ou incompleta quando o fenótipo heterozigótico situa-se no intervalo dos fenótipos homozigóticos. (Genética)

dominância completa  Interação alélica em que o fenótipo do heterozigoto é o mesmo do homozigoto para o alelo dominante. (Genética)

dominância incompleta  Interação alélica em que o fenótipo do heterozigoto situa-se no intervalo estabelecido pelos fenótipos homozigotos. (Genética)

dominante  Habilidade de um alelo em determinar o fenótipo de um indivíduo, independente do alelo que com ele parear-se. (Genética)

domínio  É uma área caracterizada por espécies endêmicas. (Fiteogeografia)

domínio morfoclimático  Grande área do espaço geográfico, no interior de uma área continental, onde predominam feições morfológicas e condições ecológicas integradas; possuem áreas extensas e incluem diversas regiões naturais e compartimentos topográficos, conservando, porém, condições geo-ecológicas extensivas, feições geomórficas aparentadas, associações regionais de solos específicos, coberturas vegetais naturais características e condições hidrológicas regionais diferenciadas, em relação aos domínios morfoclimáticos e biogeográficos adjacentes; no Brasil existem seis domínios morfoclimáticos inter e subtropicais: domínio das terras baixas equatoriais florestadas da Amazônia (Hilea); domínio das depressões interplanálticas, semiáridas, com drenagens intermitentes sazonarias (caatinga); domínio dos mares de morros originalmente florestados do Brasil Tropical Atlântico; domínio dos planaltos centrais com cerrados e florestas de galeria; domínio dos planaltos de araucárias ao sul do trópico e, domínio das coxilhas com pradarias mistas, que se estende até o Uruguai e Argentina.

domínio morfoestrutural  Grandes conjuntos estruturais , que geram arranjos regionais de relevo, guardando relação de causa entre si.

domo  Estrutura positiva que apresenta as camadas rochosas mergulhando de maneira divergente em todas as direções. (Geologia)

domo  Forma que apresenta duas faces não paralelas , porém simétricas em relação a um plano de simetria. (Cristalografia)

domo de areia  Estrutura dômica da ordem de milímetros que aparece na areia de praia, sendo formada pelo espraiamento das águas aprisionando ar.

domo salino  Estrutura resultante do movimento ascendente de uma massa salina, constituída essencialmente por halita (NaCl), com forma aproximadamente cilíndrica, diâmetro pequeno em relação à altura que pode alcançar desde várias centenas até milhares de metros; propiciam acumulações importantes de hidrocarbonetos.

dormência  Refere-se à situação em que uma semente viável não germina mesmo quando submetida a condições favoráveis à sua germinação como temperatura e nível de umidade adequados, aeração e luminosidade satisfatórios, substrato próprio, etc. Ver viabilidade.

dose diária aceitável - DDA  Representa a quantidade máxima de um produto que, ingerida diariamente durante toda a vida, não ofereceria risco apreciável saúde, à luz dos conhecimentos atuais; é expressa pela dose em miligramas de substância tóxica por quilograma de peso vivo da pessoa que a consome (mg/kg).

dose letal 50 - DL50  É uma forma de expressar o grau de toxicidade aguda de um produto. Indica a quantidade de ingrediente ativo de uma substância tóxica (como agrotóxico) necessária para matar 50% de animais testados; expressa-se em miligramas por quilograma (mg/kg) de peso do corpo do animal intoxicado.

dossel  Copa das árvores. (Botânica)

draga  Tipo de embarcação própria para retirar material do fundo, especialmente no aprofundamento de canais de acesso a portos.

drenagem  Escoamento ou remoção de água superficial ou subterrânea de uma área; pode ser feita por bombeamento ou gravidade; feição linear negativa, produzida por água superficial, e que modela a topografia de uma região.

drenagem anastomosada  Tipo de drenagem que consiste em vários canais distributários que se ramificam e se juntam formando um conjunto de canais interligados e separados por inúmeras ilhas que se apresentam de forma alongada.

drenagem anular  Padrão de drenagem em forma de anéis.

drenagem artificial  Drenagem promovida pelo homem.

drenagem excessiva  Perda de água do solo, por percolação ou fluxo superficial, muito rápida e em grande escala. A perda é maior que a necessária para evitar o desenvolvimento de uma condição anaeróbica, por um apreciável período.

drenagem impedida  Uma condição qualquer que impeça o movimento de água por gravidade, através do solo. (Pedologia)

drenagem natural  Condição natural de determinada área para a eliminação de suas águas superficiais.
drenagem paralela  Padrão de drenagem em que as linhas de drenagem se dispõem aproximadamente paralelas umas às outras.

drenagem radial  Padrão de drenagem onde as linhas de drenagem se irradiam de uma área central como os aros de uma rida; a drenagem associada com os vulcões oferece o exemplo mais típico.

drenagem retangular  Padrão de drenagem caracterizada pela mudança da linha de drenagem, tanto no drenador principal, como nos tributários, em ângulos de cerca de 900.

drenagem superficial  Consiste na eliminação natural do excesso de água de precipitação, na superfície do solo. (Pedologia)

dreno  Conduto ou pequeno canal através do qual a água é removida do solo ou de um aqüífero, por gravidade, objetivando controlar o nível da água. (Hidrologia)

drift  Processo geotectônico de afastamento gradual de massas continentais, correspondente à fase evolutiva de uma bacia oceânica que sucede aos estágios iniciais de rifteamento crustal; deriva continental. (Geologia)

drill  É um caracol que perfura a concha das ostras formadoras dos recifes, comendo a sua parte interna; o seu número aumenta quando a salinidade do recife é moderadamente constante; quando o fluxo de água doce causa grandes variações de salinidade, a população diminui.

drumlim  Depósito de till ,que mostra uma geometria alongada segundo o fluxo do gelo.

dúctil  Deformação em que há escoamento plástico e cujos elementos estruturais são distorcidos basicamente em função do encurtamento segundo o eixo Z, estiramento segundo X e encurtamento e estiramento segundo Y

ducto cístico  Ducto que comunica a vesícula biliar ao colédoco. (Medicina)

ductos biliares  Sistema de canalículos que levam a bile do fígado para a vesícula biliar e para o intestino. (Medicina)

dumping  A venda de um produto por preço inferior ao cobrado no mercado, visando a eliminação da concorrência

duna  Corpo de areia acumulada pelo vento, que se eleva formando um cume único; pode ocorrer isoladamente ou em associação, e ser formada independentemente da presença de qualquer acidente topográfico, sendo que, de fato alcança seu mais perfeito desenvolvimento quando o terreno é plano e monótono.

duna ativa  Duna que se apresenta quase sempre desprovida de vegetação, e que se desloca incessantemente pela ação do vento.

duna de deflação  Denominação aplicada as acumulações de areia derivadas de bacias de deflação, principalmente quando as acumulações apresentam grandes dimensões e erguem-se acima da cota da área-fonte.

duna equidimensional  Duna que apresenta pelo menos três faces de deslizamento e três cristas radiais.

duna marginal  Primeiro cordão contínuo de dunas, adjacente e paralelo à praia, e situado ao longo da linha limite das mais altas marés.

duodeno  Primeira porção do intestino delgado. (Medicina)

dupla refração  Propriedade que apresentam os minerais, com exceção daqueles que pertencem ao sistema isométrico, de, ao serem atravessados por um raio de luz, desdobrarem-no em dois, cada um se deslocando através do mineral com uma velocidade característica e tendo seu índice de refração próprio.

durâmen  Ver cerne. (Botânica)

dureza  É um parâmetro característico da qualidade de águas de abastecimento industrial e doméstico sendo que do ponto de vista da potabilização são admitidos valores máximos relativamente altos, típicos de águas duras ou muito duras; no Brasil, o valor máximo permissível de dureza total fixado pelo padrão de potabilidade, ora em vigor, é de 500 mg CaCO3/l; águas duras caracterizam-se por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma.


dureza  Resistência à penetração que um material apresenta; existem diferentes escalas, para diferentes ensaios de dureza (Rockwell, Brinell, Vickers); uma escala de dureza relativa é conhecida como Escala de Mohs, sendo: 1- talco, 2- gipsita, 3- calcita, 4-fluorita, 5-apatita, 6-ortoclásio,7-quartzo, 8-topázio, 9-córindon e 10-diamante. (Mineralogia)

dureza permanente  É aquela que não é removível com a fervura da água. Ver dureza.

dureza temporária  É a resultante da combinação de íons de cálcio e magnésio que podem se combinar com bicarbonatos e carbonatos presentes.

durimperme  Ver duripã ou duripan. (Pedologia)

durinódulos  Nódulos que se apresentam fracamente cimentados ou consolidados, sendo que o cimento SiO2, pode ser presumivelmente opala ou outras formas microcristalinas de sílica.

duripan  É um horizonte mineral subsuperficial, com 10 cm ou mais de espessura, que apresenta grau variável de cimentação por sílica, podendo ainda conter óxido de ferro e carbonato de cálcio; como resultado disto, os duripãs variam de aparência, porém todos apresentam consistência, quando úmidos, muito firme ou extremamente firme e são sempre quebradiços, mesmo após prolongado umedecimento; durimperme; duripã. (Pedologia)

durófago  Denominação aplicada a animal predador de conchas.

dutilidade  Propriedade do material de sofrer deformação permanente sem romper; é o quanto o material se deforma até a ruptura; ductilidade. (Física)

duto  Tubo que conduz líquidos (canos), fios (conduítes) ou ar, no caso dos sistemas de condicionamento de ar. (Engenharia Civil).

clique nos links abaixo para a página desejada
A...........B...........C...........D...........E...........F...........G............H...........I...........J
K...........L...........M...........N...........O...........P...........Q...........R...........S...........T
U...........V...........W...........X...........Y...........Z...........INÍCIO BLOG





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião?